Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Interdição a banhos levantada na Praia Pescadores

Análises ao fim da manhã provaram boa qualidade da água



A interdição a banhos na praia dos Pescadores, Albufeira, foi levantada esta quarta-feira ao final da manhã depois de as análises à água do mar terem revelado que tem boa qualidade, disse à Lusa fonte da CCDR/Algarve.

Uma avaria numa estação elevatória junto àquela praia provocou a meio da manhã de terça-feira uma descarga de esgotos para o mar, o que levou as autoridades a içarem a bandeira vermelha e desaconselharem a ida a banhos.

Fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve adiantou que a avaria foi imediatamente reparada, mas foi na mesma colocada uma placa indicando a interdição a banhistas, por indicação da autoridade marítima.

Depois de efectuadas análises à água, os técnicos da CCDR/Algarve concluíram que esta se encontra com boa qualidade, tendo esta quarta-feira cerca das 12h00 sido retirada a placa a desaconselhar a ida a banhos e hasteada a bandeira verde.


iol
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Lisboa, 05 Jun (Lusa) - A exclusão por um ano do Futebol Clube do Porto das competições europeias, anunciada quarta-feira, é tema comum nas capas dos matutinos, que dão ainda conta da intenção do clube de recorrer da decisão da UEFA.

O Correio da Manhã (CM) faz manchete com o assunto e titula "Castigo ao FC Porto abala selecção", acrescentando que os Dragões vão recorrer da pena que lhes "retira os milhões da Champions".

Refere ainda que Benfica e Guimarães são os clubes beneficiados pela decisão.

Também na manchete, o Jornal de Notícias afirma "FC Porto fica um ano fora da Champions".

O Diário de Notícias (DN) escreve "FC Porto exige decisão rápida da Federação para convencer UEFA", explicando que a SAD portista joga "todas as esperanças" na decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol sobre o recurso de Pinto da Costa, condenado a dois anos de suspensão por tentativa de corrupção.

O Público destaca os impactos financeiros da decisão no clube e afirma "UEFA ameaça finanças do FC Porto".

Por seu lado, o Diário Económico diz que a exclusão do FC Porto das competições europeias prejudica a PT e a Nike.

A suspensão da greve dos pescadores e armadores, a contestação ao Partido Socialista e a vitória de Barack Obama na corrida para a nomeação democrata à presidência dos Estados Unidos são outros assuntos nas capas dos jornais.

O CM assinala o fim da greve nas pescas e o regresso de peixe fresco às praças, enquanto o DN diz que Alegre reforça contestação ao PS e o Público afirma "Sim, ele conseguiu", numa alusão o facto de o democrata Barack Obama ter garantido os 2118 delegados de que precisava para se tornar candidato à Casa Branca.

O primeiro dia de bolsa da EDP Renováveis faz hoje a manchete dos jornais económicos.

"Accionistas perdem na estreia da EDP Renováveis" e "EDP Renováveis - Grandes accionistas provocam desilusão no primeiro dia", escrevem respectivamente Diário Económico e Jornal de Negócios.

Também hoje nas bancas, a revista Sábado revela onde é que "os mais ricos escondem o dinheiro", adiantando que mais de metade das casas da zona da Quinta do Lago, no Algarve, estão registadas em paraísos fiscais e que no BCP só um alto funcionário tinha a chave do arquivo secreto dos clientes com offshores.

A Visão dedica a capa às mudanças registadas no comportamento, nas conversas e na cama das mulheres com a série "O sexo e a Cidade", um análise a propósito da estreia do filme com o mesmo nome em Portugal.

A exclusão do FC Porto das competições europeias, decidida pela UEFA, e o recurso dos tricampeões portugueses ocupam a capa dos matutinos desportivos.

"Champions: Porto fora Benfica dentro", escreve O Jogo no espaço principal da primeira página, com uma foto do presidente do FC Porto ao lado e o título "Pinto da Costa garante aos sócios que vai ganhar o recurso".

O Jogo destaca ainda que "não pára o assédio aos craques", referindo que o Inter de Milão, agora treinador por José Mourinho, "prepara proposta para levar Quaresma" e que o "Barcelona entra na corrida por Ronaldo".

O Record inverte o título de O Jogo e escreve "Benfica dentro FC Porto fora", comentando que "decisão da UEFA provoca reviravolta na Champions".

Em pequenos títulos ao fundo da página escreve que "Dragões recorrem da sentença" e "Pinto da Costa arrisca mais processos por continuar a falar".

A Bola sublinha que "Dragão vai à guerra", referindo que "FC Porto não aceita exclusão da Champions" e adianta que os portistas já esperavam esta decisão, pelo que vão recorrer para o Comité de Apelo da UEFA e preparam "hipótese de levar a questão ao Tribunal Arbitral de Desporto".

O matutino desportivo cita ainda as declarações de Pinto da Costa à SIC, na qual o presidente do FC Porto afirmou: "Estamos convictos de que vamos jogar a Liga dos Campeões".


CFF

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
05 de Junho de 2008, 09:00

Porto, 05 Jun (Lusa) - Os diários do Porto destacam hoje o afastamento do FC Porto da próxima edição da Liga dos Campeões decidido pelo Comité de Disciplina e Controlo da UEFA.

O Jornal de Notícias titula em manchete "Castigo: FC Porto fica um ano fora da Champions - dragões preparam recurso para o Comité de Apelo. Direcção portista poderá vir a reclamar prejuízos à Liga de Clubes".

Com fotografia, este diário realça a manifestação de pescadores franceses e italianos na capital belga: "Protestos em Bruxelas, acordo em Portugal".

"Ministro do Ambiente admite portagem à entrada das cidades", "Obama vence Hillary na primeira parte da corrida à Casa Branca" e "Euro 2008: Paulo Ferreira e Petit aptos para o jogo com a Turquia" são outros temas que o JN puxa a à primeira página.

Sobre um fundo azul, o Primeiro de Janeiro escreve "FC Porto perde 15 por cento das receitas fora da UEFA" e acrescenta "Dragões confiantes que ganham recurso" e "FPF pede equidade na tomada de decisões".

Destaca também os títulos "PJ do Porto faz maior apreensão de droga do ano", "Obama é o candidato democrata nos EUA" e "Mais um lar encerrado na Maia".

O Público faz manchete com o título "sim, ele conseguiu", referindo-se a Obama, cuja fotografia ilustra a capa deste diário.

Acrescenta que "Barak Obama garantiu os 2118 delegados de que precisava para se tornar no candidato democrata à Casa Branca. Mas Hillary ainda evita reconhecer a derrota".

O Público destaca também "UEFA ameaça finanças do FC Porto" ao não aceitar a inscrição do clube na próxima edição da Liga dos Campeões".

Na secção Local/Porto, este diário escreve "Brasília renova-se até ao fim do ano para resistir à crise".

O shopping mais antigo do Porto avança com várias iniciativas para tentar chamar mais gente às lojas, diz o matutino.


PM

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Azambuja - Seis pessoas assistidas por inalação de fumo em incêndio

5 Jun 2008, 09:14h

O incêndio que deflagrou pelas 14h00 de terça-feira numa sucata em Vila Nova da Rainha, Azambuja, afectou um bombeiro e cinco civis, que inalaram fumo dos materiais ardidos. O incêndio ficou circunscrito às 19h45 mas os trabalhos de rescaldo prolongaram-se por mais algumas horas.

"Das seis pessoas afectadas, o bombeiro seguiu para o Hospital de Vila Franca de Xira e dois dos civis foram assistidos no Centro de Saúde de Azambuja", informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Segundo a mesma entidade, "às 22h00 estavam a ser separados os materiais ardidos e a ser removido o entulho", no âmbito da fase final dos trabalhos na sucateira dos Batistas, situada em Casal de Ouro, Vila Nova da Rainha.

Na fase mais crítica do incêndio, quando os bombeiros ainda temiam que o vento que se fazia sentir no local voltasse a atear o fogo, estavam mobilizados no combate às chamas uma centena de bombeiros de 20 corporações, apoiados por 40 viaturas.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Almeirim - A saúde em debate HOJE

5 Jun 2008, 09:20h

“A saúde é um direito não é um negócio” é o mote para o debate que se vai realizar esta quinta-feira, 5 de Junho, no auditório da Biblioteca Municipal de Almeirim, pelas 21h30. Como oradores estarão o médico, eleito da CDU na Assembleia Municipal de Almeirim, José Manuel Sampaio, e o membro da concelhia do PCP, Jorge Pires.



O MIRANTE.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - Homenagem ao escritor Luiz Pacheco

5 Jun 2008, 09:22h

Aspectos da obra e vida íntima do escritor Luíz Pacheco vão ser abordados esta quinta-feira, 5 de Junho, no Centro de Documentação e Informação da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES). A homenagem ao escritor ocorrerá cerca das 18h00 e será dirigida por Ana da Silva, professora daquela escola.


O MIRANTE.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Feira do Ribatejo - João Moreira foi um dos braços direitos de Celestino Graça

4 Jun 2008, 10:26h

Com Celestino Graça por perto não havia temor que resistisse. Foi por isso que João Moreira não hesitou quando decidiu integrar a equipa que pôs de pé a primeira Feira do Ribatejo e ajudou a consolidar o evento. Homem multifacetado, à beira dos 86 anos, figura incontornável de Santarém, onde tem nome de rua, remói um sonho: conhecer a Austrália, único continente onde nunca esteve.


Pode dizer-se que João Moreira é o último resistente dos primórdios da Feira do Ribatejo.

Tanto quanto sei, sim. Até há quatro anos era o senhor Cacho e eu. Entretanto ele morreu e agora sou só eu. O mais próximo depois é o José Júlio Eloy, que foi nosso tesoureiro até 1974. Mas realmente desses primeiros dez anos eu sou o único resistente.


Foi um dos braços direitos de Celestino Graça na criação e organização da Feira do Ribatejo. De que teve mais receio quando entrou nessa aventura?

Julgo que não tive receio de nada. Ao pé do Celestino Graça não se tinha medo, avançava-se. Cada um de nós tinha uma função e as coisas eram discutidas em conjunto. Ele dava-nos as suas instruções. Eu não interferia com os homens dos bovinos, nem o homem dos tractores interferia com o meu trabalho, com os grupos folclóricos.


Não temiam que a cidade e a região não respondessem à altura do empreendimento?

Nesses primeiros tempos o entusiasmo era contagiante, abrangia todos. Houve uma grande aceitação da cidade, sobretudo, embora a feira tenha sido criada para dar projecção à agricultura do Ribatejo. Dez anos depois o Estado reconheceu o nosso trabalho e passou a ser uma feira nacional.


A feira não ganhou uma dimensão que ultrapassou as vossas próprias expectativas?

Sim, ultrapassou. Quando a feira ganhou dimensão nacional passou a ter mais expositores e o campo da feira começou a ser pequeno. Até que se pensou em comprar a Quinta das Cegonhas.


E daí nasceu o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), que hoje acolhe a Feira Nacional de Agricultura.

A transferência da feira lá para baixo foi uma necessidade. Estou convencido que se o Celestino Graça cá estivesse concordaria.


Entrevista na íntegra na edição semanal de O MIRANTE.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Bragança: Jovem pintor deficiente expõe «Coragens de Vida»

05 de Junho de 2008, 07:06

Bragança, 05 Jun (Lusa) - Um jovem deficiente transmontano encontrou na pintura um meio de vencer as barreiras de uma doença rara e prepara-se para mostrar a sua arte ao país coma a ajuda do Instituto Português da Juventude.

Cláudio João inaugurou na quarta-feira, no IPJ de Bragança, a exposição "Coragens de Vida", com 20 quadros que o subdelegado regional daquele organismo, Victor Prada Pereira, prometeu levar às delegações de todo o país.

Os quadros do jovem de 18 anos têm vários motivos e não deixam transparecer as dificuldades do autor que teve de encontrar uma técnica própria para colorir as telas.

Cláudio sofre de uma doença rara incurável, o sindroma de Larsen, que afecta todas as articulações e condiciona o desenvolvimento físico, locomoção e movimentos.

O jovem da aldeia de Cicouro, no concelho de Miranda do Douro, mede um metro e vinte centímetros, pesa vinte e oito quilos e enfrenta um problema auditivo profundo.

As limitações físicas impedem-no de trabalhar toda a tela em simultâneo, mas Cláudio descobriu maneira de ultrapassar este obstáculo.

Como contou à Lusa, com a ajuda do pai, José Abílio João, pinta, primeiro, metade da tela, até onde chega o braço, e depois a outra parte, tendo de concluir a pintura invertida.

"E este trabalho engenhoso e difícil é executado com tal perfeição que os quadros parecem executados normalmente", refere a nota biográfica do jovem que acompanha a exposição patente ao final do mês, no IPJ de Bragança.

O sub-delegado regional garantiu a Cláudio que esta exposição seguirá em digressão por todos os distritos do Norte.

Victor Prada Pereira comprometeu-se a diligenciar junto dos colegas das restantes regiões do país para receberem esta iniciativa.

Com os seus quadros e a ajuda de instituições de solidariedade, Cláudio já conseguiu adquirir uma cadeira de rodas adaptada.

O sonho deste jovem é agora "tirar a carta e comprar um Smart" também adaptado às suas limitações.

O jovem já sofreu várias intervenções cirúrgicas ao longo da vida e só consegue movimentar-se com muletas.

Frequenta o ensino com currículos adaptados.

A distância da aldeia onde vive, junto à fronteira com Espanha, obriga-o a fazer semanalmente centenas de quilómetros para as sessões de fisioterapia, em Macedo de Cavaleiros.

Cláudio é o mais velho de três irmãos e o único com a doença, que não o impediu de pintar já perto de meia centena de quadros.

A aptidão para o desenho revela-a desde o ensino básico e tem aperfeiçoado o talento em aulas semanais, com uma professora espanhola de Belas Artes, que já certificou "a veia artística do Cláudio".


HFI.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
05 de Junho de 2008, 10:00

Coimbra, 05 Jun (Lusa) - A edição de hoje do Diário de Coimbra destaca que o Tribunal de Coimbra começou a julgar o caso de desabamento de dois prédios numa rua da cidade, com o título "Moradores reclamam 260 mil de indemnização".

O desabamento de dois prédios na Rua Corpo de Deus ocorreu em Dezembro de 2000.

Ainda em primeira página, o jornal salienta que "Condeixa quer ser um concelho amigo do ambiente", a propósito da inauguração do Parque de Resíduos, com oito contentores, onde a população pode agora livrar-se de todo o lixo reciclável.

"Assassino da mulher condenado a 20 anos", em Mangualde, noticia, em manchete, o Diário as Beiras.

Um homem de 30 anos foi condenado pelo assassínio da mulher, da mesma idade, ocorrido em Julho de 2007, cujo corpo apareceu numa lagoa de uma pedreira abandonada.

O matutino destaca ainda, na capa, que "Alunos exigem escola nova em Anadia", numa acção de protesto pelas ruas da cidade.

Cerca de quatro centenas de alunos da Escola Secundária de Anadia protestaram contra a degradação das instalações, exigindo uma intervenção rápida e lembrando as promessas para uma nova escola.

O Diário de Leiria noticia que "Doentes esperam mais de cinco meses por operação no hospital", segundo dados divulgados pelo Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia.

O Hospital de Leiria é uma das unidades do País com as listas de espera acima dos cinco meses para cirurgia, apesar de o tempo que os doentes aguardam por uma cirurgia ter diminuído de 2006 para 2007, em cerca de 22 por cento.

O destaque de primeira página do Diário Regional de Aveiro vai para a venda judicial do Pavilhão Gimnodesportivo do Centro Desportivo de São Bernardo, após uma penhora, para saldar dívidas no valor de 16.610,97 euros.

O Diário XXI, que se publica na Beira Interior, denuncia que "Combustível nas condutas de saneamento inquietou Fundão".

Segundo o jornal, pelo menos 2.000 litros de combustível armazenado num depósito subterrâneo terão sido derramados para a rede de águas pluviais e esgotos desde terça-feira, situação que provocou perigo de explosão em vasta área.

O combustível era de proveniente de um depósito de uma estação de serviço dentro da cidade do Fundão, que esteve a verter para a rede de saneamento e águas pluviais.


AMV

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
05 de Junho de 2008, 10:03

Funchal, 05 Jun (Lusa) - Temas relacionados com o ambiente estão hoje em foco nas capas dos matutinos que se publicam na Madeira.

A manchete do Jornal da Madeira anuncia que "protecção do mar motiva campanha", uma iniciativa de limpeza marítima e protecção dos animais que será lançada pela Direcção Regional do Ambiente.

O Diário de Notícias insular destaca "tanta infracção e só três fiscais" nesta área, acrescentando que "descargas ilegais de lixos e águas residuais mobilizam mais a inspecção ambiental".

Aponta ainda que o bastonário da Ordem dos Biólogos, "Domingos Abreu sugere que o destino Madeira seja certificado pela Unesco", "Plano Regional do Ambiente por rever desde 2006 nunca criou a figura do Provedor" e "duas madeirenses levam projecto re-volta das embalagens a Nova Iorque".

O diário Cidade menciona que "escolas da região condecoradas apostam no enpreendorismo".

O JM aponta que D. Teodoro (bispo emérito do Funchal) e António Loja (escritor) serão os dois madeirenses condecorados no 10 de Junho pelo Presidente da República e que o Governo Regional "reivindica jogos do Europeu na RTP-Madeira".

O DN regional diz ainda que o Representante da República, Monteiro "Diniz emenda Assembleia Legislativa da Madeira", devolvendo um diploma do associativismo e fazendo reparos ao português usado.

O Cidade ocupa a manchete com o título "Porto impedido de jogar na Liga dos Campeões".

Realça também que Cristiano Ronaldo continua a investir na Região, tendo adquirido recentemente "três moradias por um milhão" de euros no Funchal.


AMB

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
05 de Junho de 2008, 10:20

Ponta Delgada, 05 Jun (Lusa) - A utilização das caixas de Multibanco no arquipélago constitui a notícia de destaque na edição de hoje do Açoriano Oriental.

Com o título "16 milhões de operações Multibanco nos Açores", o jornal escreve que, em 2007, foram realizados "levantamentos superiores a 450 milhões de euros" nas ilhas.

"FC Porto excluído da Champions" noticia ainda o matutino, ao adiantar que a decisão foi tomada pelo "Comité de Controlo e Disciplina da UEFA", depois do clube ter sido "condenado pela LPFP por actos de tentativa de corrupção".

O Açoriano avança, também, que "oito privados querem fazer exames para o sector público" de saúde, um interesse para estabelecer convenções em TAC e ecografias.

O Correio dos Açores salienta a "facada no Monte Escuro", uma zona da ilha de São Miguel, o que constituiu uma "chaga que dá que pensar no Dia do Ambiente".

"É urgente criar uma comissão de Protecção de Idosos" é o principal título do Diário dos Açores, uma posição manifestada durante um seminário sobre a violência, que decorreu no concelho do Nordeste.

O jornal refere, ainda, que o presidente da ANAREC, Augusto Cymbron, considera que os "Açores são uma espécie de oásis com os preços de combustíveis mais baixos" do que no resto do país.


PC

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
05 de Junho de 2008

05 de Junho de 2008, 10:22

Évora, 05 Jun (Lusa) - O Diário do Sul dedica hoje a manchete à reabertura das ruínas romanas de São Cucufate, na Vidigueira (Beja), após seis meses fechadas por falta de pessoal.

Desde segunda-feira que dois arqueólogos da Direcção Regional de Cultura do Alentejo trabalham a tempo inteiro no Núcleo Museológico da Casa do Arco, um espaço de exposições temporárias associado ao sítio arqueológico e situado em Vila de Frades.

A partir do núcleo, os arqueólogos asseguram, de segunda a sexta-feira, visitas guiadas às ruínas, localizadas a três quilómetros da vila e consideradas um dos principais vestígios romanos e um dos grandes atractivos turísticos no Baixo Alentejo.

O matutino alentejano faz também referência ao certame "O Tapete está na Rua", que começa sexta-feira em Arraiolos, e à distinção de quatro escolas do Alentejo num concurso nacional.

"Universidade de Évora e quase 30 empresas formalizam parceria para cursos em modelo sanduíche" e "Município de Alandroal reforça meios para recolher carpas mortas" são outros dos títulos do Diário do Sul.


MLM

Lusa
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Capas de Jornais Regionais

De 26.05 au 05.06




2008-05-28 - Semanal/ 4ªfeira

gazeta_interior.jpg
jornal_bairrada.jpg





2008-05-29 - Semanal/ 5ªfeira

voz_tras_montes.jpg
correio_pombal.jpg




2008-05-29 - Semanal/ 6ªfeira

gazeta_caldas.jpg
jornal_algarve.jpg




2008-05-30 - Quinzenal

verdade.jpg
progresso_paredes.jpg




2008-05-30 - Semanal/ 5ªfeira

frenteoeste.jpg
douro_hoje.jpg




2008-05-30 - Semanal/ 6ªfeira

calentejo.jpg
jornal_matosinhos.jpg
jornal_torrejano.jpg
regiao_leiria.jpg
tribunam.jpg





2008-05-30 - Edição Nº16, Quinzenal, sai às 6ªfeiras

expressoes.jpg




2008-06-05 - Diário

acoriano_oriental.jpg
cminho.jpg
beiras.jpg
07dcfed18ef82fa623db8e118193d28c.jpg
dminho.jpg
dnm.jpg
d21.jpg
dacores.jpg
dsul.jpg
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
Quercus atribui Prémio 2008 à junta de freguesia da Ericeira

Prémio:Quercus atribui Prémio 2008 à junta de freguesia da Ericeira e a José Cardoso da Rocha

Ericeira - A associação ambientalista Quercus entrega sexta-feira em Lisboa o Prémio Quercus 2008 à Junta de Freguesia da Ericeira pelos seus projectos em prol do ambiente.

A junta de freguesia da Ericeira será distinguida com o Prémio Quercus 2008 por "ter vindo a demonstrar, através de um conjunto alargado de projectos, o seu empenho e a sua insistência em ser um contributo para a minimização dos problemas ambientais".

Segundo adiantou à Lusa o presidente da associação, Hélder Spínola, "acima de tudo este prémio é o reconhecimento do empenho que a junta de freguesia tem demonstrado com os vários projectos e uma forma de tentar que as outras autarquias a vejam como um exemplo a seguir".

A freguesia da Ericeira desenvolveu projectos como o Ericeira Recicla, a utilização de biodiesel produzido a partir de óleo alimentar usado, a reutilização de móveis e roupas, ou o fecho do centro da vila ao trânsito.

O presidente da Quercus disse ainda que "deveria haver uma segunda oportunidade" a dar à freguesia da Ericeira que foi condenada a pagar uma coima por falta de pagamento do imposto sobre produtos petrolíferos (ISP), por mover a frota a biocombustível.

"Achamos que as regras têm que ser cumpridas mas é fundamental que exista [da parte das autoridades] uma abertura suficiente para que haja um primeiro aviso pois neste caso houve foi uma situação de desconhecimento", disse Hélder Spínola.

A associação ambientalistas vai ainda distinguir com o Prémio Quercus 2008 o cirurgião-pediatra José Cardoso da Rocha, a título póstumo, "por ter sido um dos pioneiros da agricultura biológica em Portugal".

"Foi o primeiro produtor português de vinho em agricultura biológica e dedicou-se com extremo afinco ao tema da agricultura sustentável, à preservação de espécies autóctones e à protecção da biodiversidade em meio agrícola", afirma a Quercus em comunicado.

De acordo com a associação, José Cardoso da Rocha enquanto proprietário da Quinta da Comenda, em S. Pedro do Sul (desde 1984), foi responsável pela sua conversão integral à agricultura biológica tornando-se "numa unidade-modelo e pioneira de um tipo de agricultura perfeitamente compatível com a defesa dos recursos naturais".

O Prémio Quercus foi instituído com o objectivo de distinguir entidades, empresas ou cidadãos que se evidenciem na defesa do ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável.

A Quercus já distinguiu a "Plataforma Nunca Mais" como reconhecimento do trabalho desenvolvido em sequência do desastre ocorrido com o petroleiro "Prestige", em Novembro de 2002, que contaminou de forma extensa o mar e a costa da Galiza, ameaçando também o território Português.

Em 2005 o Prémio foi atribuído a Gonçalo Ribeiro Telles e José Sá Fernandes pelo empenho na defesa do ambiente e de um adequado ordenamento do território.

Em 2006 "a Câmara da Chamusca e Gomes Pedro foram os distinguidos, respectivamente, pela forma como desenvolveu o processo de participação pública na discussão da instalação de um CIRVER - Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos - e pela dedicação ao estudo e preservação da flora, quer em Portugal quer no continente Africano".

Em 2007 o galardoado pelo Prémio Quercus foi o programa BIOSFERA, produzido para a RTP e responsável por manter em discussão as questões relacionadas com ambiente.

Além da cerimónia da atribuição dos prémios, decorrerá ainda a assinatura de protocolo de parceria entre a Quercus e o Corpo Nacional de Escutas no âmbito da campanha de reciclagem de rolhas de cortiça.

A Quercus apresentará também o conceito "O Condomínio da Terra" e o programa "Cuidar das Partes Comuns".

ZO

Lusa/fim
 

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
Conheço bem a Ericeira e é muito justo este prémio :36_2_51::36_2_51:
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Setúbal: Duas agresões, um carjacking e duas tentativas de roubo lojas

Fonte: Jornal Público (5 de Junho)

Dois homens, de 46 e 28 anos, foram esfaqueados ontem, cerca das 22h45, no bairro da Bela Vista, tendo na sequência de uma desordem junto ao ACM (Associação Cristã da Mocidade)", informou hoje a PSP.

Segundo a mesma fonte, os dois homens agredidos foram transportados para o Hospital São Bernardo, tendo um deles sido posteriormente transferido para o Hospital de São José, em Lisboa.

Os homens identificaram o agressor, que também já estava referenciado pela PSP, mas que ainda não foi localizado pelas forças de segurança.

Poucas horas depois, cerca das 00h45 de quinta-feira, a PSP de Setúbal foi chamada ao bairro Afonso Costa devido ao roubo de uma viatura de alta cilindrada pelo método de carjacking.

De acordo com o relato da PSP de Setúbal, o assalto foi efectuado por quatro indivíduos com a cara tapada que se limitaram a pedir à proprietária do veículo que lhes entregasse a chave quando esta se preparava para estacionar junto à residência.

Entretanto, proprietários de dois estabelecimentos comerciais, uma na baixa e outro no bairro da Camarinha, entregaram à PSP dois indivíduos sob detenção por alegada tentativa de furto.

A violência no distrito de Setúbal e na cidade em si tem crescido nos últimos tempos, facto que tem merecido atenção particular das autoridades.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Concessão do Alqueva à EDP é nula até decisão da Concorrência

A EDP arrisca-se a ser multada pela Autoridade da Concorrência (AdC) na sequência da concessão da exploração da central hidroeléctrica do Alqueva. A adjudicação foi concretizada em Outubro do ano passado, no entanto, a operação é, segundo a Autoridade da Concorrência, uma concentração, pelo que não só tem de ser notificada previamente como é considerada nula enquanto não for autorizada pelo regulador, avança o “Diário de Notícias”.

Neste caso, a EDP pode vir a ser alvo de processos de contra-ordenação por não ter feito a notificação prévia da operação e por ter efectivado a transacção antes de ela ser analisada e aprovada nos termos da lei sobre as concentrações, o que é inédito. No limite, esta transacção é nula até à decisão da AdC.

É que à luz da lei da concorrência "uma operação que esteja sujeita à notificação obrigatória à AdC não pode concretizar--se, isto é, não pode produzir efeitos, sob pena de nulidade", responde fonte oficial do regulador a uma resposta do DN sobre as consequências de concretizar um negócio sujeito a autorização obrigatória antes da Concorrência se pronunciar.

A fonte acrescenta que a não observância desta obrigação "determina a abertura de um processo contra--ordenacional que poderá, eventualmente, levar à aplicação de uma coima".

Jornal de Negócios
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
O Mirante (semanario)
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
06 de Junho de 2008, 10:10

Coimbra, 06 Jun (Lusa) - O Coimbra de Coimbra revela hoje um caso em que uma "Prostituta foi 'chamariz' para roubo e sequestro" nos arredores da cidade, tendo os suspeitos sido detidos pela Polícia Judiciária.

Um homem na casa dos 30 anos preparava-se para fruir dos "serviços" de uma prostituta e acabou por ser amarrado, amordaçado e sequestrado dentro do seu carro.

Mais tarde conseguiu libertar-se e fugir da mala do veículo, enquanto dois dos três assaltantes envolvidos faziam compras com os seus cartões de crédito.

Ainda em primeira página, o jornal destaca a iniciativa "Praça do Pão.com" que decorre na Baixa de Coimbra, ensinando as crianças a fazer o pão.

Em manchete, o Diário de Leiria noticia que "Feira de artesanato e gastronomia atrai 15 mil à Batalha".

Além do objectivo da divulgação da cultura, gastronomia e actividades tradicionais, a Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha produz ganhos significativos para o concelho, gerando receitas para o sector da restauração e comércio local, bem como para as colectividades, artesãos e profissionais de outras actividades.

Com o título "ASAE: Necessária mas excessiva", o Diário Regional de Viseu escreve que vários especialistas colocam em causa a constitucionalidade daquele organismo.

Citado pelo jornal, o presidente da Delegação de Viseu da Ordem dos Advogados, João Paulo Sousa, afirmou que, "aparentemente, a inconstitucionalidade formal da ASAE é uma questão séria".

Segundo o advogado, a criação da ASAE deveria ter passado pela Assembleia da República.

"Adversário do Covilhã já não perde há nove meses", realça, em manchete, o Diário XXI, que se publica na Beira Interior.

Olivais e Moscavide e Covilhã jogam no domingo e depois no dia 15 para decidir quem sobe à Liga de Honra.


AMV

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
06 de Junho de 2008, 10:06

Évora, 06 Jun (Lusa) - A parceria estabelecida entre a Universidade de Évora e dezenas de empresas para permitir que os alunos aprendam em contexto empresarial está hoje em destaque no Diário do Sul.

A parceria entre a academia alentejana e as empresas, de média e grande dimensão, enquadra-se na criação de licenciaturas de terceira geração (em modelo "sanduíche"), que pressupõe que parte da aprendizagem, ao invés de decorrer nas salas de aulas, seja feita em contexto empresarial.

O matutino destaque ainda a recuperação de estradas em Santiago do Cacém e o número de pessoas que já visitaram o Fluviário de Mora, cerca de 245 mil.

"Aprender no Alentejo aposta na qualificação", "Quase mil crianças em festa em Reguengos de Monsaraz" e "Festival TassJazz anima quatro noites em Odemira" são outros dos títulos do Diário do Sul.


MLM

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
06 de Junho de 2008, 10:02

Porto, 06 Jun (Lusa) - Os diários do Porto destacam hoje o apoio manifestado por clubes europeus ao FC Porto e a manifestação de quinta-feira contra a revisão do Código Laboral em Lisboa.

"Apito Final: Cem clubes europeus fazem lóbi em defesa do FC Porto" é a manchete do Jornal de Notícias que acrescenta "Presidente da Associação Europeia de Clubes e do Bayern afirma que a suspensão é um equívoco".

Com uma fotografia de Cristiano Ronaldo, este diário destaca o título "Negócio: Sim ao Real".

O jogador do clube inglês Manchester United assumiu que quer jogar no Real Madrid, em Espanha.

O JN salienta também o homicídio de um industrial da Maia: "Morto dentro do carro de pés amarrados e regado com gasolina", e a manifestação de protesto contra a revisão das leis laborais: "CGTP junta 200 mil pessoas em Lisboa contra o Governo".

Este assunto faz a manchete do Primeiro de Janeiro: "Governo sob censura dentro e fora de Portas", referindo que no próximo dia 23 a CGTP calendariza novos protestos.

Destaca também o título "Junho livre de reuniões na Câmara do Porto", por causa dos feriados de 10 e 24 de Junho [ambos numa terça-feira dia de reunião do executivo].

"Proposta da tarifa de disponibilidade sob análise do gabinete jurídico da Câmara de Valongo", "parlamento chumba moção de censura2 e "Eleição da nova direcção parlamentar só depois do congresso" são outros temas na capa do Janeiro.


PM

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
06 de Junho de 2008, 10:00

Funchal, 06 Mai (Lusa) - O Diário de Notícias do Funchal diz hoje que os líderes parlamentares e deputados independentes na Assembleia Legislativa vão ter que devolver as subvenções recebidas em 2006.

Segundo o DN, esta é uma determinação do Tribunal de Contas, que não encontra justificações para a transferência daquelas verbas.

O DN diz ainda que a Madeira usa tóxicos proibidos na agricultura, já retirados em outros países, e que a família Ronaldo aluga chalet suíço até final do Euro 2008.

O Jornal da Madeira refere que a floresta da Laurissilva, Património Mundial Natural pela UNESCO, resiste às mudanças climáticas.

O JM adianta que os jogos do Europeu dão na RTP e que o advogado Henrique Pontes Leça também vai ser agraciado no dia 10 de Junho.

O Diário Cidade diz que os madeirenses estão com olhos postos no Euro 2008 e que a Câmara do Funchal vai premiar estabelecimentos com práticas ambientais.


EC

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
06 de Junho de 2008, 07:01

Lisboa, 06 Jun (Lusa) - A manifestação que quinta-feira reuniu em Lisboa 200 mil pessoas em protesto contra o Código Laboral, o preço do peixe e as dívidas dos partidos à banca são hoje assuntos em destaque nos jornais.

O Público explica "o que levou 200 mil à rua contra o Governo" e ilustra com uma fotografia da Avenida da Liberdade repleta de gente.

O Diário de Notícias (DN) refere que "descontentamento leva 200 mil à rua", colocando também na capa uma fotografia da manifestação promovida pela CGTP-IN.

Com chamadas de capa mais discretas, Jornal de Notícias (JN) e Correio da Manhã (CM) e escrevem respectivamente "CGTP junta 200 mil pessoas em Lisboa contra o Governo" e "Protesto da CGTP reúne 200 mil em Lisboa".

O Semanário escreve "200 mil na manif da CGTP" e acrescenta que os protestos sociais continuam na próxima semana.

O Diário de Notícias faz manchete com o preço do peixe que "sobe até 17 vezes do mar à mesa" e destaca ainda os dois processos sobre o Benfica que mantêm aberto o processo 'Apito Final'.

As dívidas dos partidos à banca preenchem hoje a chamada principal da primeira página do Correio da Manhã que afirma que quatro dos seis partidos com assento parlamentar (PS, PSD, CDS-PP e BE) devem 11 milhões de euros de empréstimos.

O jornal dá ainda conta do desejo do internacional português Ronaldo de jogar no Real Madrid.

O mesmo assunto é abordado na capa do Jornal de Notícias (JN) que escreve "Sim ao Real".

Na manchete o matutino afirma que mais de cem clubes europeus "fazem lobi" em defesa do FC Porto.

O Público dedica igualmente a manchete ao futebol e titula "Madaíl admitiu despedir Scolari após agressão ao jogador sérvio".

O 24horas faz manchete com o aparecimento na Cruz de Pau, na margem Sul, de uma adolescente de 13 anos de Rio Maior desaparecida há vários dias.

"Flávia já apareceu e o namorado é suspeito de pedofilia", escreve o jornal.

"Portugal obrigado a devolver milhões a Bruxelas" (Público), "Alegre não exclui abandonar PS" (DN), "Crise obriga a parar carne em casa" (CM) e "Pais protestam à porta da escola de aluna atropelada" (JN) são outros temas hoje na capa dos jornais generalistas.

O Diário Económico faz manchete com a possibilidade avançada quinta-feira pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, de haver novos aumentos nas taxas de juro e escreve "Trichet ameaça aumentar juros já em Julho".

O Jornal de Negócios (JdN) faz manchete com o projecto da Mota-Engil de criar um sistema concorrente com a Via Verde da Brisa.

O Semanário diz que a nova líder do PSD será obrigada a negociar apoios no Congresso de Guimarães e titula "Ferreira Leite com menos de 40 por cento dos delegados".

Apresenta ainda análises políticas sobre o que vai mudar com Ferreira Leite à frente dos social-democratas.

O Semanário Económico escreve em manchete "Relação entre Metalgest e Fundação Berardo investigadas", acrescentando que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pediu contas à Fundação Berardo para verificar se o empresário "faltou ao dever de informação quanto à imputação de participações cotadas".

As alegadas pressões do presidente do Benfica sobre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para castigar o líder do FC Porto e o conselho de Luís Figo a Cristiano Ronaldo para que aceite ir para o Real Madrid estão nas capas dos matutinos desportivos.

"Vai para Madrid sem receio, Ronaldo", aconselha Figo na capa de A Bola numa entrevista em que o futebolista afirma ter "confiança absoluta na selecção".

O jornal destaca ainda que "Deco não se treinou mas joga amanhã" contra a Turquia, no primeiro jogo de Portugal no Euro2008.

"Vieira pressiona FPF a castigar Pinto da Costa", anuncia O Jogo em manchete, referindo que o Benfica "reclama punição exemplar para o FC Porto" e que Luís Filipe Vieira "afirma que Madaíl [presidente da FPF] tem de demitir-se se os dragões não forem castigados".

O matutino desportivo refere que "Ronaldo fala de Madrid mas a mãe diz que ele está bem em Manchester" e que "real Madrid e Chelsea juntam-se ao Inter na corrida por Quaresma".

O Record também faz manchete com declarações de Luís Filipe Vieira sobre o caso UEFA-FC Porto, referindo que "FC Porto tentou ganhar fora de campo" e que "se pressões de Madaíl branquearem as decisões, ele deve demitir-se".

O jornal cita ainda uma declaração da mãe de Cristiano Ronaldo para garantir que o jogador não se transfere para o real Madrid: "continua em Manchester".


CFF/JPA

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vila Franca - Socialistas criticam “camarada” que dirige a Assembleia Municipal

6 Jun 2008, 07:46h

O presidente da mesa da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, João Gaspar (PS) foi alvo de vários reparos feitos pela presidente da câmara e pelo líder da bancada socialista pela forma como conduziu os trabalhos na última reunião realizada na terça-feira à tarde em Castanheira do Ribatejo. Um sinal de contestação que não é novo. No processo dos mouchões, no Verão de 2007, o presidente da mesa teve posição contrária à maioria dos eleitos do PS, suspendeu o mandato e colocou o lugar à disposição da comissão política concelhia, como revelou numa entrevista a O MIRANTE.

Depois de uma intervenção cirúrgica ao coração, João Gaspar, 70 anos, regressou à condução dos trabalhos com um voto de confiança dos socialistas, mas o seu estilo volta a ser contestado por vários responsáveis do PS e O MIRANTE apurou, junto de fonte próxima, que o autarca pode não concluir o mandato.

Na assembleia de terça-feira, Maria da Luz Rosinha fez um pedido de ordem à mesa e várias correcções ao modo como a reunião foi conduzida. A edil chegou a substituir o presidente da mesa, dando a palavra aos vereadores e fazendo sugestões sobre assuntos onde não deveria intervir. “É mais do que tempo de tomar conta da linguagem do deputado Carlos Patrão (BE)”, disse a presidente da câmara dirigindo-se a João Gaspar. O vice-presidente da câmara, Alberto Mesquita reforçou a crítica ao presidente da assembleia. “Só tenho pena que o senhor presidente não lhe tenha cortado a palavra”, adiantou.

Antes das críticas dos eleitos da câmara, José Carlos Lilaia, líder da bancada do PS, também tinha lamentado a tolerância exagerada da mesa da assembleia ao permitir o estilo e a linguagem usados pelo deputado do BE. “Deve conduzir os trabalhos com alguma elegância e dignidade”, referiu o deputado municipal do PS. “A mesa tem de tomar mais atenção na condução dos trabalhos. Para a bancada do PS, o período de carência do Bloco de Esquerda acabou”, concluiu.

O presidente da assembleia referiu que “não vale a pena empolar a situação” e apelou à serenidade e calma dos deputados. João Gaspar referiu que fez o que sempre foi feito, limitando-se a permitir a discussão sobre documentos apresentados à mesa da assembleia.

Depois das intervenções da presidente e vice-presidente da câmara, o líder da assembleia retomou a palavra para vincar que foi molestado por três vezes, mas recusou “transformar a mesa numa comissão de censura, provedoria de boas maneiras ou escola de moral”. João Gaspar responsabilizou os eleitos pelas suas intervenções. “Não empurrem para a mesa aquilo que é a responsabilidade individual de cada deputado”, concluiu.

Carlos Patrão interveio para dizer que as intervenções dos socialistas e a “ameaça da presidente da câmara” de o obrigar a


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
SANTARÉM - Toureiros contestam proibição de transmitir corrida TV

6 Jun 2008, 08:08h

Os toureiros contestam a decisão judicial que proíbe a transmissão em directo da corrida de touros da RTP, no domingo, em Santarém, alegando que "foi violentamente ignorada" a sua "acção de solidariedade e participação social".


O Tribunal de Lisboa proibiu a RTP de emitir antes das 22:30 a corrida de touros prevista para domingo às 17:00, por considerar que o programa é violento e susceptível de influenciar negativamente crianças e adolescentes.


A decisão foi tomada na sequência de uma providência cautelar interposta pela associação Animal que visava restringir a exibição televisiva de touradas pela RTP.


Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses, que é apoiado por estruturas de empresários, criadores e forcados, alega que a decisão judicial "poderá permitir que, em nome da boa formação das nossas crianças e jovens, argumentos ofensivos, sem fundamento e de má-fé venham substituir os exemplos de coragem, arte, destreza técnica e tradição, que são a base da tauromaquia".


"Com esta decisão foi violentamente ignorada a importante acção de solidariedade e participação social desempenhada, ao longo de muitos anos, pelos toureiros portugueses", adianta o Sindicato.


O comunicado é subscrito pela Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Associação Nacional de Grupos de Forcados, Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, Associação Puro-Sangue Lusitano, Associação de Médicos Veterinários de Actividades Taurinas e Tertúlias Tauromáquicas Portuguesas.


Considerando que a transmissão de touradas "é susceptível de influir negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescente", como se lê na sentença judicial, o tribunal ordenou que a emissão só possa acontecer entre as 22:30 e as 06:00 e acompanhada de um identificativo visual permanente, sob pena de a estação ter de pagar 15 mil euros e incorrer em pena de crime de desobediência qualificada.


A decisão foi qualificada pela associação Animal como "verdadeiramente notável" por confirmar as "alegações avassaladoras contra a exibição televisiva de touradas e contra os perigos que esta representa - justamente pela violência contra os animais que exibe".


A Animal quer agora avançar com a acção principal do processo que pretende que as televisões "não voltem a transmitir touradas fora do período compreendido entre as 22:30 e as 06:00 e sem a difusão permanente de um identificativo visual apropriado".


A RTP anunciou que vai gravar a tourada de domingo e aguardar pela decisão da acção principal para efeitos de uma eventual transmissão.


O MIRANTE
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo