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Cantinho da Fórmula1:

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Grande Prémio de Portugal: ainda se lembra como era?

Autódromo do Estoril recebeu históricos como Senna, Prost ou Schumacher


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Já lá vão 17 anos. A 22 de setembro de 1996, Jacques Villeneuve (Williams) batia toda a concorrência no Circuito do Estoril para vencer o Grande Prémio de Portugal, a penúltima prova da temporada. Era a última vez que uma corrida de Fórmula 1 se realizava em Portugal.

Na preparação para a temporada de 1997 começam a surgir as notícias de um possível cancelamento da prova,devido a falta de condições de segurança no Estoril, algo que mais tarde foi confirmado. Terminavam 12 anos de corridas ininterruptas, que trouxeram a Portugal históricos como Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell ou Michael Schumacher.

As raízes do Grande Prémio de Portugal, contudo, remontam a 1958 e mais a norte. No circuito citadino da Boavista, Stirling Moss venceu a primeira corrida oficial de sempre, em solo português. No ano seguinte a caravana desloca-se para Monsanto, numa pista que não convenceu. Mas Moss voltou a ganhar. Ordem de regresso à Boavista, vitória de Jack Brabham e ponto final.

Mas não parágrafo. Em 1972, com a inauguração do Autódromo do Estoril, começa a campanha para trazer de volta a Fórmula 1. Aconteceu a 21 de outubro de 1984, numa prova que decidia o título.

Nelson Piquet saía da pole-position, Alain Prost venceu a corrida, Niki Lauda segurou o título. A partir daqui a história foi seguindo. Portugal integrava o calendário anual e a corrida começava a ganhar tradição.

Prost e Nigel Mansell, com três vitórias cada, foram os pilotos mais bem sucedidos em solo lusitano. A Williams, com seis triunfos, foi a equipa que mais ganhou.

A prova portuguesa fica, também, marcada por ter sido palco da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, em 1985.


Todos os vencedores:


1958- Stirling Moss (Vanwall)
1959- Stirling Moss (Cooper)
1960- Jack Brabham (Cooper)
1984- Alain Prost (McLaren)
1985- Ayrton Senna (Lotus)
1986- Nigel Mansell (Williams)
1987- Alain Prost (McLaren)
1988- Alain Prost (McLaren)
1989- Gerhard Berger (Ferrari)
1990- Nigel Mansell (Ferrari)
1991- Riccardo Patrese (Williams)
1992- Nigel Mansell (Williams)
1993- Michael Schumacher (Benetton)
1994- Damon Hill (Williams)
1995- David Coulthard (Williams)
1996- Jacques Villeneuve (Williams)



A vitória de Ayrton Senna em 1985 (primeira na F1)



Duelo Alesi vs Hakkinen em 1993:



A vitória de Riccardo Patrese em 1991:



A vitória de Nigel Mansell em 1990:


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Ferrari tenta colocar Jules Bianchi na Force India

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A Ferrari continua a trabalhar para colocar Jules Bianchi na vaga livre Force India. Stefano Domenicali, responsável da Scuderia, diz que estão a tentar encontrar uma solução, mas para já sabe-se que a Force India não irá anunciar o seu segundo piloto na apresentação do seu novo monolugar, a 1 de fevereiro, e provavelmente só o fará antes do início dos testes de Jerez, a 4 de fevereiro.

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Sam Michael: “Os tempos de paragem nas boxes vão cair para 2,5s ou talvez menos...”

Veja uma curta entrevista a Sam Michael, diretor desportivo da Mclaren, que faz algumas projeções e revelações curiosas.​




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Um milhão para Paddy Lowe trocar a McLaren pela Mercedes

Um milhão para Paddy Lowe trocar a McLaren pela Mercedes

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De acordo com o jornal alemão ‘Bild’, a Mercedes ofereceu a Paddy Lowe, atual diretor-técnico da McLaren, um milhão de euros anuais para este trocar de equipa, um valor que se diz ser o dobro do que atualmente aufere o homem da equipa inglesa. Entretanto foi o próprio Ross Brawn a negar que Lowe terá sido contactado par o substituir no comando da Mercedes F1 Team, confirmando no entanto conversas com Lowe. A McLaren está a tentar manter o seu diretor técnico, mas a verdade é que não só os valores envolvidos parecem ser um forte óbice, como o eventual lugar de Ross Brawn - mesmo que num futuro próximo – é quase irrecusável...

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GP da Rússia e Nova Jérsia bem encaminhados para 2014

GP da Rússia e Nova Jérsia bem encaminhados para 2014


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Numa altura em que ainda se discute se o calendário do Mundial de F1 deste ano vai ter 19 ou 20 corridas, já se fala também de 2014. Caso não existam mais surpresas, o Mundial de F1 de 2014 irá ter mais duas corridas, nos EUA, Nova Jérsia e Sochi na Rússia.

Notícias oriundas da Rússia referem que as obras rolam a boa velocidade, e confirmam um acordo com Bernie Ecclestone para o período entre 2014 e 2020, com a corrida a disputar-se provavelmente em novembro. Contudo, há também quem esteja preocupado com a instabilidade meteorológica que tem existido um pouco por todo o lado, que naturalmente se pode tornar num grande problema em países mais a norte como a Rússia.

Nessa altura, num ano normal as temperaturas oscilam entre os sete graus de máxima e um grau negativo de mínima, pelo que um ajuste no calendário – sem ser absolutamente necessário pois pode correr-se na F1 com temperaturas dessas - seria bem vindo, embora existam várias possibilidades, de modo a realizar a corrida russa o mais cedo possível.


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Lewis Hamilton vai cantar ao lado de Nicole Scherzinger

Fórmula 1 2013 arranca amanhã


Lewis Hamilton vai apostar numa carreira paralela. O piloto que este ano se transferiu para a Mercedes está a gravar algumas músicas em dueto com a namorada, a cantora Nicole Scherzinger, ex-Pussycat Dolls.

A confirmação foi dada pela própria Nicole, em entrevista à rádio inglesa «Capital FM». “Está a trabalhar em algumas músicas e eu também. Vamos harmonizar as ideias e tornarmos as duas num só”, explicou.

O piloto de 28 anos sempre foi, aliás, um apaixonado pela música, a ponto de possuir um estúdio de gravação em casa. O relacionamento com a cantora apenas o aproximou mais. Nicole Scherzinger admite que Hamilton poderá vir a sofrer críticas pelo tempo dedicado à música, mas dá o seu total apoio.

“Todos são livres para fazer músicas, ter hobbies ou fazer o que amam. Eu só o apoio. Ele sempre adorou música, desde pequeno. Toca guitarra, até. Está a gravar algumas músicas por diversão e não pode dar ouvidos aos críticos. Se quer gravar umas músicas e ser criativo, acho que não há nada errado nisso”, defendeu.

Para já ainda será necessário esperar para conhecer o que sairá desta parceria nas cantorias e averiguar se o talento de Hamilton na música se pode comparar ao das pistas.


Veja o talento para a guitarra de Hamilton:



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Grande Prémio da Rússia em novembro de 2014

Autarca de Sochi garante obras concluídas a tempo


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O presidente da Câmara de Sochi, Anatoly Pakhomov, revelou que o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 a realizar-se na Rússia deverá ter lugar em novembro de 2014, apesar de algum atraso na construção do circuito.

“Será em novembro, depois dos Jogos Olímpicos de inverno”, esclareceu Pakhomov. O projeto tem um custo que asccende aos 150 milhões de euros.

Em relação aos atrasos na construção, o autarca desvalorizou o tema. “A obra está a ser vigiada de perto pelo governo regional. Tudo está a correr dentro dos planos. Se tivermos algum problema vamos pedir ajuda a outras regiões”, assumiu.

A Rússia assinou um acordo com Bernie Ecclestone para organizar um Grande Prémio de Fórmula 1 entre 2014 e 2020. A cidade de Sochi recebe os Jogos Olímpicos de Inverno em fevereiro de 2014.

O calendário atual possui apenas 19 corridas, mas também está prevista a entrada do Grande Prémio de Nova Jérsia em 2014. Sairá alguma?

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O primeiro olhar sobre o novo Fórmula 1 da Mclaren

Equipa lança «teaser» para o anúncio do monolugar de 2013


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A McLaren divulgou um vídeo para aguçar o apetite dos seus seguidores em relação ao novo carro da marca, que será lançado no próximo dia 31 de janeiro, quinta-feira.

O vídeo, que dura pouco mais de um minuto, ainda não desvenda o MP4-28, optando por realçar a nova dupla de pilotos, formada por Jenson Button e Sergio Perez e dando um ar mais alucinante com imagens do passado.

A nova máquina surge sempre coberta por um lençol que será destapado apenas no dia anunciado, na fábrica de Woking.



Veja o teaser:


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Kimi Raikkonen tenta explicar novo Lotus

Matt Le Blanc tenta entrevistar Kimi Räikkönen sobre o novo monolugar. Veja como correu


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Kimi Raikkonen é um homem de poucas palavras e isso já é sobejamente conhecido. A postura do piloto finlandês tem vindo a ganhar adeptos e agora é aproveitada pela Lotus para promover o lançamento do seu novo monolugar, agendado para a próxima segunda-feira.

Assim, e a pouco mais de 24 horas para a apresentação do E21, o novo monolugar da Lotus, a escuderia divulgou um vídeo em que o ator Matt Le Blanc, mais conhecido por Joey Tribbiani na série «Friends», tanta entrevistar o finlandês sobre o novo carro.

Adepto confesso da Fórmula 1, Le Blanc questiona Raikkonen sobre o que acha acerca do monolugar. A resposta do nórdico é simples e direta: “Ainda não sei.” Este tipo de diálogo prossegue ao longo do vídeo até que o finlandês pede ao ator para deixá-lo em paz. Só visto...



Veja o vídeo:


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Primeira imagem do novo Fórmula 1 da Ferrari

Novo monolugar será apresentado no primeiro dia de fevereiro, em Maranello


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Faltam seis dias apenas para a Ferrari apresentar o novo monolugar para a próxima temporada de Fórmula 1. Para aguçar a curiosidade dos seus seguidores, a escuderia italiana divulgou agora a primeira imagem da silhueta do novo «bólide», cujo nome de código é 664.

A apresentação terá lugar no próximo dia 1 de fevereiro, nas instalações da marca italiana, em Maranello, quatro dias antes do arranque dos testes de pré-temporada, em Jerez de La Frontera, Espanha.

Para já, a imagem divulgada pouco ou nada adianta sobre o desenho do novo monolugar de Fernando Alonso e Felipe Massa, que se mantêm como dupla para a nova temporada.

A grande dúvida encontra-se no «bico» dianteiro, nomeadamente se o novo monolugar italiano irá manter o tão polémico «degrau» ou se irá adotar o desenho dos McLaren, mais consensual.

A nova temporada de Fórmula 1 arranca no próximo dia 17 de março, com o Grande Prémio da Austrália, em Melbourne.


Apresentações nos novos monolugares:


28 janeiro: Lotus
31 janeiro: McLaren
1 fevereiro: Force India
1fevereiro: Ferrari
2 fevereiro: Sauber
3 fevereiro: Red Bull
4 fevereiro: Mercedes
4 fevereiro: Toro Rosso
5 fevereiro: Caterham
19 fevereiro: Williams


Veja a imagem teaser:

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Hamilton pede paciência: "É uma maratona, não um sprint"

Piloto continua a virar o seu foco para 2014


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Lewis Hamilton pede paciência para apresentar resultados na Mercedes. O piloto inglês está quase a sentir, pela primeira vez, a sensação de pilotar o seu novo carro, já que os primeiros testes de pré-temporada estão agendados para 5 de fevereiro, e entende que é preciso calma nas análises, de início.

“É uma maratona, não um sprint e estamos a olhar para o longo tempo. Espero que possamos ser competitivos e se conseguirmos estar na frente logo na primeira corrida seria espetacular, mas se não conseguirmos vamos, simplesmente, ter de continuar a trabalhar”, afirmou o inglês.

O campeão do mundo de 2008 recordou que ainda nem sequer pilotou o carro e, por isso, não sabe “que problemas houve em 2012” e que necessidades de melhorar existem. Hamilton, aliás, continua a apostar em 2014 como o ano chave: “Será uma oportunidade melhor porque todos vão ter de começar do início.”

Em relação à sua própria paciência para aguardar pelos resultados, Hamilton diz que é algo que ainda não sabe se tem. “Só o tempo o vai dizer, mas tenho quase a certeza que sim”, afirmou.

“Já tive maus carros no passado. Em 2009, por exemplo, mas depois melhor. A perseverança será essencial para avançarmos”, definiu.

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Novos Pirelli Fórmula 1 de 2013

Novos Pirelli Fórmula 1 de 2013

A Pirelli vai iniciar a época de 2013 com novos conjuntos de pneus, com cintura reforçada , estrutura mais flexível e compostos globalmente mais macios, onde foi diminuída as diferenças (tempo por volta) entre cada composto. Veja o vídeo.



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Sergio Perez: "A McLaren sabe lidar com jovens pilotos"

Mexicano acredita que pode seguir as pisadas de Lewis Hamilton


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Sergio Perez não está preocupado com o seu futuro na McLaren, porque acredita que a equipa saberá tirar o melhor partido do seu potencial. O mexicano, reforço da escuderia para 2013, aponta o exemplo de Lewis Hamilton e espera sair-se bem.

“Tenho boas notícias para toda a gente: a McLaren é uma equipa que sabe lidar com jovens pilotos. Basta pensar no meu antecessor, Lewis Hamilton. Ele entrou na equipa sem experiência na Fórmula 1 e ajudaram-no a transformar-se num vencedor e num campeão. Tudo o que espero é receber o mesmo tratamento”, desejou, em declarações ao site oficial da Fórmula 1.

O ex-piloto da Sauber falou ainda dos novos pneus Pirelli para a nova temporada. Com a promessa de que se irão desgastar mais rapidamente, Perez sabe que a missão para os pilotos será mais difícil mas conta com a ajudar da equipa e do novo companheiro Jenson Button.

O estilo dos dois pilotos é descrito como semelhante, o que pode ajudar, mas Perez quer esperar para ver.

“A minha opinião é que, claro, é uma ajuda da equipa ter dois pilotos com estilos muito parecidos. Mas quão parecidos somos? Vamos ver nas próximas semanas quando nos sentarmos no mesmo carro”, anteviu.

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"A Fórmula 1 vai voltar aos anos 90"

Opinião de Gian Carlo Minardi, ex-chefe de equipa da Minardi


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Gian Carlo Minardi, ex-chefe de equipa da Minardi, considera que a Fórmula 1 está a regredir de novo para os anos 90, onde se acumulavam as equipas privadas e os pilotos pagantes. A crise financeira tem obrigado a contenção de despesas e várias equipas menos poderosas optam por cedes os lugares a pilotos que possam trazer uma importante quantia financeira.

“A Fórmula 1 está a voltar aos anos 90 quando o grid era composto por 18 equipas, a maioria privadas, que compunham o seu orçamento com pilotos ricos”, afirmou o italiano.

Minardi frisou que se um piloto consegue obter a licença necessária, então tem lugar na Fórmula 1. “E a impossibilidade de chegar a patrocínios obriga a equipa a aceitar pilotos com apoio de companhias multinacionais ou do país que usa o desporto para promover os seus próprios produtos e o turismo. Não é uma escolha feita pelo mérito desportivo”, explicou.

"E os novos motores, em 2014, vão aumentar as despesas”, recordou.

Minardi acusa a proibição de testes privados de aumentar os problemas das equipas, que têm de se focar em simuladores, o que aumenta as despesas, também.

Como deduzir então os orçamentos das equipas? Minardi sugere carros menos sofisticados, reduzindo o emprego de material eletrónico e aerodinâmico e o estabelecimento de regras para o desenvolvimento do material.

Noutro panorama, o ex-dirigente gostava de ver as categorias de acesso à Fórmula 1 mais simplificadas. “O processo de identificação de talentos tem de ser mais fácil. No passado só havia três categorias: F1, F2 e F3. Na F2 havia quatro ou cinco construtoras e mais fornecedoras de motores. Penso que é a forma correta de detetar e potenciar talentos”, defende.

Minardi lembra que é preciso, por vezes, ter coragem de dar passos atrás, mesmo que não seja fácil.

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Primeira pessoa a pilotar o novo Williams será uma mulher

Piloto de testes Susie Wolff premiada pela equipa


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A Fórmula 1 continua a ser um mundo dominado por homens, mas, aos poucos, vão-se dando passos no sentido de uma aproximação das mulheres piloto ao fenómeno. Susie Wolff, piloto de testes da Williams, foi confirmada pela equipa para a nova temporada no mesmo papel e, como bonus, ainda será a primeira a pilotar o FW35, o novo carro da equipa.

Segundo o comunicado da Williams, Susie Wolff irá ficar responsável por trabalhos no simulador e “por grande parte dos testes aerodinâmicos durante a temporada”.

“Ela provou ser uma adição de valor ao nosso leque de pilotos e o seu feedback durante as sessões do simulador tem sido bom. Como resultado vamos aumentar a sua participação este ano e vamos ver o que ela consegue fazer em conjunto com Maldonado e o Valtteri Bottas”, afirmou Mike Coughlan, diretor técnico da Williams.

Quanto a Susie Wolff, destacou a evolução como piloto em 2012 e mostrou-se satisfeita com esta promoção. “Vai aumentar a minha progressão e mal posso esperar por estar ao volante do FW35 para o primeiro teste, no próximo mês”, confessou.

“Vou mostrar que as mulheres podem desempenhar papeis de topo no desporto motorizado e quero agradecer ao Frank Williams e a toda a estrutura técnica pela confiança que têm em mim”, completou.

A Williams não terá o seu novo carro pronto a tempo dos primeiros testes da época, em Jerez, já no próximo dia 5 de fevereiro. Assim, só a 19, no circuito de Idiada, em Espanha, Wolff poderá testar o FW35.

Recorde-se que Susie Wolff é companheira de Toto Wolff, que até há bem pouco tempo era diretor executivo da Williams, mas transferiu-se para a Mercedes.

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Ferrari com monolugar clássico?

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De acordo com o jornal espanhol 'Marca', o novo monolugar da Ferrari, nome de código 664, terá uma aparência mais clássica, sendo a Ferrari uma das equipas a optar por utilizar a prerrogativa da FIA que permite tapar o bico de pato devido à estética. Como se sabe, a medida não é obrigatória, mas a Ferrari terá optado por utilizá-la, a exemplo da Williams, que também já o comunicou. Assim sendo, o novo Ferrari, apresentado na próxima sexta-feira, terá uma aparência mais clássica, mas com grandes alterações aerodinâmicas face ao F2012. A publicação refere ainda que a Scuderia terá escapes apontados para baixo, um sistema semelhante ao utilizado pela Red Bull. A suspensão em pull-rod mantém-se em 2013.

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Nurburgring sem GP da Alemanha em 2013

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De acordo com o jornal alemão Der Spiegel, Bernie Ecclestone cessou as negociações com Nurburgring, para a eventual realização do GP da Alemanha: "Na sequência de um exame detalhado da proposta do Nurburgring, não achamos que seja financeiramente viável, pelo que se dão por terminadas de imediato as negociações”. Hockenheim, onde se realizou o GP da Alemanha de 2012 passa assim a ser a única localização possível para a corrida, ainda que isso não esteja previsto para 2013.

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Lotus apresentou E21

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A Lotus foi a primeira equipa a apresentar o seu monolugar de 2013, o E21, uma nítida evolução do modelo do ano passado. Depois de uma campanha de 2012 encorajadora, onde a equipa conseguiu uma vitória em Abu Dhabi, a equipa quer agora mais e melhor. O E21 é visualmente muito semelhante ao monolugar do ano passado, mas o diretor técnico da equipa, James Allison, revelou que há muitas alterações no interior: "Dependendo para onde se olha, algumas partes são um claro redesenho e noutras áreas, foi otimizado. Os layouts de suspensão dianteira e traseira foram revistos, para tentar mais latitude aerodinâmica e a asa dianteira é uma continuação dos conceitos que temos trabalhado desde 2009”, referiu Allison. Por fim a Lotus anunciou igualmente Davide Valsecchi, Campeão da GP2 Series em 2012, como terceiro piloto, Jérôme D’Ambrosio como piloto de reserva e Nicolas Prost Piloto de Desenvolvimento.

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Maioria das equipas vai manter bico de pato?

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James Allison, diretor técnico da Lotus, é de opinião que a maioria das equipas de F1 vai manter o mesmo bico de pato já visto o ano passado, o que sucede, como já se percebeu, com o novo Lotus E21: "Eu não ficaria surpreso se a maioria das equipas optarem por não fazer uso do painel que esconde o bico de pato, já que isso irá adicionar alguns gramas de peso, e isso é coisa que nenhum de nós precisa. Contudo, se nós verificarmos algum benefício de desempenho, podemos também fazê-lo", acrescentou.



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Lotus assume: "É possível conseguir grandes coisas"

Eric Boullier assume "fome de vitórias"


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Eric Boullier, chefe de equipa da Lotus, não faz as coisas por menos: a ambição é chegar ao título. A equipa que nasceu das cinzas da Renault, campeã em 2005 e 2006, acredita que pode repetir a proeza e as boas indicações deixadas em 2012, quando Kimi Raikkonen foi o único a ficar perto da dupla Sebastian Vette-Fernando Alonso, ajudam a alimentar a esperança.

Em 2012 a Lotus terminou no quarto lugar, atrás de Red Bull, Ferrari e McLaren. Agora o objetivo não é consolidar mas melhorar e ir bem mais longe.

“Acho que é justo dizer que coisas grandes são possíveis. O salto que demos de 2011 para 2012 mostrou o que somos capazes de fazer. Some-se a isso a continuidade e o potencial da nossa dupla de pilotos e temos cocktail um muito poderoso para a temporada que teremos pela frente”, analisou Boullier.

O dirigente pede “resultados fortes e pódios regulares” para alimentar a vontade de ganhar. “Estamos magros e com fome. Enstone sabe como vencer campeonatos, mas já passou muito tempo desde a nossa última conquista e estamos ansiosos para saborear a glória novamente”, admitiu.

James Allison, responsável pelo E21, o novo carro da Lotus, tem uma abordagem mais cautelosa, preferindo esperar para ver.

“O E20 mostrou ser um carro muito eficaz, por isso há um elemento de expectativa para o E21. Continuamos com a base do nosso projeto e tentamos construir um carro de corrida mais eficiente e mais rápido, com base em todas as lições que aprendemos no ano passado. Só vamos poder medir o nosso sucesso quando formos para as corridas”, completou.

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Mark Webber: “Nunca fiz parte da agenda de Helmut Marko”

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Em entrevista, Helmut Marko disse no início deste mês que Mark Webber, piloto da Red Bull, não tem capacidade para lutar pelo título Mundial de F1, e depois de algum tempo em silêncio, Mark Webber decidiu responder. Em declarações à revista da Red Bull, Marko referiu que há muito Webber provou não conseguir manter-se consistente na luta pelo título: “Webber não consegue manter a sua melhor forma todo o ano, e cai com facilidade numa espiral negativa.” Não é novidade para ninguém que Marko sempre esteve muito perto de Sebastian Vettel, e isso nunca foi problema para o australiano, que desta feita entendeu responder à letra: “Todos a este nível na F1 têm a sua agenda própria e é evidente que eu nunca fiz parte da agenda de Helmut Marko”, referiu Mark Webber.

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O novo volante de Raikkonen tem botões para gelado e para sorrir

Lotus continua a explorar a imagem de marca do finlandês


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Se Kimi Raikkonen não muda, o melhor é tentar aproveitar o peculiar feitio do piloto. A Lotus tem tentado fazer isso mesmo, explorando na vertente do marketing e comercial as características demasiado vincadas do piloto.

Para além de promover a frase “Deixem-me em paz que eu sei o que estou a fazer” ou divulgar alguns vídeos com situações engendradas mas cómicas, a Lotus criou agora um volante especial para o piloto.

Através do seu Facebook oficial, a Lotus divulgou-o, questionando: “Lembram-se quando perguntámos o que seria um bom presente de Natal para o Kimi?”.

A imagem é, naturalmente, uma brincadeira. O volante tem botões para sorrir (algo que o finlandês deve usar poucas vezes...) ou para pedir gelados. Mas também para jogar “Angry Birds” ou para abrir o portão, numa sátira ao momento em que Raikkonen entrou por um caminho paralelo no último Grande Prémio do Brasil.

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Grupo de investidores tenta ressuscitar HRT

Nova equipa irá chamar-se Scorpion Racing mas dificilmente irá a tempo do Mundial 2013


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Um grupo de investidores americanos e canadianos está a tentar ressuscitar a HRT, equipa de Fórmula 1 que não foi inscrita na temporada de 2013 devido a problemas financeiros. O objetivo será trazer de volta a escuderia, com um outro nome, algo que, contudo, só deverá ser possível em 2014.

Segundo noticia a revista «Autosport», o grupo já está em negociações com a Thesan Capital, detentora dos direitos da HRT, para a compra e respetiva reformulação da equipa, que se deverá passar a chamar Scorpion Racing.

Bernie Ecclestone estará a par das negociações e é a favor da ideia, mas a FIA impede que a mesma ainda seja inscrita no Mundial 2013, devendo ter de aguardar durante um ano. O prazo para inscrever equipas termina em novembro.

No final desta semana, a transação poderá ficar concluída e os responsáveis irão esclarecer os seus objetivos para a Scorpion Racing, que deverá operar em Silverstone e utilizar motores Cosworth e caixa de velocidades da Williams. O carro será uma versão melhorada do HRT F112.

A HRT, recorde-se, tinha sede em Madrid.

Segundo o «Autosport», Ecclestone estará a fazer força junto dos investidores para completarem rapidamente a transação e, assim sendo, ainda ajudaria a pressionar a FIA para aceitar a inscrição da Scorpion Racing para 2013, desde que estes garantam capacidade técnica e financeira para competir.

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Ecclestone: "Estou a fazer os possíveis para haver GP da Alemanha"

Prova continua em risco de não integrar calendário de 2013


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Bernie Ecclestone veio a público garantir que está a encetar esforços para que o Grande Prémio da Alemanha continue a integrar o calendário da Fórmula 1, mas é algo que não está adquirido.

Apesar de ter sido incluído na escala, as negociações com o circuito de Nurburgring não chegaram a bom porto o que complica o cenário. É que Hockenheim, que organiza a prova também em alternância anual, já frisou não ter capacidade para o fazer todos os anos.

Ecclestone não ficou satisfeito com a proposta financeira de Nurburgring que atravessa uma grave crise e esteve na iminência de falência técnica.

Em declarações à Associated Press, contudo, o «patrão» da Fórmula 1 garante que o caso não está fechado. Mas não está fácil.

“Estou a fazer o meu melhor para garantir que há uma corrida na Alemanha. Mas nesta altura não posso dizer se será em Hockenheim ou Nurburgring”, afirmou.

O Grande Prémio da Alemanha é uma das provas históricas do calendário. Desde 1951, apenas por três vezes não aconteceu sendo que uma delas foi em 2007, quando a corrida em Nurburgring recebeu a designação de Grande Prémio da Europa.

Para além de ser o país do tricampeão do mundo, Sebastien Vettel, é na Alemanha que se situa a Mercedes que é uma das equipas mais importantes e um dos principais fornecedores de motores.

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«Sir» Jackie Stewart aconselha piloto a focar-se nas corridas

"Hamilton não pode empolgar-se com a sua importância"


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«Sir» Jackie Stewart aconselha Lewis Hamilton a refrear a forma como se comporta fora das pistas. O tricampeão do mundo de Fórmula 1 acha que o piloto se deve focar apenas nas corridas se quiser ter sucesso na Mercedes.

“Pessoalmente, se fosse Hamilton, não teria saído da McLaren. Mas, tendo 28 anos, ele sabe bem o que faz. Mas acho que ele tem de ter cuidado para não se empolgar com a sua própria importância, com o facto de ser uma celebridade, com a sua agenda fora do cockpit. Pode ser intoxicante”, antevê Stewart, em declarações ao Daily Mail.

Recentemente surgiram notícias de que Hamilton estaria a preparar a gravação de um cd na companhia da namorada, a cantora Nicole Scherzinger. São coisas paralelas como esta que podem distrair o piloto e levá-lo a passar ao lado de uma carreira que foi muito promissora no início.

“O que o Lewis precisa é ser mais consistente nas suas performanes na pista, para não falar dos problemas mecânicos. Não dever ser distraído. É algo que tem a ver com as pessoas que o rodeiam, com o que faz no seu tempo livre. Ele é um piloto e tem de ter isso em atenção”, frisou Jackie Stewart.

O ex-piloto, uma das maiores lendas da modalidade, destaca o papel importante que Ross Brawn poderá ter para controlar o ímpeto de Hamilton. “Ele trabalhou com pilotos de topo. Trabalhou com Schumacher desde a Benetton e sabe o que ele poderia dar. Por isso vai esperar que o Hamilton dê o mesmo à equipa e não apenas seja um piloto que aparece para as corridas”, defendeu.

A Mercedes entrará pressionada para o campeonato, uma vez que só conseguiu uma vitória em três anos e apostou forte este ano, com a contratação do campeão do mundo de 2008, para além da reformulação da estrutura diretiva.

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