• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Fórmula1:

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Testes de Barcelona: 2º dia

6917e756.jpeg
Raikkonen na frente em 'dia' de Alonso
O segundo dia de testes em Barcelona fica desde já marcado pela fantástica afluência de público ao circuito catalão, devido à anunciada presença de Fernando Alonso.
Montmeló está hoje com um movimento muito acima do normal, com as arquibancadas do circuito muito bem compostas. Destaque igualmente para a presença de Rubens Barrichello, que hoje substitui Jenson Button aos comandos do Brawn GP, que para já não está a sair-se nada mal, apesar de uma ligeira saída de pista.



Decorridas que estão três horas do segundo dia de testes, a sessão já foi interrompida por três vezes, devido a problemas de Sébastien Bourdais e Mark Webber, bem como a uma saída de pista de Rubens Barrichello, que pode regressar pelos seus meios ao circuito.



Kimi Raikkonen, em Ferrari é para já o mais rápido em pista, com um registo de 1m20,869s, cerca de um segundo mais rápido que Fernando Alonso, em Renault. Nick Heidfeld, em BMW-Sauber, é terceiro, a 1,243s, enquanto O Brawn GP de Rubens Barrichello está logo a seguir, segundo e meio atrás do homem da Ferrari.



Tempos



1º Kimi Raikkonen Ferrari 1m20,869s 24 voltas
2º Fernando Alonso Renault a 1"191 35 voltas
3º Nick Heidfeld BMW-Sauber a 1"243 60 voltas
4º Rubens Barrichello Brawn GP a 1"462 22 voltas
5º Jarno Trulli Toyota a 1"922 22 voltas
6º Kazuki Nakajima Williams a 2"024 20 voltas
7º Sebastien Bourdais Toro Rosso a 2"165 14 voltas
8º Adrian Sutil Force India a 2"833 16 voltas
9º Mark Webber Red Bull a 5"767 19 voltas
10º Heikki Kovalainen McLaren a 1m19.130s
As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Evolução dos tempos dos testes de F1 em Barcelona

Aqui fica a evolução dos tempos ao longo da sessão de testes de hoje em Barcelona:



Tempos dos testes às 15h55 (contagem de voltas não actualizada)



1º Kimi Raikkonen Ferrari 1m20'.314s 37
2º Kazuki Nakajima Williams a 0"593 20
3º Rubens Barrichello Brawn GP a 0"652 40
4º Jarno Trulli Toyota a 0"868 29
5º Mark Webber Red Bull a 1"390 26
6º Fernando Alonso Renault a 1"623 38
7º Nick Heidfeld BMW-Sauber a 1"644 69
8º Heikki Kovalainen McLaren a 1"677 27
9º Adrian Sutil Force India a 1"827 16
10º Sebastien Bourdais Toro Rosso a 2"725 14
11º Sebastien Buemi Toro Rosso 1m39.19.'685s 1



Tempos dos testes às 13h30 (contagem de voltas não actualizada)



1º Kimi Raikkonen Ferrari 1m20.'314s 37
2º Rubens Barrichello Brawn GP a 0"652 40
3º Jarno Trulli Toyota a 1"012 29
4º Fernando Alonso Renault a 1"623 38
5º Nick Heidfeld BMW-Sauber a 1"651 69
6º Adrian Sutil Force India a 1"827 16
7º Heikki Kovalainen McLaren a 2"014 27
8º Kazuki Nakajima Williams a 2"067 20
9º Mark Webber Red Bull a 2"203 26
10º Sebastien Bourdais Toro Rosso a 2"725 14



Tempos dos testes às 11h40



1º Kimi Raikkonen Ferrari 1m20.314s 37
2º Rubens Barrichello Brawn GP a 0"808 40
3º Nick Heidfeld BMW-Sauber a 1"012 69
4º Jarno Trulli Toyota a 1"672 29
5º Fernando Alonso Renault a 1"746 38
6º Mark Webber Red Bull a 2"203 26
7º Heikki Kovalainen McLaren a 2"496 27
8º Kazuki Nakajima Williams a 2"579 20
9º Sebastien Bourdais Toro Rosso a 2"725 14
10º Adrian Sutil Force India a 3"388 16



Tempos dos testes às 11h00



1º Kimi Raikkonen Ferrari 00:01'20"869 24
2º Fernando Alonso Renault a 1"191 35
3º Nick Heidfeld BMW-Sauber a 1"243 60
4º Rubens Barrichello Brawn GP a 1"462 22
5º Jarno Trulli Toyota a 1"922 22
6º Kazuki Nakajima Williams a 2"024 20
7º Sebastien Bourdais Toro Rosso a 2"165 14
8º Adrian Sutil Force India a 2"833 16
9º Mark Webber Red Bull a 5"767 19
10º Heikki Kovalainen McLaren 00:01'19"130 0

As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Segundo dia de testes na Catalunha

6dce682d.jpeg
Kimi Raikkonen foi o mais rápido em Barcelona
Kimi Raikkonen foi o mais rápido no segundo dia de testes em Barcelona, onde as 10 equipas de Fórmula 1 que constituem o plantel de 2009 da disciplina, se preparam para a corrida de abertura do Mundial, em Melbourne, na Austrália.
O piloto da Ferrari realizou o crono mais rápido do dia (1m20.314s) ainda da parte da manhã, terminando a sessão meio segundo na frente do Williams de Kazuki Nakajima, que a meio da tarde suplantou o surpreendente Rubens Barrichello, que 'colocou' o BrawnGP na terceira posição.



Barrichello e Brawn GP em destaque



Barrichello, que não guiava um F1 desde o GP do Brasil de 2008, substituiu Jenson Button e aumentou o nível alcançado pelo seu colega no dia de ontem, deixando boas indicações, mostrando claramente que a equipa não está no fundo da tabela. Jarno Trulli, em Toyota, foi quarto na frente do Red Bull de Mark Webber e o BMW-Sauber de Nick Heidfeld.



O novo Toro Rosso não parece ter nascido muito bem, já que a equipa teve hoje muitos problemas mecânicos, não permitindo a Sebastien Bourdais e a Sebastien Buemi mais do que 20 voltas no somatório das voltas de ambos, com o bonito STR4.



Alonso desilude



Entre os 11 pilotos que rodaram, encontra-se Fernando Alonso, que para infelicidade dos muitos espanhóis presentes em Barcelona, não foi além da oitava posição, apesar de ter realizado o dobro das voltas de Kimi Raikkonen, a quem bastaram 55 voltas para realizar o melhor crono do dia.



Heikki Kovalainen e a Mercedes voltaram a não ter um dia muito produtivo. Depois dos problemas de Jerez, nos testes de Barcelona as coisas não mudaram muito. Pelo contrário, a Ferrari hoje parece ter resolvido alguns dos pequenos problemas que ainda tem (ler feature de capa da revista AutoSport). Será que vamos ter grande surpresa reservada para o início de época na Austrália?



Tempos



1. Raikkonen Ferrari a 1:20.314 55 voltas
2. Nakajima Williams-Toyota a 1:20.907 66 voltas
3. Barrichello Brawn-Mercedes a 1:20.966 111 voltas
4. Trulli Toyota a 1:21.182 121 voltas
5. Webber Red Bull-Renault a 1:21.347 66 voltas
6. Heidfeld BMW-Sauber a 1:21.615 127 voltas
7. Sutil Force India-Mercedesa 1:21.834 82 voltas
8. Alonso Renault a 1:21.937 111 voltas
9. Kovalainen McLaren-Mercedes a 1:21.991 88 voltas
10. Bourdais Toro Rosso-Ferrari a 1:23.039 14 voltas
11. Buemi Toro Rosso-Ferrari sem tempo 6 voltas

As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Rubens Barrichello e Brawn GP sem rivais em Barcelona

e3ad3a54.jpeg
A Brawn GP continua a surpreender. Depois das boas performances registadas por Jenson Button, hoje foi a vez de Rubens Barrichello pulverizar toda a concorrência em Barcelona, ao deixar o segundo mais rápido a quase um segundo.
O piloto brasileiro continuou a demonstrar todo o potencial do novo monolugar da Brawn GP, ao ser o único a rodar no segundo 18, com uma volta em 1.18,926s, num registo que deixou o segundo melhor, Nico Rosberg, em Williams, a 0,848s.



