• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dívida Cartão de Credito

atlas1017

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2009
Mensagens
145
Gostos Recebidos
0
Concordo totalmente com o membro Flag.

Aliás, em tempos, eu e o membro mjtc já discutimos este assunto, como se pode ver em http://www.geralforum.com/board/541/434168/dividas.html

Já na altura (no ano de 2010) eu entendia que era um erro estas dívidas e não culpabilizava os bancos por quererem ter lucros. E pior do que errar é não reconhecerem o vosso erro.

Cumprimentos,

bem. depois de ler este tópico e algumas considerações de alguns membros, fiquei arrepiado. em certos casos identificam-se como dividas de propósito para não serem pagas e depois logo se vê. (É MUITO TRISTE). outros dão o passo mais largo do que a perna e depois ficam enterrados. se dependesse de mim, acabava com os cartões de crédito que têm sido a desgraça de muitas famílias. zangas, separações, divórcios, homicídios entre outras coisas estão por detrás deste problema. odeio esses cartões e só adquiro o que quero quando posso comprar.
 

saoj

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 12, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Em relação aos cartões de crédito tive duas experiências totalmente diferentes.
Em tempos aderi ao cartão de crédito da Cetelem/Continente e era titular de um cartão de credito do BEST c\ 4.000eur de plafon. Em determinada altura fiquei desempregado com uma divida de 50eur na Celetem e 230eur no Best.
Na altura, telefonei para a Cetelem e ao apresentar a minha situação, simplesmente cancelaram o cartão (quando a situação de desemprego já se verificava à 10 meses). Não mostraram a minima abertura para facilitar o pagamento.
O Best, mostrou desde o inicio abertura para facilitar o pagamento. Estou a pagar 16eur/mês desde à 9 meses até prefazer 24 meses.

Amor com amor se paga, por isso disse para comigo " a Cetelem não hade ver o dinheiro". Contudo decidi pagar 10eur da divida de forma a não constar no Mapa de Responsabilidade de Créditos do Banco de Portugal. Quando comecei a receber as primeiras chamadas/SMS de nr anonimo, simplesmente mudei o número de telemóvel. Por isso nunca tive de passar pelo incomodo das chamadas. Ainda chegaram a enviar cartas não registadas, mas deixaram-no de fazer à 6 meses.

Sabendo que não tenho quaisquer bens móveis ou imóveis em meu nome, estive sempre tranquilo. Inclusive e pela lógica, sempre soube que por 40eur de divida ninguem iria se dar ao trabalho de ir a minha casa!
Recentemente, por razões relacionadas com a Autoridade Tributaria andei a pesquisar sobre a penhora de saldos de contas bancárias. Descobri os artigos 735, 738 e 780 do CPC (reforma de 2013)que se aplicam a toda a gente.
Conclui que apesar das muitas noticias sensacionalistas sobre o tema que circulam na net, existem um conjunto de garantias/limites que salvaguardam a maioria dos devedores que não têm onde cair mortos! Mesmo assim aconselho a estas pessoas que não deixem o dinheiro a acumular numa conta bancaria...para bom entendedor meia palavra chega!

Eu continuo desempregado, sem perspectivas. Os biscates que vou fazendo são pagos à socapa, mas mesmo que fosse por cima da mesa não chagava a 485eur.
 
Última edição:

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
pois ,tudo bem. cada um faz da maneira que o seu feitio ou forma de ser lhe ditam. para mim em especial isso nunca teria aplicação. no entanto tambem quero dizer que o facto de não se ter nada não obsta que eles não possam ir buscar ao teu ordenado se der para isso.
 

saoj

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 12, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
não obsta que eles eles não possam ir buscar ao teu ordenado se der para isso.

Por enquanto estou desempregado, e quando me empregar(pouco provável no curto/médio prazo) não será a receber muito mais que 485eur liquidos. Isto é, 1/3 do que exeder 485eur
são tostões!
No meu caso a divida é de 40eur. Qualquer financeira tem seguros que cobrem estes valores. Por isso eles já devem ter desistido de cobrar a divida.
 

RFonseca74

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boas, consegui um entendimento com o Barclays para a dívida de um cartão, mas não consegui com a dívida do outro cartão barclays (o que era citi). Tenho a Intrum Justitia a chatear-me agora. Aconteceu-te o mesmo contigo?
 

saoj

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 12, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Eu tenho um familiar (mãe) que tem cerca de 11.000 Eur de divida ao BarclaysCard. Para além desta ainda tem 8.000Eur da casa.

O Barclays está agora a ameaçar penhorar a casa. Pelo que me informei ele podem-no fazer e visto que a divida remanescente da casa é reduzida eles sairiam a ganhar.
Eu até compreendo, 11.000Eur a dividir por 1/3 de 800Eur iria levar muito tempo. Assim eles preferem levar o dinheiro todo de uma só vez!
 
Última edição:

dark_atticus

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 8, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa Noite a todos,

sou mais uma vitima da Barclayscard , sou cliente deles a uns 7 anos e sinceramente.... só problemas.
Estou no estrangeiro, já não tenho nenhum bem em Portugal, alem da casa que pertence ao Banco, tem uma divida de 2400 euros tentei negociar com eles , pagando 900 euros e ficaria perdoada a divida, mas não aceitaram.

O que faço, mando eles passear?
Sei que eles certamente não irão levar isto a tribunal , pois os custos deverão ser mais elevados do que eu devo.
Sabem dizer quanto tempo leva a divida a prescrever?

O que poderei fazer?
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Deve tentar negociar com o Banco pois os juros vencidos e vincendos estão sempre a ser contabilizados daí ter todo o interesse a negociação, pois a dívida está sempre a subir.
A casa que cá tem pode ser penhorada e vendida em haste pública.
Cumps
 

dom miguel

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2015
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Bom dia, tenho uma divida no barclaycard de 3200 eur, outra no cartao cetelem ikea de 500 e ja nao aguento mais viver nestas condicoes e ver todo o dinheiro desaparecer todos os meses dado que os meus rendimentos tem vindo a diminuir bastante nestes ultimos 3 anos. Sou solteiro por enquanto, a pagar um credito habitacao estou a recibos verdes o que tambem e muito bom e no verao nao tenho garantias de tao pouco ter direito a subsidio de desemprego dado que tenho de ter recibos verdes durante dois anos seguidos. Posto isto e plo que li em alguns posts pergunto o que podera acontecer se eu nao pagar mais estes creditos? terei de hipotecar a casa? Nao tenho mais bens de relevo em meu nome a nao ser a casa no banco.Ja li que so por vias judiciais me podem tirar ordenado...mas....estou a recibos...alias ..falsos recibos..isso tb conta? Ainda estou a pagar uma scooter que entretanto ja a vendi....os tipos veem me tirar a mota depois batem com o nariz na porta nao? ja ca nao esta..Bom agora a serio, realmente preciso de umas opinioes formadas a este respeito para que eu possa resolver a minha vida de uma vez por todas e que isto implica negativamente em outros aspectos. Obrigado Miguel
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Por isso é que eu não quero cartões de crédito.... Gasto apenas o que posso e tenho....
 

RFonseca74

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boas @MJTC,

como anda a questão dos cartões de crédito. Comigo ainda não avançou nada para tribunal.
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Acho melhor pedir ajuda à DECO, mesmo não sendo sócio. Neste momento é a melhor entidade que o pode ajudar nessa situação.
Contactos - DECO PROTESTE

Horário de atendimento telefónico: dias úteis, das 9 às 13 e das 14 às 18 horas
Dúvidas sobre créditos: Contactos: 808 789 149 ; 218 418 790

Também pode contactá-los por escrito (veja no link acima)
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Boas @MJTC,

como anda a questão dos cartões de crédito. Comigo ainda não avançou nada para tribunal.

Boas Fonseca74.:espi28:

No meu caso, tratei de pôr uma advogada a tratado do endividamento, recebi protecção jurídica, e agora os credores não podem fazer nada.

Quanto ao processo em tribunal, ainda não avançou devido aos processos judiciais terem sido concentrados no Tribunal de Sintra, o que significa mais trabalho para os magistrados. Ou seja, o meu processo ainda vai demorar muitos anos a ser resolvido. Mas até lá, ninguém pode incomodar com telefonemas a pedir para regularizar a dívida.
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Se a casa está a ser paga com empréstimo ao Banco; não a conseguem penhorar visto que a casa não é ainda da sua mãe; Se a casa já está paga; O que deve fazer e já, é passar a casa para o nome de outra pessoa para ela não perder a casa. Mas isto implica um novo registo no cartório e também tem algumas despesas. Consulte um advogado. Passe na loja do cidadão na defesa do consumidor. A segurança social ajuda nas despesas de advogado.
 

RFonseca74

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boas Fonseca74.:espi28:

No meu caso, tratei de pôr uma advogada a tratado do endividamento, recebi protecção jurídica, e agora os credores não podem fazer nada.

Quanto ao processo em tribunal, ainda não avançou devido aos processos judiciais terem sido concentrados no Tribunal de Sintra, o que significa mais trabalho para os magistrados. Ou seja, o meu processo ainda vai demorar muitos anos a ser resolvido. Mas até lá, ninguém pode incomodar com telefonemas a pedir para regularizar a dívida.

Podes explicar melhor essa questão da protecção jurídica?
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Podes explicar melhor essa questão da protecção jurídica?

Protecção jurídica dá-se a quem não pode pagar os créditos aos seus credores. Neste caso, o devedor torna-se insolvente, e fica protegido dos seus credores, até o tribunal decidir o seu processo final.
 

marugibe

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2015
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
bom dia, alguém me poderá dizer se tendo o nome no banco de portugal posso abrir uma conta ordenado?
desde já obrigado
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Ter o nome no Banco de Portugal não impede de ter uma conta ordenado, mas não disponibiliza o plafond por ser considerado crédito.
 

marugibe

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2015
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Ter o nome no Banco de Portugal não impede de ter uma conta ordenado, mas não disponibiliza o plafond por ser considerado crédito.

ok, obrigado pela resposta.
eu aderi a uma conta ordenado a semana passada, sendo assim quer dizer que não me vai servir de nada, em principio não vai ser aprovado, é isso?
 
Última edição:
Topo