Portal Chamar Táxi

Fiesta endura (mistura rica)

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Pessoal, esse é meu primeiro post nesse fórum e gostaria de tirar uma dúvida que tenho aqui sobre a injeção do meu carro....

Quando fiz a leitura dos códigos, ele apresentou os seuintes códigos:
gorb.jpg


Até ai tudo bem, há um tempo atrás eu tirei a lambda e o maf para ver se dava algum código de erro e apresentou, resetei a injeção e ele ficou por um tempo sem apresentar códigos, mas ontem eu passei o scanner e voltou a apresentar esses códigos novamente:shy_4_02:

Fui mais à fundo e li diretamente o valor da lambda e pra minha surpresa, o banco2 está travado em 1,275V, mesmo com a lambda desligada, isso ainda ocorre
nettoll2.jpg


Uma outra coisa que percebi, é que a correção está altissima em LTFT:
nettool.jpg


Alguém pode dar uma dica do uqe está acontecendo, pois é muito estranho marcar um valor no banco2 com a lambda desligada, ja no banco1 mostra 0,045V.Uma outra coisa estranha relacionada com a lambda, é que o carro não possuir duas da mesma e como no print mostrado acima, ele indica um valor de 0V, ao invés de "NA"

Obrigado pela atenção
 

smvieira

GF Ouro
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
729
Gostos Recebidos
0
Pessoal, esse é meu primeiro post nesse fórum e gostaria de tirar uma dúvida que tenho aqui sobre a injeção do meu carro....

Quando fiz a leitura dos códigos, ele apresentou os seuintes códigos:
gorb.jpg


Até ai tudo bem, há um tempo atrás eu tirei a lambda e o maf para ver se dava algum código de erro e apresentou, resetei a injeção e ele ficou por um tempo sem apresentar códigos, mas ontem eu passei o scanner e voltou a apresentar esses códigos novamente:shy_4_02:

Fui mais à fundo e li diretamente o valor da lambda e pra minha surpresa, o banco2 está travado em 1,275V, mesmo com a lambda desligada, isso ainda ocorre
nettoll2.jpg


Uma outra coisa que percebi, é que a correção está altissima em LTFT:
nettool.jpg


Alguém pode dar uma dica do uqe está acontecendo, pois é muito estranho marcar um valor no banco2 com a lambda desligada, ja no banco1 mostra 0,045V.Uma outra coisa estranha relacionada com a lambda, é que o carro não possuir duas da mesma e como no print mostrado acima, ele indica um valor de 0V, ao invés de "NA"

Obrigado pela atenção

Olá Franzov:

Era mais fácil de te ajudar se colocasses todos os dados do carro,
(ano,cilindrada e o codigo do motor se possivel ).


cumps smvieira
 

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Opa, é um fiesta endura 1.0 gasolina 96, o código eu não sei dizer.

valew
 

BFunchas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 23, 2008
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
Viva,

No meu Ford Fiesta quando tive um código de erro de que a mistura estava rica, tinhao filtro de ar bastante sujo.

Como é que conseguiste pôr o Scantool net 1.13 a funcionar no Vista? No meu portatil ele bloqueia ao iniciar!

As duas sondas lambdas são iguais? Se forem podes tentar trocar de posição a ver o que o software diz. Pode ser um problema de cablagem ou a sonda em si.



Cumps,
Bruno
 

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Viva,

No meu Ford Fiesta quando tive um código de erro de que a mistura estava rica, tinhao filtro de ar bastante sujo.

Como é que conseguiste pôr o Scantool net 1.13 a funcionar no Vista? No meu portatil ele bloqueia ao iniciar!

As duas sondas lambdas são iguais? Se forem podes tentar trocar de posição a ver o que o software diz. Pode ser um problema de cablagem ou a sonda em si.



Cumps,
Bruno

Bruno, aqui o scantool foi normal, nao precisei fazer nenhuma alteação para funcionar, tenta por em modo de compatibilidade>win xp para ver se dá algum resultado, senão eu te envio o arquivo que tenho aqui desse programa:espi28:

Quanto à lambda, ele só possui uma, e mesmo desligada ela marca um valor no banco2.
 

smvieira

GF Ouro
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
729
Gostos Recebidos
0
Opa, é um fiesta endura 1.0 gasolina 96, o código eu não sei dizer.

valew


fiesta 1.0 de 96 ? com estes codigos de erro !!!!
2 sondas lambda !!!!!!???

Algo está mal, ou será o motor 1.25. Mas 2 sondas??!!

verifica qual o codigo do motor , está junto ao nº do motor.
 

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
fiesta 1.0 de 96 ? com estes codigos de erro !!!!
2 sondas lambda !!!!!!???

Algo está mal, ou será o motor 1.25. Mas 2 sondas??!!

verifica qual o codigo do motor , está junto ao nº do motor.

o motor é 1.0 mesmo, aqui no brasil não teve essa versão 1.25, só 1.3 e 1.4 (zetecS)

Eu vi lá agora e o modelo é C4A*
 

smvieira

GF Ouro
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
729
Gostos Recebidos
0
o motor é 1.0 mesmo, aqui no brasil não teve essa versão 1.25, só 1.3 e 1.4 (zetecS)

Eu vi lá agora e o modelo é C4A*

OK está tudo explicado ,esse motor não saiu na Europa.
quantos fios tem a sonda lambda?
 

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
OK está tudo explicado ,esse motor não saiu na Europa.
quantos fios tem a sonda lambda?

4

no multimetro tá variando, assim como no scanner no banco1, ja o banco 2 está estático em 1,275V
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Pk dizes que o carro tem mistura rica, podes explicar-me??? medis-te os gases de escape para afirmar isso??? So sabes se tem mistura rica medindo os gases de escape e verificar o valor lambda que deve estar entre 0.97 e 1.03.
 

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Pk dizes que o carro tem mistura rica, podes explicar-me??? medis-te os gases de escape para afirmar isso??? So sabes se tem mistura rica medindo os gases de escape e verificar o valor lambda que deve estar entre 0.97 e 1.03.

então, de acordo com o código apresentado pela injeção e pela taxa de tensão da lambda, a mistura está rica e muito dependendo do regime...

As lambdas dos carros brasileiros são diferentes das dos euopeus e americanos (alguns), o valor ideal é igual a 1V, acima disso e mistura pobre, abaixo, mistura rica. Em alguns pontos, eu peguei a mstura em 100~450mv, sei que em marcha lenta é dificil ficar próximo do ideal, mas esse valor baixo fica em grande parte do regime de marcha lenta, só acelerando pra chegar em 750mv

Todos valores estão descritos nas fotos postadas no primeiro post, caso tiverem alguma duvida.

Uma coisa que eu esqueci de mencionar é que ele está com pré-ignição, muito forte se não usar gasolina de alta octanagem, e fora que ele tem um problema meio que intermitente, algumas vezes o motor perde a força do nada, o motor não fica áspero nem vibra, parece que tirou o pé do acelerador, e mesmo com o pé baixo e carro não anda, mas isso ocorre com uma baixa frequencia, ele pode apresentar o problema por um mês, como também pode ficar até um ano sem apresentar o mesmo, ja verifiquei tudo que era possível (por cima), até verifiquei o chicote se estava com fuga de corrente, e não achei problemas.
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Se o carro e brasileiro tens que tentar arranjar uma solução por ai.
 

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Se o carro e brasileiro tens que tentar arranjar uma solução por ai.

infelizmente os fóruns sobre carros brasileiros são muito fracos na questão tecnica, por isso venho neste, pois há pessoas com maior sabedoria.


mas a questão da lambda, como o carro pode identificar duas se ele só tem uma?

Obrigado pela atençao:espi28:
 

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Pk dizes que o carro tem mistura rica, podes explicar-me??? medis-te os gases de escape para afirmar isso??? So sabes se tem mistura rica medindo os gases de escape e verificar o valor lambda que deve estar entre 0.97 e 1.03.

Pmdias, vc está certo mesmo quanto a voltagem da lambda, acabei me confundindo, abaixo de 500mv é pobre e acima é rica mesmo, desculpe.

Uma coisa que me deixou perdido foi esse problema de identificar 2 lambdas, sendo que ele só tem uma, o que poderia fazer o carro "pensar" que possui duas lambdas?
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Amigo, é dificil responder á tua duvida, os carros europeus que tem 2 sondas é uma antes do catalizador, que é a sonda de regulação da mistura, e tem a sonda depois do catalizador que é de diagnostico, apenas mede a eficiencia do catalizador. Se o teu carro apenas tem uma sonda (antes do catalizador) ela tem que fazer uma variação de 0.1 a 0.9V. Agora no Brazil não faço ideia se o processo é o mesmo.
 

smvieira

GF Ouro
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
729
Gostos Recebidos
0
Olá amigo Franzov:
vamos ver se nos entendemos.

1º Se reparares tens 2 erros completamente contraditorios
P-0172 Mistura rica
P-1131 Mistura pobre
porque é que no post escolhes-te mistura rica e não mistura pobre ?

2º o carro so tem uma sonda lambda,por isso só tens que te preocupar com "banco 1 sensor 1.
Esse programa detecta a centalina automaticamente e os DTC por endereços padrão , não é 100 % fiavel.

Segundo informações que tenho do SERVIÇO BOSCH esta afirmação está completamente errada:

"As lambdas dos carros brasileiros são diferentes das dos euopeus e americanos (alguns), o valor ideal é igual a 1V,"

Não confundas " valores lambda (0.97 a1.03 ) com
valores de voltagem lambda (0.1 a o.9 volt ).

desliga a ficha da sonda e com o carro ao relenti mede a voltagem nos terminais 1 e 2 (se não estou enganado)
do fio que vem da sonda , o valor tem que variar entre 0,1 e 0,7 volts

---------------------------------------------------
Verifica tubos e valvula do sistema de regeneração dos vapores de combustivel

verifica o fuzivel 34

se tiver tudo OK verifia o medidor de massa de ar:




smvieira
 
Última edição:

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Olá amigo Franzov:
vamos ver se nos entendemos.

1º Se reparares tens 2 erros completamente contraditorios
P-0172 Mistura rica
P-1131 Mistura pobre
porque é que no post escolhes-te mistura rica e não mistura pobre ?

2º o carro so tem uma sonda lambda,por isso só tens que te preocupar com "banco 1 sensor 1.
Esse programa detecta a centalina automaticamente e os DTC por endereços padrão , não é 100 % fiavel.

Segundo informações que tenho do SERVIÇO BOSCH esta afirmação está completamente errada:

"As lambdas dos carros brasileiros são diferentes das dos euopeus e americanos (alguns), o valor ideal é igual a 1V,"

Não confundas " valores lambda (0.97 a1.03 ) com
valores de voltagem lambda (0.1 a o.9 volt ).

desliga a ficha da sonda e com o carro ao relenti mede a voltagem nos terminais 1 e 2 (se não estou enganado)
do fio que vem da sonda , o valor tem que variar entre 0,1 e 0,7 volts

---------------------------------------------------
Verifica tubos e valvula do sistema de regeneração dos vapores de combustivel

verifica o fuzivel 34

se tiver tudo OK verifia o medidor de massa de ar:




smvieira

Smvieira, a princípio pensei em mistura rica pelo fato do carro gastar muito combustível e porque confundi o valor da lambda, mas analisando bem, ele tem sintomas de mistura pobre mesmo, vou verificar se ele tem alguns vazamentos nas tubulações e nas válvulas, se achar algum, eu posto aqui.

O fato do banco 2 estar com um valor fixo não irá influenciar no ajuste da injeção?

Hoje eu troquei o maf, deu uma boa melhora segundo o scantool no LTFT, antes marcava travado em -18%, agora ele marca no máximo -9,4 e fica entre -7,5~-8,5%, também vi que ele mede um fluxo menor que o outro antigo, mas o erro de mistura pobre está aparecendo mais rápido, antes demorava para aparecer, agora ele aparece em uma volta curta (tenho que confirmar isso ainda, amanhã vejo se dou mais uma volta com ele e confirmo)

Quanto a variação da lambda, ela está marcando grande parte do tempo abaixo de 0.5V, algumas vezes 0.030~0.010V, é por isso que ele mostra como mistura pobre (P1131)?

Essa mistura muito pobre também pode ser a causa das detonações também?

Há, uma coisa que também gostaria de perguntar, meu modo de escrever está dificil de entender? Não sei se os termos e o modo de linguagem é muito diferente dos de portugal, por isso estou perguntando.

