• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Ajuda] Montagem de Antena TDT Zona de Beja

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A MAX 90 é uma antena de eixo único.

DX2
 

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Boas amigos,
Lá consegui sinal bom, ou seja, sinal: bom e qualidade: muito bom.
Mas para isso meti um tubo galvanizado maior para ganhar altura, substitui o cabo coaxial e directo à tv que está prepara para a tdt, dá bem.
Agora estou aqui meio confuso, por causa, que tenho que conseguir sinal para uma outra tv em que tenho que meter receptor tdt.
Será que metendo um repartidor de 2 saidas com as seguintes caractristicas consigo sinal para a outra tv?
banda: 4-2400Mhz
banda de retorno: 5-30 / 5-65 Mhz
passagem DC em todas as saidas
atenuação
5-470Mhz 3.2dB
470-862Mhz 3.3dB
950-2150Mhz 3.7dB

Obrg
Cumpts
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Boas amigos,
Lá consegui sinal bom, ou seja, sinal: bom e qualidade: muito bom.
Mas para isso meti um tubo galvanizado maior para ganhar altura, substitui o cabo coaxial e directo à tv que está prepara para a tdt, dá bem.
Agora estou aqui meio confuso, por causa, que tenho que conseguir sinal para uma outra tv em que tenho que meter receptor tdt.
Será que metendo um repartidor de 2 saidas com as seguintes caractristicas consigo sinal para a outra tv?
banda: 4-2400Mhz
banda de retorno: 5-30 / 5-65 Mhz
passagem DC em todas as saidas
atenuação
5-470Mhz 3.2dB
470-862Mhz 3.3dB
950-2150Mhz 3.7dB

Obrg
Cumpts


Como não se sabe os niveis de sinal, não é facil de dizer se vais ter sorte com 2 tvs. É evidente que ao meters o repartidor vais ter o sinal mais baixo, o melhor seria um amplificador de baixo ruido
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Hoje fui montar a minha, apontei para o Mendro , tenho um medidor de sinal , medi as antenas e tinha 90 de ganho,liguei tudo a misturadora, abafa-me o sinal para 60, ligado directo ao amplificador ficam o canais a trabalhar bem, outra coisa para que lado aponto a antena para apanhar os espanhois?
 

jmpnm

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
51
Gostos Recebidos
2
Boas,

O emissor espanhol mais perto de Beja é o de Almonaster la Real que fica mais ou menos na direcção do Rosal de la Frontera.

Depende da tua localização mas eu por exemplo a 25 Km a oeste de Beja consigo ter a minha ligeiramente apontada a olho à direita de Beja e vejo os 4 portugueses e 29 espanhois, incluindo o canal 68 que é o mais dificil de apanhar.

Cumps,

JM
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Boas,

O emissor espanhol mais perto de Beja é o de Almonaster la Real que fica mais ou menos na direcção do Rosal de la Frontera.

Depende da tua localização mas eu por exemplo a 25 Km a oeste de Beja consigo ter a minha ligeiramente apontada a olho à direita de Beja e vejo os 4 portugueses e 29 espanhois, incluindo o canal 68 que é o mais dificil de apanhar.

Cumps,

JM

ja consegui, neste momento tenho 41 canais esp e 4 tugas
 

jmpnm

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
51
Gostos Recebidos
2
Está apontada entre Beja e o Rosal de La Frontera?
 

jmpnm

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
51
Gostos Recebidos
2
Boas,

Para ajudar quem quiser sintonizar todos os canais visiveis da TDT Espanhola no Baixo Alentejo e a zona de Rosal de La Frontera seja a mais próxima, compilei os dados em anexo com os MUX em que são emitidos os diferentes canais na região de Aracena.

Tem também a indicação do que se apanha em Rosal de La Frontera com os repetidores de Rosal e de Almonaster.

