Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Descobertos milhares de centros de detenção nazis

Nos EUA, investigadores localizaram cerca de 20 mil prisões e campos de concentração mantidos pelos nazis durante a Segunda Guerra, inclusive para além das fronteiras europeias.
A Encyclopaedia of Camps and Ghettos 1933-1945 (Enciclopédia de Campos e Guetos 1933-1945) pretende mapear os campos de concentração, os campos de prisioneiros de guerra, as prisões e outros locais de perseguição mantidos pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.

Em entrevista à Deutsche Welle, o director do projecto, Geoffrey Megargee, do Museu do Holocausto em Washington, afirmou estar surpreso com o alcance da rede de repressão nazis.

«Quando o projecto começou, pensamos que fossem uns 5 mil, quem sabe 7 mil locais. Mas, ao aprofundarmos a pesquisa para a enciclopédia, os números começaram a aumentar cada vez mais. E ao longo de alguns anos, chegamos a 20 mil», comentou.

fonte:diariodigital
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Paquistão prepara ofensiva contra talibãs

Islamabad está a preparar uma ofensiva contra o grupo fundamentalista islâmico talibã na zona tribal do Waziristão do Sul, na fronteira com o Afeganistão, informaram responsáveis norte-americanos da Defesa, confirmando versões de militares paquistaneses.
Além da ofensiva lançada no final de Abril pelo Exército paquistanês no Vale do Swat (noroeste), para desalojar os talibás, está a ser preparada uma campanha no Waziristão do Sul, onde os EUA esperam resultados positivos para o Afeganistão, disse um alto funcionário da Defesa, que pediu para não ser identificado.

O Waziristão do Sul é um reduto do movimento talibã no Paquistão (Tehreek-e-Taliban Pakistán), de Baitullah Mehusd, que reivindicou os atentados suicidas de sexta-feira no Paquistão e o ataque de terça-feira passada contra um hotel de Pesahwar, revelou o funcionário.

fonte:diariodigital
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Pirataria: Fragata Corte-Real auxilia embarcação indiana

A fragata portuguesa Corte-Real prestou hoje auxílio a uma embarcação indiana que se encontrava à deriva após dez dias de sequestro pelos piratas da Somália, que lhes roubaram tudo.

Com uma tripulação de 14 marinheiros, indianos, naturais de Diu, transportando toneladas de carvão, o Vishvakalyan saiu de Brava, a Norte de Mogadíscio, a 01 de Junho e, dois dias depois, foi abordado por três botes com mais de uma dúzia de piratas que os espancaram, roubaram e levaram quase todo o combustível.

A Corte-Real avistou a 'Dhow', uma embarcação típica dos mares do Índico, eram 06:45 locais (04:45 em Lisboa) e fez o contacto rádio, mas sem resposta.

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
"Que seria desta gente se não fôssemos nós a aparecer-lhes no caminho?"

À deriva no Oceano Índico, junto à costa da Somália, a 21 milhas da costa, 25 milhas sudeste de Hobyo, quase sem combustível, sem comida, sem água potável, doridos das tareias que levaram.

São 14 homens, indianos, franzinos, fragilizados, sem comer há três dias, numa 'Dhow' carregada de carvão. A sua única preocupação era fugir da zona de costa, sabendo de antemão que com o combustível disponível chegariam a lado nenhum...

Como que encontrando uma agulha no palheiro, aparece-lhes pela frente um navio de guerra português, a Corte-Real, que nos últimos dias navega nestas águas sem se cruzar com vivalma.

Uma sorte. "Que seria desta gente se não fôssemos nós a aparecer-lhes no caminho?", desabafa o comandante da Corte-Real, António Alexandre.

A tripulação, natural de Gujarat, Índia, transportou arroz do Paquistão para Mogadíscio e foi recolher carvão a Bravo, para levar para Sarja, nos Emirados Árabes Unidos, perto de Dubai.

Missão arriscada

Ao fim de dois dias de viagem junto à costa da Somália -- região onde estão sequestrados vários navios e onde se encontra a Corte-Real -- a embarcação é atacada por piratas.

"Vieram, armados com metralhadoras, em 3 pequenas embarcações rápidas, uns seis por cada uma", explica à Lusa o comandante da 'Dhow', Ismael Abdurehman, sem saber precisar o número exacto de piratas. "Eram muitos, e eram violentos. Batiam-nos e não nos deixavam falar".

