Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Ferrari evoluiu conceito de asas flexíveis na Índia

Após muito se questionar a flexibilidade das asas dianteiras da Red Bull ao longo dos dois últimos anos, a Ferrari parece ter conseguido encontrar uma solução semelhante capaz de oferecer mais alguns décimos de segundo à equipa sem falhar nos testes de carga da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

401d56a5.jpeg


No passado GP da Índia, Felipe Massa competiu com uma asa dianteira que notoriamente fletia bastante no final da reta mais comprida do circuito, levando a que os seus extremos tocassem mesmo o asfalto, produzindo imagens que eram frequentes na Fórmula 1 das décadas de 1980 e 1990.

De acordo com a revista britânica Autosport, esta nova asa testada em condições de grande prémio por Massa, é fruto do trabalho aturado da equipa italiana ao nível da fibra de carbono, conseguindo fletir na pista mas suportar os testes exigentes da FIA.

Na sessão de qualificação, Massa competiu com a asa mais antiga, mas o facto de se ter despistado obrigou à utilização da nova asa na corrida, vindo depois a ser substituída na segunda paragem do brasileiro nas boxes. Isso levanta algumas dúvidas quanto à resistência da asa numa corrida inteira.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Robert Kubica vai ser operado novamente ao pulso direito

A probabilidade de Robert Kubica regressar à Fórmula 1 no início de 2012 é cada vez mais ténue, já que segundo o diário italiano 'La Gazzetta dello Sport' o polaco vai ser novamente operado ao pulso direito.

cc5efaaf.jpeg


Esta situação vem reforçar os rumores que dão conta da decisão de Eric Boullier, patrão da Renault (no próximo ano Lotus), em escolher Vitaly Petrov e Romain Grosjean para o line-up da sua equipa no próximo ano.

Segundo Igor Rossello, um dos cirurgiões que segue o polaco: "A mobilidade da mão direita de Robert Kubica é satisfatória - e veja-se o que a vontade duma pessoa faz, pois ele já guiou um carro - mas a verdade é que Kubica ainda está a alguns meses do fim do seu processo de reabilitação.", referiu.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Romain Grosjean: "Estou preparado para regressar à Fórmula 1"

Os rumores são cada vez mais fortes, e 'dizem' que os responsáveis da Renault já escolheram a dupla de pilotos da Lotus (nome do próximo ano). Vitaly Petrov e Romain Grosjean poderão ser os dois pilotos, já que é cada vez mais certa a ausência de Robert Kubica, pelo menos no início de 2012, com Bruno Senna a perder também o seu atual lugar na equipa.

2a731335.jpeg


Para Romain Grosjean, esta poderá ser a sua segunda vida na F1, depois de ter passado pela disciplina Rainha do desporto automóvel em 2009, como colega de equipa de Fernando Alonso na Renault: "Da última vez, em 2009, foi irreal e não foi a melhor maneira de chegar à Fórmula 1. Agora, depois de ter regressado à GP2 e vencido, sinto-me 100 por cento preparado para a Fórmula 1. O que passei em 2009 ajudou-me a tornar-me no piloto que sou hoje. Se regresso ou não, o Robert (Kubica) é a chave de tudo. Todos esperamos que recupere bem, mas é demasiado cedo para falar do próximo ano.", referiu Grosjean.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Luca di Montezemolo: "Desde 1997 para cá os nossos adversários mudam, mas a Ferrari

Luca di Montezemolo: "Desde 1997 para cá os nossos adversários mudam, mas a Ferrari está sempre na luta pelos títulos"

Sem surpresa, Luca di Montezemolo admite que o ano de 2011 está a ser muito complicado para a Ferrari, havendo somente para destacar a vitória de Fernando Alonso em Silverstone, mas lembra que o único denominador comum desde 1997 na luta pelos títulos é a Ferrari:

bba55578.jpeg


"Tem sido um ano difícil, e talvez estejamos a pagar o facto de termos reagido a meio da época e lutado até ao fim, pelo título do ano passado. Acima de tudo, este ano não temos o carro que a equipa e os adeptos queriam. Só podemos regozijar-nos pelo resultado de Silverstone, sessenta anos depois de Froilan Gonzalez ter feito o mesmo naquele circuito, mas também penso que temos de estar orgulhosos porque desde 1997 até hoje, com pouquíssimas exceções, a Ferrari esteve sempre na luta pelos campeonatos, ganhando ou lutando até à última prova. Nesse período de tempo, os nossos rivais estiveram sempre a mudar. Começou por ser a Williams, depois a McLaren, mais tarde a Renault e agora a Red Bull. Eles mudam, só a Ferrari é que não!", referiu num evento da Ferrari em Mugello.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Ferrari nega ameaça de sair da Fórmula 1

Na sua habitual coluna das segundas-feiras, 'Horse Whisperer' a Ferrari negou que o seu presidente, Luca di Montezemolo tenha ontem sugerido que a sua equipa podia abandonar a Fórmula 1, desagradada com as novas regras da disciplina para 2014.

cfe8b517.jpeg


"A Fórmula 1 é a nossa vida, e sem a Ferrari não há Fórmula 1, tal como a Ferrari seria diferente sem a F1. Se a Fórmula 1 ainda quer a Ferrari deverá mudar e voltar a ser a disciplina que lidera a pesquisa e desenvolvimento, mesmo mantendo um olho nos custos. Não estamos na Fórmula 1 como patrocinadores, nos somos um verdadeiro construtor.", referiu ontem di Montezemolo nas Finais Ferrari em Mugello.

Já hoje, na coluna 'Horse Whisperer', a equipa diz que os comentários de Montezemolo não devem ser interpretados como uma ameaça, mas sim uma crítica construtiva que pretende ajudar a F1 a tornar-se ainda melhor: "As declarações de Montezemolo foram vistas como uma ameaça ou mesmo um ultimato, mas o 'Whisperer' assegura que não é nada disso.", lia-se na coluna.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pirelli vai testar pneus 'experimentais' em Abu Dhabi

A Pirelli vai realizar um teste experimental de pneus macios nos treinos livres do GP de Fórmula 1 em Abu Dhabi, já a pensar na época de 2012. As equipas vão ter à sua disposição 11 'sets' de pneus (cinco macios e seis médios) para além de mais dois 'sets' experimentais para os treinos livres de sexta-feira. A intenção é refinar as performances dos pneus Pirelli. No testes dos 'rookies' a Pirelli vai ainda testar 'protótipos' de pneus.

5112d336.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Felipe Massa vai permanecer na Ferrari em 2012

O presidente da Ferrari, Luca Cordero di Montezemolo esteve bastante tempo sem se fazer ouvir, mas este domingo, produziu um conjunto de declarações que deixaram a imprensa internacional em polvorosa, e que já levaram, inclusivamente a desmentidos que referem que a Ferrari não tem intenção de sair da Fórmula 1.

bba55578.jpeg


Entre várias coisas, Montezemolo fez saber que Felipe Massa está de pedra e cal na equipa em 2012, e apesar de Sergio Perez e Nico Rosberg terem sido dados como alternativas na Scuderia, Montezemolo reiterou que Felipe Massa tem contrato para 2012 e vai permanecer pelo menos mais um ano: "Não vai haver qualquer alteração na nossa dupla de pilotos para 2012", referiu.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP do Canadá 'pressionado por GP de New Jersey

Com a confirmação de dois Grandes Prémios de Fórmula 1 nos Estados Unidos da América do Norte, a partir de 2013, a prova canadiana tira desse facto algum partido, já que partilha com os organizadores da nova prova de New Jersey os custos logísticos do transporte do material, mas por outro lado passam a ter outro problema, quiçá mais complicado, pois têm agora um concorrente muito forte naquela zona do globo.

578929f8.jpeg


Se até aqui muitos adeptos americanos não deixavam fugir a possibilidade de ir a Montreal ver a F1, agora passam a ter uma alternativa bem mais perto, o que vai colocar pressão acrescida na prova do Circuito Gilles Villeneuve, em termos de receitas, e se até ao final do atual contrato isso não será um enorme problema, os valores para uma eventual renovação por vários anos já será mais problemática, correndo os organizadores o risco de contratarem um pagamento e não terem depois receitas para o cobrir.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Red Bull levou Fórmula 1 aos 5.602 metros de altura

A Red Bull parece estar mesmo disposta a dar asas à Fórmula 1 e desta feita levou um dos seus monolugares à mais alta estrada circulável, no norte da India, perto de Kashmir. O recorde está agora nos 5.602 metros de altura.



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Jaime Alguersuari sonha com a Red Bull

Jaime Alguersuari acredita que poderá ser um dos escolhidos no 'line-up' da Toro Rosso para 2012, num 'shoot-out' que engloba ainda Sebastien Buemi, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne. O espanhol está confiante, pois apesar de ter menos experiência que Buemi, tem mais onze pontos no Mundial que o seu companheiro de equipa: "O meu objetivo é chegar à Red Bull e dar-lhes vitórias. Tenho progredido bem e espero ser confirmado para 2012 na Toro Rosso. Conto um dia chegar a campeão, mas para isso preciso de um monolugar à altura. Até lá, acredito que a Toro Rosso vai chegar aos lugares da frente dentro de três ou quatro anos", referiu.

0ca8552a.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Grande Prémio de Abu Dhabi de Fórmula 1

Décima segunda vitória para Sebastian Vettel?

Quem diria no início desta época que o jovem Sebastian Vettel poderia igualar o recorde de treze vitórias alcançado por Michael Schumacher em 2002? É essa a grande motivação do piloto da Red Bull, que terá nos Grandes Prémios de Fórmula 1 de Abu Dhabi e do Brasil, dois grandes desafios. Mas com a sua reconhecida apetência para obter pole-positions e arrancar na frente pode facilitar-lhe muito a vida.

c5d23466.jpeg


A pista não costuma proporcionar bons espetáculos, mas este ano há duas zonas de DRS, o que pode mudar tudo, pois tirando as duas enormes retas, as curvas são quase todas de baixa e média velocidade. Os pneus não devem ajudar muito ao espetáculo pois a Pirelli foi conservadora na escolha.

A McLaren parece ser a única equipa que pode bater a Red Bull até ao final do ano, mas Fernando Alonso pretende alcançar um bom resultado, que faça esquecer o que ali lhe sucedeu o ano passado, quando um grave erro tático da Ferrari lhe custou o título Mundial.

Curiosa vai também ser a luta entre a Force India, Sauber e Toro Rosso na discussão do sexto lugar no Mundial de Construtores, que vale muitos milhões de euros. A equipa de Faenza tem sido a que mais tem pontuado nos últimos tempo, mas a verdade é que qualquer delas pode sobressair. Enfim, espera-se um bom Grande Prémio, especialmente se Vettel não conseguir arrancar na frente.

Horário

Sexta-feira
Treinos Livres 9h00
Treinos Livres 13h00
Sábado
Qualificação 13h00
Domingo
Corrida 13h00

Autosport
 
Última edição:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Nico Rosberg estende contrato com a Mercedes GP até 2013

Nico Rosberg rubricou novo contrato com a Mercedes GP, vínculo que passa a ligar as duas partes até 2013. Apesar das recentes notícias que davam conta da possibilidade do piloto alemão rumar à Ferrari, tudo termina com a extensão do atual contrato, que, segundo foi dado a conhecer tem ainda um ano de opção para 2014. Para Nico Rosberg, o objetivo é claro: "Vencer com os 'flechas prateadas' será um dos pontos altos da minha carreira, e espero continuar a ajudar no sentido de nos tornarmos os melhores na Fórmula 1", referiu.

e8e862f1.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Michael Schumacher também estendeu contrato?

Só Nico Rosberg foi confirmado oficialmente

De acordo com o jornal alemão 'Bild', Michael Schumacher, a exemplo de Nico Rosberg, prolongou o seu contrato com a Mercedes GP por mais uma época, até ao final de 2013. O seu crescendo de forma é evidente, pelo que não será de estranhar a decisão, mas a verdade é que ao contrário do que sucedeu com Rosberg, a equipa não divulgou qualquer informação. As recentes contratações da equipa dirigida por Ross Brawn (Aldo Costa, ex-Ferrari, Bob Bell, ex-Renault, e Geoff Willis, ex-HRT) poderão ter pesado na decisão de Schumacher. A Mercedes pretenderá, duma vez por todas, chegar-se aos lugares da frente na F1. E que bom que era ter oito pilotos e quatro equipas a lutar pelos títulos...

87a20637.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Kimi Raikkonen declinou Williams?

Kimi Raikkonen garantiu ao jornal finlandês Turun Sunomat que não assinou qualquer contrato com a Williams para o próximo ano, embora tenha confessado ter estado em conversações com a equipa de Grove.

Neste contexto, não deverá ser possível à Williams assegurar o patrocínio do Qatar National Bank, pois os árabes só o fariam com a certeza de ter o finlandês na equipa e este por sua vez pretendia garantias antecipadas que a equipa tivesse meios para lhe dar um carro bom. O único facto, é que em 2011 a Williams vai ter o seu pior ano de sempre nos seus 34 anos de história.

f7cc1df0.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Rubens Barrichello: "Estou à espera, não digo adeus aos meus adeptos"

Rubens Barrichello tem quase como certa a sua saída da Williams, e por isso tenta arranjar forma de se manter na disciplina. Após 19 épocas na F1, o brasileiro já esteve nesta mesma situação em 2008, depois do fim da Honda, mas Ross Brawn deu-lhe a mão levando-o para a Brawn GP. De qualquer forma, algo parecido não parece poder voltar a suceder, a não ser que alguém tire um coelho da cartola. Falou-se na possibilidade de Barrichello rumar à Renault caso Robert Kubica não possa regressar, mas Eric Bouiller, patrão da Renault, parece já ter escolhido Vitaly Petrov e Romain Grosjean: "Estou à espera de telefonemas, mas ainda não digo adeus aos meus adeptos. Quero lá estar no próximo ano, na minha 20ª época na F1, e por isso estou à espera. Quanto ao Kimi (Raikkonen), ele teria boas coisas para dar à equipa, mas pensando em mim, tenho esperança que sou a melhor opção", concluiu.

b2982911.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Jenson Button liderou sessão inaugural em Abu Dhabi

Jenson Button colocou a McLaren no topo da tabela de tempos do primeiro treino livre para o GP de Abu Dhabi, com a equipa de Woking a parecer em grande forma neste ensaio inicial no circuito de Yas Marina.

Button conseguiu a sua melhor volta em 1.40,263s, com Mark Webber a saltar para o segundo posto nos instantes finais e a impedir que a McLaren ficasse com os dois melhores tempos, já que Lewis Hamilton ficou em terceiro. Webber e Hamilton ficaram a 0,126s e 0,140s, revelando grande equilíbrio na frente da tabela.

89c1adfc.jpeg


Os seis pilotos das três equipas mais rápidas do campeonato ficaram com as primeiras posições, já que Sebastian Vettel terminou em quarto, a 0,492s e não muito longe de Fernando Alonso (Ferrari), que ficou na quinta posição. Felipe Massa, no outro Ferrari, ficou em sexto. Os dois pilotos da equipa italiana não evitaram, contudo, piões na primeira curva (Alonso por duas vezes e Massa uma), aparentando algumas dificuldades com o equilíbrio dos seus monolugares.

Adrian Sutil foi o sétimo melhor com o Force India, ficando na frente de Nico Rosberg (Mercedes), com Paul di Resta, no segundo Force India, e Jaime Alguersuari (Toro Rosso) a completarem o leque dos dez melhores. Logo a seguir ficaram os dois pilotos de testes de sexta-feira, Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) e Romain Grosjean (Renault).

Menos positivas foram as sessões de Rubens Barrichello (Williams), que se viu obrigado a parar o seu carro em pista ao cabo de apenas três voltas com problemas mecânicos e de Vitaly Petrov, que teve também problemas em pista e colocou o setor final sob bandeiras amarelas na parte final.

1. Jenson Button McLaren-Mercedes 1.40,263s 21 Voltas
2. Mark Webber Red Bull-Renault + 0.126 26
3. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 0.140 27
4. Sebastian Vettel Red Bull-Renault + 0.492 27
5. Fernando Alonso Ferrari + 0.538 25
6. Felipe Massa Ferrari + 0.997 17
7. Adrian Sutil Force India-Mercedes + 1.077 23
8. Nico Rosberg Mercedes + 1.867 26
9. Paul di Resta Force India-Mercedes + 1.888 28
10. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 2.114 26
11. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari + 2.370 26
12. Romain Grosjean Renault + 2.422 29
13. Vitaly Petrov Renault + 2.855 13
14. Pastor Maldonado Williams-Cosworth + 2.992 29
15. Michael Schumacher Mercedes + 3.126 24
16. Sergio Perez Sauber-Ferrari + 4.149 28
17. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari + 4.221 18
18. Heikki Kovalainen Lotus-Renault + 4.302 27
19. Jarno Trulli Lotus-Renault + 4.635 25
20. Tonio Liuzzi HRT-Cosworth + 6.122 28
21. Daniel Ricciardo HRT-Cosworth + 6.269 27
22. Timo Glock Virgin-Cosworth + 7.761 20
23. Robert Wickens Virgin-Cosworth + 8.288 23
24. Rubens Barrichello Williams-Cosworth Sem tempo 3

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton: "O plano é fugir das penalizações parvas..."



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel: "Na Red Bull trabalhamos em harmonia e somos bem sucedidos também p

Sebastian Vettel: "Na Red Bull trabalhamos em harmonia e somos bem sucedidos também por disso!"



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Michael Schumacher: "Se renovei até 2013 com a Mercedes? Segundo alguns jornais, sim

Michael Schumacher: "Se renovei até 2013 com a Mercedes? Segundo alguns jornais, sim, mas na realidade... não!"



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP de Abu Dhabi - Treinos Livres 2

Lewis Hamilton comandou segundo treino livre

Lewis Hamilton confirmou o bom momento de forma evidenciado pela McLaren-Mercedes esta manhã ao cotar-se como o piloto mais rápido da segunda sessão de treinos livres para o GP de Abu Dhabi. Jenson Button, o mais veloz da manhã, ficou na segunda posição, reforçando a aparente boa forma da equipa de Woking no circuito de Yas Marina.

a488ab11.jpeg


Hamilton foi o mais rápido com uma volta em 1.39,586s, batendo Button por apenas 0,199s, mas os dois pilotos da Ferrari não ficaram muito longe, com Fernando Alonso e Felipe Massa a ficarem nas duas posições seguintes, a 0,385s e a 0,394s respetivamente.

Contudo, a sessão do piloto espanhol ficou marcada por um despiste na curva 1, que o levou a embater nas barreiras que delimitam a pista. Mas não foi o único, já que Sebastian Vettel (Red Bull) errou no mesmo local e também acertou no mesmo muro. Atrás de Massa ficou Mark Webber (Red Bull) e Vettel.

Michael Schumacher foi o sétimo, sendo o melhor dos Mercedes, ficando logo na frente do duo da Force India, com Adrian Sutil a bater Paul di Resta, ao passo que Kamui Kobayashi encerrou o lote dos dez melhores aos comandos do seu Sauber. O seu companheiro de equipa, Sergio Perez, ficou logo no lugar seguinte, enquanto Sebastien Buemi (Toro Rosso) foi o 12º.

1. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1.39,586s 31 Voltas
2. Jenson Button McLaren-Mercedes + 0,199 30
3. Fernando Alonso Ferrari + 0,385 20
4. Felipe Massa Ferrari + 0,394 34
5. Mark Webber Red Bull-Renault + 0,518 35
6. Sebastian Vettel Red Bull-Renault + 0,546 26
7. Michael Schumacher Mercedes + 0,967 34
8. Adrian Sutil Force India-Mercedes + 1,365 34
9. Paul di Resta Force India-Mercedes + 1,435 37
10. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari + 1,904 34
11. Sergio Perez Sauber-Ferrari + 1,979 34
12. Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari + 2,094 33
13. Vitaly Petrov Renault + 2,361 31
14. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 2,397 34
15. Bruno Senna Renault + 2,783 36
16. Rubens Barrichello Williams-Cosworth + 3,212 35
17. Pastor Maldonado Williams-Cosworth + 3,324 34
18. Heikki Kovalainen Lotus-Renault + 3,976 36
19. Jarno Trulli Lotus-Renault + 4,464 38
20. Nico Rosberg Mercedes + 4,679 41
21. Timo Glock Virgin-Cosworth + 5,900 34
22. Jerome D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 6,556 32
23. Tonio Liuzzi HRT-Cosworth + 6,663 21
24. Daniel Ricciardo HRT-Cosworth + 6,742 34

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP de Abu Dhabi - Os despistes de Fernando Alonso e de Sebastian Vettel

A curva 1 do circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, foi uma dor de cabeça para alguns pilotos, sendo que os nomes mais sonantes apanhados desprevenidos foram Fernando Alonso e de Sebastian vettel no segundo treino livre, com ambos a despistarem-se e a irem embater nas barreiras de pneus.





Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pirelli promete abordagem mais agressiva para 2012

A Pirelli revelou planos para adotar uma estratégia mais agressiva no que diz respeito aos pneus para a temporada de 2012, tendo já testado em Abu Dhabi nos treinos de ontem um composto de pneus macio que será a base dos pneus médios do próximo ano.

5c17a7aa.jpeg


O plano da marca italiana é aproximar o comportamento dos diversos tipos de borracha de modo a alargar as opções estratégicas para as equipas, prevendo testar nos treinos do GP do Brasil um composto mais duro.

"Penso que na próxima época não teremos toda a época a competir com os pneus macios. Vamos encurtar a distância entre compostos e verão corridas em que os pneus médios e duros serão usados. Os dados já recolhidos mostram uma grande melhorias em termos de performance. Vamos partir do zero em todos os compostos para a próxima época", é citado Paul Hembery, da Pirelli, no Autosport.com.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP de Abu Dhabi- Qualificação

Sebastian Vettel volta a não dar hipóteses em Abu Dhabi

Sebastian Vettel soma e segue, desta feita no GP de Abu Dhabi. O piloto alemão da Red Bull conquistou a sua 14ª pole position da temporada e igualou o recorde de poles de Nigel Mansell numa sessão que se revelou emocionante e decidida já 'para além da hora'.

10d38cbb.jpeg


Quando tudo parecia encaminhado para que Lewis Hamilton conquistasse a pole para a corrida de amanhã, Vettel realizou uma volta em 1.38,481s, batendo Hamilton por 0,141s e saboreando mais uma pole position nesta temporada de 2011.

Jenson Button foi o primeiro dos pilotos da frente a cortar a meta na sua última tentativa, batendo o tempo até então marcado por Lewis Hamilton, mas poucos segundos depois, Hamilton retomou a pole por apenas 0,009s, ficando à espera daquilo que Vettel seria capaz de fazer. E o alemão surpreendeu, conseguindo pela primeira vez este fim de semana fazer o melhor registo numa sessão de treinos.

Um feito que o coloca igualado com Nigel Mansell no recorde de poles obtidas numa única temporada. Menos satisfeito terá ficado, certamente, Lewis Hamilton. O piloto britânico havia sido o mais rápido em duas das três sessões de treinos livres e o McLaren estava bem equilibrado para este circuito, mas no final não conseguiu garantir a pole. Ainda para mais, sabendo que o seu tempo na Q2 lhe teria dado a primeira posição.

Em terceiro vai partir Jenson Button, que também se colocou na luta pela primeira posição da grelha, ficando bastante perto de Hamilton em termos de tempo. Mark Webber, no segundo Red Bull, ficou pouco atrás, não conseguindo melhorar na sua última tentativa na Q3.

A terceira linha da grelha será ocupada pelos dois Ferrari, com Fernando Alonso a bater claramente o seu companheiro de equipa, Felipe Massa, já que o espanhol ficou a 0,577s, enquanto o brasileiro ficou a mais de um segundo dos da frente. Atrás, ficaram as duplas da Mercedes, com Nico Rosberg a deixar Michael Schumacher a cerca de um segundo.

A Force India esteve bastante bem nesta sessão, ao colocar os seus dois pilotos nos dez primeiros, com Adrian Sutil a ser o nono, na frente de Paul di Resta.

Williams na mó de baixo

Desta feita, nenhum dos pilotos da Toro Rosso conseguiu passar à Q3, com Sebastien Buemi a ser o 13º e Jaime Alguersuari o 15º. Sergio Perez deu bons sinais de competitividade da Sauber, ao ser o 11º, ficando à frente de Vitaly Petrov (Renault).

Por outro lado, a Williams terá descido neste fim de semana ao ponto mais baixo da sua temporada, pois os seus dois pilotos vão partir da última linha da grelha. Isto porque Rubens Barrichello nem sequer cumpriu uma volta na qualificação devido a problemas mecânicos, enquanto Pastor Maldonado, que havia sido o 17º, é penalizado em dez lugares à partida por ter de mudar o motor do seu monolugar, naquela que será a nona unidade este ano (o limite são oito).

Q3
1 Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1.38,481s
2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 0,141
3 Jenson Button McLaren-Mercedes + 0,150
4 Mark Webber Red Bull-Renault + 0,377
5 Fernando Alonso Ferrari + 0,577
6 Felipe Massa Ferrari + 1,214
7 Nico Rosberg Mercedes + 1,292
8 Michael Schumacher Mercedes + 2,181
9 Adrian Sutil Force India-Mercedes + 2,287
10 Paul di Resta Force India-Mercedes Sem tempo


Q2 - Tempo limite de passagem à Q3: 1.40,554s
11 Sergio Perez Sauber-Ferrari 1.40,874s
12 Vitaly Petrov Renault 1.40,919s
13 Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1.41,009s
14 Bruno Senna Renault 1.41,079s
15 Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1.41,162s
16 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1.41,240s
17 Pastor Maldonado Williams-Cosworth 1.41,760s


Q1 - Tempo limite de passagem à Q2: 1.42,605s
18 Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1.42,979s
19 Jarno Trulli Lotus-Renault 1.43,884s
20 Timo Glock Virgin-Cosworth 1.44,515s
21 Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 1.44,641s
22 Jerome D'Ambrosio Virgin-Cosworth 1.44,699s
23 Tonio Liuzzi HRT-Cosworth 1.45,159s
24 Rubens Barrichello Williams-Cosoworth Sem tempo

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel: "No final de contas consegui fazer o suficiente para bater o Lewis"

Sebastian Vettel alcançou em Abu Dhabi a sua 14ª pole position da temporada, feito que o coloca empatado com Nigel Mansell no número de poles alcançadas numa única época. Mas esta, para o piloto alemão, foi retirada 'a ferros', já que a oposição dos McLaren foi bastante forte.

0124760e.jpeg


"Na sexta-feira, não estava muito contente com o comportamento do carro. Pensámos que o carro poderia dar mais mas não o conseguíamos extrair. Esta tarde correu bastante melhor, mas esta pista é traiçoeira de muitas formas. Fazemos os treinos de dia quando há sol e a pista está quente, mas depois à noite está mais fresco e o comportamento do carro é completamente diferente", referiu Vettel na conferência de imprensa.

"Na qualificação tinha muito mais confiança no carro, em especial com os pneus macios. É difícil fazer tudo bem numa única volta, porque é longa e há muitas oportunidades para ganhar tempo mas um erro e é fácil perder tempo. No final de contas, consegui fazer o suficiente para bater o Lewis [Hamilton] que esteve bastante forte ao longo de todo o fim de semana", acrescentou.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Jenson Button: "Sentimos que podemos desafiar os Red Bull mais em corrida do que em

Jenson Button: "Sentimos que podemos desafiar os Red Bull mais em corrida do que em qualificação"

Jenson Button confessa que, apesar da pole position de Sebastian Vettel, o GP de Abu Dhabi continua em aberto, demonstrando confiança na competitividade do seu McLaren em condições de corrida.

28334edc.jpeg


"Não penso que seja uma surpresa mas sabemos o ritmo que o carro pode adotar e trata-se apenas de encontrar o equilíbrio certo. Não estive cem por cento confortável com o carro neste fim de semana, mas melhorámos bastante e experimentámos algumas coisas diferentes antes da qualificação que ajudaram", referiu o britânico.

"A Q3 foi estranha porque havia menos aderência porque estava mais fresco, pelo que o carro tinha um comportamento diferente. Não foi um má volta e como disse o Lewis, o carro está a funcionar bem neste circuito. Sentimos que somos mais competitivos e podemos desafiar os Red Bull mais em corrida do que em qualificação", acrescentou Button.

Ainda em relação à corrida, o britânico acredita que apesar de duas zonas de DRS, as ultrapassagens não serão fáceis, algo que já pôde experienciar ao longo dos treinos livres: "Ontem, ativei o DRS nas curvas 7 e 8 e ainda assim não pude ultrapassar ninguém. Esperemos que o caso seja diferente na corrida e existam mais possibilidades. É uma corrida muito longa".

Autosport
 
Topo