Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel chamado para discutir penalização

2ad3d130.jpeg
Sebastian Vettel foi chamado pela FIA para discutir a sua penalização de dez posições na grelha de partida para o GP da Malásia, a qual foi atribuída na sequência do seu toque com Robert Kubica.
Sebastian Vettel chamado para discutir penalização -

Logo após o final da corrida, os Comissários analisaram o incidente que acabou por causar o abandono de ambos os pilotos e decidiram penalizar o jovem alemão da Red Bull em dez posições à partida para a corrida malaia. No entanto, já hoje, Vettel foi convocado por Alan Donnelly, um dos conselheiros dos Comissários Desportivos, para ser ouvido.

Christiam Horner, director da equipa Red Bull, deixou claro, no entanto, que a sua formação não efectuou qualquer pedido no sentido de clarificar ou rever a penalização do alemão.

"Alan Donnelly pediu para conversar com Sebastian para discutir a sua penalização. Penso que a penalização foi dura. Pensamos que foi mais um incidente de corrida. O Sebastian estava a defender a sua posição e a penalização depende do que foi discutido durante a audição aos pilotos", começou por dizer Horner.

Horner não sabe se a penalização poderá vir a ser suavizada mas reforça que da parte da Red Bull não exisitiu qualquer apelo sobre a matéria.
As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Brawn GP volta a ser favorita na Malásia

3ca95662.jpeg


Com apenas uma semana de intervalo entre a primeira e a segunda corrida do Mundial, o GP da Malásia afigura-se como o primeiro teste a sério para as equipas, na medida em que o traçado de Sepang é um verdadeiro circuito de F1, indicador, por isso, das reais potencialidades de cada monolugar.

Brawn GP volta a ser favorita na Malásia -

Numa prova em que a humidade e o tempo quente (prevêem-se temperaturas a rondar os 32º graus Célsius) costumam levar as mecânicas ao limite, a prova deste ano poderá vir a contar com mais duas dificuldades acrescidas para os pilotos: o horário tardio da corrida e a possibilidade do aparecimento de chuva.

Se quanto à questão da hora, a opinião dos pilotos divide-se, com alguns a considerarem que não é grande incómodo, ao passo que outros, como Robert Kubica ou Nico Rosberg a serem muito críticos, já a possibilidade das habituais chuvas de monção marcarem presença em Sepang é mais preocupante, tanto mais que com a alteração do horário da corrida, a probabilidade de chuvas intensas aumenta.

Mas é na Malásia que se pode vir a ficar com uma ideia melhor do que o Mundial de F1 reserva para 2009, pelo menos até ao Tribunal de Apelação de 14 de Abril. O principal foco de interesse reside, então, em saber se a Brawn GP conseguirá manter a superioridade evidenciada em Melbourne ou se as outras equipas conseguirão recuperar algum do atraso.

Em todo o caso, e num circuito mais comum, os carros de Ross Brawn dever-se-ão manter à frente dos seus adversários, embora seja de esperar uma reacção da Ferrari, que teve um inicio de temporada abaixo das suas expectativas, ainda que tenha demonstrado ser uma das melhores equipas com o sistema KERS, Williams, BMW Sauber, Toyota e Red Bull. Na BMW Sauber, uma das dúvidas reside na possibilidade de Robert Kubica vir a utilizar o KERS, o que poderá prejudicar o seu andamento, em virtude do incremento do peso no seu monolugar.

Quanto às restantes formações, importa saber como irão reagir a Renault e a McLaren, sendo que esta última chega a Sepang com uma nuvem negra a pairar sobre si, devido ao desenlace do caso que envolveu Lewis Hamilton e a própria equipa e que terminou com a desqualificação do campeão do mundo da prova australiana.

De qualquer maneira, com ou sem chuva, com ou sem polémica, espera-se que este fim-de-semana a corrida volte a ser bastante animada, graças aos novos regulamentos da modalidade. A competição segue dentro de momentos...

AS
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Comunicado na íntegra da FIA sobre Lewis Hamilton

a4dc5eca.jpeg
A FIA emitiu um comunicado no qual esclarece o motivo da desqualificação de Lewis Hamilton no GP da Austrália, com a Federação a enaltecer que nas comunicações via rádio entre o britânico e a McLaren, existiram "duas ordens explícitas" para que Hamilton deixasse o Toyota de Jarno Trulli passar.
Comunicado na íntegra da FIA sobre Lewis Hamilton -

Com base nestas novas provas, a FIA entendeu que tinha sido enganada pelo piloto e pela equipa, resultando assim na sua desqualificação.

Eis o comunicado completo da FIA:

"Na primeira audição a seguir ao GP da Austrália, os Comissários não tinham o benefício de contar com as comunicações rádio entre o piloto número 1, Lewis Hamilton, e a equipa Vodafone McLaren Mercedes nem tiveram acesso aos comentários de Lewis Hamilton imediatamente após a corrida.

Das filmagens de vídeo disponíveis para os Comissários durante a audição pareceu que o carro do Jarno Trulli tinha saído de pista e o carro número 1 passou para terceiro. Pareceu, então, que Trulli ultrapassou Hamilton para reocupar o terceiro posto, o que na altura era proibido devido à presença do Safety Car em pista.