Aqui no brasil, dependendo do estado, o modo de linguagem muda muito, principalmente os residentes do sul, dependendo do assunto não se entende metade :Espi06:

Pmdias, o procedimento é o mesmo sim, eu estava enganado

Obrigado à todos:espi28:
 

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Pessoal, verifiquei quanto a vazamentos e não achei nada, verifiquei também a valvula cânister e ela não está aberta direto, acho que o problema é a lambda mesmo.

Ontem eu peguei estrada com o notebook e com o digimoto monitorando via gráficos, verifiquei que a lambda trava em 0.8V por um periodo longo e não tem variação de valor, coisa de 5~8s parece, então pode ser isso o problema, não?

O código (1131) voltou a aparecer antes de eu pegar a estrada, apaguei novamente e nao apareceu até essa volta que foi de uns 30km-+

Isso pode ser problema na lambda, ou em aterramentos do módulo (polo negativo)?

Obrigado pela atenção.
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Alguma noticia amigo??
 

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Opa, desculpem a demora pessoal, tive uns problemas e acabei esquecendo de relatar aqui...

Então, troquei a lambda do meu carro ja há um tempo e parece que o consumo melhorou um pouco, não sei ao certo se resolveu o problema da lambda "travada" porque não consegui passar o scanner no carro ainda para verificar se parou os códigos.

Uma coisa que me deixa MUITO preocupado ainda é que ele detona MUITO ainda com gasolina normal, só com gasolina de alta octanagem que ele para de dar pré-ignições:shy_4_02:


Eu tirei a vela um temo atrás e olhei com uma lanterna o cilindro, e não parece estar carbonizado, o que raios poderia causar essa detonação que ele está apresentando? A injeção aparentemente está funcionando tudo certo.

Obrigado a todos.
 

ronaldoudi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 29, 2012
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Também tenho um fiesta Endura 1.0 do Brasil

Opa, desculpem a demora pessoal, tive uns problemas e acabei esquecendo de relatar aqui...

Então, troquei a lambda do meu carro ja há um tempo e parece que o consumo melhorou um pouco, não sei ao certo se resolveu o problema da lambda "travada" porque não consegui passar o scanner no carro ainda para verificar se parou os códigos.

Uma coisa que me deixa MUITO preocupado ainda é que ele detona MUITO ainda com gasolina normal, só com gasolina de alta octanagem que ele para de dar pré-ignições:shy_4_02:


Eu tirei a vela um temo atrás e olhei com uma lanterna o cilindro, e não parece estar carbonizado, o que raios poderia causar essa detonação que ele está apresentando? A injeção aparentemente está funcionando tudo certo.

Obrigado a todos.

Também tenho um fiesta desses. Moro no Brasil e passei pelos mesmos problemas que vc.
Se puder responder posso te dar umas dicas.
 

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Também tenho um fiesta desses. Moro no Brasil e passei pelos mesmos problemas que vc.
Se puder responder posso te dar umas dicas.

Opa, se puder ajudar eu agradeço, ja faz um bom tempo e até agora não resolvi isso, estou pensando que seja o tps, pois as vezes ele acelera um pouco sozinho, e oscila no scanner
 

ronaldoudi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 29, 2012
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Também tenho um fiesta Endura 1.0 do Brasil

Opa, se puder ajudar eu agradeço, ja faz um bom tempo e até agora não resolvi isso, estou pensando que seja o tps, pois as vezes ele acelera um pouco sozinho, e oscila no scanner

Sobre a batida de pino: o meu carro foi retificado e a compressão aumentou muito (tive que mexer no cabeçote duas vezes) então resolvi misturar alcool até chegar numa mistura que ficasse boa (no meu caso está em torno de 15%). O interessante é que o consumo melhorou muito. Tente verificar também o fusível de octanagem.

Sobre o carro ir morrendo quando vc está andando ou apaga quando para: Desliguei a sonda lambda "sem marca" (4 fios padrão) e acabou o problema, mas até agora não consegui comprar uma original de verdade.

Variação na marcha lenta:
1-Estava com entrada de ar, troquei todo as mangueiras do vácuo do coletor e passei silicone no MAF. Para garantir limpei o atuador da marcha lenta com querosene.
2-Teve uma ocasião que a tampa da tampa do cabeçote (para colocar o óleo do motor) estava cheia de borra, então limpei os furinhos e deixei de molho no querosene. Melhorou na hora. Entendi que o entupimento estava bloqueando o vácuo do motor.
3-Da outra vez que o carro estava morrendo era a Bomba de Gasolina.
4-Também pode ser o sensor de capotamento que fica perto da central (no lado esquerdo do carro perto da porta), tem um botão vermelho que se afrouxar desliga-se a bomba de gasolina.

Lembre-se que o scanner só pega informações e erros de sensores, mas os atuadores vc tem que testar na mão!

Eu tenho o esquema completo com os parâmetros da injeção EEC-V... vc quer?
 

Franzov

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2011
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Ronaldo, obrigado pela rápida resposta.

Então, quanto as batidas, uma coisa que acho estranho é que meu carro nunca foi mexido no motor, começou a detonar e ficou assim e não parou mais, ja faz quase 4 anos que rodo com mistura de podium, porque se põe só dela, o carro gasta mais que vectra:Espi06:

Não deveria detonar, acho muito estranho, além de me desanimar muito....

Quanto ao carro perder força e parar de acelerar, tentei mexer na lambda também, e nada, ja foi trocado bomba de gasolina, o maf e a lambda e ainda sinto o carro fraco, principalmente em alta, ele dá umas amarradas que quase dão um tranco bem suave, é como se fosse um "buraco" no torque do motor.

As mangueiras ja foram verificadas também, estão toda inteiras e com uma boa pressão, sem obstruções, também ja verifiquei o interruptor inercial e nada, tá tudo certo aparentemente....

o carro era perfeito antes de bater, depois que passou pela goias car em são caetano, o carro ficou uma bosts, os caras de lá são tão miseráveis que passaram fita isolante no chicote do maf e sensor de temperatura com ele todo moido e em curto, MALDITO DESMANCHE.

Ja olhei de tudo, não tenho mais ideias do que fazer, se puder passar os dados que tem dessa injeção, eu agradeço muito.
 

ronaldoudi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 29, 2012
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Fiesta Apagando

Ronaldo, obrigado pela rápida resposta.

Então, quanto as batidas, uma coisa que acho estranho é que meu carro nunca foi mexido no motor, começou a detonar e ficou assim e não parou mais, ja faz quase 4 anos que rodo com mistura de podium, porque se põe só dela, o carro gasta mais que vectra:Espi06:

Não deveria detonar, acho muito estranho, além de me desanimar muito....

Quanto ao carro perder força e parar de acelerar, tentei mexer na lambda também, e nada, ja foi trocado bomba de gasolina, o maf e a lambda e ainda sinto o carro fraco, principalmente em alta, ele dá umas amarradas que quase dão um tranco bem suave, é como se fosse um "buraco" no torque do motor.

As mangueiras ja foram verificadas também, estão toda inteiras e com uma boa pressão, sem obstruções, também ja verifiquei o interruptor inercial e nada, tá tudo certo aparentemente....

o carro era perfeito antes de bater, depois que passou pela goias car em são caetano, o carro ficou uma bosts, os caras de lá são tão miseráveis que passaram fita isolante no chicote do maf e sensor de temperatura com ele todo moido e em curto, MALDITO DESMANCHE.

Ja olhei de tudo, não tenho mais ideias do que fazer, se puder passar os dados que tem dessa injeção, eu agradeço muito.

Veja este link: Capitulo61fiesta/ranger

Procure a seção "Como testar" e faça todos os testes com a ponta de prova e o multímetro. Eu fiz isso e encontrei vários problemas.
Eu fiz uma coisa que talvez vc não queira fazer: Retirei a central do lugar e fui testando sensor por sensor diretamente na entrada da central (desta forma descobri que tinha um fio ruim no "meio do caminho"). Eu também coloquei o multímetro num suporte perto do velocímetro e andava com o carro alguns dias ligado em algum sensor para verificar o seu funcionamento e foi assim que descobri que a Sonda Lambda estava doida: o ELM327 acusava erro p1130 ou p1131. Foi quando desliguei e os meus problemas de apagão acabaram.

Lembrei de outro problema: o circuito de vácuo (mangueiras) deve suportar o calor, tem vezes que o carro esquenta e as mangueiras deformam com o vácuo. Então, fui na concessionária e comprei o circuito todo original.

Vou insistir numa dica: desligue a sonda lambda e rode com o carro alguns dias... assim a central assume um valor padrão fixo quando não se está acelerando ou desacelerando.

Até mais!
 
Topo