Timo Glock encerrou o lote dos três mais rápidos, com o Toyota, ficando já a mais de um segundo, ao passo que outro alemão, Sebastien Vettel, com o Red Bull, foi o quarto mais rápido.



Fernando Alonso levou o Renault até ao quinto posto, apesar do dia do espanhol ter ficado marcado por um problema no motor do Renault R29, o que obrigou mesmo à interrupção da sessão.



Felipe Massa, com um Ferrari, ficou em sexto, continuando o programa da equipa italiana, na frente de Robert Kubica com o seu BMW Sauber.



Lewis Hamilton foi o oitavo, tendo melhorado um pouco as performances do McLaren-Mercedes, ainda que continuem algo longe dos registos das equipas da frente. Sébastien Buemi (Toro Rosso), Giancarlo Fisichella (Force India) e Sébastien Bourdais (Toro Rosso) ficaram nos três últimos lugares.



1 Rubens Barrichello Brawn GP 1.18,926s 103 Voltas
2 Nico Rosberg Williams +0,848s 117
3 Timo Glock Toyota +1,165s 118
4 Sebastian Vettel Red Bull +1,650s 75
5 Fernando Alonso Renault +1,738s 56
6 Felipe Massa Ferrari +1,751s 84
7 Robert Kubica BMW-Sauber +1,814s 128
8 Lewis Hamilton McLaren +1,943s 69
9 Sebastian Buemi Toro Rosso +2,087s 62
10 Giancarlo Fisichella Force India +2,119s 137
11 Sebastian Bourdais Toro Rosso +2,703s 34

As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Pneus de 2010 gastam-se depressa

d74b41a7.jpeg
Bridgestone começou a preparar 2010, quando será proibido o pré-aquecimento dos pneus. Só a Ferrari e a Force India não testaram os pneus novos, mais estreitos à frente e com misturas que funcionam melhor a temperaturas mais baixas, mas as restantes equipas dedicaram um dia cada a estes ensaios.



Na passada semana em Jerez, Pedro de la Rosa foi dos que testou, garantindo que, "agora é possível fazer tempos aceitáveis nas primeiras voltas, mas nas séries mais longas a degradação é grande, como seria de esperar."
as
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
"O Jenson [Button] não iria fazer outra coisa que não pilotar aquele carro"

32c0f222.jpeg
O britânico Jenson Button acredita que a Brawn GP será capaz de lutar pelas vitórias em 2009, e terá sido esse o objectivo a fazê-lo ficar com a equipa de Brackley para esta temporada.



Muitas vezes colocado em equação como hipótese para outras equipas, Button terá preferido ficar com a formação britânica, mesmo após a notícia da saída da Honda. Um porta-voz do piloto confirmou ao site F1SA que essas possibilidades existiram mesmo mas que Button "deposita toda a sua confiança na Brawn GP".



"Depois de fazer tanta pressão para que o Ross [Brawn] se juntasse à Honda, e depois trabalhar arduamente com ele ao longo de um difícil 2008, Button estava determinado a mostrar a sua solidariedade e a sua fé na equipa", começou por mencionar o responsável, lembrando que "existiram outras propostas, mas ele disse-me que o dinheiro não é tudo".



"Não havia maneira de ele fazer outra coisa que não pilotar aquele carro. Ele não queria desistir de uma equipa na qual ele tem tanta confiança", completou, então, o porta-voz do piloto.
As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Mike Gascoyne poderá rumar à Brawn GP

3770742a.jpeg
Mike Gascoyne poderá ser o Director Técnico da Brawn GP, libertando Ross Brawn para funções de gestão da equipa. O seu nome tem sido muito mencionado em Brackley, mas o inglês terá de chegar a um acordo com a Force India, com a qual está em litígio, antes de poder assinar com a nova escuderia. Gascoyne terá de renunciar a grande parte da indemnização que reclama - e não é pouca - para ficar liberto da equipa de Silverstone.

As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Stefano Domenicali: "Temos de trabalhar muito a fiabilidade"

dc6d6d0f.jpeg
tefano Domenicali, director desportivo da Ferrari, acredita que o novo F60 será um dos mais rápidos do pelotão, apesar da recente aparição de mais um forte adversário na forma da Brawn GP, mas admite que a sua maior preocupação é a fiabilidade.

"Estive em Barcelona nos últimos dias para seguir os testes e encontrei uma equipa concentrada e muito determinada. Estamos satisfeitos com o nosso carro em termos de performance", começou por dizer o responsável italiano, centrando-se, depois, o assunto na fiabilidade do F60.

"É obvio que ainda temos algum trabalho pela frente e que temos de nos concentrar na sua fiabilidade. No ano passado vimos como a fiabilidade é importante até ao mais pequeno pormenor. Temos de trabalhar muito mais arduamente neste ponto", explicou Domenicali.

Sobre a 'ameaça' da Brawn GP, Domenicali seguiu a opinião geral no seio da Fórmula 1 de que os monolugares de Brackley são muito velozes, mas admite que é difícil de prever uma hierarquia exacta, pelo menos por enquanto.

"É mais difícil do que nunca dizer em que patamar estamos. Até há alguns dias atrás, existia um grande equilíbrio entre as equipas - algumas esperadas, algumas um pouco menos - e depois houve o caso Brawn GP; a performance deles foi incrivelmente surpreendente e temos de observá-los com cuidado", afirmou.

"Julgo que fazemos parte das equipas competitivas, mas ainda existem muitos factores desconhecidos a considerar. Teremos de esperar até Melbourne pelas respostas", acrescentou, lembrando ainda que é normal que existam equipas mais bem preparadas neste inicio de época do que a Ferrari e a McLaren, porque se empenharam a fundo nos carros de 2008 e tiveram menos tempo para preparar o monolugar de 2009.
As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
007 ou o espião Michael Schumacher

d41e19b4.jpeg
testes de Barcelona contaram com um ilustre convidado. Michael Schumacher voltou a estar presente na pista catalã para ajudar a desenvolver o novo Ferrari F60 mas, aparentemente, não terá sido essa a sua única função.

Aparentemente, o piloto alemão terá tido, também, que recorrer ao seu instinto de agente secreto, qual James Bond, e infiltrar-se nas fileiras inimigas, neste caso, entre os homens da McLaren-Mercedes.

A história teve o seu momento mais visível na quarta-feira, dia em que Lewis Hamilton se despistou e ficou com o seu monolugar imobilizado na gravilha. Pouco depois, e antes que o carro de Woking fosse rebocado, um Alfa Romeo chegou ao local, com Schumacher ao volante, tendo o ex-piloto ficado a observar todos os detalhes do MP4-24.

Enquanto o carro era levantado Schumacher prestou especial atenção ao fundo plano do McLaren, o qual era uma das inovações que a equipa anglo-germânica levou para Barcelona.

Norbert Haug, responsável da Mercedes-Benz, também reparou na nova função do alemão, afirmando que "a McLaren está a fazer tudo para tudo para se manter no topo. E o nosso velho rival Michael Schumacher sabe disso".
AS
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Toyota teve dúvidas sobre futuro na F1

3b0235cb.jpeg
Tadashi Yamashina: "Depois do que vi nos testes estou certo que a equipa tem potencial para vencer!"
Em declarações ao autosport.com, que citou um jornal japonês, Daily Yomiuri, o responsável máximo da Toyota na F1, Tadashi Yamashina revelou que teve de 'batalhar' para manter a sua equipa este ano na Fórmula 1.

Pela primeira vez na sua história, a marca japonesa teve um ano negativo, em que acumulou prejuízos, e isso pesou muito na mente dos responsáveis nipónicos, que 'precisaram' de ser convencidos.

Na altura chegou a haver alguma especulação relativamente à possibilidade da equipa nipónica seguir os mesmos passos da Honda F1 Racing, mas os seus responsáveis depressa vieram a público terminar com a especulação e reafirmar o seu cometimento com o desporto. Contudo, Yamashina revelou agora que as coisas não foram fáceis para si na altura:

"Tive dezenas de reuniões com os membros da administração da empresa, onde expliquei que - e porquê - não deveríamos sair da F1, apesar de ter de reduzir drasticamente os custos. Como é lógico os resultados negativos da empresa no ano passado deixaram algumas dúvidas na cabeça das pessoas.", referiu, revelando também que a atitude do principal patrocinador da equipa, a Panasonic, foi fundamental.

