Portal Chamar Táxi

Ermesinde tem de indemnizar ladrão que ficou incapacitado de roubar

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Um sucateiro de Ermesinde foi obrigado pelo tribunal a indemnizar um ladrão que o tentou roubar, uma vez que as armadilhas que tinha instalado no armazém lhe provocaram uma incapacidade de 35%, segundo o Jornal de Notícias. A instalação de engenhos mortais no armazém de um sucateiro, em Ermesinde, valeu a Agostinho Vieira uma indemnização de 37.000 euros, que vai ter de pagar a um homem que o tentou roubar em Abril de 2010.

O Tribunal de São João Novo deu como provado que o sucateiro tinha no local diversos mecanismos que podiam causar a morte de pessoas. "O senhor utilizava um engenho destinado a atingir quem lá fosse assaltar", disse ao arguido o juiz presidente, António Carneiro da Silva, citado pelo Jornal de Notícias.

Entre as várias armadilhas, encontravam-se:
- Um engenho que disparava sobre quem se apoiava no fio eléctrico;
- Um artefacto com picos voltados para cima para magoar quem por lá passasse;
- Uma placa de ferro suspensa no tecto para cair sobre a cabeça dos ladrões;
- Um telemóvel programado que ligava para o dono quando uma placa era pisada.

Quando tentava roubar a sucata, juntamente com seis cúmplices, o então toxicodependente Manuel Mendes acabou por cair nas armadilhas, ficando com uma incapacidade de 35%. Vai agora, receber uma indemnização por parte do homem que tentou roubar. Este não se conforma e admite contudo, recorrer da condenação de tentativa de homicídio, que o levou a uma pena suspensa de cinco anos de prisão.

Fonte: Jornal de Notícias.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,957
Gostos Recebidos
3
Coitado...o ladrão até ia cumprimentar o sucateiro pela noite dentro...

Porque razão o juiz não convida o assaltante para ir a casa dele fazer uma " visitinha " , altas horas da noite ?

Que seja coerente com a decisão que deu e seja generoso no aumento da indemnização ao assaltante...
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Está mal, ele devia era deixar o portão aberto com as chaves no camião já carregado.

O q temos não é nosso é de todos, mal de quem trabalha...tristeza!
 

lfma

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
82
Gostos Recebidos
0
Isto é incrível... enfim...
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu sei que pode parecer uma anedota e na realidade é muito injusto, mas é a lei e as decisões dos juízes apenas se limitam a cumpri-la. A lei diz que o sucateiro não pode ter meios de protecção que possam causar danos físicos a terceiros (exceptuando o caso das armas de fogo com licença de uso e porte), o que está certo senão havia por aí muita justiça popular, e por isso sofre a penalização prevista na lei. O ladrão, por seu lado, também é punido pelo seu acto. Infelizmente a lei não diz que num caso como este o acto de quem rouba não anula o acto do roubado. Eu não percebo muito de jurisprudência mas acho que tem de ser assim porque a lei deve proteger a vida humana, mesmo que aos olhos da socoiedade essa vida não mereça ser protegida.

O meu pai esteve quase envolvido numa situação semelhante em 1978, quando um tipo entrou no nosso restaurante para tentar roubar mas não conseguiu por causa do cão. O meu pai tinha uma arma com licença em casa e como tinha quase a certeza que o tipo iria voltar, perguntou a um cliente nosso advogado em que condições é que podia usá-la e ele disse-lhe que só dentro do restaurante (para poder alegar legítima defesa, visto que tinha licença), porque se ele atingisse o ladrão fora do restaurante podia ser acusado de tentativa de homicídio e teria que indemnizar o tipo. Parece que neste aspecto a lei não mudou.

O JN, por seu lado, escusava de ter "atiçado" mais a fogueira ao pôr um título como "ladrão que ficou incapacitado de roubar" na notícia, já para não falar no absurdo que é o resto do mesmo: "Ermesinde tem de indemnizar ladrão".

DX2
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Em parte posso concordar contigo DX2, mas nesta história ha uma invasão de propriedade privada que deve ser condenada! Por isso é uma estupidez estas decisões no nosso pais!
Só que trabalha e tem alguma coisa é que se lixa!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Em parte posso concordar contigo DX2, mas nesta história ha uma invasão de propriedade privada que deve ser condenada! Por isso é uma estupidez estas decisões no nosso pais!
Só que trabalha e tem alguma coisa é que se lixa!
Pois, mas sabes como são estes "jornaleiros": só lhes interessa noticiar o que é sensacionalista, que neste caso foi a condenação da vítima. O ladrão provavelmente, ou quase de certeza, também foi condenado pelo seu acto mas isso não interessa noticiar, que é para fazer parecer que o juíz é que é o mau da fita e que a condenação do sucateiro é absurda. Como escrevi atrás, o título da notícia deixa bem claro qual a intenção do "jornaleiro" ao escrevê-la.

DX2
 
Topo