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Agua de arrefecimento ferrugenta.

molec

GF Prata
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Vivam companheiros.
Tenho um Corsa B e recentemente comecei a notar que a água do vaso de arrefecimento está com aspecto ferrugento,inclusivamente o próprio vaso que é transparente não deixa ver em que nivel o liquido se encontra.
Alguem sabe do que possa ser?

Abraço.
 

joelke20

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Vivam companheiros.
Tenho um Corsa B e recentemente comecei a notar que a água do vaso de arrefecimento está com aspecto ferrugento,inclusivamente o próprio vaso que é transparente não deixa ver em que nivel o liquido se encontra.
Alguem sabe do que possa ser?

Abraço.

Não te preocupes que isso é normal, isto é se sempre durante os anos de vida do carro levou água é praticamente normal...agora podes sempre fazer limpeza ao circuito todo e depois no final em vez de só adicionares agua coloca anti-congelante
 

molec

GF Prata
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Não te preocupes que isso é normal, isto é se sempre durante os anos de vida do carro levou água é praticamente normal...agora podes sempre fazer limpeza ao circuito todo e depois no final em vez de só adicionares agua coloca anti-congelante

Viva companheiro.
De facto sempre utilizei água mas daquela que contem anti-congelante, ultimamente tenho comprado os gerrycans nos chineses e se calhar é por isso que comecei a notar a água cheia de ferrugem (O que é barato, normamente sai caro), mas já agora podias me dar a dica como fazer a limpeza do circuito para poder fazer aquilo que me aconselhas.

Um abraço.
 

joelke20

GF Prata
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Viva companheiro.
De facto sempre utilizei água mas daquela que contem anti-congelante, ultimamente tenho comprado os gerrycans nos chineses e se calhar é por isso que comecei a notar a água cheia de ferrugem (O que é barato, normamente sai caro), mas já agora podias me dar a dica como fazer a limpeza do circuito para poder fazer aquilo que me aconselhas.

Um abraço.

É como tu dizes e é verdade o barato sai caro :Espi06: Portanto não adianta andar a inventar muito....Quanto à limpeza do circuito é simples....

Existem uns aditivos ou shampos lá como lhe chamam de limpeza de circuitos de refrigeração, compras um, retiras toda a água do circuito que pode ser libertado pelo tudo que fica abaixo do radiador, isto com o carro desligado e a frio...em seguida enches o deposito com o tal aditivo e água e colocas o carro a trabalhar, com a chauffage no máximo para quente até a ventoinha disparar, assim que disparar desligas o carro e esperas um pouco de tempo até a pressão da água baixar, e voltas a retirar o mesmo tubo para que toda a sujidade seja retirada....deves repetir este processo ate que o sistema esteja totalmente limpo....

Assim que estiver tudo finalizado isto é tudo bem limpo, adicionas um bom anticongelante, só mesmo anticongelante e nada de água, deixando ao nível e pronto trabalho feito.

P.S : eu falei no aditivo ou shampo, mas para isso é preciso ter um pouco de mais de cuidado, bastante atenção porque é um trabalho mais detalhado isto porque os tais aditivos costumam ser bastante abrasivos e corroem tudo, isto é relas, tubos, bomba de água e depois é pior emenda que o soneto...Eu pessoalmente uso bem um produto que todos nós temos em casa e faz bem o seu trabalho que é o Fairy da loiça :Espi06:
 

molec

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Viva companheiro, explicação 5 estrelas, vou meter mãos á obra e depois digo-te o resultado da "operação".


Um abraço
É como tu dizes e é verdade o barato sai caro :Espi06: Portanto não adianta andar a inventar muito....Quanto à limpeza do circuito é simples....

Existem uns aditivos ou shampos lá como lhe chamam de limpeza de circuitos de refrigeração, compras um, retiras toda a água do circuito que pode ser libertado pelo tudo que fica abaixo do radiador, isto com o carro desligado e a frio...em seguida enches o deposito com o tal aditivo e água e colocas o carro a trabalhar, com a chauffage no máximo para quente até a ventoinha disparar, assim que disparar desligas o carro e esperas um pouco de tempo até a pressão da água baixar, e voltas a retirar o mesmo tubo para que toda a sujidade seja retirada....deves repetir este processo ate que o sistema esteja totalmente limpo....

