• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Esquema de luzes

vitorpirata

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 13, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
boa noite
após ter lido as dicas aqui fornecidas queria dizer que concordava com certas coisas que aqui foram ditas mais que se eu disse para ligaram os fim de cursos no segundario (12v) era para uma medida de segurança visto que a instalação não era executada por uma pessoa experiente (peco desculpa girl) e pela mesma sendo a madeira um condutor fraco mais condutor.Obedecendo assim a norma de proteção do material e pessoas.De mesmo queria advertir que os contactos magnéticos não estão previsto para receberam uma tensão de 220v correndo o risco de colaram o contacto dentro da ampola quando este entrar em carga para abastecer o transformador.Espero que ninguém leve a mal minha intromissão.
 

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
boa noite
após ter lido as dicas aqui fornecidas queria dizer que concordava com certas coisas que aqui foram ditas mais que se eu disse para ligaram os fim de cursos no segundario (12v) era para uma medida de segurança visto que a instalação não era executada por uma pessoa experiente (peco desculpa girl) e pela mesma sendo a madeira um condutor fraco mais condutor.Obedecendo assim a norma de proteção do material e pessoas.De mesmo queria advertir que os contactos magnéticos não estão previsto para receberam uma tensão de 220v correndo o risco de colaram o contacto dentro da ampola quando este entrar em carga para abastecer o transformador.Espero que ninguém leve a mal minha intromissão.

Eu cá não levo nada a mal! :D
A única coisa que fiz foi uma instalação led que acendia através da porta usb. Sem ser com leds já fiz candeeiros (da ficha ao casquilho), pus interruptores e tomadas, coisas básicas cá de casa!

A única questão que tenho é: se puser os fim de cursos no secundário o transformador não aquece demasiado conforme disseram antes?

Obrigada por tudo!

PS: a sério que não há daqueles "interruptores ou fim de cursos" de frigoríficos? :Espi06: Sempre eram mais bonitos! :Espi06:
 

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
ux_a12090300ux0805_ux_c.jpg


Acham que isto serviria? :shy_4_02:
 
Última edição:

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Boas

Aqui ninguém leva nada a mal, e muito menos numa questão como esta.

1º Com a questão de eletrificar um móvel parti do principio que pelo menos o básico tem de saber, apertar parafusos é o básico e se fez o esquema sabe alguma coisa.
2º A madeira é melhor isolante eléctrico do que isolante térmico, não conduz mas arde.
3º É proibido primários em carga vazios salvo se tiverem proteções próprias.
4º Em relação aos conctactos magnéticos, o que faz colarem os mesmos não tem a ver com a voltagem 220V mas sim com o consumo que no caso e com bastante margem será 2A.
Os RED (interruptor magnético) existem para varias tensões e amperagem, é tudo uma questão de escolha, apesar do necessário para uma coisa destas ser daqueles de trazer por casa (como eu costumo dizer), pode é ser mais caro que um microswitches, mas como os microswitches normalmente têm os terminais á vista e é preciso fazer alguma coisa para os isolar, já os RED vêm dentro de invóçcros fechados são ligados por parafusos e normalmente depois de tudo ligado têm uma tampa que cobre os mesmos parafusos de ligação.

sarateixeira o local que te informei os interruptores magnéticos não existem lá.
Em relação ao aquecimento dependendo da capacidade do transformador, assim será o aquecimento do mesmo, além disso tem o consumo do transformador mesmo com o móvel apagado, é pouco mas consome, e estando a falar em muito tempo é consumo.

Isto não é levar nada a mal mas sim uma troca de ideias.

Cumps.
 

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
ux_a12090300ux0805_ux_c.jpg


Acham que isto serviria? :shy_4_02:

Boas

Aqui ninguém leva nada a mal, e muito menos numa questão como esta.

1º Com a questão de eletrificar um móvel parti do principio que pelo menos o básico tem de saber, apertar parafusos é o básico e se fez o esquema sabe alguma coisa.
2º A madeira é melhor isolante eléctrico do que isolante térmico, não conduz mas arde.
3º É proibido primários em carga vazios salvo se tiverem proteções próprias.
4º Em relação aos conctactos magnéticos, o que faz colarem os mesmos não tem a ver com a voltagem 220V mas sim com o consumo que no caso e com bastante margem será 2A.
Os RED (interruptor magnético) existem para varias tensões e amperagem, é tudo uma questão de escolha, apesar do necessário para uma coisa destas ser daqueles de trazer por casa (como eu costumo dizer), pode é ser mais caro que um microswitches, mas como os microswitches normalmente têm os terminais á vista e é preciso fazer alguma coisa para os isolar, já os RED vêm dentro de invóçcros fechados são ligados por parafusos e normalmente depois de tudo ligado têm uma tampa que cobre os mesmos parafusos de ligação.

sarateixeira o local que te informei os interruptores magnéticos não existem lá.
Em relação ao aquecimento dependendo da capacidade do transformador, assim será o aquecimento do mesmo, além disso tem o consumo do transformador mesmo com o móvel apagado, é pouco mas consome, e estando a falar em muito tempo é consumo.

Isto não é levar nada a mal mas sim uma troca de ideias.

Cumps.

1º sim, sei o básico de tudo um bocadinho, o suficiente para ter capacidade de fazer isto (espero :p) e aparafusar, usar solda, um serrote, um berbequim e outras coisas!
2º Eu não quero incendiar a casa! Ahah :D
3º "primários em carga vazios" isso não sei o que é, já percebi que o primário é a corrente que entra e o secundário a que sai, certo?
4º Se não correr riscos os RED parecem me uma boa solução.

A montagem do RED/fim de curso/ou seja o que for antes do transformador, é diferente de montar depois?
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
A montagem do RED/fim de curso/ou seja o que for antes do transformador, é diferente de montar depois?

A diferença se montares antes com o móvel fechado não tens consumo, se for depois com o móvel fechado existe consumo é pequeno mas......

Em relação aos interruptores, por exemplo se utilizares 2 peças daquelas que viste em vez de uma é capaz de resolver o problema e esse interruptor serve, se em vez de 0.25A fosse maior era melhor ficava com mais margem de trabalho e portanto menos chances de avariar.
 

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
A montagem do RED/fim de curso/ou seja o que for antes do transformador, é diferente de montar depois?

A diferença se montares antes com o móvel fechado não tens consumo, se for depois com o móvel fechado existe consumo é pequeno mas......

Em relação aos interruptores, por exemplo se utilizares 2 peças daquelas que viste em vez de uma é capaz de resolver o problema e esse interruptor serve, se em vez de 0.25A fosse maior era melhor ficava com mais margem de trabalho e portanto menos chances de avariar.

Eu estava a falar era em relação à montagem mesmo em termos práticos.
Penso que o melhor será então, interruptores magnéticos, cada um na sua porta, os leds do fundo acendem com qualquer um, as portas cada uma acende com o seu!
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Eu estava a falar era em relação à montagem mesmo em termos práticos.
Penso que o melhor será então, interruptores magnéticos, cada um na sua porta, os leds do fundo acendem com qualquer um, as portas cada uma acende com o seu!

Calma que isso assim não tem nada a ver com o esquema que está exposto aqui.
 

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Pois não! :D
Estou a tratar de um esquema novo!

A questão é que se o interruptor ficar antes do trasformador é só um e acende tudo, se ficar depois podem ser dois e acendem por partes.

Edição, que tal um interruptor antes para desligar nas férias e fins de semana?
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Pois não! :D
Estou a tratar de um esquema novo!

A questão é que se o interruptor ficar antes do trasformador é só um e acende tudo, se ficar depois podem ser dois e acendem por partes.

Edição, que tal um interruptor antes para desligar nas férias e fins de semana?

O problema não é só isso, primeiro não vai ser aconselhável usar dois conjuntos daqueles que viste, pois misturar 2 transformadores não me parece bem.
Depois os ledes de fundo são comuns aos dois circuitos e para acender só a porta que abre não é só colar fitas de leds e montar interruptores tem de ter mais alguma coisa se não abras a porta que abrires acende tudo, penso eu de que assim de repente. hehehehe
 

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Depois de todas as vossas ajudas o que eu percebi que fosse mais viável é isto:

Untitled-3.jpg


Os leds não se limitam a receber a corrente? É como se a devolvessem?
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Pois, pois, não funciona, assim liga tudo.
1º o transformador não é ac/ac mas tem de ser uma alimentação própria para fita de leds ac/dc qualquer coisa parecida com isto:


Peso: 125g
Tamanho: 8.5 x 5.8 x 3,2 centímetros
Tensão de entrada: 220V ± 20%
Tensão de saída: 12V DC
Corrente de Saída: 0 ~ 2.0A
Material da caixa: Alumínio
Proteção: Contra: curto-circuito, sobrecarga, sobretensão
Segurança Conformidade: CCC / FCC / CE
Temperatura de trabalho: 0 ~ 40 ℃
Temperatura de armazenamento: -20 ~ 60 ℃
Condensação: 0 ~ 95% Non-condensação
Para uso Interior
Potência das fitas de leds

Fita de Leds 30leds mt (SMD 5050), 7,2 W / m)
Fita de Leds 60leds mt (SMD 5050)-14.4W / m)
Fita de Leds 60leds mt (SMD 3528), 7,2 W / m)
Fita de Leds 120leds mt (SMD 3528)-9.6W / m)

Custo +- 14€

Se reparares bem no esquema quando abrires uma porta liga tudo.
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Deixo um esquema feito por mim espero que te ajude

esquema de ligação.png


Boas

Algo te escapou, o circuito supostamente é para ter um transformador dois interruptores e por fim conforme a porta que abre liga essa porta e os leds de fundo ao mesmo tempo, se abrirem as duas portas fica tudo ligado.
A montagem não é minha mas parece-me que é o que pretende.

Cumps.
 
Última edição:

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Depois de ver e ler com atenção e pela experiencia que tenho, a minha opinião é a seguinte: Nenhum transformador deve estar permanentemente sob tensão. Daí o importante que o RED seja colocado antes dele. Outro assunto a ter em conta é que estes contactos magneticos estabelecem o circuito quando o iman se aproxima do mesmo. A estes dá-se o nome de RED/NA. Tambem já usei o tipo RED/NC mas hoje é muito raro encontrar-se.
Pode obter-se utilizando uma técnica bastante conhecida, que consta em abrir a parte que contem a ampola e depois arranjar-se um pequeno pedaço de iman (pode ser de um altifalante já fora dce uso) e colocar junto à ampola e voltar a fechar. Nessa situaçaõ o contacto fica estabelecido e quando passa pelo iman que faz parte do conjunto, como é mais potente sobrepôe-se ao pequeno pedaço que lá foi colocado e faz abrir o circuito.

Se o armario for grande e quiseres fazer uma coisa a serio, podes utilizar os LEDs directamente à corrente 220.V. Para isso, arranjas 63 LEDs iguais e liga-los em serie. 220.V / 3,5 V = 62,857 (63).

Penso ter ajudado.
 
Última edição:

sarateixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Eu não preciso necessariamente que as portas acendam separadas.
O RED parece me a melhor opção para o efeito e acho que monta-lo antes do transformador é o melhor por causa da carga.

Fiz um esquema mais simples, só com um RED na porta de fora (a que bate por cima da outra...) e com tudo a acender ao mesmo tempo.

Untitled-1.jpg


Vejam lá se assim não explode nada :D
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Boas

Assim funciona, mas não esquecer que no red só liga um dos fios e que a posição de repouso sem iman é fechada.
Mas se preferires como tinhas pensado as portas separadas também existe solução.
Na minha opinião eu usava o interruptor que está aqui exposto, é mais barato e mais fácil de encontrar, e resolve bem o problema.

Cumps.
 
Última edição:

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Se o armario for grande e quiseres fazer uma coisa a serio, podes utilizar os LEDs directamente à corrente 220.V. Para isso, arranjas 63 LEDs iguais e liga-los em serie. 220.V / 3,5 V = 62,857 (63).

Penso ter ajudado.[/QUOTE]

Se me puderes explicar como é que ligas uma coisa de DC em AC com essa facilidade!
Porque posso estar enganado mas na minha opinião não funciona.
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Se o armario for grande e quiseres fazer uma coisa a serio, podes utilizar os LEDs directamente à corrente 220.V. Para isso, arranjas 63 LEDs iguais e liga-los em serie. 220.V / 3,5 V = 62,857 (63).

Penso ter ajudado.

Se me puderes explicar como é que ligas uma coisa de DC em AC com essa facilidade!
Porque posso estar enganado mas na minha opinião não funciona.[/QUOTE]

Meu caro amigo, os LEDs são Diodos luminoscentes. (Light Emitting Diode) que significa diodo emissor. Qualquer tensão por eles atravessada passa a tensão continua tal qual como se de um diodo rectificadpor se tratasse. Qualquer Lampada ou diodo funciona em qualquer tipo de corrente DC ou AC. Se podes estar enganado, é razão que não tens a certeza. Então deicha para quem sabe e já fez.

Se os Leds forem colocados em serie +.....- +......- +......- etç. tens o resultado que se pretende (63) LEDs para 220V "DC" ou "AC" O que eu disse não foi por calculo ou intuição, foi porque já fiz muito disso. OK?

Fica bem.
 
Última edição:
Topo