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Esquema de luzes

sarateixeira

GF Bronze
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ux_a12090300ux0805_ux_c.jpg


Acham que isto serviria? :shy_4_02:

Boas

Aqui ninguém leva nada a mal, e muito menos numa questão como esta.

1º Com a questão de eletrificar um móvel parti do principio que pelo menos o básico tem de saber, apertar parafusos é o básico e se fez o esquema sabe alguma coisa.
2º A madeira é melhor isolante eléctrico do que isolante térmico, não conduz mas arde.
3º É proibido primários em carga vazios salvo se tiverem proteções próprias.
4º Em relação aos conctactos magnéticos, o que faz colarem os mesmos não tem a ver com a voltagem 220V mas sim com o consumo que no caso e com bastante margem será 2A.
Os RED (interruptor magnético) existem para varias tensões e amperagem, é tudo uma questão de escolha, apesar do necessário para uma coisa destas ser daqueles de trazer por casa (como eu costumo dizer), pode é ser mais caro que um microswitches, mas como os microswitches normalmente têm os terminais á vista e é preciso fazer alguma coisa para os isolar, já os RED vêm dentro de invóçcros fechados são ligados por parafusos e normalmente depois de tudo ligado têm uma tampa que cobre os mesmos parafusos de ligação.

sarateixeira o local que te informei os interruptores magnéticos não existem lá.
Em relação ao aquecimento dependendo da capacidade do transformador, assim será o aquecimento do mesmo, além disso tem o consumo do transformador mesmo com o móvel apagado, é pouco mas consome, e estando a falar em muito tempo é consumo.

Isto não é levar nada a mal mas sim uma troca de ideias.

Cumps.

1º sim, sei o básico de tudo um bocadinho, o suficiente para ter capacidade de fazer isto (espero :p) e aparafusar, usar solda, um serrote, um berbequim e outras coisas!
2º Eu não quero incendiar a casa! Ahah :D
3º "primários em carga vazios" isso não sei o que é, já percebi que o primário é a corrente que entra e o secundário a que sai, certo?
4º Se não correr riscos os RED parecem me uma boa solução.

A montagem do RED/fim de curso/ou seja o que for antes do transformador, é diferente de montar depois?
 

subsatelite

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A montagem do RED/fim de curso/ou seja o que for antes do transformador, é diferente de montar depois?

A diferença se montares antes com o móvel fechado não tens consumo, se for depois com o móvel fechado existe consumo é pequeno mas......

Em relação aos interruptores, por exemplo se utilizares 2 peças daquelas que viste em vez de uma é capaz de resolver o problema e esse interruptor serve, se em vez de 0.25A fosse maior era melhor ficava com mais margem de trabalho e portanto menos chances de avariar.
 

sarateixeira

GF Bronze
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A montagem do RED/fim de curso/ou seja o que for antes do transformador, é diferente de montar depois?

A diferença se montares antes com o móvel fechado não tens consumo, se for depois com o móvel fechado existe consumo é pequeno mas......

Em relação aos interruptores, por exemplo se utilizares 2 peças daquelas que viste em vez de uma é capaz de resolver o problema e esse interruptor serve, se em vez de 0.25A fosse maior era melhor ficava com mais margem de trabalho e portanto menos chances de avariar.

Eu estava a falar era em relação à montagem mesmo em termos práticos.
Penso que o melhor será então, interruptores magnéticos, cada um na sua porta, os leds do fundo acendem com qualquer um, as portas cada uma acende com o seu!
 

subsatelite

GF Ouro
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Eu estava a falar era em relação à montagem mesmo em termos práticos.
Penso que o melhor será então, interruptores magnéticos, cada um na sua porta, os leds do fundo acendem com qualquer um, as portas cada uma acende com o seu!

Calma que isso assim não tem nada a ver com o esquema que está exposto aqui.
 

sarateixeira

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Pois não! :D
Estou a tratar de um esquema novo!

A questão é que se o interruptor ficar antes do trasformador é só um e acende tudo, se ficar depois podem ser dois e acendem por partes.

