• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Ajuda] Montagem de Antena TDT Zona de Beja

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Boas amigos,
Fui montar uma antena tdt numa aldeia que fica a 50kms de Beja (a sul, concelho de Aljustrel).
Montei a antena 16db Iberosat, dentro dessa casa já tem a caixa na parede, meti uma extensão de cabo coaxial para a TV (esta preparada p captar tdt), virei a antena para Beja, na busca pára no Canal 56, mas não dá nada.
Entretanto experimentei virar para Castro Verde, para Foia e Sines, mas sem sucesso.
Neste caso como colmatar este problema, terei que meter amplificador de mastro?
Obrg
Cumpts
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Boas amigos,
Fui montar uma antena tdt numa aldeia que fica a 50kms de Beja (a sul, concelho de Aljustrel).
Montei a antena 16db Iberosat, dentro dessa casa já tem a caixa na parede, meti uma extensão de cabo coaxial para a TV (esta preparada p captar tdt), virei a antena para Beja, na busca pára no Canal 56, mas não dá nada.
Entretanto experimentei virar para Castro Verde, para Foia e Sines, mas sem sucesso.
Neste caso como colmatar este problema, terei que meter amplificador de mastro?
Obrg
Cumpts


UMMM

Se pára no 56 pode ser de sinal baixo, mas cá para mim é a tv que não está preparada para tdt em Portugal
Daí desse sitio experimenta a tdt de Espanha e vê se dá
 
Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Se pára no 56 durante alguns segundos e depois segue a busca sem memorizar os canais é porque o sinal captado pela antena é bastante débil.
Um amplificador ajuda mas pode não ser suficiente.
Como estás a orientar a antena, a olho? Pode esta não estar bem orientada ou ter algum obstáculo pela frente.
 

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Se pára no 56 durante alguns segundos e depois segue a busca sem memorizar os canais é porque o sinal captado pela antena é bastante débil.
Um amplificador ajuda mas pode não ser suficiente.
Como estás a orientar a antena, a olho? Pode esta não estar bem orientada ou ter algum obstáculo pela frente.

Estou a orientar a antena pelo tlm android com uma aplicação que indica via gps onde se encontra o transmissor.
Nesse sentido que indica é que viro a antena, e depois mexo um pouco para cada lado a ver se apanha sinal, sinal este que só sei quando faço busca na tv. Só que nada, não deve chegar sinal suficiente, e como é uma zona baixa, pior.
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Conheço essa aplicação, também a tenho, e pode dizer-se que é uma ajuda mas precisas de algo mais.

Não sei qual a marca do televisor, mas certamente que terá uma opção de busca manual. Alguns têm uma barra de sinal e qualidade mesmo antes de fazer a busca o que será uma grande ajuda. Em alternativa, se o televisor já tiver os canais memorizados procura em diagnósticos até encontrar os níveis de sinal.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Conheço essa aplicação, também a tenho, e pode dizer-se que é uma ajuda mas precisas de algo mais.

Não sei qual a marca do televisor, mas certamente que terá uma opção de busca manual. Alguns têm uma barra de sinal e qualidade mesmo antes de fazer a busca o que será uma grande ajuda. Em alternativa, se o televisor já tiver os canais memorizados procura em diagnósticos até encontrar os níveis de sinal.
ja agora como se chama a aplicação?
obrigado
 

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Conheço essa aplicação, também a tenho, e pode dizer-se que é uma ajuda mas precisas de algo mais.

Não sei qual a marca do televisor, mas certamente que terá uma opção de busca manual. Alguns têm uma barra de sinal e qualidade mesmo antes de fazer a busca o que será uma grande ajuda. Em alternativa, se o televisor já tiver os canais memorizados procura em diagnósticos até encontrar os níveis de sinal.

Boas amigo aljofe,
Antes de mais obrg pela a ajuda...o que acontece realmente neste caso, é que o sinal é mesmo fraco, ve-se na barra de sinal (30% a 40%) e não é constante, é um vai e vem de sinal.
Sendo Assim o que poderei fazer perante esta situação? Um amplificador de mastro irá resolver o problema?
Obrg
Cumpts
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Boas amigo aljofe,
Antes de mais obrg pela a ajuda...o que acontece realmente neste caso, é que o sinal é mesmo fraco, ve-se na barra de sinal (30% a 40%) e não é constante, é um vai e vem de sinal.
Sendo Assim o que poderei fazer perante esta situação? Um amplificador de mastro irá resolver o problema?
Obrg
Cumpts

Pois se o sinal é muito fraco várias coisas podem ser feitas:
- Antena com o melhor ganho possível.
- Pré-amplificador ou eventualmente com amplificação integrada em vez do pré-amplificador.
- Amplificador de sinal com passagem de corrente para o pré-amplificador.
- Colocar a antena o mais alto possível e em local sem obstáculos à frente da mesma.
- Cabos e fichas de boa qualidade.

Além disto não me ocorre mais nada e não é garantido que, mesmo seguindo todas estes parâmetros sejas bem sucedido com a TDT.
Em ultimo caso terás de recorrer à DTH por satélite.
Boa sorte!
 

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Pois se o sinal é muito fraco várias coisas podem ser feitas:
- Antena com o melhor ganho possível.
- Pré-amplificador ou eventualmente com amplificação integrada em vez do pré-amplificador.
- Amplificador de sinal com passagem de corrente para o pré-amplificador.
- Colocar a antena o mais alto possível e em local sem obstáculos à frente da mesma.
- Cabos e fichas de boa qualidade.

Além disto não me ocorre mais nada e não é garantido que, mesmo seguindo todas estes parâmetros sejas bem sucedido com a TDT.
Em ultimo caso terás de recorrer à DTH por satélite.
Boa sorte!

Boas,
Mas antes de fazer nova tentativa com as possíveis soluções aqui expostas, o que agradeço, gostaria de saber se tenho que mudar o derivador, é que nesta casa tem um derivador para várias caixas e dai a minha dúvida, e secalhar a consequencia de não apanhar o sinal como deve ser.
Se tiver que mudar o derivador, qual o mais apropriado?
Obrg
Cumpts
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
B@eta,

desculpa meter-me , mas acho que deves medir o sinal que recebes junto à antena, e se o cabo da antena for directo ao repartidor, deves medi-lo aí para

saberes se há alguma perda. Mesmo que tenhas um bom sinal sem amplificação, atenção que os cabos que estão ligados às várias tomadas vão absorver

mais uns dbs , pelo que deves restringir o mais possível o número de tomadas, aquelas que não são necessárias.

Se optares pela amplificação , tanto pode ser junto à antena , como pode ser junto ao repartidor , para te dar mais chance de distribuição.

Se não tens aparelho simples para verificar o nível de sinal recebido pela antena, deves comprá-lo porque o seu custo não ultrapassa o 20 euros,

os mais baratos.

Espero que consigas o teu objectivo e a resolução dessa montagem.

Cumps.
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Pois deves orientar a antena com o cabo ligado direto a uma TV. Se funcionar assim, com mais ou menos amplificação tem de funcionar em várias.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ter bom sinal puro a 50km dum emissor? Não me parece. O melhor é meter logo uma antena boa, de eixo único e no mínimo de 17dB, e amplificação. Já experimentaste para Odemira ou para o Cercal?

DX2
 
Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Ter bom sinal puro a 50km dum emissor? Não me parece. O melhor é meter logo uma antena boa, de eixo único e no mínimo de 17dB, e amplificação. Já experimentaste para Odemira ou para o Cercal?

DX2

DX2 Sabes qual é antena mais directiva com maior ganho que há no mercado e mais ou menos a que preço, apesar de não ter tido problemas nestes últimos dias ei gostava de tentar resolver o problema do "fenómeno" de uma vez por todas, visto que ambas as antenas que tenho são de 3 eixos...
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Hum, eu sei que a ANACOM está cada vez menos credível, mas segundo os site deles h++p://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1032429:

Exemplo 1 - Antena Exterior do Tipo Yagi de 3 eixos

"Antena exterior de tipo Yagi de 3 eixos. Largura de banda típica canal 21 a 69 - Banda UHF. Com array angular de 3 eixos, fazem com que esta antena seja mais directiva e ao mesmo tempo de banda larga.

tbn_TDT_fig2.gif

Características

Antenas indicadas para a recepção da TV digital terrestre
Largura de banda típica canal 21 a 69 - Banda UHF
Array angular de 3 eixos, fazem que esta antena seja mais directiva e ao mesmo tempo de banda larga"

Agora fiquei confuso...
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Specs.jpg
DX2 Sabes qual é antena mais directiva com maior ganho que há no mercado e mais ou menos a que preço, apesar de não ter tido problemas nestes últimos dias ei gostava de tentar resolver o problema do "fenómeno" de uma vez por todas, visto que ambas as antenas que tenho são de 3 eixos...
É a Engel 6006/F MAX 90. Preço de venda ao público não sei porque a Amitrónica vende-me a preço de instalador, mas não custa nada entrar em contacto com eles e perguntar se têm algum distribuidor aí na tua zona.

DX2
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Hum, eu sei que a ANACOM está cada vez menos credível, mas segundo os site deles h++p://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1032429:

Exemplo 1 - Antena Exterior do Tipo Yagi de 3 eixos

"Antena exterior de tipo Yagi de 3 eixos. Largura de banda típica canal 21 a 69 - Banda UHF. Com array angular de 3 eixos, fazem com que esta antena seja mais directiva e ao mesmo tempo de banda larga.

Ver anexo 100222

Características

Antenas indicadas para a recepção da TV digital terrestre
Largura de banda típica canal 21 a 69 - Banda UHF
Array angular de 3 eixos, fazem que esta antena seja mais directiva e ao mesmo tempo de banda larga"

Agora fiquei confuso...

Pelo menos é mais directiva do que uma sem directores como as vulgarmente se chamam antenas de painel.
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
Ver anexo 100223
É a Engel 6006/F MAX 90. Preço de venda ao público não sei porque a Amitrónica vende-me a preço de instalador, mas não custa nada entrar em contacto com eles e perguntar se têm algum distribuidor aí na tua zona.

DX2

DX2;Fiquei confuso é ou não mais directiva que a antena de eixo único?
Obg
 
Topo