Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton: "Estou muito satisfeito mas amanhã é que interessa"

Embora tivesse regressado às poles no GP da Coreia, Lewis Hamilton não aparentava estar esfuziante no final da qualificação, mesmo se garantia estar "bastante satisfeito" com a sua prestação. O piloto britânico tem passado umas semanas difíceis devido a diversas críticas ao seu estilo de pilotagem e a sua prestação de hoje foi uma forma de esquecer isso.

005b821c.jpeg

"Estou contente, bastante contente. Estou satisfeito por estar aqui e orgulhoso daquilo que a equipa conseguiu alcançar ao cabo das últimas corridas, pelo triunfo do Jenson [Button] na última corrida, por estarmos nas duas primeiras linhas da grelha outra vez e por sermos os únicos a conseguir lutar com os Red Bull. Estou satisfeito, mas amanhã é que interessa", acrescentou o britânico.

"É provavelmente um dos melhores pontos positivos que tive por algum tempo, pelo que estar de volta à pole é um grande sentimento. Mas amanhã é o dia mais importante. Tivemos algumas dificuldades na corrida do ano passado, pelo que espero poder redimir-me amanhã desde que consiga alcançar muitos pontos para a equipa, porque têm trabalhado arduamente. Espero que amanhã eu e o Jenson os possamos recompensar", acrescentou.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel: "Ficámos mais perto da McLaren do que esperávamos"

Sebastian Vettel admite que não esperava estar tão perto dos McLaren na sessão de qualificação para o GP da Coreia. Ao ficar com o segundo lugar na grelha de partida para amanhã, o novo campeão do mundo falhou a pole position, manifestando alguma preocupação no final da Q3. Ainda assim, confessou que não esperava ficar tão perto dos McLaren.

27cc31bc.jpeg

"Para ser sincero, penso que a McLaren esteve bastante competitiva ontem. Sei que as condições eram completamente diferentes, mas conseguíamos ver que eles estavam à frente de todos os outros, tal como esta manhã. Uma vez mais, forçámos muito na qualificação e ficámos muito perto, mais perto do que provavelmente esperavam e mais perto do que esperávamos, pelo que fizemos um bom trabalho na qualificação", afirmou Vettel na conferência de imprensa.

"Será uma corrida bastante longa e muita coisa pode acontecer. O desgaste dos pneus será crucial e o Jenson fez uma boa corrida na semana passada, pelo que isso será importante amanhã", acrescentou o alemão, adiantando que guardou um conjunto de pneus macios (Principais) para a corrida.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Fernando Alonso não perde esperança de lutar pelo triunfo

Sem armas para lutarem pela pole position, os pilotos da Ferrari não descartam a possibilidade de batalharem pelo pódio, sendo que Fernando Alonso acredita que poderá até disputar o primeiro posto, a exemplo do que sucedeu no passado fim de semana.

d1a7f47d.jpeg

"Não posso estar satisfeito com o sexto lugar, mas a posição reflete a nossa situação atual: a McLaren e a Red Bull são mais fortes do que nós, o que nos deixa a luta pelo quinto e sexto lugar. No sábado é assim, mas talvez amanhã aconteça como em Suzuka e nos encontremos novamente na luta pelo triunfo. Com a degradação dos pneus a ser muito alta, costumamos estar em boa forma, mas aqui a situação não é muito clara, já que o comportamento dos pneus super-macios em condições de corrida e com os tanques cheios é uma incógnita", referiu Alonso.

"Infelizmente, começo do lado sujo da pista, o que é uma grande desvantagem aqui, pelo que espero não perder um lugar para o [Nico] Rosberg. Temos de ter atenção ao que acontece à nossa frente e explorar a estratégia a nosso favor", completou.

Felipe Massa, que ficou em quinto e na frente de Alonso, a sua prestação foi satisfatória dentro dos limites esperados: "Estou satisfeito com a minha prestação hoje. Penso que fiz uma boa volta final, depois da primeira na Q3 em que usei o mesmo jogo de pneus super-macios que tinha usado na Q2. Penso que estamos a melhorar a nossa prestação nos sábados, mas ainda há quatro carros à nossa frente e as nossas posições são mais ou menos as mesmas", afirmou.

"Vamos ver como vai evoluir a situação amanhã. Estou confiante: se nada de estranho me acontecer, como tem acontecido nas últimas corridas, penso que poderei fazer um bom trabalho".

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Paddy Lowe diz que monolugares com cockpit coberto não são uma necessidade

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) testou este ano soluções para proteger o cockpit dos monolugares de Fórmula 1, mas as equipas não vêem com bons olhos a possibilidade de se cobrir os cockpits. De acordo com o diretor técnico da McLaren, Paddy Lowe, citado pela revista britânica Autosport, essa solução pode não ser a ideal nalgumas situações e nalguns tipos de incidentes de corrida.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
GP da Coreia do Sul - Qualificação - Sebastian Vettel sem penalização

O Colégio de Comissários Desportivos do GP da Coreia de Fórmula 1 decidiu não penalizar Sebastian Vettel por cortar uma secção da pista após a sua primeira tentativa.
Depois de realizar o seu primeiro tempo na Q3, Vettel esteve fora da pista entre as curvas 4 e 6 mas os comissários entenderam que o alemão não ganhou qualquer vantagem por tê-lo feito.

12abd9b3.jpeg

"Tendo ouvido o piloto e a equipa, e tendo observado que o carro [número] 1 começou aquela que foi a sua volta mais rápida de qualificação com 17 segundos ainda no relógio, os Comissários decidiram que não houve qualquer ganho quando o carro 1 esteve fora de pista", refere um comunicado emitido pelos comissários.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Red Bull no topo do Mundo

Não foi só a conquista do segundo título de pilotos de Sebastian Vettel que colocou a equipa de Milton Keynes no topo do Mundo. Na verdade, a equipa cumpriu a expressão de forma literal, ao levar o seu carro de demonstração até à estrada mais alta do mundo em condições de circulação, nos Himalaias.

Com Neel Jani aos comandos, o Red Bull passou pela estrada Khardung-La, na Índia, com o piloto a confessar que "de todos os sítios do mundo em que pilotei, Khardung-La tem de ser o mais espetacular. Os Himalaias são imponentes e fazer parte da história aqui será sempre uma memória a guardar".

Mas como se leva um monolugar de Fórmula 1 até um sítio que apresenta dificuldades acrescidas pelos simples facto de o ar escassear a cada metro que se sobe? "Pressurizámos a célula de combustível, aumentámos ao máximo a altura do carro e os responsáveis pelo motor trabalharam de forma árdua nas configurações. O motor consumiu uma percentagem muito maior de combustível mas produzia menos potência: a 11 000 pés perdeu cerca de 20 por cento", explicou Anthony Ward, da equipa de demonstração da Red Bull.

Além disso, a falta de oxigénio no topo também teve o seu efeito nos membros da equipa: "Como tivemos de estar no topo mais do que esperávamos para as gravações finais, tivemos uma ligeira indisposição devido à altitude e alguns dos rapazes não puderam regressar ao topo no dia seguinte para as filmagens", acrescentou, confessando que todos precisaram de "alguma latas de Red Bull para manter os níveis de energia em alta"

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Martin Whitmarsh: "Hoje não tive de desligar o botão do rádio dos pilotos"

Martin Whitmarsh, diretor da McLaren, desvalorizou a reação pouco efusiva de Lewis Hamilton após a conquista da pole position, primeira do ano para a equipa britânica e a sua primeira desde o GP do Canadá de 2010, considerando que nem todos têm que celebrar de forma expressiva.

ffdcaeb8.jpeg

"Não é obrigatório andar aos saltos. A verdade é que todos temos estilos diferentes e visões diferentes. Todos gostámos daquele momento, mas ao mesmo tempo estamos concentrados no facto de termos uma corrida que podemos vencer amanhã e estamos concentrados nisso", é citado Whitmarsh no site Autosport.com.

O britânico brincou, ainda, a dizer que o facto de Hamilton não ter celebrado com grande entusiasmo foi positivo, pois ao contrário do que acontece com Sebastian Vettel quando este alcança a pole position, não teve de carregar no botão para desligar as comunicações via rádio entre os pilotos e as boxes.

"A pole position é ótima de se obter mas estamos aqui para tentar ganhar a corrida e penso que isso é o mais importante. Devo confessar que ouvimos alguns dos outros pilotos e, no monitor, tenho um botão para [o rádio] os pilotos. A seguir, quando eles têm a pole, tenho de o desligar imediatamente para não ter de ouvir o Sebastian a gritar no carro. Hoje, não procurei esse botão ansiosamente para o desligar, o que soube bem", afirmou.

Quanto a Hamilton, e apesar das imagens pouco expansivas, garante que estava bastante feliz com a obtenção da pole position para o GP da Coreia e que não mudou em nada a sua forma de ser: Continuo a ser o mesmo de sempre. Estou satisfeito. Tenho uma grande posição para amanhã. É bom ter uma boa sessão de qualificação e poder estar nas duas primeiras linhas da grelha. Não mudei nada: não planeio mudar nada. Sou o mesmo de sempre", explicou.

Autosport

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
481
Vettel ganha na Coreia do Sul e dá vitória à Red Bull

Vettel ganha na Coreia do Sul e dá vitória à Red Bull

Sebastian Vettel conquistou o GP da Coreia do Sul, vitória que permitiu à sua equipa, Red Bull, ganhar o título de construtores do Mundial de F1.

Vettel já tinha garantido a conquista do Mundial, mas não tirou o pé do acelerador, assumiu a liderança da prova logo na primeira volta e não mais saiu dessa posição fazendo a festa no final.

A vitória no GP coreano ganhou especial importância, uma vez que, com este resultado, a equipa do piloto alemão, Red Bull, garantiu o primeiro lugar na classificação de construtores.

Classificação do GP da Coreia do Sul:

1º Vettel - Red Bull - 1:30:01.994
2º Hamilton - McLaren-Mercedes - a 12.019
3º Webber - Red Bull - a 12.447
4º Button - McLaren-Mercedes - a 14.694
5º Alonso - Ferrari - a 15.689
6º Massa - Ferrari - a 25.133
7º Alguersuari - Toro Rosso - a 49.538
8º Rosberg - Mercedes GP - a 54.053
9º Buemi - Toro Rosso - a 1:02.762
10º Di Resta - Force India F1 - a 1:08.602
11º Sutil - Force India F1 - a 1:11.229
12º Barrichello - Williams - a 1:33.068
13º B. Senna - Renault - a 1 volta
14º Kovalainen - Lotus - a 1 volta
15º Kobayashi - Sauber - a 1 volta
16º Sergio Pérez - Sauber - 1 volta
17º Trulli - Lotus - a 1 volta
18º Glock - Virgin F1 - 1 volta
19º Ricciardo - Hispania - 1 volta
20º D'Ambrósio - Virgin F1 - 1 volta
21º Liuzzi - Hispania - a 1 volta

A Bola

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
O acidente Vitaly Petrov/Michael Schumacher

Aqui fica o acidente entre Vitaly Petrov e Michael Schumacher, que levou à entrada do safety car no GP da Coreia de F1.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Luta Lewis Hamilton vs Mark Webber: Isto é Fórmula 1

A luta entre Lewis Hamilton e Mark Webber foi um dos pontos altos do GP da Coreia. Veja ou reveja.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
A estranha ultrapassagem de Mr. Button

Jenson Button (McLaren) mostra a Nico Rosberg (Mercedes) que na Fórmula 1 nada é um dado adquirido. quando o alemão pensava ter ganho a "batalha do pitlane", eis que o inglês tirou uma carta da manga.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
As grandes lutas da primeira volta do GP da Coreia de F1

Como quase sempre sucede nas partidas dos Grandes Prémios, a primeira volta do GP da Coreia de F1 foi bastante interessante, proporcionando bons momentos de corrida pura. Vale a pena ver.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Vitaly Petrov penalizado em cinco posições na grelha do GP da Índia de F1

Vitaly Petrov foi penalizado em cinco posições na grelha de partida para o Grande Prémio da Índia de F1 como consequência do abalroamento ao Mercedes de Michael Schumacher durante a corrida de hoje. O piloto da Renault lutava com Fernando Alonso na travagem para a curva 3, quando travou na parte mais suja da pista e perdeu o controlo do seu Renault, batendo no monolugar do alemão e quase fazendo o mesmo ao Ferrari do espanhol, que se 'safou' por centímetros.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Mercedes 'inventa' novo F-duct para 2012

De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, a Mercedes desenvolveu um F-Duct direcionado à asa dianteira, que pretende utilizar em 2012. A publicação alemã deu à estampa diagramas da inovação, que já terá sido testada em Suzuka.

O novo F-duct confina-se à asa dianteira, e não à traseira como foi visto na época passada e banido para este ano. O ar entra pelo nariz do Mercedes, é direcionado através, e debaixo da asa frontal, percorre o monolugar e sai pela asa traseira. Ao contrário de 2010, os F-ducts, não são despoletados pelos pilotos, o que os torna legais.

70633878.jpeg

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Adeptos alemães acreditam que Vettel bate recorde de Schumacher

Os adeptos alemães de Fórmula 1 são de opinião que Sebastian Vettel vai bater o recorde de sete títulos de Michael Schumacher na F1. Aos 24 anos, o piloto da Red Bull tornou-se no mais jovem bicampeão de sempre, e para já tem todas as condições para continuar na senda do sucesso, já que tem contrato com a Red Bull, pelo menos para as próximas três épocas.

A agência de comunicação SID levou a cabo um sondagem onde 59.5 por cento dos alemães se mostraram convictos que Vettel chega, pelo menos aos oito títulos, enquanto 24.6 por cento acham que o recorde de sete títulos de Michael Schumacher permanecerá para sempre imbatível.

464e39b3.jpeg

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Quando as faíscas voavam na Fórmula 1

Antti Kalhola tem já um novo vídeo dedicado à Fórmula 1 das décadas de 1980/90, épocas em que o contacto dos monolugares com o solo dava origem a imagens espetaculares. Como não poderia deixar de ser, Ayrton Senna tem um papel central no pequeno vídeo.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Pedro De la Rosa: "As mortes de Senna e Ratzenberger salvaram vidas"

"Achamos que podemos sempre esquivar-nos do perigo devido ao nosso talento inato. Houve corridas em que não senti uma pontinha de perigo. Sim, fui ingénuo, mas não um herói.", começou por referir Pedro de La Rosa, na sua coluna no jornal "Fórmula Santander", continuando: "Agora despertámos todos, recordando que somos mortais, desportistas vulneráveis ao capricho da sorte."

42114206.jpeg

"Acima de tudo, este desporto que amamos é tremendamente perigoso! Os acidentes trágicos na F1 remontam a 1994, com as mortes no mesmo fim de semana de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna, e pode-se dizer que as suas mortes salvaram vidas, porque depois disso foram colocados em marcha inúmeros programas para aumentar a segurança. Posso dizer que estou orgulhoso do trabalho com a FIA em termos de segurança, e não posso deixar de agradecer aos heróis anónimos que ativaram todos estes programas, ao Ayrton e ao Roland pois as suas mortes salvaram muitas vidas, de companheiros meus e inclusivamente a minha. Posso dizer bem alto que se não fosse o bom trabalho da FIA em termos de segurança, nos últimos 17 anos, eu não estaria aqui. Casualidade? Não. Sorte? Sim, de haver vivido nesta época e poder conduzir monolugares seguros em circuitos seguros."

"Confesso que escrevo com raiva pela morte do Dan Wheldon, ao reclamar o mesmo nível de segurança alcançado na F1 para as corridas americanas. Chegou o momento de alterar muitas coisas, pois são demasiados os amigos que perdemos nos EUA. O "The show must go on" já não vale. Os americanos devem aprender com os europeus e com a FIA. Acho que chegou a hora dos companheiros do Dan darem um murro na mesa."

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel 'explica' o Buddh International Circuit

Sebastian Vettel, o campeão de 2011 do Mundial de Fórmula 1, explica-lhe os segredos do novo Buddh International Circuit, onde se irá realizar o Grande Prémio da Índia de Fórmula 1 dentro de semana e meia.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
FIA vai apertar o controlo aos mapas de motor em 2012

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) alertou as equipas de que na próxima temporada as regras no que diz respeito aos mapas de gestão do motor serão ainda mais apertadas, visando impedir que alguma equipa encontre uma falha no regulamento em seu proveito.

61d97941.jpeg

Se o aproveitamento dos gases de escape para efeitos aerodinâmicos no difusor já se sabia que seria proibido na temporada de 2012, ainda existem questões acerca de possíveis buracos no regulamento, com a FIA a temer que alguma equipa encontre formas de utilizar esses gases de escape para fins aerodinâmicos.

De acordo com o Autosport.com, a FIA enviou uma Diretiva Técnica para as equipas a informá-las de que os regulamentos serão mais rígidos a partir de 2012 no que diz respeito aos mapas de motores de F1, impedindo eventuais aproveitamentos para fins aerodinâmicos.

Neste assunto, Ross Brawn, diretor da Mercedes GP, explicou as suas reservas quanto à interdição dos esquemas de utilização dos gases de escape para fins aerodinâmicos: "No nosso caso, [o desenho dos escapes] é relativamente convencional, mas se alguém vai aparecer com algo inovador quero esperar para ver. Não diria que estou confiante de que não existirá um esquema de escapes inovador porque assim que aprendemos alguma coisa não podemos esquecê-la", é citado Brawn no Autosport.com.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Fórmula 1 prepara-se para ter duas corridas nos Estados Unidos em 2013

O Mundial de Fórmula 1 deverá passar a contar com duas provas nos Estados Unidos da América a partir de 2013, uma em Austin, no Texas, e outra nas ruas de Nova Jersey.

48145a4d.jpeg

De acordo com a informação avançada hoje pelo site Autosport.com, os Estados Unidos poderão contar com duas provas no calendário já a partir de 2013, cumprindo-se assim um objetivo de Bernie Ecclestone, que sempre pretendeu ter uma prova citadina nos EUA.

De acordo com a mesma informação, os planos estão já bem adiantados acerca deste acordo, esperando-se um anúncio da parte do governador Chris Christie para a próxima semana, numa prova que se deverá realizar no mês de junho, num quadro temporal próximo do GP do Canadá.

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Não vai regressar a tempo do início da F1 em 2012

Robert Kubica precisa de tempo para recuperar

É cada vez mais certo que Robert Kubica não vai estar em condições para regressar aos comandos de um Fórmula 1 no início da época de 2012 da Fórmula 1. Apesar do processo de reabilitação estar a decorrer de forma satisfatória, os 'requisitos' para alta competição, neste caso a Fórmula 1, encontram-se bem acima duma recuperação normal. Em declarações a uma TV italiana, o médico do polaco, Dr. Riccardo Ceccarelli admitiu que Kubica precisa de tempo: "O Robert vai precisar de mais alguns meses para recuperar. As lesões foram tão graves que existiram colegas meus que descartaram a possibilidade dele regressar aos comandos de um F1, mas em termos clínicos tudo tem evoluído bem, pelo que julgo que em 2012 ele estará pronto, mas não para a época toda.", referiu.

a3820c41.jpeg

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Anthony Hamilton: "Teremos um novo Lewis Hamilton em 2012"

Em declarações à BBC Sport, Anthony Hamilton, pai de Lewis Hamilton, piloto da McLaren, disse que o seu filho "Colocou uma pedra sobre tudo o que sucedeu este ano e será uma pessoa completamente nova no próximo ano. Teremos um novo Lewis Hamilton em 2012. Ele tem sido muito criticado, e estou certo que a maioria não aguentaria tanta crítica. Na Coreia já mostrou o campeão que é, não tanto como piloto, mas como pessoa.", referiu.

48cb5221.jpeg

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Karun Chandhok não vai correr no GP da Índia de Fórmula 1

Afinal, e ao contrário do que chegou a ser aventado, Karun Chandhok não vai correr no GP da Índia de Fórmula 1. O patrão da Lotus, Tony Fernandes chegou a ponderar essa possibilidade, mas nos últimos dias proferiu uma declaração que clarifica tudo: "É vital para a equipa manter o mesmo nível de performance. Sei que os adeptos gostavam de ver o Karun participar na corrida, mas esta decisão é tomada em prol do futuro da equipa.", referiu Fernandes.

2829e0a5.jpeg

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Rumores Raikkonen/Williams intensificam-se

Os rumores que referem a possibilidade de Kimi Raikkonen regressar à Fórmula 1 e rumar à Williams intensificam-se, havendo mesmo quem já assegure que o contrato está assinado.

A publicação finlandesa Ilta-Sanomat levantou a lebre há tempos, ligando a re-entrada de Raikkonen na F1 a um possível patrocínio do Qatar National Bank, e a verdade é que nos últimos dias Frank Williams viajou para o Qatar e a Arábia Saudita. Resta aguardar que o rumor se confirme ou esfume de vez.

9ab39b26.jpeg

Autosport

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
FIA 'aperta' regras para 2012

A FIA vai apertar ainda mais a malha no que à interpretação das regras diz respeito, de modo a evitar que os gases de escape voltem a servir para aumentar a carga aerodinâmica dos Fórmula 1 ao passarem pelos perfis extratores.

5a8e9d18.jpeg

Durante a época a FIA tomou medidas para atenuar os efeitos dessa situação, e agora Charlie Whiting pretende ir ainda mais longe, não só clarificando as possíveis interpretações dúbias do regulamento de 2012, evitando que alguma equipa faça, como sucedeu nos últimos anos, interpretações diferentes e ganhe grande vantagem com isso. Para além disso, a FIA vai impor cartografias de motor ainda mais restritas, diminuindo drasticamente a latitude de intervenção dos engenheiros.

Autosport