Assim que estiver tudo finalizado isto é tudo bem limpo, adicionas um bom anticongelante, só mesmo anticongelante e nada de água, deixando ao nível e pronto trabalho feito.

P.S : eu falei no aditivo ou shampo, mas para isso é preciso ter um pouco de mais de cuidado, bastante atenção porque é um trabalho mais detalhado isto porque os tais aditivos costumam ser bastante abrasivos e corroem tudo, isto é relas, tubos, bomba de água e depois é pior emenda que o soneto...Eu pessoalmente uso bem um produto que todos nós temos em casa e faz bem o seu trabalho que é o Fairy da loiça :Espi06:
 

joelke20

GF Prata
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Viva companheiro, explicação 5 estrelas, vou meter mãos á obra e depois digo-te o resultado da "operação".


Um abraço

Ok :espi28: Mas não te esqueças na parte que referi do P.S em relação aos tais adivitos, porque como disse a maioria deles sao bastante abrasivos e depois é pior emenda que o soneto
 

molec

GF Prata
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Viva Companheiro.
Meti mãos á obra e nem queria acreditar na quantidade de agua ferrugenta que saiu do radiador, Fiz o que me aconselhás-te juntei o Fairy e renovei várias vezes a água até sair limpa, depois enchi o circuito só com anti-congelante , estive a ver aqui na net no Dr. Carro, que a água quando começa a perder qualidade o motor pode começar a falhar, isto por causa de um sensor que o carro tem e caso a água já não esteja em condições dá origem a falhas no motor.
Agradeço a tua disponibilidade.

Um abraço.:espi28:
Ok :espi28: Mas não te esqueças na parte que referi do P.S em relação aos tais adivitos, porque como disse a maioria deles sao bastante abrasivos e depois é pior emenda que o soneto
 

fcarocha

GF Prata
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Estes dias verifica se não existe fugas de ''água'', a sair a ferrugem pode ter 'aberto' buracos.
 

joelke20

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Viva Companheiro.
Meti mãos á obra e nem queria acreditar na quantidade de agua ferrugenta que saiu do radiador, Fiz o que me aconselhás-te juntei o Fairy e renovei várias vezes a água até sair limpa, depois enchi o circuito só com anti-congelante , estive a ver aqui na net no Dr. Carro, que a água quando começa a perder qualidade o motor pode começar a falhar, isto por causa de um sensor que o carro tem e caso a água já não esteja em condições dá origem a falhas no motor.
Agradeço a tua disponibilidade.

Um abraço.:espi28:

Olha estive a ler o que disseste mas para mim isso são "conices", até poderá ser verdade mas não vou la muito nessa cantiga...e o sensor a que te referes é ao sensor da temperatura, hoje em dia quase todos os carros andam sempre com anti-congelante nem que esteja um pouco misturado com água, praticamente já não é como antigamente que as pessoas só usavam basicamente água...

Mas tas a ver como o Fairy não serve só para lavar pratos :Espi06:
 

fujifilm

GF Bronze
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nunca se deve usar agua da torneira,os anticongelantes dos hipers tambem nao asseguram grande protecao,mas sempre sao melhores que agua da torneira,um bom anticongelante nao sera propriamente barato,pelo que se nao quizeres gastar muito aconselho que uses agua destilada..outra coisa que podes fazer e retirara o vaso de expancao para lavar ,e relativamente facil e ficas com outra apresentacao no carro,mas infelizmnte sera por pouco tempo,pois so mudar o liquido nao chega para acabar com a ferrugem,
 

bluethunder82

GF Bronze
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Boas.

Nunca se deve usar só agua principalmente da torneira.

Deve-se utilizar agua destilada no circuito para se evitar corrosões e sempre que for necessario acrescentar liquido o que deves por é o liquido de refrigeração, em ultimo caso caso seja so para desenrascar podes por agua destilada.

Atenção se a mistura já estiver muito diluida pois o termostato pode ficar danificado se morares em zonas muito frias principalmente.

Para carros da Opel recomendo o liquido mesmo da opel tens embalagens pequenas para diluires 50/50 ou tens garafões de 5litros que a diluição já está feita.

Um garrafão fica-te por 17euros caso não tenhas desconto.

Para os carr
 

joelke20

GF Prata
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Desenterro de tópicos :Espi06: O autor do tópico já ficou com tudo resolvido!
 
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