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Vectra B vai abaixo quando frio

MiguelPS3

GF Bronze
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Mai 9, 2010
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Boas.

Tenho uma carrinha Vectra B 1999 DTI 1.9 cilindrada a gasóleo, claro. Um belo carro, um pouco duro, mas um carro com um lindo desenho.

Quando a adquiri, passado pouco tempo surgiu-me um problema que só andado por aqui consegui resolver, tinha a valvula EGR avariada e isso fazia com que a carrinha ficasse engasgada quando acelarava e fazia montes de fumo branco quando arranvaca no trânsito do pára-arranca normal das nossas cidades.

Mas depois desse problema resolvido, surgiu um também muito aborrecido e que por vezes (muitas vezes) me deixa apeado. De manhâ, quando a ponho em funcionamento, se arrancar de seguida, passado um minuto ou até menos vai-se abaixo e não pega de maneira nenhuma. Tenho que aguardar uns 5 a 10 minutos e então voltar a tentar. Para que ela não se vá abaixo de manhã, a solução por mim encontrada é estar cerca de 3 a 4 minutos com ela em aceleração a umas 2000 rpm e dando umas acelerações mais fortes. De vez em quando ainda que dá um soluço para se ir abaixo, mas a maior parte das vezes aguenta-se. De tarde passa-se o mesmo, mesmo que esteja um dia quente, mas com a agravante que se estiver calor, quando a ponho em funcionamento ela vai-se mesmo abaixo a maior parte das vezes, mesmo que esteja a fazer o tal "aquecimento". Já me aconteceu 2 ou 3 vezes ir também com ela na auto-estrada e ela ainda estar com o ponteiro na zona azul (um pouco fria ainda) e ir-se abaixo também, e só pegando se aguardar os tais 5 a 10 minutos. Em quente, na temperatura normal dela nunca me aconteceu nada até agora, comportando-se normalmente.

Como se costuma dizer, já corri seca e meca aqui na net à procura de alguém com um problema idêntico, mas ainda não encontrei ninguém. Já ouvi algo parecido em que referenciavam a valvula da temperatura do motor ou água, mas será que mesmo que assim fosse, se a válvula estivesse avariada, acontecia tal situação, uma situação em que o motor parasse de repente?!? E se a valvula estivesse avariada não seria também errada a leitura no painel de instrumentos?!?

Gosto muito desta viatura, embora um carrito velhote já, continuo a achá-la bonita e se não fosse este problema era uma maravilha. Que raio de situação que dá cabo da cabeça...

Obrigado pela colaboração e de mim, no que puder ajudar, agora que encontrei este forum, cá estou.
 

potuguesmax

GF Bronze
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Fev 18, 2009
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Boas.

Tenho uma carrinha Vectra B 1999 DTI 1.9 cilindrada a gasóleo, claro. Um belo carro, um pouco duro, mas um carro com um lindo desenho.

Quando a adquiri, passado pouco tempo surgiu-me um problema que só andado por aqui consegui resolver, tinha a valvula EGR avariada e isso fazia com que a carrinha ficasse engasgada quando acelarava e fazia montes de fumo branco quando arranvaca no trânsito do pára-arranca normal das nossas cidades.

Mas depois desse problema resolvido, surgiu um também muito aborrecido e que por vezes (muitas vezes) me deixa apeado. De manhâ, quando a ponho em funcionamento, se arrancar de seguida, passado um minuto ou até menos vai-se abaixo e não pega de maneira nenhuma. Tenho que aguardar uns 5 a 10 minutos e então voltar a tentar. Para que ela não se vá abaixo de manhã, a solução por mim encontrada é estar cerca de 3 a 4 minutos com ela em aceleração a umas 2000 rpm e dando umas acelerações mais fortes. De vez em quando ainda que dá um soluço para se ir abaixo, mas a maior parte das vezes aguenta-se. De tarde passa-se o mesmo, mesmo que esteja um dia quente, mas com a agravante que se estiver calor, quando a ponho em funcionamento ela vai-se mesmo abaixo a maior parte das vezes, mesmo que esteja a fazer o tal "aquecimento". Já me aconteceu 2 ou 3 vezes ir também com ela na auto-estrada e ela ainda estar com o ponteiro na zona azul (um pouco fria ainda) e ir-se abaixo também, e só pegando se aguardar os tais 5 a 10 minutos. Em quente, na temperatura normal dela nunca me aconteceu nada até agora, comportando-se normalmente.

Como se costuma dizer, já corri seca e meca aqui na net à procura de alguém com um problema idêntico, mas ainda não encontrei ninguém. Já ouvi algo parecido em que referenciavam a valvula da temperatura do motor ou água, mas será que mesmo que assim fosse, se a válvula estivesse avariada, acontecia tal situação, uma situação em que o motor parasse de repente?!? E se a valvula estivesse avariada não seria também errada a leitura no painel de instrumentos?!?

Gosto muito desta viatura, embora um carrito velhote já, continuo a achá-la bonita e se não fosse este problema era uma maravilha. Que raio de situação que dá cabo da cabeça...

Obrigado pela colaboração e de mim, no que puder ajudar, agora que encontrei este forum, cá estou.

Boas, um amigo meu tem um Corsa B TD e teve sintomas desses, que era o motor de arrancar a dar a últimas, mandou bobinar e está a rolar.
 

ruimoreira24

GF Ouro
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Set 22, 2006
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Boas amigo isso nao tem nada haver como o motor de arranque eeee, amigo miguel ja fizeste um diagnostico ao carro
 

MiguelPS3

GF Bronze
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Mai 9, 2010
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Boas!
Sim, já fiz um diagnóstico ao carro, isto se estás a falar de meter o carro ao computador. Já o fiz, meti-o numa oficina e na altura dava um erro de um sensor qualquer na cambota que foi substituido. Na altura paguei perto de 100€ pela brincadeira e 2 dias depois voltou a fazer o mesmo... Dá idéia de ser uma coisa que surge de vez em quando....
 

F.B.I.

GF Ouro
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Out 1, 2006
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Boas!
Sim, já fiz um diagnóstico ao carro, isto se estás a falar de meter o carro ao computador. Já o fiz, meti-o numa oficina e na altura dava um erro de um sensor qualquer na cambota que foi substituido. Na altura paguei perto de 100€ pela brincadeira e 2 dias depois voltou a fazer o mesmo... Dá idéia de ser uma coisa que surge de vez em quando....

Amigo Miguel volta la a mesma oficina e reclama pois a avaria não foi
resolvido e pagaste para ficar resolvido e não avariado de novo.
eles que façam um novo teste com a maquina.
 

Falcon_RS

GF Bronze
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Out 4, 2008
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Boas, por acaso a carrinha tem muitos quilómetros?é que elas costumam dar problemas de bomba injectora por volta dos 200.000km e no inicio fazem isso, depois deixam mesmo de pegar...pode também estar a entrar ar no circuito de alimentação de combustível que depois o faça ir abaixo...!
 
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