Edição, que tal um interruptor antes para desligar nas férias e fins de semana?
 

subsatelite

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Pois não! :D
Estou a tratar de um esquema novo!

A questão é que se o interruptor ficar antes do trasformador é só um e acende tudo, se ficar depois podem ser dois e acendem por partes.

Edição, que tal um interruptor antes para desligar nas férias e fins de semana?

O problema não é só isso, primeiro não vai ser aconselhável usar dois conjuntos daqueles que viste, pois misturar 2 transformadores não me parece bem.
Depois os ledes de fundo são comuns aos dois circuitos e para acender só a porta que abre não é só colar fitas de leds e montar interruptores tem de ter mais alguma coisa se não abras a porta que abrires acende tudo, penso eu de que assim de repente. hehehehe
 

sarateixeira

GF Bronze
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Depois de todas as vossas ajudas o que eu percebi que fosse mais viável é isto:

Untitled-3.jpg


Os leds não se limitam a receber a corrente? É como se a devolvessem?
 

subsatelite

GF Ouro
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Pois, pois, não funciona, assim liga tudo.
1º o transformador não é ac/ac mas tem de ser uma alimentação própria para fita de leds ac/dc qualquer coisa parecida com isto:


Peso: 125g
Tamanho: 8.5 x 5.8 x 3,2 centímetros
Tensão de entrada: 220V ± 20%
Tensão de saída: 12V DC
Corrente de Saída: 0 ~ 2.0A
Material da caixa: Alumínio
Proteção: Contra: curto-circuito, sobrecarga, sobretensão
Segurança Conformidade: CCC / FCC / CE
Temperatura de trabalho: 0 ~ 40 ℃
Temperatura de armazenamento: -20 ~ 60 ℃
Condensação: 0 ~ 95% Non-condensação
Para uso Interior
Potência das fitas de leds

Fita de Leds 30leds mt (SMD 5050), 7,2 W / m)
Fita de Leds 60leds mt (SMD 5050)-14.4W / m)
Fita de Leds 60leds mt (SMD 3528), 7,2 W / m)
Fita de Leds 120leds mt (SMD 3528)-9.6W / m)

Custo +- 14€

Se reparares bem no esquema quando abrires uma porta liga tudo.
 

genios

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Deixo um esquema feito por mim espero que te ajude
 

subsatelite

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Deixo um esquema feito por mim espero que te ajude

esquema de ligação.png


Boas

Algo te escapou, o circuito supostamente é para ter um transformador dois interruptores e por fim conforme a porta que abre liga essa porta e os leds de fundo ao mesmo tempo, se abrirem as duas portas fica tudo ligado.
A montagem não é minha mas parece-me que é o que pretende.

Cumps.
 
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COPIA

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Depois de ver e ler com atenção e pela experiencia que tenho, a minha opinião é a seguinte: Nenhum transformador deve estar permanentemente sob tensão. Daí o importante que o RED seja colocado antes dele. Outro assunto a ter em conta é que estes contactos magneticos estabelecem o circuito quando o iman se aproxima do mesmo. A estes dá-se o nome de RED/NA. Tambem já usei o tipo RED/NC mas hoje é muito raro encontrar-se.
Pode obter-se utilizando uma técnica bastante conhecida, que consta em abrir a parte que contem a ampola e depois arranjar-se um pequeno pedaço de iman (pode ser de um altifalante já fora dce uso) e colocar junto à ampola e voltar a fechar. Nessa situaçaõ o contacto fica estabelecido e quando passa pelo iman que faz parte do conjunto, como é mais potente sobrepôe-se ao pequeno pedaço que lá foi colocado e faz abrir o circuito.

Se o armario for grande e quiseres fazer uma coisa a serio, podes utilizar os LEDs directamente à corrente 220.V. Para isso, arranjas 63 LEDs iguais e liga-los em serie. 220.V / 3,5 V = 62,857 (63).

Penso ter ajudado.
 
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sarateixeira

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Eu não preciso necessariamente que as portas acendam separadas.
O RED parece me a melhor opção para o efeito e acho que monta-lo antes do transformador é o melhor por causa da carga.

Fiz um esquema mais simples, só com um RED na porta de fora (a que bate por cima da outra...) e com tudo a acender ao mesmo tempo.

Untitled-1.jpg


Vejam lá se assim não explode nada :D
 

subsatelite

GF Ouro
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Boas

Assim funciona, mas não esquecer que no red só liga um dos fios e que a posição de repouso sem iman é fechada.
Mas se preferires como tinhas pensado as portas separadas também existe solução.
Na minha opinião eu usava o interruptor que está aqui exposto, é mais barato e mais fácil de encontrar, e resolve bem o problema.

Cumps.
 
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subsatelite

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Se o armario for grande e quiseres fazer uma coisa a serio, podes utilizar os LEDs directamente à corrente 220.V. Para isso, arranjas 63 LEDs iguais e liga-los em serie. 220.V / 3,5 V = 62,857 (63).

Penso ter ajudado.[/QUOTE]

Se me puderes explicar como é que ligas uma coisa de DC em AC com essa facilidade!
Porque posso estar enganado mas na minha opinião não funciona.
 

COPIA

GF Ouro
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Se o armario for grande e quiseres fazer uma coisa a serio, podes utilizar os LEDs directamente à corrente 220.V. Para isso, arranjas 63 LEDs iguais e liga-los em serie. 220.V / 3,5 V = 62,857 (63).

Penso ter ajudado.

Se me puderes explicar como é que ligas uma coisa de DC em AC com essa facilidade!
Porque posso estar enganado mas na minha opinião não funciona.[/QUOTE]

Meu caro amigo, os LEDs são Diodos luminoscentes. (Light Emitting Diode) que significa diodo emissor. Qualquer tensão por eles atravessada passa a tensão continua tal qual como se de um diodo rectificadpor se tratasse. Qualquer Lampada ou diodo funciona em qualquer tipo de corrente DC ou AC. Se podes estar enganado, é razão que não tens a certeza. Então deicha para quem sabe e já fez.

Se os Leds forem colocados em serie +.....- +......- +......- etç. tens o resultado que se pretende (63) LEDs para 220V "DC" ou "AC" O que eu disse não foi por calculo ou intuição, foi porque já fiz muito disso. OK?

Fica bem.
 
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subsatelite

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Boas

Olha para inicio de conversa deixa a arrogância em casa que fica lá muito bem.
Mantendo a troca de ideias, eu só pedi que me explicasses, e não pus em causa se sabias muito ou pouco.
Obrigado pela explicação, mas continuo na minha, como o circuito retifica passa de 220 AC para 220 DC em meia onda, além de funcionar em metade do brilho, não será muito aconselhável ter 220 DC a funcionar, acho eu, já para não falar que se um dos leds avariar apaga tudo, o trabalho que dá depois descobrir o que avariou não compensa montar uma gambiarra dessas.
Mas como disse e mantenho a trocar ideias é que se aprende, novamente obrigada pela explicação.

Cumps.
 

marques 1956

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boas companheiros (a)

estive a dar uma vista de olhos e com menos conversa resolve-se o assunto primeiro nos interruptores como mostra no tópico se forem ligados neste caso é só um tem de levar um condenssador de 100nf-275v para nao danificar os contatos ou melhor eliminar a faísca, tambem pode aplicar um relé mini. c, bobine de 220v na entrada do tranformador, (primário) isto se ligar o contacto reed caso contrário tanto abre e fecha que acaba por se estragar.
se os contactos reed forem ligados na saida do secundário do transformador, neste caso sao dois enrrolamentos ,se for c, leds nao neçessita de relés, a tensao dos mesmos depende do transf. aplicado c, outro tipo de lampada convem levar devido á amperajem.

a minha opiniao é esta:

leva um interr. na entrada que pode ficar fora do movel para desligar por longos periodos.

no interior leva os reed nas portas colocas dois um de cada lado podes aproveitar os que vem dentro dos discos rigidos caso tenhas, que vao para reçiclar.

para a nossa companheira

para isto tens de fazer um pequeno furo na porta e colar os magneticos de maneira que fiquem á façe da mesma.

existem outros tipos de magneticos (imans)

por agora penso que chega para ver se os animos acalmam

marques 1956
 

genios

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Tens razão colega nem todos os led`s admitem correntes AC , podem não dar como podem queimar
Isto é só aminha opinião pela experiencia no terreno
 

sarateixeira

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boas companheiros (a)

estive a dar uma vista de olhos e com menos conversa resolve-se o assunto primeiro nos interruptores como mostra no tópico se forem ligados neste caso é só um tem de levar um condenssador de 100nf-275v para nao danificar os contatos ou melhor eliminar a faísca, tambem pode aplicar um relé mini. c, bobine de 220v na entrada do tranformador, (primário) isto se ligar o contacto reed caso contrário tanto abre e fecha que acaba por se estragar.
se os contactos reed forem ligados na saida do secundário do transformador, neste caso sao dois enrrolamentos ,se for c, leds nao neçessita de relés, a tensao dos mesmos depende do transf. aplicado c, outro tipo de lampada convem levar devido á amperajem.

a minha opiniao é esta:

leva um interr. na entrada que pode ficar fora do movel para desligar por longos periodos.

no interior leva os reed nas portas colocas dois um de cada lado podes aproveitar os que vem dentro dos discos rigidos caso tenhas, que vao para reçiclar.

para a nossa companheira

para isto tens de fazer um pequeno furo na porta e colar os magneticos de maneira que fiquem á façe da mesma.

existem outros tipos de magneticos (imans)

por agora penso que chega para ver se os animos acalmam

marques 1956

Boa noite,

antes de mais obrigada a todos mais uma vez!

Em relação ao relé é obrigatório ser de 220v? Não pode ser de 230? Estranhamente não consigo encontrar!


Circuito Impresso/plug-in - 3.5 mm distância entre pinos - 1 contato, 10 A - DC - 230 V - AgNi - Reversível - Standard. Tipo: Circuito Impresso/plug-in - 3.5 mm distância entre pinos. Número de contatos: 1 contato, 10 A. Versão da bobina: AC (50Hz/60Hz). Tensão nominal bobina: 230 V. Material dos contatos: AgNi. Versão do contato: Reversível. Variantes: Nenhuma. Sockets: Série 95.

Será que este daria?
 

marques 1956

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boas

dá na perfeiçao eu falei em 220v porque é o normal que se fala, porque alguns tem marcado 220/240.

um abraço
 

COPIA

GF Ouro
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Boas

Olha para inicio de conversa deixa a arrogância em casa que fica lá muito bem.
Mantendo a troca de ideias, eu só pedi que me explicasses, e não pus em causa se sabias muito ou pouco.
Obrigado pela explicação, mas continuo na minha, como o circuito retifica passa de 220 AC para 220 DC em meia onda, além de funcionar em metade do brilho, não será muito aconselhável ter 220 DC a funcionar, acho eu, já para não falar que se um dos leds avariar apaga tudo, o trabalho que dá depois descobrir o que avariou não compensa montar uma gambiarra dessas.
Mas como disse e mantenho a trocar ideias é que se aprende, novamente obrigada pela explicação.

Cumps.
Tudo mentira. Quando falas de meia onda estás a falar de rectificação de corrente. Não é o caso. Todos os LEDs trabalham com corrente AC, pois eles conduzem só num sentido. Quanto ao queimar-se um LED vê-se que não percebes nada disto e nm sequer devias dar opiniões. No caso em concreto, há trez formas de saber qual o LED que queimou:
1 - Um Led queimado fica com um pontinho preto na base interior bem vista a olho nu.
2 - A cor do acrilico deixa de ser brilhante e fica basso.
3 - Com um busca-pólos, vai-se percorrendo o circuito até este não dar luz. O que quer dizer que o LED anterior é o que queimou.

Usas a expressão "acho eu". Quer dizer que não tens a certeza do que dizes e afirmas. A saída de um transformador independentemente da sua tensão, "6.V" "9.V" "12.V" "24.V" eteç, tambem é alterna e não continua. Aconselho-te a ler manuais e estudar electrónica para saber mais e não contrariares quem andou muitos anos a queimar as pestanas a estudar. Sei o que digo. Estou no activo, e continuo a fazer tudo da mesma forma como expliquei. Aliás está nos livros.
Tambem te quero dizer que não te tratei com arrogancia até porque não é a minha fortma de estar na vida. Agora quem não sabe ou não tem a certeza deve estar calado.

Fica bem

(Enovador, é aquele que olha para o mesmo que os outros e vê o que eles não viram)
 

subsatelite

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Tudo mentira. Quando falas de meia onda estás a falar de rectificação de corrente. Não é o caso. Todos os LEDs trabalham com corrente AC, pois eles conduzem só num sentido. Quanto ao queimar-se um LED vê-se que não percebes nada disto e nm sequer devias dar opiniões. No caso em concreto, há trez formas de saber qual o LED que queimou:
1 - Um Led queimado fica com um pontinho preto na base interior bem vista a olho nu.
2 - A cor do acrilico deixa de ser brilhante e fica basso.
3 - Com um busca-pólos, vai-se percorrendo o circuito até este não dar luz. O que quer dizer que o LED anterior é o que queimou.

Usas a expressão "acho eu". Quer dizer que não tens a certeza do que dizes e afirmas. A saída de um transformador independentemente da sua tensão, "6.V" "9.V" "12.V" "24.V" eteç, tambem é alterna e não continua. Aconselho-te a ler manuais e estudar electrónica para saber mais e não contrariares quem andou muitos anos a queimar as pestanas a estudar. Sei o que digo. Estou no activo, e continuo a fazer tudo da mesma forma como expliquei. Aliás está nos livros.
Tambem te quero dizer que não te tratei com arrogancia até porque não é a minha fortma de estar na vida. Agora quem não sabe ou não tem a certeza deve estar calado.

Fica bem

(Enovador, é aquele que olha para o mesmo que os outros e vê o que eles não viram)



Sem comentários.

PS: Só tenho pena das pestanas.
 

sarateixeira

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Boas!

Voltei a fazer um novo esquema e, eu que não percebo nada disto, acho que desta vez está como há de ir!
Penso que da forma como está quer abre uma porta ou outra tudo acende e por mim está bem! :p

Untitled-1.jpg


Desculpem mas quem não sabe é mesmo assim, encontrei à venda uns interruptores magnéticos para portas alarmes etc, o que eu entendo é que quando abrimos a porta o alarme dispara, assim sendo, quando abrimos a porta as luzes acendem, correcto?
Por muito boa vontade que eu tenha, conhecimentos disto tenho poucos e não estou a conseguir perceber isso dos imans tirados dos discos e altifalantes etc.
Deixo aqui a imagem dos tais interruptores magnéticos para alarmes:

thumb_medium_I60_Interruptor-Magnetico-2-Pecas-Normalmente-Fechado-2-Terminais_1.jpg
 

marques 1956

GF Ouro
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boas

SARATEIXEIRA
nao te metas nisso,so te vai criar confusao, porque os alarmes funç c, sensores e isso fica-te caro.

eu em tempos quando iniçiei o meu curso ainda se fizeram algumas brincadeiras destas e outras no genero, agora já nao há paçiencia.

existe mais formas de passar o tempo.
 

genios

GF Ouro
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Sara esses contactos são muito facil de entender o seu funcionamento , (NO) quer dizer contacto aberto (NC) quer dizer contacto fechado
Contactos mágneticos por norma são feitos com uma simples chapinha que facilmente é sugada pelo iman e dai o contacto
Por exemplo num alarme , é circuito fechado quando abres um portão ao deslocares o iman essa mesma chapinha vai desencostar do outro contacto aí ficas com o circuito aberto , automaticamente a central deteta esta interrupeção no circuito e acciona um outro circuito que é neste caso sonoro
Por norma o iman é sempre fixo na parte movel porta ou portão até janela , e a outra parte onde tens os contactos sejam eles abertos ou fechados ficam sempre na parte fixa parede ou aro

Acho que me fez entender
 
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