Durante a audição, que durou aproximadamente uma hora após o final da corrida, os Comissários e o Director de Corrida questionaram Lewis Hamilton e o seu director de equipa David Ryan especificamente se tinha existido alguma instrução para Hamilton deixar passar Trulli. Tanto o piloto como o responsável da equipa declararam que nenhuma ordem desse género havia sido dada ao piloto. O Director de Corrida perguntou especificamente a Hamilton se ele tinha deixado passar Trulli de forma consciente. Hamilton insistiu que não o havia feito.

Os novos elementos apresentados aos Comissários vários dias após o GP da Austrália de 2009 que conduziram à reunião do Colégio de Comissários provaram que:

a) Imediatamente após a corrida e antes de Lewis Hamilton se dirigir ao Colégio de Comissários, o piloto concedeu uma entrevista na qual referiu claramente ter sido avisado pela equipa para deixar Trulli passar;
b) Além disso, as comunicações via rádio entre o piloto e a equipa contêm duas ordens explícitas para da equipa para Hamilton deixar passar Trulli.

Os Comissários, tendo conhecimento disto a partir das comunicações rádio e da entrevista à imprensa, sentiram fortemente que tinham sido enganados pelo piloto e pelo seu director de equipa o que levou a uma penalização injusta para Jarno Trulli com o Lewis Hamilton a subir até ao terceiro posto."

As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Horários do GP da Malásia

A Fórmula 1 segue este fim-de-semana para a Malásia, para a segunda corrida do campeonato, que promete ser tão disputada e imprevisível quanto a primeira.
Horários do GP da Malásia -

Depois dos Brawn GP terem demonstrado toda a sua superioridade na Austrália, um dos pontos de interesse está em saber se as outras equipas serão capazes de recuperar alguma da desvantagem em relação a Jenson Button e a Rubens Barrichello.

Para seguir a par e passo todas as incidências da prova, eis os horários das sessões. Já sabe que pode seguir todo o Grande Prémio em directo através da Sport TV

Horários:
Sexta-feira: Treinos Livres 1 - 03h00
Treinos Livres 2 - 07h00
Sábado: Treinos Livres 3 - 07h00
Qualificação - 10h00
Domingo: Corrida - 10h00​
As
 

Miguels

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
900
Gostos Recebidos
0
Pontuação dos Pilotos 2009

Campeonato de Piltos 2009

Pos.------Piloto--------------Pontos


1.----Jenson Button------------10

2.----Rubens Barrichello--------8

3.----Lewis Hamilton------------6

4.----Timo Glock----------------5

5.----Fernando Alonso-----------4

6.----Nico Rosberg--------------3

7.----Sébastien Buemi-----------2

8.----Sébastien Bourdais--------1
 

Miguels

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
900
Gostos Recebidos
0
Pontuação das equipas 2009

Pontuação de Construtores


Pos.--------Team-----------------Pontos

1------Brawn GP--------------------18

2------McLaren-Mercedes-------------6

3------Toyota-----------------------5

4------Renault F1-------------------4

5------Scuderia Toro Rosso----------3

5------Williams F1------------------3
 

Miguels

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
900
Gostos Recebidos
0
Pilotos e Equipas 2009

Pilotos para o Ano 2009

_________Piloto_______________________Team


Nr.1---Lewis Hamilton------------McLaren-Mercedes

Nr.2---Heikki Kovalainen---------McLaren-Mercedes

Nr.3---Kimi Räikkönen------------Ferrari

Nr.4---Felipe Massa--------------Ferrari

Nr.5---Robert Kubica-------------BMW Sauber

Nr.6---Nick Heidfeld-------------BMW Sauber

Nr.7---Fernando Alonso-----------Renault

Nr.8--Nelson Piquet jr.---------Renault

Nr.9--Jarno Trulli--------------Toyota

Nr.10-Timo Glock----------------Toyota

Nr.11-Sebastien Buemi-----------Toro Rosso

Nr.12-Sebastien Bourdais--------Toro Rosso

Nr.14-Mark Webber---------------Red Bull Racing

Nr.15-Sebastian Vettel----------Red Bull Racing

Nr.16-Nico Rosberg--------------Williams

Nr.17-Kazuki Nakajima-----------Williams

Nr.18-Adrian Sutil--------------Force India

Nr.19-Giancarlo Fisichella------Force India

Nr.20-Jenson Button-------------Brawn GP

Nr.21-Rubens Barrichello--------Brawn GP
 

Miguels

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
900
Gostos Recebidos
0
Melbourne Austrália 2009

