A. Dourado - Apito Dourado com forte início de "temporada"
DOIS JULGAMENTOS (MARTINS DOS SANTOS E PEDRO SANHUDO) VÃO COMEÇAR
O Apito Dourado fez apenas um intervalo para férias mas regressa em força em Setembro. O Tribunal de Gondomar voltará a ser o palco principal, com dois julgamentos com início marcado para o final do mês. Num deles, o árbitro Pedro Sanhudo, suspenso pelo Conselho de Disciplina da FPF, responde por três processos, sendo um deles relativo ao jogo Trofense-Lixa, no qual a equipa visitante pode também sofrer consequências. O outro julgamento tem como principal arguido o antigo árbitro Martins dos Santos, num processo no qual também é arguido António Henrique, antigo presidente do Marítimo e ex-dirigente do Conselho de Arbitragem da FPF.
Neste processo está em causa o jogo Marítimo-Nacional dea Madeira, da época de 2003/2004, com o Ministério Público a entender que Henriques tudo fez para que Martins dos Santos beneficiasse a equipa da casa.
Antes do início destes julgamentos, começa, no Tribunal da Boa Hora, em Lisboa, o debate instrutório do mega processo relativo ao caso da viciação das classificações dos árbitros, na época de 2003/2004, no qual é principal arguido José António Pinto de Sousa, para além de dois ex-árbitros de 1.ª categoria, João Henriques e António Resende. Setembro poderá ainda trazer novidades quanto ao recurso do Ministério Público à não pronúncia de Pinto da Costa no processo do jogo FC Porto-Estrela da Amadora, ao mesmo tempo que se poderá ficar a saber a data do início do julgamento do processo do jogo Beira-Mar-FC Porto, onde o presidente portista está pronunciado de corrupção desportiva, bem assim como o árbitro Augusto Duarte. A aguardar decisão instrutória está, por outro lado, o processo que diz respeito ao jogo Nacional da Madeira-Benfica, onde se analisa uma possível intervenção de Pinto da Costa no sentido de prejudicar a equipa da Luz, que perdeu esse jogo. Neste processo é também arguido Rui Alves, presidente do Nacional da Madeira.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS