«Cláusulas de rescisão são a base para qualquer negociação» (Soares Franco)
Filipe Soares Franco encara como «obrigatória» a saída de jogadores neste defeso, se forem accionadas as cláusulas de rescisão. No dia em que escalpelizou a reestruturação financeira do clube, o líder leonino frisou que Paulo Bento tem «capacidade» para ficar no Sporting por muitos e bons anos.
«Todos os jogadores do Sporting, em geral, têm cláusulas de rescisão, e essas cláusulas são a base para qualquer negociação», disse Soares Franco esta terça-feira, à margem de um almoço em que falou sobre a situação financeira do clube, encarando como «obrigatório» que qualquer elemento do plantel saia se for accionado o montante previsto na cláusula de rescisão.
Se há jogadores que podem sair, o treinador, esse, é para continuar. «Fica mais um ano, é o contrato que ele tem», afirmou o líder leonino, dando conta da confiança que deposita em Paulo Bento: «Não acredito, porque o conheço, que algum dia chegue ao pé de mim e diga que não tem condições para continuar». «Se tiver outra proposta melhor, a conversa será outra», assumiu, desejando: «Só espero que o Sporting tenha capacidade para o sustentar». De resto, Soares Franco deixou um vatícinio: «O Paulo Bento tem capacidade para ser treinador do Sporting por muito mais tempo que eu para ser presidente». «Isso tem que ver como projectos de vida e com a minha idade», explicou.
«Clube com a gestão mais equilibrada de Portugal»
Em encontro com os jornalistas, Filipe Soares Franco explicou, ao pormenor, a reestruturação financeira que está em marcha em Alvalade, recordando que até ao ano passado o Sporting perdeu sempre dinheiro. No entanto, ficou a garantia que o clube «é viável» e tem já uma «exploração equilibrada». «O Sporting é o clube com uma gestão mais equilibrada do que qualquer outro em Portugal em termos de receitas e despesas correntes», assegurou.
Alertando para a «inflação inédita» dos custos dos jogadores e dos seus salários nos últimos três anos, Soares Franco lembrou que a competitividade implica, agora, maior investimento nos profissionais que compõem o plantel. «É preciso adaptar os recursos financeiros para amortizar o passivo sem prejudicar a competitividade», destacou.
Os sócios leoninos discutem no próximo dia 28, em Assembleia Geral, as diversas medidas previstas para a reestruturação financeira do clube.