Melbourne Austrália

Posição----------Piloto--------------TEAM------------------Tempo

1----------Jenson Button---------Brawn GP--------------1:35.15,784

2----------Rubens Barrichello----Brawn GP--------------+ 00.00,807

3----------Lewis Hamilton--------McLaren-Mercedes------+ 00.02,914

4----------Timo Glock------------Toyota----------------+ 00.04,435

5----------Fernando Alonso-------Renault F1------------+ 00.04,879

6----------Nico Rosberg----------Williams F1-----------+ 00.05,722

7----------Sebastien Buemi-------Scuderia Toro Rosso---+ 00.06,004

8----------Sebastien Bourdais Scuderia Toro Rosso---+ 00.06,298

9----------Adrian Sutil----------Force India F1--------+ 00.06,335

10---------Nick Heidfeld---------BMW Sauber F1---------+ 00.07,085

11---------Giancarlo Fisichella--Force India F1--------+ 00.07,374

12---------Jarno Trulli----------Toyota----------------+ 00.26,604

13---------Mark Webber-----------Red Bull Racing-------+ 1



Volta mais rápida

Nico Rosberg/Williams-Toyota Tempo: 01.27,706 na volta 48


Desistência

Volta--------------Piloto-----------------TEAM----------------Razão

1-------------Heikki Kovalainen------McLaren-Mercedes-------Colisão

18------------Kazuki Nakajima--------Williams F1------------Acidente erro do Piloto

25------------Nelson Piquet jr.------Renault F1-------------Problema nos Travões

46------------Felipe Massa-----------Ferrari----------------Avaria

56------------Robert Kubica----------BMW Sauber F1----------Colisão com Vettel

56------------Kimi Räikkönen---------Ferrari----------------Avaria

57------------Sebastian Vettel-------Red Bull Racing--------Colisão com Kubica
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
GP da Malásia – Qualificação: O ouro continua sobre o azul para Button

19039.jpg
Jenson Button voltou a ser o mais rápido numa qualificação, partindo da pole-position para o Grande Prémio da Malásia.

Apesar das ameaças de chuva, a sessão que determinou o escalonamento da grelha de partida para a prova de Sepang manteve-se seca, tendo o piloto britânico e Jarno Trulli se digladiado pela pole-position.

Estes dois homens foram, claramente, os mais rápidos em pista, tendo qualquer um deles passado pelo topo da tabela de tempos. Na derradeira série de voltas lançadas Button acabaria por se superiorizar a Trulli, tendo os dois ficado separados por menos de um segundo.

Na esteira deste duo ficaram Sebastien Vettel e Rubens Barrichello, no entanto, qualquer um destes dois pilotos tem uma penalização para cumprir – de dez lugares no caso do alemão e cinco no do brasileiro – o que os atira para posições secundárias.

Timo Glock nunca conseguiu acompanhar o ritmo do seu colega de equipa mas, ainda assim, garantiu o quinto crono, o que lhe permite amanhã arrancar do terceiro posto. Nico Rosberg parecia estar em condições de se bater pela pole-position, mas o piloto da Williams não conseguiu ir além do sexto registo, perdendo quase seis décimos de segundo para Button.

Robert Kubica foi o melhor dos BMW Sauber ao garantir o oitavo tempo, perdendo pouco menos de três décimos de segundo para Mark Webber, enquanto que Kimi Raikkonen ficou a escassos milésimos de segundo do polaco da equipa de Hinwil.

O finlandês foi o único representante da Ferrari na Q3, dado que Felipe Massa foi eliminado logo na Q1, depois da equipa transalpina ter considerado que a primeira volta lançada do brasileiro era suficiente para que este continuasse em frente, o que acabou por não se verificar.

A fechar o top-ten ficou Fernando Alonso que, após conseguir alcançar a Q3, realizou apenas uma volta lançada na derradeira fase da qualificação, o que sugere que tem o seu Renault bastante pesado.

Os dois McLaren Mercedes ficaram longe de entrar na Q3, tendo Lewis Hamilton assegurado o décimo terceiro tempo e Heikki Kovalainen o décimo quarto, demonstrando que o MP4-24 ainda está longe da competitividade.

POS PILOTO EQUIPA (PNEUS) TEMPO
1. Button Brawn-Mercedes (B) 1:35.181
2. Trulli Toyota (B) 1:35.273
3. Vettel Red Bull-Renault (B) 1:35.518
4. Barrichello Brawn-Mercedes (B) 1:35.651
5. Glock Toyota (B) 1:35.690
6. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:35.750
7. Webber Red Bull-Renault (B) 1:35.797
8. Kubica BMW-Sauber (B) 1:36.106
9. Raikkonen Ferrari (B) 1:36.170
10. Alonso Renault (B) 1:37.659
11. Heidfeld BMW-Sauber (B) 1:34.769
12. Nakajima Williams-Toyota (B) 1:34.788
13. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:34.905
14. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) 1:34.924
15. Bourdais Toro Rosso-Ferrari (B) 1:35.431
16. Massa Ferrari (B) 1:35.642
17. Piquet Renault (B) 1:35.708
18. Fisichella Force India-Mercedes (B) 1:35.908
19. Sutil Force India-Mercedes (B) 1:35.951
20. Buemi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:36.107
19038.jpg



GP da Malásia – Treinos-Livres III: Rosberg de novo no topo (08.22)
Nico Rosberg assinou o melhor tempo na terceira sessão de treinos-livres do Grande Prémio da Malásia, mostrando que é um dos candidatos à pole-position da qualificação de hoje.

Apesar da forte presença de nuvens ameaçadoras sobre o traçado de Sepang, a chuva manteve-se afastada do circuito malaio, sendo, no entanto, difícil que a qualificação não seja disputada com a pista molhada.

Uma vez mais, o equilíbrio foi evidente ao longo de toda a sessão, como provam os oito décimos de segundo que separam os catorze primeiros. Rosberg se superiorizou-se a Mark Webber por pouco mais de um décimo de segundo, ao passo que o australiano da Red Bull levou a melhor sobre Felipe Massa por menos de um décimo de segundo.

Os Toyota continuam a mostrar que são uma força a ter em conta, tendo Jarno Trulli liderado a ofensiva nipónica ao colocar o seu TF109 no quarto posto, levando no seu encalço Timo Glock.

Entre os Brawn BGP001 Mercedes, Rubens Barrichello foi o mais rápido, mas não foi além do nono tempo a mais de meio segundo de Rosberg, enquanto que Jenson Button fechou o top-ten. Os dois carros da equipa de Brackley deixaram, por diversas vezes, escapar algum fumo pela secção traseira, mas equipa não se mostrou preocupada, apontando como razão para este comportamento, o facto de ambos os monolugares brancos terem o seu nível do óleo demasiado elevado.

A qualificação será disputada dentro de pouco menos de duas horas, esperando-se uma forte luta pela pole-position.

POS PILOTO EQUIPA (PNEUS) TEMPO DIFERENÇA VOLTAS
1. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:35.940 19
2. Webber Red Bull-Renault (B) 1:36.048 + 0.108 13
3. Massa Ferrari (B) 1:36.089 + 0.149 13
4. Trulli Toyota (B) 1:36.132 + 0.192 21
5. Glock Toyota (B) 1:36.189 + 0.249 22
6. Vettel Red Bull-Renault (B) 1:36.194 + 0.254 14
7. Raikkonen Ferrari (B) 1:36.322 + 0.382 14
8. Nakajima Williams-Toyota (B) 1:36.325 + 0.385 18
9. Barrichello Brawn-Mercedes (B) 1:36.519 + 0.579 19
10. Button Brawn-Mercedes (B) 1:36.541 + 0.601 17
11. Kubica BMW-Sauber (B) 1:36.563 + 0.623 18
12. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:36.657 + 0.717 15
13. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) 1:36.742 + 0.802 13
14. Alonso Renault (B) 1:37.004 + 1.064 16
15. Heidfeld BMW-Sauber (B) 1:37.026 + 1.086 18
16. Piquet Renault (B) 1:37.032 + 1.092 18
17. Sutil Force India-Mercedes (B) 1:37.118 + 1.178 18
18. Buemi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:37.282 + 1.342 17
19. Bourdais Toro Rosso-Ferrari (B) 1:37.322 + 1.382 16
20. Fisichella Force India-Mercedes (B) 1:37.398 + 1.458 19

SPRT
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
GP Malásia: Jenson Button declarado vencedor

eda7ced5c30a11fe5f2c099037b6d22c.jpg



GP Malásia: Jenson Button declarado vencedor

O piloto britânico Jenson Button, em Brawn GP, foi declarado vencedor do Grande Prémio da Malásia de Fórmula 1, interrompido à passagem da 32ª das 56 voltas previstas devido a uma forte bátega de água, que tornou impossível concluir a corrida.

Os alemães Nick Heidfeld (BMW) e Timo Glock (Toyota) completaram o pódio.

Esta é a segunda vitória consecutiva de Jenson Button, que na semana passada venceu a prova de estreia da época, em Melbourne, na Austrália.

Diário Digital / Lusa


Classificação do Mundial de Construtores de Fórmula 1, com duas provas cumpridas:

1. Brawn-Mercedes, 25 pts
2. Toyota, 16,5
3. BMW Sauber, 4
4. Renault, 4
5. Williams-Toyota, 3,5
6. STR Ferrari, 3
7. RBR Renault, 1,5
8. McLaren Mercedes, 1
9. Force India, 0
10. Ferrari, 0

 
Última edição:

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,798
Gostos Recebidos
0
GP Malásia: Jenson Button declarado vencedor

O piloto britânico Jenson Button, em BrawnGP, foi o vencedor do Grande Prémio da Malásia de Fórmula 1, em versão mais curta devido à forte chuva que se fez sentir, oferecendo à estreante BrawnGP a segunda vitória em outras tantas provas.



A corrida foi interrompida definitivamente após estarem cumpridas apenas 32 das 56 voltas previstas, devido a uma forte chuvada, que tornou completamente impraticável a pista do circuito de Sepang, numa altura em que Button liderava.



A vitória viria a ser atribuída a Jenson Button, da BrawnGP, que está a viver um verdadeiro conto de fadas neste arranque de Mundial, com duas vitórias consecutivas, depois de ainda há dois meses não se saber se a nova equipa, herdeira da extinta Honda, teria autorização para participar no Mundial de Fórmula 1.



A classificação à passagem da 31.ª volta viria a ser tornada final (os regulamentos garantem que se conta a classificação da penúltima volta antes da interrupção), com os alemães Nick Heidfeld (BMW) e Timo Glock (Toyota) a fecharem o pódio.



Jarno Trulli (Toyota) foi quarto, à frente do outro piloto do BrawnGP, o brasileiro Rubens Barrichello. O australiano Mark Webber (Red Bull) foi sexto, logo seguido pelo campeão do Mundo Lewis Hamilton (McLaren). Nico Roseberg (Williams) fechou os pontos, na oitava posição.



Esta foi a terceira vitória na carreira de Jenson Button, depois de na semana passada ter começado o Mundial também com uma vitória.



A corrida mais louca



"Foi uma corrida louca. Não se conseguia ver o circuito, mesmo quando seguia atrás do 'safety car', que circulava bem devagar", explicou o britânico.



A BrawnGP torna-se a primeira equipa estreante a vencer os dois primeiros grandes prémios em que participa desde 1950, quando a Alfa Romeo entrou no circo da Fórmula 1 também com duas vitórias.



Nick Heidfeld criticou os comissários de pista, por não terem dado de imediato por terminada a corrida quando foi tomada a decisão de a interromper: "Era claro para todos que era impossível retomar a corrida com a quantidade de chuva que caia".



"Esta foi uma das melhores corridas que realizei", sintetizou o alemão Timo Glock, que obteve na Malásia a melhor classificação da sua ainda curta carreira.



Fez-se história



Desde o GP Brasil, em 2003, que uma corrida de Fórmula 1 não chegava ao fim devido à chuva, ao mesmo tempo que desde o GP da Austrália, em 1991, não eram apenas distribuídos metade dos pontos previstos, devido ao facto de não terem sido cumpridas pelos menos três quartos das voltas previstas.

Classificação GP Malásia:

1. Jenson Button (Grã-Bretanha), Brawn - Mercedes, 1h 10m 59.092s

2. Nick Heidfeld (Alemanha), BMW Sauber, +00:22.700

3. Timo Glock (Alemanha), Toyota, 00:23.500

4. Jarno Trulli (Itália), Toyota, 00:46.100

5. Rubens Barrichello (Brasil), Brawn - Mercedes, 00:47.300

6. Mark Webber (Austrália), RedBull - Renault, 00:52.300

7. Lewis Hamilton (Grã-Bretanha), McLaren - Mercedes, 01:00.700

8. Nico Rosberg (Alemanha), Williams - Toyota, 01:11.500

9. Felipe Massa (Brasil), Ferrari, 01:16.900

10. Sebastien Bourdais (França), Toro Rosso - Ferrari, 01:42.100

11. Fernando Alonso (Espanha), Renault, 01:49.300

12. Kazuki Nakajima (Japão), Williams - Toyota, 01:57.000

13. Nelson Piquet (Brasil), Renault, 01:57.500

14. Kimi Raikkonen (Finlândia), Ferrari, 02:23.100

15. Sebastian Vettel (Alemanha), RedBull - Renault, 1 volta

16. Sebastien Buemi (Suíça), Toro Rosso - Ferrari, 1 volta

17. Adrian Sutil (Alemanha), Force India - Mercedes, 1 volta

18. Giancarlo Fisichella (Itália), Force India - Mercedes, 2 voltas

abandono. Robert Kubica (Polónia), BMW Sauber, 30 voltas

abandono. Heikki Kovalainen (Finlândia), McLaren - Mercedes, 31 voltas

Mundial de pilotos:

1. Jenson Button (Grã-Bretanha), 15 pontos
2. Rubens Barrichello (Brasil), 10
3. Jarno Trulli (Itália), 8,5
4. Timo Glock (Alemanha), 8
5. Nick Heidfeld (Alemanha), 4
6. Fernando Alonso (Espanha), 4
7. Nico Rosberg (Alemanha), 3,5
8. Sébastien Buemi (Suíça), 2
9. Mark Webber (Áustria), 1,5
10. Lewis Hamilton (Grã-Bretanha), 1
11. Sébastien Bourdais (França), 1

Mundial de construtores:

1. Brawn, 25 pontos
2. Toyota, 16,5
3. BMW Sauber, 4
4. Renault, 4
5. Williams, 3,5
6. Toro Rosso, 3
7. Red Bull, 1,5
8. McLaren-Mercedes, 1

record
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
F1: classificação do Mundial de construtores

Classificação do Mundial de Construtores de Fórmula 1, com duas provas cumpridas:

1. Brawn-Mercedes, 25 pts
2. Toyota, 16,5
3. BMW Sauber, 4
4. Renault, 4
5. Williams-Toyota, 3,5
6. STR Ferrari, 3
7. RBR Renault, 1,5
8. McLaren Mercedes, 1
9. Force India, 0
10. Ferrari, 0

lusa
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Pilotos querem mudar horários dos GP da Austrália e Malásia

90c26339.jpeg
Os pilotos de Fórmula 1 preparam-se para pressionar Bernie Ecclestone para que este reveja os horários de partida dos grandes prémios disputados na Austrália e na Malásia em 2010, para que não se repitam os problemas de visibilidade sentidos ao longo das provas deste ano, e que atingiram o seu pico máximo na segunda corrida, quando a chuva obrigou à sua interrupção e ao subsequente final antecipado devido à falta de luz natural para reiniciar a prova.
Pilotos querem mudar horários dos GP da Austrália e Malásia -

A tarefa dos pilotos não deverá ser fácil já que Ecclestone revelou a seguir à corrida malaia que não existiam razões para alterar os horários, com o seu ponto de vista a ser ajudado pelo facto das audiências na Europa terem subido nas primeiras duas corridas em relação aos anos anteriores, algo que foi confirmado pelos dados da RTL e pela BBC.

