Boas.
Tenho uma carrinha Vectra B 1999 DTI 1.9 cilindrada a gasóleo, claro. Um belo carro, um pouco duro, mas um carro com um lindo desenho.
Quando a adquiri, passado pouco tempo surgiu-me um problema que só andado por aqui consegui resolver, tinha a valvula EGR avariada e isso fazia com que a carrinha ficasse engasgada quando acelarava e fazia montes de fumo branco quando arranvaca no trânsito do pára-arranca normal das nossas cidades.
Mas depois desse problema resolvido, surgiu um também muito aborrecido e que por vezes (muitas vezes) me deixa apeado. De manhâ, quando a ponho em funcionamento, se arrancar de seguida, passado um minuto ou até menos vai-se abaixo e não pega de maneira nenhuma. Tenho que aguardar uns 5 a 10 minutos e então voltar a tentar. Para que ela não se vá abaixo de manhã, a solução por mim encontrada é estar cerca de 3 a 4 minutos com ela em aceleração a umas 2000 rpm e dando umas acelerações mais fortes. De vez em quando ainda que dá um soluço para se ir abaixo, mas a maior parte das vezes aguenta-se. De tarde passa-se o mesmo, mesmo que esteja um dia quente, mas com a agravante que se estiver calor, quando a ponho em funcionamento ela vai-se mesmo abaixo a maior parte das vezes, mesmo que esteja a fazer o tal "aquecimento". Já me aconteceu 2 ou 3 vezes ir também com ela na auto-estrada e ela ainda estar com o ponteiro na zona azul (um pouco fria ainda) e ir-se abaixo também, e só pegando se aguardar os tais 5 a 10 minutos. Em quente, na temperatura normal dela nunca me aconteceu nada até agora, comportando-se normalmente.
Como se costuma dizer, já corri seca e meca aqui na net à procura de alguém com um problema idêntico, mas ainda não encontrei ninguém. Já ouvi algo parecido em que referenciavam a valvula da temperatura do motor ou água, mas será que mesmo que assim fosse, se a válvula estivesse avariada, acontecia tal situação, uma situação em que o motor parasse de repente?!? E se a valvula estivesse avariada não seria também errada a leitura no painel de instrumentos?!?
Gosto muito desta viatura, embora um carrito velhote já, continuo a achá-la bonita e se não fosse este problema era uma maravilha. Que raio de situação que dá cabo da cabeça...
Obrigado pela colaboração e de mim, no que puder ajudar, agora que encontrei este forum, cá estou.
Tenho uma carrinha Vectra B 1999 DTI 1.9 cilindrada a gasóleo, claro. Um belo carro, um pouco duro, mas um carro com um lindo desenho.
Quando a adquiri, passado pouco tempo surgiu-me um problema que só andado por aqui consegui resolver, tinha a valvula EGR avariada e isso fazia com que a carrinha ficasse engasgada quando acelarava e fazia montes de fumo branco quando arranvaca no trânsito do pára-arranca normal das nossas cidades.
Mas depois desse problema resolvido, surgiu um também muito aborrecido e que por vezes (muitas vezes) me deixa apeado. De manhâ, quando a ponho em funcionamento, se arrancar de seguida, passado um minuto ou até menos vai-se abaixo e não pega de maneira nenhuma. Tenho que aguardar uns 5 a 10 minutos e então voltar a tentar. Para que ela não se vá abaixo de manhã, a solução por mim encontrada é estar cerca de 3 a 4 minutos com ela em aceleração a umas 2000 rpm e dando umas acelerações mais fortes. De vez em quando ainda que dá um soluço para se ir abaixo, mas a maior parte das vezes aguenta-se. De tarde passa-se o mesmo, mesmo que esteja um dia quente, mas com a agravante que se estiver calor, quando a ponho em funcionamento ela vai-se mesmo abaixo a maior parte das vezes, mesmo que esteja a fazer o tal "aquecimento". Já me aconteceu 2 ou 3 vezes ir também com ela na auto-estrada e ela ainda estar com o ponteiro na zona azul (um pouco fria ainda) e ir-se abaixo também, e só pegando se aguardar os tais 5 a 10 minutos. Em quente, na temperatura normal dela nunca me aconteceu nada até agora, comportando-se normalmente.
Como se costuma dizer, já corri seca e meca aqui na net à procura de alguém com um problema idêntico, mas ainda não encontrei ninguém. Já ouvi algo parecido em que referenciavam a valvula da temperatura do motor ou água, mas será que mesmo que assim fosse, se a válvula estivesse avariada, acontecia tal situação, uma situação em que o motor parasse de repente?!? E se a valvula estivesse avariada não seria também errada a leitura no painel de instrumentos?!?
Gosto muito desta viatura, embora um carrito velhote já, continuo a achá-la bonita e se não fosse este problema era uma maravilha. Que raio de situação que dá cabo da cabeça...
Obrigado pela colaboração e de mim, no que puder ajudar, agora que encontrei este forum, cá estou.