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Ajuda - Alma S-2200HD sem sinal

Azor

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Boas

Se reparar na foto 1 de 3, ao lado direito do dissipador de alumínio tem um componente, que deve ser o responsável pela avaria.

O dito componente tom amarelo laranja, que parece um comprimido. Verifique se o mesmo aquece, box ligada e cabo LNB.

Se conseguir ligar um multímetro a medir volt, nos pinos do mesmo não deveria ter tensão superior a 1 volt DC.

Se se verificar tensão com valore superiores então o mesmo deve estar danificado.

Em Portugal consegue arranjar essa PTC.

Cps

Muito obrigado amigo! Vou verificar isso logo.
 

Azor

GF Bronze
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Boas amigo mrsat, identifiquei o componente, o tal amarelado mesmo ao lado do dissipador, verifiquei a tensão do mesmo com o cabo do LNB ligado simulando o funcionamento normal, mas não existe tensão alguma. Será que a situação é mais complicada?
 

mrsat

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Boas amigo mrsat, identifiquei o componente, o tal amarelado mesmo ao lado do dissipador, verifiquei a tensão do mesmo com o cabo do LNB ligado simulando o funcionamento normal, mas não existe tensão alguma. Será que a situação é mais complicada?

Boas

Então na medição no dito componente, tinha o tuner encaixado na mainboard e o cabo para o LNB ligado na ficha F, e não obteve tensão nos pinos do mesmo, e o mesmo não aquece correcto?

Verificar se tem tensão no IC /regulador apertado no dissipador alumínio. Se possível a leitura de tensão dos três pinos e a massa.
.
Se conseguir ler a referencia do mesmo poderia ajudar.
 
Última edição:

Azor

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Boas

Então na medição no dito componente, tinha o tuner encaixado na mainboard e o cabo para o LNB ligado na ficha F, e não obteve tensão nos pinos do mesmo, e o mesmo não aquece correcto?

Verificar se tem tensão no IC /regulador apertado no dissipador alumínio. Se possível a leitura de tensão dos três pinos e a massa.

Se conseguir ler a referencia do mesmo poderia ajudar.

Bem, aparentemente quanto "está tudo bem"" medi 19.18V na saída do tuner e a tal peça amarelada tinha 0.05V sem oscilações nem aquecimento, mas de vez em quando a tensão oscila para menos até chegar a 0V e mantém-se. O IC que é o ARTSCHIP LM317T 1205C e olhando de frente para o mesmo, no 1º pino -1.23V, 2º pino 0V e 3º pino 3.46V que quando há aquelas oscilções de tensão, estas também se alteram no IC.
Obrigado desde já!
 

mrsat

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Bem, aparentemente quanto "está tudo bem"" medi 19.18V na saída do tuner e a tal peça amarelada tinha 0.05V sem oscilações nem aquecimento, mas de vez em quando a tensão oscila para menos até chegar a 0V e mantém-se. O IC que é o ARTSCHIP LM317T 1205C e olhando de frente para o mesmo, no 1º pino -1.23V, 2º pino 0V e 3º pino 3.46V que quando há aquelas oscilções de tensão, estas também se alteram no IC.
Obrigado desde já!

Boas

As tensões no LM317 não têm muita lógica.

O pino central é o de tensão de saída, e está a 0V? No pino 1 tensão referencia, não é lógico ter tensão negativa -1,23V. A tensão de entrada ser apenas pino 3, ser apenas 3,46V!!!

Na saída da fonte de alimentação que tensões obtém?

Quando ocorre o problema, as tensões na saída da fonte variam?

Cps
 

Azor

GF Bronze
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Boas

As tensões no LM317 não têm muita lógica.

O pino central é o de tensão de saída, e está a 0V? No pino 1 tensão referencia, não é lógico ter tensão negativa -1,23V. A tensão de entrada ser apenas pino 3, ser apenas 3,46V!!!

Na saída da fonte de alimentação que tensões obtém?

Quando ocorre o problema, as tensões na saída da fonte variam?

Cps

Bom dia! Vou verificar já as tensões da fonte!
 

Azor

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Bom dia! Vou verificar já as tensões da fonte!

Bem, hoje com os 19V na saida do tuner fui medir o IC, mas daí a 5 min cai novamente e o que me lembro das tensões seriam: pino 1 que eu me lembre era mais de 10V, pino 2 18V e pino 3 22V.

Neste momento com a saída do tuner a 0V, as tensões no IC são: 0V nos pinos 1 e 2 e 0.5V no pino 3.
As tensões à saída da fonte nestas condições são as que eu coloquei nas imagens abaixo:
IMG_3480.jpgIMG_34742.jpg
 

mrsat

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Bem, hoje com os 19V na saida do tuner fui medir o IC, mas daí a 5 min cai novamente e o que me lembro das tensões seriam: pino 1 que eu me lembre era mais de 10V, pino 2 18V e pino 3 22V.

Neste momento com a saída do tuner a 0V, as tensões no IC são: 0V nos pinos 1 e 2 e 0.5V no pino 3.
As tensões à saída da fonte nestas condições são as que eu coloquei nas imagens abaixo:
Ver anexo 131865Ver anexo 131866


Boas

Essas tensões de 22V In, 18 de saída, e 10V de referencia já têm lógica.

Se a fonte continua a dar 26V e depois não tem nenhuma (ou quase nenhuma) tensão a entrada desse IC, então pode ter anomalia na Mainboard.

Se possível enquanto tem sinal no tuner e tensão no IC medir todos os pontos na linha dos 22 Volt. Pode haver um componente ou soldadura que interrompe o circuito.

Cps
 

Azor

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Estive a medir agora mesmo e as tensões na fonte estão (quase) iguais, tenho 23V agora, tenho os 19V à saída do tuner, no IC tenho 22,9V In, 19.5 saída e 18.2 de referencia. Eu acho dificil seguir a linha dos 22V pois estou a ver que a maior parte das pistas estão no interior da board. O que eu consegui medir foi a tensão nos condensadores electroíticos, mas eram tensões baixas.
Agora já está a funcionar bem há uns 20min sem falhas excepto se eu puser a ponta do multimetro (+) num dos pinos do componente assinalado (acho que te chama oscilador), mas volto dar um toquezinho e o sinal volta. Parece haver um mau contacto nesta área.IMG_3483.jpg

Só um aparte: como é que eu poderia substituir algum componente, por ex. um electrollítico se tem pistas passando por dentro da board?
 

mrsat

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Estive a medir agora mesmo e as tensões na fonte estão (quase) iguais, tenho 23V agora, tenho os 19V à saída do tuner, no IC tenho 22,9V In, 19.5 saída e 18.2 de referencia. Eu acho dificil seguir a linha dos 22V pois estou a ver que a maior parte das pistas estão no interior da board. O que eu consegui medir foi a tensão nos condensadores electroíticos, mas eram tensões baixas.
Agora já está a funcionar bem há uns 20min sem falhas excepto se eu puser a ponta do multimetro (+) num dos pinos do componente assinalado (acho que te chama oscilador), mas volto dar um toquezinho e o sinal volta. Parece haver um mau contacto nesta área.Ver anexo 131868

Só um aparte: como é que eu poderia substituir algum componente, por ex. um electrollítico se tem pistas passando por dentro da board?


Boas

Quando a mainboard é multi-pistas (sanduiche), é um pouco mais delicado. Ainda assim nos condensadores, deve ser apenas duas camadas.

Por vezes uso o método de aquecer os dois pinos do componente ao mesmo tempo, aplicando força de extracção. Ferro a 370 graus e a operação tem de ser breve.
A extracção só pode ocorrer quando toda a solda estiver liquida, para não danificar pistas.

Se houver algum intervalo nos pinos para o cobre do CI pode tentar método aspiração solda. Cada caso tem a sua técnica.

Pelo que percebi na fonte chegava a ter 26V e outras vezes 23V. no primeiro caso será quando não chega corrente ao LM317 (e a tensão sobe), e segundo caso quando está normal.
Deveria seguir essa pista, para verificar onde falha a derivação para o IC.

Eu tentava da seguinte forma, ponta de prova no in do IC 22V (ligada constantemente).

Depois em geral uso 3 métodos:

Pequenas vibrações em zonas isoladas do CI e componentes.

Torcer ligeiramente a board zonas especificas.

Jacto de ar frio em componentes. (penso que este ultimo será mais complexo, mas se tiver compressor Ar, pode resolver)

Este são alguns métodos para despistar avarias intermitentes.

Esse componente é um cristal, e sim pertence ao circuito oscilador do clock para o chip Ali.

Boa sorte
 

Azor

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Boas

Quando a mainboard é multi-pistas (sanduiche), é um pouco mais delicado. Ainda assim nos condensadores, deve ser apenas duas camadas.

Por vezes uso o método de aquecer os dois pinos do componente ao mesmo tempo, aplicando força de extracção. Ferro a 370 graus e a operação tem de ser breve.
A extracção só pode ocorrer quando toda a solda estiver liquida, para não danificar pistas.

Se houver algum intervalo nos pinos para o cobre do CI pode tentar método aspiração solda. Cada caso tem a sua técnica.

Pelo que percebi na fonte chegava a ter 26V e outras vezes 23V. no primeiro caso será quando não chega corrente ao LM317 (e a tensão sobe), e segundo caso quando está normal.
Deveria seguir essa pista, para verificar onde falha a derivação para o IC.

Eu tentava da seguinte forma, ponta de prova no in do IC 22V (ligada constantemente).

Depois em geral uso 3 métodos:

Pequenas vibrações em zonas isoladas do CI e componentes.

Torcer ligeiramente a board zonas especificas.

Jacto de ar frio em componentes. (penso que este ultimo será mais complexo, mas se tiver compressor Ar, pode resolver)

Este são alguns métodos para despistar avarias intermitentes.

Esse componente é um cristal, e sim pertence ao circuito oscilador do clock para o chip Ali.

Boa sorte

Obrigado pela explicação!
Acabaram de faltar as tensões novamente e a da fonte subiu para 26V.
Já torci, vibrei com a placa e nada, a parte do jato de ar não tenho como fazer.
Agora eu não consigo seguir as pistas do IC porque as mesmas, pelo que eu vejo, estão no interior da board. Não sei muito mais o que eu possa fazer...
 

mrsat

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Obrigado pela explicação!
Acabaram de faltar as tensões novamente e a da fonte subiu para 26V.
Já torci, vibrei com a placa e nada, a parte do jato de ar não tenho como fazer.
Agora eu não consigo seguir as pistas do IC porque as mesmas, pelo que eu vejo, estão no interior da board. Não sei muito mais o que eu possa fazer...

Boas

Eventualmente poderá ter de recorrer a um técnico.

Existe um hipótese de por a funcionar, mas é sucatar a coisa.

Quando a Box está a dar bem, a tensão dos 22 ou 23 saída na fonte, é exactamente igual à do pino do IC de entrada lm317 ?

Já agora, quando está com anomalia que tensão tem nos pinos da resistência próximo da ficha scart?
 

Azor

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Eventualmente poderá ter de recorrer a um técnico.

Existe um hipótese de por a funcionar, mas é sucatar a coisa.

Quando a Box está a dar bem, a tensão dos 22 ou 23 saída na fonte, é exactamente igual à do pino do IC de entrada lm317 ?

Já agora, quando está com anomalia que tensão tem nos pinos da resistência próximo da ficha scart?

Qual seria essa hipotese? Não me importo de sucatar, eu queria é que ficasse a funcionar...

Quanto a box está a dar bem, sim, na fonte tenho 22 ou 23V, no IC tenho 22.9V. O engraçado é que esperei 10min, voltei a ligar a box e já está funcionando de novo...

A resistência em funcionamento ou não, está a dar-me 3.2V em ambos os pinos.
 

mrsat

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Qual seria essa hipotese? Não me importo de sucatar, eu queria é que ficasse a funcionar...

Quanto a box está a dar bem, sim, na fonte tenho 22 ou 23V, no IC tenho 22.9V. O engraçado é que esperei 10min, voltei a ligar a box e já está funcionando de novo...

A resistência em funcionamento ou não, está a dar-me 3.2V em ambos os pinos.


Bom a hipótese de sucatar, era ligar fio eléctrico directo da saída da fonte no pino dos 22 volt, ao IC LM317 pino de entrada 22Volt.

Para não danificar nada, seria melhor intercalar a meio do fio uma resistência fusível de 0,47 Ohm, ou na pior das hipóteses uma normal de 0.47 Ohm 1/4Watt.

Ainda assim a coisa pode não correr muito bem derivado, ao efeito dessa corrente não passar nos pontos ideias com condensadores.

Penso que a anomalia se revela com aquecimento, porque ao desligar a box por algum tempo volta a dar.

Antes da tentativa do fio, ligar uma ventoinha a incidir ar fresco directo na Mainboard (tampa superior retirada).
 

Azor

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Bom a hipótese de sucatar, era ligar fio eléctrico directo da saída da fonte no pino dos 22 volt, ao IC LM317 pino de entrada 22Volt.

Para não danificar nada, seria melhor intercalar a meio do fio uma resistência fusível de 0,47 Ohm, ou na pior das hipóteses uma normal de 0.47 Ohm 1/4Watt.

Ainda assim a coisa pode não correr muito bem derivado, ao efeito dessa corrente não passar nos pontos ideias com condensadores.

Penso que a anomalia se revela com aquecimento, porque ao desligar a box por algum tempo volta a dar.

Antes da tentativa do fio, ligar uma ventoinha a incidir ar fresco directo na Mainboard (tampa superior retirada).

No caso de nada disso der certo, que receptor aconselharia até 80€? Estou a ver Alma e Amiko no kontrolsat.
 

mrsat

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No caso de nada disso der certo, que receptor aconselharia até 80€? Estou a ver Alma e Amiko no kontrolsat.

Boas

Para esses preços tem a Alma 2210, ou Amiko 8240 ou Combo.

Pessoalmente eu iria para Amiko nessa gama de preço
 

Azor

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Para esses preços tem a Alma 2210, ou Amiko 8240 ou Combo.

Pessoalmente eu iria para Amiko nessa gama de preço
~

Mas pelo que eu vejo aqui no forum, os Almas estão a ter mais suporte dos que os Amikos...
 

Azor

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A respeito do meu receptor, eu espetei-lhe com uma ventoinha em cima e desde então falhou bem pouco e quando falha volta em pouco tempo...
 

mrsat

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A respeito do meu receptor, eu espetei-lhe com uma ventoinha em cima e desde então falhou bem pouco e quando falha volta em pouco tempo...


Boas

Se com a ventoinha falha pouco, então a anomalia está em algo que aquece (componente!!) e deixa de fazer passagem de corrente para o IC LM317.

Por esse motivo uso o jacto de ar frio localizado, para detectar onde está a anomalia (soldas, componentes, etc).

O suporte também técnico também é importante, para a a escolha de uma box.

Boa pesquisa da avaria.

Cps
 

Azor

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Se com a ventoinha falha pouco, então a anomalia está em algo que aquece (componente!!) e deixa de fazer passagem de corrente para o IC LM317.

Por esse motivo uso o jacto de ar frio localizado, para detectar onde está a anomalia (soldas, componentes, etc).

O suporte também técnico também é importante, para a a escolha de uma box.

Boa pesquisa da avaria.

Cps

O meu problema é se esse componente defeituoso for um daqueles smd's quase microscópicos, porque condensadores eletroliticos ou o próprio IC eu arriscaria a mexer, agora o resto.... Será que qualquer técnico de electrónica dá conta disto?

Só pra ir desenrrascando, posso ligar um ventilador de PC a uma linha de 12V ou 14V (se eu encontrar) na board?
 
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