• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda: Extender rede wireless FON_ZON_FREE_INTERNET

box_man

GF Bronze
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Já conseguiste testar? Tiveste resultados positvos? também queria por a funcionar em casa dos meus pais mas não sei como... Podes dar-me uma ajuda?

Obrigado.
 

gandamaluko

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Já conseguiste testar? Tiveste resultados positvos? também queria por a funcionar em casa dos meus pais mas não sei como... Podes dar-me uma ajuda?

Obrigado.
Boa tarde,

Desculpem, mas nunca mais dei o meu feedback...

Sim, já testei e funciona a 100%. (TP-Link TL-WR841ND a receber e a distribuir o sinal por wireless).

Neste momento só não estou a usar o TP-Link TL-WR841ND porque o danifiquei e agora não arranca... estava a tentar criar um script para o router efectuar o login automático na Zon Fon... mas correu mal.. lol.. e ainda não o tentei reparar...

Desta forma, neste momento estou a usar o sistema deste modo:
Ubiquiti Nanostation M2 (NSM2) a receber o sinal Zon Fon e a ser o servidor DHCP (a gerir os IPs) e o TP-Link TL-WR740N (o meu Router antigo - 150Mbps) apenas a distribuir o sinal por Wireless...

Deste modo, como o router está apenas a distribuir o sinal (1 função) e não a recebe-lo e distribui-lo (2 funções), a nível de performance é superior. A escolha da Ubiquiti, foi para poder receber um sinal wireless mais forte (esta antena tem uma capacidade de recepção bastante elevada - ganho de 10dBi "reais") e conseguir tornar o sistema mais estável.
Por vezes o sinal Zon Fon "passa-se" e não funciona durante x tempo e aí é só escolher um outro sinal Zon Fon nas redondezas ;) (também funciona com PT-WiFi)

Notas:
a) apesar de eu a chamar antena, é uma antena "inteligente" com um webserver com diversas opções de configuração...
b) apesar de ser uma antena exterior, estou a usa-la no interior ;)

Mais info: http://dl.ubnt.com/datasheets/nanostationm/nsm_ds_web.pdf

Em qualquer um dos modos posso-te tentar ajudar. Qual o teu hardware?

Cumprimentos,
P.A
 

kasmafan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 21, 2010
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
Boas

Ainda não testei mas segundo consta é possível fazer com dd-wrt e um script bash.

For FON_ZON_FREE_INTERNET:
Code:
etc/hotplug.d/iface/99-login-zon

Code:
#!/bin/sh

if [ "$INTERFACE" = "wwan" ] && ([ "$ACTION" = "ifup" ] || [ "$ACTION" = "update" ]); then
wget -qO- --output-document=portal.html --no-check-certificate --save-cookies=cookie --keep-session-cookies YaCy 'yacportalsearch2014': Search Page
POST_URL=$(cat portal.html | grep 'action="https://zon' | cut -d \" -f 4)
if [ -n "$POST_URL" ]; then
wget -qO- --output-document=/dev/null --no-check-certificate --load-cookies=cookie --keep-session-cookies --post-data="USERNAME=<your_email>&PASSWORD=<your_pswd>&remember=on" $POST_URL
fi
rm cookie portal.html
fi
 

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

Desculpem, mas nunca mais dei o meu feedback...

Sim, já testei e funciona a 100%. (TP-Link TL-WR841ND a receber e a distribuir o sinal por wireless).

Neste momento só não estou a usar o TP-Link TL-WR841ND porque o danifiquei e agora não arranca... estava a tentar criar um script para o router efectuar o login automático na Zon Fon... mas correu mal.. lol.. e ainda não o tentei reparar...

Desta forma, neste momento estou a usar o sistema deste modo:
Ubiquiti Nanostation M2 (NSM2) a receber o sinal Zon Fon e a ser o servidor DHCP (a gerir os IPs) e o TP-Link TL-WR740N (o meu Router antigo - 150Mbps) apenas a distribuir o sinal por Wireless...

Deste modo, como o router está apenas a distribuir o sinal (1 função) e não a recebe-lo e distribui-lo (2 funções), a nível de performance é superior. A escolha da Ubiquiti, foi para poder receber um sinal wireless mais forte (esta antena tem uma capacidade de recepção bastante elevada - ganho de 10dBi "reais") e conseguir tornar o sistema mais estável.
Por vezes o sinal Zon Fon "passa-se" e não funciona durante x tempo e aí é só escolher um outro sinal Zon Fon nas redondezas ;) (também funciona com PT-WiFi)

Notas:
a) apesar de eu a chamar antena, é uma antena "inteligente" com um webserver com diversas opções de configuração...
b) apesar de ser uma antena exterior, estou a usa-la no interior ;)

Mais info: http://dl.ubnt.com/datasheets/nanostationm/nsm_ds_web.pdf

Em qualquer um dos modos posso-te tentar ajudar. Qual o teu hardware?

Cumprimentos,
P.A

Boas

E como é que fazes o login da rede Zon-Fon?

É que estou a tentar fazer o mesmo mas nao sei como fazer o login, tb tenho uma NanoStation
Se me puderes dar uma ajuda agradecia

Cumps
 

gandamaluko

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Boas

E como é que fazes o login da rede Zon-Fon?

É que estou a tentar fazer o mesmo mas nao sei como fazer o login, tb tenho uma NanoStation
Se me puderes dar uma ajuda agradecia

Cumps
Faço login em qualquer dispositivo ligado à rede.... mas para me fazeres esta pergunta deves estar com outro tipo de problemas...

Infelizmente ainda não consegui usar o script descrito no post acima (original aqui)

Dá-me mais detalhes acerca do hardware que tens instalado e o que pretendes fazer.

Cumps
 

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Boas

O hardwer que tenho é uma Nanostation M2 e um router.
Normalmente ligo a nanostation a uma rede normal por exemplo wpa na parte wirless ligo em modo estaçao introduzo a pass e faz a ligaçao, em network ponho em modo brigde
que ate utilizo as definiçoes por defeito, depois de fazer a ligaçao ligo o cabo rj45 da nanostation ao router, onde no router tenho configurado uma rede que por wirless todos os equipamentos que se liguem a rede do router vao ter internet.
A minha questao é como ligar a Nanostation a um hotspot ou seja uma rede em que se tem que fazer login e depois ligar na mesma o router para distribuir essa internet.
É essa a minha duvida como fazer o login.
Por exemplo se eu configurar a nano na parte network como router e selecionar o DHCP para atribuir ip aos dispositivos que se ligarem a nano pelo cabo,
e ligar o cabo rj45 ao pc e defenir a placa Lan do pc para obter ip automaticamente, eu fico com a ligaçao no pc ao hotspot faço o login e voila internet no pc,
mas se desligar o cabo do pc e ligar ao router como vou fazer o login?
Se eu nao ligar um pc por exemplo so ligar uma box ao router como faço o login?
Ou sera que depois de fazer o login no pc e ligar o cabo ao router esse login fica activo?
Sao estas as minhas duvidas de como fazer a distribuiçao do sinal.

Quando dizes que fazes login com o equipamento ligado a rede mas supoe que nao tens nenhum pc ligado a rede e queres ligar por exemplo uma dreambox como fazes o login?

Cumps
 
Última edição:

gandamaluko

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Boas. Aqui tens as configurações da minha Ubiquiti NSM2:








Se depois quiseres, coloco aqui a configuração do router.. no fundo o router só está a emitir por wireless o sinal recebido pela Ubiquiti e tem o DHCP desativado.
Faço login num dispositivo qualquer que esteja ligado à rede e todos os outros automaticamente ligados ficam com acesso à internet nessa rede :)

Se conseguisse colocar o script a funcionar para fazer autologin, era um espétaculo :)

Cumps,
P.A
 

gandamaluko

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Se eu nao ligar um pc por exemplo so ligar uma box ao router como faço o login?
Ou sera que depois de fazer o login no pc e ligar o cabo ao router esse login fica activo?
Sao estas as minhas duvidas de como fazer a distribuiçao do sinal.
Sim, fazes login no pc e depois fica ativo mesmo desligando o pc... normalmente uso o meu smartphone android.
Na "NOS FON" é preciso fazer vários logins porque mesmo que exista tráfego, a ligação cai e é necessário fazer login novamente... a "MEO Wifi" é bastante melhor nesse apecto.. só precisas de fazer login 2x por dia..

Quando dizes que fazes login com o equipamento ligado a rede mas supoe que nao tens nenhum pc ligado a rede e queres ligar por exemplo uma dreambox como fazes o login?

Cumps

Tenho uma Box (Enigma2 como a Dreambox - quase igual) e faço login pelo smartphone na mesma... e se tiveres um browser a funcionar na própria Dream, fazes por lá :p
 

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Boas

Obrigado pela resposta
Agora ja compreendi como fazer o login.
A minha duvida era se qundo desliga-se o pc a ligaçao tb caia.Sendo assim vou testar.
Ja agora outra coisa a configuraçao na Nanostation tens na parte Network como router ou como brigde?
Eu estive a ver o script e pelo que suponho é para pores a correr no router com openwrt, pelo que vi o script so trabalha uma vez para fazer a verificaçao, tens que arranjar maneira de ele correr de x em x tempo ou com o cron ou por no script um (while do) para o script estar sempre a correr e com o comando sleep determinares o tenmpo de verificaçao.

Cumps
 

gandamaluko

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Boas

Obrigado pela resposta
Agora ja compreendi como fazer o login.
A minha duvida era se qundo desliga-se o pc a ligaçao tb caia.Sendo assim vou testar.
Ja agora outra coisa a configuraçao na Nanostation tens na parte Network como router ou como brigde?
Eu estive a ver o script e pelo que suponho é para pores a correr no router com openwrt, pelo que vi o script so trabalha uma vez para fazer a verificaçao, tens que arranjar maneira de ele correr de x em x tempo ou com o cron ou por no script um (while do) para o script estar sempre a correr e com o comando sleep determinares o tenmpo de verificaçao.

Cumps
Acho que só viste um post meu... mas postei duas vezes.. tens lá as configurações todas da Ubiquiti.

Quanto ao Router, tenho um TP-Link WR841ND (4MB de flash e 32MB de RAM) com OpenWrt Barrier Breaker 14.07, e pelo que analisei do script preciso de instalar alguns packages. Ora, as minhas dúvidas são as seguintes:

a) Como se instalam os seguintes packages:

http://downloads.openwrt.org/barrier...6-1_ar71xx.ipk
http://downloads.openwrt.org/barrier...9-1_ar71xx.ipk
http://downloads.openwrt.org/barrier...a-0_ar71xx.ipk

Nota: tenho o putty e consigo fazer login no router por lá... e depois?

b) Como criar e salvar o ficheiro "99-login-zon" em etc/hotplug.d/iface/ ?

Não deve ter ciência nenhuma... mas precisava de saber ao certo porque das primeiras vezes que andei a inventar brickei este mesmo router... na altura (à cerca de um ano atrás) andei a tentar repara-lo com um cabo USB/serial e não consegui.. a semana passada tentei de novo e já consegui.. e ia dizer que fiz quase o mesmo que tinha feito na altura... :)

Cumps, P.A
 

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Boas

Desculpa de perguntar no post anter qual a ligaçao da nano em network nao tinha reparado nas imagens que postas-te .
Quanto ao script, como o meu router nao da para levar com openwrt nao posso testar, mas na dream tenho um Plugin Actualizador de Lista de Canais que foi eu que fiz e alem de actualizar a lista de canais faz outras coisas como por exemplo verificar se a box tem internet.
De x em x tempo um script verifica se a box tem internet, e esse tempo é defenido pelo utilizador, se nao tiver envia uma msg para a tv a imformar a pessoa que nao ha internet.
A minha ideia era que em vez de enviar a msg, fazer o login, nao sei se é possivel mas é uma materia que depois de ter isto tudo a trabalhar vou ver se da para fazer o login por esse script.

Cumps
 

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Boas
Criar o ficheiro é facil isso podes cria-lo em qualquer sitio eu por exemplo utilizo para alterar scripts ou escrever utilizo o notepad++ nao utilizo o bloco de notas do windows porque ja me deu alguns problemas de nao ficar o script na codicaçao certa e por vezes da problemas.
Depois do script estar feito é enviado para a pasta etc/hotplug.d/iface e o nome do script é 99-login-zon.
no script antes de enviares tens de meter o teu email e password nesta linha post-data="USERNAME=<your_email>&PASSWORD=<your_pswd>&remember=on" $POST_URL
e depois salvar e enviar para o router.
Se quiseres posso fazer aqui o file e enviar-te, tal como esta la na pagina onde diz Code:
Depois editas metes os teus dados e envias para o router, se dizes que acedes ao router por o putty deve ter uma maneira de enviar para la o script

Cumps
 

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Boas
Liguei agora o putty a dreambox, como eu é raro trabalhar com o putty nao me tinha percebido que aquilo é so uma janela telnet.
Para criares o script tens de utilizar comandos linux, para escreveres o scripts tens de utilizar o comando echo com as linhas que tem o script.
O comando echo vai escrever o script na pasta etc/hotplug.d/iface com o nome 99-login-zon.
Amanha ja te escrevo o script depois é so copiares as linhas daquilo que te vou escrever colares na janela e fazer enter, essas linhas vao escrever o script e dar atributos 755
que nao sei se é necessario mas acho que sim.
Como o putty nao da para enviar um script ja em ficheiro como por exemplo na dream com o dcc, aqui tens de escrever as linhas com o comando echo para escrever o script no router.
Amanha ja te ponho aqui as linhas.

Cumps
 

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Boas

Ja configurei a NanoStation como tens nas imagens, ligo ao hotspot orange, liga tudo ok faço o login e voila internet no computador.
Desligo o cabo do pc e ligo ao router o router é um dlink GO-Rt-N150 , no router em internet conexion desabilito o dhcp para ip dinamico para se ligar ao router da antena, mas depois ligo o pc ao router por Wifi mas diz-me que nao tenho internet, ja houve uma altura que tinha internet mas nao abria nenhuma pagina e a box tb nao dava nada.
Para tirar as duvidas se o hotspot dava para partilhar a net, entao desliguei a nanostation e liguei a placa Alfa por usb para ter melhor captaçao do hotspot.
Liguei ao hotspot, fiz login e no pc partilhei a ligaçao de rede sem fios para a ligaçao de area local, nas propiedades da ligaçao de area local coloquei um ip fixo,
no router em ligaçao a internet mudei para ip estatico com a gama de ip da placa da ligaçao de area local e viola internet na box e no smartfone.
Portanto a net é partilhada, deve haver alguma coisa que estou a fazer mal na ligaçao do router a nanostation.
Quando ligo o router a nanostation desabilito o dhcp para ip dinamico desta forma o router vai adequirir o ip do router da nanostation penso que seja asssim mas ja experimentei de uma forma e de outra e nao deu nada.
No teu router metes-te a ligaçao a internet com ip dinamico?

Cumps
 

gandamaluko

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Boas,

1 - Liga o pc à Nanostation diretamente (sem o router lá ligado) e vê se tens net no pc. Se tiveres, passa ao 2º passo.

2 - No router consideras IP estático:
IP:192.168.1.1 (ip do router)
Máscara: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.20 (ip da Nanostation)

Notas:
a) Acho que tens o firmware original... mas um detalhe eu cheguei a ter um firmware da DD-WRT em que só conseguia fazer login através do que estivesse nas portas LAN, por wireless não conseguia fazer... mas depois de fazer login no pc ligado à porta LAN do router, tinha internet por wireless.
b) Eu tenho a Nanostation ligada à porta LAN1 do router e não à porta WAN.

Cumprimentos,
P.A
 

dannycosta

GF Bronze
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
46
Gostos Recebidos
0
Desenterrado :)

Também ando a estudar a possibilidade de arranjar um router em que haja a possibilidade de fazer auto login,de momento tenho um pc a captar a fonzone a fazer bridge com a placa de rede ,mas a ligação vai muitas vezes a baixo..ate uso o wirelessmon para me ligar a um só AP por Mac visto que aqui apanho 11 Ap fon zon :)
 

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Boas

Quanto ao file para fazeres login automatico estive aqui a tratar disso e como o putty nao tem uma interface para copiares don pc para o router
tipo dcc para a dreambox, tens de fazer o file na linha de comandos

Abres o putty e escreves este comando para criar o file

echo "99-login-zon" > etc/hotplug.d/iface/99-login-zon

O file fica criado

Podias utilizar para escrever as linhas no file o comando echo assim:

Código:
echo "#!/bin/sh" >> etc/hotplug.d/iface/99-login-zon


echo 'if [ "$INTERFACE" = "wwan" ] && ([ "$ACTION" = "ifup" ] || [ "$ACTION" = "update" ]); then' >> etc/hotplug.d/iface/99-login-zon
   echo "wget -qO- --output-document=portal.html --no-check-certificate --save-cookies=cookie --keep-session-cookies http://search.yacy.net" >> etc/hotplug.d/iface/99-login-zon
   echo 'POST_URL=$(cat portal.html | grep 'action="https://zon' | cut -d \" -f 4)' >> etc/hotplug.d/iface/99-login-zon
   echo 'if [ -n "$POST_URL" ]; then' >> etc/hotplug.d/iface/99-login-zon
      echo "wget -qO- --output-document=/dev/null --no-check-certificate --load-cookies=cookie --keep-session-cookies --post-data="USERNAME=<>&PASSWORD=<your_pswd>&remember=on" $POST_URL" >> etc/hotplug.d/iface/99-login-zon
	  echo 'post-data="USERNAME=<your_email>&PASSWORD=<your_pswd>&remember=on" $POST_URL' >> etc/hotplug.d/iface/99-login-zon
   echo "fi" >> etc/hotplug.d/iface/99-login-zon 
   echo "rm cookie portal.html" >> etc/hotplug.d/iface/99-login-zon
echo "fi" >> etc/hotplug.d/iface/99-login-zon

Mas esta linha echo 'POST_URL=$(cat portal.html | grep 'action="https://zon' | cut -d \" -f 4)' >> /tmp/99-login-zon
nao escreve, executa e nao da para escrever no file, assim faz de outra forma

cria o ficheiro com o comando

echo "99-login-zon" > etc/hotplug.d/iface
Depois ve se o ficheiro foi criado com o comando

ls etc/hotplug.d/iface

se estiver la o file nesse directorio entao edita o file com o editor de texto vi

Envias o comando

vi etc/hotplug.d/iface/99-login-zon

Fica como na 1ª imagem, edita o ficheiro mas esta vazio, entao vais colocar linha a linha (do codigo abaixo) no file ja editado, antes de enviar uma linha tens de carregar na tecla ESC e depois no i ou na tecla INS para colocar o editor em modo de Insersao, podes ver se esta em modo de insersao se veres a ultima linha do lado esquerdo tem que estar la a letra I

Código:
#!/bin/sh


if [ "$INTERFACE" = "wwan" ] && ([ "$ACTION" = "ifup" ] || [ "$ACTION" = "update" ]); then
   wget -qO- --output-document=portal.html --no-check-certificate --save-cookies=cookie --keep-session-cookies http://search.yacy.net
   POST_URL=$(cat portal.html | grep 'action="https://zon' | cut -d \" -f 4)
  if [ -n "$POST_URL" ]; then
  wget -qO- --output-document=/dev/null --no-check-certificate --load-cookies=cookie --keep-session-cookies --post-data="USERNAME=<>&PASSWORD=<your_pswd>&remember=on" $POST_URL
  post-data="USERNAME=<your_email>&PASSWORD=<your_pswd>&remember=on" $POST_URL
  fi
  rm cookie portal.html
fi

Quando intruduzires uma linha faz enter para passar para a segunda linha
Quando estverem todas as linhas introduzidas carrega na tecla Esc para passar para modo de comando, e carrega no SHIFT e dois pontos depois escreve as letras wq para gravar e sair.
Depois podes comfirmar se o file ficou gravado podes editar novamente vi etc/hotplug.d/iface/99-login-zon se estiver tudo ok para saires do editor carrega na tecla ctrl+z, se for para alterar algo faz como disse atras por o editor em modo de Insersao
Nao te esqueças de colocar na linha a tua pass e username
Para apagar o file escreves o comando rm etc/hotplug.d/iface/99-login-zon, depois vai perguntar se queres apagar e respondes Y
Depois podes começar tudo de novo
Depois de gravar e editares novamente para ver se esta tudo ok, se estiver ok fica como na 2ª imagem
Nao sei se é preciso dar atributos 755 ao ficheiro ou se a extensao tem que ter .sh se tiver que ter .sh basta acrescentar o .sh ao nome do file quando o crias e ficaria assim
echo "99-login-zon.sh" > etc/hotplug.d/iface
Se tiver que estar com ext .sh ja sabes que tens que alterar todos os comendos que tenha o nome do file 99-login-zon para 99-login-zon.sh
Para dar atributos 755 envia o seguinte comando
chmod 755 etc/hotplug.d/iface/99-login-zon
Espero que tenhas entendido tudo mas se tiveres alguma duvida pergunta

Quanto ao meu problema vou agora colocar o router com as defeniçoes que postas-te que eu acho que isto vai dar
Agora tenho net no pc e no router mas o pc a partilahar para o router.
Acabei agora de fazr novo login, durou cerca de 6 horas

depois digo alguma coisa

Cumps
 

Anexos

  • FileLoginZonVazio.png
    FileLoginZonVazio.png
    60.9 KB · Visualizações: 22
  • FileLoginPuttyFinal.png
    FileLoginPuttyFinal.png
    58.1 KB · Visualizações: 29

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Boas

Alterei as configuraçoes do router como tu disses-te no post atraz e voila ja ha internet no router.....
Quero desde ja agradecer-te pela tua paciencia mas sem as tuas dicas no router nunca mais la chegava pois ja tinha colocado o router de todas as maneiras e nao dava menos dessa que tu disses-te lololol
Assim desta forma ja todos podemos estar ligados a mesma ligaçao e tb a tv
E é assim o espirito dos foruns ajudar e ser ajudado desde que haja pessoas como tu que nao tem problemas a partilhar os conhecimentos e experiencias.
Muito Obrigado gandamaluko
Se precisares de alguma ajuda podes contar comigo

Cumps
 

gandamaluko

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Ferrei_ra, obrigado pelas dicas... percebi tudo ;)

Ainda me falta testar.... mas se não funcionar, acho que me vão faltar os tais packages que falei anteriormente.

Devo ter que alterar o script para Meo Wifi também... Como posso ver o log para verificar se há erros?

Quanto ao teu problema, já conseguiste resolver? Fiquei sem entender muito bem.. :) Abraço!

EDIT: já tinha lido o teu último post... mas deves te-lo editado... ainda bem que conseguiste ;)
 
Última edição:
Topo