Contudo, no final deixou um aviso 'disfarçado' de confiança: "Temos de vencer! Depois do que vi nos testes na passada semana estou certo que a equipa tem potencial para vencer! Estamos claramente melhor que no ano passado", referiu.

As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Michael Schumacher: "Não tem lógica um campeão com menos pontos do que o segundo clas

3cf9416b.jpeg
Michael Schumacher é a mais recente voz dissonante relativamente às novas regras impostas pela FIA. O ex-piloto de F1 alemão não vê qualquer lógica na possibilidade de um campeão poder ter menos pontos que os seus adversários:
"Não há qualquer lógica um campeão ter menos pontos do que o segundo classificado nessa competição. Entendo que é uma boa tentativa para aumentar a pressão da luta pelas vitórias, mas não é a melhor solução. Além do mais tudo foi decidido muito em cima do início da temporada, o que é absolutamente espantoso, e nada habitual na FIA, que sempre utilizou esse argumento para não introduzir alterações. Por tudo isto duvido que estas novas regras ajudem a Fórmula 1, especialmente no que à forma de encontrar o campeão diz respeito. Para além disso, penso que temos de nos assegurar que a F1 permaneça como o pináculo dos desportos motorizados em termos tecnológicos. Não faz sentido que seja doutra forma.", referiu Schumacher.



Curiosamente, o ex-piloto alemão não teria sido afectado caso a nova regra sempre tivesse sido válida na Fórmula 1, e teria mantido os seus sete títulos mundiais.
As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
McLaren melhora em Jerez

50f6ba6e.jpeg
A Mclaren e a Williams estiveram ontem em Jerez, com a equipa de Woking a sair de Espanha com um assomo de esperança para a temporada que se avizinha, já que algumas das soluções testadas quase em desespero, parecem ter dado algum resultado.



Heikki Kovalainen realizou 1m18.202s, uma marca que 'tira' quase um segundo ao melhor tempo anteirormente conseguido, o que prova uma sensível evolução.



Já a Williams, presente através de Kazuki Nakajima, que completou103 voltas, com o melhor registo a ser 1m20.023s, 1.8s pior que o tempo de Kovalainen, já que o trabalho incidiu maioritariamente nas afinações para situações de corrida.



Tempos
1. Kovalainen McLaren-Mercedes 1m18.202s 85 voltas
2. Nakajima Williams-Toyota 1m20.023 103 voltas

As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Testes terminam com recorde da Williams

18886.jpg


Kazuki Nakajima colocou um ponto final nos testes de Inverno com um tempo-canhão no derradeiro dia dos ensaios realizados esta semana em Jerez de la Frontera.

O piloto japonês completou cento e duas voltas ao traçado andaluz, batendo a melhor marca da semana, na posse de Jenson Button, por quatro décimos de segundo, deixando no ar a ideia de que a Williams poderá estar de regresso aos seus melhores dias.

A McLaren Mercedes foi a única equipa a acompanhar a formação de Grove, tendo Heikki Kovalainen descido do segundo setenta e sete, garantindo o melhor registo da equipa de Woking neste circuito.

Com o final da sessão de Jerez, os testes ficam agora proibidos até ao final da temporada de 2009, face aos novos regulamentos, ouvindo-se pela próxima vez os motores de Fórmula 1 em pleno fulgor já no Grande Prémio da Austrália, que será realizado em Melbourne dentro de pouco mais de uma semana.

POS PILOTO EQUIPAS (PNEUS) TEMPO VOLTAS
1. Nakajima Williams-Toyota (B) 1:17.494 102
2. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) 1:17.946 84
As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
FOTA "unânime" contra novo sistema de pontuação

ff43946d.jpeg
A polémica está de volta à Fórmula 1. A Associação de Equipas de Fórmula 1 (FOTA) questionou hoje a validade do novo sistema de pontos imposto pela FIA, introduzido a pouco mais de uma semana do início da temporada.
FOTA "unânime" contra novo sistema de pontuação -

Numa declaração hoje emitida, a FOTA refere que depois das decisões terem sido tornadas públicas na terça-feira, as equipas decidiram por unanimidade questionar a validade das novas medidas que, lembram, foram de encontro àquilo que a Associação havia proposto.

"A FOTA realizou um inquérito global, o que permitiu saber quais as preferências do público e todas as equipas acreditam que estes indicadores deveriam ser levados em conta. A modificação ao regulamento desportivo levada a cabo pelo Conselho Mundial não foi feita de acordo com os procedimentos escritos no Apêndice 5 do Regulamento Desportivo, bem como pelo artigo 199º do Código Desportivo Internacional, pelo que é demasiado tarde para a FIA impor uma mudança na época de 2009 sem o consentimento unânime de todos os participantes no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 2009".

"Uma vez que a mudança ao sistema de pontos aprovado de forma unânime pelas equipas e proposto à FIA não foi aprovado pelo Conselho Mundial, nenhuma mudança pode acontecer em 2009 e as equipas desejam reafirmar a sua vontade em colaborar com a FIA de modo a estudar um novo sistema de pontos para 2010 dentro de uma série de medidas com vista a tornar a F1 enquanto desporto mais atractiva".

O Apêndice 5 dos regulamentos desportivos da Fórmula 1 incide sobre a maneira como os regulamentos podem ser alterados, ao passo que o artigo 199º do Código Desportivo Internacional frisa que nenhuma alteração pode ser introduzida tão tarde. Face a isto, fica por saber qual a reacção da FIA neste braço-de-ferro que envolve a Federação e Associação de Equipas de F1.
As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Bernie Ecclestone: "Aposto a minha 'massa' no Massa"

c1398bac.jpeg
Politicamente correcto é 'coisa' que Bernie Ecclestone nunca foi ou será, por isso ouvi-lo revelar as suas preferências é completamente normal, e há muito tempo que é assim. A exemplo do que sucedeu há um ano, o 'supra-sumo' da F1 voltou a fazer as suas apostas para a época que se avizinha.
Bernie Ecclestone: "Aposto a minha 'massa' no Massa" -

O ano passado, Ecclestone 'apostou' em Massa e esteve muito perto de acertar - só não 'contou' com Timo Glock - e este ano volta a jogar no mesmo piloto. Em entrevista ao Daily Express, Ecclestone revelou que a "Red Bull pode ser uma grande surpresa com o Sebastian Vettel. Ponham-no num Ferrari e vão ver que ele é mais rápido que qualquer piloto que lá tenham. A Brawn também está muito bem, mas o meu 'dinheiro' vai novamente para o Felipe Massa. Foi o mais rápido o ano passado mas a Ferrari 'tirou-lhe' o título com os seus erros. Penso também que se o ano começar bem ao Kimi Raikkonen, vão vê-lo bem diferente do ano passado, no resto da época. Lewis Hamilton foi um bom campeão, e estará na luta se a McLaren melhorar, mas se estiverem mal nas primeiras corridas, perderão o comboio.", referiu Ecclestone.

As
 

joseseg

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
1,655
Gostos Recebidos
0
Gráfico animado: Tudo sobre a F1 em 2009

Gráfico animado: Tudo sobre a F1 em 2009
O Mundial de Fórmula 1 arranca no próximo fim-de-semana em Melbourne, Austrália. Alterados os regulamentos, esta época o campeão vai ser quem ganhar mais corridas.

Clica na imagem e terás acesso ao Calendário Mundial de F1 para 2009.

 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
F1: Glock ameaçado após ultrapassagem de Hamilton

O alemão Timo Glock revelou ter sido alvo de ameaças, depois de ter sido ultrapassado por Lewis Hamilton, no último Grande Prémio de 2008, no Brasil. O britânico sagrar-se-ia campeão de Fórmula 1, ao passar o piloto da Toyota nos derradeiros metros do circuito de Interlagos. Hamilton foi também o primeiro negro a vencer o Mundial de Pilotos.

«Foi um modo feio de terminar a época», disse Glock ao jornal «Darmstaedter Echo» e citado pela «Reuters». «As reacções de muitos adeptos alemães foram muito más, ao que parece, há muitas pessoas racistas que não gostaram de ver Hamilton ser campeão do mundo», disse o piloto, sobre o inglês da McLaren.

