Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.
R

RoterTeufel

Visitante
Estado reconhece D. Duarte Pio

Monarquia: Processo de impugnação de nacionalidade
Estado reconhece D. Duarte Pio

O Conselho Técnico do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), presidido por António Figueiredo, declarou como válidos os registos de nascimento de D. Duarte Pio e do seu pai, D. Duarte Nuno. Isto é, segundo o documento a que o CM teve acesso, é-lhes reconhecida a nacionalidade portuguesa, depois de um colaborador de Rosário Poidimani – o italiano que se auto-intitula herdeiro da Casa de Bragança – ter tentado durante quase dois anos anular os registos de nascimento de D. Duarte Pio e do pai.

José Travassos Valdez, colaborador de Poidimani, alegou, entre outros factos históricos, a falsificação de documentos por parte do pai de D. Duarte à data do registo de nascimento do filho a 29 de Julho de 1947; que nem ele tinha a nacionalidade portuguesa por causa da Lei do Banimento e porque D. Duarte tinha nascido na Suíça. O Registo Civil investigou durante um ano e chegou a pedir documentação a D. Duarte. Só a 17 de Novembro de 2008 a Conservatória se decidiu e indeferiu o pedido de Valdez. Mas o colaborador de Poidimani pediu recurso, que foi parar ao IRN. Ao que o CM apurou, os membros do conselho votaram por unanimidade o novo indeferimento.

Ao CM, José Valdez afirmou que vai recorrer e que não aceita o facto de o IRN não lhe reconhecer legitimidade para contestar a nacionalidade. Por sua vez, um porta-voz de D. Duarte afirmou: “O IRN apenas vem reconhecer uma verdade que é por todos reconhecida: D. Duarte é português.”

LEI REVOGADA DEVOLVE DIREITOS

A guerra da nacionalidade começou na Conservatória dos Registos Centrais, em Dezembro de 2007, com um processo de justificação administrativa pedido por Valdez. Mas o IRN não reconhece legitimidade a Valdez para impugnar a nacionalidade de D. Duarte, pois considera que não tem um interesse directo e não é herdeiro.

Diz que após a revogação da Lei do Banimento de 18 de Dezembro de 1834, que retirou a nacionalidade portuguesa a D. Miguel e descendentes, a Administração fez um novo registo do pai deste. A revogação dessas leis em 1950 “veio permitir a reposição dos seus direitos civis e políticos como se não tivesse ocorrido qualquer interrupção no seu exercício”. Quanto à existência de dois registos de nascimento do pai de D. Duarte Pio, o IRN diz que se resolve com o cancelamento do menos actualizado.

SAIBA MAIS

TERRA DE PORTUGAL

D. Duarte Pio de Bragança nasceu em Berna oito dias depois da rendição da Alemanha. Filho de D. Duarte Nuno de Bragança e de D. Maria Francisca de Orléans e Bragança. Reza a história que foi colocada terra de Portugal debaixo da cama da mãe durante o parto.

1995

ano em que D. Duarte Pio se casou, na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, com D. Isabel de Herédia. Foi a 13 de Maio.

1950

ano em que a Lei do Banimento foi revogada. A Lei tinha sido criada em 1834 e serviu para retirar a nacionalidade portuguesa a D. Miguel e aos seus descendentes.

D.MANUEL II

Último rei de Portugal, destituído do trono a 5 de Outubro de 1910, exilou-se em Inglaterra.
 
R

RoterTeufel

Visitante
‘Ninjas’ da GNR já andam no mar

Patrulhamento: Militares da Unidade de Intervenção em lanchas
‘Ninjas’ da GNR já andam no mar

Elementos de operações especiais da Unidade de Intervenção da GNR têm sido chamados a reforçar patrulhas, marítimas e terrestres, feitas pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da mesma força de segurança.





Com planeamento feito pelo comandante operacional da GNR, tenente-general Meireles de Carvalho, estas operações têm sido direccionadas para a prevenção. “Trata-se de operações esporádicas, que visam, não só o patrulhamento, como também o controlo do tráfico de droga e detecção de eventuais entradas de imigrantes ilegais em pontos da costa nacional”, disse ao CM fonte da GNR.

A vigilância da costa nacional está, de resto, a passar por um período de transição. Um júri constituído pelo Ministério da Administração Interna escolheu a empresa espanhola Indra como promotora da instalação e manutenção dos radares, fixos e móveis, que integrarão o novo Sistema de Vigilância e Controlo Costeiro (SIVICC), que será operado por militares da UCC da GNR.

A urgência da implantação do SIVICC é cada vez maior, já que, perante a deterioração do LAOS (sistema de controlo actualmente instalado), a GNR está a vigiar a costa portuguesa apenas com binóculos.

PORMENORES

MARINHA DESCONTENTE

A Marinha está insatisfeita com a declaração de ‘auto-suficiência’ da GNR, face à vigilância costeira. A Armada já recordou ao comando-geral da GNR que o controlo do Litoral português é feito no Centro de Controlo Marítimo, que agrupa as duas entidades.

ISRAEL DERROTADO

Israel, país que concebeu e instalou o LAOS (actual sistema de vigilância da costa portuguesa), foi derrotado pela Espanha no concurso de aquisição de radares para o SIVICC.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Última noite de desfiles no Atlântico

Marchas de Lisboa
Última noite de desfiles no Atlântico

O último dia das Marchas de Santo António no Atlântico arrancou com a marcha do Alto da Pina com um forte aplauso dos quatro mil lisboetas que estão a assistir ao desfile.

'Conquistar o Pavilhão Atlântico com ritmo, vida e cor é o objectivo da marcha do Alto do Pina', disse a coordenadora Ivone Neto. Numa homenagem a D.Afonso Henriques, o Alto do Pina marcha sob o tema 'Esta Lisboa bendita'.

Durante a noite vão desfilar outras marchas: Belém (estreante), Olivais, Bica, Graça, Castelo e Alcântara. Hoje é a última noite de desfiles no Atlântico.

Segunda a desfilar no Atlântico, a estreante marcha de Belém entrou coxa. O padrinho Gonçalo da Câmara Pereira sofreu há quinze dias uma queda que lhe provocou uma ruptura de ligamentos na perna esquerda. 'Belém onde o rio abraça o mar' é o nome da marcha que desfilou descalça com pescadores e varinas.

A modelo Carla Matadinho foi a madrinha que a plenos pulmões cantou: 'Anda comigo Lisboa, não fiques à toa.'

As marchas não esqueceram a crise. Há seis anos consecutivos a vencer pelas letras das canções da Bica, Tiago Torres da Silva simbolizou na fragata a esperança num futuro melhor para o bairro.

Vestidos de pescadores os marchantes da Bica desfilaram simpatia no Atlântico. Para o ensaiador Américo Silva joga-se no Pavilhão o campeonato da alegria. ‘ Divertirmo-nos numa festa de bairros é o prémio que queremos levar para casa', disse.

‘Festas e romarias em Portugal' é o tema que levou a Graça a vestir-se de rosa e a desfilar pelo Atlântico. De norte a sul as festas e feiras inspiraram a marcha da Graça. O ensaiador Paulo Julião conta que 'os arcos ganharam expressão com base no modelo dos tabuleiros de Tomar'. Cantam os marchantes: ‘Na procissão vou sair, não falto no arraial, só de manhã vou dormir'. Os marchantes da Graça acreditam que em noite de Santo António o tempo é para divertir.

Vinte minutos da marcha do Castelo valem pela originalidade. Peça a peça, o jogo de xadrez foi esta noite lançado no Pavilhão Atlântico. 'O tema da marcha, ‘Xadrez dos reis, das rainhas e das conquistas', transporta-nos para um mundo aos quadrados onde o importante é acreditar na vitória, na história e nas pessoas', disse a encenadora Maria João Reis.

As floristas e os ardinas de Lisboa chegaram às marchas pelo pé dos marchantes de Alcântara. O bairro operário de Lisboa ergueu arcos em forma de quiosques numa homenagem ao pequeno comércio alfacinha.

Confiante na vitória, o ensaiador Mário Ferreira sublinhou que 'Alcântara marcha sempre para ganhar'. Madrinha do Bairro desde 1994, Linda Rodrigues confessa que traz Alcântara no coração. 'Isto bate cá dentro, só temos que dar vida às marchas', disse a fadista.

Terminada a exibição no Pavilhão Atlântico, a festa dos bairros de Lisboa desce à Avenida da Liberdade na noite de Santo António, onde são aguardadas dezenas de milhares de visitantes.
 
R

RoterTeufel

Visitante
2500 crianças marcham na rua

Grandes festas e romarias do Norte
2500 crianças marcham na rua

Na cidade de Vila Nova de Famalicão já se sente o cheiro das festas antoninas. A romaria em honra a Santo António já está nas ruas. Até domingo estão previstos dias repletos de animação, com os arraiais, bailaricos, marchas populares, fogueiras e sardinha assada – todos os ingredientes característicos de uma festa popular.

É já amanhã à tarde que acontece um dos pontos altos da romaria: 2500 crianças do ensino Pré-Escolar e das escolas do 1º Ciclo saem à rua para as marchas infantis. O desfile está marcado para as 14h30 e reúne centenas de pessoas ao longo do percurso.

‘Santo António e os Astros’ é o mote do desfile deste ano. As crianças com idades entre os três e dez anos saem com arquinhos empoleirados e trajadas a rigor.

Desde há vários meses que as educadoras, encarregados de educação e crianças de 50 instituições de ensino trabalham na confecção de roupas e adereços. “Há mais de um mês que preparamos as roupas e os arcos, sempre com grande animação e boa disposição”, conta uma educadora do jardim-de-infância de Abade de Vermoim.

As marchas concentram-se na avenida 25 de Abril e seguem o percurso pela rua Adriano Pinto Basto, alameda D. Maria II, rotunda D. Sancho I e avenida de França. O desfile termina nas piscinas municipais.