Roubaram tudo o que lhes interessava. Os 14 homens estão todos descalços, "os piratas levaram, juntamente com o telefone satélite, as nossas roupas, toda a comida, água, combustível e até as prendas que tínhamos comprado no shopping para levar para as nossas famílias", diz Ismael, ainda combalido dos dias difíceis que viveu a bordo.

A dada altura os piratas levaram a 'Dhow' até junto de costa. Ismael não sabe exactamente onde, mas aponta na carta de navegação a localidade de Hobyo, onde se encontra sequestrado um navio, o "Ariana".

Sexta-feira de manhã saltaram para as suas 'skiffs', levaram tudo o que queriam e abandonaram o "Vishvakalyan". A partir daí, rumaram em direcção contrária à costa, sabendo que tinham combustível para chegar a lado nenhum.

"Hoje de manhã, ao nascer do Sol, vi o navio de guerra português, não fiz nada, fiquei só à espera que viessem ter connosco, e felizmente aconteceu", explica o comandante do barco, uma espécie de nau, toda em madeira.

Ao longo dos dez dias sofreram muito. Os piratas empurraram dois para um espaço junto à ponte, e os outros para uma divisão muito reduzida, com movimentos limitados, num porão com cerca de um metro de altura, na proa.

Enquanto estiveram a bordo, os piratas comeram tudo o que havia, beberam toda a água potável, "gastaram com banhos" e maltrataram a tripulação ameaçando sempre que alguém perguntava alguma coisa.

Quando a fragata portuguesa detectou a embarcação, eram 06:45, tentou a comunicação mas tal não foi possível. Os piratas cortaram o cabo da antena do rádio VHF.

Foi então que teve de ir a bordo uma equipa de fuzileiros para apurar a situação daquela embarcação. E foi aí que perceberam a gravidade: sem alimentos, sem água potável, sem combustível.

Uma equipa de apoio médico foi imediatamente enviada para bordo da "Vishvakalyan" - a Lusa acompanhou esta equipa -- e iniciaram-se logo as consultas a cada um dos 14 marinheiros.

A maioria queixava-se de dores de cabeça e dores musculares, próprios de malnutrição, alguns desidratados, problemas respiratórios e alguns tinham mazelas que provavam terem sido agredidos fisicamente. Nenhum deles precisava de tratamento médico mais aprofundado, todos eles foram medicados e aconselhados pela equipe médica.

Enquanto o acompanhamento médico foi feito, militares portugueses iniciaram um longo processo de transferência de combustível da fragata para a 'Dhow'. No total, cerca de três mil litros de combustível, que juntamente com os cerca de mil litros que dispunham, permite que cheguem a Socotra, uma pequena ilha iemenita a norte da Somália, onde poderão reabastecer.

Os militares portugueses fizeram também toda a verificação do equipamento do navio, tendo sido reparado o sistema de rádio. O GPS funcionava e os motores também, dando garantias de que os marinheiros indianos poderão agora prosseguir a sua viagem depois deste grande susto.

Após a acção de auxílio da Corte-Real, o almirante Pereira da Cunha, que é quem comanda a força da Nato na região contra a pirataria, resumiria em poucas palavras o que foi feito: " Isto que fizemos é um dever, não é uma tarefa, ou uma missão".

Tem a ver com o código de conduta do marinheiro, que "nunca abandona outro marinheiro em dificuldades", afirmou o almirante português á agência Lusa.

Assim, a Corte-Real não abandonou a embarcação indiana enquanto não garantiu que os marinheiros estavam todos bem de saúde, com água, alimentos, e condições técnicas para navegar de novo com o seu rumo.

* Agência Lusa
 

H. Raky

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2009
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Não podemos esquecer dos nossos militares que estão lá a efectuar esse "dever", longe das famílias. Temos que lhes dar os parabens por tão penosa tarefa.
P.S. Esse almirante, Pereira da Cunha, já foi meu comandante.
 

NFS

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 7, 2009
Mensagens
1,101
Gostos Recebidos
0
Jovem casal de chineses morto por um raio na Grande Muralha

Um jovem casal de chineses foi morto sábado depois de ter sido atingido por um raio enquanto escalava uma porção escarpada da Grande Muralha, revelou hoje a imprensa oficial.