«As reacções variaram de "sabemos onde vivem os teus pais" a "devias ir para a câmara de gás"», confessou Timo Glock.


LUSA
 

Mslb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2009
Mensagens
209
Gostos Recebidos
0
a rodas bom fumegar

mundial de f1 comeca domingo na Australia:right:
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Horários treinos livres e qualificação mais GP

5a. Feira
26 de Março de 2009 01:30 AUTOMOBILISMO VELOCIDADE - CAMP. MUNDO F1
(G.P. AUSTRÁLIA - 1ª SESSÃO TREINOS LIVRES) - DIRECTO


6a. Feira
27 de Março de 2009 05:30 AUTOMOBILISMO VELOCIDADE - CAMP. MUNDO F1
(G.P. AUSTRÁLIA - 2ª SESSÃO DE TREINOS LIVRES) - DIRECTO
Sábado
28 de Março de 2009 05:10 INFORMAÇÃO - CAMP. MUNDO F1
(GP. AUSTRÁLIA) - DIRECTO
SPORT.TV1

Sábado
28 de Março de 2009 06:00 AUTOMOBILISMO VELOCIDADE - CAMP. MUNDO F1
(G.P. AUSTRÁLIA - TREINOS DE QUALIFICAÇÃO) - DIRECTO
SPORT.TV1 :espi28:

Sábado
28 de Março de 2009 07:10 INFORMAÇÃO - CAMP. MUNDO F1
(GP. AUSTRÁLIA) - DIRECTO


Domingo
29 de Março de 2009 06:00 INFORMAÇÃO - CAMP. MUNDO F1
(GP. AUSTRÁLIA) - DIRECTO


Domingo
29 de Março de 2009 07:00 AUTOMOBILISMO VELOCIDADE - CAMP. MUNDO F1
(G.P. AUSTRÁLIA) - DIRECTO SPORT.TV1
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Nico Rosberg e Williams dominam ambas as sessões

f6cc419d.jpeg

Esperava-se que fossem os Brawn GP a surpreender, mas pelos vistos quem decidiu dar um ar da sua graça foi a Williams, com Nico Rosberg a liderar as duas primeiras sessões de treinos livres do GP da Austrália, prova de abertura do Mundial de Fórmula 1.

Aliás, a 'malta' dos difusores protestados esteve em grande, já que atrás do Williams ficaram colocados o Brawn GP de Rubens Barrichello e o Toyota de Jarno Trulli. Todos do mesmo 'gang'!

Desta feita, na segunda posição ficou colocado Rubens Barrichello, mostrando que a Brawn GP está em Melbourne mesmo para lutar pelas primeiras posições e tudo o que se viu nos testes deverá ter seguimento na qualificação e corrida. Já no caso da Williams, apesar do bom andamento evidenciado pelos seus pilotos, a falta de consistência deverá tramá-los, ainda que a velocidade pareça estar 'lá'.

Surpreende um pouco o facto da Ferrari, Renault, BMW-Sauber e McLaren terem ficado tão atrás, mas a verdade é que as sessões de treinos livres muito pouco dizem relativamente à verdadeira competitividade, pois se alguns tentam afinar o melhor possível os seus monolugares, outros querem logo dar nas vistas. Amanhã, na qualificação, e depois na corrida, tiram-se todas as dúvidas,

Jarno Trulli, em Toyota, foi terceiro, na frente de Mark Webber, em Red Bull, que foi o único que se logrou intrometer entre os 'protestados', já que nas posições seguintes ficaram Jenson Button (5º), Timo Glock (6º) e Kazuki Nakajima (7º). Sebastian Vettel voltou a ter problemas, pois desta feita fez um pião, terminado a sessão mais cedo. Ainda assim foi oitavo.

Favoritos muito atrás

Algo estranhamento, os homens da Ferrari quedaram-se pelas 10ª e 11ª posições, com Felipe Massa na frente de Kimi Raikkonen. Os dois homens da Ferrari tiveram ligeiras saídas de pista. Fernando Alonso foi 12º enquanto Nick Heidfeld e Robert Kubica, ambos em BMW-Sauber foram apenas 14º e 15º. Ainda pior, os dois McLaren-Mercedes, com Heikki Kovalainen em 17º, uma posição na frente de Lewis Hamilton. Se no caso da Ferrari, a posição nesta sessão parece uma excepção já a da McLaren não será tanto assim...

