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- Mai 29, 2008
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Boas
Precisava de ajuda para entender aqui uma cena.
Tenho um Mitsubishi Carisma 1.9TD de 1999 (motor Renault) que no domingo me pregou uma peça.
Ia em andamento há uns 8 km apenas (mas sempre a subir, ainda que não muito íngreme), acendeu-me a luz do sobreaquecimento.
Olhei para o ponteiro da temperatura, estava milimetricamente acima do normal, mas abaixo de meio ainda assim.
Encosto o carro, abro o capot e ventoinha nada... Nem mexia.
Esperei que arrefecesse um bocado até apagar a luz, fiz inversão de marcha, e desci os 8 km com o motor desligado.
No dia seguinte fui ver, e o anti-congelante deve ter ido de férias... Levou quase 3 litros para repor o nível.
Ora, aqui há meses aquilo estava um bocadito abaixo do nível, e tive de o repor, mas desde então tem-se mantido sempre no sítio certo, até agora.
Notei no depósito do anticongelante uma camada fina de óleo no cimo, o que me deixou logo de olhar atravessado.
Com uma esponja removi o quanto pude daquela camada.
É certo que ainda não andei muito depois disso, mas o anticongelante não mais perdeu o nível (ou seja para o chão não cai). Cheguei a deixar o carro a trabalhar durante uma hora, com umas aceleradelas volta e meia, e não há nada no chão, nem que se veja no motor fora do sítio.
A ventoinha, essa, já ligou, a partir de certa altura. Ia ligando e desligando de forma aparentemente normal.
O óleo aparenta estar normal. Não subiu de nível (o que poderia indicar que também ia "água" para o óleo, penso eu de que).
A nível de viscosidade, não tenho grande termo de comparação, mas assim de repente não me parece fora do comum para o óleo que é (Galp Performa Synthetic 5W40)
Agora:
- Para onde raio foi o anti-congelante?
- A camada de óleo no depósito será sinal inequívoco de morte anunciada, ou pode ser "normal"
Ainda levei o carro a um mecânico, que quando lhe falei do óleo anunciou a extrema unção à junta, mas quando foi ver por ele, não valorizou, e disse que já tem visto pior e se for só aquilo não há necessidade de mexer.
Deu-me os conselhos normais, para ter atenção ao anti-congelante se não volta a vazar, ver o óleo, etc. Se piorasse a quantidade de óleo na "água", para lá voltar.
Alguém tem alguma luz sobre isto?
Devo começar a preparar os euros (quantos serão para uma junta num carro destes)?
Opiniões?
Precisava de ajuda para entender aqui uma cena.
Tenho um Mitsubishi Carisma 1.9TD de 1999 (motor Renault) que no domingo me pregou uma peça.
Ia em andamento há uns 8 km apenas (mas sempre a subir, ainda que não muito íngreme), acendeu-me a luz do sobreaquecimento.
Olhei para o ponteiro da temperatura, estava milimetricamente acima do normal, mas abaixo de meio ainda assim.
Encosto o carro, abro o capot e ventoinha nada... Nem mexia.
Esperei que arrefecesse um bocado até apagar a luz, fiz inversão de marcha, e desci os 8 km com o motor desligado.
No dia seguinte fui ver, e o anti-congelante deve ter ido de férias... Levou quase 3 litros para repor o nível.
Ora, aqui há meses aquilo estava um bocadito abaixo do nível, e tive de o repor, mas desde então tem-se mantido sempre no sítio certo, até agora.
Notei no depósito do anticongelante uma camada fina de óleo no cimo, o que me deixou logo de olhar atravessado.
Com uma esponja removi o quanto pude daquela camada.
É certo que ainda não andei muito depois disso, mas o anticongelante não mais perdeu o nível (ou seja para o chão não cai). Cheguei a deixar o carro a trabalhar durante uma hora, com umas aceleradelas volta e meia, e não há nada no chão, nem que se veja no motor fora do sítio.
A ventoinha, essa, já ligou, a partir de certa altura. Ia ligando e desligando de forma aparentemente normal.
O óleo aparenta estar normal. Não subiu de nível (o que poderia indicar que também ia "água" para o óleo, penso eu de que).
A nível de viscosidade, não tenho grande termo de comparação, mas assim de repente não me parece fora do comum para o óleo que é (Galp Performa Synthetic 5W40)
Agora:
- Para onde raio foi o anti-congelante?
- A camada de óleo no depósito será sinal inequívoco de morte anunciada, ou pode ser "normal"
Ainda levei o carro a um mecânico, que quando lhe falei do óleo anunciou a extrema unção à junta, mas quando foi ver por ele, não valorizou, e disse que já tem visto pior e se for só aquilo não há necessidade de mexer.
Deu-me os conselhos normais, para ter atenção ao anti-congelante se não volta a vazar, ver o óleo, etc. Se piorasse a quantidade de óleo na "água", para lá voltar.
Alguém tem alguma luz sobre isto?
Devo começar a preparar os euros (quantos serão para uma junta num carro destes)?
Opiniões?