Abraço

JM
 

Anexos

  • TDT - Baixo Alentejo.pdf
    534.8 KB · Visualizações: 51

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Boas,

Para ajudar quem quiser sintonizar todos os canais visiveis da TDT Espanhola no Baixo Alentejo e a zona de Rosal de La Frontera seja a mais próxima, compilei os dados em anexo com os MUX em que são emitidos os diferentes canais na região de Aracena.

Tem também a indicação do que se apanha em Rosal de La Frontera com os repetidores de Rosal e de Almonaster.

Abraço

JM
Obrigado, irá dar sempre jeito.
Abraço
 

jmpnm

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
51
Gostos Recebidos
2
Correção de erro na folha anterior: mux 35 para 65 na zona de Rosal de La Frontera


Não consigo apanhar os canais autonómicos do mux 58 ou 26 (alguem me pode informar em qual dos mux estão a ser emitidos e se se consegue apanhar na zona de Beja?) e no mux 33 TVE HD e TDP não aparecem.

Abraço

JM
 

Anexos

  • TDT - Baixo Alentejo.pdf
    534.6 KB · Visualizações: 24
Última edição:

jpenas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2008
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
boas pessoal tb estou com alguns problemas tenho uma antena para a tdt portugesa sem probllemas. 1.PNG
o problema esta qd fui instalar esta antena para os espanhois e nao consegui, ele apanha a lista de canais mas nao consigo visualizar.
Capturar.PNG
localizaçao 25km de beja zona de mertola mais preciso val-de acor.
tenho um vizinho que apanha com a mesma antena tentei orientar para o mesmo sitiu.
cumps
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
boas pessoal tb estou com alguns problemas tenho uma antena para a tdt portugesa sem probllemas. Ver anexo 103693
o problema esta qd fui instalar esta antena para os espanhois e nao consegui, ele apanha a lista de canais mas nao consigo visualizar.
Ver anexo 103694
localizaçao 25km de beja zona de mertola mais preciso val-de acor.
tenho um vizinho que apanha com a mesma antena tentei orientar para o mesmo sitiu.
cumps

O facto de apanhares a lista de canais mas não conseguires visualizar, provávelmente significa que o sinal está muito fraco.
Se tens um vizinho que apanha também devias apanhar.
várias coisas podem estar a acontecer:
- Verifica se a antena está correctamente orientada.
- Verifica a altura da antena em relação ao vizinho, podes ter de subir a antena.
- Verifica se no alinhamento do emissor tens algum obstáculo na frente, podes ter de mudar a antena de local.
- Estás a usar amplificador? Podes ter de montar um ou substituir o actual por um melhor.
- Verifica a instalação da casa, pode estar com problemas. Liga a antena directamente a um televisor para testar.
Boa sorte!
 

jpenas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2008
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
boas aljofe obrigado desde já,
- olha tenho uns pinheiros na frente mas não são com mta flurestaçao isso poder interferir? não fica mto perto para onde estou a orientar
- em relação ao amplificador não estou a usar, podias aconselhar algum?
- a instalação fiz directo ja agora que dizes da antena ?
cumps
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
boas aljofe obrigado desde já,
- olha tenho uns pinheiros na frente mas não são com mta flurestaçao isso poder interferir? não fica mto perto para onde estou a orientar
- em relação ao amplificador não estou a usar, podias aconselhar algum?
- a instalação fiz directo ja agora que dizes da antena ?
cumps

Esses pinheiros embora não favoreçam a situação, não me parece que sejam o impedimento até porque provávelmente também estão na frente da antena do teu vizinho.
A antena, embora não me pareça a melhor opção deverá servir, até porque pelo que dizes é igual à do vizinho.
Se o sinal é baixo é essencial o uso de um amplificador.
Na minha opinião o amplificador deverá ter as seguintes caracteristicas:
- Amplificador de mastro para ser montado junto das antenas, e respectivo alimentador a ser montado no interior da habitação.
- Amplificador de baixo ruído.
- Amplificador com duas entradas UHF com regulação de sinal para poderes equilibrar os sinais da TDT portuguesa e espanhola.
 
Topo