E depois dos miúdos será a vez dos graúdos. Sexta-feira, às 22h00, as marchas Antoninas dos adultos desfilam num ambiente de alegria e com cantigas criadas propositadamente para a noite. Antes, às 21h00, as ruas vão acolher um desfile de automóveis antigos e clássicos. A noite de véspera de feriado municipal termina com as fogueiras de Santo António, na praça D. Maria II.

MÚSICA EM DESTAQUE

A música é uma forte componente das Antoninas. Este ano, os Anjos e a banda cubana Orishas proporcionam o primeiro grande concerto do certame, amanhã, às 22h00, no Estádio Municipal. Sábado actuam os Santos e Pecadores.

CAMINHADA CAMILIANA

As Antoninas têm um programa alargado de actividades. Quarta-feira, às 09h30, por exemplo, realiza-se uma caminhada desde a estação da CP de Famalicão até à casa que foi de Camilo Castelo Branco, em Seide S. Miguel.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Mãe e filho morrem abraçados em fogo

Moita: Idosa de 79 anos e filho de 54 anos não resistiram às labaredas e ao fumo
Mãe e filho morrem abraçados em fogo

Fernanda Franque, 79 anos, e o filho João, 54 anos, estavam a dormir quando o fogo começou. Quando acordaram já estavam rodeados de labaredas e fumo, e tentaram ambos fugir. Mas enquanto procuraram chegar à porta de casa, no Vale da Amoreira, Moita, tombaram mortos, com os pulmões cheios de fumo. Os bombeiros encontraram os cadáveres abraçados junto à porta da casa. "A minha mãe tinha as chaves na mão", recordou Alfredo Franque, um dos restantes oito filhos de Fernanda.

Vogal da direcção do Sindicato dos Jogadores de Futebol Profissional e ex-profissional do desporto-rei (chegou a representar o Benfica), Alfredo Franque soube da morte da mãe e do irmão pouco depois de o incêndio ter sido dado como extinto. 'Eram 05h30 quando o fogo começou', recordou.

João Silva, amigo da família e outro dos moradores do lote 2 da rua Bordalo Pinheiro, no Vale da Amoreira, foram os primeiros a acorrer em socorro de Fernanda e João. 'Arrombámos a porta de casa, mas as chamas e o fumo eram tão fortes que tivemos de fugir', recordou.

Os bombeiros foram chamados ao 3º esquerdo do prédio por outros moradores. Vinte e cinco homens, auxiliados por dez viaturas de três corporações dos concelhos da Moita e do Barreiro, entraram na casa e, em menos de meia hora, extinguiram as chamas. Mas já nada havia a fazer.

Os óbitos de Fernanda e de João Franque foram declarados ainda no interior do prédio.

Os dois cadáveres foram transportados para o Hospital do Barreiro. Originária de Angola, a família de mãe e filho ainda não tinha ontem decidido onde realizar os funerais.

ESTAVAM EM PORTUGAL A PASSAR FÉRIAS

As duas vítimas do incêndio de ontem estavam em Portugal de férias. Residente em Luanda, Angola, com o filho João e outros cinco descendentes, Fernanda ficava sempre em casa da filha Conceição. 'Ela tinha vindo tratar de uns assuntose estavam a planear regressar a Luanda já no mês que vem', confessou, chorosa, Conceição Franque, filha e irmã das vítimas do incêndio de ontem, que estavam sozinhas em casa. 'O apartamento ficou quase inabitável', acabou também por confessar.

PORMENORES

PJ INVESTIGA CAUSAS

A Polícia Judiciária esteve no apartamento, na rua Bordalo Pinheiro, Vale da Amoreira, a recolher vestígios do incêndio. O fogo que matou Fernanda e João Franque terá começado na sala, mas ainda não tem causas determinadas.

MORADOR INTOXICADO

No incêndio de ontem de manhã, um morador do prédio ficou intoxicado pelo excesso de fumo e precisou de receber tratamento no Hospital do Barreiro.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Que horror...:Espi42::Espi42::Espi42:
 

titofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
116
Gostos Recebidos
0
morrer assim que horror sentimentos para os familiares a vida reserva nos muitas supresas mas assim nao
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
EUA: Exército vai testar bala controlada por rádio

O exército norte-americano desenvolveu uma arma que é capaz de disparar balas que podem mudar de direcção durante o percurso por controlo de rádio.

A XM25, como é denominada a nova arma, pode ser uma solução para atingir alvos de difícil acesso, como soldados escondidos trincheiras ou um objecto atrás da parede. Os protótipos devem ser testados em breve no Iraque ou no Afeganistão e a previsão é que a versão final surja em 2012.
Na prática, o conceito é simples, mas algo complexo no funcionamento. De acordo com a New Scientist, que publicou uma nota explicativa sobre a tecnologia militar, a arma usa um dispositivo a laser para calcular a distância exacta do obstáculo. A partir dessa conta, o soldado pode adicionar ou subtrair até três metros de distância e assim fazer o disparo com explosão inteligente.

A detonação acontece via sinal de rádio que a arma envia a um microchip dentro da bala, que informa a distância precisa do alvo. O segredo também estará no transdutor magnético dentro da bala que, por meio do campo magnético da Terra, é capaz de gerar uma corrente alternada.

O exército norte-americano encara esta tecnologia como uma alternativa mais precisa e barata aos lançadores de granadas e às artilharias aéreas. E como forma de colocar menos civis em risco.
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Cavaco não diz «uma única palavra» sobre as Europeias

Reservado, como sempre, Cavaco Silva optou por não comentar os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, pelo menos a nível nacional, uma vez que a hipótese de Durão Barroso ser reeleito é algo de assinalar.

«O Presidente da República não comenta resultados de eleições, isso é matéria que compete aos analistas e eu não direi uma única palavra sobre os resultados», disse aos jornalistas esta segunda-feira.

Na sua opinião, «o mais importante para o interesse de Portugal é que o doutor Durão Barroso seja eleito como presidente da Comissão Europeia», até porque fez «um excelente trabalho no seu primeiro mandato». Para além disso, não existe «algo mais importante para os superiores interesses de Portugal do que a escolha de um português para presidente da Comissão Europeia».

O Presidente da República não tem dúvidas sobre o caminho a seguir: «Só quem não conhece as competências da Comissão Europeia é que pode subestimar o que significa para Portugal, para os nosso interesses, ter um português como presidente da Comissão Europeia e eu espero que, na sequência dos resultados que já são conhecidos nos 27 estados-membros, Durão Barroso seja escolhido para um novo mandato. Acho que será algo muito, muito valioso para Portugal».
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
PS quer autárquicas a 11 de Outubro

A escolha da data de 11 de Outubro para as eleições autárquicas, sendo uma decisão do Governo socialista, poderá condicionar a marcação das Legislativas, cuja competência é do Presidente da República, Cavaco Silva.

Segundo noticia hoje o “Correio da Manhã”, a partir deste cenário, que é a hipótese mais provável dentro do PS, as próximas Legislativas poderão ser realizadas a 20 ou 27 de Setembro, duas ou três semanas antes das Autárquicas. É com base nestas datas que algumas forças partidárias já elaboram a sua estratégia. E ambas ficam fora do período tradicional de férias dos portugueses, um factor decisivo, por causa dos níveis de abstenção.

A marcação das Legislativas é da responsabilidade do Chefe de Estado, mas, tendo em conta a inclinação dos partidos para a realização de eleições legislativas e autárquicas em datas separadas e a intenção do Governo de agendar o acto eleitoral autárquico para 11 de Outubro, Cavaco poderá optar por um dos dois últimos domingos de Setembro, refere o CM.

Jornal de Negócios
 
R

RoterTeufel

Visitante
Mil polícias lançam bonés em São Bento

Manifestação: Profissionais exigem mudanças no estatuto
Mil polícias lançam bonés em São Bento

Mais de mil polícias, vestidos à civil, manifestaram-se ontem ao fim da tarde em Lisboa e, tal como prometido, largas dezenas de agentes lançaram os bonés da farda contra a residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento.

A exclusão dos polícias da Lei de Vínculos da Função Pública, a atribuição do subsídio de risco e a exigência de pré-aposentação aos 55 anos ou 36 de serviço são as principais reivindicações dos profissionais.

A concentração começou frente à Assembleia da República pouco depois das 18h30, mas, ao chegar junto à residência oficial de José Sócrates, os ânimos exaltaram-se, fazendo com que os profissionais lançassem os bonés da farda, que ficaram espalhados ao longo da Calçada da Estrela.

A inquietação era tanta que os colegas dos manifestantes que estavam de serviço tiveram de os empurrar para criar uma barreira de segurança.

O objectivo inicial dos manifestantes não era o de lançar os bonés para o chão, mas antes deixá-los num caixote para ser posteriormente entregue na residência do primeiro-ministro.

Paulo Rodrigues, presidente da ASPP/PSP anunciou no final do protesto uma nova jornada de luta, marcada para o próximo dia 30 deste mês.

"Porque o Governo tem tratado mal, não só a polícia, mas principalmente os cidadãos, já estamos a projectar uma nova acção que poderá levar à paralisação de alguns serviços da PSP", explicou sem dar mais pormenores.

PORMENORES

ASSESSOR

O presidente da ASPP foi recebido pelo assessor do primeiro-ministro, que lhe afirmou que "os problemas da PSP merecem a atenção do Governo. l Moção

OS MANIFESTANTES

assinaram ontem uma moção para a exclusão dos agentes da PSP da Lei 12/A de 2008 da Função Pública, exigindo um estatuto próprio.

AGRESSÕES

Paulo Rodrigues lembrou as agressões de que são alvo os polícias. "É vergonhosa a violência de que são alvo os nossos agentes."

TESTEMUNHOS

"O QUE ME MAGOA MAIS É A INDIFERENÇA": Augusto Ribeiro, V. Castelo

Estou muito descontente com a profissão de polícia. O vencimento nem é o mais importante. O que mais me magoa é a indiferença com que nos tratam. Sou polícia há 26 anos e nunca me senti tão desmotivado como agora. Queremos mudança.

"O PIOR É A FALTA DE PALAVRA DO GOVERNO": Graça Tejo, Coimbra

Não percebo como o Governo não aceita falar com os nossos dirigentes para melhorar a nossa carreira. Temos toda a abertura para negociar com o Governo, mas o pior é a sua falta de palavra e o gosto em ver--nos insatisfeitos.

"O MAIOR PREJUDICADO AQUI É O CIDADÃO": Santos Costa, Lisboa

O que aqui se debate principalmente é a falta de justiça e de reconhecimento pelo nosso trabalho. Nesta luta quem sai prejudicado é o cidadão, porque chega um ponto que a pessoa deixa de correr por gosto e deixa-se levar pela corrente.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Confessou homicídio aos dois filhos

Julgamento em Alcáçovas
Confessou homicídio aos dois filhos

David Silva, o homem acusado pelo Ministério Público de mandar matar a mulher em Alcáçovas, no Alentejo, em Agosto de 2007 e que depois terá morto o cúmplice em Outubro do mesmo ano, já em França, confessou aos dois filhos a autoria da morte do assassino francês contratado por ele.

"Sei que o meu pai o matou, foi ele que me disse", referiu um dos filhos do arguido ouvido ontem através de videoconferência pelo Tribunal de Évora. "Descobriu quem tinha morto a minha mãe e vingou-se", acrescentou o outro familiar ouvido. O arguido diz, no entanto, que cometeu o crime para vingar a morte da mulher, refutando ter participado no primeiro crimes. David Silva está acusado de dois crimes de homicídio e um de ocultação de cadáver.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Porto: Condenado por explosão

Sentença foi lida esta tarde
Porto: Condenado por explosão

José Pereira, o proprietário da mercearia de Santa Catarina, no Porto, que em Junho de 2005 na sequência de uma fuga de gás provocou uma explosão e causou a morte a duas pessoas, foi hoje condenado pelo Tribunal de São João Novo.

A sentença foi lida esta tarde e a pena aplicada ao comerciante foi de 4 anos de prisão, suspensa por igual período de tempo.

José Pereira foi absolvido do crime de homicídio simples, de que era acusado, tendo sido condenado apenas pelo crime de explosão.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Acusado de pedofilia

Porto: Ao socorrista de ambulância são imputados 53 crimes de abuso sexual
Acusado de pedofilia

O Tribunal de São João Novo, Porto, começa hoje a julgar um tripulante de ambulâncias acusado de abusar sexualmente de dois menores, um dos quais vítima de abuso durante os dois anos em que viveu na residência do arguido.

O arguido, Hugo A., de 27 anos, encontra-se em prisão preventiva e está acusado de 53 crimes consumados de abuso sexual de criança e de um crime de coacção. Segundo a acusação, o arguido ter-se-á oferecido para tomar conta em sua casa de um menino de dez anos, filho de uma amiga, que na altura tinha graves problemas financeiros.

Já com dez anos, o menor passou a viver com o arguido, dormindo com ele "no mesmo quarto e na mesma cama". Foi aí que o arguido terá, alegadamente, praticado com o menor vários tipos de actos sexuais que fotografava, guardando as imagens no seu computador. A outra vítima, de sete anos, era também filho de uma amiga de infância, do qual Hugo terá abusado duas vezes.

A investigação esteve a cargo da Direcção Central de Combate à Criminalidade Económica e Financeira da PJ, tendo sido identificadas mais de duas dezenas de pessoas, entre elas: professores, um médico, dois advogados e empresários que partilhavam ficheiros. "As imagens são muito duras. É impressionante como tudo isto foi possível", afirmou à época fonte da investigação.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Psicólogo leva facadas em assalto

Amadora: Homem de 34 anos sofreu dois golpes ao resistir a assaltantes
Psicólogo leva facadas em assalto

Estação de metro da Falagueira, Amadora, ontem de madrugada. Carlos, psicólogo em Lisboa, sai da estação em direcção ao carro que deixara ali perto, quando é surpreendido por dois homens armados com facas que lhe exigem a entrega de todos os bens pessoais.

O relógio marcava as 02h00. Apesar de assustado com o ataque, o homem de 34 anos, que se encontra actualmente a tirar doutoramento em Londres, não se deixou intimidar. Decidiu pôr em prática os ensinamentos das aulas de karaté que frequenta e tentou resistir ao assalto. Pagou caro a ousadia.

Os assaltantes usaram as facas e desferiram-lhe dois golpes, um no braço e outro no abdómen. De seguida, e com a vítima prostrada no chão, os dois agressores tiraram--lhe o computador portátil e a carteira com dinheiro e cartões multibanco, pondo-se em fuga pouco depois. Deixaram para trás Carlos a esvair-se em sangue. Foi transportado ao Hospital Santa Maria, onde ficou internado, mas, ao que o CM apurou, está neste momento livre de perigo.

Francelina Dias, mãe da vítima, não se conforma com o ataque brutal de que foi vítima o filho. "Não sei porque lhe fizeram tanto mal. O meu filho parece um Cristo", lamenta.

PORMENORES

ESTUDA EM LONDRES

Carlos tem 34 anos e é psicólogo em Lisboa, mas está a tirar o doutoramento em Londres. Veio a Portugal para assistir a uma conferência. Sofreu o ataque quando se dirigia a casa da mãe.

OFERECEU RESISTÊNCIA

Francelina Dias, mãe da vítima, disse que o filho deve ter oferecido resistência para ser atacado. "Pôs em prática as aulas de karaté." Só isso justifica tal violência, referiu ao CM. Os ladrões não conseguiram, porém, levar a chave do carro nem o telemóvel.
 
R

RoterTeufel

Visitante
“Peguei no bebé e fugi sem mais nada”

Onze pessoas ficaram desalojadas e estão agora sob a alçada da Segurança Social
“Peguei no bebé e fugi sem mais nada”

Onze desalojados é o resultado do incêndio que deflagrou anteontem à noite na rua dos Mastros, perto do Conde Barão, em Lisboa. As chamas começaram no terceiro andar, onde residiam quatro pessoas, incluindo um bebé de três meses, alastrando-se a todo o prédio.

O fogo, cujas causas estão ainda por apurar, iniciou-se pouco depois das 21h00, mas só foi extinto perto da meia-noite. 'Quando vi o fumo a sair pela janela, peguei no meu filho e fugi só com a roupa que tinha no corpo. Fiquei sem casa', conta ao CM Maria, de 17 anos, que teve de ficar alojada numa pensão, a cargo da Protecção Civil. A situação das pessoas desalojadas está agora a ser avaliada pela Segurança Social. Ontem os técnicos da Protecção Civil procederam à vistoria e fecharam o prédio 'por não reunir condições de segurança'. Ao que o nosso jornal apurou o prédio, fortemente degradado, era também ocupado por toxicodependentes.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Extorsão condenada

Penas suspensas: Cinco condenados a penas suspensas entre dois e três anos
Extorsão condenada

Os cinco homens que tentaram extorquir cinco milhões de euros ao BPN foram ontem condenados, no Tribunal da Boa-Hora, Lisboa, a penas de prisão entre os dois e os três anos, com pena suspensa pelo mesmo período de tempo.

José Pimenta, ex-funcionário do BPN, e o filho, Bruno Pimenta – apontados como autores do plano de extorsão –, alegaram doença para não comparecerem na leitura do acórdão, que deu como provada a tentativa de extorsão, a troco de não serem divulgados à imprensa documentos comprometedores para o BPN, relativos a uma dependência de Pevidém.

"Estive diversas vezes com o dr. Oliveira e Costa, ele ligava-me várias vezes, mas nunca houve a intenção de extorquir alguém. Queríamos apenas colaborar e resolver esse assunto, mas claro que a troco de algum dinheiro. Mas não no sentido de chantagear ou extorquir", disse ao CM Severiano Correia, condenado a dois anos e seis meses de pena suspensa.

Os outros dois condenados são os advogados Domingos Freitas e Guilherme Santos. "Se não nos tivessem dado dinheiro, nós vínhamos embora à mesma e tudo ficava por ali. Fomos apanhados numa armadilha", diz Severiano Correia, que foi preso pela PJ após sair de uma reunião no banco com 50 mil euros numa mala. O ‘negociador’ do grupo pondera recorrer da decisão.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Passa 18 horas dentro de poço

Torres Novas: Mulher passou noite com água pelo peito
Passa 18 horas dentro de poço

Uma mulher, de 45 anos, foi resgatada com vida de um poço onde passou 18 horas agarrada a uma pedra e com água até ao peito, em Torres Novas. Tinha ferimentos nos braços e sintomas de hipotermia, mas estava consciente e lúcida, encontrando--se já a recuperar em casa.

Maria de Fátima Ferreira é divorciada e reside sozinha em Lisboa, onde trabalha como porteira, mas estava a passar o fim-de-semana em casa dos pais, em Casais de Igreja, Torres Novas.

"Ela andava muito desgostosa e no sábado, por volta das 15h00, atirou-se ao poço, mas com certeza que se arrependeu e, com a aflição, agarrou-se a uma pedra, contou ontem o pai, José Ferreira.

No domingo de manhã, admirados por a filha não ter passado a noite em casa, os pais alertaram a GNR, que pelas 09h00 veio a encontrá-la no poço, agarrada a uma pedra e com água pelo peito. Com a ajuda de uma escada, os militares resgataram a mulher do poço e alertaram os Bombeiros de Torres Novas, que a levaram para o Hospital Distrital.

"Ela estava consciente, mas muito geladinha, por ter passado a noite toda no poço", contou o comandante dos Bombeiros de Torres Novas, António Leitão.

Depois de assistida no Hospital de Torres Novas, a mulher seguiu para Lisboa e ontem já estava em casa, agora na companhia da mãe.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Guerra do pé descalço

Festas de Lisboa
Guerra do pé descalço

Assobios, gestos obscenos e insultos deram anteontem origem a um arraial de pancada entre as claques das marchas de Belém e da Madragoa. A polícia teve de intervir para separar os desordeiros, e quatro pessoas desmaiaram. A discórdia teve origem nos... pés descalços.

Belém, que se estreou nas Marchas, atira as culpas para a claque da Madragoa. "Há uma marcha que tem a mania que só ela é que pode marchar descalça. Mal entrámos, e quando nos viram de pé descalço, começaram a assobiar. Será que metemos assim tanto medo?", diz José Caroço, responsável de Belém, queixando-se da claque da Madragoa: "Foi a única que nos assobiou!"

Do lado da Madragoa, que desfila sempre descalça, Mário Monteiro defende as suas gentes: "Também nos assobiaram e nenhum dos nossos reagiu. O que eu vi foi dois marchantes de Belém – um eles até mora na Madragoa – a fazerem gestos obscenos para a nossa claque e a proferirem insultos do mais ordinário possível." "Eu não vi, mas custa-me a crer", diz, por seu lado, José Caroço.

Entre assobios e insultos gerou--se então um confronto, com socos e pontapés, nas bancadas, envolvendo uma dúzia de pessoas.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Golpeado duas vezes no peito

Guimarães: Jovem esfaqueado num centro comercial
Golpeado duas vezes no peito

A navalha que trespassou o peito de Carlos Santos, esfaqueado, anteontem à noite, em Guimarães, ficou a um milímetro do coração, contou a mãe do jovem ao CM. Carlos está internado no Hospital São João, no Porto, nos Cuidados Intensivos. Está livre de perigo, mas vai permanecer hospitalizado pelo menos mais cinco dias.

Ao que o CM apurou, Carlos, de 21 anos, estava com a namorada, Carla, quando tudo aconteceu. Já era hábito frequentar o centro comercial Atlântico onde, no domingo, foi golpeado duas vezes, depois da discussão com um indivíduo de 18 anos, que, segundo a família, conhece "de vista". "Foi num bate--boca. Fez-se ao Carlos e ele reagiu. Foi aí que o outro lhe deu as facadas", contou ao CM Nuno Santos, irmão da vítima.

O suposto agressor, que estava acompanhado de alguns amigos, pôs-se imediatamente em fuga, deixando Carlos a sangrar. Desesperada, a namorada do jovem tentou chamar uma ambulância. "Ela está muito perturbada porque assistiu a tudo, até teve de lhe tapar a ferida com a mão. Mas quando ligou ao INEM perguntaram-lhe se ela estava a gozar", disse Nuno Santos, indignado. Sem opção, a rapariga foi ao café Atlântico pedir socorro. "Ele vinha agarrado à zona do tórax. Só quando levantou a camisola é que acreditei e chamei a ambulância. Estava pálido, mesmo mal", explicou Lígia Ferreira, funcionária do estabelecimento.

O alegado esfaqueador não foi detido, optando o Ministério Público por consolidar os meios de prova. No entanto, vai ser submetido hoje a interrogatório judicial.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Pai conta a juiz como matou a filha

Matosinhos: Mandou mensagem à mulher a dizer “eu sou um monstro”
Pai conta a juiz como matou a filha

Maria João ria no colo do pai. Ao pescoço tinha o cordão do roupão do progenitor e brincava dizendo que era o cachecol do FC Porto e que o ia levar para a festa de campeões. João Cerqueira Pinto sorriu para a filha. Beijou-a uma última vez e apertou o cordão. Asfixiou-a, mas a menina, ainda que apanhada de surpresa, tentou reagir. Ter-se-á debatido durante cerca de quatro minutos.

Conheça todos os pormenores na edição de terça-feira do jornal 'Correio da Manhã'.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Mãe de Alexandra recusa propostas

Não quer regressar a Portugal
Mãe de Alexandra recusa propostas

Natália Zarubina, a mãe de Alexandra, a menina que foi acolhida durante vários anos por um casal português, já recebeu três propostas para regressar a Portugal, mas rejeita voltar a sair da Rússia, noticiou esta terça-feira um diário russo.

O jornal 'Komsomolskaia Pravda' revela que Natália recebeu propostas de portugueses, nomeadamente habitação e emprego, para regressar a Portugal com a filha, que a mãe da menina recusou.



O diário russo escreve que Natália não recusa ajuda material, mas que “olha com desconfiança” para a proposta de regressar a Portugal, por recear outro processo para lhe retirar a criança.

A mãe de Alexandra propõe ainda aos pais afectivos portugueses que enviem dinheiro “para comprar uma casa com boas condições”.

De acordo com o que apurou o 'CM', o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, e Fernando Reis, autarca de Barcelos, mostraram disposição de ajudar Natalia Zarubina para que esta regresse a Portugal com a menina.
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Explosão de gás faz dois feridos graves

Uma explosão provocada por presumível fuga de gás, registada cerca das 9 horas, numa casa em Pascoal, Viseu, provocou queimaduras graves num casal.

As vítimas, ela de 45 e ele de 47 anos, foram transportados para o Hospital de S. Teotónio. Ao meio da manhã, segundo o relações públicas da unidade de saúde, Luís Viegas, ela foi transferida de ambulância e ele de helicóptero para os hospitais da Universidade de Coimbra.

“Ia a entrar em casa, depois de levar a minha mulher ao trabalho, e ouvi um estrondo que parecia o fim do Mundo. Consegui retirar o casal pela janela. Estavam os dois muito queimados. Mas ele parecia-me em muito pior estado”, testemunhou ao JN Edson Rodrigo, um vizinho que mora na casa em frente, no bairro de Santa Luzia.
O casal, supostamente oriundo do Porto, tinha-se mudado ontem, segunda-feira, para a casa nova, que alugou no bairro de Santa Rita. “Andaram todo o dia a fazer a mudança com móveis acabados de comprar. Hoje, iam buscar os sete filhos (um em comum) para também eles estrearem a casa “, relatou a vizinha Palmira Pereira.

“A botija de gás de 45 quilos que abastece a habitação, localizada no exterior, não explodiu e estava congelada do meio para baixo. O meu pai, que fornece esta zona, veio ontem colocá-la no sítio. A fuga deve ter sido lá dentro”, explicou Sérgio Oliveira, dono de um armazém localizado nas proximidades. “Deve ter sido uma fuga grande e num curto espaço de tempo”, acrescentou.

A casa de habitação, alugada, ficou totalmente destruída. Logo após a explosão o vereador da Câmara de Viseu, António da Cunha Lemos, esteve no local a inteirar-se do sucedido.

A assistente social municipal, enviada mais tarde, está a providenciar o realojamento da família e o acompanhamento dos filhos, ainda não localizados, sendo que o mais velho tem apenas 14 anos.

“Quando os socorri, o homem estava completamente nu. Teve de pôr uma manta por cima. A mulher estava ainda vestida. O que poderá significar que ele estaria para tomar banho”, acrescentou Edson Rodrigo.

No local estiveram 17 bombeiros apoiados por seis viaturas dos bombeiros de Viseu.

Fonte:JN
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Greve de fome para impedir adopção

A mãe de uma criança de dois anos que o Tribunal de Cascais decidiu dar para adopção inicia, na segunda-feira, uma greve de fome para protestar contra a decisão judicial.

Na sequência de uma manifestação realizada, esta manhã, em frente à Segurança Social de Cascais, Ana Rita Leonardo, de 15 anos, anunciou que "o próximo passo a dar vai ser a greve de fome, já a partir de segunda-feira".

Acrescentou que nesse dia irá realizar, juntamente com a família, um novo protesto em frente ao Tribunal de Cascais. "Não vamos desistir do meu filho e vamos até onde for preciso", prometeu a jovem, que garante ter as condições necessárias para que a família possa ficar com o filho.

Esta será a quarta manifestação organizada pela família e amigos do Martim, depois de terem estado em frente do Tribunal de Cascais, do Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, e na Segurança Social de Cascais.

A criança entrou no Refúgio em Fevereiro de 2007, com cerca de dois meses de vida, a pedido da Segurança Social de Cascais e do Tribunal de Família de Menores de Cascais. A decisão judicial de considerar o menino adoptável já transitou em julgado.


fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Dois irmãos internados por suspeita de Gripe A

O mais novo tem três anos e o mais velho 17. Estão sob vigilância no Hospital D. Estefânia, em Lisboa.

Dois irmãos, de três e 17 anos, foram internados, esta terça-feira, no Hospital D.Estefânia, em Lisboa, por suspeita de contaminação com o vírus da Gripe A (H1N1), disse à Lusa fonte do gabinete da Ministra da Saúde.

Segundo a mesma fonte, os irmãos foram submetidos a análises que vão ser encaminhadas para o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge para confirmar ou não as suspeitas de infecção pelo vírus H1N1.

Os doentes estão internados no serviço das doenças infecto-contagiosas, adiantou o Ministério da Saúde, que não avançou mais pormenores sobre o caso.

Para evitar qualquer tipo de contágio, foi activado o plano de contingência no hospital, tendo sido criado um corredor de segurança para levar as crianças do serviço de urgências para o serviço das doenças infecto-contagiosas.

Portugal tem dois casos confirmados de Gripe A H1N1.

O último balanço da Organização Mundial de Saúde, divulgado segunda-feira, revela que a gripe A (H1N1) contaminou 25.288 pessoas em 73 países e causou 139 mortos.

fonte.jn
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo