Vou deixar aqui a minha experiência à 1 ano e meio, qd comprei a actual viatura q tenho agora.
Felizmente vejo aqui gente que não tem pavor a gasolina, sempre que falo com alguém até faz confusão as mentes tão fechadas, só vêem diesel à frente. A gasolina tem inúmeras vantagens para quem sabe que não vai fazer mais de 20.000/30.000km por ano, carros mais baratos, imposto mais barato, revisões mais baratas, etc.
Tenho 2 carros, um Civic 1.5 de 92 (gasolina) e uma Megane3 1.5 DCI de 2012 (diesel) e vou dar mto resumidamente a minha experiência em relação à compra.
O meu antigo carro (Ford Focus 1.4 de 2000 a gasolina) em 2014 começou-me a dar várias despesas de oficina, já tinha um total de 800€ gastos, então decidimos que estava na altura (secalhar já n ia dar mais problemas mas já não estava disposto a arriscar mais).
Após quase 2 meses a ver, tirar ideias, etc etc. acabei por conhecer um stand no Porto que só trabalha com importações, após várias trocas de e-mails foi falar pessoalmente com eles.
Para mim a gasolina chegava perfeitamente e após as minhas contas teria então 7500€ para comprar um carro "novo", encontrei o stand pelo AutoSapo quando parei numa carrinha Megane3 a 9100€. Fiz as minhas contas e mandei um mail a perguntar se era possivel fazerem 7500€ com a retoma do Focus (enviei fotos e todos os elementos pedidos) e aceitaram. Ou seja, vendi ao stand o meu Focus por 1600€, pagando pela Megane 7500€.
A gasolina só seria possivel a versão carro e o preço não era mto diferente e então preferimos a carrinha.
Fomos então ao stand acertar tudo.
No contrato eles teriam que entregar uma viatura com algumas especificações minimas, por exemplo, de 2009/2010, 100.000km e pouco mais de extras (vidros electricos, AC manual, etc. coisas q são são de serie). Face ao que tinha visto no mercado uma Megane com estes elementos rondava sempre os 10.500€ no minimo por isso decidimos avançar. Só fizemos 3 pedidos, cor preta, interiores escuros e barras de tejadilho que o Stand disse que iam fazer os possiveis.
Passado duas semanas ligam-me a dizer que já têm a carrinha no Porto e q no dia seguinte iam ter comigo ao trabalho para me entregar e levarem o Focus.Eu até disse que ia ao Porto buscar mas disseram que não seria necessário pois tinham outra carrinha para entregar na mesma zona.
Na hora combinada já estava na rua à espera, qd vejo uma Megane a fazer a curva vejo que é Beje e sem as barras de tejadilho (pensei logo "aiiiii"), mas ainda a meio do meu pensamento logo por trás aparece uma preta com as ditas barras, tãaaaaaaooooo linda!!!!
Mas a surpresa não ficou por aqui, durante a minha inspecção à carrinha as coisas que encontrei que não faziam parte do contrato:
- de 10/2011 (menos 2 anos, pois estava à espera de uma de 2009), na altura da compra tinha então apenas 2 anos e meio
- 108.000km (quase tudo em AE, era de um vendedor de uma empresa q andava de um lado para o outro de frança)
- um interior escuro lindo e como novo
- cruise control
- limitador de velocidade
- radio com bluetooth
- jantes
- AC automatico BiZona
Nada disto estava previsto e mto menos escrito no contrato, não paguei nem mais um centimo!!!
Ofereceram um mês de seguro, mas iam oferecer mais pois o processo de legalização atrasou-se, mas eu recusei pois já tinha feito o seguro mas agradeci a postura do stand.
Devido aos km tive a duvida do kit de distribuição, então contactei a Renault, foram igualmente excelentes. Dei ainda a matricula francesa e que rapidamente me responderam que a ultima revisão tinha sido feita à 6 meses na marca e sempre assistida na marca, a distribuição para este modelo será apenas aos 160.000km o que me deixou super descansado. (nota: qd fiz a muda de oleo na renault so o oleo recomendado para este motor ficava em 140€, consegui exactamente o mesmo oleo por 33€ os 5L por isso não vão na conversa da marca).
Houve apenas 2 situações com o stand mas que se resolveu mto bem:
- No dia que a recebi só depois em casa reparei que tinha os dois farois de nevoeiro partidos, enviei mail com as fotos. Indiquei que me poderiam enviar os farois que eu trocava, e assim fizeram com um pedido de desculpas pois tb n tinham reparado (bolas mal eu sabia o tempo q ia levar a mudar os farois, foram 30min para mudar o oleo e filtros, os farois levei mais de 2 horas!!!)
- A carrinha veio só com uma chave, tentarem arranjar a segunda onde foram buscar a carrinha mas sem sucesso. Então eles indicaram que pagariam a segunda chave até 150€ pois é o valor que tinham lá no Porto. Andei pela minha zona à procura de uma casa que o fizesse para evitar ir ao Porto, encontrei uma que cobrava 160€ mas o carro tinha q la ficar o dia todo, tinham q desmontar o tablier e n tinha sistema de maos livres, em resumo, não estava a gostar nada e la teria que ir ao Porto. Mas lembrei-me de ir à Renault, todos me diziam que eram perto de 500€, afinal são 210€ e demorava uma semana a chegar de França, 10 minutos apenas com o carro para programar e tinha o tal sistema de mãos livres. Falei com o stand e a do Porto tb n tinha mãos livres e era um serviço parecido à outra casa tinha tinha encontrado, então decidi fazer na Renault pagando eu a diferença. Fiz então na Renault, mandei a factura e eles como prometido enviaram-me os 150€ que tinham dito que pagavam.
Temos a carrinha quase à 2 anos e estamos mto contentes com a viatura e o negócio, pois ainda hoje rodam os 10.500€ e eu apenas dei do meu bolso 7500€ (9100€-1600€ da retoma). Qt a consumos faz os mesmo que o indicado já aqui, com calma anda nos 4.3L e numa viagem que fiz a Lisboa a 150km/h fez 6.7L. Por isso não entendo aquele pessoal que só pensa em Diesel, para um uso normal o que se poupa no momento de abastecer não justifica os gastos extra com impostos e afins que se tem no Diesel. A carrinha só não é a gasolina pois não existe pois era o q comprava se houvesse.
Peço desculpa pelo testamento, mas apenas para deixar outra opinião. Poderás conseguir encontrar outro tipo de veiculos dentro do orçamento que tens mas que depois te dê para mais que um normal citadino.
Sei que é um carro mto visto, tb pensei nisso pois tem tendência para desvalorizar mais rápido mas tem a vantagem de ser mais fácil conseguir peças se necessário.