Assim, é provável que este tópico esteja em discussão na próxima reunião da Associação de Pilotos de Fórmula 1 (GPDA), com uma fonte dessa Associação a referir ao site Autosport.com que o plano é antecipar em apenas uma hora o inicio das corridas na Austrália e na Malásia.

AS
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Nelson Piquet Jr: "Alonso tem sorte e toda a porcaria se passa comigo"

1c95e5fa.jpeg
Em entrevista à revista inglesa 'F1 Racing', Nelson Piquet Jr. revelou o que tem sido o seu estado de espírito, ao correr ao lado de um piloto como Fernando Alonso, ao referir que a sua sensação durante os fins-de-semana de Grande Prémio é parecida com a de receber golpes na cabeça com um bastão de críquete, comparando-se mesmo a Eddie Irvine, antigo companheiro de equipa de Michael Schumacher na Ferrari.
Nelson Piquet Jr: "Alonso tem sorte e toda a porcaria se passa comigo" -

O piloto brasileiro lamenta que Alonso tenha absoluta prioridade na equipa: "Tenho um companheiro de equipa muito forte e a equipa só tem olhos para ele. Gostava que a equipa olhasse um pouco para mim também. O Fernando quis testar mais tempo e a equipa concordava pois são de opinião que ele pode evoluir o carro mais depressa. Para além disso, não tenho tido muita sorte, como por exemplo em Singapura o ano passado, quando a equipa chamou o Fernando no momento certo. Toda a merda se passa comigo e ele tem sorte. Como nos testes este ano.", referiu.
AS
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Normand Legault: "Equipas poderiam criar a sua própria competição já amanhã"

c051f267.jpeg
A relevância da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e da Formula One Management (FOM) para a Fórmula 1 tem vindo a ser muito questionada desde que a FOTA (Associação de Equipas de Fórmula 1) foi oficialmente criada, com muitos observadores a considerarem que as equipas deveriam abandonar a alçada da FIA e de Bernie Ecclestone.
Normand Legault: "Equipas poderiam criar a sua própria competição já amanhã" -

Normand Legault, antigo promotor do Grande Prémio do Canadá, é o último a considerar que as equipas de F1 deveriam romper a sua ligação com a FIA e tornarem-se independentes, organizando o seu próprio campeonato e, mais importante, gerindo os seus próprios lucros.

Pouco antes da FOTA ter sido oficialmente criada, Legault terá referido às equipas essa possibilidade: "Disse-lhes 'porque é que não se reorganizam como uma liga de desporto profissional norte-americana? Quando os Montreal Canadiens jogam contra os Boston Bruins [equipas de Hóquei no Gelo] eles não pedem à Associação Internacional de Hóquei para apitar o encontro. No mundo dos desportos profissionais norte-americanos, cada liga tem um quadro de executivos, um administrador e vice-presidentes que gerem o negócio. Os donos dos desportos gerem os próprios desportos", referiu Legault em entrevista ao jornal canadiano La Presse.

Continuando com o seu exemplo das ligas norte-americanas, Legault afirma que "a Liga Nacional de Hóquei não tem de pedir a ninguém se quiser aumentar o tamanho da rede em alguns centímetros", adiantando que a Fórmula 1 pode viver sem a influência de Bernie Ecclestone.

"As equipas poderiam sair amanhã de manhã. Poderiam chamá-la [a sua competição] de Grand Prix World Championship. Se tiver a Ferrari, a BMW, a Williams, se tiver o Lewis Hamilton, é quase como a verdadeira [F1]", explicou , lembrando que "na F1, a pessoa que gere o negocio custa [às equipas] 50 por cento dos lucros".

AS
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton poderá enfrentar Conselho Mundial sozinho

e0b83302.jpeg
Lewis Hamilton poderá vir a ter de enfrentar sozinho o Conselho Mundial da FIA, a realizar no final deste mês, em Paris.


O jornal britânico The Guardian refere que o despedimento de Dave Ryan, antigo director de equipa da McLaren, poderá fazer com que Hamilton vá sozinho ao Conselho Mundial da FIA, onde terá de se justificar por ter enganado os Comissários Desportivos no GP da Austrália.

Isto porque, adianta aquela publicação citando uma fonte da Federação Internacional do Automóvel, esta não pode obrigar alguém que não pertença a uma equipa a depor, uma vez que só o pode fazer àqueles que ainda trabalhem dentro das equipas, logo, sob a alçada da FIA.

"Não podemos obrigar Dave Ryan a participar ou oferecer provas se ele não o desejar. Ainda temos de saber de forma precisa quem vai representar a McLaren nesta audiência", refere essa fonte.

Dave Ryan foi inicialmente suspenso, mas logo no sábado do GP da Malásia, a McLaren revelou que iria despedir aquele membro da equipa, um dos mais antigos da formação de Woking.

Recorde-se que Lewis Hamilton terá de explicar o episódio sucedido após o GP da Austrália, no qual é acusado de ter enganado conscientemente os Comissários Desportivos sobre a ultrapassagem de Jarno Trulli durante o último período de safety car. No final da corrida, Hamilton e o seu director de equipa, Dave Ryan, foram chamados à sala dos Comissários para explicarem se tinham deixado Trulli passar, algo que ambos negaram, levando assim à penalização do piloto italiano e subsequente perda do terceiro posto.

