Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Ourém - PSD levanta-se contra a falta de médicos

9 Jun 2008, 07:23h

A Comissão Política Distrital do PSD de Santarém lamenta o estado a que chegou a prestação de serviços de saúde no concelho de Ourém, particularmente no Centro de Saúde, e exige uma "rápida reanálise da actualsituação".

O PSD, em nota enviada às redacções, revela que Ourém é o segundo concelho mais populoso do distrito de Santarém e é o município com mais

população no Médio Tejo, com evidentes reflexos nos utentes de saúde que esta realidade comporta;

"O município de Ourém tem dois Centros de Saúde (1 em Fátima, pela sua natureza específica) e várias extensões de saúde, algumas delas bem distantes da sede do concelho: a cidade de Ourém", alerta em comunicado o PSD que lembra que no concelho de Ourém não existe nenhum hospital, nem se reclama tal realidade, ao contrário do que sucede nalguns dos principais concelhos vizinhos, onde se inclui o de Torres Novas.

"Paralelamente, constata-se a redução de médicos efectivos, sem a correspondente substituição. Existem, por isso, cerca de 8.500 utentes sem médico de família, perspectivando-se que no

corrente ano se aposentem pelo menos mais dois médicos", alertam.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Almeirim - Jamila Madeira, a eurodeputada que se apaixonou pela cidade

9 Jun 2008, 07:52h
“O poder económico tem mais força que o poder político”

Nasceu no Algarve, mas desde cedo se bateu por causas nacionais. Como as injustiças da PGA, das propinas e até da Guerra no Iraque. Tem 32 anos, é deputada ao parlamento europeu e vive dividida entre Bruxelas, Faro e Almeirim onde tem a sua grande paixão, o vereador Pedro Ribeiro.


Há muito tempo que as pessoas se lembram de ouvir falar na Jamila Madeira que muito desde muito cedo se bateu por causas políticas. Na quarta classe já escrevia discursos?

(Risos) Não, nem nada que se pareça. Aproximei-me da vida política directamente a trabalhar no combate político na escola. Foi mais ao nível do secundário. A primeira acção política clara e evidente – embora tivesse tido em momentos anteriores a clarividência do que era esquerda e direita – surgiram no combate Mário Soares/ Freitas do Amaral na campanha das presidenciais de 86. Foi uma campanha muito intensa. Era impossível não a viver e não a sentir.

O seu pai é um reputado socialista algarvio. Teve influência?

É obvio que o facto de existir vida política em casa nos fez estar mais alerta para aquilo que se estava a passar. O facto do meu pai estar muito tempo fora de casa também me levava a mim e à minha irmã a perguntar o que é que se passa de tão importante para que ele passe tanto tempo fora. Nunca foi de todo influência do meu pai. Pelo contrário. Sempre achou que o nosso percurso devia ser diferente.


Tentou dissuadi-la?

Sempre, um pouco… Mas hoje é um pai orgulhoso.


Não se decepcionou ainda com a máquina?

Todos os dias nos decepcionamos, mas todos os dias vamos à luta. Das coisas mais pequenas às maiores. Desde o departamento que não funciona porque está fechado a hora imprópria até coisas mais complexas. Ou a crise alimentar. São coisas de dimensões completamente diferentes, mas que nós sentimos que temos que intervir. São coisas que sentimos que temos que ajudar a mudar. Tenho um pouco a sensação que a vida, o mundo, é uma roda dentada. E cada um de nós, se se empenhar, faz andar um bocadinho essa roda.


Alcançou o poder de estar no parlamento. Mas não se sente por vezes impotente? Em relação à crise alimentar de que tanto se fala por exemplo. É difícil mudar o estado das coisas...

Acho que temos esse poder, mas temos muito poder económico a condicionar o poder político. E quando digo condicionar, não tem necessariamente a ver como pressão em termos de lobby. Tem a ver que em muitos casos eles têm mais poder que os políticos.


O poder económico tem mais força que o poder político?

Em muitos casos. Se nós formos falar em países individuais normalmente têm. Se pensarmos em países do terceiro mundo e mesmo em vias de desenvolvimento o poder financeiro e económico consegue quase do dia para a noite liquidar uma pequena economia. É preciso criar regras. É nisso que temos trabalhado.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vila Nova da Barquinha - Nascimento de menino desempata estimativa

9 Jun 2008, 10:36h

O nascimento de um menino na maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo alterou o equilíbrio de forças do único concelho do país que apresentou um empate numérico (4061) dos dois sexos na população total, segundo estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE) no final do mês de Maio.

Pouco depois de conhecido o teor do documento, no início de Junho, nascia um menino na maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo, desempatando a favor da população masculina do concelho da Barquinha, de forma provisória, a igualdade registada nos dados recolhidos pelo INE.

Segundo disse Victor Pombeiro, "para além do notório crescimento populacional também é uniforme a diferenciação da faixa etária por sexos, o que revela que temos aqui o equilíbrio máximo possivel na paridade entre homens e mulheres".

A informação de um crescimento populacional a rondar os seis por cento é confirmada pelos dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE), que acrescenta que apenas 21 dos municípios portugueses (9 por cento) têm mais homens que mulheres, dos quais 11 no Algarve e 10 na região Autónoma dos Açores.

Vila Nova da Barquinha é um dos municípios que apresenta uma das maiores taxas de crescimento populacional (seis por cento) comparativamente aos dados provisórios apresentados pelo INE.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Não há dúvida. Este nada tem a ver com o sócrates "sogras" como eu lhe chamo. :Espi06:
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Costa cheia de tubarões

A costa portuguesa tem mais de trinta espécies diferentes de tubarões, entre elas o famoso tubarão-branco que costuma passear-se nas águas do mediterrâneo junto ao Algarve.

Fique a saber mais na edição desta segunda-feira do jornal 'Correio da Manhã'.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Camionistas parados em todo o país

O protesto organizado pelas transportadoras, teve como resultado a paralisação quase to
Ao final da tarde de ontem, era quase impossível ver um camião a circular nas principais estradas do país, fruto da forma como foi montada a operação destinada a fazer parar toda a frota nacional, cerca de 90 mil veículos.
A própria organização estimava, ao final da tarde, através de Silvino Lopes, um transportador do carregado, que «o total da frota nacional, deve estar hoje [ontem] parada».
Desde a meia-noite, foram criados piquetes organizados, em quase todas as rotundas e cruzamentos das principais estradas do país. Vestidos com coletes reflectores, os homens, principalmente motoristas, faziam os colegas parar e tentavam sensibilizá-los para o protesto, a que a esmagadora maioria se juntou.
Com a PSP e GNR a não interferirem no sentido de colocar termo ao protesto, apenas houve a preocupação de não ser prejudicado o restante tráfego. «As autoridades só não querem desordem e perturbações no trânsito, estão a deixar-nos organizar e não estão a opor-se. Também não queremos acções de violência», referiu Silvino Lopes, admitindo que «poderá ter havido um acto ou outro mais exaltado, que lamentamos».
Ontem, os manifestantes apenas abriram excepções a camiões que transportassem cargas que pudessem colocar em causa vidas humanas, como medicamentos e material hospitalar.
Ainda sem se saber quando poderá terminar o protesto, uma vez que os manifestantes não tencionam desmobilizar se não for alcançado um acordo com o Governo, continuando a encaminhar as frotas para os parques de pesados e tentar impedir que a paralisação seja furada.
Na região, os principais locais de protesto foram Condeixa, Figueira da Foz, Mealhada, Leiria, Nó de Miro (Penacova) e Fornos (Coimbra).

Dezenas de veículos
nos Fornos
Num desses locais de “bloqueio”, no nó dos Fornos do IC2, estavam, ao final da tarde, dezenas de camiões estacionados e motoristas a protestar ou à espera de uma solução.
Com a presença no local, de uma patrulha da Brigada de Trânsito, as coisas correram sem problemas, à excepção de uma ou outra altercação sem grandes consequências, à semelhança do que aconteceu no resto do país.
No local estavam parados muitos camiões, alguns dos quais espanhóis, que, apesar da greve que se verifica no país vizinho, assim como em França, foram apanhados de surpresa com o protesto dos portugueses.
Juan Bo, camionista e transportador de Ourense, Galiza, disse ao Diário de Coimbra que, «quando pára um, deviam parar todos», porque, «senão não há resultados», frisando, com pragmatismo, que «vamos parar uns dias e depois continua tudo igual».
«Já fui a muitas greves, levo muitos anos nisto e nunca se melhorou nada», explicou, garantindo que «a greve nunca resolve nada». «Havia que tratar de ter um diálogo e fazer as coisas de outra maneira, porque assim não vamos resolver nada», disse, assumindo que, «a greve está aqui e há que fazê-la».
Por outro lado, e apesar de estar ao lado dos colegas portugueses, contesta a marcação do protesto em cima da hora. «Os espanhóis não são mais espertos que os portugueses, mas, lá convocamos um greve com uma semana de antecedência e todos param, enquanto que aqui é de um dia para o outro», explicou.
«Eu, por exemplo, sabendo que hoje havia greve aqui, não vinha descarregar, ficava em Espanha, vim porque me disseram que aqui não havia greve», lamentou, relatando que mandaram-me sair [da estrada] e eu saí», não arriscando ser alvo de alguma acção mais violenta, porque «eu não conheço isto, não sou daqui».

José Sócrates apela ao diálogo

O primeiro-ministro, José Sócrates, apelou ontem ao sector dos transportes para que dialogue, alegando que o Governo compreende as dificuldades, mas advertiu que recusará medidas que coloquem em causa as contas públicas e a economia portuguesa.
As declarações do primeiro-ministro sobre a paralisação de algumas empresas de transportes face à alta dos combustíveis foram feitas no Palácio Presidencial de Argel no final da II Cimeira Luso Argelina.
José Sócrates começou por frisar que «o Ministério das Obras Públicas está a acompanhar a situação» e que o Governo «compreende as dificuldades geradas pelos sucessivos aumentos dos combustíveis».
«O Governo tem uma grande vontade de diálogo e o nosso apelo é que haja diálogo (que já está a acontecer) com a ANTRAM».
«Esperamos que desse diálogo possa resultar um conjunto de medidas que atenue a situação do sector», referiu o chefe do Governo português.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Medicina Legal já concluiu autópsia de Patrícia Tinoco

A autópsia ao corpo da jovem que morreu carbonizada em Portunhos já está concluída. Min
O caso da jovem Patrícia Tinoco, 21 anos, que morreu carbonizada dentro do carro do namorado na madrugada do dia 1 de Maio, em Portunhos, Cantanhede (ler Diário de Coimbra de 2 de Maio), poderá vir a ter novos desenvolvimentos nas próximas horas ou nos próximos dias. O nosso Jornal apurou que o relatório da autópsia ao corpo da vítima está concluído «desde o final da última semana» e que o mesmo já foi enviado ao procurador do Ministério Público do Tribunal de Cantanhede.
«O relatório está concluído e deve chegar ao Ministério Público quarta ou quinta-feira», disse fonte do Instituto de Medicina Legal ao nosso Jornal, não adiantando qualquer pormenor sobre o mesmo.
Sendo assim, é muito provável que o namorado de Patrícia Tinoco, constituído arguido com termo de identidade e residência, suspeito da morte da jovem de Sandelgas, seja ouvido ainda esta semana por um juiz de instrução criminal no Tribunal de Cantanhede.
Fonte ligada ao processo explicou ao nosso Jornal que ainda não foi deduzida qualquer acusação a Carlos Bruno Dias, o namorado da vítima, precisamente devido à ausência do relatório da autópsia, mas os indícios e contradições do suspeito apurados pela investigação, agora completados com o relatório da autópsia, «poderão levar o Ministério Público a concluir a culpabilidade de Carlos Bruno na morte da namorada», refere a mesma fonte. Culpabilidade que tanto pode ser «premeditada» como por omissão de auxílio à vítima, e que o relatório da autópsia irá concluir.
Ainda relacionado com este caso, o nosso Jornal apurou que os familiares de Patrícia Tinoco, concretamente o pai e mãe, contrataram uma advogada de Tentúgal e pediram ao tribunal para serem constituídos assistentes no processo.
Se por um lado querem, com este requerimento ao tribunal, acompanhar o Ministério Público em todo o processo e serem os primeiros a saber se o ex-namorado da sua filha é ou não acusado da sua morte, por outro têm a convicção de que Carlos Bruno, no mínimo, «não contou toda a verdade sobre a sua morte».
O Diário de Coimbra contactou a advogada contratada pelos familiares da vítima, mas esta causídica preferiu remeter-se ao silêncio, escusando-se a falar sobre o caso.
O suspeito, que à altura da tragédia estava de baixa «há cerca de um mês», retomou o trabalho, como electricista, numa empresa de Murtede e, neste momento, está em Mafra a trabalhar por conta da referida empresa. A sua condição de arguido com termo de identidade e residência não lhe permite estar ausente mais de cinco dias, pelo que, todos os fins-de-semana, regressa à sua área de residência, em Portunhos.

Factos que tornam Carlos Bruno suspeito

Desde o dia da tragédia que vários factos levaram os investigadores da PJ a suspeitarem do envolvimento de Carlos Bruno . Se os exames periciais à viatura deixaram fortes dúvidas de que o mesmo tivesse sofrido um acidente, o facto de Carlos Bruno ter dito que a namorada viajava sozinha ainda adensou mais as suspeitas.
Aliado a isto, o namorado de Patrícia Tinoco, no dia seguinte foi aos HUC tratar-se de queimaduras nos braços alegando que se tinha queimado com óleo quente quando fritava batatas. Todavia, confessou, dias depois, que era ele que conduzia a viatura. Outro pormenor relevante foi a descobertaque era o beneficiário de um seguro de vida no valor de 70 mil euros feito pela namorada.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Judiciária deteve casal de traficantes

Homem está em prisão preventiva e a mulher em liberdade, sob caução
Ele tem 40 anos e ela 23 e “ganhavam” a vida dedicando-se ao tráfico de droga. Em causa está um casal que apresentava um nível de vida bastante elevado e que seria responsável pela distribuição de droga e fornecimento de vários traficantes. Foram detidos, no final da semana passada, pela Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra.
Segundo apurámos junto de fonte ligada à investigação, está-se perante traficantes de um nível “superior”, que já não contactam directamente com os consumidores e toxicodependentes. Antes são os “revendedores”, que fazem a ligação entre o “grande mercado” e os pequenos traficantes, garantindo o respectivo abastecimento. A droga será proveniente das zonas da Grande Lisboa ou Grande Porto, na medida em que são estas as duas referências em termos de “mercado abastecedor”. Todavia, a definição da “rota” percorrida só será apurada com o desenrolar das investigações.
A acção dos inspectores PJ começou «há dois ou três meses», segundo apurámos, e teve agora o corolário, com a detenção dos dois suspeitos, numa operação realizada em Coimbra, cidade onde o casal tem casa e família, muito embora possua uma segunda residência na Lousã. Todavia, a sua actuação ilícita centrar-se-ia unicamente nesta cidade.
No momento da detenção, o casal tinha em seu poder cerca de 500 doses de cocaína, que representa cerca de 40 a 50 gramas de droga, «com elevado grau de pureza», o que significa que ainda seria sujeita ao habitual tratamento de “corte”, tarefa eventualmente já da responsabilidade do “receptor” do produto. Esta seria, provavelmente, a quantidade de droga destinada a um pequeno traficante da cidade, que a PJ apreendeu.
No “lote” das apreensões, destaque ainda para cerca de cinco mil euros em notas do Banco Central Europeu, uma pistola sem documentos (calibre 9mm), e grande número de munições, bem como telemóveis e uma viatura ligeira. Na residência do casal, foi ainda apreendida uma grande quantidade de material de som e imagem, de elevada qualidade, nomeadamente plasmas de grandes dimensões, aparelhos de alta fidelidade e consolas.
Equipamento que a PJ apreendeu e que não significa qualquer situação relacionada com receptação de material como pagamento de droga. Antes seria um indicador do bom nível de vida que o casal ostentava.
Outro sinal desse bem-estar social poderá ser indiciado pela grande quantidade de ouro apreendida. No total foram 1.250kg, entre pulseiras, cordões, brincos e diversas jóias de grande qualidade, muitas das quais eram usadas pela mulher, que terão sido adquiridas pelo casal com os proventos retirados da venda de cocaína.
Os dois suspeitos já estavam referenciados pelas autoridades, particularmente o homem, pela prática de vários crimes – tendo inclusive já sido condenado – relacionados com o tráfico de droga, mas também crimes contra as pessoas.
O casal foi presente a tribunal para primeiro interrogatório e o homem ficou em prisão preventiva a aguardar o desenvolvimento do processo. Quanto à mulher, foi colocada em liberdade, após prestação de uma caução, no valor de cerca de cinco mil euros, estando ainda obrigada a apresentar-se periodicamente às autoridades policiais.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Fiscal comprovou “deplorável estado de conservação” em 1996

Os advogados tiveram de recorrer a documentos assinados por engenheira e fiscal da Câmar
Um fiscal do urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra não ficou surpreendido quando soube que, no dia 22 de Dezembro de 2000, dois prédios desabaram na Rua Corpo de Deus. Isto porque, admitiu, depois de avivada a memória com recurso a relatórios que assinou, «já em 1996» tinha elaborado um parecer onde se podia ler que o edifício com os números 74/76 se encontrava em «deplorável estado de conservação».
Embora à data da derrocada já estivesse noutra área de fiscalização camarária, o fiscal assinou, em 1999, um documento em que se afirmava que «o prédio estava em risco de ruína», razão pela qual era necessário proceder ao desalojamento do único inquilino do edifício com os números 74/76, que residia no 2.o andar. Aliás, foi este morador, entretanto falecido, quem apresentou a queixa que motivou a vistoria da autarquia.
Ontem, no Tribunal de Coimbra, após explicar que a visita que fez ao prédio da Rua Corpo de Deus se tratou de uma abordagem provisória, que, mais tarde, deu origem, face à gravidade do que viu no local, a todo o processo, incluindo vistorias feitas por técnicos camarários, o fiscal, que não se recordou de ter estado no local em 1999, assumiu: «Se tem a minha assinatura é porque fui lá».
Centrando-se no relatório elaborado em 1996, o funcionário da Câmara de Coimbra explicou que ao escrever que o prédio constituía «perigo» pretendeu fazer com que o passo seguinte passasse por uma vistoria técnica. Aliás, segundo o documento, o prédio encontrava-se «num mísero estado de conservação». «Foi aquilo que vi no local e não me recordo de ver lá obras entre 1996 e 1999», concluiu.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
DG-AAC contra novos Estatutos da Universidade

A diminuição da representatividade dos estudantes e a redução do peso da AAC são algumas
A Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG-AAC) assumiu ontem uma tomada pública de posição desfavorável em relação aos novos Estatutos da Universidade de Coimbra (UC), aprovados na passada quarta-feira.
«Não estamos contra algumas reformas que possam surgir, mas estamos contra esta, que coloca em causa a gestão democrática das instituições», avaliou André Oliveira, presidente da DG-AAC. O responsável considerou que o novo documento é consequência do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), «uma lei injusta e autista».
Os estudantes discordam da passagem do Senado da Universidade de órgão deliberativo para consultivo e o surgimento do Conselho Geral, composto por 18 docentes, dez entidades externas, cinco estudantes e dois funcionários. «A representatividade dos estudantes devia ter ido mais além», explicou André Oliveira.
A presidência concentrada do Conselho Pedagógico, Científico e Directivo é outro ponto que desagrada, uma vez que «pode ser perigoso uma só pessoa acumular o exercício destas actividades».
Queixas ainda contra a forma do documento ver a própria AAC, «que deixa de ter um título, passando a fazer parte da matriz “identitária” da UC». Por outro lado, a criação da figura do provedor do estudante «não deve substituir o papel da própria Associação Académica de Coimbra», encarada como a legitima representante dos estudantes.

Postura vigilante e pró-activa
As alterações profundas no funcionamento da Universidade de Coimbra vão levar a AAC a adoptar uma «postura sempre vigilante e uma atitude pró-activa», promete André Oliveira, para quem os Estatutos «podiam ter sido «mais ambiciosos».
No entanto, a DG-AAC desmarca-se de formas de luta como o protesto levado a cabo por um grupo de estudantes no dia em que os Estatutos foram aprovados. «A Direcção-Geral confia nos responsáveis da Universidade de Coimbra», explicou André Oliveira.
Apesar de a maior parte dos pontos que integram os novos Estatutos da UC merecer reprovação da DG-AAC há, contudo, aspectos que os estudantes consideram positivos ou «menos maus». É o caso da manutenção do Senado, um órgão que passa apenas a ser consultivo, mas que continua «vivo», ao contrário do que se chegou a projectar. O novo documento também prevê a manutenção dos Serviços de Acção Social, bem como o reconhecimento do Suplemento ao Diploma, que destaca o mérito das actividades extracurriculares, entre as quais as que a AAC oferece e desenvolve. André Oliveira considerou ainda a criação da Assembleia de Faculdade, que vai monitorizar o trabalho dos directores, «uma vitória».
Também marcaram presença na tomada pública de posição Cátia Viana, responsável pelo pelouro da Pedagogia da DG, e Edgar Mendes, um dos representantes dos alunos. «Agora que o RJIES diminuiu a representatividade dos estudantes, a responsabilidade destes é ainda maior. Mais do que número importa a qualidade», resumiu Edgar Mendes.





Bruno Vicente
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Jovem atingido por descarga eléctrica em fábrica desactivada em Palmela

Queimaduras em 80 por cento do corpo
Jovem atingido por descarga eléctrica em fábrica desactivada em Palmela


Um jovem apanhou ontem à noite uma descarga eléctrica numa fábrica desactivada em Poceirão, Concelho de Palmela, que o deixou com queimaduras graves em 80 por cento do corpo, informaram hoje os bombeiros.

O jovem, de 21 anos, tem queimaduras de segundo e terceiro grau e foi levado, pelas 22h30, por familiares para o quartel, informou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Águas de Moura, Rui Laranjeira.

O rapaz foi atingido por uma descarga de um cabo de média tensão, desconhecendo-se as circunstâncias do acidente.


Lusa
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,798
Gostos Recebidos
0
Fátima: Trânsito muito intenso na cidade-santuário

A meio da manhã, 12 parques, a maior parte deles para autocarros, estão a começar a ficar lotados mas a circulação na praça de portagens da A1 ainda se faz com alguma facilidade.

No entanto, segundo fonte da GNR, é muito difícil a circulação nas artérias centrais da cidade, pelo que as autoridades estão a encaminhar o trânsito para ruas adjacentes.

Na peregrinação, estão presentes dezenas de milhares de peregrinos em mais uma Peregrinação anual das Crianças, este ano subordinado ao tema da «Verdade».

A eucaristia é presidida pelo reitor cessante do Santuário de Fátima, Luciano Guerra, que deixa as funções em Setembro.

O Santuário organizou também um concurso literário e outro de desenho, que contaram com a adesão de 290 crianças. Os melhores trabalhos foram expostos num dos espaços anexos à Igreja da Santíssima Trindade


"SOL"
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,798
Gostos Recebidos
0
Ponte da Barca: GNR fecha bar de alterne

A GNR de Arcos de Valdevez identificou, na madrugada de esta quarta-feira, num estabelecimento de diversão nocturna em Ponte da Barca, seis mulheres estrangeiras em situação irregular no País, informou fonte daquela força policial, noticia a Lusa.

Segundo a fonte, desta acção resultou ainda a suspensão da actividade do estabelecimento, situado na freguesia de Vade S. Pedro, por falta de licenciamento legal, e a apreensão de um computador, um amplificador e uma mesa de som no valor total de 1200 euros.

Entre as seis mulheres identificadas, duas foram detidas e presentes ao Tribunal de Braga, que lhes aplicou apresentações semanais no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), enquanto este organismo trata da regularização da sua situação.

Outras duas já tinham pendentes ordens de expulsão do País, por ter expirado o prazo legal de permanência, e foram encaminhadas para o SEF de Viana do Castelo.

As restantes duas foram presentes ao SEF de Braga. A GNR desencadeou esta operação tendo em vista o controlo de cidadãos estrangeiros e o funcionamento legal dos espaços comerciais por estes

"IOL"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Alpiarça - Queda de aeronave provoca três feridos, incluindo uma criança

10 de Junho de 2008, 19:26

Lisboa, 10 Jun (Lusa) - Uma aeronave despenhou-se hoje às 18:46 numa herdade de Alpiarça, havendo a registar três pessoas feridas, incluindo uma criança, disse à Agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Segundo a mesma fonte, ao local já chegou uma viatura médica que está a fazer a avaliação dos ferimentos, acompanhada por elementos da GNR e dos bombeiros de Alpiarça, que já extinguiram um "pequeno incêndio" provocado pela queda do aparelho.

Desconhece-se se o acidente se deveu a avaria ou a outro motivo.

O aperelho despenhou-se em terreno da Herdade do Mochão do Inglês, Alpiarça.


FC.

Lusa
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Três feridos em queda de aeronave

Uma aeronave despenhou-se hoje às 18h46 numa herdade de Alpiarça, havendo três feridos a registar, incluindo uma criança, disse à Agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Segundo a mesma fonte, ao local já chegou uma viatura médica que está a fazer a avaliação dos ferimentos, acompanhada por elementos da GNR.

Os bombeiros de Alpiarça já extinguiram, entretanto, um "pequeno incêndio" provocado pela queda do aparelho.

Desconhece-se, até ao momento, as causas deste acidente na Herdade do Mochão do Inglês, em Alpiarça
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Notícia repetida

Dou este tópico por encerrado.
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Notícia repetida

Dou este tópico por encerrado.

Onde esta a Noticia repetida?

Este acidente aconteceu com pessoas conhecidas e o motivo da queda foi um pequeno contacto entre duas aeronaves em pleno voo, uma delas ia por baixo e essa aterrou sem problemas, a outra ia por cima e acabou por se despenhar, nesta iam as tres pessoas que acabaram feridas, duas estao livres de perigo e uma delas esta em Lisboa em estado grave.
Desejo de rápidas melhoras a todos eles.
 
Última edição:

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,798
Gostos Recebidos
0
Hospital inaugura parque infantil para as crianças que utilizam a unidade de saúde

O Centro Hospitalar do Alto Minho inaugurou um parque infantil no exterior a pensar não só nas crianças que se dirigem ao hospital para consultas como, também, naquelas que acompanham os adultos evitando assim que estas fiquem com uma ideia negativa dum hospital.

O investimento foi de 36 mil euros e foi financiado por verbas atribuídas pela Missão Sorriso. “Não é a primeira vez que recebemos este apoio, que tem sido canalizado para equipamentos, mas este achamos que seria necessário um equipamento lúdico para as crianças neste hospital”, disse José Rei Amorim, Director do Serviço de Pediatria do CHAM.

Com este espaço o CHAM “pretende retirar a carga negativa de uma ida ao hospital às crianças, permitindo um espaço alternativo aos corredores e às salas de espera ou recepção”. O parque fica situado mesmo junto às consultas externas por onde passam em “média diariamente 40 a 50 crianças, para além das cerca de 12 que passam no hospital de dia”, revelou ainda José Rei Amorim.

A inauguração assinalou ainda o Dia Mundial da Criança, que no CHAM proporcionou ainda outras actividades como a dramatização de histórias, visitas de alunos de escolas ao Serviço e a distribuição de brinquedos, resultado de uma colaboração com a Fundação Luís Figo e Abbot.
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,798
Gostos Recebidos
0
Sul do país com problemas no abastecimento de combustíveis

O fim-de-semana prolongado e a paralisação dos camionistas em Espanha estão a deixar alguns postos de gasolina da zona sul do país sem combustível, especialmente no Algarve.

Outras formas de protesto já estão agendadas por outros sectores e os preços dos combustíveis continuam a ser o motivo. A Federação Portuguesa do Táxi tem marcada para dia 21 uma reunião com todos os associados para definirem um conjunto de medidas de compensação a apresentar ao Governo.

Para já a FPT, que conta com 3200 associados, num universo de nove mil taxistas, não põe de parte a hipótese de uma greve. São várias as questões em cima da mesa, uma delas o aumento do preço dos combustíveis, uma vez que não estão abrangidos pelo gasóleo profissional. Quem tem reuniões já marcadas para discutir as especificidade do sector é a Associação de Transportadores de Inertes, os últimos a desmobilizarem. Com reivindicações precisas estão os agricultores, que querem um aumento do desconto fiscal ao gasóleo agrícola, que está nos 37,2 cêntimos e devia estar nos 75. Entretanto, nos supermercados os produtos começam a regressar às prateleiras. Os grupos mais representativos do sector afirmaram, ontem, que em 48 horas tudo voltará à normalidade. Até porque além da falta normal de abastecimento verificou-se um aumento de número de clientes, bem como de produtos adquiridos com receio que acabassem. Os prejuízos serão contabilizados durante a próxima semana. Nos postos de abastecimento de combustíveis a normalidade chega aos poucos. Admitindo que amanhã já não haverá problemas. Os custos serão elevados, mas ainda não há números.

"JN"
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,798
Gostos Recebidos
0
Pais e professores cobrem escola

"Foi uma ideia genial". Fábio, do 9.º ano, mostra-se entusiasmado com a nova cobertura da escola EB 2/3 de Fânzeres, em Gondomar.

Vai ser hoje inaugurada, às 21.30 horas, com a apresentação de um espectáculo da autoria de alguns alunos. Para a inauguração está previsto um recital pelos alunos do Clube Canto das Letras, da escola, acompanhado com música. O Clube do Canto das Letras é composto por todos os alunos que queiram melhorar o Português e por aqueles que têm algumas dificuldades, seja de escrita ou de dicção. Incentiva ainda o gosto pela poesia e pela escrita, explica uma das professoras envolvidas no projecto, criado e apresentado pela própria escola. Esta foi uma forma encontrada pela escola para, em conjunto com a associação de pais, "fazer um pé de meia", refere a docente Ana Paula Sousa, que integra a organização do projecto. Isto porque os alunos, através da criação de um livro ilustrado, que foram vendendo, e de alguns patrocínios, conseguiram amealhar os 14 mil euros necessários para a construção da tão ansiada e necessária cobertura do recreio. Segundo o Gabinete de Imprensa da Câmara de Gondomar, este tipo de intervenção é da responsabilidade do Ministério da Educação. Contudo, a autarquia garante ter dado apoios para a aquisição de material e na disponibilização do auditório municipal para os eventos de angariação de fundos. A última vez que a Câmara de Gondomar apoiou este projecto foi na época de Natal, quando adquiriu postais e lembranças feitas pelos alunos da escola. O JN tentou contactar algum responsável da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), uma vez que este tipo de intervenção seria da responsabilidade do Ministério da Educação, mas ninguém se mostrou disponível para falar. "Finalmente, há sombra nas bancadas", regozija-se Diana, do 9.º ano, que ansiava pela construção da cobertura. "Agora temos uma boa sombra, coisa que não tínhamos", repete Marta, do 8.º ano. A construção da cobertura termina hoje de manhã e alguns alunos referem a importância que tem para eles. A escola não tinha qualquer espaço coberto no exterior, o que "tornava os intervalos chatos", relata Marta, salientando que espera que agora sejam melhores. O espaço é inovador - no chão terá relva artificial e estará decorado com flores - e será utilizado já hoje, com a realização do espectáculo de inauguração. Cerca de uma centena de alunos que fazem parte deste projecto desde o início vão participar na festa. A confecção das roupas ficou a cargo dos encarregados de educação.

"JN"
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,798
Gostos Recebidos
0
Bênção de animais acidentada

Um morto, um ferido grave e um outro ligeiro, para além, de inúmeras pessoas que se sentiram mal foi o balanço da cerimónia de bênção dos animais, que todos os anos leva milhares de pessoas a Mixões da Serra, em Vila Verde.

O passado domingo ficou marcado pelo imenso trabalho dos bombeiros vilaverdenses ajudados pelos seus congéneres de Terras de Bouro. Com mais de quatro mil pessoas e muitos animais, o dia ficou assinalado com a morte de um homem, vítima de uma paragem cardiorrespiratória. Segundo informações recolhidas pelo JN, o homem tinha cerca de 50 anos e já sofreria de problemas cardíacos. Tocador e cantador do rancho folclórico de Souto, Arcos de Valdevez, grupo convidado a abrilhantar a festa, o homem sentiu-se mal depois da actuação do rancho. Activados os meios de socorro, estes não conseguiram reverter o ataque cardíaco. A organização decidiu parar com as actuações ao vivo depois de ter tomado conhecimento do desfecho trágico. Uma mulher, mais nova, sofreu também um acidente quando caiu do cavalo em que seguia tendo a queda provocado a fractura da coluna. A vítima foi assistida pelos bombeiros de Vila Verde e de Terras de Bouro e pela VMER de Braga tendo sido transportada de helicóptero para o Hospital de S. Marcos. A mulher descia os acessos a Mixões da Serra depois de ter levado o animal à cerimónia da bênção quando se deu o acidente. De manhã, os voluntários de Vila Verde já tinham assistido a um outro homem que levou uma patada de um dos animais, resultando daí ferimentos nas duas pernas. Segundo os bombeiros de Vila Verde houve ainda muitos desmaios, motivados se calhar, pelo fenómeno de contágio, natural em pessoas com mais de 50 anos e com dificuldades de locomoção. Os bombeiros e agentes de segurança criticaram também a falta de organização e o caos da bênção dos animais em Mixões de Serra. É que muitas vezes, o socorro não é prestado com a devida rapidez porque se torna praticamente impossível circular nas vias de acesso ao santuário. Uma situação que é preciso rever, urgentemente, nos próximos anos, diz um elemento ligado às forças de segurança.

"JN"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vialonga - Fogo na churrasqueira do Centro Comercial obriga a evacuação de edifício

13 Jun 2008, 14:29h

Um incêncio que deflagrou esta sexta-feira na churrasqueira do Centro Comercial de Vialonga obrigou à evacuação de cerca de 30 pessoas que se encontravam no edifício, segundo fonte dos bombeiros. O fogo, que deflagrou cerca das 12h30, não provocou vítimas.

As chamas ficaram circunscritas ao espaço da churrasqueira, mas alastraram pela tubagem que se encontrava com gordura no interior. Os logistas, tal como os moradores que se encontravam no prédio, ausentaram-se do local durante cerca de duas horas. No local estiveram cinco veículos dos bombeiros.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Sardoal acolhe base de força especial de bombeiros

13 Jun 2008, 11:11h

Uma Força Especial de Bombeiros (FEB), composta por 40 bombeiros especializados, vai ficar instalada em permanência no Sardoal. Trata-se de equipas helitransportadas vocacionadas para o ataque nos primeiros 20 minutos após a detecção de um incêndio florestal. Os edifícios onde já funcionaram uma escola e um centro de saúde foram cedidos pelo município para base permanente de apoio logístico ao grupo de "Canarinhos" do distrito de Santarém.

"Esta equipa de "Canarinhos" vai ter a sua base permanente em Sardoal, uma região que, pelas suas características e localização geográfica, está no coração de uma zona muito flagelada pelo fenómeno dos incêndios", referiu o secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, durante a assinatura do protocolo, no dia 12 de Junho. "Pela sua flexibilidade táctica, esta equipa de profissionais pode acorrer a qualquer situação no distrito de Santarém, mas também na região do Pinhal Interior ou em qualquer ponto do País que o justifique", afirmou o governante.

A nível nacional, a Força Especial de Bombeiros "Canarinhos" é composta por um conjunto de 210 efectivos, distribuídos por sete distritos considerados de elevado risco: Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Évora, Beja e Setúbal. Nos outros 11 distritos, operam Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, unidade preparada para acções de prevenção e de intervenção de primeira linha com um total de 720 elementos.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Samora Correia - Just Girls cantam esta noite

13 Jun 2008, 08:14h

Samora Correia recebe esta noite um concerto das Just Girls. A banda feminina dos Morangos com Açúcar vai actuar na zona ribeirinha da vila a partir das 22h00 e são esperados mais de três mil espectadores.

O grupo lidera o top de vendas e o espectáculo está a gerar expectativa em toda a região por ser o primeiro na zona do Ribatejo. Depois da actuação no Rock in Rio, "milhares de fãs estão mobilizados para mais uma noite de loucura”, refere José Manuel Geada da comissão organizadora. O espectáculo agendado com meses de antecedência vai servir também para angariação de fundos para o Grupo Desportivo de Samora Correia, clube que envolve mis de 300 jovens praticantes.

O concerto deverá abrir com o tema “Bye Bye (vou-me divertir)” e termina quase duas horas depois com “Não te deixes vencer”, uma das músicas mais apreciadas pelos fãs da banda.

A popularidade de Anabela, Xana, Alice e Carolina está no auge. “É a banda de maior sucesso junto das crianças e jovens e acreditamos que o público de toda a região vai assistir. É um concerto para pais e filhos”, explica o organizador.

Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda nas bilheteiras junto da zona ribeirinha e nas lojas: Ursinho Guloso, O Pote, Supermercado Supersol, Tabacaria Dominó e nas papelarias do Pingo Doce e Zélita no Porto Alto. Os jovens podem ainda adquirir o bilhete na portaria da Escola Profissional de Salvaterra de Magos. O MIRANTE é parceiro media da organização.



O MIRANTE
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo