Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton: "Os pilotos mais rápidos correm mais riscos"

Lewis Hamilton é da opinião que para se ter sucesso na Fórmula 1 é preciso correr mais riscos do que todos os outros, adiantando ainda que esse foi o segredo de todos os pilotos que se tornaram importantes na modalidade ao longo dos tempos. Além disso, garante também que não pretende mudar a sua abordagem agressiva nos grandes prémios.

568ec780.jpeg


"Penso que os pilotos do passado corriam mais riscos. As suas vidas estavam mais em risco, creio. Teria adorado pilotar nesses tempos. Não sei por que sou assim, mas sempre fui desta forma, mais do lado do risco. Não ao ponto de colocar os outros em perigo, mas sou capaz de arriscar um pouco mais", referiu Hamilton numa entrevista à agência Reuters, refutando as críticas de que é alvo muitas vezes pela sua pilotagem agressiva.

"Penso que no automobilismo, geralmente, há uma linha ténue entre ser bastante perigoso ao colocar a vida dos outros em risco e, por outro lado, estar imediatamente abaixo dessa zona perigosa. E tentamos nunca passar dessa linha. Mas isto é competição automóvel e estamos a competir roda com roda a cerca de 320 km/h, pelo que vai acontecer", acrescentou.

"Os acidentes acontecem a toda a hora e nalgum momento os pilotos tocam-se entre si. Tenho tido comentários também de pilotos que dizem que sou demasiado agressivo, mas trata-se apenas de encontrar o equilíbrio certo. Não estou aqui para estragar a corrida dos outros, tento apenas batê-los e essa é a melhor forma de 'falar'. Se tenho sido demasiado agressivo e se dei um toque em alguém, no Mónaco por exemplo, penso 'tudo bem'. Apenas dou um ligeiro passo atrás, mas não mudo completamente a minha abordagem porque esta é minha vida e é assim que a vivo".

"Penso que, de certa forma, arriscar um pouco mais é aquilo que separa os pilotos mais rápidos dos não tão rápidos. Vemos, geralmente, pilotos mais velhos que constituem famílias e coisas do género e isso faz perder um pouco de tempo"

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Adrian Sutil e a Williams

Apesar de ser certo que Adrian Sutil visitou a Williams, o seu manager, Manfred Zimmermann, já veio a público dizer que o piloto alemão não está a conversar com qualquer outra equipa que não seja a Force-India, não explicando, no entanto, as razões pela qual Sutil esteve nas instalações de Grove.

Facto: Sutil termina o seu contrato no final deste ano e relativamente à passagem de Nico Hulkenberg da Williams para a Force-India, no final de 2010, é difícil crer que se mantenha no mesmo status de 2011, ou seja com Hulkenberg como piloto de reserva. Paul di Resta é piloto da Mercedes-Benz, e deverá esperar que Michael Schumacher decida sair, pelo que, ao contrário do que diz o manager de Sutil, faz todo o sentido que este esteja a ver onde param as modas para 2012. Até pode manter-se na Force-India.


a1585756.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP de Singapura - Antevisão

Sebastian Vettel com primeiro 'match-point' no GP de Singapura de F1

À chegada a Singapura, para aquele que é um dos eventos mais espetaculares do ano, a questão principal do Grande Prémio local de Fórmula 1 passa por saber se Sebastian Vettel conseguirá carimbar no traçado de Marina Bay o seu segundo título mundial ou se algum dos adversários poderá estragar a festa do piloto alemão e da Red Bull, adiando a conquista por mais uns dias.


9e3f20d5.jpeg


O agora comentador David Coulthard havia escrito antes do GP da Itália que quem considerava o circuito de Monza desfavorável ao Red Bull RB7 estava enganado e o desenrolar do fim de semana em Monza deu-lhe razão, com Vettel a mostrar que o monolugar projetado por Adrian Newey é mesmo o mais eficaz de todo o plantel em qualquer tipo de pista (pelo menos nas mãos de Vettel).

Assim, o campeão de 2010 encara o próximo fim de semana com natural expectativa, mas sabe que esta será apenas a primeira de seis oportunidades para garantir o número 1 no nariz do seu monolugar também em 2012, não existindo grandes dúvidas de que será dele o cetro deste ano.

Com o traçado de Singapura a ser composto por zonas rápidas, mas também com locais em que a aerodinâmica e a aderência são essenciais, é fácil de apontar os Red Bull como protagonistas na luta pela vitória, embora McLaren e Ferrari devam rodar bastante perto, com os seus monolugares a já terem revelado grande competitividade em circuitos citadinos como é o caso do de Singapura. Além disso, a emoção na frente costuma ainda ser garantida pela presença assídua do safety car, chamado a intervir de forma amiúde para resolver incidentes em pista.

Deverá ser, então, uma luta a três equipas pelo triunfo, na medida em que nenhuma das outras formações deverá conseguir estar à altura de Red Bull, McLaren e Ferrari, mas a discussão das posições seguintes promete ser bastante renhida, com Mercedes, Renault, Force India e Sauber ainda em luta acesa por pontos na tabela de construtores que serão importantes no final do ano. Estas quatro equipas têm sido fortes ao longo do ano e, com mais novidades previstas para cada uma delas, a luta pelos derradeiros lugares pontuáveis promete ser ainda mais acirrada, não sendo de descartar a Williams e a Toro Rosso para as contas dessa batalha.

Ponto igualmente importante e que se poderá revelar decisivo tem a ver com a possibilidade de chuva, na medida em que as previsões oficiais apontam para trovoadas nos três dias de ação em pista, o que num traçado com iluminação artifical se poderá tornar também complicado para a visibilidade dos pilotos.

Horário

Treinos Livres 1 sexta-feira 11:00
Treinos Livres 2 sexta-feira 14:30
Treinos Livres 3 sábado 12:00
Qualifcação sábado 15:00
Corrida domingo 13:00

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
A exigência de Singapura para os pneus Pirelli

Neste vídeo da Pirelli, a marca italiana revela o esforço a que os seus pneus são submetidos ao longo de uma volta ao traçado de Singapura.




Autosport
 
Última edição:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Vitaly Petrov: "Gosto do estilo de pilotagem de Lewis Hamilton"

Vitaly Petrov, piloto da Renault, admite ser adepto do estilo de pilotagem de Lewis Hamilton, seu rival da McLaren, com o russo a observar que o britânico é um piloto que sabe extrair o máximo do seu monolugar.


Ao site oficial da Fórmula 1, o piloto russo respondeu a uma série de perguntas em redor do desporto e, inquirido sobre que antigo campeão do mundo gostaria de ter como companheiro de equipa, Petrov não hesitou em escolher Hamilton.

"Não teria de voltar atrás no tempo já que eu escolheria o Lewis Hamilton porque penso que ele é um grande piloto. Gosto do seu estilo de pilotagem e das suas prestações. Penso que ele sabe como extrair o máximo do seu carro e, é claro, é uma pessoa divertida", respondeu o piloto da Renault, novamente escolhendo Hamilton na resposta à questão sobre quem escolheria para piloto se fosse diretor de equipa. Petrov elucidou, ainda, que gostaria de ver em competição direta Ayrton Senna, Alain Prost e Michael Schumacher.


bb5cb95d.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Como Vettel pode ser campeão em Singapura

Já quatro pilotos venceram corridas em 2011, mas só um deles, tem quatro vezes mais vitórias que todos os outros, Sebastian Vettel. Com oito vitórias, e só uma corrida fora dos lugares do pódio (quarto lugar na Alemanha), o piloto da Red Bull está prestes a assegurar matematicamente o seu segundo título.
Um terceiro lugar no GP de Singapura pode ser suficiente para Vettel, quando passarão a faltar apenas cinco corridas. De qualquer forma, tudo depende do que os vários pilotos fizerem em Marina Bay. A seguir a Vettel, no campeonato, estão posicionados, por ordem, Fernando Alonso (Ferrari), Jenson Button (McLaren), Mark Webber (Red Bull) e Lewis Hamilton (McLaren).
Em todos os cenários, Sebastian Vettel tem de conseguir um lugar do pódio para se tornar campeão, mas, se Fernando Alonso obtiver um dos três lugares do pódio, o alemão ainda não será campeão e se Hamilton vencer, o alemão também não o conseguirá para já.


dadb710d.jpeg


Para ser campeão são estes os cenários:

1. Vettel vence; Alonso 4º ou pior; Button/Webber 3º ou pior.
2. Vettel 2º; Hamilton 3º ou pior; Alonso 8º ou pior; Button/Webber 5º ou pior.
3. Vettel 3º; Hamilton 4º ou pior; Alonso 9º ou pior; Button/Webber 7º ou pior.


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Fernando Alonso: "Vettel e a Red Bull merecem estar na posição em que estão"

Fernando Alonso admite que Sebastian Vettel merece estar na posição em que está neste momento no Mundial de Fórmula 1, encontrando-se na liderança da tabela pontual com 112 pontos de vantagem sobre o espanhol.

e5f3b0f9.jpeg


"Vettel tem pilotado de forma fantástica. Penso que este ano ele não cometeu erros ou cometeu muito poucos. No ano passado, tivemos mais oportunidades. Os Red Bull também foram muito dominantes no ano passado, mas tiveram alguns problemas nalgumas corridas. Este ano, eles resolveram esses problemas. O carro é rápido e ele acabou todas as corridas. Penso que é o único piloto que terminou todas as corridas e tem pilotado muito, muito bem", referiu Alonso aos jornalistas em Singapura, citado no site Autosport.com.

"Quando se tem um carro dominante é fácil conseguir a pole position ou vencer a corrida, mas houve ocasiões este ano em que as condições foram traiçoeiras, como no Canadá ou Silverstone, e ele esteve perfeito na qualificação e na corrida do início ao fim. Por isso, em geral, ele tem sido o melhor piloto, na melhor equipe e o melhor conjunto, pelo que merecem estar onde estão".


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
David Coulthard é o novo campeão do faroeste

Aproveitando a recente visita promocional da Red Bull Racing aos Estados Unidos da América (na qual Tom Cruise pôde pilotar o monolugar da equipa), David Coulthard conseguiu libertar o seu carro do rancho em que estava 'preso', rumou à grande cidade e, ainda, ao circuito ainda em construção em Austin. Pelo caminho, levantou muita poeira, gastou muita borracha e fez muito barulho. Tudo isto em mais um vídeo promocional da equipa, desta feita ao futuro GP dos Estados Unidos, a disputar em 2012.



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Jenson Button 'quer' GP de Singapura mais curto

Jenson Button é de opinião que corridas como o GP de Singapura deviam ser mais curtas, já que em condições normais, são quase duas horas (o limite máximo de tempo) a guiar um monolugar de Fórmula 1 no máximo da concentração, com o britânico a considerar que acaba por ser demasiado extenuante para os pilotos.

0fb3cdc5.jpeg


"A corrida é muito dura, a pior do ano a esse nível, porque a pista é demasiado lenta e irregular e terminamos a corrida muito cansados. Penso que é demasiado extensa, talvez necessitasse de ser encurtada", referiu Button à revista Sporting Life. Recorde-se que com exceção do GP do Mónaco (260 km) todas as restantes corridas rondam os 300 quilómetros de extensão.

Sem nada a dizer relativamente às apreciações de Jenson Button, a verdade é que este é só mais um exemplo de como tudo é diferente hoje em dia, pois no passado, com os monolugares que se guiavam e pistas desafiantes mas sem os itens de segurança que hoje abundam, ninguém se queixava de Grandes Prémios com 800 quilómetros (Indianápolis - várias vezes).

Veja a lista dos grandes prémios mais longos.

1º Indianapolis 1951 804,600 Kms
2º Indianapolis 1952 804,600 Kms
3º Indianapolis 1953 804,600 Kms
4º Indianapolis 1954 804,600 Kms
5º Indianapolis 1955 804,600 Kms
6º Indianapolis 1956 804,600 Kms
7º Indianapolis 1957 804,600 Kms
8º Indianapolis 1958 804,600 Kms
9º Indianapolis 1959 804,600 Kms
10º Indianapolis 1960 804,600 Kms
11º França 1951 601,832 Kms
12º Indianapolis 1950 555,174 Kms
13º Bélgica 1951 508,320 Kms
14º Bélgica 1952 508,320 Kms
15º Bélgica 1953 508,320 Kms
16º Bélgica 1954 508,320 Kms
17º Bélgica 1955 508,320 Kms
18º Bélgica 1956 508,320 Kms
19º Bélgica 1960 507,600 Kms
20º França 1954 506,422 Kms
21º França 1956 506,422 Kms
22º Espanha 1954 505,280 Kms
23º Itália 1950 504,000 Kms
24º Itália 1951 504,000 Kms
25º Itália 1952 504,000 Kms


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton: "Limitei-me a ficar calado e só me fez bem"

Lewis Hamilton admite que escolheu não fazer qualquer menção ao estilo de pilotagem de Michael Schumacher no passado GP de Monza, observando que o seu objetivo foi não afirmar nada que pudesse ser utilizado contra si.

8a9d4532.jpeg


"Fiquei desapontado por não conseguir fazer melhor na corrida. Mas limitei-me a ficar calado. Só me fez bem. Estive calmo nos últimos dias e não tive muitos problemas. Penso que vocês [os media] estão-me sempre a perguntar que lições é que eu aprendi e esta é uma que pude por em prática nesse dia. Porque sou bastante apaixonado, bastante aberto e direto com aquilo que digo. E porque não tenho medo de dizer o que sinto, isso pode ser usado contra mim", referiu Lewis Hamilton já em Singapura.

Ainda assim, o britânico da McLaren expressa a sua opinião de que Michael Schumacher ultrapassou a fronteira do aceitável ao longo da sua defesa em Monza, mesmo que não tenha sido penalizado por isso.


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP de Singapura - Treinos Livres 1

Lewis Hamilton foi o mais rápido em sessão acidentada

Lewis Hamilton foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o GP de Singapura de Fórmula 1, que ficou marcada por um atraso no seu início, em virtude de problemas com os corretores nas curvas 3 e 14, e terminou mais cedo por motivos semelhantes mas na curva 7.


58acfc39.jpeg


Problemas com os corretores na corrida de apoio que antecedeu a primeira sessão de ensaios da F1 obrigou ao seu atraso por meia hora, mas a oito minutos do final a direção de prova viu-se obrigada a mostrar a bandeira vermelha por motivos semelhantes, com uma das partes dos corretores a soltar-se.

Em termos competitivos, a liderança foi para o McLaren de Lewis Hamilton, com uma volta em 1.48,599s, demovendo Sebastian Vettel (Red Bull) da liderança por 0,406s. Na terceira posição ficou Mark Webber, com o segundo Red Bull, tendo o australiano protagonizado ainda um ligeiro contacto com o Marussia Virgin de Timo Glock.

Na Ferrari, Fernando Alonso cumpriu uma série de ensaios aerodinâmicos com o 150º Itália, tendo o espanhol ficado na frente de Jenson Button (McLaren) e de Felipe Massa (Ferrari), enquanto os Force India estiveram muito bem neste ensaio, com Adrian Sutil a ficar no sétimo posto e Paul di Resta no nono, ficando Michael Schumacher (Mercedes) no oitavo lugar. Nico Rosberg, no outro Mercedes, encerrou o lote dos dez mais rápidos.

A sessão contou, ainda, com outra interrupção, devido a um problema com os travões do Lotus de Heikki Kovalainen, que chegaram a pegar fogo em pista.

1 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:48.599 10 Voltas
2 Sebastian Vettel RBR-Renault 0.406 15
3 Mark Webber RBR-Renault 1.467 16
4 Fernando Alonso Ferrari 1.997 11
5 Jenson Button McLaren-Mercedes 2.353 12
6 Felipe Massa Ferrari 3.444 14
7 Adrian Sutil Force India-Mercedes 3.652 13
8 Michael Schumacher Mercedes 3.817 12
9 Paul di Resta Force India-Mercedes 3.836 13
10 Nico Rosberg Mercedes 4.216 13
11 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 4.392 17
12 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 4.451 17
13 Pastor Maldonado Williams-Cosworth 4.800 18
14 Sergio Perez Sauber-Ferrari 5.104 19
15 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 5.150 12
16 Bruno Senna Renault 5.166 17
17 Sebastien Buemi STR-Ferrari 5.186 16
18 Vitaly Petrov Renault 6.137 8
19 Jarno Trulli Lotus-Renault 6.222 9
20 Heikki Kovalainen Lotus-Renault 7.599 8
21 Jerome d'Ambrosio Virgin-Cosworth 9.199 13
22 Timo Glock Virgin-Cosworth 10.193 6
23 Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 10.570 17
24 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 10.615 18


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP de Singapura - Treinos Livres 2

Sebastian Vettel destaca-se na segunda sessão

Sebastian Vettel foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o GP de Singapura, parecendo determinado a selar já neste fim de semana a sua coroação como campeão mundial da temporada de 2011.


ac15f3aa.jpeg


O piloto alemão já havia sido o mais veloz ao longo da primeira fase da sessão, com os pneus macios, embora vendo os seus rivais aproximarem-se com a colocação dos pneus super-macios na segunda fase do treino. Contudo, também Vettel melhorou os seus tempos, acabando por registar a marca de 1.46,374s, deixando Fernando Alonso no segundo posto a 0,201s.

Lewis Hamilton ficou em terceiro com o McLaren, já a mais de sete décimos de segundo, ficando pouco à frente de Felipe Massa, no segundo Ferrari, e de Mark Webber, com o outro Red Bull. Michael Schumacher foi o sexto melhor com o Mercedes, voltando a mostrar que parece ter recuperado a sua forma competitiva, enquanto Adrian Sutil (Force India) ficou na posição seguinte.

Contudo, o piloto germânico da Mercedes ficou já a dois segundos de distância da frente, mostrando assim que as equipas de topo estão a um nível superior. Também os Sauber estiveram em muito boa forma, com os seus dois monolugares a ficarem dentro do top 10: Sérgio Perez foi oitavo e Kamui Kobayashi foi nono. Jenson Button encerrou o lote dos dez mais rápidos, embora o treino de Button tenha terminado mais cedo, depois de ter seguido em frente numa escapatória e não ter conseguido regressar à pista.

Para o lado da Toro Rosso, a segunda sessão de treinos livres não foi muito positivo, com Jaime Alguersuari a contar com um problema mecânico no seu monolugar, enquanto Sebastien Buemi danificou a suspensão dianteira direita após um contacto mais vigoroso com um dos muros na penúltima curva.


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Renault descarta evoluções em Singapura

A Renault abandonou o pacote de evoluções que tinha levado para o traçado de Singapura, tendo decidido reverter para o mesmo esquema anterior ao deste grande prémio.

A equipa britânica levou para Marina Bay uma série de novidades para Vitaly Petrov ensaiar ao nível da carroçaria e dos flancos, mais estreitos, mas problemas de sobreaquecimento levaram a Renault a abandonar esta evolução.

Contudo, a Renault F1 espera poder recuperar esta série de inovações para o GP do Japão, em Suzuka.


909132b0.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP de Singapura - Treinos Livres 3

Mark Webber marca o ritmo na terceira sessão em Singapura

A Red Bull continua a dominar os acontecimentos em Singapura, desta feita com Mark Webber a ser o mais rápido na terceira sessão de treinos livres para a prova noturna. Contudo, o equilíbrio foi bastante interessante, na medida em que os quatro primeiros da tabela ficaram separados por apenas três décimos.
Webber foi o mais veloz com uma volta em 1.46,081s, deixando Jenson Button (McLaren) a apenas 0,027s, dando a entender que a qualificação poderá ser bastante renhida. Tanto mais que Sebastian Vettel ficou na terceira posição, a 0,264s, e Fernando Alonso (Ferrari) ficou na quarta posição, a 0,315s. Ainda assim, os monolugares de Adrian Newey têm de ser vistos como os principais candidatos à conquista da pole position, atendendo também ao domínio da Red Bull ao longo desta temporada.

acf7ad4e.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP de Singapura - Qualificação

Sebastian Vettel soma e segue em qualificação

Sebastian Vettel continua a somar pole positions na temporada de 2011, desta feita no GP de Singapura. O piloto alemão dá, assim, um passo decisivo para a sua consagração já neste fim de semana, ao mostrar-se, uma vez mais, imbatível em sessões de qualificação.

a0459083.jpeg



Vettel, que pode selar já o seu bicampeonato no traçado de Marina Bay, esteve a um nível superior na qualificação, alcançando como melhor volta um registo em 1.44,381s para conseguir a sua 11ª pole do ano. A comprovar o domínio dos Red Bull, Mark Webber ficou em segundo com uma melhor volta registada em 1.44,732s, a 0,351s do seu companheiro de equipa.

Todavia, se de Vettel para Webber a diferença é substancial, o mesmo não se pode dizer dos pilotos que ficaram nas três posições seguintes, já que Jenson Button não ficou muito longe do australiano na terceira posição, logo à frente de Lewis Hamilton, que não chegou sequer a fazer uma segunda tentativa na Q3.

Logo a seguir ficaram os dois Ferrari, com Fernando Alonso a superiorizar-se a Felipe Massa, com o espanhol a conseguir ficar um segundo na frente de Massa e perto dos pilotos da McLaren e, também, de Webber..

A constituição da grelha acaba por ter uma formação curiosa, na medida em que na fase decisiva, apenas cinco equipas colocaram carros entre os dez melhores e estes ficaram agrupados dois a dois. Atrás de Massa, ficaram os Mercedes de Nico Rosberg e Michael Schumacher, este não tenho chegado a fazer uma volta cronometrada. O mesmo fizeram, aliás, os dois pilotos da Force India, que ficaram na boxe na Q3, com Adrian Sutil a ficar na frente de Paul di Resta.

Sérgio Perez (Sauber) foi o 11º, logo na frente da dupla da Williams, com Rubens Barrichello a bater Pastor Maldonado. Sebastien Buemi foi o melhor da Toro Rosso, na 14ª posição, logo na frente de Bruno Senna, cujo Renault não esteve à altura de lutar pelas posições decisivas do top 10. A equipa britânica sentiu, aliás, bastantes dificuldades, pois Vitaly Petrov não foi além do 18º lugar, tendo sido colocado fora da Q2 por Senna, precisamente.

Jaime Alguersuari (Toro Rosso) ficou no 16º lugar, logo à frente do acidentado Kamui Kobayashi, que não evitou um exagero na passagem pela dupla chicane, levantando voo com o seu Sauber e embatendo com a frente dianteira direita contra o muro. Os estragos no Sauber e a posição do monolugar obrigaram à amostragem da bandeira vermelha.

Os últimos lugares ficaram, como já é costume, para os pilotos das equipas mais jovens, pois atrás do piloto russo ficou a dupla da Lotus, com Heikki Kovalainen a ficar na frente de Jarno Trulli, enquanto na Virgin, Timo Glock ficou uma posição à frente de Jerôme D'Ambrosio. Os dois últimos lugares ficaram para Daniel Ricciardo e Vitantonio Liuzzi, os dois pilotos da HRT, sendo que o italiano não sofre em nada com a penalização de cinco lugares imposta pelo acidente na partida do GP de Itália.


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel destaca "sessão perfeita"

O dedo voltou a ser levantado por Sebastian Vettel em modo de comemoração por mais uma pole position. Posição esta que pode ajudar o piloto alemão a conseguir alcançar o recorde de ser o mais jovem bicampeão de sempre após a corrida de amanhã. Para já, Vettel está no bom caminho, com este a enaltecer que o fim de semana foi perfeito até aqui.

6d483a45.jpeg


"Pesando tudo, foi uma sessão perfeita. É um grande desafio, com tantas curvas e uma volta longa para se fazer tudo perfeito. Aprendemos com os erros cometidos no ano passado e mantivemos a cabeça fria. É ótimo podermos ter os nossos dois carros na linha da frente, por isso vamos ver amanhã", referiu Vettel, que está a apenas três poles de alcançar o recorde de primeiros lugares na grelha de partida alcançado por Nigel Mansell em 1992.

"É um recorde excecional. Estava-se em 1992, o Nigel teve um ano incrível. Não nos estamos a sair mal este ano, mas seria errado começar a pensar nessas coisas. Temos uma longa corrida pela frente amanhã, que é onde se conquistam os pontos e não na qualificação. Amanhã é que interessa, Ainda assim, continuo a acreditar que o recorde do Nigel é espetacular", afirmou.


Autosport
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
7
Estou curioso com este Grande Prémio neste circuito vai ser bom, as ultrapassagens não são fáceis...
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton: "Poderíamos estar na linha da frente"

Lewis Hamilton acredita que a quarta posição na grelha de partida para a corrida de amanhã não é desapontante, tendo em conta as dificuldades sentidas ao longo da sessão, primeiro com um furo e, depois, com um problema no reabastecimento do McLaren, que impediu uma segunda tentativa na Q3.

72aa0c7a.jpeg


"Regressei às boxes, tentámos reabastecer o carro mas tivemos um problema e não pudemos fazer uma segunda tentativa. Estávamos a ficar sem tempo e acabaram por não conseguir colocar combustível no carro de forma rápida, pelo que era tarde para sair para a pista e, infelizmente, não pudemos fazer uma segunda tentativa", referiu Hamilton aos jornalistas.

"Mas são coisas que acontecem e a equipa fez o melhor trabalho possível. Não estamos em má posição, penso que poderíamos estar na linha da frente, porque tínhamos mais para dar, o que é positivo para amanhã. O ritmo é bom, sinto-me bem e de quarto apenas podemos subir", acrescentou, lembrando que na Q2 teve um furo no seu McLaren devido à passagem por cima de um dos parafusos que seguram os corretores da pista.


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Fernando Alonso acredita que "pódio é possível"

Fernando Alonso considera que ainda é possível chegar ao pódio no GP de Singapura. O piloto espanhol da Ferrari alcançou apenas o quinto lugar na grelha de partida para a corrida de amanhã, mas admite que a possibilidade de lutar por uma posição no pódio é real.

5d458938.jpeg


"O pódio é possível, a degradação dos pneus vai ser muito importante, vimos durante a manhã que a McLaren fazia séries longas de voltas para experimentar a degradação e os travões, que também vão sofrer muito nesta pista. Por isso a corrida de domingo vai ser muito longa, com as mecânicas a sofrerem muito", é citado Alonso no jornal espanhol Marca, alertando ainda para as possíveis armadilhas causadas pelos corretores, bastante "traiçoeiros".

"Partindo de quinto, se fizermos uma boa partida, uma boa estratégia e uma menor degradação dos pneus do que os outros, o pódio está ao nosso alcance. A ver se no domingo teremos sorte. Em cada corrida conseguimos ser mais rápidos do que na qualificação. Por isso, há mais esperança para a corrida de domingo, mas para com os Red Bull a diferença é muito grande, pelo que é preciso concentrarmo-nos nos McLaren e tentar batê-los amanhã", explicou, admitindo que o quinto posto de hoje era o máximo a que a Ferrari poderia aspirar.


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP de Singapura

Nona vitória de Sebastian Vettel... e falta 1 ponto para o bicampeonato

Sebastian Vettel alcança em Singapura a sua nona vitória da época, depois de mais uma corrida em que pura e simplesmente não teve adversários, e ainda pode ultrapassar o fantástico recorde de Michael Schumacher em 2004, quando corria pela Ferrari.


Um ano fantástico para Vettel, que vence em todo o tipo de pistas, mostrando claramente ser o mais forte do plantel. Com este resultado, Vettel pode agora festejar o bicampeonato no GP do Japão, já que lhe fica a faltar apenas um ponto para o conseguir. Jenson Button foi segundo, na frente de Mark Webber.

dc22b8e3.jpeg


A prestação de Jenson Button permite-lhe manter ainda o campeonato em aberto, mas mesmo que o piloto inglês vença todas as restantes cinco corridas, a Vettel basta um...10º lugar. Neste GP, com Vettel mais rápido um segundo por volta que os seus adversários, cedo se percebeu que luta pela vitória era coisa que não iria existir, nem depois dos pilotos se terem "reunido" novamente depois da entrada do safety-car em pista, devido ao acidente de Schumacher e Perez.

Jenson Button mereceu o segundo lugar, só não chegando para o vencedor, Mark Webber reduziu logo à partida as suas hipóteses se dar luta a Vettel e Fernando Alonso nunca teve carro para mais do que conseguiu. Lewis Hamilton voltou a cometer um erro, com o toque em Massa, na fase inicial da corrida, mas depois disso mostrou onde poderia ter chegado caso não o tivesse cometido, pois teve de ir às boxes mudar a asa dianteira. Sexto posto para Paul di Resta, naquele que foi o seu melhor resultado do ano. A Renault esteve muito apagada em Singapura com Bruno Senna e Vitaly Petrov a serem apenas 15º e 17º.

Classificação

1. Vettel Red Bull-Renault 1h59:06.537
2. Button McLaren-Mercedes a 1.737
3. Webber Red Bull-Renault a 29.279
4. Alonso Ferrari a 55.449
5. Hamilton McLaren-Mercedes a 1:07.766
6. Di Resta Force India-Mercedes a 1:51.067
7. Rosberg Mercedes a 1 volta
8. Sutil Force India-Mercedes a 1 volta
9. Massa Ferrari a 1 volta
10. Perez Sauber-Ferrari a 1 volta
11. Maldonado Williams-Cosworth a 1 volta
12. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 1 volta
13. Barrichello Williams-Cosworth a 1 volta
14. Kobayashi Sauber-Ferrari a 2 voltas
15. Senna Renault a 2 voltas
16. Kovalainen Lotus-Renault a 2 voltas
17. Petrov Renault a 2 voltas
18. D'Ambrosio Virgin-Cosworth a 2 voltas
19. Ricciardo HRT-Cosworth a 4 voltas
20. Liuzzi HRT-Cosworth a 4 voltas
21. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 5 voltas

Abandonos

Driver Team Na volta
Trulli Lotus-Renault 48
Schumacher Mercedes 29
Glock Virgin-Cosworth 10

Campeonatos

Pilotos

1. Vettel 309
2. Button 185
3. Alonso 184
4. Webber 182
5. Hamilton 168
6. Massa 84
7. Rosberg 62
8. Schumacher 52
9. Heidfeld 34
10. Petrov 34
11. Sutil 28
12. Kobayashi 27
13. Di Resta 20
14. Alguersuari 16
15. Buemi 13
16. Perez 9
17. Barrichello 4
18. Senna 2
19. Maldonado 1

Marcas

1. Red Bull-Renault 491
2. McLaren-Mercedes 353
3. Ferrari 268
4. Mercedes 114
5. Renault 70
6. Force India-Mercedes 48
7. Sauber-Ferrari 36
8. Toro Rosso-Ferrari 29
9. Williams-Cosworth 5


Autosport
 
Última edição:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sébastian Vettel iguala Mansell e Schumacher

Sébastian Vettel igualou hoje em Singapura Nigel Mansell e Michael Schumacher no número de vitórias por ano. Em 1992 (Mansell) e 1995, 2000 e 2001, (Schumacher) alcançaram nove vitórias num só ano. O registo do jovem alemão é tão ou mais notável que os dos seus antecessores, já que ainda faltam cinco Grandes Prémios para o final da época, significando por isso que o recorde de 13 vitórias de Michael Schumacher em 2004 pode vir a ser batido.

78a7c828.jpeg


Lista de vitórias por ano

1º SCHUMACHER Michael 2004 13/18
2º SCHUMACHER Michael 2002 11/17
3º VETTEL Sebastian 2011 9/19
4º MANSELL Nigel 1992 9/16
5º SCHUMACHER Michael 1995 9/17
6º SCHUMACHER Michael 2000 9/17
7º SCHUMACHER Michael 2001 9/17
8º SENNA Ayrton 1988 8/16
9º SCHUMACHER Michael 1994 8/16
10º HILL Damon 1996 8/16
11º HAKKINEN Mika 1998 8/16
12º VETTEL Sebastian 2011 8/19
13º CLARK Jim 1963 7/10
14º PROST Alain 1984 7/16
15º PROST Alain 1988 7/16
16º SENNA Ayrton 1991 7/16
17º PROST Alain 1993 7/16
18º VILLENEUVE Jacques 1997 7/17
19º RAIKKONEN Kimi 2005 7/19
20º ALONSO Fernando 2005 7/19
21º ALONSO Fernando 2006 7/18
22º SCHUMACHER Michael 2006 7/18
23º ASCARI Alberto 1952 6/8
24º FANGIO Juan Manuel 1954 6/9
25º CLARK Jim 1965 6/10
26º STEWART Jackie 1969 6/11
27º STEWART Jackie 1971 6/11
28º HUNT James 1976 6/16
29º ANDRETTI Mario 1978 6/16
30º MANSELL Nigel 1987 6/16


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
De quem é a culpa no acidente Schumacher e Perez?

Michael Schumacher e Sergio Perez viram-se envolvidos num acidente que deixou o alemão fora da corrida. Vendo o vídeo, de quem lhe parece a culpa do acidente?



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Felipe Massa: "O Lewis Hamilton não pensa..."

Felipe Massa não vai sair de Singapura nada contente com Lewis Hamilton, já que depois dos dois pilotos quase se terem envolvido num grande acidente na derradeira fase da qualificação, eis que na corrida o piloto da McLaren não evitou um toque no Ferrari do brasileiro, danificando a asa dianteira do seu McLaren e provocando um furo no Ferrari de Massa. Por isso, o brasileiro "atirou-se" ao inglês no final da corrida: "Ele não pensa e acaba por sair prejudicado também. Foi bem penalizado, pode ser que aprenda.", referiu Massa. Veja o vídeo.



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Felipe Massa para Lewis Hamilton: "Bom trabalho, pá!"

Felipe Massa aproveitou uma entrevista televisiva de Lewis Hamilton para deixar claro o seu descontentamento perante a atitude do piloto inglês em pista, que, recordamos, furou um pneu do Ferrari de Massa, e partiu a asa dianteira do seu McLaren num toque, na sequência duma tentativa de ultrapassagem. Veja o vídeo:



Autosport
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
7
Massa: «Hamilton não usa a cabeça para pensar»

Brasileiro furioso após manobra temerária

ng5A08CB6F-CDFB-447D-A309-B50F7A40BE06.jpg

Felipe Massa (Ferrari) parou Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)no final do GP de Singapura e pediu satisfações ao britânico que, com uma das suas manobras temerárias obrigou o brasileiro a uma paragem forçada nas "boxes" que lhe estragou toda a corrida.
Os dois discutiram à frente das câmaras de televisão e, no final, Massa explicou:
"No meu entender, ele não usa a cabeça para pensar. Nem na qualificação, quanto mais na corrida. Ele poderia ter provocado um grande acidente de novo", desabafou o brasileiro, referindo a manobra de Hamilton à saída das "boxes", na véspera, em declarações à BBC.
Hamilton acabou penalizado com um "drive through", mas, ainda assim, acabou em 5.º bem à frente de Massa (9.º).
O brasileiro ficou satifeito com a decisão dos comissários, mas acha que não é suficiente:
"Ele fez-me isso várias vezes este ano . É importante que a FIA esteja atenta e o penalize sempre, porque ele não pensa no assunto. Mas mesmo a pagar pelo que faz, ele não entende. Falei com ele, mas ele não ouve. Talvez o pai dele possa fazer alguma coisa a esse respeito."


Record
 
Topo