Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Rádio Portalegre: Morreu Sousa Casimiro

Morreu esta segunda feira vítima de um despiste na estrada nacional 118, junto a Alpalhão, no concelho de Nisa, Manuel Sousa Casimiro.

O antigo funcionário e director da Rádio Portalegre deixa uma página de história escrita nesta estação emissora.

Excelente profissional e uma das grandes figuras do meio da comunicação social regional, Sousa Casimiro parte assim aos 52 anos de idade.

De acordo com a BT da GNR, o acidente ocorreu às 14 horas e 08 minutos ao quilómetro 154,9 da Estrada Nacional 118.

O corpo do malogrado Radialista encontra-se na morgue do Hospital de Portalegre.

Rádio Portalegre
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Coruche - Plano de pormenor ajuda à expansão da Zona Industrial do Monte da Barca

27 Mai 2008, 14:39h

A Câmara de Coruche aprovou, na última reunião do executivo, o projecto de expansão da Zona Industrial do Monte da Barca (ZIMB) - Norte com a elaboração de um plano de pormenor que prevê o crescimento do perímetro industrial até à rotunda do Monte da Barca. Concentrar as infra-estruturas existentes é a regra.

A elaboração daquele documento orientador foi também a forma encontrada pela autarquia de dar resposta às pretensões das Arroseiras Mundiarroz, a indústria mais antiga do concelho, datada do início do século 20. Desde que foi aprovado o Plano Director Municipal (PDM) em 2000, os terrenos onde a empresa está instalada estão em Reserva Agrícola Nacional (RAN). E por esse motivo vê-se impedida de fazer qualquer ampliação industrial.

Segundo o presidente da Câmara de Coruche, Dionísio Mendes (PS), foi contactada a comissão da RAN e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), no sentido de garantir que a desafectação de terrenos decorre sem problemas. Outra questão será o tempo de aprovação do plano de pormenor. “O objectivo do secretário de Estado do Ordenamento do Território é a aprovação de um plano de pormenor no prazo máximo de um ano quando anteriormente esse tempo médio era de 4,5 anos e de nove anos no caso de revisão de PDM”, refere o autarca.

Ao todo são cerca de 50 hectares abrangidos pela expansão. Para uma segunda fase e a médio prazo será necessária uma área semelhante antevê o presidente da câmara. Entre a rotunda do Monte da Barca, o canal de rega e as estradas nacionais 251 e 114 a autarquia espera ainda resolver outra situação referente a um terreno nacionalizado em 1976/1977 de antigas estufas de seca de tabaco, actualmente pertença dos Salesianos do Estoril. “A tabaqueira construiu os edifícios mas não é dona do terreno e está disponível para os vender à câmara, apesar de não conseguir registá-los. Os Salesianos também se mostram disponíveis para vender o terreno”, acrescenta Dionísio Mendes.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - "Bendito abrigo"

7 Mai 2008, 10:11h

O dia até estava solarengo mas à medida que o tempo foi passando as nuvens adensaram-se por cima do campo Chã das Padeiras, durante o U. Santarém – Ouriense, e S. Pedro resolveu abrir mesmo a torneira. Um homem não é de ferro e mesmo em missão tem direito a proteger-se da molha. Foi o que fez o agente da PSP no banco do Ouriense. E teve razão para isso. Afinal grande parte do banco já tinha debandado para o balneário na parte final da partida.



:left:
7516po3.jpg
:naodigas:


O MIRANTE
 
Última edição:

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Paróquia da Areosa:porto comemora Dia Europeu do Vizinho através de projecto de volun

Porto comemora Dia Europeu do Vizinho através de projecto de voluntariado de proximidade

A Paróquia da Areosa, na cidade do Porto, comemorou hoje o Dia Europeu do Vizinho incentivando o voluntariado de proximidade através de um projecto que promove ajuda alimentar e médica entre pessoas da mesma rua, afirmou o padre José Maia
«Neste voluntariado de proximidade, as instituições de solidariedade social fazem a mediação entre as pessoas que necessitam de ajuda e os vizinhos que podem oferecer apoio» , explicou o sacerdote responsável pela paróquia.

O padre disse que o tipo de voluntariado prestado na localidade «é diferente dos outros, porque geralmente, são as paróquias que prestam apoio».

«Neste caso a ajuda é personalizada, com rosto» , frisou.

O também presidente da Fundação Filos precisou que o Dia Europeu dos Vizinhos «demonstra a necessidade do voluntariado de proximidade, em que um vizinho, quando sentir necessidade, sabe com quem deve contar».

A Fundação Filos, uma IPSS fundada em 1995 numa iniciativa da Congregação dos Missionários Claretianos, tem por objectivo promover iniciativas de respostas sociais através de projectos de intervenção junto de pessoas, famílias ou grupos em situação de pobreza ou exclusão.

De acordo com José Maia, o projecto da Areosa, que tem o apoio da Fundação Filos, surgiu há três anos através de um inquérito feito na freguesia da Areosa, distrito do Porto, em que foram abordadas 222 pessoas, das quais 42 se ofereceram para o voluntariado.

«O tipo de ajuda depende das necessidades. Os vizinhos podem oferecer alimentos, roupas, transportes e até apoio médico» , afirmou o responsável.

O sacerdote referiu que os principais problemas encontrados no inquérito foram «a pobreza envergonhada e a solidão dos idosos, doentes acamados, e desempregados».

Segundo José Maia, o projecto «segue a linha da política social que deve ser menos centralizada, para que possa existir redes de maior proximidade entre ruas e vizinhos».

«Nesta primeira fase, o projecto está concentrada na área da Paróquia da Areosa, mas o próximo passo é tentar angariar pessoas, de porta em porta, que queiram fazer parte da rede comunitária de vizinhança» , afirmou José Maia.

José Maia adiantou ainda que «brevemente vai ser lançado um livro sobre esta experiência de voluntariado entre vizinhos».

«Queremos que haja, cada vez mais, a consciência de que é necessário humanizar» , frisou.

Fonte:Lusa / SOL
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Amarante: empreteiro que matou mulher vai ouvir sentença

Moldura penal é de 12 a 25 anos de prisão



O tribunal de Amarante agendou para esta quarta-feira a leitura da sentença do empreiteiro de Mancelos, Amarante, acusado da morte da mulher em 15 de Março de 2007 na residência do casal, informa a Lusa.



Nas alegações finais, o Ministério Público, que acusa Jaime Babo de homicídio qualificado, pediu uma «pena grande» para o empresário da construção civil, que se manteve em silêncio desde o início do julgamento, a 5 de Março.

«Não consigo encontrar uma única razão para a morte da senhora. O que o senhor Jaime Babo fez não tem perdão», disse o procurador nas alegações finais, classificando o móbil do crime de «fútil e torpe».

24 horas bastaram para preparar crime

Para o Ministério Público, o arguido preparou o crime com pelo menos 24 horas de antecedência, o que altera a sua classificação de homicídio simples para homicídio qualificado.

A moldura penal de um crime de homicídio qualificado é de 12 a 25 anos de prisão.

O procurador do MP sustenta que foi encenado um roubo na vivenda do casal, embora nada tenha sido furtado, e que o ADN encontrado nas unhas de Maria Adelaide é de Jaime Babo, de acordo com os testemunhos dos especialistas forenses ouvidos pelo tribunal.

A defesa alega, por seu lado, «que não há provas que permitam sustentar, com certeza, que este homem [o arguido] matou».

Acusando a PJ de ter começado o processo «pela conclusão», a defesa de Jaime Babo considera «que há mais dúvidas que certezas».


iol
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Apreensão de 10 mil pés de papoilas no Alentejo

Apreensão de 10 mil pés de papoilas no Alentejo

Plantas estavam escondidas na vegetação em terreno público

A GNR apreendeu, numa ronda diária, dez mil pés de papoilas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. As plantas estavam escondidas na vegetação, em terreno público.

85ae298d622145bc938ebe6cea753500.jpg


droga1.jpg


As papoilas eram suficientes para extrair cerca de cinco quilos de ópio, substância utilizada na produção de heroína e morfina.

Segundo o Jornal de Notícias, as plantas estavam bastante desenvolvidas e apresentavam as cápsulas de onde seria depois extraído o ópio. A natureza estupefaciente das papoilas foi confirmada no local através de testes de despistagem específicos feitos a amostras recolhidas.

As papoilas serão destruídas e, até agora, não há suspeito


SIC
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Amarante/Homicídio: Tribunal condenou empreiteiro a pela morte da mulher

Amarante, 28 Mai (Lusa) - O tribunal de Amarante condenou hoje a 20 anos de prisão o empreiteiro da construção civil de Mancelos, Amarante, pelo homicídio da mulher em Março de 2007 na residência do casal.

O tribunal, formado pelos três juízes do colectivo e por quatro jurados, requeridos pela assistente, deu como provado que foi Jaime Babo que matou a mulher e que premeditou o crime com alguns dias de antecedência.

A moldura penal de um crime de homicídio qualificado é de 12 a 25 anos de prisão.

Maria Adelaide Sousa Pinto, 39 anos, foi morta por estrangulamento na manhã de 15 de Março de 2007, na vivenda em que o casal vivia, na Serra de Água e Leite, freguesia de Mancelos, Amarante.

O arguido foi ainda condenado a pagar 85 mil euros por danos morais à filha mais velha e assistente no processo.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Algarve: Ministra da Educação defende que guarda de crianças não é "exclusiva do Esta

Algarve: Ministra da Educação defende que guarda de crianças não é "exclusiva do Estado"

28 de Maio de 2008, 18:30

Faro, 28 (Lusa) - A ministra da Educação defendeu hoje em Faro que a responsabilidade sobre a guarda das crianças não é "exclusiva do Estado" e lançou um repto a toda a sociedade civil para que esta se envolva mais no assunto da infância e seus problemas.

"Em matéria de Educação todos somos poucos para cumprir as necessidades sobre a guarda de crianças", admitiu Maria de Lurdes Rodrigues, depois de uma visita ao Refúgio Aboim Ascensão, reforçando a ideia de que a responsabilidade de ajudar crianças em perigo não é "exclusiva do Estado", mas que deve ser aberta à sociedade.

Depois de ver e pegar ao colo algumas das mais de 90 crianças dos zero aos cinco anos no Refúgio Aboim Ascensão, a ministra da Educação assinalou a sua primeira visita àquela instituição de Emergência Infantil no livro de honra com palavras de "reconhecimento" e de "agradecimento" pelo trabalho realizado no Refúgio.

O Refúgio Aboim Ascensão é o primeiro em Portugal com a prática do acolhimento temporário precoce (dos zero aos cinco anos), depois dele já abriram cerca de 100 no país inteiro.

À margem da deslocação ao Algarve para visitas "de rotina" a escolas e ao Refúgio Aboim Ascensão, a ministra Maria de Lurdes Rodrigues escusou-se comentar a greve da função pública que está a decorrer em Lisboa em defesa dos Ateliers de Tempos Livres (ATL), cuja maioria vai deixar de ser apoiada pelo Governo limitou-se a falar sobre a "satisfação da visita à instituição de Emergência Infantil, em Faro.

A causa da greve está relacionada com a decisão do Governo de prolongar o horário escolar no primeiro ciclo do ensino básico retirando das IPSS as actividades de enriquecimento curricular, que, dizem as instituições, irá provocar o encerramento de 600 ATL até ao final do ano.

A Confederação Nacional das IPSS decidiu aderir à concentração de hoje marcada pela Federação dos Sindicatos da Função Pública frente ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, em Lisboa.

Cerca de 200 trabalhadores dos Centros de Actividades de Tempos Livres (ATL) concentraram-se hoje frente ao Ministério do Trabalho para exigir uma reunião para debater as condições salariais e os efeitos sociais do eventual encerramento de muitos destes espaços.

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) aprovou este mês, por seu turno, o encerramento das IPSS a 09 de Junho, como protesto pelas decisões do Governo que afectam o funcionamento dos ATL.

Ao todo, as IPSS asseguraram em 2007 o acompanhamento e a ocupação de 100 mil crianças, tendo recebido dos cofres públicos cerca de 6,1 milhões de euros, um montante global que deverá agora ficar reduzido a metade.

CCM.

Fonte:Lusa/Fim
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Matosinhos: Incêndio destruiu esta madrugada prédio de dois andares

PJ investiga origem das chamas.

Um incêndio destruiu esta madrugada um prédio de dois andares, que se encontrava desabitado, em Matosinhos, no Porto. As chamas, cuja origem é ainda desconhecida, irromperam às 03h20 de hoje, num prédio situado na Avenida Serpa Pinto, encontrando-se actualmente em fase de rescaldo.

O incêndio foi combatido por 20 bombeiros e cinco viaturas das corporações de Leixões, Matosinhos-Leça e São Mamede de Infesta, de acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (CDOS). Segundo a mesma fonte, o fogo começou no rés-do-chão do edifício onde funcionava uma oficina de restauro de móveis.

O prédio, que desabou, estava desabitado, daí que não tenha sido registada qualquer vítima. Porém, no combate ao incêndio um bombeiro ficou intoxicado pelo fumo, tendo dado entrada no Hospital Pedro Hispano, de Matosinhos. Segundo fonte hospitalar, o bombeiro "sentiu-se mal devido ao fumo que inalou, mas teve alta pouco tempo após dar entrada no hospital".

Segundo fonte policial, a Polícia Judiciária (PJ) está já a investigar as causas do incêndio que provocou a derrocada do edifício de dois andares.

Público
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Cantanhede: Jornal usa acordo ortográfico

O semanário "Independente de Cantanhede", a comemorar o 14.º aniversário, apresenta a edição desta semana totalmente redigida segundo o Novo Acordo Ortográfico.

Na edição que já está nas bancas, "todos os textos apresentam a nova grafia do Português, com base nas regras apresentadas no livro "Atual - O novo acordo ortográfico", de João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia, publicado pela Texto Editora".

O seu director-adjunto, Lino Vinhal, disse que é o primeiro jornal português redigido de acordo com as novas regras."A equipa teve a feliz ideia de apresentar a primeira edição de aniversário com os textos escritos de acordo com as futuras regras, saídas de um acordo que ocupou os tempos livres de muitos dos nossos agentes culturais e que, à luz do nosso entendimento, era de todo desnecessário", escreve o jornalista.

O «diretor-adjunto» adianta não conseguir "entender por que há-de ser a língua mãe a aproximar-se dos facilitismos brasileiros, afastando-se da própria raiz latina que lhe deu vida, a suportou e cultivou durante séculos".

Jornal de Notícias
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Tomar - Oferta de milhares de brinquedos deve dar origem a museu

31 Mai 2008, 21:19h

O presidente da Câmara de Tomar, Corvelo de Sousa (PSD), prometeu este sábado que o novo museu do brinquedo deverá estar aberto até final do ano, com a oferta de um espólio de milhares de peças.

O espaço museológico vai estar instalado numa das alas do Convento de São Francisco, junto ao actual Museu dos Fósforos, e deverá incluir também uma cafetaria e uma sala de reparação de brinquedos, explicou Corvelo de Sousa, à margem das cerimónias de inauguração da primeira edição do TomarLego.

A iniciativa constitui o ponto alto das comemorações do Dia da Criança em Tomar, mas o presidente da câmara quer que a cidade seja também uma referência junto dos mais novos, pelo que as obras de adaptação para o futuro museu do brinquedo terão lugar nos próximos meses.

Para tal, a autarquia conta com a oferta de “uma colecção de brinquedos espectacular”, com milhares de comboios, carros e bonecos vários, que foram adquiridos, ao longo dos anos, por Batista da Conceição, engenheiro civil que nasceu no concelho mas que vive em Lisboa.

Sem filhos a quem doar aquele espólio, que inclui também centenas de máquinas fotográficas, Batista da Conceição chegou a acordo com a autarquia para ceder os brinquedos de modo a que as novas gerações possam também apreciar.

“Primeiro comecei por comprar máquinas fotográficas na Feira da Ladra” e depois foi a vez dos comboios, datados dos anos 1950 e 1960, recordou Batista da Conceição, que não fala em números concretos, mas confessa ter milhares de peças. “Eu sempre gostei de brincar, mexer e arranjar”, explicou o idoso, 84 anos, que tem a casa repleta de brinquedos.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Salvaterra de Magos - Obras na rede água e saneamento básico

31 Mai 2008, 09:14h

A Câmara de Salvaterra de Magos tem em curso obras de construção e manutenção das redes de água e saneamento básico na sede de concelho e deve iniciar em breve outras nas freguesias de Marinhais, Granho, Foros de Salvaterra e Glória do Ribatejo. Um investimento total de 230 mil euros.


Em Salvaterra de Magos decorrem obras de construção e manutenção na rede de saneamento pluvial, na rua Padre Cruz, que irá solucionar as dificuldades apresentadas pela rede. Uma intervenção que representa um investimento municipal de 20 mil euros.


Em Marinhais, Foros de Salvaterra e Granho vai decorrer a empreitada de execução de furos de captação, de forma a reforçar a rede de abastecimento. O prazo de execução dos trabalhos é de 560 dias, para 130 mil euros de custo.


A ampliação da rede de saneamento doméstico na rua das Cerradas e a substituição e reforço da rede de águas, na Rua das Cerradas e Rua Alves Redol são as empreitadas previstas para a Glória do Ribatejo. Um investimento estimado de 60 mil euros, com prazo de execução de 75 dias.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Lar da Carregueira começa a ser construído segunda-feira

31 Mai 2008, 21:26h




A Câmara Municipal da Chamusca inicia segunda-feira a construção do Lar da Terceira Idade da Carregueira, uma obra no valor de 1,5 milhões de euros a construir com verbas resultantes das contrapartidas para a construção dos dois CIRVER.

Sérgio Carrinho, presidente da Câmara Municipal da Chamusca (CDU), disse à agência Lusa que o total das contrapartidas - um prémio de instalação no valor de 500.000 euros e 2,5 por cento de participação na factura de cada um dos centros que vai tratar os Resíduos Industriais Perigosos (RIP) do país - se destina a fins sociais.

Segundo disse, o lar da Carregueira, candidatado por duas vezes, sem sucesso, ao programa PARES, vai finalmente avançar, em colaboração com uma instituição particular de solidariedade social, permitindo acolher 50 idosos da envelhecida população da Carregueira.

O lar, cuja conclusão está prevista para o final de 2009, fará parte da rede social do concelho, que contará, em Junho, com uma Unidade de Cuidados Continuados, com 52 camas, da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Amiais de Baixo - Colocada primeira pedra do lar de idosos

1 Jun 2008, 10:31h

A primeira pedra do futuro lar de idosos de Amiais de Baixo, no concelho de Santarém, está colocada no terreno ao lado do centro de dia. Sábado de manhã coube ao presidente da autarquia escalabitana, Francisco Moita Flores (PSD), cumprir esse acto formal, perante diversas entidades e cerca de duas centenas que amienses que se juntaram à cerimónia. Não faltou a bênção do bispo de Santarém, D. Pelino Domingues, e salvas de foguetes a abrilhantar.

Em causa está a construção do lar de idosos num terreno ao lado do centro de dia, com capacidade para 25 utentes. Para servir a freguesias e localidades mas também as limítrofes como Abrã, Alcanede, Malhou, Cortiçal, Monsanto, entre outras, onde já presta apoio domiciliário.

O projecto global está avaliado em cerca de 750 mil euros, IVA incluído. Com as alterações efectuadas ainda durante a primeira fase do programa Pares (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) no centro de dia, a comparticipação estatal e camarária abrange apenas 600 mil euros.

O Estado, através do Instituto de segurança Social, assegura 50 por cento da obra, enquanto Câmara de Santarém e Associação de Solidariedade Social e Melhoramentos de Amiais de Baixo (ASSMAB), asseguraram, cada qual, 25 por cento.

O lar irá ter dois pisos e ficará ligada ao centro de dia, que já presta apoio a 43 utentes, 21 dos quais em apoio domiciliário. O de rés-do-chão com seis quartos, três duplos e três individuais. O primeiro piso irá dispor de nove quartos, sendo sete deles duplos, além de diversas áreas e gabinetes com outras funções em todo o edifício. O presidente da ASSMAB, César Rei, estima que o novo lar ajuda a criar mais 11 postos de trabalho.

O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Coruche - Juntas de freguesia recebem formação dos bombeiros

1 Jun 2008, 15:38h

As juntas de freguesia do concelho de Coruche receberam formação para utilizarem os kits de primeira intervenção de combate aos incêndios. A acção decorreu durante o mês de Maio. Os Bombeiros Municipais de Coruche deram formação a vários elementos das juntas de freguesia de Santana do Mato, S. José da Lamarosa e Erra, no âmbito dos planos operacionais municipais de preparação do Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais (DCIF) para a época que se avizinha.

O comandante dos bombeiros coruchenses considera os kits de primeira intervenção uma mais valia no rápido combate aos fogos, salientando o interesse e entusiasmo demonstrado pelos formandos.

“É na prontidão de resposta que está muitas vezes está a chave do sucesso e as juntas estão no terreno, próximas dos possíveis cenários de incêndio. Como tal contamos com elas para nos auxiliarem”, refere Rafael Rodrigues.

O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Carlos Alberto Moniz nas comemorações do dia mundial do ambiente

1 Jun 2008, 16:06h

O músico e cantor Carlos Alberto Moniz é a principal atracção das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, a assinalar pela Câmara de Vila Franca de Xira, na Quinta Municipal da Piedade, freguesia da Póvoa de Santa Iria, onde decorre o certame “Xira Infantil”.

O espectáculo começa às 11h00, com o músico açoriano a apresentar o álbum “Um Gesto pela Terra”, que visa sensibilizar para a importância da preservação do nosso planeta.

No evento estará ainda aberto ao público o espaço “Educação Ambiental”, das 9h30 às 16h30, onde podem ser visitadas exposições temáticas na área ambiental.

O MIRANTE
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Linha férrea Régua-Pinhão

Linha férrea Régua-Pinhão

Estão a decorrer obras de renovação da linha férrea entre Régua e Pinhão a fim, como pretende a Refer, reforçar a linha do Douro em termos de acção rápida em casos de socorro.
Assim, técnicos da Rede Ferroviária Nacional e da CP juntamente com os comandantes dos Bombeiros do Peso da Régua, Alijó, Sabrosa e Mesão Frio efectuaram uma viagem de inspecção ao troço entre a Ermida e o Pinhão, dado que, como é do conhecimento grande parte da linha do Douro está muito próxima do rio, com encostas de muito declive.
Também situações de desmoronamento de terras e pedras, como tem acontecido, mereceram de todos especial atenção.
Foi um convite da Refer a algumas corporações de Bombeiros, com áreas de intervenção junto ao rio Douro, contando ainda, com a colaboração da Protecção Civil do Distrito de Vila Real, tendo o Coordenador Distrital de Operações de Socorro, Carlos Silva, afirmando que “as zonas mais sensíveis prendem-se com a consolidação das margens e a existência de alguma vegetação junto à via, mas que, para já a situação não é problemática”. Também o comandante dos bombeiros de Sabrosa, José Barros, referiu que “no troço da via do seu concelho, os perigos maiores são de possíveis desmoronamentos, já que as vinhas vêm mesmo até à linha”.


Fonte;
http://www.dodouro.com/
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Linha férrea Régua-Pinhão

Estão a decorrer obras de renovação da linha férrea entre Régua e Pinhão a fim, como pretende a Refer, reforçar a linha do Douro em termos de acção rápida em casos de socorro.
Assim, técnicos da Rede Ferroviária Nacional e da CP juntamente com os comandantes dos Bombeiros do Peso da Régua, Alijó, Sabrosa e Mesão Frio efectuaram uma viagem de inspecção ao troço entre a Ermida e o Pinhão, dado que, como é do conhecimento grande parte da linha do Douro está muito próxima do rio, com encostas de muito declive.
Também situações de desmoronamento de terras e pedras, como tem acontecido, mereceram de todos especial atenção.
Foi um convite da Refer a algumas corporações de Bombeiros, com áreas de intervenção junto ao rio Douro, contando ainda, com a colaboração da Protecção Civil do Distrito de Vila Real, tendo o Coordenador Distrital de Operações de Socorro, Carlos Silva, afirmando que “as zonas mais sensíveis prendem-se com a consolidação das margens e a existência de alguma vegetação junto à via, mas que, para já a situação não é problemática”. Também o comandante dos bombeiros de Sabrosa, José Barros, referiu que “no troço da via do seu concelho, os perigos maiores são de possíveis desmoronamentos, já que as vinhas vêm mesmo até à linha”.


Fonte;
http://www.dodouro.com/

Amigo Migel
estas noticias são optimas porque eu ainda penso em la voltar e fazer aquela viagem que acho espectacular:espi28:
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Operação-surpresa da BT na A28

Operação-surpresa da BT na A28
Ontem
A Brigada de Trânsito da GNR realizou uma operação-surpresa na A28 para desmobilizar motociclistas que têm por hábito transformar aquela via em pista de corridas aos domingos de manhã.

A acção decorreu no sentido Viana-Porto da A28, junto à área de serviço de Vila do Conde, na sequência de queixas da concessionária do traçado, explicou fonte da BT à Agência Lusa.

A BT desviou o trânsito do sentido Norte-Sul para o interior da área de serviço, para obrigar ao abrandamento da circulação, dificultando assim a realização de corridas de moto.

Procedeu também à fiscalização da documentação dos motociclistas.
jn
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Porto - Revista de imprensa


02 de Junho de 2008, 08:52

Porto, 02 Jun (Lusa) - Os diários do Porto destacam hoje a partida da Selecção portuguesa de futebol para a Suíça, depois de ser recebida pelo presidente da República, e a crise nas pescas.

Na edição que assinala os seus 120 anos, o JN faz manchete com o título "O País a seus pés - apoteose em Lisboa e Neuchatel depois da recepção em Belém", ilustrado com uma fotografia do presidente da República, Cavaco Silva, com Cristiano Ronaldo.

Destaca também "Pescadores despedidos para poder sobreviver", "Procurador do Porto obrigado a ficar calado" e "Entrevista a Vieira da Silva: 'As crises são sempre injustas'".

O Primeiro de Janeiro titula em manchete "Peixe espanhol vai ser bloqueado - crise na pesca vai continuar", destacando também, com fotografia, o título "Euforia na partida e na chegada da Selecção".

"Estado gastou 485 milhões em rede de comunicações que valia um quinto" e "Selecção nacional - Cavaco abriu palácio para dar inspiração aos jogadores", são os principais destaques na edição/Porto do Público.

Na secção Local, este diário realça uma entrevista com a pediatra Helena Jardim que preparou durante um ano e meio a nova Urgência Pediátrica Integrada do Porto, inaugurada domingo.

Titula "'Metade das urgências resolvia-se noutros locais...'" e acrescenta "Só 4 por cento das crianças vistas no serviço de urgência ficam internadas, explica a coordenadora da UIPP - uma sigla a reter pelos pais".

PM


Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Lisboa - Revista de Imprensa

02 de Junho de 2008, 07:02

Lisboa, 02 Jun (Lusa) - A partida de Portugal da selecção portuguesa de futebol e a sua chegada a Neuchatel, Suíça, onde foi recebida por milhares de emigrantes, é hoje o tema comum nas capas dos matutinos lisboetas.

O Público ocupa metade da primeira página com uma fotografia da equipa das Quinas durante a recepção oficial de domingo no Palácio de Belém e escreve "Cavaco abriu palácio para dar inspiração aos jogadores".

O Jornal de Notícias (JN) titula "O país a seus pés" e ilustra com uma fotografia do presidente da República, Cavaco Silva, com Cristiano Ronaldo, acrescentando "apoteose em Neuchatel depois de recepção em Belém".

O Diário de Notícias (DN) refere "Selecção volta a emocionar", título que acompanha igualmente uma imagem da recepção em Belém.

O Correio da Manhã (CM) titula "Scolari proíbe contactos com mulheres", assinalando que as bandeiras portuguesas invadiram a Suíça.

O 24horas escreve "Milhares de emigrantes portugueses na Suíça receberam equipa em loucura", mas faz manchete com a "história desconhecida do encontro do seleccionador português com os seus parentes italianos".

Os gastos do Estado com o sistema de comunicações das forças de segurança, a paralisação no sector das pescas, o trabalho a tempo parcial dos deputados portugueses e o pagamento pelo Estado de tratamentos em dentistas privados são outros assuntos em destaque hoje nas capas dos jornais.

O Público diz que o "Estado gastou 485 milhões em rede de comunicações que valia um quinto", citando o presidente do grupo de trabalho que criou o sistema de comunicações das forças de segurança, serviços de informação, emergência médica e protecção civil (SIRESP).

Almiro de Oliveira considera o negócio "escandaloso" e estranha não ter sido ouvido no inquérito à adjudicação do sistema aberto pelo Ministério Público e arquivado em Março.

O Jornal de Notícias, que hoje assinala 120 anos e surge nas bancas com nova imagem, titula "Pecadores despedidos para poder sobreviver", explicando que os armadores estão a usar "arma" dos subsídios de desemprego para prolongar a paralisação que se iniciou na madrugada de sexta-feira passada.

"Metade dos deputados em part-time" escreve o Correio da Manhã, afirmando que 115 parlamentares acumulam actividade com outras funções.

O Diário de Notícias refere "Estado paga tratamentos em dentistas privados", acrescentando que os centros de saúde continuam sem esta especialidade.

Uma entrevista ao presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, onde este garante que se os privados não assegurarem estabilidade se estará "perante um caso de regulação pública", faz hoje a manchete do Diário Económico (DE).

"Trichet ameaça com mais regulação" escreve o jornal.

O jornal destaca ainda nova baixa nos custos do traçado do TGV e o crescimento do negócio da congelação influenciado pela greve da pesca.

O Jornal de Negócios (JdN) destaca a procura em bolsa de acções EDP Renováveis, sublinhando que a empresa fixou o preço em 8 euros e que a procura foi 87 vezes superior à oferta de títulos.

O periódico destaca ainda a vitória de Manuela Ferreira Leite, adiantando que a presidente eleita do PSD centrou o discurso na defesa da classe média.

A contratação de Hélder Postiga pelo Sporting e a chegada da selecção portuguesa à Suíça, onde vai disputar o Euro'2008, estão hoje em destaque nas capas dos desportivos.

"Postiga leão", titula o Record, sobre foto do avançado envergando a camisola dos "leões", referindo que o contrato é por três épocas.

"Sporting paga 2,5 milhões e cede júnior Diogo Viana ao FC Porto", refere ainda o matutino na primeira página, onde destaca uma afirmação do paraguaio Óscar Cardozo (Benfica): "Só saio depois de ser campeão".

"Postiga foi sempre primeira escolha" é a declaração do treinador do Sporting destacada por O Jogo, referindo "notícia bombástica em dia de entrevista exclusiva a Paulo Bento".

O matutino refere que "ponta-de-lança custa 2,5 milhões e assina por três anos", mas que o FC Porto "fica com metade do passe", acrescentando uma declaração do jogador, um dos escolhidos por Luiz Felipe Scolari: "consegui a estabilidade da minha carreira.

"Postiga no Sporting", refere A Bola, que cita uma afirmação do avançado: "estou preparado para ajudar a ganhar títulos".

O matutino sublinha algumas das condições da contratação, indicando que a cláusula de rescisão foi estabelecida em 20 milhões de euros.

Sobre a selecção, A Bola diz que "com adeptos assim a vontade de ganhar é maior", referindo os banhos de multidão à partida de Lisboa e na chegada à Suíça, enquanto O Jogo refere "milhares à espera da Selecção" e o Record indica "Selecção recebida em apoteose na Suíça".


CFF/JPA

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Almeirim - João Salgueiro triunfou na Corrida de O MIRANTE

1 Jun 2008, 23:39h

João Salgueiro foi o triunfador da III Corrida de Toiros de O MIRANTE no domingo em Almeirim, onde António Telles confirmou o seu bom momento e o jovem António D’ Almeida foi digno da oportunidade de poder tourear com duas figuras e mostrou qualidades que devem ser aperfeiçoadas.

Os três cavaleiros ribatejanos souberam tirar partido da nobreza e bravura dos toiros da ganadaria de José Luís Vasconcellos e Souza D’Andrade e proporcionaram lides com arte e emoção que chegaram ao público que ocupou três quartos das bancadas. Os forcados de Santarém, Vila Franca de Xira e Moita do Ribatejo sentiram algumas dificuldades consumando apenas duas pegas à primeira tentativa, mas receberam ovações dos aficionados que perceberam as dificuldades criadas pelos toiros pouco colaborantes no momento da reunião.

O quinto da tarde foi o melhor de um curro equilibrado com uma média de 550 quilos e uma boa apresentação. João Salgueiro teve alguma dificuldade no início da lide, mas deu a volta e cravou uma mão cheia de ferros de bom nível. O público soltou aplausos e exigiu mais três ferros, o último dos quais brilhante. A pega de Rui Graça dos Amadores de Vila Franca foi a cereja em cima do bolo.

António Telles abriu a corrida com uma lide inteligente onde deu a volta a um toiro que, por vezes, se adiantou ao cavalo. O cavaleiro de Vila Franca estudou o opositor e, com a sua arte, cravou alguns ferros de bom nível. O público pediu a sorte de violino, mas António não arriscou e fez uma lide num estilo clássico que é a imagem de marca da dinastia Telles. Na abertura da segunda parte, coube-lhe um toiro com bravura e que proporcionou uma lide mais emotiva com alguns ferros colocados em terrenos apertados a justificarem a música interpretada pela banda de Almeirim.

No seu primeiro toiro, António D’ Almeida, 20 anos, mostrou algum nervosismo e insegurança que foi vencendo. Fez uma lide em crescendo, deixou tudo em praça e conquistou os aficionados com vários ferros emotivos. No último toiro da tarde, o jovem cavaleiro de Almeirim apareceu com mais confiança, praticou um toureio mais solto e com detalhes de artista que o pai Jorge D’ Almeida seguiu atentamente na teia. O Ribatejo tem mais um candidato a ser figura numa temporada onde os novos valores estão em força.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Benavente vai recolher carros abandonados

2 Jun 2008, 07:42h

Os veículos abandonados na via pública no concelho de Benavente vão ser recolhidos pela câmara municipal. Os carros vão ser reunidos num depósito camarário com cerca de quatro hectares. A proposta foi aprovada na última assembleia municipal realizada a 30 de Maio.

“Muitos veículos são abandonados na via pública desrespeitando as regras do bom ordenamento de trânsito”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Benavente, António Ganhão.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
S. M. Feira - apanhado após várias perseguições

Falta de pulseiras reduz vigilância

02 Junho 2008 - 00h30
O Tribunal de Santa Maria da Feira decretou a prisão domiciliária do homem que tentou atropelar uma patrulha da GNR, mas como não havia "pulseiras" disponíveis não terá vigilância electrónica. O resultado é que não será possível verificar se cumpre ou não a ordem judicial.

O suspeito, de 27 anos, tinha sido surpreendido pelo proprietário da Papeleira Brandoense, em PaçosdeBrandão, quando, na passada terça-feira, furtava várias peças metálicasqueiriatransportar numa carrinha de caixa aberta. Ao aperceber-sedosmilitaresda GNR, o jovem entrou para a carrinha e fugiu. Tentou atropelar um polícia que, segundo o proprietário da empresa, "saltou no último instante". Os guardas ainda fizeram alguns disparos de intimidação na direcção da carrinha, mas o assaltante não se intimidou.

Um dia depois foi avistado por uma patrulha do posto de Esmoriz, Ovar, e encetou nova fuga, mas sempre com os militares no seu encalço. Durante vários quilómetros tentou despistá-los, até que em Paços de Brandão, se juntou à perseguição uma patrulha da GNR de Lamas, obrigando-o a procurar caminhos de mato, nas imediações da quinta do Engenho Novo. Sem saída, deixou a carrinha numa "picada" e tentou fugir a pé, mas não demorou muito até os guardas o agarrarem e deterem.

O homem, vizinho da empresa que assaltou, é também suspeito de outros furtos, entre os quais o da carrinha que usava na fuga, a mesma que utilizou na Papeleira Brandoense. Foi ainda indiciado por tentativa de atropelamento.


"Correio da Manhã"
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Coimbra: Assalto fecha escola

Um assalto à EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio, em Coimbra, obrigou a cancelar as aulas no estabelecimento, revelou a vice-presidente do conselho executivo.

"É puro vandalismo, é profundamente lamentável", disse Isabel Santos à agência Lusa, ao princípio desta manhã, ao reportar-se ao assalto perpetrado no estabelecimento de ensino. A professora descreveu um cenário de documentos espalhados pelo chão, gavetas viradas e o cofre derrubado na secretaria e na sala do conselho executivo, adiantando que ainda não tivera tempo de se inteirar integralmente da dimensão do delito.

"Estes actos de vandalismo não levam a lado nenhum, só prejudicam tudo e todos. É o património de todos nós", sublinhou ao expressar a sua indignação com o sucedido. De acordo com a vice-presidente do conselho executivo, as aulas na EB 2,3 Silva Gaio, escola situada na margem esquerda do Rio Mondego, foram canceladas devido ao assalto mas deverão ser retomadas esta terça-feira.

Uma fonte da PSP de Coimbra disse à agência Lusa que o assalto foi perpetrado domingo, durante o dia, tendo sido detectado ao final da noite. Não se sabe como os assaltantes entraram na escola. No interior do estabelecimento, arrombaram portas e janelas das salas de aulas e dos sectores de serviços e directivos e assaltaram máquinas de bebidas e de café.

De acordo com a mesma fonte da Polícia de Segurança Pública de Coimbra, ainda não se sabe se foi furtada alguma coisa e ainda não foi apurado o valor dos danos causados na EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio. Segundo Isabel Santos, a escola já fora assaltada há algum tempo, tendo, nessa ocasião, sido levado dinheiro das máquinas de fornecimento de alimentos.

JN
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo