Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
FOTA trabalha para reduzir custos na Fórmula 1

843765dd.jpeg
A FOTA (Associação de Equipas de Fórmula 1) está a efectuar esforços no sentido de apresentar propostas que se oponham às já apresentadas por Max Mosley e pela FIA para reduzir os custos na Fórmula 1, mostrando-se optimista num acordo quanto às medidas a apresentar para o futuro.

Para chegar a esse consenso, as diversas equipas irão levar a cabo diversas reuniões ao longo deste fim-de-semana, no Brasil, falando-se da hipótese de limitar as equipas a usar apenas 25 motores por temporada, o que iria diminuir drasticamente o número de testes e, consequentemente, os custos.

No entanto, as conversações também deverão abranger o uso de peças standard ou a possibilidade de utilizar carros-cliente, bem como uma reformulação das regras para os motores.

Martin Whitmarsh, da McLaren, foi um dos presentes na reunião, mostrando-se confiante de que a FOTA irá conseguir apresentar um plano alternativo viável, em oposição ao apresentado pela FIA, explicando que "podemos fazer este desporto melhor".

"Todos as equipas, a FIA e a FOM (Formula One Management) tem de trabalhar juntas para garantir que as pequenas equipas vão sobreviver e que também podem ser competitivas", acrescentou Whitmarsh ao Autosport.com, fazendo questão de frisar que "o motor standard é algo que nós não apoiamos".

BMW do lado da Ferrari e Toyota

Também Mario Theissen, director da BMW Motorsport, se mostrou confiante numa solução positiva para os construtores, adicionando que a sua posição é semelhante à já demonstrada pela Ferrari e Toyota sobre um possível abandono da categoria caso a regra dos motores standard seja mesmo implementada.

"Para nós, há uma palavra em inglês que eu não gosto muito, que é 'comodidade'. E algumas pessoas, hoje em dia, falam dos motores como se fossem uma comodidade, e essa não é a nossa visão. O motor não é apenas uma parte do carro, é o seu coração e nós queremos ver um motor BMW no nosso monolugar de F1", elucidou aquele responsável

Uma das propostas de Mosley assentava na possibilidade de os construtores fornecerem motores às equipas independentes por 5 milhões de Euros por época, valor esse que não se coaduna com os actuais motores, muito dispendiosos, "pelo que a FOTA está a trabalhar numa maneira de fornecer propulsores da próxima geração às equipas independentes por 5 milhões".AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
R. Barrichello: "Estou a guiar melhor do que quando fui segundo atrás do Michael"

d48e4c78.jpeg
Já lá vão dezasseis anos de carreira para Rubens Barrichello! Para a maioria, estão ainda bem presentes as imagens do seu despiste nos treinos do fatídico GP de S. Marino de 1994. Aos 36 anos de idade, o piloto brasileiro não sabe qual será o seu futuro na Fórmula 1, mas está convicto que irá continuar.

Numa altura em que está prestes a realizar o seu 270º Grande Prémio, Barrichello garante que está tranquilo e confiante de que voltará em 2009. Como se sabe, a Honda quer testar pilotos antes de anunciar o seu "line-up" para 2009. Falam-se em diversos nomes, entre os quais Bruno Senna. Mas Barrichello está tranquilo e convicto que o seu telefone vai tocar nas férias:

"Não quero parar porque penso merecer melhor! Estou a guiar melhor do que quando fui segundo no campeonato atrás do Michael Schumacher. O objectivo é não parar. Penso que o trabalho realizado este ano foi bom. Caso não tivessem existido problemas menores, teria mais de 20 pontos com um monolugar que todos já viram ser fraco.", referiu.

AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Alonso surpreende nos instantes finais

dce6e1a3.jpeg
Fernando Alonso privou Felipe Massa da primeira posição na segunda sessão de treinos livres para o GP do Brasil, numa sessão em que o piloto da Ferrari foi o melhor dos dois candidatos ao título.

Felipe Massa mostrou-se imbatível na maior parte da sessão, mas nos momentos finais o espanhol da Renault efectuou uma volta em 1m12.296s como melhor tempo e 'roubou' a liderança nos treinos a Felipe Massa, por escassos 0.057s.

Em terceiro ficou Jarno Trulli, que melhorou sobremaneira o seu tempo da manhã, colocando-se à frente de Kimi Raikkonen, que concluiu um bom resultado de conjunto para a Ferrari neste primeiro dia.

O quinto foi Mark Webber, da Red Bull, que ficou à frente de Sebastien Vettel, da Toro Rosso, que também evoluiu bastante ao longo da segunda sessão. Nelsinho Piquet foi sétimo, na frente de Nico Rosberg, o oitavo.

Lewis Hamilton aparentou ter algumas dificuldades com o acerto do seu monolugar, sendo obrigado a diversas correcções no volante e mesmo a travagens mais violentas em alguns momentos.

Nakajima completou o top 10, à frente de David Coulthard (11º) e de Robert Kubica (12º). Kovalainen foi apenas o 15º, numa sessão em que o tempo cinzento continuou a pairar sobre o circuito de Interlagos, repetindo-se as gotas de chuva que dificultaram a tarefa de muitos pilotos.

1222bef6.jpeg
AS

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Massa faz a pole, Hamilton larga em 4º, e título brasileiro fica plausível

Felipe Massa depende de uma combinação pouco provável de resultados no GP Brasil de Fórmula 1 para assegurar o título mundial. Mas as coisas podem ter ficado mais simples neste sábado, quando o brasileiro da Ferrari assegurou a pole position para a corrida de domingo com o tempo de 1min12s368.

A situação ficou ainda melhor para o paulista quando Lewis Hamilton, seu rival pelo título mundial, conseguiu apenas o quarto melhor tempo da sessão. Kimi Räikkönen, da Ferrari, ainda fez sua parte e garantiu a terceira colocação, com um surpreendente Jarno Trulli, da Toyota, largando em segundo lugar.

Com a situação, Massa tem o conforto de ver o maior rival afastado e sem a escolta do companheiro de equipe, Heikki Kovalainen, que sai na terceira fila, em quinto lugar, ao lado de Fernando Alonso. O brasileiro precisa vencer o GP e torcer para o inglês não ficar entre os cinco melhores para ser campeão. Se for segundo, Massa só leva a taça, caso Hamilton fique, no máximo, em oitavo.

Concentrado apenas em vencer a prova, o piloto da Ferrari celebrou a conquista do primeiro posto no grid. "É uma sensação incrível chegar aqui pela terceira vez consecutiva e fazer a pole novamente. É uma emoção imensa olhar para todos aqui, o calor e a energia do povo brasileiro, que tem prazer em assistir às corridas. Não tenho palavras para descrever tudo isso", declarou.

Mas, o brasileiro tratou de manter a cautela em seguida. "Nós temos 73 voltas amanhã [na verdade, são 71], é uma corrida bastante longa e é importante começar na frente. Mostramos na sexta e no sábado que temos um carro competitivo. Isso é o mais importante e é o que posso fazer", disse.

Já o inglês Lewis Hamilton minimizou a posição no grid e mostrou estar pensando apenas na conquista do título. "Não preciso ganhar a corrida. A idéia é ganhar o campeonato", afirmou o piloto de 23 anos, que deixou o título escapar no ano passado na mesma pista de Interlagos.

Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello não passaram pela Q2 e ficaram com a 11ª e a 15ª posição, respectivamente. Mais rápido nos treinos livres, Fernando Alonso vai largar em sexto lugar.

A primeira bateria do treino classificatório ficou marcada pela evolução clara de Felipe Massa na pista. Após um início discreto, o brasileiro retornou ao traçado nos minutos finais e cravou 1min11s830, sendo o primeiro piloto, até então, a correr abaixo da casa de 1min12s neste final de semana em Interlagos. Ainda no primeiro quali, os cinco eliminados não causaram surpresa: Adrian Sutil, Giancarlo Fisichella, Nico Rosberg, Jenson Button e Kazuki Nakajima.

Na Q2, Kimi Räikkönen também correu abaixo de 1min12s, sendo superado logo em seguida por Lewis Hamilton. Felipe Massa entrou na pista e conseguiu se colocar entre os outros dois pilotos. No final, o melhor tempo da segunda sessão e de todo o final de semana foi registrado por Heikki Kovalainen, da McLaren: 1min11s768.

Enquanto isso, lá atrás, Barrichello e Nelsinho tentavam se segurar para a superpole, mas nenhum dos dois conseguiu. O piloto da Honda ficou na 15ª posição. Já o corredor da Renault, que esteve próximo de avançar ao Q3, teve seu 10º lugar tomado por Sébastien Bourdais na volta final e caiu para a 11ª colocação. Além deles, ficaram pelo caminho Mark Webber e David Coulthard, da Red Bull, e Robert Kubica, que não conseguiu se acertar com sua BMW em nenhum momento deste final de semana.

"Tenho certeza de que não posso lutar pela primeira posição e tenho que sorrir mesmo, saber que o 15º tempo é o máximo que o carro pode", comentou um resignado Barrichello em seu retorno aos boxes.

Na terceira e última bateria, com apenas 10 minutos para fazerem seus tempos, os pilotos entraram juntos na pista, e Hamilton e Massa fizeram suas voltas rápidas no mesmo giro. Melhor para o brasileiro, que cravou 1min12s368 e viu seu grande rival fazer 1min12s830 e ficar em 4º lugar, após cometer algumas falhas durante o percurso.

Fonte: UOL Esporte

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Confira o grid de largada para o GP do Brasil

1º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min12s368
2º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min12s737
3º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min12s825
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min12s830
5º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min12s917
6º. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min12s967
7º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min13s082
8º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min13s297
9º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min14s105
10º. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min14s230

11º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min12s137
12º. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min12s289
13º. Robert Kubica (POL/BMW), 1min12s300
14º. David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min12s717
15º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min13s139

16º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min12s800
17º. Jenson Button (ING/Honda), 1min12s810
18º. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min13s002
19º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min13s426
20º. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min13s508

Fonte: Tazio

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Massa, o pole, ressalta força da torcida

Felipe Massa disse estar bastante emocionado com a pole position do GP Brasil obtida por ele neste sábado.

medium.jpg

Ele viu Lewis Hamilton conseguindo apenas o quarto lugar no grid, mas, se fosse a posição final de GP, o inglês conquistaria o título de 2008.

"A força da torcida foi fantástica, foi emocionante. A disputa ficou difícil entre os três primeiros, mas no final foi um sonho se tornando realidade", afirmou o brasileiro, logo após a sessão classificatória.

"É uma sensação incrível chegar aqui pela terceira vez consecutiva com uma Ferrari. Fazer a pole de novo [pela terceira vez em Interlagos] é uma emoção imensa."

Para Massa, só resta torcer por um resultado negativo de Lewis Hamilon. Mas, enquanto uma infelicidade do inglês não vem, está contente pelo que já conseguiu.

"Já posso dizer que sou uma pessoa totalmente feliz e orgulhosa pelo que vi hoje, pelo que conquistamos juntos como brasileiros até aqui. Vamos torcer, a corrida será difícil. Uma vitória pode acontecer, é isso que eu quero. O resto, só Deus sabe", declarou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Hamilton é dono do maior número de poles em 2008

Realizados os 18 treinos de classificação da temporada 2008 de Fórmula 1, Lewis Hamilton levou o maior número de pole positions. O inglês, da McLaren, garantiu por sete vezes a primeira colocação no grid de largada - Austrália, Canadá, Alemanha, Hungria, Bélgica, Japão e China.

Principal rival de Hamilton na briga pelo título mundial, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrai, conquistou em seis ocasiões a posição de honra - Malásia, Turquia, Mônaco, Valência, Cingapura e Brasil.

Entre os outros pilotos, Kimi Räikkönen da Ferrari obteve duas poles, Sebastian Vettel da pequena Toro Rosso uma, Heikki Kövalainen da McLaren uma, e Robert Kubica da BMW também uma.

Confira todos os pole positons da temporada 2008:

GP da Austrália - Lewis Hamilton
GP da Malásia - Felipe Massa
GP do Bahrain - Robert Kubica
GP da Espanha - Kimi Räikkönen
GP da Turquia - Felipe Massa
GP de Mônaco - Felipe Massa
GP do Canadá - Lewis Hamilton
GP da França - Kimi Räikkönen
GP da Inglaterra - Heikki Kövalainen
GP da Alemanha - Lewis Hamilton
GP da Hungria - Lewis Hamilton
GP da Europa - Felipe Massa
GP da Bélgica - Lewis Hamilton
GP da Itália - Sebastian Vettel
GP de Cingapura - Felipe Massa
GP do Japão - Lewis Hamilton
GP da China - Lewis Hamilton
GP do Brasil - Felipe Massa

Fonte: Amigos da Velocidade

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Não preciso ganhar para levar o título, diz Hamilton

Lewis Hamilton afirmou não ter ficado surpreso com a pole position de Felipe Massa em Interlagos. O inglês largará em quarto no grid para o GP Brasil.

medium.jpg

Ele está sete pontos à frente do brasileiro no campeonato, 94 a 87, e se mantiver a quarta posição levará o título do Mundial em 2008.

"Nós fizemos o melhor que podíamos. Acho que tenho um carro bom e nós estamos competitivos para a corrida e para o campeonato", afirmou Hamilton.

Jarno Trulli e Kimi Raikkonen saem entre Felipe Massa e Lewis Hamilton. O piloto da McLaren disse que espera ganhar a corrida, mas... "Sei que não preciso disso para ganhar o título", completou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
"Fiz o que tinha que fazer", afirma Raikkonen

Terceiro colocado no treino oficial deste sábado, Kimi Raikkonen acredita que iniciou bem a tarefa ajudar Felipe Massa a conquistar o título desta temporada.

medium.jpg

Massa abocanhou a pole position em Interlagos pelo terceiro ano consecutivo e viu seu companheiro de Ferrari completar a classificação logo à frente de Lewis Hamilton, com quem o brasileiro disputa a taça.

"Fiz mais ou menos o que tinha que fazer", disse Raikkonen. "Estou em um boa posição na largada e prefiro ser terceiro do que segundo aqui [Interlagos], já que é um lugar melhor para se começar a prova.

"Esperamos ter uma boa corrida e conquistar um resultado perfeito para o time. Além disso, não cabe mais a nós, temos que ver onde os outros estão e ver o que acontece", completou.

O atual campeão da F-1 acredita que a Ferrari está em forma para poder conquistar um bom resultado neste final de semana, em Interlagos.

"Acho que o carro está bom. Não tive um fim de semana dos mais fáceis, mas estamos onde devemos estar", disse Raikkonen. "Veremos o que podemos fazer amanhã [domingo], mas esta não é uma posição ruim. Estou confiante de que o carro estará forte durante a corrida", finalizou.

Para ser campeão neste domingo, Felipe Massa precisa, de preferência, vencer o GP do Brasil e torcer para que Lewis Hamilton termine em, no máximo sexto.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Nelsinho já teria assinado sua renovação com a Renault

Depois de conversar longamente com Flavio Briatore, da Renault, nesta sexta-feira em Interlagos, o tricampeão Nelson Piquet teve uma reunião com o austríaco Gerhard Berger, um dos proprietários da Toro Rosso, nesse sábado no autódromo José Carlos Pace.

Claro que em pauta estava a possível ida de Nelsinho Piquet para a escuderia italiana na próxima temporada. A Toro Rosso ainda não confirmou sua dupla de pilotos para o próximo ano. Da mesma forma, a Renault também não anunciou seus planos.

Mas. de acordo com as fontes entrevistadas pelo site Amigos da Velocidade, em Interlagos, Nelsinho Piquet já assinou o termo de renovação de acordo com a Renault e será um dos titulares da equipe em 2009. O anúncio pode acontecer já na semana que vem.

Ao lado de Piquet estará, segundo as informações que circulam pelo paddock, o bicampeão do mundo Fernando Alonso.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Trulli promete manter a atitude neste domingo

Jarno Trulli prometeu ter a mesma atitude de sempre para a corrida deste domingo, em Interlagos, apesar de estar bem próximo dos concorrentes ao título desta temporada no grid de largada.

O italiano da Toyota largará o GP Brasil em segundo, logo atrás de Felipe Massa e duas posições à frente de Lewis Hamilton.

"Sei que algumas pessoas estão lutando pelo campeonato, mas eu corro para mim e para o time, como sempre fiz em toda minha vida", disse Trulli.

"Com minha experiência, sei que não posso correr muitos riscos e, se eu for para a primeira curva pelo lado de dentro, não desistirei, mas se estiver atrás, não tentarei um ataque doido".

"Só quero fazer a melhor corrida possível. Não acho que teremos qualquer problema e o campeonato não significa nada para mim", acrescentou Trulli.

Feliz por largar na primeira fila pela primeira vez desde 2005, Trulli confessou que quase desistiu de correr neste final de semana devido a um resfriado.

"Pensei que não conseguiria participar dos treinos da sexta-feira, pois estava me sentindo muito mal. Neste caso, depois deste resultado, tenho que agradecer ao time inteiro, aos engenheiros, ao médico... eles me deram tudo que precisava para ser rápido", disse o italiano.

"Fomos bastante competitivos o tempo todo. Estou feliz pela Toyota e por todos, isto mostra o progresso que o time teve nesta temporada", finalizou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Sétimo, Vettel não sabe onde perdeu tempo no Q3

Os dois pilotos da Toro Rosso passaram para a última parte da sessão classificatória em Interlagos. Sebastian Vettel cravou o sétimo lugar no grid, enquanto Sébastien Bourdais será o nono.

"[Foi] Bom colocar os dois carros no Q3 pela última vez neste ano. Foi uma sessão divertida", afirmou o alemão, que fará sua última corrida pela equipe de Faenza, pois irá para a Red Bull em 2009.

"Eu tive uma volta muito forte no Q2. Depois, o Q3 começou muito bem e eu tive uma boa primeira saída, mas não estou certo de onde perdi o tempo na minha segunda volta lançada, porque perdi um pouco de sensação dos pneus", explicou Vettel.

Bourdais considera ter feito uma boa sessão classificatória e diz que a Toro Rosso está preparada para sol ou chuva no GP Brasil, neste domingo.

"É ótimo estar no Q3 novamente pela sexta vez neste ano. As coisas foram melhorando durante as últimas corridas e esse desempenho hoje confirmou isso", avaliou o piloto francês.

"Minha volta foi provavelmente a melhor volta em Q3 que eu fiz neste ano, por isso estou muito feliz."

"Amanhã existe uma forte chance de chuva e eu penso que nossa estratégia é flexível o bastante para negociar com isso", completou Bourdais, que tenta continuar na equipe na próxima temporada.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Contrato é renovado, e chefão da F1 garante GP Brasil até 2014

O GP Brasil de Fórmula 1 está garantido pelos próximos seis anos. Foi isto que determinou, neste sábado, um acordo de renovação até 2014 assinado por Bernie Ecclestone, chefe da categoria, Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris, e Tamas Rohonyi, promotor da prova em Interlagos.

Ecclestone fez questão de elogiar o circuito paulista e ressaltou as obras realizadas nos dois últimos anos, tanto na pista quanto nas arquibancadas. Só em 2008, estima-se que os investimentos nas reformas tenham atingido US$ 15 milhões. Em compensação, espera-se que o retorno chegue a US$ 107 milhões.

A renovação do GP Brasil por mais seis anos vem justamente na véspera da prova de 2008, cuja dose de emoção deve ser extensa devido à disputa do título mundial entre Lewis Hamilton e Felipe Massa. No treino oficial deste sábado, o brasileiro garantiu a pole position, enquanto o britânico conseguiu apenas o quarto lugar no grid.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Barrichello celebra chegar na Q2 pela segunda vez seguida

Rubens Barrichello ficou satisfeito com sua performance no treino de classificação, neste sábado, em São Paulo. O brasileiro, da Honda, garantiu a 15° posição no grid de largada. O veterano chegou à segunda sessão da qualificação pela segunda vez consecutiva.

"Estou feliz com o que alcançamos hoje em Interlagos", declarou Barrichello. "Tivemos uma volta perfeita na minha segunda tentativa na Q1. Os pneus que escolhemos trabalharam muito bem", comemorou o piloto, ainda sem contrato para 2009.

O brasileiro lamentou por não ter mantido o bom desempenho na Q2. "Infelizmente, não conseguimos ter o mesmo nível de aderência na segunda parte do treino e tivemos dificuldades com a tração traseira".

"Mexemos na pressão e tentamos melhorar, porém não fizemos progressos. Sem o problema na tração, poderíamos ter ficado em 14° ou até em 13°. Mas estivemos no limite do desempenho do carro", finalizou Rubens, que viu seu companheiro Jenson Button assegurar o 17° posto no grid.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Público de sábado em Interlagos fica em 58.445

A assessoria de imprensa do GP Brasil informou que o público presente ao autódromo de Interlagos neste sábado foi de 58.445.

No ano passado, 36.700 torcedores compareceram ao sábado pré-GP.

Para a corrida deste domingo, a expectativa é de 63 mil pessoas nas arquibancadas no circuito paulistano.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Coulthard triste com sua última classificação na F-1

Após garantir a 14° posição no grid de largada para o GP Brasil, o veterano David Coulthard se mostrou descontente com seu desempenho em seu último treino de classificação na Fórmula 1. Vale lembrar que o escocês se aposenta da categoria no final deste ano.

O piloto admitiu ter enfrentado dificuldades com seu carro no trecho intermediário da pista de Interlagos. Coulthard esperava um resultado melhor na sessão. "Não estou satisfeito com minha última qualificação", contou.

"Fomos razoavelmente bem em São Paulo no ano passado e conseguimos ficar no top ten. Então, viemos para cá pensando que podíamos repetir tal performance. Porém, no fim, não encontrei aderência o bastante no segundo setor da pista", analisou o escocês.

"A traseira estava escapando, o que nos fez perder tempo de volta", lamentou o experiente piloto. "Éramos competitivos na primeira e na terceira partes do traçado. Vamos ver o que podemos fazer na corrida".

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Alonso confia na estratégia para surpreender

O espanhol Fernando Alonso (Renault) que havia liderado os treinos livres para o GP Brasil, última etapa da temporada 2008 de F-1, que será disputada em Interlagos contou que sabia da dificuldade de bater Ferrari e McLaren na briga pela pole position.

Por este motivo o asturiano classificou seu sexto lugar no grid de largada como importante, já que espera contar com a estratégia da Renault para tentar surpreender na prova que ele acredita ser uma das mais disputadas do ano.

"Pensávamos que a disputa seria muito acirrada e acertamos. Sabíamos que seria difícil igualar os tempos da Ferrari e da McLaren e por isso acredito que fizemos o nosso melhor. Espero agora que a estratégia e os pneus funcionem como desejamos, assim poderemos ter uma grande corrida," disse Alonso.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Kubica, 13º, reclama de falta de aderência

Robert Kubica foi a decepção do treino classificatório do GP Brasil. O polonês, terceiro colocado no Mundial, será o dono da 13ª posição de grid, pois não encontrou aderência.

medium.jpg

O piloto da BMW não vem no melhor de sua forma neste fim de semana: foi o quarto colocado no primeiro treino livre e, depois disso, não mais andou entre os ponteiros.

"Não é, obviamente, a melhor posição para a corrida. É o segundo fim de semana seguido que luto com a aderência geral do carro. Largar tão atrás torna a corrida difícil para mim", disse.

Companheiro de Kubica, Nick Heidfeld partirá da oitava posição e ficou satisfeito com o treino deste sábado. Ele tem a expectativa de ter uma boa prova.

"A classificação foi 'ok' para mim. No fim do Q3, pensava que poderia ter evoluído mais que três décimos na passagem dos pneus mais duros para os mais macios, mas tenho de dizer que foi uma boa volta e não poderia ter ido melhor. Espero por uma boa corrida", afirmou o alemão.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Nelson Piquet: Hamilton "não passa da primeira curva"

O brasileiro Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1, afirmou neste sábado que Lewis Hamilton, líder da temporada 2008, terá problemas na largada do GP Brasil, última etapa do ano. O inglês, da McLaren, alinha no quarto lugar na prova de Interlagos.

"Acredito que Hamilton não passará da primeira curva da corrida. Há muitos pilotos no grid que não gostam dele", declarou o pai de Nelsinho Piquet, atualmente piloto da Renault.

Felipe Massa, vice-líder da competição, parte da pole position. Para ser campeão, o brasileiro, da Ferrari, precisa vencer a etapa e torcer para Hamilton chegar de sexto para trás. Para Piquet, se tivesse que apostar no resultado do campeonato, ele colocaria todo o seu dinheiro na conquista de seu compatriota.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Heidfeld feliz por ficar na frente de Kubica em Interlagos

O alemão Nick Heidfeld (BMW) companheiro de equipe Robert Kubica ficou muito feliz em terminar o treino classificatório na frente do polonês pela quinta vez na temporada.

Heidfeld largará na oitava posição enquanto que o Kubica é apenas o 13º no grid de largada para o GP Brasil, etapa decisiva da temporada 2008, que será realizada no circuito de Interlagos.

"O treino classificatório foi bom para mim. Pensei que poderia ter melhorado meu tempo no Q3, mas meus pneus não ajudaram muito e fiquei feliz com o resultado. Simplesmente acredito que não poderia fazer melhor. Realmente espero por uma boa corrida," falou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Kovalainen é o 5º, mas aprova carro em treino

Apesar da quinta posição de largada, Heikki Kovalainen ficou satisfeito com o andamento da sessão classificatória do GP Brasil neste sábado.

O finlandês fez o melhor tempo do fim de semana na segunda parte do treino, 1min11s768, e gostou de como o carro comportou-se: bem imediatamente.

"Meu carro pareceu bom desde o começo. O bom equilíbrio foi demonstrado pelo melhor tempo geral no Q2", disse.

O companheiro de Lewis Hamilton aposta na estratégia da McLaren. A equipe colocou Lewis Hamilton, que decide o título em São Paulo, na quarta posição.

"Claro, preferíamos estar na primeira fila, mas teremos de ver qual será a estratégia dos competidores que estão à nossa frente. Sentimo-nos confiantes a respeito de nossa estratégia e deveremos ter uma base sólida para a corrida de amanhã", disse.

Ron Dennis, chefe do time, vê possibilidade de entrada de safety car neste domingo, pois pode chover, e afirmou que a McLaren treinou pensando nisso.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Para Bourdais, 9° no grid é um "super" resultado

Para o francês Sebastien Bourdais, seu desempenho no treino de classificação para o GP Brasil foi um "super" resultado. O piloto, da Toro Rosso, garantiu o nono lugar no grid de largada. É a terceira vez seguida que ele atinge o top 10 na qualificação.

"Naturalmente, você quer finalizar a temporada em alto nível e esta performance foi super, já que cheguei na terceira sessão pela sexta vez nesta temporada", indicou o tetracampeão da Champ Car.

"Tudo tem melhorado nas últimas corridas e o rendimento confirma os progressos. Minha volta foi provavelmente a minha melhor passagem pela Q3 neste ano, então estou bem feliz", prosseguiu o francês.

Bourdais admite até ter ficado preocupado com seu início de treino neste sábado. "Minha primeira tentativa na Q1 foi um desastre e, na segunda, exagerei numa zebra. Assim, tive realmente medo de acabar minha participação ali".

Para a corrida, o piloto aposta na pista molhada. "Tenho uma grande chance com a chuva. Nossa estratégia é bastante flexível".

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Massa tira peso das costas e calcula em 30% chance de título

SÃO PAULO (Reuters) - Felipe Massa completou com sucesso a primeira parte da lição de casa ao garantir a pole position para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, neste sábado, e, ainda que jogue sempre a pressão para seu adversário Lewis Hamilton, admitiu que tirou uma parte do peso que tem sobre os ombros na disputa pelo título da temporada.

Mesmo com a vantagem no grid, o brasileiro da Ferrari mantém a cautela e calcula em apenas 30 por cento suas chances de superar o britânico da Mclaren, que vai largar em quarto.

"Sim, tirei um peso das costas. Era tudo que eu queria, largar na frente em uma corrida como essa é sempre importante. O primeiro passo foi muito bem feito e foi um dia super positivo pensando na corrida. Mas disse e repito, o campeonato é outra história, então vamos pensar na corrida e o resto é o resto", afirmou ele após o treino classificatório.

Questionado sobre se tivesse 100 euros, quanto apostaria no seu título, ele afirmou: "Difícil viu? Acho que botava 30 por cento, é a possibilidade."

Sete pontos atrás de Hamilton na classificação geral, ele precisa vencer a corrida e torcer para que o piloto da McLaren fique no máximo em sexto para garantir o troféu de campeão. Se Massa ficar em segundo, Hamilton só pode terminar no máximo em oitavo.

"Acho que a pressão está nos ombros dele, porque não tenho nada a perder, já sou segundo", disse Massa.

O brasileiro terá na largada dois pilotos entre ele e seu adversário -- Jarno Trulli, da Toyota, e seu companheiro na Ferrari, Kimi Raikkonen. O grid lhe favorece, mas é preciso que haja modificações até a bandeirada final.

"(O grid) é ideal, mas ele ainda está em quarto. O campeonato é uma situação totalmente diferente, precisa acontecer algo diferente para eu poder vencer, que é o Hamilton ficar em sexto", completou ele, descartando que alguém possa praticar qualquer tipo de jogo sujo contra o inglês.

"Lógico que ninguém vai entrar de propósito para jogar alguém para fora, mas uma tentativa de ultrapassagem mais agressiva pode acontecer."

SORTE

Essa é a 3a pole position de Massa no Brasil, que venceu em 2006 e só não cruzou em primeiro no ano seguinte porque cedeu a primeira posição a Raikkonen para que o finlandês garantisse o título.

Aliás, depois de afirmar durante toda a semana que precisará de muita sorte no domingo, ele não perdeu a oportunidade de tentar de tudo para virar a maré para o seu lado.

"Fiz carinho nele (Raikkonen) para tentar absorver a sorte que ele teve no ano passado", brincou Massa. Entretanto, apenas três das últimas 10 provas em Interlagos foram vencidas por quem largou da pole.

O brasileiro está confiante no comportamento de seu carro, já que ele mostrou velocidade na pista úmida de sexta-feira e também com a temperatura mais elevada deste sábado.

"Ontem (sexta) a gente estava super rápido -- trabalhamos pensando num carro de corrida, então com gasolina, e estava rápido de qualquer jeito. E hoje a gente provou que as coisas continuaram iguais, a temperatura não deve influenciar", explicou, rendendo-se no final da entrevista à ansiedade.

"Só o título é melhor do que isso, nunca fui um campeão da F1, e não sei como seria essa emoção, mas é difícil achar outra oportunidade para ser tão especial."

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Possibilidade de chuva para o domingo é de 80%

Segundo os sites "Clima Tempo" e "Weather Channel", a chance de chover durante o domingo em São Paulo é de 80%.

Pela manhã, o sol deve aparecer entre nuvens, mas a tarde será de tempo chuvoso. As temperaturas vão ficar entre 15 e 25ºC.

Neste começo de noite de sábado, uma neblina paira sobre Interlagos, com temperatura de 19ºC.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Com pole, Massa iguala Senna para buscar milagre em Interlagos

O brasileiro Felipe Massa deu o primeiro passo neste sábado ao conquistar a pole position para o GP Brasil de Fórmula 1. Mas será neste domingo, às 15h (horário de Brasília), que o piloto da Ferrari terá pela frente o seu grande desafio da carreira.

Massa precisa vencer ou terminar, no máximo, em segundo lugar a prova para ter alguma chance de título e ainda terá de torcer contra o inglês Lewis Hamilton. O brasileiro já fez parte da tarefa ao obter a pole, colocando assim o seu nome ao lado de Ayrton Senna e Mika Hakkinen como os pilotos que mais vezes largaram na frente em Interlagos.

Esta é a terceira vez que Massa sai no primeiro lugar do grid de largada, sendo também a terceira consecutiva. Em 2006, ele venceu a prova e no ano seguinte o brasileiro foi o segundo colocado, pois teve de abrir passagem para Kimi Räikkönen conquistar a vitória, que lhe deu o título.

Senna foi pole em Interlagos nas edições de 1990, 1991 e 1994, mas ganhou apenas a prova de 1991 entre as que largou na frente. Já o finlandês Hakkinen saiu na primeira posição em São Paulo nos anos de 1998, 1999 e 2000, tendo vencido as duas primeiras.

Apesar das 71 voltas programadas para este domingo, Massa ressaltou a importância de largar na frente. "É uma corrida bastante longa, mas é importante largar na frente. O carro também está bastante competitivo", disse o brasileiro.

Se não bastasse a pole, o piloto da Ferrari ainda verá Lewis Hamilton sair na quarta posição. Porém, o inglês minimizou a performance e aposta em uma estratégia diferente para sair de São Paulo com a taça. "Estou tranqüilo com a opção que tivemos no combustível. Os pilotos da frente estão provavelmente com uma estratégia diferente, e estamos em boa posição", explicou.

A tática da McLaren também foi ressaltada pelo finlandês Heikki Kovalainen, quinto colocado no grid. "Estamos confiantes na nossa estratégia e temos uma base sólida para a prova de amanhã (domingo)", afirmou. Um dos pilotos que devem estar com menos combustível é o italiano Jarno Trulli, segundo do grid.

De olho no título, Hamilton cogita a possibilidade de fazer uma prova conservadora. Ele tem 96% de chances de levar o título, segundo os matemáticos, pois Massa tem apenas quatro combinações que podem dar o título a ele (veja quadro ao lado). "Estou preocupado com a minha corrida. Minha meta é vencer o campeonato, não a corrida", apontou.

"Esta será a prova mais importante da minha vida. É uma corrida especial e se ganhar vou realizar um sonho de criança", explicou o piloto da Ferrari, que terá novamente a companhia de seu amuleto (uma cueca que usa sempre no treino oficial e na corrida) para obter a 11ª vitória na carreira, que pode lhe dar a maior glória de uma trajetória iniciada em 1990 no kart e deu títulos ao brasileiro por onde ele passou.

Massa foi campeão na Fórmula Chevrolet em 1999, na Fórmula Renault italiana e na Fórmula Renault européia em 2000, e na Fórmula 3000 no ano seguinte, último degrau antes da chegada à Fórmula 1, onde disputou 105 provas até este domingo.

Se conquistar o milagre deste domingo e reverter todos os prognósticos, ele se junta a Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna na galeria de brasileiros campeões da categoria máxima do automobilismo mundial.