• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Fórmula1:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ferrari prossegue testes em Mugello

68ae49c5.jpeg
A Ferrari prosseguiu o seu programa de testes em duas frentes, repartindo os seus esforços por Mugello e Fiorano.

Em Mugello, a equipa italiana continuou a preparar as quatro derradeiras provas da temporada, com Kimi Raikkonen a tomar o lugar de Luca Badoer no desenvolvimento de novas soluções aerodinâmicas para o F2008.

No total, o finlandês percorreu 79 voltas ao traçado toscano, obtendo como melhor registo uma volta em 1m21.079s.

Já em Fiorano, Felipe Massa encarregou-se de fazer o shakedown dos monolugares que serão enviados para Singapura. Para hoje, o brasileiro deverá substituir Raikkonen nos testes em Mugello.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ron Dennis diz que McLaren não teme nenhum circuito

2400597b.jpeg
Ron Dennis deu mais um claro sinal de confiança quanto às capacidades da sua equipa, ao afirmar que a McLaren não teme qualquer dos circuitos que restam da temporada, prevendo uma dura batalha com Felipe Massa e com a Ferrari.

"Estamos ansiosos pelo próximo GP de Singapura", começou por dizer Dennis, acrescentando que não teme nenhum circuito. "Não receamos nenhum circuito. Monza era uma pista em que sabíamos que iríamos andar bem por causa dos testes que tínhamos feito", explicou.

"Mas ainda temos muitas evoluções a caminho. Estamos a trabalhar arduamente para ganhar o campeonato", asseverou, salientando que continuam na luta pelos dois campeonatos.

"Em Itália perdemos um ponto no Mundial de Pilotos, mas tiramos muitos do de Construtores", lembrando ainda que, se a decisão do Tribunal de Apelo em Paris for favorável à McLaren, devolvendo a vitória a Lewis Hamilton, poderão ficar à ficar à frente na tabela de construtores.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Director da Toro Rosso apela à alteração das regras de 2010

be4a2294.jpeg
Franz Tost quer continuidade de equipas "cliente"
Franz Tost, um dos directores da Scuderia Toro Rosso (em conjunto com Gerhard Berger), é da opinião que os "carros cliente" deveriam poder continuar na Fórmula 1 de modo a tornar o desporto economicamente mais viável, exemplificando o seu ponto de vista com o sucesso obtido pela Red Bull na manutenção das suas equipas.

Em entrevista ao Autosport.com, Tost explicou que, dessa maneira, as pequenas equipas não terão de aumentar os seus custos ao passarem a construtores, isto porque a partir de 2010 serão banidas as equipas "cliente".

"Há seis construtores e 12 lugares, por isso acho que deveria haver seis construtores e seis equipas privadas, com cada uma delas a trabalhar com um construtor", referiu Tost, dando como exemplo a Red Bull.

"A filosofia da Red Bull sempre foi ter um centro de engenharia a fornecer as duas equipas com o monolugar. Isso permitiu conter os custos, já que o nosso orçamento é um quarto do que as outras equipas conseguem ganhar", acrescentou.

Tost apelida ainda de "loucos" a ideia de obrigar as equipas a construir os seus próprios chassis, referindo que na indústria automóvel muitas das marcas já trabalham em conjunto como forma de conter os custos.

Tost lembrou, ainda, que a Toro Rosso se apresta a empregar mais 80 empregados, ao mesmo tempo que procura um túnel de vento para desenvolver os seus monolugares a partir de 2010.

"É um trabalho tremendo. Não acredito que esta seja a maneira correcta da Formula 1 evoluir", referiu.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Williams estreou KERS em Jerez

ae51a731.jpeg
A Williams já efectuou o seu primeiro teste com um monolugar equipado com o sistema KERS, em Jerez, tendo o teste decorrido sem incidentes.

O jovem espanhol Dani Clos teve o privilégio de estrear o sistema num FW30B no passado dia 16, efectuando 75 voltas sem encontrar qualquer problema.

Também Kazuki Nakajima já pôde rodar com o sistema, tendo efectuado uma simulação de grande prémio, igualmente sem problemas.

Sam Michael, director técnico da equipa, referiu que ainda há um longo caminho a percorrer. "Estamos a dar um passo de cada vez", referiu, explicando que em Jerez tudo foi gerido em "modo de segurança", já que o principal objectivo era verificar os sistemas eléctricos sem correr grandes riscos de segurança.AS
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Veja o mapa do circuito de rua de Cingapura

O GP de Cingapura do próximo dia 28 será histórico, pois será a primeira prova noturna da história da F-1.

Em uma pista de rua de 5,067 km, em sentido anti-horário, os pilotos disputarão a 15ª de 18 etapas de 2008.

medium.jpg


São 23 curvas e há expectativa de que, na Raffles Boulevard, a velocidade ultrapasse os 300 km/h. As curvas mais lentas são três, dez, 14, 18 e 19, na quais a velocidade estará entre 80 e 100 km/h, segundo a previsão da organização.

São apontados como principais pontos de ultrapassagem o fim da reta dos boxes, a sétima curva, na Raffles Boulevard, e a 14ª, na Esplanade Drive.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Escola muda de nome para homenagear Vettel

A vitória de Sebastian Vettel em Monza, no último domingo, renderá uma homenagem ao alemão em sua cidade-natal.

Com o triunfo, o alemão, 21 anos, tornou-se o mais jovem piloto a vencer um GP na F-1.

A escola em que ele estudou, em Heppenheim, no sudoeste da Alemanha, mudará temporariamente de nome. Por algumas semanas, o Starkenburg-Gymnasium chamará Sebastian-Vettel-Gymnasium.

"Estamos extremamente orgulhosos, embora tenhamos a consciência de que não contribuímos muito pata o seu sucesso", disse o diretor da escola, Karl-Heinz Diedrich.

Fonte: Tazio
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Massa terminou testes da Ferrari no Mugello

025c2ddf.jpeg
A Ferrari concluiu ontem o seu último dia de testes em Mugello, com o brasileiro Felipe Massa a tomar o lugar de Kimi Raikkonen.

O piloto brasileiro completou 98 voltas ao traçado toscano, tendo obtido como melhor tempo 1m23.618s, tempo superior ao registado nos dias anteriores mas explicado pelo facto de os testes terem sido afectados pelo mau tempo.

Sobre a sessão, Massa explicou que "foi muito útil", salientando que, apesar de ter enfrentado a pista molhada, isso até acabou por ser um factor de interesse para o seu dia de testes, já que se antevêem algumas provas disputadas sob chuva.

"O Kimi e o Luca puderam testar em seco, ao passo que eu encontrei a pista molhada, pelo que tive a oportunidade de testar sob aquelas condições para as próximas corridas, o que não foi mau", explicou o vice-líder do Mundial, acrescentando que foi "um bom trabalho".

"Sentimo-nos preparados para o próximo GP de Singapura. O fim do campeonato será muito renhido e é vital para nós não cometermos erros", destacou Felipe Massa.

AS
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Alonso torce por Massa, mas diz que Hamilton é favorito

O piloto espanhol Fernando Alonso revelou neste sábado a sua preferência para que o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, ganhe o título da temporada 2008 da Fórmula 1, mas disse que o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, é o favorito.

Alonso foi companheiro de Hamilton na McLaren na temporada 2007 e não manteve boas relações com o inglês de 23 anos. Durante o campeonato, o espanhol acusou a escuderia inglesa de privilegiar o desafeto e rescindiu seu contrato ao fim do último campeonato, retornando para a Renault, equipe em que ganhou os títulos da categoria em 2005 e 2006.

"Eu preferia que Massa ganhasse, mas acho que o favorito é Hamilton, pois ele foi mais constante na temporada", declarou o espanhol em um evento de uma universidade espanhola, não escondendo seu desprezo pelo ex-companheiro de equipe.

Alonso aproveitou para projetar o GP de Cingapura, que ocorre no próximo domingo e será a primeira prova noturna da história da Fórmula 1. O espanhol disse que torce por um tempo oscilante durante o fim de semana.

"Na sexta e no sábado, eu gostaria que não chovesse para poder conhecer o circuito a fundo e buscar os limites das curvas, No domingo, poderia chover para que pudéssemos ter alguma ambição na prova", explicou, reconhecendo que, com pista seca, seria difícil superar os carros da McLaren e da Ferrari.

O bicampeão da Fórmula 1 descartou ainda guiar o carro do Barcelona na Fórmula Superleague, em que pilotos representam algumas das principais equipes do futebol mundial. "Já estou na principal categoria do automobilismo mundial e não penso em mudar e, além do mais, sou simpatizante do Real Madrid."

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Baixa temperatura em Cingapura preocupa Toyota

Presidente da equipe Toyota, John Howett apontou a baixa temperatura como um dos grandes desafios para a pista de Cingapura, palco da próxima etapa da F-1.

Ele também coloca a chuva como outro fator preocupante para o final de semana.

"A temperatura da superfície da pista estará muito baixa, e normalmente os pneus da F-1 trabalham melhor em altas temperaturas", disse Howett.

"E, é claro, nessa altura do ano, existe uma alta chance de chuva. Por isso, nós encontraremos dificuldade com a temperatura, além da possibilidade de chuva forte."

"A corrida noturna é um desafio, mas nossa equipe veio de Le Mans, então nós devemos ser capazes de lidar com isso facilmente", explicou.

Howett elogiou toda a preparação para o GP de Cingapura, o primeiro noturno da história da categoria.

"Eu vi os planos e o GP parece maravilhoso, ainda que você sempre precise conhecer a pista primeiro para ter uma idéia mais apropriada."

"Você precisa entender as curvas e as velocidades, então você conhece mais sobre o acerto e o tipo de pressão aerodinâmica que vamos usar. É um novo desafio, porque nós não conhecemos a pista ou as suas condições, por isso será interessante", completou o dirigente.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Bridgestone define quais pneus serão usados em Cingapura

A Bridgestone, fornecedora oficial de pneus para a F-1, escolheu os dois tipos de compostos que serão utilizados no primeiro GP noturno que a categoria realizará no próximo final de semana em Cingapura. Como a etapa acontece em um circuito de rua a fornecedora optou pelos pneus macios e super macios.

O circuito reserva aos pilotos alguns desafios emocionantes, como curvas com velocidades variadas e retas que podem chegar a 300 km/h. Vale lembrar que os pilotos não conhecem a pista e as luzes artificiais darão uma atmosfera diferente a prova.

Pensando na segurança dos pilotos a Bridgestone anunciou que contará com uma pintura diferente nos pneus. Será utilizada a já conhecida linha branca no meio dos gomos com uma tinta reflexiva.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Preferiria que o Felipe Massa ganhasse"

1b033856.jpeg
Não é novidade para ninguém, nem sequer seria necessário a Fernando Alonso dizê-lo publicamente, mas a verdade é que o espanhol não se fez rogado, e quando questionado sobre quem preferia que conquistasse o título do Mundial deste ano. Foi claro: Felipe Massa.

"Preferiria que Massa ganhasse. Não é fácil fazer uma previsão, e o favorito é Lewis Hamilton porque tem sido mais regular, mas prefiro que o Massa seja campeão", referiu Alonso, não escondendo que lhe ficaram bem marcados todos os acontecimentos do ano que passou lado a lado com o inglês na McLaren.

O risco da chuva em Singapura

A uma semana da primeira corrida de sempre à noite na história da Fórmula 1, em Singapura, o espanhol alertou para o perigo que será misturar uma corrida à noite - uma estreia absoluta - com a chuva, num circuito citadino, portanto, com os muros de betão a delimitar o circuito:

"Caso se confirmem as previsões de chuva, seria demasiado perigoso. Caso isso suceda, há que tomar medidas, como por exemplo partir com o safety-car. É absolutamente necessário que se acautelem estas questões.", referiu.AS
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Montezemolo: Massa não precisa de conselhos

Luca di Montezemolo acredita na competência de Felipe Massa para chegar ao título de 2008. O presidente da Ferrari considera desnecessário dar conselhos ao brasileiro, vice-líder do Mundial, um ponto atrás de Lewis Hamilton.

Além disso, em entrevista ao jornal "Gazetta dello Sport", o dirigente afirmou que todos na equipe, inclusive Kimi Raikkonen, sabem que têm de trabalhar para o bem comum.

"Felipe não precisa de conselho algum, ele sempre faz seu trabalho. Ele é muito rápido e trabalha em perfeita harmonia com a equipe. Aprecio sua habilidade de não correr riscos para levar o carro ao final", disse.

"Felipe e Kimi sabem bem o que eles têm de fazer, pois ambos correm pela Ferrari. As regras são sempre claras, todos trabalham para a equipe."

Montezemolo espera por uma volta por cima de Raikkonen. O atual campeão está 20 pontos atrás de Massa e não vence desde o GP da Espanha, em abril. O presidente usou uma comparação futebolística para explicar a situação.

"Sei que houve alguma reprovação quando estendemos seu contrato [até o fim de 2010], mas estamos falando do campeão mundial, que venceu o título em seu primeiro ano na Ferrari", afirmou.

"Kimi é como aqueles grandes centroavantes no futebol que podem ficar um bom tempo sem marcar, mas, por serem bons, cedo ou tarde encontram novamente o gol, o que é bom para eles e para a equipe deles."

O dirigente considerou positivos os testes em Mugello da última semana. Na sexta-feira, último dia de trabalhos, choveu, o que o animou.

"Os testes foram muito positivos, choveu em um dia. Precisávamos disso muito, pois temos um carro que em circunstâncias similares enfrentou muitas dificuldades para dar temperatura aos pneus", declarou.

O fato de a Ferrari disputar a taça novamente alegra Montezemolo: "Estamos muito confiantes, obviamente. Pelo 11º ano seguido, a Ferrari luta pelo título. Tivemos Williams, McLaren e Renault indo e vindo, mas sempre estivemos lá".

O italiano, porém, está pessimista diante do GP de Cingapura, no dia 28. Para ele, será como em Valência, onde ultrapassar é difícil. "Continuar com esses circuitos significa um futuro feio para a F-1."

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Cingapura prepara iluminação super-especial para F-1

No próximo domingo Cingapura receberá pela primeira vez uma etapa da F-1. Além do ineditismo da pista a categoria se prepara para receber a primeira prova noturna da história da competição.

Para esse desafio os organizadores da etapa prepararam uma verdadeira estrutura de guerra para que tudo aconteça de maneira segura e atrativa ao público.

Com cerca de 1600 projetores e aproximadamente 108 mil metros de cabos, o circuito promete que as pessoas não vão lembrar estar à noite, pois a iluminação resultante será quatro vezes superior as encontradas normalmente em competições esportivas.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
FIA se reúne para decidir sobre GP da Bélgica

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) se reunirá em Paris para acolher as alegações do inglês Lewis Hamilton (McLaren), que foi punido com 25 segundos de tempo ao ultrapassar irregularmente o finlandês Kimi Raikkönen no GP da Bélgica.

A audiência decidirá se Hamilton terá de volta sua vitória conquistada na pista, ou se será confirmada a punição que o deixou em terceiro no circuito de Spa-Francorhamps. Faltando apenas quatro etapas para o fim do mundial Hamilton lidera o certame apenas um ponto de Felipe Massa (Ferrari) que herdou a vitória de Hamilton.

O diretor da equipe, Martin Whitmarsh, disse que o máximo que a escuderia poderia fazer era estar presente na audiência. Apesar de acreditar que a vitória pertencia a Hamilton.

"A maioria das pessoas que viram a corrida disseram que a vitória era de Hamilton e não de Massa. Claro que não posso ser neutro nesse episódio, mas acredito que a maioria das pessoas tem razão," falou Whitmarsh.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Para Alonso, carro da Renault está melhor que a BMW

O espanhol Fernando Alonso (Renault) disse hoje que o R28 apresentou alguns problemas no início da temporada, mas a escuderia francesa já conseguiu solucionar grande parte dessas dificuldades, tanto que o asturiano conseguiu chegar duas vezes seguidas ao quarto lugar, nas últimas etapas.

Alonso explicou que no inicio do ano não conseguia andar bem e ficava muito tempo atrás da BMW, porém o espanhol afirmou que o time encontrou o caminho certo e agora é superior ao time alemão.

"Os problemas do carro podem ser a falta de adaptação dos pneus que levam a uma pouca aderência. Mas estes problemas estão sendo resolvidos aos poucos por nossa equipe. Começamos o ano com cerca de um segundo atrás da BMW, agora estamos melhores que eles,"

Se preparando para a estréia da F-1 no novo circuito de Cingapura, Alonso andou de kart pelas ruas da capital espanhola. Ao lado de alguns estudantes o asturiano pode mostrar seu talento para uma multidão que se espremia para vê-lo.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
McLaren sai confiante de audiência, mas decisão só sai nesta terça

O inglês Lewis Hamilton e os dirigentes da McLaren saíram confiantes de audiência do recurso da equipe à punição que o piloto sofreu no GP da Bélgica de Fórmula 1 por manobra irregular na ultrapassagem sobre o finlandês Kimi Räikkönen, da Ferrari. O anúncio da decisão da Corte Internacional de Apelação, que se reuniu em Paris, sairá apenas na terça-feira.

"Eu acho que fomos bem, mas agora só resta esperar a decisão da corte, afirmou o diretor-executivo da equipe, Martin Whitmarsh.

No GP da Bélgica, disputado no último dia 7 de setembro, Lewis Hamilton cortou a chicane para ultrapassar Kimi Räikkönen, mas devolveu a posição para não ser punido. Mesmo assim, os comissários da prova decidiram tirar 25 segundos do tempo do inglês por entender que, mesmo devolvendo o lugar para o finlandês da Ferrari, ele ficou em posição privilegiada para conseguir nova ultrapassagem, que acabou acontecendo instantes depois.

O piloto da McLaren caiu , então, para a terceira posição da prova de Spa-Francorchamps.O brasileiro Felipe Massa acabou herdando a vitória, e o alemão Nick Heidfeld passou para o segundo lugar.

"Baseado nas evidências da época e nas análises posteriores, acreditamos que Hamilton não tirou nenhuma vantagem e, por isso, ele deve ter os pontos de volta", avaliou Whitmarsh.

A vantagem de Hamilton para Massa na liderança do Mundial de pilotos é de apenas um ponto (78 a 77). Caso a decisão for revista, o piloto inglês abriria frente de sete pontos faltando quatro corridas para o fim da temporada.

"Eu acho que Lewis poderia fazer outras coisas ao invés de ficar sentado explicando a sua decisão para uma corte, mas ele se saiu muito bem", disse Whitmarsh. O piloto não falou com a imprensa.

Depois de permanecer no julgamento, Hamilton vai para Cingapura, onde disputa a próxima etapa do Mundial de Fórmula 1, no domingo.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Massa admite: só pensa na audiência de apelação de Hamilton

Faltando quatro etapas para o fim da temporada, Felipe Massa ainda não sabe qual será sua desvantagem para o líder do campeonato. Atualmente, a diferença para o ponteiro Lewis Hamilton está em apenas um ponto. Mas o inglês, da McLaren, pode ampliar esse número no tribunal.

Nesta segunda, em Paris, começou a audiência de apelação contra a sua punição no GP da Bélgica. Na ocasião, Hamilton perdeu a vitória e caiu para terceiro lugar no resultado final. Enquanto isso, Massa subiu do segundo lugar e herdou o triunfo.

Se ganhar o recurso, o britânico pode abrir sete pontos de diferença para o brasileiro. O ferrarista admitiu que só pensa nesse julgamento nos últimos dias. "É importante que o resultado seja justo. Contudo isso não depende de nós", declarou ao Gazzetta dello Sport.

No próximo domingo, tem início a fase final do mundial 2008 com o GP de Cingapura, a primeira prova noturna da história da Fórmula 1. Depois, restam as corridas do Japão, da China e do Brasil.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Para Piquet, é difícil traçar meta para o novo GP de Cingapura

Nelsinho Piquet não vê problemas para a primeira prova noturna da história da Fórmula 1, o GP de Cingapura, no próximo domingo. O brasileiro, da Renault, também considera difícil traçar uma meta para a corrida, já que o circuito é novo.

"Estou ansioso para essa prova. Precisei aprender muitos circuitos neste ano, então não é algo que me preocupa. E, como Valência, Cingapura será um novo desafio para todos os pilotos e não trará desvantagens para um novato", comentou o piloto.

"Não estou temeroso por correr de noite, porque sei que os organizadores fizeram grandes esforços para garantir um nível de visibilidade tão bom quanto estivéssemos de dia", acrescentou Nelsinho, que não marca pontos a três etapas.

Piquet contou que fez uma preparação especial para a 15° etapa da temporada 2008. "Realizei um planejamento com meu fisiologista para assegurar que vou me adaptar a Cingapura. Definimos horários para dormir, algumas técnicas para reduzir o impacto da luz do dia no meu corpo e uma alimentação diferenciada".

O brasileiro destacou que a classificação será fundamental em Cingapura, já que a prova é numa pista de rua. "Como nunca pilotei no traçado, é complicado saber se o circuito deve se adaptar a mim. Então falar um objetivo é complicado. Contudo, quero uma melhor posição no grid, pois isso é essencial para ter sucesso no GP".

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Alonso admite estar curioso para o GP de Cingapura

Fernando Alonso reconheceu que é um desafio interessante disputar a primeira prova noturna da história da Fórmula 1, o GP de Cingapura, no próximo domingo. O bicampeão mundial, da Renault, está ansioso para analisar as características da prova.

"Estou curioso para ver a configuração do circuito, o nível de iluminação e a visibilidade. Será um fim de semana muito diferente da perspectiva esportiva e também de como conduzir os trabalhos", comentou o espanhol, animado após o quarto lugar no GP da Itália.

O piloto ressaltou que não tentará se aclimatizar com o horário do país asiático. Alonso acredita que conseguirá estar no auge de sua performance seguindo com sua atual fisiologia.

"Em termos de preparação física, admito que não fiz nada de especial. Treinei como para qualquer outra prova. Só decidi não me ajustar ao horário local e manter a programação européia, que será melhor para minha energia", considerou.

"Pelo lado técnico, nosso programa será bastante parecido com os de costume para uma nova pista. Porém o GP de Cingapura será um desafio interessante e incerto para todos os times", completou o bicampeão, sétimo colocado no mundial.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Corrida noturna em Cingapura traz novos desafios à Fórmula 1

Por Alan Baldwin
Da Reuters
Em Londres (Inglaterra)

Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, permanecia impassível enquanto os mecânicos instalavam faróis de rali em um dos carros da equipe na véspera do Grande Prêmio de Cingapura no próximo final de semana.

"Cingapura é um evento novo para nós", explicou o executivo-chefe, naquilo que a equipe descreveu espirituosamente como um vídeo 'iluminado' em seu site oficial.

"Estamos nos esforçando muito e com sorte o pessoal da aerodinâmica vai gostar", concluiu ele, com um traço de sorriso entregando a brincadeira à medida que a câmera se movia para mostrar a curiosa alteração no carro da equipe.

Ao contrário dos carros das 24 horas de Le Mans, os modelos da F1 não têm faróis e nunca terão.

A estréia de Cingapura no calendário da F1, com o primeiro GP noturno da categoria, forçou as equipes a reavaliarem a maneira como trabalham.

A iluminação é o menor dos problemas, já que 1.500 refletores vão iluminar as ruas com intensidade suficiente para os altos padrões de transmissão das tevês de alta definição, quatro vezes mais intensa que as de um estádio comum.

"Espero ansioso pelo desafio, mas a verdade é que a pista vai estar totalmente visível", disse David Coulthard, da Red Bull.

"Essa coisa da corrida noturna deve ser mais interessante para a mídia e os torcedores sentados nas arquibancadas. Quando dirigimos no túnel em Mônaco, não saímos e dizemos aos nossos engenheiros "ai meu Deus, a volta é linda a não ser pelo túnel, porque é só mais um pedaço do circuito", continuou o escocês.

Uma preocupação maior são os faxineiros e as camareiras dos hotéis.

Com os treinos classificatórios de sábado começando às 22h (horário local) e a corrida propriamente às 20h, as equipes vão estar no fuso europeu.

Isso significa ir para a cama nas primeiras horas da manhã e ali ficar até a tarde, quando tomarão o café da manhã. "Ir para cama tarde e levantar tarde é fácil", disse o piloto alemão Nick Heidfeld, da BMW-Sauber, a repórteres no GP da Itália.

O problema será as pessoas trabalhando ao seu redor. A solução encontrada foi separar um andar do hotel para as equipes, sob ordens de manter longe o pessoal da limpeza.

Auge da tarde

"Basicamente, não podemos nos adaptar ao horário local, que é totalmente diferente da maneira como normalmente trabalhamos", afirmou Lewis Hamilton, piloto da McLaren e líder do campeonato.

"Com nossos programas de treinamento, em um fim de semana de corrida estamos no auge de nosso desempenho à tarde, e por isso vamos permanecer no horário europeu para não afetar isso."

A chuva pode trazer outros problemas: os pilotos se preocupam com o clarão das luzes e os reflexos da água parada.

Muitas preocupações já foram solucionadas, já que os engenheiros e especialistas em logística visitaram Cingapura em julho para testar a iluminação.

Alguns pilotos, como Coulthard, tem experiência com corridas noturnas por terem participado das 24 horas de Le Mans. Outros, como o campeão da Ferrari e conhecido farrista Kimi Raikkonen, são corujões assumidos.

"Acho que Kimi deve se sair bem", brincou o diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey, que trabalhou com o finlandês na McLaren. "Ele está acostumado a trabalhar no escuro."

Fonte: UOL Esporte
 
Topo