Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Moradores temem desabamento de prédio em Lisboa

Câmara embargou obras neste edifício do Bairro da Mouraria

Os moradores na Rua João do Outeiro, no Bairro da Mouraria, freguesia do Socorro, estão preocupados com a segurança estrutural de um edifício, cujas obras foram embargadas pela autarquia no final de Março, refere a Lusa.

O presidente da junta de freguesia do Socorro, Marcelino Figueiredo (PSD) revelou que a decisão da autarquia deveu-se ao facto das obras «não respeitarem o projecto de recuperação» do edifício entregue nos serviços da câmara.

A junta de freguesia do Socorro contactou a Unidade de Projecto da Mouraria - criada pela autarquia para a recuperação do bairro histórico lisboeta - para tentar resolver a situação, mas este serviço camarário limitou-se a dizer ao autarca que a obra estava embargada e que o proprietário tinha sido notificado para resolver o problema.

«O parque habitacional envelhecido é um dos principais problemas da freguesia» e com o aproximar dos Santos Populares «não pode existir este tipo de situação», defendeu o presidente da Junta.

Na terça-feira de manhã, começaram a retirar os entulhos, as madeiras e barrotes bem como os restos dos escombros da via pública, a pedido da junta de freguesia, para dentro do prédio, disse Luísa Barata, que habita no prédio onde nasceu a fadista Maria Pires dos Santos, em frente à obra agora embargada.

Esta moradora tem «receio em deixar os seus filhos brincarem na rua» junto à infra-estrutura, com «medo que as paredes desabem sobre as crianças».

No bairro histórico do «berço do fado passam milhares de turistas», sendo uma «vergonha para a cidade o estado em que se encontra o parque habitacional da Mouraria», explicou ainda a residente da rua João do Outeiro.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Violência escolar: Cavaco Silva recebe hoje PGR

Presidente chocado com o vídeo de aluna

Em um mês e meio, Ministério Público deduziu três acusações e um inquéritoO Presidente da República, Cavaco Silva, recebe esta quinta-feira o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, numa audiência em que a violência nas escolas deverá ser um dos temas a abordar, diz a «Lusa».

A questão da violência nas escolas deverá ser um dos temas em análise dada a repercussão dos últimos casos divulgados na imprensa e aos reiterados avisos de Pinto Monteiro para a importância do combate a estes casos de indisciplina.

No regresso de uma recente visita oficial a Moçambique, Cavaco Silva manifestou-se chocado com o vídeo onde se via uma aluna da Escola Secundária Carolina Michaelis, do Porto, a tentar tirar à força das mãos da respectiva professora um telemóvel que esta lhe tinha apreendido.

No último mês e meio, o Ministério Público (MP) deduziu três acusações e reabriu um inquérito em quatro casos de violência escolar registados no Distrito Judicial de Lisboa, anunciou terça-feira a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

AF
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
RTP lança rádio online

Maria João Morais

Lusitânia é o nome da primeira rádio “estratégica” lançada no seio do grupo RTP. O canal focado na música portuguesa terá emissão exclusiva na plataforma online através do site radiolusitania.rtp.pt. A rádio, que vai emitir 24 horas por dia, recorda o “património musical português”, estando focada não na música actual, mas na “memória”, explica ao M&P Jorge Alexandre Lopes, programador executivo da internet no grupo RTP. Contudo, esta é apenas a primeira rádio de um projecto de que deverá estender-se no futuro a novos canais temáticos disponibilizados via web, que o responsável se escusou a adiantar. Dado o cariz de serviço público da RTP, era “espectável” que a primeira das rádios temáticas promovesse a música portuguesa, justifica Jorge Alexandre Lopes. Para além da música, o canal vai começar por retransmitir conteúdos de outros canais da RDP, como Viva a Música, Alma Lusa ou Portugália, constantes do arquivo da rádio pública, mas pretende evoluir para a inclusão de conteúdos próprios. O target da nova rádio, que o programador admite estar “acima dos 40 anos” não é motivo de preocupação, uma vez que a Lusitânia pretende “extravasar os limites territoriais”, sendo o objectivo chegar aos “portugueses espalhados por todo o mundo”. Em termos de ouvintes, o responsável adianta que “chegar aos 60 mil num ano” seria positivo.Para além das rádio estratégicas, estações temáticas lançadas com um cariz definitivo, o grupo vai continuar a promover o lançamento de “rádios de oportunidade”, criadas consoante as necessidades da actualidade. A próxima a entrar em funcionamento vai emitir durante o mês de Junho, inteiramente dedicada à cobertura do Euro 2008.

