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Junta queimada?

nunopicado

GF Bronze
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Boas

Precisava de ajuda para entender aqui uma cena.

Tenho um Mitsubishi Carisma 1.9TD de 1999 (motor Renault) que no domingo me pregou uma peça.

Ia em andamento há uns 8 km apenas (mas sempre a subir, ainda que não muito íngreme), acendeu-me a luz do sobreaquecimento.
Olhei para o ponteiro da temperatura, estava milimetricamente acima do normal, mas abaixo de meio ainda assim.

Encosto o carro, abro o capot e ventoinha nada... Nem mexia.
Esperei que arrefecesse um bocado até apagar a luz, fiz inversão de marcha, e desci os 8 km com o motor desligado.

No dia seguinte fui ver, e o anti-congelante deve ter ido de férias... Levou quase 3 litros para repor o nível.
Ora, aqui há meses aquilo estava um bocadito abaixo do nível, e tive de o repor, mas desde então tem-se mantido sempre no sítio certo, até agora.

Notei no depósito do anticongelante uma camada fina de óleo no cimo, o que me deixou logo de olhar atravessado.
Com uma esponja removi o quanto pude daquela camada.

É certo que ainda não andei muito depois disso, mas o anticongelante não mais perdeu o nível (ou seja para o chão não cai). Cheguei a deixar o carro a trabalhar durante uma hora, com umas aceleradelas volta e meia, e não há nada no chão, nem que se veja no motor fora do sítio.
A ventoinha, essa, já ligou, a partir de certa altura. Ia ligando e desligando de forma aparentemente normal.

O óleo aparenta estar normal. Não subiu de nível (o que poderia indicar que também ia "água" para o óleo, penso eu de que).
A nível de viscosidade, não tenho grande termo de comparação, mas assim de repente não me parece fora do comum para o óleo que é (Galp Performa Synthetic 5W40)


Agora:
- Para onde raio foi o anti-congelante?
- A camada de óleo no depósito será sinal inequívoco de morte anunciada, ou pode ser "normal"


Ainda levei o carro a um mecânico, que quando lhe falei do óleo anunciou a extrema unção à junta, mas quando foi ver por ele, não valorizou, e disse que já tem visto pior e se for só aquilo não há necessidade de mexer.
Deu-me os conselhos normais, para ter atenção ao anti-congelante se não volta a vazar, ver o óleo, etc. Se piorasse a quantidade de óleo na "água", para lá voltar.


Alguém tem alguma luz sobre isto?
Devo começar a preparar os euros (quantos serão para uma junta num carro destes)?

Opiniões?
 

mrsat

GF Ouro
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Boas

Precisava de ajuda para entender aqui uma cena.

Tenho um Mitsubishi Carisma 1.9TD de 1999 (motor Renault) que no domingo me pregou uma peça.

Ia em andamento há uns 8 km apenas (mas sempre a subir, ainda que não muito íngreme), acendeu-me a luz do sobreaquecimento.
Olhei para o ponteiro da temperatura, estava milimetricamente acima do normal, mas abaixo de meio ainda assim.

Encosto o carro, abro o capot e ventoinha nada... Nem mexia.
Esperei que arrefecesse um bocado até apagar a luz, fiz inversão de marcha, e desci os 8 km com o motor desligado.

No dia seguinte fui ver, e o anti-congelante deve ter ido de férias... Levou quase 3 litros para repor o nível.
Ora, aqui há meses aquilo estava um bocadito abaixo do nível, e tive de o repor, mas desde então tem-se mantido sempre no sítio certo, até agora.

Notei no depósito do anticongelante uma camada fina de óleo no cimo, o que me deixou logo de olhar atravessado.
Com uma esponja removi o quanto pude daquela camada.

É certo que ainda não andei muito depois disso, mas o anticongelante não mais perdeu o nível (ou seja para o chão não cai). Cheguei a deixar o carro a trabalhar durante uma hora, com umas aceleradelas volta e meia, e não há nada no chão, nem que se veja no motor fora do sítio.
A ventoinha, essa, já ligou, a partir de certa altura. Ia ligando e desligando de forma aparentemente normal.

O óleo aparenta estar normal. Não subiu de nível (o que poderia indicar que também ia "água" para o óleo, penso eu de que).
A nível de viscosidade, não tenho grande termo de comparação, mas assim de repente não me parece fora do comum para o óleo que é (Galp Performa Synthetic 5W40)


Agora:
- Para onde raio foi o anti-congelante?
- A camada de óleo no depósito será sinal inequívoco de morte anunciada, ou pode ser "normal"


Ainda levei o carro a um mecânico, que quando lhe falei do óleo anunciou a extrema unção à junta, mas quando foi ver por ele, não valorizou, e disse que já tem visto pior e se for só aquilo não há necessidade de mexer.
Deu-me os conselhos normais, para ter atenção ao anti-congelante se não volta a vazar, ver o óleo, etc. Se piorasse a quantidade de óleo na "água", para lá voltar.


Alguém tem alguma luz sobre isto?
Devo começar a preparar os euros (quantos serão para uma junta num carro destes)?

Opiniões?


Boas

Por vezes com bloco estalado, ou má vedação junta, existe passagem agua óleo.

Em alguns dos casos a agua vai parar aos cilindros/escape, logo desaparece em vapor.

Não digo que seja o caso, mas será melhor ir ao mecânico.

Para orçamento só avaliando os estragos na oficina, em que dará para ter uma noção lógica.

Boa sorte

Cps
 

nunopicado

GF Bronze
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Obrigado mrsat pela resposta...

Ia-me engasgando quando li "bloco estalado"... E eu a pensar que a junta queimada era má onda, de repente parece-me que se for só isso já vou no lucro.

Só me lixa é que o motor não chegou a aquecer, a julgar pelo ponteiro (que nunca me deu motivos para desconfiar da sua eficácia).
Há uns anos, num Corsa A 1.5TD, lixei-lhe a junta, mas houve um motivo... A sonda da temperatura pifou, a ventoinha não ligou, e aqui o esperto não olhou para o ponteiro, só me apercebi quando já deitava fumo do motor. Não satisfeito, pareceu-me boa ideia parar nas bombas e meter água no radiador.
Resultado, junta queimada, e com sorte de não ter sido pior.

Desta vez não aconteceu isso... Mal ligou a luz, ainda o ponteiro mal tinha passado o normal, parei o carro. Nem o senti anormalmente quente sequer.

Aqui há tempos, da outra vez que o nível do anticongelante baixou, notei que havia uma camada mais escura por cima, mas pareceu-me ser ferrugem. Eu sempre andei com anti-congelante, mas o antigo dono (comprei o carro com 9 anos) podia não o ter feito e andar lá restos de ferrugem, pelo que não liguei.

Começo agora a pensar que já na altura podia ser óleo, até porque em análise agora, não vejo ponta de ferrugem, apenas a tal camada gordurosa ao cimo da água.
Não é grande quantidade, nem sequer tapa por completo a superfície do depósito (nem metade), mas pôs-me logo de sobreaviso!
 

mrsat

GF Ouro
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Obrigado mrsat pela resposta...

Ia-me engasgando quando li "bloco estalado"... E eu a pensar que a junta queimada era má onda, de repente parece-me que se for só isso já vou no lucro.

Só me lixa é que o motor não chegou a aquecer, a julgar pelo ponteiro (que nunca me deu motivos para desconfiar da sua eficácia).
Há uns anos, num Corsa A 1.5TD, lixei-lhe a junta, mas houve um motivo... A sonda da temperatura pifou, a ventoinha não ligou, e aqui o esperto não olhou para o ponteiro, só me apercebi quando já deitava fumo do motor. Não satisfeito, pareceu-me boa ideia parar nas bombas e meter água no radiador.
Resultado, junta queimada, e com sorte de não ter sido pior.

Desta vez não aconteceu isso... Mal ligou a luz, ainda o ponteiro mal tinha passado o normal, parei o carro. Nem o senti anormalmente quente sequer.

Aqui há tempos, da outra vez que o nível do anticongelante baixou, notei que havia uma camada mais escura por cima, mas pareceu-me ser ferrugem. Eu sempre andei com anti-congelante, mas o antigo dono (comprei o carro com 9 anos) podia não o ter feito e andar lá restos de ferrugem, pelo que não liguei.

Começo agora a pensar que já na altura podia ser óleo, até porque em análise agora, não vejo ponta de ferrugem, apenas a tal camada gordurosa ao cimo da água.
Não é grande quantidade, nem sequer tapa por completo a superfície do depósito (nem metade), mas pôs-me logo de sobreaviso!

Boas de novo

A questão é que por vezes a sonda ventoinha e temperatura de motor, em alguns modelos não funciona/acusa bem quando tem pouca agua/liquido.

Por isso em alguns motores/modelos carros, quando acende a luz vermelha já vai nas ultimas.

O mais certo será junta.

O óleo (motor) que aparece na agua, vem pela fuga na junta/ ou fissura....

Lá se vai o subsidio.

Boa sorte
 

Ripperpt

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Boas amigo, as de ver se tens o radiador da sofagem roto, por vezes ele rompe ninguém da por nada e la vai o anticongelante embora.
Ve se tens junto aos pés dos bancos da frente húmido, ou molhado.

E do sobreaquecimento, podes ter a valvula da temperatura fechada, por vezes avaria nessa possição, o que e mau, nao circula o anticongelante.
 

nunopicado

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A questão é que por vezes a sonda ventoinha e temperatura de motor, em alguns modelos não funciona/acusa bem quando tem pouca agua/liquido.

Pois... Para quando uma sonda que indique se o líquido está ao nível? ;)




Lá se vai o subsidio.

Já tinha ido! :p




Boas amigo, as de ver se tens o radiador da sofagem roto, por vezes ele rompe ninguém da por nada e la vai o anticongelante embora.
Ve se tens junto aos pés dos bancos da frente húmido, ou molhado.

E do sobreaquecimento, podes ter a valvula da temperatura fechada, por vezes avaria nessa possição, o que e mau, nao circula o anticongelante.

Por acaso foi logo das primeiras coisas que o mecânico me perguntou... Mas não, está tudo sequinho, tanto quanto se consegue perceber.



O primeiro problema que tenho com o carro desde que o comprei em 2009, e sai-me logo na rifa um problema semelhante ao que me fez trocar o Corsa por este! É sina! :D
 

Ripperpt

GF Bronze
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Entao nao te posso ajudar muito amigo, o melhor e levares a marca e ligar a maquina, antes que aconteça pior, acredita, e dinheiro bem empregue. O meu golf teve um problema que nenhum mecânico conseguido resolver, levei a marca e foi resolvido na hora, nem paguei nada, tinha o tubo do vacu trocado....
 

nunopicado

GF Bronze
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Pois...

Bons tempos os do meu Mini, com ventoinha mecânica ligada ao motor, permanentemente em movimento.

Ali, para ela parar, já tinha de ir tudo a morrer, ou no mínimo ter a correia do alternador partida, o que se notava logo no painel!
 

fcarocha

GF Prata
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nao te esqueceste de passar na secçao de apresentaçoes?
 

nunopicado

GF Bronze
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nao te esqueceste de passar na secçao de apresentaçoes?

:) Eu já estava inscrito no forum há uns tempos, embora confesse que não fui muito participativo, por acaso não me lembro se na altura me apresentei! :)
Dá para ver?
Na pesquisa só me aparece este tópico com o meu nome, mas sei que na altura ainda participei num ou outro. Houve alguma perda de dados de 2008 para cá?
 

hosgas

GF Prata
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boas so uma pergunta de um tolo por acaso quando o carro anda um bcado tipo 10 minutes a trabalhar nao te altera o relantim tipo tava nas 800 e ficar nas 1000 ou mais se acelarares tipo um toque e fica normal ja vistes se os tubos borralha que ligam no radiador nao tao obtruidos com essa dita ferrugem que tu dizes viste no deposito ou radiador pois isso pode alterar todo o sistema incluindo as ventuinhas so despararem mais tarde levando a que o ponteiro da temperatura suba mais
 

nunopicado

GF Bronze
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boas so uma pergunta de um tolo por acaso quando o carro anda um bcado tipo 10 minutes a trabalhar nao te altera o relantim tipo tava nas 800 e ficar nas 1000 ou mais se acelarares tipo um toque e fica normal ja vistes se os tubos borralha que ligam no radiador nao tao obtruidos com essa dita ferrugem que tu dizes viste no deposito ou radiador pois isso pode alterar todo o sistema incluindo as ventuinhas so despararem mais tarde levando a que o ponteiro da temperatura suba mais

Do relantim nunca notei nada...
A "ferrugem" que eu pensava ter visto, afinal não é ferrugem, mas sim a tal camadita gordurosa escura... Eu é que na altura, longe de imaginar que lá andasse óleo, pensei que fosse ferrugem. Mas vendo agora, não se vê ponta de ferrugem no pote.
 
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