Contudo, no fim-de-semana seguinte, na Malásia, o Colégio de Comissários Desportivos reuniu-se e à luz de novas provas, voltaram a chamar os dois homens da McLaren, que voltaram a negar que tivessem deixado Trulli passar, embora a gravação rádio mostrasse o contrário, o que valeu a desqualificação do campeão do mundo do GP da Austrália.

AS
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Ron Dennis separa-se em definitivo da McLaren F1

5b4e452e.jpeg

A McLaren confirmou que Ron Dennis irá cessar todas as ligações à equipa de Fórmula 1.
Ron Dennis separa-se em definitivo da McLaren F1 -

Confirmando os rumores que já circulavam desde há alguns dias, Ron Dennis vai passar a concentrar-se unicamente no desenvolvimento dos carros de estrada da McLaren, através de uma nova companhia apelidada McLaren Automotives, que passará a ser uma empresa independente. O lançamento do primeiro modelo desta nova marca está previsto para 2011.

O britânico, que liderou a McLaren ao longo de diversos anos de sucesso, confessou que esta foi uma decisão pessoal, tomada sem qualquer tipo de pressão externa, tendo estado ausente no GP da Malásia, pela primeira vez em muitos anos.

"Passei o cargo de director de equipa da Vodafone McLaren Mercedes ao Martin Whitmarsh a 16 de Janeiro, no dia de lançamento do novo caro. Naquele dia perguntaram-me muitas vezes se eu iria estar no GP da Austrália de 2009. A minha resposta foi 'sim'. Eu estive presente - apesar de não ser a pessoa no comando da Vodafone McLaren Mercedes. Admito que foi uma sensação estranha", refere Dennis.

"A corrida seguinte, o GP da Malásia, vi pela TV no Reino Unido - algo que achei extremamente simples. Esperava que fosse mais emocional, depois de tantos anos sem falhar a presença num grande prémio", prossegue.

"Admito que nem sempre fui fácil de lidar. Admito que sempre dei tudo pela McLaren na Fórmula 1. Duvido que o Max Mosley ou o Bernie Ecclestone fiquem descontentes com a minha decisão. Mas ninguém me pediu para o fazer. Foi uma decisão minha. Igualmente, fui o arquitecto da reestruturação do Grupo McLaren. Uma vez mais, ninguém me pediu para o fazer. Foi uma decisão minha", acrescentou Dennis.

"Sinto um grande entusiasmo com as perspectives para o Grupo McLaren e a McLaren Automotive, e não tenho qualquer dúvida em deixar o Martin [Whitmarsh] a responder à administração no que diz respeito a qualquer assunto relacionado com a Fórmula 1", concluiu.

A McLaren revelou, também, que Richard Lapthorne irá ingressar nos quadros da McLaren Group e da McLaren Automotive.


As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
David Coulthard: "A McLaren encontra-se outra vez numa posição difícil"

7a610b0e.jpeg

O escocês David Coulthard, que também passou vários anos na McLaren, saiu em defesa de Lewis Hamilton pelo episódio sucedido após o GP da Austrália mas alerta que os danos à imagem da equipa de Woking, à Mercedes a à própria Fórmula 1 poderão ser muito graves.
David Coulthard: "A McLaren encontra-se outra vez numa posição difícil" -

"Depois de uma brilhante época em que foi campeão, ele [Hamilton] encontra-se com um carro que não é eficaz e no meio de uma controvérsia. A sua integridade foi colocada em questão - em alguns casos, apelidado de mentiroso - depois de considerado culpado de ter fornecido provas erradas aos Comissários Desportivos após o GP da Austrália", começou por escrever o ex-piloto, que agora é comentador da BBC e escreve uma coluna no site daquela estação.

"A McLaren desviou claramente as culpas pela má comunicação entre Hamilton e os Comissários para o director desportivo Dave Ryan, que, como resultado, foi suspenso. Hamilton só escapou a esse castigo porque, enquanto piloto, disse ter actuado sob as ordens da equipa. Acredito que tenha sido o caso. Já estive nessa situação muitas vezes e nós acreditamos na nossa equipa - confiamos na integridade e na segurança do nosso carro, então, porque não confiar na nossa equipa quando nos dão um guião para saber o que dizer?", afirmou Coulthard, que explicou o que sucede quando um piloto é chamado para ser ouvido pelos comissários.

"Primeiro, os comissários alertam o director desportivo - na McLaren era o caso de Ryan - e ele vai imediatamente procurar o piloto. Eles trocam uma série de impressões rápidas até chegaram à reunião, acertam uma estratégia e apresentam-na aos comissários. Mas julgo que não houve uma grande discussão entre Hamilton e Ryan num incidente que era fácil de explicar", explicou o ex-piloto da Williams, McLaren e Red Bull, acrescentando que "não se sabe o que eles disseram na reunião mas ficaria chocado se Dave Ryan tivesse agido ou mentido deliberadamente".

"Estive em circunstâncias semelhantes várias vezes e nunca me pediu para dar informações erradas", elucidou, asseverando que "Hamilton tomou a decisão certa ao defender-se em frente aos média e ao pedir desculpa. Por muito que ele deva à McLaren, ele também tem que proteger a sua própria reputação. Haverá algumas conversas muito sérias entre Hamilton e os seus mecânicos mas a relação deles é longa e suficientemente forte para ultrapassar tudo isto. Hamilton tem contrato até 2010 e tem de ficar com a equipa até lá, mas quando um piloto atravessa momentos difíceis é natural começar a procurar outras paragens. Hamilton também está a aprender que a sua viagem fantástica pela Fórmula 1 não é apenas subir, subir, subir. Também tem de descer", referiu, para se centrar, depois na posição da McLaren na F1.

"Caso sério para a McLaren, patrocinadores e Mercedes-Benz"

"A McLaren encontra-se, uma vez mais, numa posição difícil após dois anos muito complicados. Mesmo com o título de 2008, o caso de espionagem em 2007 foi muito prejudicial e agora há mais interrogações em redor da equipa e dos seus membros mais influentes. Após o caso difícil de 2007, este "caso por mentir" não é bom para as relações públicas da McLaren. Terá um impacto dentro do Grupo McLaren, nos seus patrocinadores e na Mercedes-Benz, que detém 40 por cento da companhia. Em muitos campos, a Mercedes é uma parceira silenciosa, mas agora têm de absorver os efeitos inesperados de uma situação pela qual não têm culpa."

Por fim, Coulthard deixa uma interrogação: "Será que um leopardo consegue mudar as suas pintas, será que as exigências da F1 moderna significam que a McLaren adoptou uma estratégia de vencer a qualquer custo? Não sei responder, mas penso que não ouvimos tudo deste ultimo escândalo que afectou Hamilton e a sua equipa", concluiu David Coulthard.
As
 
Última edição:

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Renault e McLaren com difusor modificado já na China

ea5e4799.jpeg
A Renault e a McLaren deverão apresentar já em Xangai uma versão modificada do difusor traseiro, embora não ainda uma versão completamente desenvolvida daquele 'sistema'.
Renault e McLaren com difusor modificado já na China -

De acordo com a BBC, as duas equipas irão começar por montar uma versão ainda em evolução nos treinos livres do GP da China, com aquelas formações a esperarem uma pequena melhoria nas suas performances, embora ainda longe dos ganhos de meio segundo que se crê serem possíveis de obter com um novo difusor completo.

"Não acredito que possamos obter esse tipo de ganhos já. Não se trata apenas de montar uma peça mágica no carro - toda a filosofia do monolugar precisa de ser alterada e isso leva tempo", disse Fernando Alonso, piloto da Renault.

"Estaremos melhor do que na última corrida (Malásia) mas ainda podemos evoluir mais", acrescentou.
As
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Horários do GP da China

O Mundial de Fórmula 1 regressa este fim-de-semana, para o GP da China. Depois de duas vitórias, os Brawn-Mercedes chegam à corrida chinesa como grandes favoritos, mas a Toyota, Williams e Red Bull já demonstraram que não estão muito longe. Além disso, será que mais alguma equipa conseguirá surpreender?

As respostas só serão conhecidas ao longo do fim-de-semana. Eis os horários das sessões, todas elas com transmissão na SportTV 1.



Sexta-feira: Treinos Livres 1 - 03h00
Treinos Livres 2 - 07h00


Sábado: Treinos Livres - 04h00
Qualificação - 07h00


Domingo: Corrida - 08h00
 

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
1
Chefe da Renault esbraveja contra Fórmula-1 e faz pouco caso de Barrichello
16_MHB_rubinho.jpg

XANGAI (China) - O italiano Flavio Briatore, diretor da equipe Renault, pela qual correm os pilotos Fernando Alonso e Nelsinho Piquet, disse nesta quinta-feira, no circuito de Xangai, local da terceira corrida do ano, no domingo que vem, que o campeonato de 2009 em breve estará decidido. A afirmação foi feita em resposta a uma pergunta sobre a decisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de aprovar os polêmicos difusores nos carros da Brawn GP, Toyota e Williams. O mecanismo, que aumenta a estabilidade, dá vantagem às três equipes e foi contestado no tribunal, sem sucesso, pelas demais.

- É impossível recuperar a distância que temos destas equipes. Dentro de três ou quatro Grandes Prêmios o Mundial estará definido e não vejo o interesse das TVs e dos espectadores quando (Jenson) Button (da Brawn GP) tiver 60 pontos, (Kazuki) Nakajima (Williams), 50 e outro 80. Não vejo interesse de se assistir a um Grande Prêmio, o melhor será escutá-lo por rádio e ver qualquer outra coisa - esbravejou Briatore.
 

joseseg

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
1,655
Gostos Recebidos
0
GP China Sebastian Vettel vence

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu hoje o Grande Prémio da China, em Fórmula 1, à frente do australiano Mark Webber, também da Red Bull, e do britânico Jenson Button, BrawnGP.

Numa prova disputada sob intensa chuva, o alemão soube capitalizar a eficácia dos Red Bull, quase sempre os mais rápidos na alagada pista do circuito de Xangai.

A dobradinha dos Red Bull confirmou o bom trabalho da equipa, que esteve sempre na frente durante todo o fim-de-semana.

Lusa
 
Topo