Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Timo Glock fora da F1: "Agora vou torcer pelo Vettel"

Alemão diz que as equipas pequenas estão presas "num círculo vicioso"

12e784a6daa50737b0a7fc1874cf31f6d040bf32.jpg

Timo Glock encerrou o capítulo da Fórmula 1 na sua carreira. A saída da Marussia e a mudança para o DTM, onde irá representar a BMW, significam o adeus do alemão à prova rainha do desporto motorizado. O piloto mostra-se mais convencido agora do que nos dias que se seguiram à decisão e já sabe o que vai fazer.

“Continuarei a assistir à Fórmula 1 e vou seguir as prestações do Sebastian Vettel, que é alguém com quem mantenho contacto. Vou fazer figas para que volte a ser campeão. Vamos ver o que acontece nas primeiras quatro ou cinco corridas”, afirmou.

O alemão voltou, também, a falar da questão dos “pilotos pagantes” para frisar que nunca disse que estes não são talentosos. “O Sergio Perez e o Pastor Maldonado são exemplos de pilotos que entraram na Fórmula 1 pelo dinheiro e mostraram qualidade”, recordou.

“Sempre haverá pilotos pagantes. E acho que é legítimo. Só lamento que a Fórmula 1 se tenha inclinado em demasia para esse lado”, explicou.

Glock considera, ainda, que a diferença das grandes equipas para as restantes aumentou nos últimos anos. “Se antigamente era um ou dois centímetros, agora são dez”, exemplificou.

“Enquanto este modelo continuar será cada vez mais difíceis para as equipas pequenas continuarem na Fórmula 1. Para o ano, com os novos motores, a Red Bull, Ferrari e Mercedes estarão ainda mais à frente. As equipas pequenas estão presas num círculo vicioso”, definiu

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Ferrari batiza novo monolugar F138

96bff8ff537cdfd6043121edbf6118b3f1a0303c.jpg

O novo Ferrari de Fórmula 1 vai denominar-se F138, anunciou hoje a Scuderia, naquele que será o 59 monolugar da equipa italiana, na história da F1. Fonte da Scuderia revelou que o nome deriva duma combinação do corrente ano com o número de cilindros do motor. Foi a 14 de julho de 1951, em Silverstone, que Froilan Gonzalez deu à Scuderia Ferrari a sua primeira vitória na Fórmula 1. Sessenta anos depois, Fernando Alonso deu à Ferrari a sua primeira vitória em 2011, completando mais um ciclo, este de seis décadas. Fique com uma interessante imagem feita há algum tempo por um forista cá da casa, que relembra todos os Ferrari até 2007, a que acrescentámos os últimos, até ao F2012.

b9516672d0ee5ca7777263f1a65593b859a3c428.jpg

373017_96946735770_1589191954_q.jpg

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Felipe Massa estreia novo Ferrari

761a2c4f35020bfa7d1fd55eb3c4b972bed42f45.jpg

Felipe Massa foi o piloto escolhido pela Ferrari para estrear o novo F138, com o piloto brasileiro a testar durante os três primeiros dias em Jerez, com Pedro de La rosa a rodar no último. Portanto, Fernando Alonso vai primar pela ausência no primeiro teste de Fórmula 1, com o espanhol a regressar somente em Barcelona, a 19 de fevereiro. Para já, só a Ferrari, McLaren, Lotus e Sauber, anunciaram os seus line-up para Jerez.

364dc45cfae8aa5a8ac21b85a51699ae8a2161d6.jpg

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Estreante Max Chilton quer levar a Marussia aos pontos

Piloto inglês ainda não conhece o companheiro de equipa

1b28a269380a2978affd9943f56d9b6a18eb10ed.jpg

Max Chilton será uma das caras novas do grid da Fórmula 1 para 2013. O piloto inglês ainda não sabe quem será o seu companheiro de equipa, numa dupla totalmente renovada após as saídas de Timo Glock para o DTM e Charles Pic para a Caterham, mas tem bem presente o que quer fazer: história.

“Depois de três longas e duras temporadas, a equipa ainda não conseguiu pontuar. Se eu conseguisse os primeiros pontos para a Marussia seria uma sensação incrível”, confessou o piloto.

Aliás, Max Chilton está tão esperançado que até já pensa mais à frente. “Se os testes correrem bem, pode ser que consigamos fazer isso ainda cedo na temporada. Depois posso mudar os meus objetivos”, continou.

Chilton, de 21 anos, garante que está preparado para o desafio, depois de uma temporada positiva na GP2 Series, onde conseguiu duas vitórias.

“Não daria este passo se não estivesse preparado. Acredito que depois da minha temporada na GP2, com duas vitórias e duas pole-positions, estou pronto. E também quando testei em Abu Dhabi senti-me confortável. Isso é o principal. Sei que sou capaz”, assegurou.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Red Bull renova com Christian Horner

Equipa prepara-se para afastar cenário de saída para a Ferrari

7d66ab83c7c406973c63108de015ac9ab0937a57.jpg

A Red Bull vai colocar um ponto final na especulação em torno do futuro do seu chefe de equipa Christian Horner e anunciar a renovação do contrato. A Agência Reuters cita um porta-voz da equipa que confirma que o acordo está selado.

Segundo a fonte, a ligação de Horner à equipa austríaca foi prolongada por "vários anos". A confirmar-se significa um ponto final nos rumores que o ligavam à Ferrari, sendo que até foi noticiada uma visita à fábrica de Maranello.

Christian Horner comanda a equipa de Fórmula 1 da Red Bull desde 2005, quando a marca assumiu o legado da Jaguar. Nos últimos três anos somou outros tantos títulos de pilotos, com Sebastian Vettel, e construtores.

Juntamente com o piloto alemão e o projetista Adrian Newey é um dos elementos mais cobiçados dos quadros da Red Bull. Aliás, a renovação de Horner pode significar que o acordo com Newey também estará próximo, uma vez que os dois costumam decidir estes temas em conjunto.

Dietrich Mateschitz, proprietário da Red Bull, vai ainda mais longe e diz que a renovação é até 2017.

“Como pode ele estar a negociar a sua saída para a Ferrari se acabámos de renovar o contrato até 2017”, questionou, em declarações à imprensa alemã. Mateschitz diz que sabe o que Horner foi fazer a Maranello. “Tinha outros motivos”, desvalorizou. Segundo a imprensa alemã, a visita esteve relacionada com uma negociação envolvendo o novo Pacto da Concórdia.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
GP da Alemanha pode passar a ser GP da Europa

Toda a história sobre a confusão em torno da corrida alemã

f191eae4ad67400e8d52b337e2e986f7be21f4ee.jpg

Ainda sem confirmação oficial quanto à sua realização continuam a surgir episódios em torno da novela que se tornou o Grande Prémio da Alemanha de 2013. Agora, segundo Bernie Ecclestone, a solução para realizar uma prova em solo germânico poderá ser deixar cair a nomenclatura atual e designá-la de Grande Prémio da Europa.

O problema começou quando o circuito de Nurburgring assumiu os problemas financeiros que atravessa e que dificultam a negociação com Ecclestone. A pista, recorde-se, organiza a corrida de forma alternada com Hockenheim que a recebeu em 2012.

Com Nurburgring quase a ser descartado, os responsáveis de Hockenheim vieram a público avisar que não têm condições para receber a corrida todos os anos, embora uma negociação pudesse resolver o assunto pelo menos provisoriamente. O problema é que Nurburgring não quer abdicar.

No calendário de 2013, o Grande Prémio da Alemanha surgiu com um asterisco, a indicar que estaria dependente de futuras negociações com Nurburgring. Mas Ecclestone rompeu-as recentemente por não ver satisfeitas as suas pretensões financeiras.

O «patrão» da Fórmula 1 garante que está a fazer os possíveis para que a prova se realize, mas está a enfrentar, também, problemas políticos entre as entidades que gerem os dois complexos. Nurburgring pertence ao Automóvel Clube da Alemanha e Hockenheim é propriedade da Adac.

“Está tudo ainda um pouco confuso mas estamos a trabalhar para resolver isso. A corrida vai, não vai, vai, não vai...É uma questão política. O Automóvel Clube da Alemanha diz que se eles [Nurburgring] não podem fazer a corrida, então não vai haver, porque é lá que deveria ser este ano”, explicou.

Como solucionar? Ecclestone acha que pode ter a solução: “Dissemos-lhes que não precisa chamar-se GP da Alemanha, pode ser GP da Europa.”

Com todo este imbróglio, o Mundial de Fórmula 1 corre o risco de passar de 20 corridas em 2012 para apenas 18 em 2013, já que também não haverá prova no circuito citadino de Valência.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Terminou a novela: GP da Alemanha é em Nurburgring

Bernie Ecclestone cedeu nas suas pretensões financeiras e fechou acordo

a54285e8737c32bf34d124a0316478da7b7ddf8a.jpg

O Grande Prémio da Alemanha vai mesmo realizar-se este ano em Nurburgring, confirmou Bernie Ecclestone. O «patrão» da Fórmula 1 coloca, assim, um ponto final na novela em que se tornou esta questão e na hipótese de a corrida nem sequer se realizar.

Os problemas financeiros do circuito foram o grande entrave à realização da prova como está previsto no contrato assinado, que indica que o Grande Prémio alterne anualmente entre Nurburgring e Hockenheim.

Inicialmente, Ecclestone não ficou satisfeito com a proposta financeira do circuito mas cedeu a bem do evento.

“Eu valorizo Nurburgring e a sua história. É uma pista de grande tradição e fico feliz de apoiar a escolha para ser uma sede da Fórmula 1”, afirmou Ecclestone em declarações à Agência Reuters.

Estão assim confirmadas 19 corridas do calendário da Fórmula 1 para 2013. A única dúvida está na prova de 21 de julho que ainda não tem localização definida e pode nem acontecer. Turquia, Áustria, França e Portugal já foram apontadas à vaga.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Marussia aposta em piloto brasileiro

Luiz Razia vai ser o companheiro de Max Chilton

5151590474bbb03c26b0e1f247942bb647ee81aa.jpg

A informação surge em força no Brasil, Luiz Razia vai ser piloto da Marussia em 2013.

A notícia foi avançada pela Globo e confirmada pela assessoria de imprensa do piloto ao site «Grande Prémio». A equipa fechou o acordo com o brasileiro esta quinta-feira e deve oficializar a contratação ainda esta semana.

Luis Razia, de 23 anos, foi vice-campeão da GP2 em 2012 e, a confirmar-se a notícia, trata-se de um regresso a uma equipa que conhece bem. Em 2010 foi piloto de testes da Virgin, atual Marussia. No ano seguinte desempenhou as mesmas funções na Caterham.

Com esta contratação, a Marussia fecha a dupla de pilotos para 2013, que será totalmente renovada. Timo Glock e Charles Pic saíram para entrar Max Chilton e, agora, Luiz Razia. Ambos levam um importante patrocínio para a equipa, essencial para a sua continuidade.

A confirmar-se a mudança ficam apenas por anunciar dois pilotos, um na Force India e outro na Caterham.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Acidentes em 2012 levaram Grosjean ao psicólogo

Francês chegou a ter o futuro em risco na Lotus

6d1d082e32fcdc29958e8e059e270326d60c1d50.jpg

Romain Grosjean admite que recorreu a ajuda psicológica para superar a má fase que viveu na temporada de 2012 da Fórmula 1, quando foi responsável por vários acidentes nas fases iniciais das corridas. Na retina ficou o grave acidente no Grande Prémio da Bélgica, em Spa que até levou à suspensão do piloto para a corrida seguinte.

Apelidado por Mark Webber de “maluco da primeira volta”, Grosjean, em entrevista à Sky Sports, reconheceu que foi obrigado a procurar ajuda para não perder o foco nos seus objetivos.

“As coisas não saíram como eu esperava. Tivemos acidentes demais. Não foi um fim de temporada fácil, mas acredito que aprendi a ficar mais concentrado para este ano. Não é segredo que, em setembro do ano passado, comecei a consultar-me com um psicólogo, algo que me fez muito bem durante o inverno”, contou.

O francês chegou a ter o seu futuro em dúvida na Lotus, mas acabou por ser confirmado na equipa e o final do ano foi mais positivo com a vitória na Race of Champions.

“Quando me chamaram para dizer ‘Ok, vamos seguir mais um ano’, fiquei mais do que feliz”, afirmou.

A ajuda psicológica é um fator cada vez mais importante no universo desportivo. Na Fórmula 1, também Felipe Massa já admitiu ter consultado psicólogos para melhorar a sua má fase na Ferrari.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
McLaren destapou novo MP4-28

Jenson Button e Sergio Perez destaparam novo monolugar da escuderia inglesa

2cbb7e64fc973567270d52fc4e4e094122fd9ef5.jpg

A McLaren apresentou esta quinta-feira o seu novo monolugar para a temporada 2013 da Fórmula 1. A cerimónia, que se realizou no McLaren Technology Centre, em Woking, Reino Unido, foi transmitida online através dos canais Youtube e Facebook da equipa e contou com a presença da nova dupla de pilotos, Jenson Button e Sergio Perez.

A formação britânica comemora este ano os seus cinquenta anos e, para celebrar esta data, realizou um desfile de alguns dos seus mais emblemáticos carros - desde carros de Can-Am até Fórmula 1, passando por GT’s – tendo Álvaro Parente sido um dos pilotos que conduziu um deles à volta do lago do McLaren Technology Centre.

Sérgio Perez e Jenson Button – que chegaram à cerimónia num McLaren MP4-12C Roadster e num McLaren P1, respetivamente – assumiram o protagonismo no palco para desvendar o MP4-28, um monolugar que não esconde as semelhanças com o seu antecessor, mantendo um «nariz» sem degrau. A famosa pintura prateada mantém-se, também, sem alterações.

"O esquema de cores é exatamente o mesmo e parece semelhante, mas adianto que é completamente diferente por debaixo da carroçaria", garantiu o inglês Jenson Button, referindo-se ao novo sistema de suspensão, agora um sistema pull-rod idêntico ao Ferrari.

A dupla de pilotos será composta por Jenson Button e Sergio Perez, que substitui o inglês Lewis Hamilton, de saída para a Mercedes.

O mexicano não escondeu o entusiasmo por estar pela primeira vez numa equipa de ponta da Fórmula 1. “É incrível, ver o meu nome nele é especial. Acredito que será um carro muito forte”, comentou o piloto.

Mais cauteloso mostra-se Jenson Button, que espera lutar pelo título Mundial. “Claro que estou entusiasmado, ainda mais com a possibilidade de lutar pelo campeonato. A equipa trabalhou muito durante todo o inverno e este é um dia especial para nós”, afirmou o inglês.

A estreia do MP4-28 em pista terá lugar já na próxima semana, a 5 de fevereiro, primeiro dia de testes de pré-temporada no circuito espanhol de Jerez de la Frontera.

Veja o vídeo da apresentação:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Sergio Perez: "Estou a trabalhar como Senna, o meu ídolo"

Mexicano radiante durante apresentação do novo monolugar

30d1205eb498b450380fc3e56b9f99061310e43a.jpg

Sergio Perez não escondeu a sua satisfação durante a divulgação do novo MP4-28, o carro que será o seu primeiro na McLaren. “Estou incrivelmente orgulhoso por ser piloto desta equipa”, assumiu.

Aos 23 anos, Perez parte para uma nova aventura na carreira, depois da passagem bem sucedida pela Sauber. Para trás ficou o epíteto de “piloto pagante”, uma vez que o seu talento convenceu a generalidade da crítica.

Os primeiros dias na McLaren têm conquistado o mexicano que quer triunfar. “Estou a trabalhar duro com a minha nova equipa para que tudo esteja pronto para o arranque da temporada 2013. Tem sido uma jornada incrível conhecer esta organização”, assumiu.

“É claro que estou consciente das dificuldades que vou encontrar. Estas semanas têm sido intensas. Tenho aprendido novas formas de trabalhar e ficado a conhecer tudo sobre o novo carro. Era algo imprescindível porque daqui a uns dias já estaremos na pista”, recordou.

Em suma, Perez define esta aventura como “um grande desafio”. "Estou a trabalhar como Ayrton Senna, o meu ídolo. Por isso é uma grande motivação", admitiu.

“Primeiro tenho de perceber as diferentes características do carro. Depois, descobrir a melhor forma de trabalhar com os meus engenheiros para que o carro se adapte ao meu estilo”, descreveu, em conclusão.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
McLaren garante: Paddy Lowe fica mais um ano

Diretor técnico era pretendido pela Mercedes

02fa391ffcec8f6f819f087f46bab8d640bf2e34.jpg

A McLaren aproveitou a apresentação do seu novo carro para 2013 para acabar com o rumor que colocava Paddy Lowe, diretor técnico da equipa, na porta de saída. Lowe estaria a ser seguido pela Mercedes, mas ficará na equipa de Woking.

“O que é certo é que o paddy continuará connosco mais um ano”, assegurou Martin Whitmarsh, o chefe de equipa. “Depois disso já é menos certo mas é algo que será resolvido, certamente, num futuro próximo”, acrescentou.

Apesar deste anúncio, causou alguma estranheza o facto de o responsável não ter marcado presença na apresentação do novo carro.

Questionado sobre esse tema, Whitmarsh tentou desvalorizar: “Há muito interesse dos media e entendo isso. Acho que é bom que o Paddy esteja concentrado no seu trabalho."

“Não acho que ele tenha querido criar qualquer embaraço à equipa ou aos seus companheiros. Ele próprio é que achou que seria inapropriado estar aqui por causa dessa atenção exagerada dos media”, completou o chefe de equipa da McLaren.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Objetivo da McLaren para 2013: tornar o carro fiável

Martin Whitmarsh tem um carro rápido mas quer um que também aguente até ao fim​

33b0b305e027c874d801c164247740212a29e087.jpg

O desafio principal da McLaren para 2013 é conseguir fazer do seu MP4-28 um carro fiável. Na temporada passada a equipa tinha aquele que foi considerado o carro mais rápido entre todos, o que não valeu para mais do que algumas vitórias em corridas. Lewis Hamilton e Jenson Button nem ficaram perto de discutir o título.

“Não podemos, claramente, ficar satisfeitos com os resultados quando ganhámos algumas corridas e fomos rápidos na maior parte das vezes e mesmo assim não lutámos pelo título”, afirmou Martin Whitmarsh, chefe de equipa, durante a apresentação do novo monolugar, em Woking.

O dirigente deu o exemplo de Fernando Alonso que “nunca teve o carro mais rápido” mas conseguiu uma boa ligação piloto-carro durante “quase todo o ano”. “Conseguiram maximizar os pontos a partir do que tinham e nós não. Mas trabalhámos muito no inverno e vamos pôr isso direito”, assegurou.

Ainda assim, Whitmarsh frisou que ninguém na equipa se irá “debruçar nas memórias” porque o objetivo é “olhar em frente”.

“Este carro já é mais rápido do que aquele que terminou a época passada. Está a responder muito bem a todos os desafios. É sempre possível que tenhamos alguns momentos de inspiração no futuro mas para as regras que há, acho que o carro está muito bem desenvolvido”, defendeu.

Ainda assim o dirigente admite que em Barcelona, durante os segundos testes da pré-temporada, o carro já tenha algumas diferenças e mais ainda na Austrália, em março, no arranque da época 2013 na Fórmula 1.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Marussia MR02 vai testar em Jerez

9e272d3dcc1272d96e1a419bbd1d31bab16a9a86.jpg

A Marussia F1 Team anunciou hoje que o seu novo MR02 vai estar pronto para o primeiro teste de Jerez de la Frontera. A equipa russa apresenta o novo monolugar no pitlane do traçado andaluz, com Max Chilton a rumar depois disso à pista. Hoje ficou a saber-se que o companheiro de equipa do piloto inglês, será Luiz Razia, ainda que não esteja ainda confirmado oficialmente pela Marussia.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
F138 é a «arma» da Ferrari para 2013

Nova «arma» da escuderia italiana, com que Alonso e Massa pretendem lutar pelas vitórias em 2013

581dd234aa7a2b1fa58c6ad7937ee7fe4e911a98.jpg

A Ferrari desvendou esta sexta-feira o seu novo monolugar para a temporada 2013 da Fórmula 1. A cerimónia, que se realizou em Maranello, Itália, contou com a presença dos pilotos Fernando Alonso e Felipe Massa, para além do chefe de equipa Stefano Domenicali.

O carro foi denominado de F138, nome que presta homenagem aos motores V8, que terão a sua última temporada na competição, antes das alterações nas regras. Este é o 59º «bólide» da «Scuderia», e a exemplo da McLaren, e ao contrário da Lotus, dispensa o inestético degrau no «nariz».

Projetado por Pat Fry e Nicholas Tombazis, o F138 foi integralmente desenvolvido no túnel de vento da Toyota, em Colónia, com a equipa italiana a tentar, desta forma, corrigir os erros que resultaram no mau arranque de época o ano passado.

“O objetivo passa por ter de imediato um monolugar competitivo, o que não sucedeu nos últimos anos”, referiu Stefano Domenicali, chefe da equipa italiana.

O F138, em que 13 refere o ano e 8, o número de cilindros do motor, apresenta-se como uma clara evolução do F2012, ainda que tudo tenha sido revisto. A entrada de ar superior foi redesenhada, assim como os flancos, mantendo-se inalterado o esquema geral do sistema de arrefecimento. A parte traseira do carro é muito mais estreita e afunilada na parte inferior, visando melhorar a aerodinâmica nesta zona.

Já as asas não mostram diferenças sensíveis face às utilizadas em 2012, embora sejam elementos que são geralmente mantidos secretos até ao início dos testes de pista. O sistema DRS foi também revisto de acordo com o regulamento que limita a sua utilização às zonas definidas, mesmo na qualificação.

A estreia do novo «cavallino» em pista terá lugar já na próxima semana, a 5 de fevereiro, primeiro dia de testes de pré-temporada no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. Felipe Massa, que continua na escuderia italiana, será o primeiro a pilotar o novo carro.

A nova temporada de Fórmula 1 arranca no próximo dia 17 de março, com o Grande Prémio da Austrália, em Melbourne.

Veja o vídeo da apresentação:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Force India também apresentou o novo carro para 2013

VJM06 é o nome da nova aposta da equipa

5e5c15055bb93c6e1e5273c490f3c8773c9a7b95.jpg

A Force India é a quarta equipa a apresentar o seu novo monolugar para a temporada de 2013 da Fórmula 1, depois de Lotus, McLaren e Ferrari.

Esta sexta-feira, em Silverstone, a equipa indiana destapou o novo VJM06 que também aparece sem o já famoso degrau no “nariz” ou “bico de pato” como é popularmente conhecido e que era uma das imagens de marca dos carros da temporada passada.

A apresentação ficou marcada pelas dúvidas em torno da dupla de pilotos, uma vez que apenas Paul di Resta está confirmado e esteve presente. O seu companheiro é ainda uma incógnita, após a saída de Nico Hulkenberg para a Sauber. Nomes como Jules Bianchi, Adrian Sutil e Bruno Senna parecem ser os mais fortes candidatos.

A Force India parte para a nova época com o objetivo de igualar ou melhorar o sétimo lugar conseguido no ano passado.

Bob Fernley, chefe de equipa, espera que a equipa arranque melhor do que em 2012. “Começamos bem devagar no ano passado e espero não ver isso este ano. Se olharem para a segunda metade da temporada, fomos a quinta melhor equipa e gostaria de pensar que podemos começar onde parámos. É uma tarefa difícil de fazer, mas tenho certeza que somos capazes”, afirmou.

Quanto a Vijay Mallya, o dono da equipa, destacou os melhoramentos que, não sendo muitos, deverão ajudar a conseguir os objetivos. “Acompanhei de perto o desenvolvimento deste carro e estou orgulhoso do que conseguimos. O objetivo agora é garantir que cumpriremos o prometido do ano passado e ter um forte início de temporada”, frisou.

A sessão ficou marcada, também, por uma exibição do novo VJM06, no circuito de Silverstone, com Di Resta ao volante.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Alonso: "Será muito difícil repetir-se a temporada passada"

Espanhol prevê domínio de "duas ou três equipas" sobre as restantes

2ba7f8f521f89a48718fea3ecd894eaeb583beb0.jpg

Fernando Alonso acha que a Fórmula 1 voltará a ser dominada exclusivamente por duas ou três equipas, prevendo que não se repita o cenário de vários vencedores diferentes que marcou o início da época de 2012. Na apresentação no novo F138, o espanhol falou do que imagina que será a nova temporada.

“Acho que será muito difícil repetir a temporada passada, quando vimos sete vencedores nas sete primeiras corridas do ano. Acho que isso foi uma exceção. Com novas regras, a F1 foi muito diferente. Na segunda metade da temporada, com as coisas mais estabilizadas, as equipes de ponta dominaram”, recordou.

Assim, para 2013, Alonso espera uma temporada completa ao ritmo do final da última. “Acho que haverá duas ou três equipas que vão vencer praticamente todas as corridas, e nós temos de ser uma delas”, alertou.

Alonso não estará no primeiro teste de pré-temporada, em Jerez, onde o novo Ferrari será pilotado por Felipe Massa e Pedro de la Rosa, novo piloto de testes. O espanhol desvaloriza: “Temos uma grande equipa, não é apenas uma pessoa.”

Para 2013, o objetivo de Alonso volta a ser o título, algo que não consegue desde 2006, ainda na Renault.

“Vou acompanhar os testes com grande interesse e vou prestar atenção em toda a informação que vamos trazer de Jerez. Nas próximas semanas, vou concentrar-me na preparação para o campeonato”, revelou.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Caterham anuncia Giedo Van der Garde

Holandês fará dupla com Charles Pic

18f2da42aa3e2010185cfcd7d74da4df4dace0a9.jpg

A Caterham anunciou esta sexta-feira a contratação de Giedo Van der Garde, piloto holandês de 27 anos, que fará assim a sua estreia na Fórmula 1.

Esta era a penúltima vaga em aberto no grid da F1, depois de a Marussia ter chegado a acordo com Luiz Razia, na quinta-feira. Nesta altura, apenas falta confirmar o nome do segundo piloto da Force India. Jules Bianchi, Adrian Sutil e Bruno Senna são as hipóteses mais fortes nesta altura.

Van der Garde chega à Fórmula 1 depois de quatro anos na GP2, onde era um dos mais velhos. O forte patrocínio da McGregor, marca de vestuário holandesa, terá pesado na escolha, uma vez que a Caterham nunca escondeu que precisava de dinheiro dos pilotos para equilibrar o orçamento.

“Estou pronto para dar este passo à frente na F1 e todo o trabalho que tive ao longo da minha carreira, particulamente no último ano, trouxe-me até aqui, o meu objetivo final”, afirmou Van der Garde, na sua primeira declaração como piloto da Fórmula 1.

O holandês desempenhou, em 2012, funções de terceiro piloto da equipa e esteve, aliás, nos testes para «rookies» em Abu Dhabi. Chegou a realizar alguns treinos à sexta-feira, inclusive.

“Agora posso continuar a aprender ao mais alto nível no automobilismo e mostrar que estou pronto para a Fórmula 1. Mal posso esperar para começar a trabalhar”, assumiu.

Giedo Van der Garde fará dupla com Charles Pic (ex-Marussia) na Caterham, numa equipa de pilotos totalmente renovada, após as saídas de Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Felipe Massa: "Espero continuar forte em 2013"

Brasileiro quer dar seguimento à boa ponta final da temporada passada

49ca1a27795d98f5688d8f823c896622d2cb6775.jpg

Felipe Massa entra na temporada de 2013 com confiança em estar bem melhor do que no ano passado, quando ficou arredado da disputa dos lugares cimeiros ainda numa fase madrugadora da época por causa de um péssimo início.

A segunda metade da temporada já foi melhor, com dois pódios e o brasileiro quer aproveitar o balanço para mostrar que pode voltar aos seus bons momentos, como em 2008 quando perdeu o título na última curva para Lewis Hamilton.

“Há muitas coisas importantes este ano. Espero que a primeira impressão do carro seja boa na pista também e que possamos ter condições para trazer muitas vitórias e muitos títulos à equipa no fim do ano”, afirmou, durante a apresentação do F138, o novo carro da Ferrari para 2013.

Aos 31 anos, Massa renovou por mais uma temporada na escuderia de Maranello mas entra na nova época, de novo, com o futuro em dúvida. Contudo, isso não atralhará o seu rendimento, promete.

"Estou muito bem preparado, mais concentrado. Tenho treinado muito, também. A segunda parte do campeonato do ano passado foi uma evolução, uma grande melhoria. Aumentei minha capacidade de concentração e espero continuar muito forte também em 2013”, completou.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Ecclestone não considera Raikkonen candidato ao título

«Patrão» da Fórmula 1 ignora o finlandês na hora de apontar os favoritos

82c9917f0b54eee89335c46a1028e40df58e946b.jpg

Sebastian Vettel é o principal favorito ao título na Fórmula 1, de acordo com a opinião de Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da modalidade. Aquele que é conhecido como o «patrão» da F1 elaborou a sua lista de apostas e ignorou (ou esqueceu) Kimi Raikkonen (Lotus), terceiro classificado em 2012.

“Vejo as coisas por esta ordem: Vettel, Fernando Alonso, Jenson Button e Lewis Hamilton”, revelou Ecclestone à «Gazzetta dello Sport».

Debruçando-se sobre as equipas principais do grid, o dirigente considera que a McLaren até pode beneficiar da saída de Lewis Hamilton. “Muitos não pensam como eu, mas acho que a McLaren agora está mais equilibrada e o Button tem potencial para ser ainda melhor”, opinou.

Sobre a Ferrari, Ecclestone prevê uma temporada forte. “Não tenho dúvidas disso. Mas precisam começar bem, não podem esperar cinco ou seis corridas para se assumirem”, alertou.

Em relação ao fim da HRT, considera que a Fórmula 1 é local apenas “para as melhores equipas” e não para “equipas em dificuldades”. “Acho que devia haver dez equipas, no máximo. É o número ideal para organizar bem o campeonato”, afirmou, reiterando uma ideia que tem vindo a defender nos últimos tempos. Com a saída da escuderia espanhola, a Fórmula 1 fica com 11 equipas.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
McLaren presta homenagem ao seu fundador

Ano de Bodas de Ouro para a equipa criada por Bruce McLaren

O ano de 2013 é especial para a McLaren, que completa 50 anos de história.

Criada a partir da mente do piloto Bruce McLaren, a equipa é uma das mais bem sucedidas escuderias da história da Fórmula 1, tendo dado abrigo a pilotos como Ayrton Senna, Alain Prost, Mikka Hakkinen, Fernando Alonso ou Lewis Hamilton.

Durante o lançamento do novo carro para a temporada de 2013, o MP4/28, a equipa divulgou um vídeo de homenagem a Bruce Mclaren, falecido em 1970, num acidente no circuito de Goodwood.

A cena, aliás, é gravada nesse circuito. A ideia é recordar o fundador ao mesmo tempo que se projeta o futuro de uma equipa que busca voltar ao topo da Fórmula 1, algo que não consegue desde 2008, quando Hamilton venceu o título no Brasil.

Veja o vídeo:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Fórmula 1 2013: já só há uma vaga na lista de pilotos

Force India é a única equipa que não fechou a dupla

f983debd17a2641ed6c65b6a1d934eef6bb0799e.jpg

Com a aproximação aos primeiros testes da pré-temporada de Fórmula 1 começa a ficar praticamente preenchido o grupo de pilotos que irá competir na temporada de 2013.

As equipas grandes foram, aliás, as equipas que mais rapidamente fecharam as duplas para 2013, apenas com alterações na Mercedes e McLaren. O resto será muito igual.

Do meio para baixo houve várias dúvidas, entretanto dissipadas. Quase todas, porém. A Force India ainda não anunciou o nome do piloto que irá fazer companhia a Paul di Resta. É a última vaga em aberto.

O Autoportal juntou as conclusões definitivas para 2013 com as hipóteses mais prováveis e as suas alternativas.

Red Bull: Sebastian Vettel e Mark Webber (fechado)

Foi a primeira equipa a desfazer as dúvidas, quando renovou com Mark Webber por mais uma temporada. Deverá, aliás, ser a última do australiano na Fórmula 1. Assim, mais do que 2013, onde a dupla está definida, as dúvidas ficam para 2014: Webber estará de saída e Vettel em fim de contrato.

Ferrari: Fernando Alonso e Felipe Massa (fechado)

A renovação de Felipe Massa colocou um ponto final nas dúvidas. Depois de vários candidatos terem sido apontados ao lugar do brasileiro, a equipa optou pela continuidade, uma decisão alicerçada na forma evidenciada pelo piloto na reta final da temporada.

McLaren: Jenson Button e Sergio Pérez (fechado)

A escuderia inglesa perdeu Lewis Hamilton e decidiu virar-se para o México. O campeão do mundo de 2008 não quis renovar, mas a McLaren continua com o homem que lhe sucedeu: Jenson Button. Sergio Pérez é uma aposta de futuro que não parece de alto risco tendo em conta o bom desempenho na Sauber.

Mercedes: Lewis Hamilton e Nico Rosberg (fechado)

A maior “bomba” do mercado. Para muitos um passo atrás, para outros uma escolha corajosa. Lewis Hamilton deixou a sua equipa de sempre e vem reforçar o estatuto de candidata da Mercedes, ainda que o carro tenha de mostrar mais. Nico Rosberg continua e com estatuto semelhante a Hamilton. Michael Schumacher diz adeus pela segunda vez.

Lotus: Kimi Raikkonen e Romain Grosjean (fechado)

Com a confirmação da renovação de Romain Grosjean acaba a especulação em torno da Lotus, que mantém, também, a mesma dupla para a futura temporada. Uma aposta na continuidade e uma prova de confiança no francês que viveu uma época plena de altos e baixos.

Sauber: Nico Hulkenberg e Esteban Gutiérrez (fechado)

Nico Hulkenberg foi a primeira confirmação para 2013. O alemão deixa a Force India e reforça a Sauber, convencida pelas performances do piloto de 25 anos que chegou a ser apontado à Ferrari. Kamui Kobayashi perde o lugar e o seu substituto é uma autêntica novidade. Esteban Gutiérrez é uma promessa mexicana que traz algo muito importante à equipa: a continuidade do patrocínio da Telmex.

Williams: Pastor Maldonado e Valtteri Bottas (fechado)

Valtteri Bottas, que foi o terceiro piloto em 2012, salta para a dupla principal ao lado de Pastor Maldonado, que deu à equipa a primeira vitória em oito anos, no Grande Prémio de Espanha, e conta com forte patrocínio da empresa estatal de petróleo na Venezuela. Sai, assim, Bruno Senna depois de uma temporada equilibrada,mas nivelada por baixo.

Force India: Paul di Resta e Jules Bianchi (?) (algumas dúvidas)
Alternativas: Adrian Sutil e Bruno Senna

Paul di Resta vai ficar para continuar a evoluir e, quem sabe, dar o salto em 2014. Nico Hulkenberg saiu e Jules Bianchi é a possibilidade mais forte para o substituir, pois conhece a equipa por dentro. Adrian Sutil seria um regresso ao passado, Bruno Senna é uma hipótese menos provável mas que surgiu nos últimos tempos. Descartados foram já Sebastien Buemi, Jaime Alguersuari e Kamui Kobayashi.

Toro Rosso: Daniel Ricciardo e Jean Eric Vergne (fechado)

Depois de remodelar a linha de pilotos em 2012, a Toro Rosso fez uma aposta na continuidade. Ricciardo e Vergne passaram no ano de estreia na equipa sem brilhar, mas a aposta reforçou-se. António Félix da Costa pode vir a ser uma sombra sobre a dupla, caso continue a mostrar os excelentes resultados desta temporada. E poderá ter oportunidades às sextas-feiras....

Caterham: Charles Pic e Giedo Van der Garde (fechado)

Charles Pic foi a primeira confirmação, deixando a Marussia. Quem estará ao seu lado? Esta foi a questão que predurou durante muito tempo até ser confirmado o nome que sempre foi o candidato mais forte:Giedo Van der Garde. O holandês testou em Abu Dhabi e foi terceiro piloto da equipa em 2012. A Caterham renovou, assim, completamente a dupla de pilotos e tanto Vilaty Petrov como Heikki Kovalainen abandonam o lugar.

Marussia: Max Chilton e Luiz Razia (fechado)

Max Chilton foi anunciado como sucessor de Charles Pic e quando tudo parecia fechado surge a notícia mais surpreendente: Timo Glock vai sair. O alemão tinha contrato, chegou a acordo para a rescisão e rumou ao DTM. Dias depois a equipa confirmou o brasileiro Luiz Razia que traz o que Glock não tinha: um forte patrocínio.

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Hulkenberg e Gutiérrez destapam novo Sauber C32

Escuderia suíça apresentou novo monolugar para o Mundial de Fórmula 1 2013

bb392c9e014757967b21ad779e018f2e181c27e6.jpg

A Sauber F1 Team apresentou este sábado, em Hinwil, na Suíça, o C32 Ferrari, monolugar com o qual a escuderia suíça espera continuar a evoluir no Mundial de Fórmula 1. A cerimónia, de apenas 15 minutos, contou com a presença da renovada dupla de pilotos da escuderia, o alemão Nico Hülkenberg e o estreante Esteban Gutiérrez.

A formação suíça protagonizou em 2012 uma das suas melhores temporadas na Fórmula 1, terminando no sexto lugar do Mundial de Construtores, depois de conseguir quatro pódios.

Monisha Kaltenborn, a chefe de equipa, espera que o novo monolugar venha a ser um bom sucessor do C31 e que permita melhorar os resultados alcançados n temporada passada, “Estou muito entusiasmada e, também, um pouco tensa. O objetivo é muito claro e simples: queremos continuar a melhorar”, afirmou a indiana.

O Sauber C32 Ferrari é uma evolução do carro de 2012 e distingue-se pelos flancos mais estreitos e uma secção traseira mais baixa. O degrau no «nariz» mantém-se, embora menos saliente que o usado na temporada passada.

Completamente nova é a dupla de pilotos, com a escuderia helvética a optar por substituir Sérgio Pérez e Kamui Kobayashi pelo mexicano Esteban Gutierrez (ex-piloto de testes da equipa) e Nico Hulkenberg (ex-Force India).

O alemão, que foi uma das estrelas na temporada passada, acredita que a equipa tem tudo para fazer melhor que na temporada de 2012. ”A equipa está pronta para dar o próximo passo e eu quero dar o meu contributo para que isso aconteça. O meu objectivo pessoal é realizar uma performance boa e consistente ao longo da temporada”, afirmou Hulkenberg.

Por seu lado, Gutierrez estreia-se na Fórmula 1 este ano, depois de duas épocas na GP2 Series, e mostra-se apostado em evoluir com a equipa. ”O meu objetivo é concentrar-me nas coisas mais importantes da minha preparação e, depois em Melbourne, tenho a certeza que a adrenalina vai estar no máximo”, apontou o mexicano.

A nova temporada de Fórmula 1 arranca já na próxima semana, a 5 de fevereiro, com o primeiro dia de testes de pré-temporada no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. O Grande Prémio da Austrália está marcado para 17 de março, em Melbourne.

b03799025d47b95e7a367a6e6468e7fbbe1350e8.jpg

2caa94f815b36a708ec0458e02594ce5bc4d27b3.jpg

2f9da743d7f76fb537565f22dfb8bf349a331704.jpg

8747ef8036d312f1f812bfe31836f920f6bb9dec.jpg

c508fead2b2675e4e0f623d00adc8c3ed8bdac8a.jpg

1e67ca5e2b0af76842081d27a254f71de5270806.jpg

d05d46d73c5ef46b08598fd98318c0ec0ac8e417.jpg

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Ferrari: "Não esperamos ter um carro mais rápido que os outros"

Stefano Domenicali só quer igualar a concorrência

97f140020c726e179d9b0db301f308f7b6ac717e.jpg

A Ferrari parte para a temporada 2013 com os pé assentes no chão. Depois das dificuldades vividas no início da temporada passada, quando o carro se mostrou a uma diferença assinalável dos adversários, a equipa espera estar mais próxima do rival este ano. Mas sabe que muito dificilmente estará melhor.

“Não acho que podemos esperar um carro muito mais rápido que os outros. Isso seria fantástico, claro. Mas temos de manter os nossos pés no chão e ter um carro que iguale os rivais”, projetou Stefano Domenicali, chefe de equipa.

Para o responsável, a grande meta da equipa é “dar ao Fernando Alonso e ao Felipe Massa” um carro competitivo.

"Este carro é uma clara evolução do modelo do ano passado, especialmente porque o regulamento técnico não mudou. Mas o carro que estamos a apresentar hoje é apenas o primeiro passo para que tenhamos algo diferente na Austrália", alertou.

Domenicali falou ainda do “nariz” diferente para 2013, com a tampa que esconde o degrau. “Queríamos ir nessa direção porque o projeto inteiro é para melhorar a performance nesta área. E é mais bonito”, completou.

503020d50bde21b7c4638264de6c00df767ef618.jpg

7f8cf0524cc11f2aeae3e55468c5c1af99e9a8b1.jpg

0d6d05ca4c901a97a3049dded40cb30e88d70fd5.jpg

471983d9dcf686aa6facea7ab50b37f0bfabdacb.jpg

8976718b75afe2ab3b06ca0eebf549d91cf672e1.jpg

84bf06d14adbad28a04e80fc14172899949782a8.jpg

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Fãs “derrubam” ação da Mercedes para mostrar imagem de novo carro

F113-Mercedes.jpg

A Mercedes irá apresentar seu novo carro, o W04, nesta segunda-feira. A equipe tentou dar uma amostra do seu modelo de 2013 neste sábado em seu Twitter, mas não funcionou.

A escuderia propôs uma ação ao público: colocou inicialmente a imagem de uma garagem fechada em seu site e, a cada post com a hashtag #F1W04reveal no Twitter, a porta se abriria até ser revelada uma imagem do carro. Mas, com tantos acessos, o servidor caiu e a página saiu do ar.

A dupla de pilotos já está formada: o alemão Nico Rosberg e o inglês Lewis Hamilton, a novidade.
autoracing.com