As duas vítimas, com 27 anos, faziam parte de um grupo de cinco pessoas que visita o local apesar das fortes trovoadas, indicou o "Notícias de Pequim".
Atingido pelo raio, o casal morreu após uma queda de 30 metros.

JN
 

NFS

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 7, 2009
Mensagens
1,101
Gostos Recebidos
0
ETA ia sacar da prisão etarra que quis matar rei

Era um plano arrojado, com acção digna de filme: o grupo terrorista ETA tinha planos para extrair da prisão de Huelva dois activistas, numa fuga rocambolesca de helicóptero. O esconderijo já estava escolhido: o destino era Portugal.

A ETA - Euskadi Ta Askatasuna, basco para 'Pátria Basca e Liberdade' - queria sacar da prisão de Huelva o etarra que tentou matar o Rei, Jorge Garcia Sertutxa, e ainda Igor Solana, noticiou a imprensa espanhola. O grupo terrorista tinha um plano de evacuação há pelo menos dois anos - é o que provam documentos apreendidos ao ex-número um da ETA, "Thierry".

Agora, o plano foi descoberto e desmantelado pelas forças de segurança espanholas, que prenderam três terroristas envolvidos, duas pessoas em Huelva, um advogado em Bilbau e, ainda, a noiva de em etarra de Getxo.

"O plano continuava activo e sua execução estaria planeada para o próximo Verão", garantiram fontes ligadas ao processo.

Um dos envolvidos é o célebre Jorge Garcia Sertutxa, condenado por tentar matar o Rei Juan Carlos, em Maiorca, em 1995, actualmente detido no estabelecimento prisional de Huelva (a 60 quilómetros da fronteira portuguesa de Vila Real de Santo António, no Algarve). O plano da organização terrorista era sacar os seus activistas da prisão com a ajuda de comandos externos e transferi-los para Portugal, onde permaneceriam escondidos.

A ETA pretendia sequestrar a família de um piloto de helicóptero e forçá-lo a executar a sua missão. Aparentemente, os terroristas realizaram preparativos em três anos diferentes, mas o plano nunca chegou a concretizar-se.

Segundo fonte policial, membros da organização terrorista realizaram várias viagens a Portugal para preparar a rocambolesca fuga. Um comando foi enviado na Primavera de 2007 e outro no Verão de 2008 para estudar a viabilidade do plano, mas ambas as vezes falhou.

Esta não é a primeira vez que a ETA tenta uma fuga usando um helicóptero para contornar as medidas de segurança nas prisões.

Em 1990, o "número um" do grupo separatista nessa época, Francisco Múgica Garmendia, também preparou um plano de fuga para libertar o ex-líder do Comando de Madrid, José Ignacio de Juana Chaos, que foi libertado no ano passado, e mais quatro prisioneiros detidos na prisão Sevilha-2. A aeronave a usar iria camuflada com sendo pertencente à Cruz Vermelha.


JN
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Casal branco britânico: Um filho negro

O casal britânico Keith e Catherine Williams recorreu à fertilização artificial e viu a sua felicidade combinada com o espanto quando, sendo ambos brancos, se viram com um filho negro nos braços. Tudo devido a um erro na clínica de fertilidade.
fonte:cm
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Margaret Thatcher: Internada até amanhã

A antiga 1.ª ministra britânica Margaret Thatcher vai permanecer no hospital pelo menos até amanhã após ter partido um braço sexta-feira numa queda em casa.
fonte:cm
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Airbus da Ibéria aborta voo

Um novo problema envolvendo um Airbus, o sétimo em cinco dias com aviões daquele fabricante, obrigou ontem um A-320 da Ibéria que ia de Madrid para Copenhaga a regressar ao aeroporto de Barajas 40 minutos depois de ter descolado. No Brasil, as autoridades informaram que as vítimas do Airbus que caiu no Oceano Atlântico no dia 31 estão irreconhecíveis.




Apesar do susto a bordo e da apreensão em terra, o voo 3304 da Ibéria aterrou sem problemas às 12h40 (menos uma hora em Portugal) em Barajas, de onde tinha descolado rumo à capital dinamarquesa. De acordo com fontes aeroportuárias, o piloto detectou uma avaria no sistema de navegação e, apesar de manter o controlo do aparelho, optou por regressar a Madrid para garantir a segurança dos 190 ocupantes. Em terra, forças de segurança, equipas de emergência médica e bombeiros foram accionados, mas não tiveram de agir.

Entretanto, as autoridades brasileiras informaram em Recife, onde estão a ser periciados os restos mortais das vítimas da queda do A-330 da Air France, que os corpos, depois de um choque brutal contra o oceano e de passarem vários dias na água, além de totalmente irreconhecíveis, estão em tão adiantado estado de decomposição que não permitem identificação. Por isso, a Polícia Federal e a Secretaria de Defesa Social do estado de Pernambuco, de que Recife é a capital, alega que as famílias das vítimas que chegaram à cidade não vão ser autorizadas a ver os corpos como pretendiam.

APONTAMENTOS

CINQUENTA CORPOS

A fragata francesa ‘Mistral’, que ajuda os navios brasileiros nas buscas, recolheu do mar mais seis corpos, aumentando para 50 o número de vítimas já resgatadas.

FAMILIARES TRAVADOS

Familiares das vítimas que se deslocaram ao Recife foram impedidos de entrar no Instituto de Medicina legal enquanto aguardavam ser atendidos por um perito, o que não aconteceu.

DESTROÇOS

Nenhum dos destroços do avião que caiu no oceano Atlântico apresenta sinais de fogo a bordo.

TRAGÉDIA RÁPIDA

Bancos de tripulantes e de passageiros sem cinto reforçam a tese de que a tragédia ocorreu num curtíssimo espaço de tempo.

fonte:cm
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
A Guardia Civil espanhola frustrou um plano de fuga de presos da ETA da prisão de Huelva. A organização terrorista basca pretendia sequestrar um helicóptero e levar os reclusos para Portugal, onde terá sido preparada a evasão.




As forças de segurança descobriram o plano através de documentos que estavam na posse de ‘Thierry’, ex-número um da ETA, engendrando a libertação dos etarras Igor Solana Matarrán, antigo membro do Comando Andaluzia, Jorge García Sertutxa, condenado por tentar matar o rei Juan Carlos em Maiorca, e Arkaitz Goikoetxea Basabe, membro do Comando Biscaia. De acordo com o ‘La Vanguardia’, as viagens realizadas a Portugal por dois comandos etarras tinham como objectivo preparar a fuga.

A direcção da ETA enviou a Portugal um comando na Primavera de 2007 e outro no Verão do ano passado para estudar a viabilidade do plano, mas em ambas as ocasiões desistiram da fuga. Ainda segundo fontes da segurança, terá também ocorrido uma terceira tentativa, igualmente sem êxito. A primeira célula encarregada de tentar consumar a fuga foi o Comando Biscaia, formado por Jurdan Martitegi e Goikoetxea. Em Maio de 2007, ‘Txeroki’, então líder da ETA, ordenou-lhes que viajassem para Portugal para tentar concretizar a fuga. Estiveram quase três meses em território luso, tendo regressado em Julho a Biscaia. Os presos seriam transportados de helicóptero para território português.

No âmbito da operação foram feitas várias detenções.

'TEVE O REI NA MIRA TRÊS VEZES'

Jorge García Sertutxa foi condenado a 109 anos de prisão por ter preparado um plano para atentar, em 1995, contra o rei Juan Carlos em Maiorca. Segundo a sentença, Sertutxa 'teve o rei na mira da sua espingarda em três ocasiões', embora não tenha chegado a disparar, porque o comando não tinha garantida a fuga. A intenção dos terroristas era a de que o etarra disparasse da varanda do apartamento que haviam alugado. Depois, escapariam de moto e, mais tarde, de barco com destino a França.

APONTAMENTOS

FORD ALUGADO EM LISBOA

Martitegi e Goikoetxea terão deixado o nosso país depois de ter sido interceptado um Ford Focus, alugado em Lisboa, carregado de explosivos.

MATRÍCULAS LUSAS

Os dois membros da ETA regressaram ao País Basco com um Seat Ibiza alugado no aeroporto do Porto e, também, com algumas matrículas portuguesas.
fonte:cm
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Bin Laden escondido no Paquistão

O director da CIA, Leon Panetta, afirmou esta quinta-feira que os serviços secretos norte-americanos acreditam que o líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, está escondido algures no Paquistão e espera que as operações conjuntas com as forças paquistanesas possam levar à sua captura.



Questionado sobre a eventualidade de Bin Laden poder estar escondido no Paquistão, Panetta revelou aos jornalistas que as mais recentes informações recolhidas pelos serviços de inteligência norte-americanos apontam nesse sentido.

O líder da Al-Qaeda, que tem conseguido iludir todos os esforços levados a cabo pelos serviços secretos norte-americanos para o localizar desde os atentados terroristas contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque, e o Pentágono, em Washington, em 11 de Setembro de 2001, tem usado vídeos e gravações áudio para mostrar que está vivo.

“Encontrar Bin Laden é uma das nossas prioridades”, afirmou Panetta, acrescentando que Washington tem esperança que as forças paquistanesas, conjuntamente com as operações militares norte-americanas, possam ter melhores oportunidades de encontrar o líder da Al-Qaeda, assinalando que este continua a ser “uma séria ameaça” para os EUA.
fonte:cm
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Avião regressa a Bombaim: Caril faz soar alarme

Um Jumbo com destino a Frankfurt (Alemanha) regressou ao aeroporto de Bombaim (Índia) após soar o alarme de incêndio por causa de um saco com caril em pó. O piloto do avião comercial da Air Índia activou os extintores.
fonte:cm
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Coreia do Norte ameaça

A Coreia do Norte anunciou que vai prosseguir o seu programa nuclear, apesar de a ONU ter aprovado sanções mais duras após o último ensaio norte-coreano.

Segundo a agência oficial do país, KCNA, o ministro do Exterior afirmou que o país começará com o processo de enriquecimento de urânio e que recorrerá ao plutónio, utilizado em armas nucleares, considerando ainda qualquer "bloqueio" como acto de guerra.

Este ministro do regime de Kim Jong-il avisou que o país "responderá de forma militar" se os EUA e outros países levarem a cabo um "bloqueio" aos seus barcos.

fonte:CM
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Padre nega comunhão a deficiente

Um padre negou a primeira comunhão a uma menina de Barcelona alegando que a menor, com síndrome de Down, é "um anjo de Deus" logo, não peca, e portanto não necessita do sacramento divino. Os pais da menor contestam o sacerdote e acusam-no de discriminação.




Tudo começou há três anos, quando a mãe, Lídia, levou a filha Carla e o seu irmão gémeo à Igreja de Sant Martí para começarem a frequentar a catequese. O pároco Josep Lluís Moles recusou a criança porque esta "teria de amadurecer" e poderia "prejudicar o desenvolvimento da catequização".

Os pais aceitaram a decisão. Um ano mais tarde, levaram novamente Carla para a catequese. Desta feita o padre decidiu fazer depender a primeira comunhão da capacidade da criança: se aprendesse o Pai Nosso em sete meses dar-lhe-ia a primeira comunhão. Só que, meses depois, mudou de ideias, e, quando a mãe foi confirmar a data da cerimónia, referiu que "não era necessário" que a criança comungasse, porque ao "ser um anjo de Deus não é uma pecadora".

Como o irmão gémeo queria fazer a primeira comunhão na mesma igreja que a irmã, a mãe procurou outro sítio em que a filha pudesse comungar. Mas, segundo ela, o sacerdote garantiu-lhe que interferiria para impedir o acto.

A família encontrou por fim uma igreja em Badalona disposta a dar a primeira comunhão aos dois irmãos gémeos. A cerimónia acontece hoje.

fonte:CM
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
“Querem derrubar-me

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, afirmou ontem estar a ser vítima de uma campanha de "subversão" para o derrubar. Tudo por causa da sua relação com uma modelo de 18 anos e o seu uso abusivo de aviões militares.

"Derrubar um primeiro-ministro eleito pelos italianos e substituí-lo por alguém não eleito, se isto não é subversão não sei o que seja", afirmou Berlusconi numa reunião com empresários, não especificando quem o pretende derrubar.

Recorde-se que ele nega ter mantido relações sexuais com Noemi Letizia, pelo que acusou a imprensa de violação de privacidade por publicar fotos de jovens nuas na sua casa da Sardenha.

fonte:CM
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Lei quer proibir ‘pornografia tribal’

Algumas tribos da Papua Ocidental, Indonésia, usam há séculos vestuário reduzido. As mulheres exibem os seios e os homens alargam os pénis com uma espécie de cana que os mantém erectos. Mas uma nova lei proíbe tais práticas, embora não se imagine como será aplicada na selva.

fonte:CM
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Índios peruanos em guerra contra saque da Amazónia

Os índios amazónicos peruanos, cansados de "uma história de saques" na Amazónia, vivem uma mobilização sem precedentes cujo impacto começa a pesar sobre as empresas, as cidades e os políticos das regiões do Amazonas.

Em Lima, um Parlamento tenso recuou quarta-feira e suspendeu, após quatro horas de debate, um decreto controverso sobre a exploração florestal, que um ano de negociações não conseguira alterar.

Em Tarapoto, no Nordeste do país, a 900 quilómetros da capital, quatro bloqueios indígenas impedem a passagem pelas estradas em direcção a Yurimaguas, a 130 quilómetros dali, asfixiando aquela cidade de perto de cem mil habitantes, e que enfrenta uma verdadeira penúria de alguns bens.

"Alguns produtos aumentaram mais de 100%. O frango passou de seis soles (dois dólares) para 18 soles. Os mais pobres voltaram a cozinhar com lenha uma vez que o gás aumentou entre 50% e 70%", explicou à AFP uma mãe de cinco filhos, no mercado principal, onde escasseia a mercadoria.

Os habitantes de Tarapoto e de Yurimaguas apoiam as exigências dos indígenas - a suspensão do decreto-lei sobre as concessões mineiras e agrícolas na Amazónia. Mas, sobretudo, não suportam mais o bloqueio.

"Tarapoto está a perde 40% dos rendimentos da agricultura, do comércio e dos serviços", confirma Sandro Rivero, presidente da Câmara da cidade onde os hotéis estão apenas com metade da lotação, em pleno pico da época turística de Inverno. E Yurimaguas é pior. Ali os portos fluviais no Huallaga, outro eixo-chave desta província amazónica de Loreto, funcionam em câmara lenta, devido às barragem de canoas índias.

No extremo Norte, perto de Andoas e de Trompeteros, duas instalações petrolíferas da empresa argentina Pluspetrol ficaram paralisadas este fim-de-semana, após a ocupação de um dos poços e de um aeródromo privado.

Nenhum destes bloqueios parece estar prestes a ser levantado, apesar da suspensão do decreto na quarta-feira e apesar dos gestos de boa vontade das autoridades. Exemplo disso foi a cena insólita na barragem de Yurimaguas, onde os índios esperavam a sua vez de passar pelas mãos dos dentistas do Ministério da Saúde.

"Os indígenas não confiam no Governo", resumiu o vigário católico local, Carlos Maruyari. "Não falam em desenvolvimento económico, no valor das coisas, nunca discutem a educação ou as necessidades das comunidades de terem hospitais, estradas". "A Amazónia tem uma história de expropriações", lembra o religioso, ele próprio de raízes étnicas Cocama.

"Basta lembrarmo-nos da época do boom da borracha nas selvas amazónicas (no início do século XX), depois da chegada das petrolíferas, das explorações florestais ilegais, sem que nunca tenha havido uma autoridades estatal a defender os indígenas", continuou Maruyari. E estes "cansaram-se de serem marginalizados pelos governos sucessivos".

O actual Executivo, em resposta às violências em Bagua, que fizeram pelo menos 38 mortos, 25 dos quais polícias e nove indígenas, difundiu um anúncio televisivo a lembrar que os índios têm "12 milhões de hectares para 400 mil pessoas" e esperam que a pátria nunca renuncie "aos progressos conseguidos".

Os peruanos "não querem seguir o caminho do regresso à idade da pedra", reafirmou quarta-feira o Presidente Alan Garcia.

Na barragem de Loreto, os Candoshi e Shiwiro explicam aos jornalistas o sentido histórico das cores pintadas nos seus rostos: "O amarelo significa luta, o vermelho que são bravos e, se tiver uma linha negra, representa a morte; que atacamos para matar".
fonte:dn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Coreia desafia mundo e retoma fabrico de armas nucleares

Um dia depois de a ONU reforçar as sanções, o regime de Kim Jong-il prometeu começar já a transformar plutónio para fins militares. Os seus alvos serão os países que aprovaram as sanções

Agora mais do que nunca a ameaça norte-coreana promete dominar o encontro de terça-feira, em Washington, entre os presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, e americano, Barack Obama. É que o primeiro mandou ontem reforçar a presença militar na fronteira com o Norte, depois de este ter anunciado que vai dar uso militar a todo o plutónio produzido das suas centrais nucleares, semi-desactivadas. Tudo isto em resposta às novas sanções decididas na véspera pelas Nações Unidas.

Apesar de a fronteira entre as duas Coreias - o paralelo 38 - ser já uma das mais militarizadas do mundo, Seul enviou 600 soldados reforçar as unidades estacionadas no terreno. Apesar do armistício assinado no fim da Guerra da Coreia (1950-53), os dois países continuam tecnicamente em conflito.

Esta foi a primeira medida concreta tomada por um Estado após as ameaças de Pyongyang. "A opção que consiste em abandonar as nossas armas nucleares tornou-se totalmente impossível. E pouco nos importa que não nos autorizem a tê-las", esclarece um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros citado pela AFP.

Considerando "desprezíveis" as sanções da ONU, Pyongyang prometeu que: Primeiro, vai passar a usar todo o plutónio produzido para fins militares; segundo, vai começar a enriquecer urânio. O Ministério garante que a Coreia do Norte dispõe da tecnologia necessária para o fazer, desde a construção de um reactor de água leve. Esta foi a primeira vez que o regime comunista admite estar a desenvolver um programa nuclear à base de urânio. Pyongyang - que no passado dia 25 realizou um ensaio nuclear subterrâneo - sempre negara ter um programa secreto, para evitar as sanções da ONU.

Até 2007, o reactor norte-coreano de Yongbyon produzia plutónio, mas o regime de Kim Jong-il comprometeu-se então a encerrá-lo. Uma promessa que quebrou em Abril deste ano em retaliação pelas sanções da ONU devido ao seu lançamento de um míssil balístico. A Coreia do Norte terá capacidade para produzir cinco a oito bombas.

Na sexta-feira, o Conselho de Segurança da ONU decidiu por unanimidade o reforço das sanções a Pyongyang (ver caixa). Desta vez, nem a China, aliada da Coreia do Norte travou as sanções.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, considerou "lamentável" a reacção de Pyongyang e afirmou que os EUA farão "os possíveis" para impedir a proliferação nuclear. Os americanos têm 28 mil militares na Coreia do Sul.

Para os jornais sul-coreanos, a atitude belicista de Pyongyang está ligada à sucessão de Kim Jong-il. Doente, o Querido Líder designou o filho mais novo como sucessor. Mas antes de lançar o jovem e inexperiente Kim Jong-un, já chamado de Brilhante Camarada, quer mostrar ao mundo que lidera um país forte
fonte:dn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
EUA esconderam acordo com Bermudas para proteger Londres da ira chinesa

Os EUA esconderam propositadamente do Reino Unido o acordo para enviar quatro ex-detidos de Guantánamo para as Bermudas, território ultramarino britânico.

A decisão, que abriu uma crise diplomática entre Washington e Londres, foi revelada por um alto responsável da Administração de Barack Obama, ontem à BBC.

Segundo a fonte, que manteve o anonimato, Washington tentava dessa forma proteger o seu principal aliado europeu da ira chinesa.

Os quatro homens, que chegaram ao arquipelago no oceano Atlântico, fazem parte do grupo de 17 chineses uigures, muçulmanos de língua turca, que Pequim quer julgar por terrorismo. Washington recusa entregá-los à China por temer que sejam perseguidos.

Ontem, soube-se ainda que três detidos sauditas foram entregues às autoridades do seu país.

As transferências fazem parte da estratégia para fechar a prisão de terroristas até Janeiro de 2010.

Os EUA estão a tentar convencer outros países a receber mais 50 detidos. A Casa Branca ainda não decidiu se vai libertar presos em território americano.
fonte:dn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Espanha exuma vítimas da guerra

Processo surgiu na sequência de uma decisão do juiz Baltasar Garzón tomada em Outubro passado.


Ficou ontem concluída a primeira fase da exumação de restos mortais enterrados durante a Guerra Civil de 1936-39, decidida por ordem judicial.

Os restos mortais de sete indivíduos fuzilados pelas tropas do general Franco, em 1936, foram transferidos de duas valas comuns no cemitério de Santa Marta de Tera, uma aldeia nos arredores de Zamora, para um laboratório de medicina legal para determinar a sua identificação.

Esta questão continua a suscitar controvérsia em Espanha 70 anos depois do final da guerra, em que o Governo de esquerda foi derrotado pelas forças do general Francisco Franco, sendo esta a primeira vez que uma exumação se realiza com intervenção judicial. Até agora, as exumações eram feitas por voluntários.

Este processo foi desencadeado em Outubro pelo juiz Baltasar Garzón, quando determinou que seriam realizadas exumações em massa, ainda que posteriormente tivesse declarado que a decisão de exumar ou não as valas deveria ser tomada por tribunais locais.

Existem milhares de vítimas da Guerra Civil ainda por identificar em inúmeras valas comuns, quer fuziladas pelas forças republicanas quer pelas tropas franquistas.
fonte:dn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Irão: Vários responsáveis reformadores detidos

Vários responsáveis reformadores, apoiantes de Mir Hossein Moussavi, candidato às eleições presidenciais de sexta-feira no Irão, foram detidos sábado à tarde, declarou domingo um responsável do Frente de participação, Rajab-Ali Mazrouie.

Entre as pessoas detidas figuram Mohsen Mirdamadi, chefe do Frente, próximo do antigo presidente Mohammad Khatami, Mostapha Tadjadeh (antigo vice-ministro do Interior), Mohsen Aminzadeh (antigo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros), Abdollah Ramezanzadeh (porta-voz do governo de Khatami), Saïd Shariati, Zohreh Aghajari e Behzad Nabavi.

Todos os detidos são membros da Frente da participação e da Organização dos Mudjaidine da revolução islâmica (OMRI), os dois principais grupos reformadores que apoiaram Moussavi nas eleições presidenciais de 12 de Junho, ganhas pelo presidente cessante Mahmoud Ahmadinejad.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Suspeito no caso Maddie recusa apresentar álibi

Raymond Hewlett, apontado como "suspeito" no caso Madeleine McCann, recusa apresentar um álibi para a noite do desaparecimento, em Maio de 2007, mas nega ter morto a criança, noticia o jornal Sunday Mirror.

Numa entrevista ao jornal, Raymond Hewlett, 64 anos, condenado por pedofilia, "doente e com apenas semanas de vida", diz que "há uma pessoa que pode dizer" onde estava naquele dia, mas que não vai "trazê-la" para este caso.

"Não fiz nada de errado. Porque tenho de o provar?", questiona Raymond Hewlett, citado pelo Sunday Mirror, acrescentando que só viu Madeleine McCann nos cartazes distribuídos aquando do seu desaparecimento.

A 25 de Maio, este jornal publicou uma notícia citando uma testemunha, Peter Verran, dizendo que Raymond Hewlett admitiu ter estado "muitas vezes" junto dos apartamentos de férias da Praia da Luz, onde Madeleine McCann desapareceu.

Raymond Hewlett, 64 anos, condenado por pedofilia, terá dito que conhecia "muito bem" o aldeamento turístico Ocean Club e que chegou a estacionar a sua carrinha por diversas vezes próximo daquela zona.

Também manifestou a sua convicção de que os pais da criança inglesa mentiram sobre o assunto.

A 22 de Maio, a imprensa britânica noticiou que Raymond Hewlett era considerado "suspeito" pelo desaparecimento de Madeleine McCann.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Aeronaves colidem durante o voo

Duas aeronaves, um planador e um avião ligeiro, colidiram em pleno voo, no Reino Unido, esta tarde. Dois membros da Força Aérea Britânica morreram.

Uma testemunha conta à BBC que ouviu um forte “estrondo” antes de ver os destroços dos dois aparelhos num campo perto de sua casa. A mesma testemunha afirma ter visto um pára-quedas a aterrar momentos depois.

As vítimas mortais são um instrutor de voo e um instruendo, os dois membros da Força Aérea Britânica, que executavam um voo de treino.

Os meios de emergência chegaram ao local em minutos.

Este é o segundo incidente com um planador neste fim-de-semana, em Inglaterra. Este sábado, um homem morreu ao despenhar-se com um planador num campo.

fonte:jn
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo