Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Berger demonstra decepção com Räikkönen

O co-proprietário da equipe Toro Roso, Gerhard Berger, mudou de idéia quanto ao favorito pelo título da temporada 2008 de F-1. No início do ano, o austríaco havia dito que Kimi Räikkönen (Ferrari) iria disputar o bicampeonato, mas agora ele aposta no inglês Lewis Hamilton (McLaren) para levar o título.

"Mudei de opinião, agora vou apostar no Lewis Hamilton," disse o ex-piloto da Ferrari nas décadas de 1980 e 1990.

Berger falou que estava decepcionado com a atuação de Räikkönen na temporada. Além de perder para o companheiro de equipe Felipe Massa nas classificações, o finlandês poderia estar desmotivado a competir pela escuderia de Maranello.

"Devo confessar que estou decepcionado. Não acredito que ele tem capacidade para vencer o Hamilton e levar o título," falou Berger.

Para o austríaco a Ferrari deveria escolher Felipe Massa como o número 1 da escuderia, para que ele pudesse duelar com Hamilton pelo título da temporada 2008. "É preciso deixar claro quem é o número um desde o início da temporada e não no meio," encerrou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Público de 100 mil pessoas é esperado no GP da Europa

Recentemente, provas da F-3 Espanhola e da GT International inauguraram o novo circuito de rua de Valência e revelaram alguns pequenos problemas da pista, que recebe o GP da Europa de Fórmula 1, no próximo dia 24 de agosto.

A Federação Espanhola de Automobilismo espera que os contratempos sejam resolvidos em breve. Após fazer sua inspeção final no traçado nesta qarta, o presidente da entidade, Carlos Gracia, garantiu que as adversidades serão solucionadas.

"As corridas testes identificaram certos problemas técnicos. Na realidade, há contratempos como qualquer novo circuito. O importante é que há como melhorar esses pontos e sabemos como fazer isso", declarou Gracia ao diário espanhol AS.

Sobre o número de espectadores no dia da etapa, a previsão da federação e dos organizadores da prova estima cerca de 100 mil pessoas.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ex-piloto da McLaren é homenageado nos Estados Unidos

O piloto da McLaren em 1993 Michael Andretti irá integrar o Hall da Fama do Automobilismo nos Estados Unidos. O ex-piloto de Fórmula 1, de 45 anos, está entre os seis homenageados numa cerimônia em Detroit.

Michael Andretti teve uma passagem frustrante pela F-1 como companheiro do brasileiro tricampeão mundial Ayrton Senna e, depois, voltou ao monopostos norte-americanos. Ele foi campeão da CART em 1991 e hoje comanda sua própria equipe na Indy.

"Você faz o seu trabalho e nunca realmente pensa em entrar para o Hall. É uma honra estar lá, é algo muito especial", afirmou Andretti, que é filho de Mario Andretti, campeão na Indy e em 1978 na F-1, que está no Hall da Fama desde 1990.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"O problema da Renault não é o Alonso, mas o carro," diz Andretti

Em entrevista a um site, o norte-americano Mario Andretti falou sobre a participação do bicampeão Fernando Alonso na temporada 2008 da F-1 e sua campanha modesta na disputa pelo título.

"A Renault está pagando por não trabalhar bem o seu carro. O grande problema deles não é o Alonso, mas o carro que não consegue ser tão competitivo quanto foi nos anos do bicampeonato," comentou.

Andretti falou também sobre uma possível saída do espanhol ao fim da temporada 2008. Ele disse que só vê uma saída positiva para Alonso, ir para um lugar seguro, como por exemplo, a Ferrari.

"Se fosse para ir para a Ferrari tudo bem, mas se for para trocar por uma equipe que não se tem garantias de vitória eu acredito que seja um erro deixar a Renault," concluiu.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Para 2009, diferença entre equipes deve aumentar

As mudanças no regulamento técnico da F-1 provavelmente vão criar uma diferença importante no desempenho entre as equipes no próximo ano, de acordo com alguns dos dirigentes.

Esta temporada tem sido uma das mais disputadas, com a vantagem entre o ritmo do primeiro para os últimos carros normalmente na casa de 2s por volta em condições de corrida _uma melhoria significativa para os últimos anos.

A estabilidade do regulamento nas últimas três temporadas tem permitido que as equipes não precisem gastar muito.

As regras estão intocadas desde a introdução dos motores V8 2,4 litros após a temporada 2005, enquanto a troca para um único fornecedor de pneus depois de 2006 permitiu diminuir a diferença.

"Nós tivemos regras muito estáveis nos últimos anos. Tem ainda muito trabalho a fazer, mas no grupo do meio existem equipes que colocam 0s5 ou 0s7 para o 20º, é incrivelmente perto", disse Mike Gascoyne, diretor técnico da Force India, à revista "Autosport".

"Se você comparar a qualificação deste ano para a do ano passado, com todas as equipes, a média de melhoria está em 0s2, enquanto que nós melhoramos 1s4."

"McLaren e Ferrari ainda estão na frente, mas eles geralmente são as equipes que fizeram a melhoria mais cedo, por isso você poderia dizer que essas melhorias estão muito difíceis de encontrar", completou Gascoyne.

Com as mudanças no regulamento para 2009, como a introdução do sistema KERS e a redução nas cargas aerodinâmicas, porém, existirá uma grande janela para melhorias, e as equipes com bons investimentos terão uma velocidade de desenvolvimento maior.

Enquanto a maioria das equipes médias está otimista de conquistar um significativo passo à frente, a diferença na etapa inaugural, na Austrália, será bem maior do que neste ano.

"A disputa não tem sido tão ruim neste ano. Minha opinião é que no próximo ano isso será muito mais diferente, porque as pessoas estarão se acertando com as regras", afirmou Mark Webber.

"Pode não ser tão a curto prazo. Toda vez que você muda as regras, algumas pessoas entendem certo e outras acabam errando", completou o piloto da Red Bull.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton admite altos e baixos e pede consistência

O líder do campeonato da Fórmula 1, Lewis Hamilton, insistiu que a consistência é a chave para superar os rivais e faturar o título da temporada 2008. O inglês se prepara para voltar à ativa, daqui uma semana, em Valência, após ficar três semanas descansando.

Hamilton lembra dos altos e baixos dos pilotos de ponta até este momento do ano. O britânico, da McLaren, sabe da dificuldade do confronto contra os adversários da Ferrari e espera ter desempenhos mais constantes.

"Olha para o mundial até agora, sinto uma diferença quando comparado ao ano passado. Em 2007, a disputa foi muita intensa e a consistência foi incrivelmente importante", falou Lewis, que tem cinco pontos de vantagem sobre Kimi Räikkönen e oito a mais que Felipe Massa.

"Nesta temporada, o resultado de todos varia bastante e cada piloto ganha uma corrida, mas não consegue marcar pontos no mínimo em duas outras ocasiões", explicou o piloto. "Por isso, obter fortes resultados é cada vez mais importante".

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Barrichello empolgado com o desafio de conhecer Valência

O experiente piloto Rubens Barrichello irá conhecer um novo autódromo daqui uma semana, o circuito urbano de Valência, local do GP da Europa, a 12° etapa da temporada 2008. O brasileiro, da Honda, está empolgado com a prova na pista espanhola.

"O desafio de aprender um novo circuito é sempre excitante, principalmente quando é uma pista incomum como um novo traçado de rua", disse Barrichello. Para o veterano, a estréia num circuito demanda uma rápida adaptação para buscar bons desempenhos.

"Apesar de nos prepararmos o máximo possível para a corrida, nosso passeio pela pista com os engenheiros na quinta-feira e os treinos livres de sexta-feira serão absolutamente essenciais para conhecer o traçado e observar o nível de aderência", considerou.

Como a disputa em Valência será uma novidade para todos, o brasileiro pretende se beneficiar das dificuldades iniciais e ajustar o carro da Honda da forma correta para, assim, tentar superar rivais e brigar por pontos.

"Temos nos preparado bem e estou ansioso pelo final de semana e o potencial de somar alguns pontos. Esperamos uma prova com muito calor, que trará mais o desafio físico para os pilotos, carros e equipes", concluiu Barrichello.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Kubica gosta da exigência dos circuitos de rua

Robert Kubica disse ser um admirador dos circuitos urbanos e, por isso, quer chegar logo a Valência, palco da próxima da F-1, o GP da Europa.

"Estou muito ansioso para Valência, pois sou um grande fã de circuitos de rua, em geral."

"Eles são muitos exigentes, pois muitas vezes são instáveis e a superfície da rua muda. Quando você comete um erro, você facilmente vai para o muro", explicou o polonês, que não considera a pista completamente "de rua"

"Existem muitas áreas de escape por questões de segurança. A FIA colocou muitos esforços em segurança, o que é bom", disse.

Para a corrida, o quarto colocado no campeonato afirmou que o principal em um circuito urbano é ter um bom acerto do carro, "que possa ser fácil para dirigir".

"A melhora do tempo de volta tem que ser conquistada passo a passo, você não pode dirigir de uma maneira muito agressiva", completou Kubica.

"Em termos de traçado, você tem que entendê-lo gradualmente. É muito importante caminhar pela pista antes de dirigir, é a primeira coisa para conseguir uma sensação da superfície e do desenho."

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Diretor da McLaren afirma que GP da Europa será um espetáculo

O diretor da equipe McLaren, Martin Whitmarsh afirmou que o novo circuito de rua de Valência será um padrão para todos as outras pistas da categoria. De acordo com ele o traçado que receberá pela primeira vez o GP da Europa no dia 24 de agosto, tem tudo para se tornar o palco de um grande evento.

A pista que passa pela marina da cidade espanhol foi muito elogiada por todas as pessoas que já puderam vê-la. Valência será o primeiro teste das equipes em uma pista desconhecida, já que em setembro o circo da F-1 desembarca em Cingapura, para a primeira prova noturna da categoria.

O circuito já recebeu provas da F-3 Espanhola e surgiram pequenos problemas que já foram solucionados e segundo Whitmarsh não atrapalharam o GP da Europa que pode ser o maior evento da categoria.

"Claro que a Espanha tornou-se um mercado para a F-1. A prova em Valência juntamente com a etapa de Barcelona reflete o sucesso do automobilismo e a popularidade do esporte no país," comentou

"Percebemos que toda cidade está em clima de F-1, isso é muito bom, tenho certeza de que a organização está impecável e por essa razão será um belo espetáculo que não vai deixar a desejar para ninguém", encerrou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Massa dará a volta por cima, aposta Stewart

O tricampeão Jackie Stewart acredita que Felipe Massa dará a volta por cima na decepção do GP da Hungria, quando quebrou seu motor a três voltas de vencer a prova.

Para o escocês, o resultado da última prova não deve tirar a concentração do brasileiro e de sua equipe, a Ferrari.

"Ele deixará isto para trás", diz Stewart. "Todo piloto de elite já ficou desapontado por um problema mecânico uma vez ou outra, mas você tem que lidar com isso filosoficamente", afirmou.

"Massa ficará triste por um dia ou mais, mas ele sabe que um carro de F-1 é um dispositivo mecânico com aproximadamente cinco mil componentes e falhas não são desconhecidas."

"Você precisa dizer 'este não foi um bom dia'. Não há porque gritar e se desesperar. A F-1 é um esforço do time e os mecânicos ficarão desapontados também, particularmente os caras responsáveis pelo motor", finalizou o ex-piloto.

Massa é o terceiro colocado do campeonato com 54 pontos, oito a menos do que o líder Lewis Hamilton.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Italianos preferem Kimi Räikkönen na briga pelo título

Ao que parece, uma guerra de nervos pode começar na escuderia Ferrari por conta da condição, nem sempre muita clara na equipe, de primeiro piloto. Lembrando que no Mundial 2008, o finlandês Kimi Räikkönen tem 57 pontos (2º lugar) contra 54 do brasileiro Felipe Massa (3º).

Recentemente, o jornal italiano Gazzetta dello Sport realizou uma enquete e o resultado mostra que 60% dos torcedores preferem que a escuderia de Maranello aposte em Kimi Räikkönen na disputa do título nas últimas 7 provas do ano. Kimi é o atual campeão do mundo.

Felipe, que vem se destacando nas classificações, mandou um sutil recado mostrando essa rivalidade à flor da pele: "quatro em cada cinco classificações consigo a temperatura correta dos pneus. Com Kimi é uma em cada cinco. Mas, quando consegue é rápido".

A próxima etapa da temporada acontece no dia 24 de agosto com o Grande Prêmio da Europa nas ruas da cidade espanhola de Valência.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Karthikeyan minimiza possibilidade de retorno à F-1

O indiano Narain Karthikeyan minimizou suas chances de voltar à voltar à F-1, categoria na qual estreou há três anos atrás com o carro da extinta Jordan.

O proprietário da Force India, Vijay Mallya, disse recentemente que sua equipe deverá ter um indiano em 2009, cargo ao qual, ao lado de Karun Chandhok, Karthikeyan seria um dos favoritos a ocupar.

Contudo, em entrevista à agência "Newsindpress", o piloto desconversou a respeito de se retorno à categoria máxima do automobilismo.

"Na Índia, ser dono de um time de F-1 não é algo comum. Vijay fez um bom trabalho e apenas ele pode responder a questão [se Karthikeyan competirá pela Force India]", disse o indiano.

Apesar dos rumores a respeito da contração de um indiano para 2009, Mallya se diz contente com o desempenho de sua atual dupla de pilotos nesta temporada.

"A experiência de Giancarlo é inestimável para mim e Adrian tem bastante talento. Estou muito contente com eles", disse o empresário.

"Eles têm uma grande atitude, que me ajudará a encarar os desafios de amanhã e acho que eles ficarão bastante satisfeitos com o carro de 2009, o qual tenho certeza que será uma grande surpresa",finalizou.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Veja a programação do GP da Europa de F-1

Confira os horários do GP da Europa - a próxima etapa do Mundial 2008 de Fórmula 1 que acontece nas ruas de Valência, na Espanha:

Sexta, 22

(Brasilia) 05h00 - 06h30: 1º treino livre (Lisboa) 09h00 - 10h30
(Brasilia) 09h00 - 10h30: 2º treino livre (Lisboa) 13h00 - 14h30

Sábado, 23

(Brasilia) 06h00 - 07h00: 3º treino livre (Lisboa) 10h00 - 11h00
(Brasilia) 09h00: Classificação (Lisboa) 13h00

Domingo, 24

(Brasilia) 09h00: Largada (Lisboa) 13h00

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"Darei meu máximo na minha segunda corrida em casa", diz Alonso

O espanhol bicampeão mundial Fernando Alonso está extremamente motivado para sua segunda corrida em casa nesta temporada, com o GP da Europa, no próximo final de semana, no novo circuito de rua de Valência. O piloto da Renault destacou que adora pistas urbanas.

"Estou muito feliz por pilotar em casa pela segunda vez neste ano. É sempre algo especial correr na frente dos meus conterrâneos e estou realmente ansioso. Em Barcelona, tive uma forte corrida até me retirar. Mas espero desta vez ter um bom resultado", declarou o espanhol.

Alonso lembrou que tem bom retrospecto em traçados de rua, como Mônaco. "Gostos dos circuitos urbanos. Há sempre um desafio interessante e a sensação de velocidade é incrível. Farei meu melhor para atingir o acerto certo do carro e obter um forte performance. Darei meu máximo na segunda corrida na Espanha".

Para as sete corridas restantes da temporada 2008, o bicampeão prevê um crescimento da Renault empolgado com o quarto lugar no GP da Hungria. "Certamente continuaremos a evoluir, que é muito encorajador".

"Tivemos bom desempenho em Hungaroring. O carro se comportou bem. E mostramos que ainda seguimos com nossos avanços e que lutaremos pelo quarto lugar no mundial de construtores", analisou Alonso, oitavo no campeonato com 18 pontos.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Arábia Saudita pode estar na rota da F-1, diz site

O site "Grandprix" diz que a Arábia Saudita pode ser o próximo país a interessar-se por um GP de F-1. Juntaria-se, assim, ao Bahrein, no calendário desde 2004, e aos Emirados Árabes Unidos, cuja capital Abu Dhabi receberá a categoria em 2009.

Não faz muito tempo que o automobilismo foi banido no reino, mas, como o esporte espalha-se pelo Oriente Médio, as coisas têm mudado. Em 2007, o país foi incluído no calendário da FIA pela primeira vez com uma etapa do Bajas Cross-Country.

Em 2008, as leis foram alteradas para que fosse permitida a construção de autódromos, e logo apareceram os primeiros, como um particular próximo a Riad, chamado Reem Auto Club Experience.

A Arábia Saudita tem um grande potencial para o esporte a motor. É o maior mercado automotivo da região, com meio milhão de novos carros vendidos a cada ano. Além disso, a base da economia está no petróleo, mas o governo local quer diversificar as atividades por investir em diferentes setores, como o turismo.

Empresários do país já investiram na categoria, como Mansour Ojjeh, dono de 15% da McLaren atualmente. Nos anos 1970, um consórcio saudita ajudou a financiar a Williams.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Diretor da Renault diz que equipe vai lutar pelo quarto lugar

O diretor de engenharia da Renault, Pat Symonds, acredita que a escuderia francesa pode ultrapassar a Toyota e conseguir o quarto lugar na disputa do mundial de construtores.

Para ele o desempenho da equipe na Hungria mostrou que o time está crescendo na temporada e pode diminuir muito a distância entre as duas equipes que até o momento é de apenas quatro pontos.

"Na Hungria a Toyota teve um bom final de semana, mas conseguimos marcar pontos importantes, acredito que poderemos fazer boas provas até o final da temporada para manter o ritmo," comentou Symonds.

O diretor afirmou que o carro da Renault evoluiu muito nas últimas provas e por este motivo conseguiu bons resultados na etapa da Hungria. Para ele o time está no caminho certo e tem boas possibilidades de terminar o campeonato na quarta colocação.

"Na minha opinião a prova da Hungria foi o melhor resultado para nós na temporada. O segundo lugar do Piquet na Alemanha foi um grande golpe de sorte. Acredito que estamos no caminho certo e agora estamos confiantes de que vamos terminar o ano em quarto," concluiu.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

xpt0

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,410
Gostos Recebidos
0
Raikkonen: «Objectivo é vencer o Mundial»

O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, rebateu esta terça-feira as críticas recebidas nos últimos tempos, centradas sobretudo em torno de uma suposta falta de motivação, e garantiu que continua empenhado em revalidar o título mundial conquistado em 2007.

"A única coisa que me interessa é ter um ponto a mais que os demais pilotos no final da última corrida, no Brasil. O meu objectivo é vencer o Mundial, tudo o resto não tem importância", afirmou Kimi Raikkonen em declarações disponíveis na sua página oficial na internet.

O austríaco Niki Lauda, que foi tricampeão mundial nos anos 70/80 e hoje em dia é comentador do canal de televisão alemão RTL, foi um dos últimos a colocar em causa a possibilidade do piloto finlandês conquistar o título de pilotos em 2008, destacando especialmente a irregularidade de Kimi Raikkonen (que não vence uma corrida desde meados de Abril, no GP de Espanha).

Na classificação, contudo, Kimi Raikkonen surge como o mais próximo perseguidor do líder do campeonato, o britânico Lewis Hamilton. O jovem piloto da McLaren soma 62 pontos, contra 57 do finlandês. O terceiro lugar, com 54, pertence ao outro piloto da Ferrari, o brasileiro Felipe Massa.

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1, o Grande Prémio da Europa, será disputada este fim-de-semana, no estreante circuito citadino de Valência.
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ferrari confiante para ser a primeira vencedora em Valência

Após três revés seguidos, a Ferrari volta às atividades no próximo final de semana para tentar se recuperar na temporada 2008. A Fórmula 1 disputa o GP da Europa, 12° etapa do ano, no novo circuito de rua de Valência, e o time italiano confia nas chances de ser o primeiro vencedor da pista espanhola.

"Para este final de semana, a meta é a mesma de sempre: garantir que todos os elementos do nosso carro e do nosso time trabalhem ao máximo. Assim, poderemos trazer o maior número de pontos possíveis para casa e espero colocar nosso nome no troféu de Valência", destacou o diretor técnico Aldo Costa.

Sobre as dificuldades da pista, Costa lembrou do forte calor e da diversidade do circuito urbano. "O traçado parece muito interessante, combinando uma variedade de curvas diferentes, além de alguns setores de alta velocidade".

"Podemos esperar temperaturas elevadas, mas isso não deve representar problemas para nós. Vamos ter alguns avanços no pacote, que foram testadas em Jerez de la Frontera para o GP da Hungria", completou.

Nas últimas três provas do ano, a Ferrari foi desbancada pela McLaren com vitórias de Lewis Hamilton, na Inglaterra e na Alemanha, e com o triunfo de Heikki Kövalainen, na Hungria.

Agora, Hamilton lidera o mundial com 62 pontos, cinco de vantagem para o atual campeão Kimi Räikkönen e oito a mais que o brasileiro Felipe Massa.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Valência apresenta diferenças em relação a Mônaco

Embora tenha sido bastante comparado com o circuito de Mônaco, em suas particularidades, o traçado urbano de Valência é bastante diferente do de Monte Carlo.

medium.jpg


A pista monegasca é a mais lenta do calendário, tendo uma média de velocidade de apenas 156 km/h, com 254 km a serem percorridos durante a prova, que, em termos de distância, é a mais curta da F-1.

Já Valência tem um trajeto de 310 km, nos quais os pilotos podem atingir uma média de velocidade incomum para circuitos de rua: 225 km/h, que o tornará o oitavo circuito mais rápido do calendário.

O traçado espanhol também forçará frenagens a 80 km/h em pelo menos três setores, o que exigirá bastante competência das equipes no acerto dos freios, da mesma forma que em Montréal.

Além disso, Valência também deve exigir bastante habilidade dos pilotos. O único setor em que os carros poderão usar a potência máxima de seus motores será a reta paralela ao cais, onde terão cerca de 13 segundos para pisar fundo.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
McLaren busca acerto correto para Valência

A McLaren demonstra-se preocupada com o acerto de seus dois carros para o GP da Europa, que será disputado no novo circuito de Valência.

Para o chefe-executivo da equipe, Martin Whitmarsh, os trabalhos no traçado espanhol deverão ser "metódicos e itinerantes", de modo a evitar tomadas de decisões precipitadas.

"Precisamos prestar atenção tanto no parecer dos pilotos quanto nos dados gerados pelo carro", afirma o inglês. "O importante é não reagir precipitadamente. É vital que você não vá pelo caminho errado, pois há pouco tempo para acertos antes da classificação".

Já o chefe de competições da Mercedes, Norbert Haug, confia nas simulações para colher os dados corretos que facilitarão as avaliações para um acerto correto.

"Nossos técnicos trabalham na simulação dos dados do circuito junto com a equipe McLaren", afirma o alemão.

"De acordo com isto, encontraremos a resposta correta do motor e aperfeiçoaremos a calibragem apropriadamente para atender às exigências do circuito de Valência, bem como às necessidades de nossos pilotos".

"Esta preparação é particularmente importante para um circuito novo, do qual não temos dados de testes ou corridas. No final, isto pode ser crucial para termos a melhor forma possível para a classificação e a corrida", finalizou.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Neblina deve marcar GP da Europa, em Valência

No próximo final de semana, o novo circuito de rua de Valência estréia na Fórmula 1, como sede do Grande Prêmio da Europa, a 12° etapa da temporada 2008. Segundo a previsão metereológica, os três dias de atividade devem ser marcados pela presença de neblina.

De acordo com os especialistas, os trabalhos também vão acontecer debaixo de intenso calor, como já imaginavam equipes e pilotos, até porque a prova ocorre em pleno verão europeu. Por outro lado, as chances de chuva são pequenas.

Para a sexta-feira (22/08), dia de treinos livres para aprendizado da desconhecida pista urbana, as temperaturas oscilam entre a mínima de 22°C e a máxima de 29°C. As possibilidades de precipitação estão na casa dos 10% e é bem provável a aparição de nevoeiro à tarde.

Já para o sábado (23/08), dia do treino classificação que define o grid de largada, o tempo quente permanece o mesmo, enquanto as chances de chuva sobem um pouco e atingem 20%. A neblina, novamente, pode fechar a jornada.

Para o domingo (24/08), dia da corrida, a previsão é bastante semelhante às outras jornadas, com calor, neblina e 10% de chances de chuva.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"Em Valência, também é preciso um pouco de sorte", diz Raikkonen

Neste final de semana, a Fórmula 1 chega à 12° etapa de 2008, o GP da Europa, no novo circuito de rua de Valência. Para o finlandês Kimi Räikkönen, ele será capaz de aprender o traçado rapidamente na sexta-feira de treinos livres.

"Será mais importante do que em outros lugares a continuidade nos trabalhos iniciais", comentou o piloto da Ferrari, vice-líder do campeonato, cinco pontos atrás do rival da McLaren Lewis Hamilton.

"Se estiver calor, isso ajudará a Ferrari. Como Montreal, você também precisa de um pouco de sorte. Só tomara que, desta vez, tenha um final diferente", emendou Kimi.

Räikkönen lembrou que as características de alta velocidade do circuito são semelhantes ao traçado Gilles Villeneuve, no Canadá. Nessa etapa, o finlandês tinha grandes chances de vitória, quando foi acertado nos boxes por Hamilton, forçando os dois a abandonarem.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Kubica acredita que ainda pode brigar pelo título

Robert Kubica espera que o desempenho da BMW no GP da Hungria tenha sido apenas o ponto baixo na temporada e que a equipe volte a mostrar sua forma normal em Valência.

O polonês largou na quarta posição, porém o carro não tinha um bom ritmo e o piloto marcou apenas um ponto na corrida em Hungaroring.

Além do repentino declínio no rendimento do F1.08, Kubica explicou que teve de superar outra briga durante a prova: a alta pressão dos pneus.

"Minha quarta colocação no grid mostrou que o carro não estava tão ruim para aquele circuito e as condições da pista estavam parecidas sábado e domingo", disse ao site oficial da F-1.

"Eu apontaria meu dedo na direção do problema de pneus."

"Lá foi também algum problema técnico que pode ter influenciado no desempenho, ainda que de uma forma limitada", explicou o polonês.

A BMW, que brigava pelas primeiras posições no grid, hoje encontra dificuldades para chegar perto do ritmo de Toyota e Renault, mas Kubica confia na volta da boa performance para o fim da temporada.

Ele até acha que a equipe pode se aproximar de McLaren e Ferrari.

"Nós não descobrimos na Hungria que nosso carro perdeu competitividade com relação à maioria das outras equipes", afirmou.

"Eu espero que Hungria tenha sido a reviravolta da temporada, desde que essa situação me coloque na posição de brigar por pontos, de preferência por pódios."

"Vamos ver se podemos estar de volta para onde nós acreditamos estar na Valência", falou Kubica.

Com o fraco desempenho, o polonês ficou 13 pontos atrás do líder Lewis Hamilton no campeonato _62 a 49. "Nas últimas duas corridas nós marcamos somente oito pontos, é claro que não é o bastante."

"Essa direção nos traz de volta para as condições da temporada 2007, o que não é o objetivo da equipe", completou Kubica.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Animado, Trulli quer apenas cumprir as metas

Jarno Trulli se mostrou animado para a perna final da temporada. O italiano considera que o objetivo da Toyota para 2008 está próximo de ser concretizado e aproveitou também para se colocar uma meta.

"Nós temos o quarto lugar como nosso objetivo desde o começo da temporada e é sempre bom cumprir nossas metas", disse o piloto à revista holandesa "Formule 1 Race Report".

A Toyota ocupa a quarta posição entre os Construtores com 35 pontos, quatro à frente da Renault. Na última corrida, em Hungaroring, porém, as duas equipes conseguiram ser mais rápidas do que a BMW, atual terceira colocada.

"Nós não podemos desafiar os três primeiros agora, mas podemos terminar logo atrás deles. Eu gostaria também de terminar em sétimo no campeonato [de pilotos]", revelou Trulli, que já ocupa sua posição "dos sonhos".

"Isso significaria que teríamos realizado qualquer coisa que gostaríamos", completou.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ferrari predomina na estréia de novos circuitos na F-1

A escuderia Ferrari traçou como meta para este final de semana, no GP da Europa, ser a primeira vencedora do novo circuito de rua de Valência. E a equipe italiana tem motivos para confiar que pode conseguir este objetivo.

A montadora de Maranello predomiou nas últimas estréias de pistas na Fórmula 1. De 1994 até 2008 surgiram seis novos traçados e, nessas oportunidades, um piloto do time venceu por quatro vezes, um aproveitamento de 66,7%.

Assim, o atual campeão mundial Kimi Räikkönen e o brasileiro Felipe Massa tem razões para chegarem otimista no ainda desconhecido circuito espanhol. Aliás, o finlandês saiu ganhador na estréia do GP da Turquia, em 2005, quando corria pela McLaren.

O outro intruso nos triunfos ferraristas em estréias foi o heptacampeão Michael Schumacher. Apesar do alemão ter faturado cinco título com a equipe italiana, ironicamente, Schumacher desbancou a escuderia em 1994, no GP do Pacífico, no circuito japonês de Aida, pela Benetton.

Confira as últimas estréias de pistas na F-1 e seus vencedores:

1994: GP do Pacífico - Michael Schumacher, Benetton
1999: GP da Malásia - Eddie Irvine, Ferrari
2000: GP dos Estados Unidos - Michael Schumacher, Ferrari
2004: GP do Bahrein - Michael Schumacher, Ferrari
2004: GP da China - Rubens Barrichello, Ferrari
2005: GP da Turquia - Kimi Räikkönen, McLaren

Fonte: Amigos da Velocidade
 
Topo