A aposta no alargamento dos conteúdos na plataforma internet surge no momento em que se inicia o processo de reconversão tecnológica das rádios do grupo, cuja conclusão está prevista para o final de 2008. Jorge Alexandre Lopes admite que “estaria mais confortável se a aposta se iniciasse já com a reconversão concluída”, mas adianta que o processo que agora se inicia é “imparável”.
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Comissão de supervisão vai ouvir Jardim Gonçalves e Paulo Teixeira Pinto

Finanças
Parlamento



PCP e Bloco de Esquerda já chegaram a acordoA comissão de inquérito à supervisão financeira vai ouvir Jardim Gonçalves e Paulo Teixeira Pinto, por requerimento do PCP e do Bloco de Esquerda, e António Marta e Amadeu Ferreira, por indicação do PSD.

A comissão ainda não votou os requerimentos apresentados pelos partidos, mas o deputado social-democrata Patinha Antão adiantou que este partido mantém a pretensão de ouvir em primeiro lugar o antigo administrador do banco de Portugal, António Marta, e o administrador da CMVM, Amadeu Ferreira, avança a «Lusa».

PCP e Bloco de Esquerda chegaram a um entendimento para pedir, para já, as audições do fundador e antigo presidente do BCP, Jardim Gonçalves, e o também presidente do conselho de administração, Paulo Teixeira Pinto.

A reunião de hoje da comissão de inquérito visa definir a metodologia de trabalho, incluindo o calendário, a partir da apreciação dos requerimentos apresentados pelos diversos partidos, e decidir se constitui ou não um grupo de trabalho, bem como designar um relator.

Os partidos propuseram a audição de dezenas de pessoas, a maioria ligadas ao Banco Comercial Português (BCP) e a factos relacionados com este banco, além dos presidentes das entidades de supervisão dos sectores bancário-Vitor Constâncio, segurador-Fernando Nogueira, e do mercado de capitais-Carlos Tavares.

AF
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
PIDE:morreu último preso com medidas de segurança

Licínio Pereira da Silva foi condenado em 1973 a seis anos de prisão


último preso político da PIDE condenado com medidas de segurança morreu terça-feira à noite na sequência de uma infecção hospitalar após uma operação cirúrgica, disse esta quinta-feira fonte próxima da família à agência Lusa.

Licínio Pereira da Silva, 63 anos, foi o último preso da PIDE a ser condenado pelo Tribunal Plenário com medidas de segurança, que eram aplicadas aos detidos considerados mais perigosos ou mais envolvidos em actividades contra o regime.

Foi condenado em 1973 a seis anos de prisão, acusado de estar envolvido no apoio a deserções do exército colonial, acabando por ser apenas libertado da prisão de Peniche no 25 de Abril de 1974.

Segundo contou à Lusa o amigo e companheiro de luta política José Mário Costa, Licínio era na altura um estudante que pertencia ao grupo O Comunista, filiado na corrente marxista-leninista.

Licínio Pereira da Silva morreu na terça-feira à noite no Hospital Garcia de Orta, em Almada, e o seu funeral, com cremação, realiza-se sexta-feira à tarde no Cemitério dos Olivais, em Lisboa.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Violência: escolas têm de denunciar

PGR apela aos conselhos executivos para participarem agressões, porque são crimes. E fala de casos de alunos que vão armados com pistolas de 9 mm. «Para não falar das facas, que são centenas». Presidente

PD
 

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,243
Gostos Recebidos
14
..há! tanto problema por resolver neste pais, por falta de dinheiro! e andam estes governantes... a esbanjar recursos preciosos com guerras que não sao nossas!:isso_se_faz:

Amoom
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,630
Gostos Recebidos
124
Portugal reforça a sua participação no Afeganistão, com o envio de um avião C-130 e de quinze homens especializados em formação militar, disse ontem o primeiro-ministro, José Sócrates, em Bucareste.

A nova contribuição lusa, que será concretizada até ao final do ano, vai ser comunicada por Sócrates aos líderes dos parceiros na Cimeira da NATO.

CM
Ele é que devia ir para lá treinar.
Podia ser que ?
:right:
 

kimkim

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
928
Gostos Recebidos
0
nao se percebe mm
para que mais 15 homens para la ?:isso_se_faz:
essa guerra e americana eles ke a paguen:right:
sr 1 ministro fazias nos um favor se fosses tu mais a tua comitiva
vai nos apoiamos :36_2_51:
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Chelas-Barreiro: ponte será rodo-ferroviária

Garantia dada pelo presidente da câmara de Lisboa, António Costa


O presidente da Câmara de Lisboa anunciou esta quinta-feira que a nova travessia sobre o Tejo, entre Chelas e Barreiro, será rodo-ferroviária, defendendo que parte das receitas das portagens devem reverter para a melhoria dos transportes públicos, noticia a agência Lusa.

O anúncio da decisão sobre a localização da nova travessia deverá ser formalizado pelo Governo esta quinta-feria, após a reunião do Conselho de Ministros, mas o presidente da Câmara da capital, António Costa, avançou aos jornalistas ter indicações do ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino, de que a opção do executivo de José Sócrates será uma ponte entre Chelas e o Barreiro, conjugando rodovia com a ferrovia.

«Um dos problemas colocados com a nova travessia rodoviária é potenciar o aumento de viaturas que vêm para a cidade, o que seria negativo. Isso exige compensações, com a intervenção na rede rodoviária, mas exige sobretudo uma nova política de promoção do transporte público», disse Costa (PS), em conferência de imprensa nos Paços do Concelho.

Uma das propostas da autarquia, indicou, passa pela atribuição de uma verba a ser retirada «do conjunto das receitas das portagens das vias de acesso» à capital destinada a «financiar o desenvolvimento do transporte público, que em Lisboa infelizmente não é gerido pela Câmara, mas pelo próprio Estado».

PD
 

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,243
Gostos Recebidos
14
..estes gajos "políticos" andam mesmo a pedir las... :Espi37:

Amoom
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Estado burlado em mais de 10 milhões de euros

Três militares do Exército e três civis implicados em contrato falso para fardamentos

Três militares do exército e três civis, entre os quais um italiano, estão acusados de burla agravada, peculato e falsificação de documentos. O Estado português terá sido burlado em mais de 10 milhões de euros, num falso contrato de fardamentos há quase uma década
Dois coronéis e um capitão do Exército português eram os responsáveis máximos pelas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento no final da década de 90. Tinham poderes para movimentar todas as contas bancárias deste organismo do exército.

Em 1999, assinaram um contrato de quase 20 milhões de contos para fornecimento de fardas para o exército polaco. Do outro lado, o italiano Ricardo Privitera fazia passar-se por representante do Ministério da Defesa da Polónia

Esta enorme burla foi descoberta quando as autoridades polacas disseram que era tudo mentira e que todos os documentos apresentados eram falsos. Mas o italiano já tinha accionado uma garantia bancária de 8,3 milhões de euros alegando quebra de confidencialidade.

Para além deste negócio, os responsáveis das Oficinas de Fardamento avançaram com a compra de coletes à prova de bala, pelo que terão recebido mais de 2,3 milhões de euros de comissões, depositadas em contas offshore dos arguidos.No total, o Estado português terá sido lesado em pelo menos 10,6 milhões de euros.

Dois arguidos chegaram a estar em prisão preventiva e outros três em prisão domiciliária. Os portugueses garantem que também foram vítimas do italiano e que não ganharam um tostão. Na próxima segunda-feira, terá início o debate instrutório que irá decidir se o caso vai ou não para julgamento.


Fonte SicOnline
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Versão inglesa do «Diário de Sofia» faz sucesso na internet

Carlos Martinho
Mais de cinco milhões de espectadores já se registaram na rede social Bebo para ver a versão inglesa da série «Diário de Sofia», desde que esta começou a ser emitida, em meados de Março. Segundo o Brand Republic, só o primeiro episódio atraiu 350 mil visitas, um número que subiu aos 1,3 milhões durante os primeiros quatro dias em que o episódio esteve online.

As marcas de desodorizante Sure Girl e a pasta de dentes Pearl Drops Instant White, da Unilever, são dois dos patrocinadores do programa, aparecendo inclusive na série. «Estamos bastante satisfeitos por ter atingido a marca dos cinco milhões de espectadores», afirmou a directora de comunicações globais da Bebo, Sarah Gavin.

A série, intitulada «Sophies Diary» na sua versão inglesa, foi criada pela beActive, que em 2006 cedeu os direitos internacionais para a Sony Pictures Television. O acordo passa pela distribuição e co-produção da série.
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Concurso de beleza reúne milhares de camelos

Lábios e olhos, entre outras características, determinam a beleza destes animais


O pescoço, os lábios, os olhos e a altura são, entre outras, as características que determinam a beleza única de um camelo, num concurso que está a decorrer nos Emirados Árabes Unidos, noticia a agência Lusa.

No evento, inaugurado na quarta-feira a Oeste de Abu Dhabi e que se prolongará por vários dias, participam cerca de 10 mil camelos de todo o mundo árabe, ainda que a sua maioria seja da Arábia Saudita, Qatar e do país anfitrião, os Emirados Árabes Unidos.

O concurso, de nome «muzayna» (beleza), é, em seis anos, o segundo deste tipo organizado em Abu Dhabi e decorre em várias etapas, sendo que em cada uma delas compete um grupo de camelos segundo a sua idade, cor e raça.

Os proprietários dos animais vencedores receberão prémios até nove milhões de dólares (cerca de seis milhões de euros) e têm a honra de se converterem oficialmente nos donos dos camelos mais belos.

Os organizadores assinalam que o seu principal objectivo é conservar a tradição e a cultura da península arábica, onde no passado os camelos tinham uma grande importância para os árabes e agora são para muitos habitantes da zona um símbolo de status social.

Nos Emirados Árabes Unidos e noutros países da região, sobretudo a Arábia Saudita, organizam-se várias vezes por ano corridas de camelos, os quais, até há quatro anos, eram montados por crianças, tendo o governo dos Emirados decidido substitui-las por robôs.



PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
JN aposta nos «Grandes autores portugueses»

BriefingMarina Chiavegatto
O Jornal de Notícias (JN) irá oferecer aos seus leitores a colecção Grandes Autores Portugueses. A partir de domingo virá gratuitamente com o JN as obras de alguns dos mais notáveis escritores portugueses desde a Idade Média até ao século XX.

São no total 17 livros que serão distribuídos todas as terças e quintas-feiras, sábados e domingos até o dia 4 de Maio. A promoção vem celebrar os 120 anos do jornal.
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Sumol muda de imagem a 21 de Abril

Carlos Martinho
A partir de 21 de Abril, a Sumol estará no ponto de venda com uma nova imagem e novos rótulos, um trabalho da Brandia Central, que ganhou o concurso para o rebranding da histórica marca portuguesa no final do ano passado.

Paralelamente, a Sumol está a preparar uma nova campanha de publicidade, a ser veiculada a partir de 26 de Maio, e que irá desenvolver um novo conceito para a marca refrigerante. Esta campanha é também a primeira desde que a JWT ganhou a conta de publicidade da Sumol, um concurso em que participaram também a Partners, TBWA, Y&R Red Cell, Adore e Brandia Central, que trabalhou a conta durante três anos.
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Ministra «preocupada» com armas nas escolas

No último ano lectivo foram registados 140 casos dentro ou nas imediações dos estabelecimentos de ensino


No ano lectivo de 2006/07, e no âmbito do programa «Escola Segura», foram registados 140 casos de armas nas escolas, apreendidas dentro ou nas suas imediações. A ministra da Educação assegura que os casos foram detectados imediatamente e estão a ser resolvidos.

«É claro que estou preocupada, mas é algo que o Ministério tem vindo a acompanhar, num sistema de observação constante, que permite conhecer os casos quase instantaneamente e apoiar as escolas», revelou, após a conferência «Educação, sim ou não?», organizada pela Fundação de Serralves.

Maria de Lurdes Rodrigues refere-se ao relatório apresentado em Dezembro do ano passado, em que eram apontados esses 140 casos registados no último ano lectivo (ainda não existem dados em relação ao presente). «Há vários casos de canivetes ou espingardas trazidas para a escola por alunos cujos pais são caçadores», contou, lembrando que existe um coordenador de segurança nas escolas que deve articular essas situações junto da PSP ou GNR no âmbito da «Escola Segura»

Ainda assim, a preocupação manifestada pelo Procurador-Geral da República não encontra grande eco, uma vez que a ministra da Educação preferiu cingir-se aos números, nunca querendo comentar casos concretos ou até as próprias declarações de Pinto Monteiro.

Certo é que, no último ano lectivo, só a PSP apreendeu 260 armas: 13 armas de fogo, 165 armas brancas e 82 de outro tipo, normalmente réplicas de armas de fogo. Segundo a polícia, 64 por cento das ocorrências relacionadas com armas envolvem a utilização de facas ou canivetes, mas em cinco por cento dos casos são usadas armas de fogo adaptadas. Maria de Lurdes Rodrigues escusa-se a comentar estes números, limitando-se a dizer que «o ministério recolhe os dados, compila-os e reporta-os publicamente».

«Avaliação é mesmo para avançar»

O colóquio em Serralves foi muito concorrido e, entre as centenas de pessoas presentes na plateia, vislumbravam-se muitos professores. Após uma alocução pouco brilhante, em que se limitou a apresentar dados estatísticos e pouco mais, Maria de Lurdes Rodrigues foi confrontada sobre o processo de avaliação dos docentes.

E sobre o tema polémico, não deixou dúvidas: «Não se pode dizer que o modelo tem problemas, porque só agora está a ser aplicado. Esteve a ser discutido durante um ano e o que se regista é a sua aplicação. Suspender este processo agora, porquê? Este modelo, mesmo não se concordando, tem de ser aplicado. O que há fazer agora é criar condições, tentar identificar problemas e perceber as necessidades das escolas. Este modelo não é nenhuma monstruosidade, por isso é mesmo para avançar».

E, no que se refere aos contratados, também as certezas são as mesmas. «Fala-se em chantagem. Mas será que é chantagem cumprir a lei? Os professores nessas condições vão mesmo ser avaliados, porque as escolas têm de ter responsabilidade», frisou a ministra.

Confrontada com a desmotivação dos docentes e ainda a marcha da indignação, reiterou a sua posição. «Fala-se em cem mil, mas mil professores insatisfeitos já são muitos. Valorizo os que os professores sentem», vincou, salientando que «é preciso avançar com o processo de avaliação, a caminho é para a frente e não desistir». «Não considero que o sistema de avaliação seja complexo e, embora não haja modelos perfeitos, é necessário começar», concluiu.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Quiosque: «Betão Amado» (JdN)

«Betão Amado» é o título do «Jornal de Negócios».


O Governo anunciou ontem a decisão de fazer a terceira travessia do Tejo em Lisboa através da ligação entre Chelas-Barreiro e lançou investimentos de 20 mil milhões de euros para os próximos cinco anos.
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Políticos dizem que os partidos não mudam

António Vitorino (PS), António Lobo Xavier (CDS-PP) e Ângelo Correia (PSD) unânimes em criticar estruturas partidárias


António Vitorino (PS), António Lobo Xavier (CDS-PP) e Ângelo Correia (PSD) reconheceram quinta-feira à noite a dificuldade dos partidos se reformarem, lamentando que a doutrina partidária não tenha acompanhado as mudanças na sociedade, noticia a agência Lusa.

«É muito difícil os partidos auto-reformarem-se», afirmou o presidente da mesa do congresso do PSD Ângelo Correia, num debate realizado no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), sobre a tomada de posição da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), que em Fevereiro alertou para a «degradação da qualidade cívica» e a «degradação da confiança dos cidadãos nos representantes partidários».

Concordando com a ideia de Ângelo Correia de que os partidos não são «auto-reformáveis», António Lobo Xavier foi mais longe, considerando que «o aparecimento de um novo partido também não terá nenhuma função regeneradora».

«O sistema partidário cristalizou-se. É inviável criar um novo partido em Portugal com o mínimo de aspiração a fazer parte do bloco governativo», acrescentou.

Por isso, continuou, a possibilidade de regeneração é quase nula.

«Não acredito que os partidos mudem», declarou.

O socialista António Vitorino alinhou igualmente na impossibilidade dos partidos se «auto-reformarem», alertando também para «o desfasamento entre as expectativas criadas nos discursos dos políticos» e a «efectiva capacidade de poder corresponder às expectativas criadas».

«Há um desfasamento entre o discurso de um candidato a primeiro-ministro e as suas capacidades reais. Há um enorme divórcio mitómano relativamente às suas capacidades, o que só afasta os cidadãos», corroborou o democrata-cristão António Lobo Xavier.

Ainda a propósito do divórcio entre os eleitores e a política, Lobo Xavier recordou as mudanças que foram acontecendo na sociedade nos últimos anos e que não foram sendo acompanhadas pelas forças partidárias.

«O que os partidos e os deputados significam mudou radicalmente mas os partidos mantiveram a mesma estrutura. Há um grande desfasamento entre o que os partidos significam e o que os cidadãos precisam», disse.

«A doutrina dos partidos não acompanhou a realidade», concordou o social-democrata Ângelo Correia.

Ângelo Correia levou ainda ao debate o problema da «rarefação de novas pessoas na vida política» e da «profissionalização da classe política».

Defendendo um regime de incompatibilidades menos apertado, Ângelo Correia lamentou que a classe política se esteja a «defender da maneira errada», ou seja, «inibindo pessoas válidas de participarem na vida política».

Contudo, acrescentou, «o não profissionalismo é insuficiente», sendo necessário que «a grande reforma dos partidos venha de cima», começando por trazer de volta as «pessoas de grande qualidade que se afastaram».

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Pais preocupados com «guerra civil» nas escolas

Presidente da Confap vai reunir-se a 18 de Abril com o PGR


O presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais (Confap) manifestou-se preocupado com o que considerou de «espiral de guerra civil» nas escolas portuguesas, aludindo à existência de alunos que vão armados para as aulas, noticia a Lusa.

«Não estamos num tempo fácil, estamos a entrar numa espiral de guerra civil nas escolas. [Os alunos] estão a começar a levar armas para se defenderem», disse Albino Almeida, durante um debate no Casino da Figueira da Foz.

A questão das armas nas escolas foi quinta-feira suscitada pelo Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, que disse possuir «elementos seguros de que há alunos que vão armados para as escolas».

Intervindo durante a tertúlia «Re¿Acontece», moderada pelo jornalista Carlos Pinto Coelho e dedicada ao tema da literatura infantil, Albino Almeida disse que a CONFAP vai reunir-se a 18 de Abril com o PGR sobre o tema da violência escolar.

«Queremos contribuir para que a escola seja um local seguro, de seriedade e rigor. Não o será, seguramente, com armas nas mãos dos alunos», afirmou.

Crítica aos canais da televisão

Albino Almeida criticou ainda os canais de televisão que, na sua perspectiva, exibem programas contraproducentes para crianças e jovens em idade escolar.

«Os ídolos de hoje não são os pais nem os professores. São aqueles que, numa novela, marcam relações sexuais por telemóvel dentro de um colégio privado», argumentou.

Exigiu ao Estado, enquanto entidade reguladora, que faça uma «correcta avaliação» do alvará dos canais de televisão e que o retire «se preciso for».

«Nunca medir forças»

Presente no debate, a escritora Isabel Alçada aludiu ao episódio de agressão de uma aluna a uma professora da escola Carolina Michaelis, para apontar a «regra de ouro» na relação com os alunos: «nunca medir forças».

«Temos é de criar uma situação em que as regras sejam aceites», frisou.

Já a professora e autora de livros infantis Ana Maria Magalhães defendeu uma escola «mais rígida», embora assumisse estar a remar «contra a maré» actual.

«Era óptimo poder acabar com alguns programas de televisão ou poder educar alguns pais. Mas o que interessa é [dizer aos alunos] que dentro da escola seja quais forem os programas de televisão que vêem ou os pais que tenham há coisas que não podem fazer», considerou.



PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Soares Franco: «IRS dos jogadores de futebol devia baixar para 35%»

Equilibrar o passivo consolidado do clube é um dos maiores objectivosO presidente do Sporting Clube de Portugal (SCP) e da Sporting SAD, Filipe Soares Franco, pede às autarquias que baixem o IRS dos jogadores de 42% para os 35%, alegando que estes têm a maior carga fiscal da Europa.

Em entrevista ao «Semanário Económico», Soares Franco diz ainda que quer equilibrar o passivo consolidado do clube ainda este ano e chegar a 150/160 milhões de euros.

O presidente do Sporting farante que pretende realizar um congresso para conhecer os «anseios» dos sportinguistas para o futuro e lançar uma campanha para chegar aos 150 mil sócios. Critica, ainda, a «lentidão» da Justiça civil desportiva no caso «Apito Dourado».

AF
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Idosos: maus-tratos aumentam dez vezes em 5 anos

80 por cento dos casos acontecem com mulheres




Os casos de maus-tratos a idosos aumentaram dez vezes nos últimos cinco anos, chegando quase aos cinco mil casos em 2005, revelou a APAV, Joana Marques Vidal, em declarações à TSF.

A responsável explicou à rádio que estes casos envolvem agressões e humilhação.

De acordo com os dados da associação, 80 por cento dos idosos nestas situações são mulheres. Os casos começam a ser frequentes a partir dos 55 anos, em particular em Lisboa, Porto e Faro.

«São vítimas reformadas, casadas ou viúvas, sendo que o número de viúvos tem aqui algum peso. Tudo aponta para um perfil de vítima desprotegida sem capacidade não só económica, mas também física de reagir, com grandes dependências que não conseguem ultrapassar por si só», concluiu Joana Marques Vidal, em declarações à rádio.

PD
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo