Patrícia diz adeus à turma
Porto: Expulsos da Carolina Michaelis desabafam
Rafael chamou “tona” à professora na sua página do Hi5, enquanto Patrícia se limitou a fazer as suas despedidas
Patrícia, a aluna expulsa da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, que ficou conhecida devido ao vídeo em que luta com a professora Adozinda Cruz pela posse do seu telemóvel, não deixou os colegas sem um último adeus. "Nunca irei esquecer a turma maravilhosa que tive. Amigos que nunca esquecerei mesmo", escreveu na sua página pessoal do site de internet Hi5, numa carta dirigida à turma.
"Apesar de andarmos sempre a insultarmo-nos, sempre na brincadeira, amei estar com vocês!", sublinha a jovem que só conheceu os colegas este ano. Aproveita para se despedir pessoalmente de nove. "És uma grande amiga, uma irmã... espectacular. Agora já não te vou buscar à Sé, vais sozinha para a escolinha, amor", avisa, a brincar.
P. é outro amigo a quem dedica algumas palavras: "Obrigado pelos cigarrinhos todos que me deste, sempre foste um amigo à patrão."
"Não dá para escrever para todos mas estão cá dentro", remata.
"Um dia faço-vos uma visitinha, de vez em quando, sem vocês contarem. Não se livram de mim", avisa Patrícia, que já tinha sido transferida de uma escola em Custóias, concelho de Matosinhos, devido a problemas de comportamento.
Rafael, o aluno que gravou o acto de indisciplina que correu todo o País, deixa no seu espaço de Hi5 um adeus, mas também um aviso à docente: "Eu é que sou o c... do chefe. A tona da professora de Francês estraga tudo". O jovem, que também vai ser transferido da Carolina Michaelis, reage assim contra Adozinda Cruz, que apresentou queixa contra Patrícia e todos os alunos da turma 9.º C.
Rafael despediu-se já dos colegas. "Pena que acabe assim! Adeus amigos! Prometo visitar-vos... Beijinhos e abraços", diz, num comentário à foto publicada no Hi5 onde aparece à porta de uma sala de aula, taciturno, tendo uma professora em segundo plano.
Em troca, fica a saber que a turma promete lembrar-se dele. "Rafinha, maior querido! O 9.º C nunca te vai esquecer", lê-se numa mensagem de apoio colocada ontem. Entretanto, recebeu inúmeros comentários de colegas que aproveitam a internet para fazer de imediato as despedidas. "Vou ter saudades tuas. De tripares comigo, de olhares para mim", escreve uma amiga. Outra jovem repete as "imensas saudades" e pede para o "miúdo" se portar bem, enquanto espera a "visita do Rafinha".
O jovem, autor do vídeo em que Patrícia tenta recuperar o telemóvel ‘confiscado’ pela professora de Francês depois de a jovem ter atendido uma chamada da sua mãe, tem apenas 15 anos e mora numa vivenda em Valongo.
A sua família, que aparenta algum desafogo financeiro, continua a resistir às tentativas de contacto da comunicação social.Assim aconteceu com oCM. Todos negaram comentar o sucedido na sala de aula, apesar de num primeiro momento Rafael não ter desmentido que seria expulso doCarolina Michaelis.
O menor, carinhosamente tratado pelos colegas como ‘rafinha’, é um adepto dos desportos radicais citadinos. Num vídeo colocado no Hi5, aparece a arriscar um perigoso e longo ‘cavalinho’ numa bicicleta, por cima de um muro com vários metros de altura, junto à praia, na Foz, no Porto."O melhor do Mundo", garante o próprio sobre tal feito, num comentário, enquanto os colegas o aplaudem.
PROFESSORA NÃO VOLTA JÁ
Nenhum dos três principais intervenientes do caso de indisciplina na Escola SecundáriaCarolina Michaelis voltará às suas instalações na segunda-feira, primeiro dia de aulas após as férias da Páscoa. A directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, confirmou ontem que quer a aluna que não acatou as ordens da professora de Francês quer o aluno que gravou o vídeo foram transferidos de escola (a sanção escolar mais grave), enquanto AdozindaCruz só regressará ao estabelecimento de ensino do Porto "quando achar conveniente fazê-lo". "Importa criar condições de dignidade e de tranquilidade para o regresso da professora. Os alunos não serão prejudicados porque terão todas as aulas até ao fim do ano, acrescentou Margarida Moreira, salientando que naquele quadro de grande indisciplina a docente "sofreu bastante".
PORMENORES
APOIO DOS COLEGAS
"Rafinha, maior querido! O 9.º C nunca te vai esquecer", garante uma mensagem de apoio colocada anteontem no Hi5 do jovem Rafael, que será transferido da escola.
PEDIU DESCULPA
Ouvida pelo CM, Patrícia mostrou-se, na altura, arrependida. Reconheceu que não devia ter agido daquela forma e teme ser usada como ‘bode expiatório’.
QUEIXAS NO DIAP
A professora, vítima de violência na sala de aula, apresentou anteontem queixa contra a estudante agressora e os restantes estudantes da turma do 9.º C. Para os maiores de 16 anos, a queixa deu-se no DIAP.
MÃE ONCORDA
A mãe de Patrícia concorda coma decisão tomada pela escola.A filha já sabia, na passada segunda-feira, que ia ser transferida quatro dias depois do vídeo ser revelado.
Pedro Sales Dias / Manuela Teixeira