Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
FIA desvaloriza ameaça da Ferrari

45977f7c.jpeg
Torna-se cada vez mais tenso o braço de ferro entre a FIA e as equipas de Fórmula 1. Depois da ameaça da Ferrari, sobre um eventual abandono da modalidade caso a regra do motor standard seja aprovada, a FIA veio agora desvalorizar esse cenário, afirmando que compete às equipas decidirem qual o caminho que querem seguir para reduzir os custos da modalidade.

Apesar das ameaças, primeiro da Toyota, agora da Ferrari, a FIA continua intransigente no que diz respeito às regras da tecnologia standard para os motores e transmissões a partir de 2010, referindo que às equipas já foram apresentadas três opções, das quais terão de escolher uma.

Recorde-se que as três propostas lançadas pela FIA e por Max Mosley contemplavam as hipóteses de um motor standard, um motor fornecido por uma terceira parte ou a capacidade de produzir diversas unidades de modo a fornecer as equipas independentes mediante um preço reduzido, que deveria rondar os cinco milhões de euros por época.

Em resposta à declaração da equipa italiana, a FIA referiu que não irá voltar atrás apenas porque as equipas não estão satisfeitas com estas medidas, reforçando a ideia de que as equipas continuam a dispor das três opções acima referidas, tendo chegado à conclusão que "o quadro directivo da Ferrari parece estar mal informado".

"A FIA está maravilhada com o sucesso financeiro da Ferrari e deseja que assim continue. No entanto, as outras estão-se a deparar com custos que excedem largamente o retorno. Isso não é sustentável", pode-se ler na declaração do organismo que rege o automobilismo mundial, voltando a atirar a responsabilidade do futuro da F1 para as equipas.

"Está agora do lado dos construtores acordarem com uma das três opções apresentadas pela FIA ou que produzam propostas concretas que reduzam os custos para um nível sustentável", não se atemorizando com as mais recentes ameaças que as equipas estão a fazer.

Se nenhuma das opções acontecer, adianta a entidade, "a FIA fará o que for preciso para manter um campeonato do mundo credível tanto para os pilotos como para os construtores".AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Ron Dennis: "Lewis Hamilton é vítima do seu sucesso"

0077a48a.jpeg
O patrão da McLaren, Ron Dennis não concorda com quem apelida Lewis Hamilton de arrogante, dizendo que esse tipo de críticas se inserem no contexto de um jovem que chega à F1 e começa a ter sucesso rapidamente, e das respectivas invejas que essa situação despoleta.

Em declarações ao jornal inglês "Daily Mail" o homem forte da McLaren refuta acusações de falta de respeito de Hamilton para com os seus pares, reforçando que esse tipo de críticas não tem fundamento, revelando igualmente que tem tentado manter afastado Hamilton da leitura dessas notícias:

"Como em tudo na vida, se um jovem chega e de imediato começa a ter sucesso, os seus adversários podem ter algum dificuldade em lidar com isso. Este tipo de pessoas - jovens que alcançam o sucesso rapidamente - sempre receberam e sempre receberão críticas. É perfeitamente compreensível. Nós dizemos ao Lewis para não ler jornais, não navegar na internet, já que dessa forma ele desconcentra-se."

"O Lewis está na fase ascendente de aprendizagem na sua carreira, e se a McLaren lhe continuar a dar um carro competitivo, ele terá a possibilidade de bater todos os recordes da Fórmula 1. Penso que poucos duvidam disso.", referiu Ron Dennis.

AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Klien indica que sistema KERS da BMW está muito avançado

bcd0156f.jpeg
Christian Klien acredita que a preparação do sistema KERS da BMW está um passo à frente do das restantes equipas do campeonato de Fórmula 1, o que se pode traduzir numa vantagem para os monolugares da marca alemã.

"É escusado dizer que toda a equipa está a tentar familiarizar-se com o sistema o mais rapidamente possível. Estou certo de que na BMW estamos mais adiantados na preparação", referiu o piloto austríaco ao site oficial da BMW Sauber.

Klien é ainda da opinião de que nem todas as equipas terão o seu sistema de recuperação de energia pronto para 2009, já que "é opcional".

"Nenhuma equipa teve sucesso [com o KERS] em pista até agora. Vamos tentar perceber o sistema a fundo durante os testes de Inverno após o Brasil", explicou Klien, que lembrou os benefícios para as equipas que conseguirem colocar o KERS nas primeiras provas: "terão certamente vantagem", observou o piloto de testes da BMW.

Recorde-se que a BMW foi a principal defensora deste sistema já em 2009, tendo impedido que as equipas chegassem a acordo quanto ao adiamento da sua introdução na F1 para 2010.AS

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
São Paulo descarta crise e prevê crescimento de 21% nas receitas com F-1

Além de coroar o inglês Lewis Hamilton ou o brasileiro Felipe Massa como campeão da temporada, o GP Brasil de Fórmula 1, que acontece neste fim de semana, em São Paulo, também renderá um "prêmio" à capital paulista. A expectativa é que a prova gere uma receita recorde de R$ 230 milhões à cidade, 21% a mais do que o registrado em 2007.

Segundo cálculos da São Paulo Turismo (SPTuris), cada pessoa que estiver na capital paulista para acompanhar a Fórmula 1 irá gastar, por dia, R$ 650 em média, com itens como transporte, entretenimento, compras e restaurantes.

"A semana da Fórmula 1 é um momento de alegria para quem trabalha na indústria de entretenimento e turismo. A nossa oferta de hotéis, que é a mesma de Nova York, estará completamente lotada e a expectativa é a melhor possível", afirmou Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris.

Ainda de acordo com a entidade, mais de 140 mil pessoas devem passar pelo autódromo de Interlagos nos três dias de GP. Desse total, 85 mil são de fora da capital paulista e, neste universo, 15 mil são estrangeiros, predominantemente da América Latina.

Outro ponto afetado positivamente pela realização da Fórmula 1 em São Paulo é a criação de novas oportunidades de trabalho. A estimativa é que, entre julho e outubro, 15 mil empregos serão gerados na cidade, em diversos setores, para atender a demanda exigida pelo evento.

Em época de crise financeira global, no entanto, o otimismo do turismo paulista pode causar estranheza, já que a maioria dos segmentos já começa a sentir reflexos de uma provável recessão. A explicação para os bons números, em contrapartida, está na antecedência com que os ingressos foram vendidos, os hotéis agendados e, consequentemente, as viagens planejadas.

"A crise no turismo de São Paulo só vai ser sentida a partir de março do ano que vem. Como os ingressos foram todos comercializados em março e as reservas feitas em julho, não teremos nenhum impacto agora. Mas por conta da questão cambial, muitas pessoas vão deixar de viajar depois do carnaval", completou Carvalho.

Fonte: UOL Esporte

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Red Bull quer terminar 2008 à frente da Toro Rosso

Responsável pelos motores Renault da Red Bull, Fabrice Lom acredita que a equipe austríaca possa terminar o GP Brasil à frente da Toro Rosso, sua equipe-cliente.

O desempenho da escuderia de Faenza tem sido muito melhor do que o da Red Bull, principalmente na segunda metade da temporada, contando até com vitória de Sebastien Vettel no GP da Itália.

Na tabela, a Toro Rosso é a sexta colocada com 34 pontos, cinco a mais do que a equipe austríaca.

"Queremos acabar à frente da Toro Rosso e só cinco pontos nos separam deles, o que não é uma distância inalcançável no Brasil", afirmou Lom.

O francês lamentou que no GP da China tenha acontecido o primeiro problema com um motor Renault da equipe austríaca, no carro de Mark Webber, que perdeu dez posições no grid de largada.

"Foi uma lástima. Já tínhamos usado antes o motor curinga, por isso não pudemos evitar a penalização. É uma pena, porque chegamos à Xangai em muito boa forma e fomos mais competitivos do que a Toro Rosso."

Para a prova em Interlagos, Fabrice Lom explica que os motores sofrerão menos, pois São Paulo está bem acima do nível do mar, o que deixa a densidade do ar menor e diminui o desgaste do equipamento.

O GP Brasil também marcará a despedida de David Coulthard da F-1, após 14 anos na categoria.

Fonte: Tazio

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Schumacher diz que Räikkönen deveria pedir ajuda

O heptacampeão Michael Schumacher insistiu que o atual campeão Kimi Räikkönen deveria pedir ajuda para terminar com a má fase que vem passando. Desde a segunda metade da temporada o finlandês não tem tido boas provas, o que fez dele apenas um escudeiro para o companheiro de equipe Felipe Massa.

O agora aposentado das pistas Schumacher trabalha como espécie de consultor da escuderia de Maranello chegando às vezes a testar o carro da equipe. Para o alemão os problemas de Räikkönen são puramente técnicos.

"Acredito que ele deveria ter sido melhor protegido, pois no meio da temporada tivemos algumas evoluções com o carro e ele não conseguiu acompanhar o novo ritmo da equipe," avaliou.

O alemão disse que seu relacionamento com o finlandês é diferente do que ele tem com Massa, uma vez que ele não ajudou Räikkönen por que o atual campeão nunca solicitou sua ajuda.

"De certa maneira às vezes ele se fecha em sua visão e não percebe que precisa de ajuda. Nós poderíamos ajudá-lo mas ele não nos pede ajuda," finalizou.

Fonte: Amigos da Velocidade

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Massa revela ter sido entregador de comida no autódromo de Interlagos

Com chances de ser o primeiro brasileiro a conquistar o título de F-1 correndo em Interlagos, Felipe Massa revelou como foi que começou a freqüentar o autódromo paulista em meados de 1999. Ainda garoto, Massa "trabalhou" como entregador de comida para a Benetton no GP do Brasil em troca de um passe para o paddock.

"Meu ex-empresário possuía alguns restaurantes em São Paulo e conhecia pessoas da Benetton", disse o piloto da Ferrari em entrevista publicada pela Autosport. Versões da história, porém, dão conta de que Massa não passava de um entregador de pizzas.

"Perguntei se ele [o ex-empresário] poderia me conseguir um passe para o paddock. Ele me respondeu que teria entrada até o sábado, mas que precisava entregar comidas como massa e bananas para as equipes no domingo. Então eu consegui entrar na pista levando comida para a equipe", afirmou Massa.

Durante o serviço, o brasileiro conheceu o cozinheiro Felice Guerini, que na época prestava serviços à Benetton e agora trabalha para a Ferrari. "Lembro que disse a ele: "talvez nos veremos na F-1 no futuro". Ele olhou para o garoto que entregava comida e disse "tudo bem, tudo bem", conta o piloto.

"Alguns anos depois encontrei com ele [Felice] e perguntei se lembrava de mim. Ele disse que não. Então relatei para o episódio e nos tornamos bons amigos. Agora estamos juntos na Ferrari", finalizou Massa.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
FIA responde a ameaça de saída da Ferrari

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) minimizou o fato da Ferrari ter ameaçado a saída da F-1, caso a idéia dos motores padrão seja aceita. Para a entidade o problema com a redução de custos da categoria cairá sobre as equipes e não sobre a FIA que apenas está pensando em uma maneira de solucionar o problema.

O conselho administrativo da Ferrari publicou nesta segunda-feira um comunicado dizendo que a equipe iria considerar a participação na F-1, caso a FIA conseguisse um propulsor único a partir da temporada de 2010.

Segundo a entidade o assunto dos motores padrão só veio a tona depois que a Toyota considerou a possibilidade de sair da F-1. Para a FIA este não é um problemas, pois as equipes já foram apresentadas as outras soluções para a redução de custos.

Em resposta ao comunicado da Ferrari, a FIA divulgou hoje uma nota sobre a possível saída da equipe italiana da F-1.

"A FIA tomou conhecimento da declaração da Ferrari, por causa da imprensa. Parece que o Conselho da Ferrari foi mal informado, pois temos três opções diferentes para as equipes. Sendo uma chamada de motor padrão, a outra em que as equipes devem fabricar conjuntamente um propulsor com valor de 5 milhões de euros por temporada," dizia o comunicado.

"A FIA está satisfeita com o sucesso financeiro da Ferrai e espera que continue no positivo, no entanto algumas outras equipes estão enfrentando problemas por causa da crise e isso não é sustentável. Agora basta as equipes decidirem qual o modelo a ser adotado, ou criar novas regras para reduzir os custos," continuava a nota.

A intenção da FIA é que as equipes cheguem a um acordo, mas antes de qualquer decisão a entidade já avisou que trabalhará para a manutenção das equipes, nem que para isso seja necessário a utilização de motores padrão.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Favorito ao título, Hamilton já está no Brasil

O piloto da McLaren, Lewis Hamilton, desembarcou nesta terça-feira no aeroporto internacional de Cumbica em Guarulhos e seguiu direto para o hotel em que ficará hospedado na zona sul da capital paulista.

Pela segunda vez o inglês chega ao Brasil como líder do mundial e favorito ao título. No ano passado, Hamilton tinha quatro pontos de vantagem para seu então companheiro de equipe Fernando Alonso e sete para Kimi Räikkönen que acabou se consagrando campeão mundial da F-1 em 2007.

Agora Hamilton só tem um adversário que pode lhe tirar o caneco, o brasileiro Felipe Massa que também tem sete pontos de desvantagem para o inglês.

Hamilton deve descansar hoje e amanhã e só tem eventos marcados para a quinta-feira, quando deverá comparecer a coletiva de imprensa e participar de um evento promocional onde será uma espécie de taxista.

Os fantasmas dos erros do ano passado não assombram mais o piloto. Ele demonstrou estar tranqüilo e confiante na busca por seu primeiro título mundial. Em entrevista recente Hamilton disse que se sente mais preparado e pronto, pois já aprendeu a não apressar as coisas.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Montoya aconselha Hamilton a ficar longe de Massa

F-1

Da Redação

O ex-piloto de F-1, Juan Pablo Montoya, aconselhou o líder do mundial de pilotos Lewis Hamilton (McLaren) a ficar longe do brasileiro Felipe Massa (Ferrari) durante a corrida decisiva deste final de semana em Interlagos.

O colombiano que correu pela equipe inglesa e agora disputa a NASCAR nos EUA, falou que Massa deve vencer a corrida do domingo, por esta razão ele contou que Hamilton dever pilotar de maneira clara para levar seu primeiro título mundial.

"Acho que provavelmente quem vence a corrida é o Felipe. E se fosse o Lewis eu não ficaria próximo dele, se percebesse a aproximação eu o deixaria passar. Hamilton tem que correr bonito e com inteligência," comentou.

Quando se é jovem e está na F-1, você quer ganhar corridas, mas é preciso saber quando um bom resultado e os pontos são melhores que a vitória. Tenho certeza que a McLaren conversou sobre isso com ele, acredito que ele chega nos pontos e se torne campeão mundial " falou Montoya.

O colombiano não acredita que o fato de ter perdido o título na temporada passada seja um problema para o inglês, que já declarou estar mais maduro e pronto para a etapa decisiva deste ano.

"Não acredito que os fatos do ano passado o influenciem. A McLaren já ganhou campeonatos mundiais antes e por isso acho que vão fazer um bom trabalho no Brasil. Acho que o Lewis será campeão, caso contrário será uma grande surpresa. Ele tem feito um bom trabalho e é um bom piloto," finalizou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
"Esta é a corrida mais importante da minha vida," diz Massa

O piloto Felipe Massa pode ser o primeiro brasileiro a conquistar um título de F-1 depois de Ayrton Senna em 1991. Caso consiga o feito Massa deverá comemorar ao lado de milhares de brasileiros que acompanharão o GP Brasil.

O piloto da Ferrari não terá uma tarefa fácil, pois o líder do mundial Lewis Hamilton tem sete pontos de vantagem para o brasileiro. Agora Massa espera a ajuda de seus compatriotas para chegar ao seu primeiro título mundial.

"Esta é a corrida mais importante da minha vida. O GP Brasil sempre é especial para mim, mas ainda neste ano que posso ser campeão. Vai ser fundamental contar com o apoio dos fãs que pode me ajudar muito na hora de trabalhar para reverter a desvantagem que o Hamilton tem. Não posso imaginar como me sentiria se ganhasse o título no Brasil," comentou Massa.

A esperança de Massa ganhar a prova não é impossível, mas levar o título será um pouco difícil. Hamilton precisa apenas de um quinto lugar para ser campeão e em 17 provas ele chegou entre os cinco primeiros 12 vezes ficando fora da zona de pontuação apenas em quatro oportunidades.

"Vou me concentrar em ganhar a corrida é tudo o que posso fazer. É importante que eu mantenha as esperanças, mas não posso ficar pensando no resultado do Hamilton. Sei que não será fácil, mas também não é impossível. Quando a prova acabar veremos o que fazer," falou Massa.

Apenas nove pilotos conseguiram tirar o título do líder do campeonato em 58 anos de F-1. Um deles foi o finlandês Kimi Räikkönen que tomou o título de Hamilton na etapa do Brasil, tirando justamente os mesmos sete pontos de diferença que separam o inglês do piloto da Ferrari.

Massa venceu a corrida no Brasil em 2006, tornando- se o primeiro brasileiro a ganhar em Interlagos depois de Senna em 1993. No ano passado foi segundo colocado, dando a vitória para que Räikkönen sagra-se campeão.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Coulthard, sobre seu último GP: "Só choraria se fosse o Barrichello"

Poucos pilotos terão algum interesse especial pelo GP Brasil do próximo domingo, às 15h. Felipe Massa e Lewis Hamilton brigarão pelo título, Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet terão sua última chance para permanecer na Honda e na Renault, respectivamente, e pára por aí. No entanto, outro corredor terá uma motivação a mais. As 71 voltas da prova serão as últimas de David Coulthard, 37 anos, como piloto titular de Fórmula 1.

Nesta quarta-feira, o escocês da Red Bull esteve no Clube de Campo de São Paulo para participar de um torneio-amistoso de golfe promovido pela Bridgestone e com renda revertida para o Graac. Durante o evento, que também contou com a participação de Mark Webber e uma rápida aparição de Nelsinho Piquet, Coulthard falou sobre sua última corrida na categoria após 13 anos de dedicação.

"Será uma corrida muito emocionante, para mim e para os fãs, até porque haverá a decisão do título mundial entre Lewis [Hamilton] e Felipe [Massa]", comentou Coulthard, que, no entanto, descartou derramar lágrimas após o GP. "Eu só choraria se eu fosse o Rubens", brincou, referindo-se à fama conquistada pelo amigo brasileiro na categoria. "Tive uma longa carreira, aproveitei, e agora vou começar uma nova fase. Só quero fazer meu melhor na corrida".

Apesar da brincadeira com Rubinho, o escocês lembrou que é amigo do brasileiro e afirmou que torce para que 2008 não seja a última temporada do piloto da Honda. "Conversei com o Rubens, e ele mostrou que ainda tem muita energia para continuar. Talvez esta até seja a última temporada, mas não vejo motivos para ele parar".

A poucos dias de 'pendurar as luvas', Coulthard já começa os planos para o futuro. "Saindo daqui vou voltar para a Europa, porque minha noiva está grávida e teremos um menino em dezembro", comentou, contando, em seguida, seu destino profissional. "Vou continuar na Red Bull como consultor e piloto de testes".

Voz respeitada dentro da Associação de Pilotos da F1, o veterano, cuja maior frustração foi nunca ter conquistado o título mundial, não teme que sua aposentadoria enfraqueça o grupo. "Vou continuar testando com a Red Bull, vou viajar para os GPs, estarei por perto. Mas eu acredito no poder dos pilotos e na força do grupo. Sempre amei a Fórmula 1, desde pequeno, mas agora essa fase acabou".

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Jody Scheckter, campeão em 1979, critica F-1 atual

O campeão de 1979, Jody Scheckter criticou ferozmente a atual maneira como a F-1 é disputada, dizendo que a categoria mudou muito em relação ao campeonato que ele disputou durante a década de 1970.

O sul-africano que conquistou seu título pela Ferrari, disse que a atual F-1 não passava de uma 'grande ditadura'. Em entrevista ao jornal The Independent ele afirmou "Eu não gosto da maneira como a F-1 vem sendo administrada."

Scheckter acredita que o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) Max Mosley é o grande problema da categoria. Para ele as punições impostas a equipe McLaren, no ano passado, devido ao caso de espionagem é um exemplo de que o esporte precisa ser reformado.

"Eles não tem a mesma forma de administrar. A F-1 tinha ainda o desafio tecnológico e o próprio desafio de vencer os outros, no entanto estão destruindo isso. O esporte era mais fácil e tecnicamente menos difícil," comentou.

O ex-piloto disse que as punições impostas a Lewis Hamilton este ano foram "ridículas" e por este motivo ele espera que o inglês seja campeão na etapa do Brasil este final de semana.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Em pista "estranha", Nelsinho usa bicicleta para se acostumar

Ele é brasileiro, mas a pista de Interlagos é praticamente uma estranha para Nelsinho Piquet. O piloto da Renault praticamente não correu no circuito paulistano, tendo disputado apenas provas em carro da categoria turismo, quando disputou as 500 Milhas em uma equipe ao lado do pai Nelson Piquet.

Por isso, nesta semana, Nelsinho vem praticamente seguindo o mesmo roteiro que fez em outras pistas que tinha pouco conhecimento. Nesta tarde de quarta-feira, ele pegou uma bicicleta e tratou de dar voltas pelo autódromo para conhecer melhor o traçado. Nem o sol de meio-dia assustou o calouro.

"O carro de turismo é bem diferente, você não dirige tão no limite, ele é mais lento. Não dá para trazer muita coisa. Para mim, é como se eu estivesse na China ou no Japão, em uma pista nova", explicou o piloto da Renault, antes de deixar os boxes da equipe para percorrer o autódromo. No dia anterior, Nelsinho já havia passado em Interlagos e aproveitou para correr na pista do circuito.

"Tenho de esperar e ver. Espero fazer uma boa prova", comentou o piloto, que pela manhã, durante evento da Bridgestone, admitiu não se sentir muito confortável em São Paulo. "Em Silverstone [Inglaterra], que é perto de onde eu morei nos últimos seis anos, acho que eu me sentiria mais em casa. É claro que aqui tem a nossa comida, nosso clima, mas eu me sinto quase como no Japão, preciso de alguém para me guiar aqui em São Paulo".

A manhã foi de muito trabalho para as equipes, que tiraram as coberturas térmicas dos pneus e trabalham na montagem dos carros. McLaren e Ferrari, que disputam os títulos de pilotos e construtores, são as escuderias com os trabalhos mais adiantados. Mas o barulho do ronco do motor ainda não foi ouvido em Interlagos.

Já nas arquibancadas, a organização dá como encerrado o trabalho e a direção já espera a vistoria oficial do inspetor de segurança da FIA, Charles Whiting, que deve ocorrer nesta quinta-feira. "Interlagos já está pronto para o GP, será só uma volta para ratificar", explicou Carlos Montagner, diretor do GP Brasil.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Réplica de F-1 disputa vaga nas ruas de São Paulo

Formula1_baixa_02.jpg

Uma réplica em tamanho real do carro da equipe Williams de Fórmula 1 estacionada entre os veículos “normais” intrigou as pessoas que passaram nesta quarta-feira pela avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, na zona sul de São Paulo.

Para chamar ainda mais a atenção, homens disfarçados de mecânicos da equipe perambulavam pelas proximidades perguntando: “Você viu um carro de corrida parado por aí?”.

Quem repara, certamente se aproxima. Um sensor ativado por controle remoto reproduz o ronco do carro, e dá um susto em quem chega perto da peça. E o indivíduo automaticamente percebe que se trata de uma brincadeira.

Mais que isso, é uma ação de marketing da fabricante de combustíveis da equipe, aproveitando o clima da cidade em torno do Grande Prêmio do Brasil, no domingo. A reação do público será registrada por câmeras escondidas e divulgada na Internet.

Na quinta-feira, a réplica do Williams deverá estar estacionada na avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao cruzamento com a Juscelino Kubitschek. No dia seguinte, ela vai para o número 1.200 da avenida Vergueiro. Entretanto, ainda não se sabe onde o “carro” estará na véspera do GP.

Última edição:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Mark Webber "feliz" com a previsão de chuva no GP Brasil

A previsão de chuva, com chances de ser forte, para o horário do GP Brasil de F-1, anima o piloto australiano Mark Webber (Red Bull). A corrida, última etapa do Mundial 2008, acontece neste próximo domingo, dia 2 de novembro, a partir das 15h00 - Brasília.

"Fico feliz com essa previsão", falou Webber para a reportagem do site Amigos da Velocidade durante evento de golf nesta quarta-feira em São Paulo. De acordo com os especialistas, a possibilidade de chuva no final de semana supera 80%.

"É interessante para mim um GP dessa forma. Isso é bom porque posso tentar tirar vantagem. Se realmente chover, eu tenho uma chance bem melhor de conseguir um bom resultado com a pista molhada do que seca", explicou o australiano.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Haug afirma que resultado do ano passado não afetará Hamilton

O diretor da Mercedes, Norbert Haug, acredita que os fatos ocorridos no GP Brasil do ano passado não irão influenciar de maneira alguma o líder do campeonato Lewis Hamilton, que vai chegar em São Paulo com o único objetivo de sagrar-se campeão pela primeira vez.

Em 2007, Hamilton também tinha sete pontos e vantagem para Kimi Räikkönen, que acabou levando o título, com o sétimo lugar do inglês e a vitória do finlandês no Brasil. Porém Haug disse que Hamilton não teve culpa ao perder o campeonato e que ele não deve mudar sua forma de pilotar.

"Isto é muito menos dramático do que as pessoas dizem. O Hamilton não cometeu erros apenas a caixa de câmbio dele teve problemas e ele não conseguiu se recuperar. As circunstâncias deste ano são diferentes. Você não pode culpá-lo pelo que aconteceu no ano passado," comentou.

O diretor lembrou que o inglês conseguiu um bom resultado na etapa chinesa de Xangai, acabando assim com a pressão que existia sobre ele. Muitos jornais acreditavam que o jovem piloto poderia sofrer um novo fracasso.

"O resultado na China mostra que o Hamilton aprendeu. As pessoas diziam que ele não poderia vencer em Silverstone e ele foi lá e ganhou. Não vale a pena dar atenção para o que a imprensa publica, o importante é prestar atenção no carro e lutar pela vitória," finalizou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Hamilton vira taxista em São Paulo

0,,15814333-EX,00.jpg

Dois sortudos, Emerson Silveira e Ana Cleide, venceram uma promoção sobre não beber e dirigir, organizada por um dos patrocinadores da McLaren. Como prêmio, ganharam uma voltinha em um Mercedes, guiado por ninguém menos que Lewis Hamilton, líder do Mundial de F-1 .

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Alonso reafirma ajuda a Massa em Interlagos

Fernando Alonso voltou a dizer que, se puder, ajudará Felipe Massa na disputa pelo título do Mundial.

Em Interlagos, nesta quinta-feira, o espanhol reconheceu, porém, que a Renault ainda está um pouco atrás de Ferrari e McLaren e, por isso, pode não auxiliar tanto o brasileiro.

Ele reconheceu que a situação de Massa é quase impossível de ser revertida: "Só se acontecer um pequeno milagre".

"Eu não posso fazer mais do que dar o meu máximo. Na China, fiquei atrás de Ferrari e McLaren. Mas, se não tiver tanto problema, posso até pegar um pódio", afirmou.

"Estou sem pressão nessa corrida. Tentaremos fazer o nosso melhor."

"O carro esteve bem em Fuji e em Xangai, e aqui no Brasil não vejo nada de errado com ele. Espero que possamos brigar pelos primeiros lugares", explicou o piloto.

Questionado se já tomou uma decisão para 2009, Alonso respondeu: "Sim". Porém, ele afirmou que só fará o anúncio na próxima semana.

Alonso elogiou os esforços da Renault na atual temporada, que começou muito fraca para a equipe francesa.

"Nós tivemos uma grande recuperação, a equipe fez um grande trabalho para colocar o carro na frente, tivemos esforços de todos do time. Estou muito satisfeito, no geral."

"Fico mais feliz com os esforços da equipe em colocar os carros na frente, de melhorá-los. Foi o melhor time do final da temporada", avaliou o espanhol.

Pessoalmente, o bicampeão falou que o melhor GP foi o de Cingapura, quando venceu pela primeira vez em 2008.

"Cingapura foi uma corrida bem especial, durante a noite. Fiquei muito decepcionado no sábado e extremamente feliz no domingo", recordou Alonso.

"Foi muito dramático, em cinco minutos, quando o safety car saiu, éramos a melhor equipe. Foi a melhor prova para mim."

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Ameaça de chuva aumenta para o GP Brasil

A última etapa da temporada 2008 de F-1 marcada para este final de semana no circuito de Interlagos em São Paulo deve acontecer debaixo de muita chuva. Amanhã primeiro dia de atividades na zona sul paulistana a possibilidade de chuva é de aproximadamente 90%, com a previsão de pancadas de chuva para o dia inteiro.

No sábado - dia da definição do grid de largada para o GP Brasil - a meteorologia indica que não muda muito a situação climática em São Paulo, isso por que a possibilidade de chuva permanece na casa dos 90%.

Já no domingo dia decisivo da temporada, o sol pode aparecer pela manhã, com a previsão de pancadas de chuva no horário da tarde durante a corrida.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorin da Climatempo -- um dos institutos privados mais conceituados em análises meteorológicas no Brasil e América Latina, a etapa deve ser marcada por uma chuva forte. "Existe a possibilidade de chuva na hora da corrida de aproximadamente 70%," falou Josélia.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Para Nelsinho, Fórmula 1 é mais difícil do que ele imaginava

O piloto Nelsinho Piquet afirmou nesta quinta-feira que a Fórmula 1 é mais difícil do que ele imaginava. De acordo com o brasileiro, ele ainda espera terminar a competição com uma décima colocação e, se isso acontecer, o jovem piloto disse que "já estaria satisfeito".

"Para ser bem sincero foi bem mais difícil do que eu esperava, principalmente, por andar em pistas que eu não conhecia. Acho que não estou em posição de ganhar corrida e não tenho carro para isso", disse Nelsinho ao ser questionado sobre uma eventual pressão de vencer o GP Brasil.

"A pressão mesmo está com o Felipe (Massa). Mais pressão do que eu mesmo me emprego não existe. Se chegar em décimo (no campeonato), estou satisfeito", completou Nelsinho.

O brasileiro tem 19 pontos na competição, está na 12º colocação, precisa alcançar um quinto lugar no Brasil e torcer contra Mark Webber e Timo Glock para conquistar o sonhado décimo lugar. Webber é o 11º colocado, com 21 pontos, e Glock tem 22 pontos, é o décimo.

Companheiro de equipe de Fernando Alonso na Renault, Nelsinho toma partido do espanhol quando o assunto é a disputa que houve dentro da McLaren com Lewis Hamilton, na última temporada. "A briga na McLaren era muito forte. Hamilton era o piloto do Ron Dennis e o Alonso fez o papel dele para brigar pelo título. Em 1986, o meu pai fez isso com o (Nigel) Mansell na Willians. Eu não tive nenhuma briga com ele (Alonso) na Renault, mas quando a disputa é pelo titulo a coisa fica mais complicada", destacou.

Para Nelsinho Piquet, as coisas eram diferentes quando ele disputava a GP 2. "As coisas giravam em torno de mim porque eu brigava pelo título", afirmou o brasileiro.

Enquanto isso, o espanhol Fernando Alonso disse que já acertou o seu futuro na Fórmula 1 e está feliz. No entanto, ele afirmou que só anunciará na próxima semana se deixa a Renault ou se permanece na escuderia.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Pressionado Hamilton diz que gosta do público brasileiro

Sem ter um campeão mundial desde a conquista de Ayrton Senna em 1991, o Brasil torce a partir de amanhã pelo ferrarista Felipe Massa que disputa com o inglês o título da temporada 2008 de F-1.

Mesmo sabendo que terá toda a torcida brasileira contra, o jovem piloto que pode no domingo se tornar o piloto mais novo a vencer um campeonato mundial de F-1 com 23 anos, Hamilton disse que gosta de se apresentar perante os brasileiros.

"No ano passado fiquei decepcionado, mas estou feliz por estar aqui novamente. Os torcedores são generosos e apaixonados por automobilismo, são muito entusiasmado, eu não penso muito nisso, mas me sinto feliz toda vez que corro aqui," falou o líder do campeonato se referindo ao título do ano passado perdido para o finlandês Kimi Räikkönen.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Quadro de Hamilton é exposto em Londres

Um quadro gigantesco do inglês Lewis Hamilton já está exposto na cidade de Londres e continuará visível para os londrinos até o final da temporada 2008 de F-1 que acontece neste final de semana em Interlagos.

O trabalho que mede oito metros de largura por 12 metros de altura, foi criado pelo artista de Birmingham, Ian Cook, que utilizou uma técnica diferente para a pintura do quadro. Ele aproveitou-se de carrinhos de controle remoto para fazer a obra.

O britânico chega a São Paulo como favorito ao título, já que tem sete pontos de vantagem para o brasileiro Felipe Massa que corre em casa e espera contar com o apoio da torcida para deixar o mundial no Brasil depois de 17 anos.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
13 pilotos terão motores novos no GP Brasil

A FIA divulgou nesta quinta-feira a lista com os pilotos que utilizarão motores novos na última etapa da temporada, em Interlagos.

Os três brasileiros terão à disposição propulsores novos.

Lewis Hamilton teria direito a usar o motor "curinga", mas no regulamento indica que tal brecha não vale para a prova derradeira do calendário.

Já o seu companheiro de McLaren, não completou o último GP, na China, e chega em São Paulo com propulsor novo.

Confira a lista dos pilotos:

- Kimi Raikkonen (Ferrari)
- Felipe Massa (Ferrari)
- Robert Kubica (BMW)
- Fernando Alonso (Renault)
- Nelsinho Piquet (Renault)
- Jarno Trulli (Toyota)
- Timo Glock (Toyota)
- Sébastien Bourdais (Toro Rosso)
- Sebastian Vettel (Toro Rosso)
- Jenson Button (Honda)
- Rubens Barrichello (Honda)
- Giancarlo Fisichella(Force India)
- Heikki Kovalainen (McLaren)

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Alonso diz não tenho nada contra Hamilton

F-1

Da Redação

O bicampeão Fernando Alonso disse que o desejo de ver Felipe Massa campeão neste final de semana não é nada pessoal contra Lewis Hamilton, apenas o espanhol não quer ver seu ex-companheiro de equipe na McLaren triunfar.

No ano passado, o espanhol teve uma temporada atribulada na equipe inglesa e por este motivo ele rompeu o contrato e voltou para a Renault. Como tem manifestado publicamente seu desejo de vitória de Massa, Alonso explicou quais são seus motivos.

"Não tenho nada contra ele. Eu sempre disse que tenho um grande respeito pelo Lewis e já conversamos sobre isso. No ano passado foi da mesma maneira, estávamos duelando e não tivemos problemas. O que acontece é que prefiro que outra equipe ganhe do que a McLaren," contou.

Apesar de não torcer, o espanhol sabe que o inglês é favorito para levar o título do mundial neste domingo. Para ele é muito difícil que Hamilton não consiga o quinto lugar que precisa para ser campeão.

"Lewis é o claro favorito. Ele está sete pontos a frente de Massa e vai terminar a corrida na posição suficiente para ser campeão. Ele é rápido e vai chegar em quinto e assim levará o campeonato," analisou.