• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Esquema de luzes

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Boa noite,
espero estar a por o tópico no sitio certo!

Tenho um armário pequeno cá em casa, que vai passar a ter um fim muito especial :Smiling:.
A ideia é por lhe luz de forma a que quando as portas se abrem o armário se ilumine, como os frigoríficos!

Fiz um esquema, espero que se entenda:

Untitled-1.jpg

O vermelho representa os interruptores, o azul a fita de leds, e o verde uma calha que gostava de fazer com leds embutidos, isto para que ilumine as portas e o que está nelas.

Até aqui tudo bem, digo eu, a questão é que não encontro esses tais interruptores porque nem sei o que procurar, não sei o nome técnico da coisa!
A fita led não tenho ideia se se pode instalar assim sem mais nada, como que colada ao armário e ligada aos ditos interruptores.
E quanto às calhas das portas fazê-las eu sei, mas será que é viável ligar isto tudo junto aos interruptores?
A ideia de ter dois interruptores é para que tudo acenda independentemente da porta que se abra.

Gostava de saber para já se acham esta ideia possível de ser realizada!
Obrigada.
 

vitorpirata

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 13, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
ola boa noite o que tu procuras nao sao interutores mais sim fim de cursos podes encontrar na aquario ou qualquer loja de materiais electricos eles tem que cortar a alimentacao proeniente do transformador sendo ela de 12v continuas
 

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Obrigada!!! Era isto mesmo! "chave fim de curso", não podia encontrar sem saber o nome! :D

O esquema é este:

Ver anexo 117822

E eu pergunto, isto funciona? Vou andar a bifurcar cabos 3 vezes?
E vou ficar com o armário cheio de fios?

O que acham?
 

zener2003

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
182
Gostos Recebidos
0
Boas

O anexo com o esquema não se consegue ver.
De qualquer modo eu colocaria os fim de cursos no topo e faria a instalação sempre pela parte de cima do armario

tipo isto

Abraços
 

Anexos

  • p-1.jpg
    p-1.jpg
    35.6 KB · Visualizações: 75

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Acho que sim, fica muito melhor!
Falta de prática nestes assuntos! :D

O esquema é este, agora já se deve ver:

Untitled-2.jpg



E eu pergunto, isto funciona?
Vou andar a bifurcar cabos 3 vezes? (Daí os círculos verdes)
E vou ficar com o armário cheio de fios? (Uma vez que os cabos ficam todos no cimo não atrapalham, probelama resolvido)

O que acham?
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Boas

Funcionar, funciona, agora precisa de alguns ajustes.
1º os interruptores de fim de curso ou microswitches têm de fechar e não abrir como foi dito, e devem ser ligados na entrada do transformador e não na saída, não precisa de estar o primário em carga com o móvel fechado.
2º Se a madeira do móvel em cima não for muito grossa é possível utilizar interruptores magnéticos e já serão menos fios dentro do móvel e furos.
O interruptor ficará em cima no móvel e se a calha ficar justa na porta ao móvel fica lá o imã.
Atenção o interruptor magnético está fechado em posição de repouso, quando o imã está presente abre, (portas fechadas) quando abre as portas fechas (posição de repouso).
Tanto nesta situação como na outra só um dos fios é que corta e não dois como está no esquema.
Se a madeira das portas e laterais do móvel tiver espessura para isso sempre se pode imitar o esquema das ligações eléctricas das portas do automóveis, furos da calha para a lateral da porta e da lateral do móvel para o topo, práticamente não se vê fios nenhuns.

Cumps.
 

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Boas

Funcionar, funciona, agora precisa de alguns ajustes.
1º os interruptores de fim de curso ou microswitches têm de fechar e não abrir como foi dito, e devem ser ligados na entrada do transformador e não na saída, não precisa de estar o primário em carga com o móvel fechado.
Cumps.

Não tinha percebido que os microswitches têm de fechar e não abrir nesse caso não servem.

2º Se a madeira do móvel em cima não for muito grossa é possível utilizar interruptores magnéticos e já serão menos fios dentro do móvel e furos.
O interruptor ficará em cima no móvel e se a calha ficar justa na porta ao móvel fica lá o imã.

O armário está incrustado na parede pelo que tudo o que fizer terá de ser dentro do armário, à excepção do cabo com a ficha que faço um buraquinho para passar e depois monto tudo lá dentro.

Atenção o interruptor magnético está fechado em posição de repouso, quando o imã está presente abre, (portas fechadas) quando abre as portas fechas (posição de repouso).
Tanto nesta situação como na outra só um dos fios é que corta e não dois como está no esquema.

Peço desculpa mas não percebi muito bem.
O melhor será aplicar somente um interruptor magnético e já fico com a coisa mais simples!
Assim sendo quando a porta abre a luz acende, certo?

Se a madeira das portas e laterais do móvel tiver espessura para isso sempre se pode imitar o esquema das ligações eléctricas das portas do automóveis, furos da calha para a lateral da porta e da lateral do móvel para o topo, práticamente não se vê fios nenhuns.

Uma vez com as luzes ao fundo e o interruptor no cimo torna-se mais fácil de esconder os cabos, mesmo que as portas não tenham espessura suficiente.


Vou ter 3 pontos de luz, a fita led e as duas calhas em ambas as portas, automaticamente o fio que vem do transformador que é só um tem de ser dividir em 3, estou certa?
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
"Não tinha percebido que os microswitches têm de fechar e não abrir nesse caso não servem."

Servem sim, tal como está no esquema têm 3 patilhas, e funciona como um comutador por exemplo em repouso 1 e 2 fechado 1 e 3 aberto, portanto quando atua inverte as posições.

"O melhor será aplicar somente um interruptor magnético e já fico com a coisa mais simples!
Assim sendo quando a porta abre a luz acende, certo?"

Qualquer das duas hipóteses é viável.

Os interruptores montam-se na entrada 220v as 3 ligações na saída com cx de junção por exemplo.

Se por baixo forem gavetas, eu ia por ai em vez de fazer no teto do móvel, ia pela base, alterava a altura interior da gaveta e já tem espaço.
Dá trabalho mas para um móvel especial!!!!!!!!!!!!
 
Última edição:

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Se por baixo forem gavetas, eu ia por ai em vez de fazer no teto do móvel, ia pela base, alterava a altura interior da gaveta e já tem espaço.
Dá trabalho mas para um móvel especial!!!!!!!!!!!!

Depois ao abrir a gaveta puxa o fio ou ponho fio suficiente para que feche e abra? Não se estragará o fio de tanto abrir e fechar?
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Alterei o post anterior

"Depois ao abrir a gaveta puxa o fio ou ponho fio suficiente para que feche e abra? Não se estragará o fio de tanto abrir e fechar?"

Nada disso, o que é preciso é alterar a gaveta a frente fica como está, altera o interior em altura ou comprimento ou as duas.
 

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Eu estava a imaginar um chão falso da gaveta! Assim é melhor claro, corto a gaveta (talvez seja mais fácil encurta-la).

Entretanto andei aqui a pesquisar e encontrei um sistema de luzes que diz:

Transformador electrónico, ficha fixa.
Inclui parafusos de fixação e fita-cola de dupla face.
Comprimento do cabo da ficha ao transformador - 3,5; do transformador ao candeeiro - 3,5 m.
Consumo energético: 3,4W.
Fonte de iluminação LED integrada.
LED com duração aproximada de 20.000 horas.
Cor clara; branco quente (2700 Kelvin).
O candeeiro emite 30 lúmenes, aproximadamente o mesmo que a luz emitida por uma lâmpada incandescente de 15 watts.

Não é pela preguiça, porque estou bastante entusiasmada, mas 20€ com transformador e tudo... será que dava para adaptar?
 
Última edição:

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Com 25 cm é capaz de não chegar!!!!

Mas dá para adaptar.
 
Última edição:

nuno2003

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2008
Mensagens
88
Gostos Recebidos
0
Acho que sim, fica muito melhor!
Falta de prática nestes assuntos! :D

O esquema é este, agora já se deve ver:

Untitled-2.jpg



E eu pergunto, isto funciona?
Vou andar a bifurcar cabos 3 vezes? (Daí os círculos verdes)
E vou ficar com o armário cheio de fios? (Uma vez que os cabos ficam todos no cimo não atrapalham, probelama resolvido)

O que acham?

o esquema consoante esta quando abres uma porta vão acender sempre as 3 lampadas, é esse o objectivo??
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Para ser mais fácil, naquilo que pesquisas-te no cabo que tem a ficha há dois fios cortas um e ligas em paralelo os dois interruptores.
 

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Com 25 cm é capaz de não chegar!!!!

Mas dá para adaptar.

Se calhar é melhor tirar o link

25 cm daria para as portas, o interior é que talvez tivesse de mudar ou então comprar fita só para o topo, sempre ficava mais barato do que o rolo de 5m que ia mandar vir!

Para ser mais fácil, naquilo que pesquisas-te no cabo que tem a ficha há dois fios cortas um e ligas em paralelo os dois interruptores.

Abro uma porta liga um lado, abre outra porta liga o outro! Boa ideia! :D
 

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Por uma questão de...segurança (+/-) não posso revelar a minha localidade exacta!
Depois de terminar o armário irão perceber porquê quando partilhar as fotografias!
Mas estou aqui nos arredores de Lisboa!
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Não quero saber morada nenhuma.
Se quiseres ir no metro posso te dar uma dica onde compras tudo isso como quiseres e só o que precisas, só isso.

Atenção que não tenho vantagem nem interesse nenhum nisso.
 

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Não quero saber morada nenhuma.
Se quiseres ir no metro posso te dar uma dica onde compras tudo isso como quiseres e só o que precisas, só isso.

Não me referia a morada, mas sim à localidade! :)

Dicas são sempre bem vindas! Já me estás a ajudar imenso, obrigada!
 
Topo