Tempos 2ª Sessão:

1. Rosberg Williams-Toyota 1:26.053 36 voltas
2. Barrichello Brawn-Mercedes a 0.104 38 voltas
3. Trulli Toyota a 0.297 42 voltas
4. Webber Red Bull-Renault a 0.317 30 voltas
5. Button Brawn-Mercedes a 0.321 38 voltas
6. Glock Toyota a 0.390 42 voltas
7. Nakajima Williams-Toyota a 0.507 33 voltas
8. Vettel Red Bull-Renault a 0.687 19 voltas
9. Sutil Force India-Mercedes a 0.987 29 voltas
10. Massa Ferrari a 1.011 35 voltas
11. Raikkonen Ferrari a 1.151 32 voltas
12. Alonso Renault a 1.179 28 voltas
13. Fisichella Force India-Mercedes a 1.229 32 voltas
14. Heidfeld BMW-Sauber a 1.264 34 voltas
15. Kubica BMW-Sauber a 1.345 36 voltas
16. Bourdais Toro Rosso-Ferrari a 1.426 36 voltas
17. Kovalainen McLaren-Mercedes a 1.749 35 voltas
18. Hamilton McLaren-Mercedes a 1.760 31 voltas
19. Piquet Renault a 1.775 35 voltas
20. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 2.023 33 voltas


Rosberg também a abrir

Nico Rosberg tornou-se no primeiro piloto a liderar uma sessão em 2009. O piloto da Williams e a sua equipa surpreenderam toda a gente ao colocar os seus dois monolugares nos dois primeiros lugares da lista de tempos, já que Kazuki Nakajima obteve, mesmo no final da sessão, o segundo melhor tempo.

Curiosamente, o registo de Rosberg 1m26.687s foi um décimo de segundo mais rápido que a pole position de Lewis Hamilton o ano passado, o que significa que os engenheiros já foram 'buscar' muita da performance que se julgava perdida pela entrada das novas regras.

Kimi Raikkonen, Ferrari foi terceiro. O finlandês dominou grande parte da sessão, com a maior oposição a vir, como se esperava, da parte de dos homens da Brawn GP, Jenson Button e Rubens Barrichello, que terminaram em quarto (Barrichello) e sexto (Button). Pelo meio ficou colocado Heikki Kovalainen, em McLaren-Mercedes, mostrando que afinal a equipa inglesa pode ter recuperado algum do atraso que parecia ter há algu tempo atrás.

Lewis Hamilton foi apenas 16º e um dos que tiveram ligieiras saídas de pista. Os restantes a ter incidentes foram Nelson Piquet, com um pião na curva 1, um furo de Nakajima, enquanto Sebastian Vettel ficou parado em pista com um problema hidraulico no seu Red Bull.

Tempos 1ª Sessão

1. Rosberg Williams-Toyota 1:26.687 19 voltas
2. Nakajima Williams-Toyota a 0.049 21 voltas
3. Raikkonen Ferrari a 0.063 24 voltas
4. Barrichello Brawn-Mercedes a 0.539 21 voltas
5. Kovalainen McLaren-Mercedes a 0.766 15 voltas
6. Button Brawn-Mercedes a 0.780 12 voltas
7. Massa Ferrari a 0.955 24 voltas
8. Glock Toyota a 1.023 24 voltas
9. Sutil Force India-Mercedes a 1.306 20 voltas
10. Alonso Renault a 1.436 16 voltas
11. Heidfeld BMW Sauber a 1.450 20 voltas
12. Trulli Toyota a 1.455 21 voltas
13. Kubica BMW Sauber a 1.824 22 voltas
14. Fisichella Force India-Mercedes a 1.916 16 voltas
15. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 2.098 27 voltas
16. Hamilton McLaren-Mercedes a 2.355 18 voltas
17. Webber Red Bull-Renault a 2.394 7 voltas
18. Piquet Renault a 2.774 25 voltas
19. Bourdais Toro Rosso-Ferrari a 2.812 21 voltas
20. Vettel Red Bull-Renault a 6.097 4 voltas
As
 
Topo