Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Há 15 anos, Senna vencia pela última vez na F-1

Uma era da F-1 acabava há exatamente 15 anos. No dia 7 de novembro de 1993, foi disputado o GP da Austrália, prova que marcou última vitória de Ayrton Senna na F-1 e última corrida de Alain Prost na categoria.

medium.jpg

O brasileiro tricampeão manteve a liderança na largada em Adelaide, seguido pelo tetracampeão francês, em relação ao qual abriu. Prost passou a ser ameaçado pelo companheiro de Williams Damon Hill, mas o inglês rodou e perdeu segundos preciosos.

Senna recebeu a bandeirada final 9s259 à frente de Prost e 33s902 à frente de Hill em sua última corrida pela McLaren, com a qual venceu 35 vezes. Na temporada seguinte, iria para a Williams, para o lugar de Prost, o qual cumprimentou após a etapa australiana.

O francês encerrou a carreira com 199 GPs disputados, 51 vitórias, 33 poles e 106 pódios. E, claro, títulos de 1985, 1986, 1989 e 1993.

Fonte: Tazio

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Jenson Button: "É importante manter a dupla de pilotos"

8318736c.jpeg

A Honda continua a ser uma das equipas sem pilotoa definidos para 2009, adiando um anúncio para as próximas semanas. No entanto, para Jenson Button, a melhor solução para a equipa de Brackely passa pela manutenção da sua actual dupla, considerando que é importante contar com dois pilotos experientes.

Na conferência de imprensa da Corrida dos Campeões, o piloto britânico, vencedor do GP da Hungria de 2006, deixou claro que é essencial para a equipa contar com a experiência dos pilotos em 2009, época em que muito na Fórmula 1 se vai alterar e na qual a Honda deposita muitas esperanças.

"Sem dúvida. É importante, em especial com os novos regulamentos. Há tantos desafios aerodinâmicos no carro, e com o KERS e os pneus slick, vai ser preciso muito 'feedback' da nossa parte", começou por referir Button, acrescentando que a opção por um piloto novato não será a indicada.

"Julgo que um piloto estreante no monolugar não dará muitas indicações [sobre o seu comportamento]. Mas não sou eu que decido", completou, elogiando de seguida o seu companheiro de equipa, Rubens Barrichello.

"Esta foi a sua melhor época e ele diz que está a pilotar melhor do que nunca e acho que o Rubens não está a mentir. Ele está a dizer a verdade, o que é sempre importante num colega de equipa, e ele efectuou algumas grandes performances", acrescentou Button, que considerou as últimas três corridas como as melhores do ano de Barrichello.

Quanto ao seu lugar, o piloto refere que ainda nada está decidido, embora se manifeste esperançado em chegar a um acordo "muito em breve" para pilotar pela equipa em 2009.

Sobre Bruno Senna e Lucas di Grassi, os dois jovens que irão testar com a Honda na próxima semana, Button considerou que essa é uma atitude certa da equipa, considerando que "é interessante para a equipa e dá uma oportunidade aos pilotos, o que é bom para eles. É importante testar pilotos sem experiência para ver o quão rápidos são porque ninguém sabe na verdade". "O Bruno quase venceu o GP2, acabou atrás do Pantano, que já tem dez anos de experiência, mas pode ser surpreendentemente rápido num F1, não sabemos", concluiu.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
David Coulthard: "Desfrutei da viagem"

aaffd790.jpeg
Menos de uma semana após a sua despedida do mundial de Fórmula 1, o escocês David Coulthard efectuou uma retrospectiva da sua extensa carreira, abordando diversos assuntos que marcaram a sua passagem pela modalidade.

Numa extensa entrevista à BBC Rádio Scotland, o agora ex-piloto afirmou que não se arrepende da sua decisão de abandonar a Fórmula 1, considerando que desfrutou da "viagem" que foi a sua década e meia de F1.

"Não sou de falar dos 'bons velhos tempos' porque acredito que os estou a viver agora. Perguntaram-me por diversas vezes, quais foram os momentos favoritos da minha carreira ou o que senti quando comecei em 1994, mas já foi há tanto tempo que nem me lembro dos detalhes. Apenas desfrutei da viagem", considerou o escocês, o quarto piloto com mais sucesso da modalidade em termos de pontos e o de mais sucesso entre os pilotos britânicos.

Ainda assim, Coulthard leva na memória algumas corridas em particular: "A primeira foi em França, em 2000. As pessoas lembrar-se-ão, provavelmente, porque mostrei o dedo do meio ao Michael Schumacher, algo de que não me orgulho porque não foi inteligente nem adulto, mas foi uma corrida repleta de frustração", começou por dizer, recordando que foi uma das suas melhores provas, a qual terminou com uma vitória.

"Outra foi a segunda vitória no Mónaco, porque liderei desde o início. Mónaco é um circuito em que não há margem para erros, que dura quase duas horas, é quente e fisicamente exigente - e eu liderei do princípio ao fim", referiu Coulthard, que nunca conquistou nenhum título, atribuindo as 'responsabilidades' por essa falha a Michael Schumacher, grande dominador da modalidade no passado.

"Ultimamente, tudo se resume à vitória, mas julgo que não tenho nenhuma falha por ter terminado atrás [no campeonato] daquele que se veio a revelar o piloto com mais sucesso da história do desporto. Ele venceu sete títulos - para mim, foi apenas um mau 'timing' participar na mesma época que o Schumacher".

Futuro ligado ao automobilismo

David Coulthard expressou ainda a sua admiração pela constante evolução tecnológica da Fórmula 1, bem como o incremento da segurança nos monolugares, pelo que "teria que ser tremendamente infeliz para que qualquer coisa grave acontecesse, mas pode-se dizer o mesmo da vida quotidiana - as pessoas podem atravessar a estrada e serem atropeladas", observou, acrescentando que a "vida é perigosa mas é tudo uma questão de estar preparado e tomar as precauções possíveis".

Em relação ao futuro do desporto, Coulthard não se confessa muito preocupado com os efeitos que a crise financeira possa ter na F1. "Inevitavelmente, em tempos como estes, as carteiras fecham-se e isso inclui o marketing. A F1 é, essencialmente, um desporto de marketing, onde os carros são cartazes a alta velocidade e com transmissão para muitas televisões no mundo", começou por dizer, explicando "que as equipas que não tiverem capacidade financeira irão sair, mas as que tiverem visão a longo prazo ficarão, porque é uma das melhores maneiras de levar o nome do produto a todo o mundo".

Quanto a si e ao seu futuro, Coulthard refere que irá "sentir falta da adrenalina de estar na grelha", mas garante que não se irá afastar do desporto motorizado. "Tenho um contrato com a Red Bull em que estarei envolvido no programa de jovens pilotos e irei ajudar a equipa de F1 a crescer", acrescentando ainda que irá testar o monolugar de vez em quando e "terei um filho para cuidar, pelo que irei passar muitas noites sem dormir. E eu não sou bom a acordar a meio da noite. Julgo que será a Karen Minier [sua noiva] a ter essa tarefa", gracejou. Coulthard congratulou ainda Lewis Hamilton pelo sucesso alcançado no Mundial de 2008: "Conheço-o desde pequeno. Ele é um piloto fantástico e merece o sucesso que tem tido", concluiu.AS

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Di Grassi: "Não seria fácil conseguir uma vaga"

Em seu site oficial, Lucas di Grassi disse que já sabia que a Renault manteria Fernando Alonso e Nelsinho Piquet por mais uma temporada _o espanhol renovou por mais dois anos.

Para o piloto de testes da equipe francesa, faltou ter um pouco mais de força nos bastidores.

"Eu já sabia da decisão da Renault há um bom tempo. Não foi uma surpresa eles confirmarem os mesmos pilotos."

"Algumas pessoas dentro da equipe são muito bem relacionadas e não seria fácil para mim conseguir uma vaga, apesar de ter o apoio de pessoas de dentro da equipe", avaliou o brasileiro.

Terceiro colocado na GP2 em 2008, Di Grassi não descarta continuar apenas testando para a Renault, mas acredita que já está na hora de dar um salto para a F-1.

"Eu adoraria continuar na Renault. Eu estou com eles há 5 anos e me sinto muito à vontade trabalhando lá."

"O que eu preciso no momento é subir um degrau na minha carreira, não importa onde. Existem opcões reais disponíveis e vocês devem saber logo qual é minha realidade para o ano que vem", explicou.

Lucas di Grassi testará com Bruno Senna pela Honda em Barcelona nos dias 17, 18 e 19 de novembro; quem tiver o melhor desempenho pode conseguir uma vaga na próxima temporada.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton pode virar cantor ao lado de Pussycat Doll

O campeão Lewis Hamilton, de acordo com o jornal espanhol Marca, pode iniciar o projeto de lançamento de um disco. O piloto da McLaren/Mercedes, mais jovem a conquistar um título na Fórmula 1, quer fazer parte do mundo da música.

Tudo indica, ainda segundo o Marca, que sua namorada Nicole Scherzinger (vocalista do grupo Pussycat Dolls) esteja incentivando Hamilton neste sentido. O piloto, é bom deixar claro, tem por hobby tocar guitarra em suas horas de folga.

"Gosto de música e trata-se de algo que gostaria de fazer um dia. Eu não acho que tenho talento. Toco um pouco de tudo. Bob Dylan, Lenny Kravitz, Jimi Hendrix. Canto também e dizem que tenho uma boa voz", disse Lewis em entrevista recente.

Os rumores indicam que Nicole e Hamilton aproveitaram os momentos de descanso, antes do GP Brasil, para começar a escrever as letras do projeto musical. "Ele escreveu uma canção para mim", disse a americana. "A minha já é uma canção mais pessoal. Mais profunda e sentimental. Mas, acho que gostarão".

Espera-se que o provável disco de Lewis Hamilton tenha mais sucesso que outro projeto cultural do piloto. No ano passado, o novato lançou sua autobiografia - que começou a ser vendida pelo preço de US$ 40 e hoje pode ser encontrada por somente US$ 4, segundo o Marca.

Fonte: Amigos da Velocidade

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Schumacher 'perdoa' Massa por festa com insultos

Ao que parece, o heptacampeão Michael Schumacher não levou em consideração os supostos insultos que teria recebido em festa da Ferrari, em São Paulo, logo após o GP Brasil de F-1.

De acordo com o jornal brasileiro Lance, Rubens Barrichello - presente na confraternização - teria puxado um coro de 'viado' contra o ex-piloto alemão e hoje consultor da equipe.

A situação teria ficado delicada para Felipe Massa, atual vice-campeão do mundo e titular do time de Maranello, que estava presente da festa. Mas, Schumacher garante que isso não afeta sua relação com Felipe:

"Tem sempre muita bebida. Felipe é meu amigo", teria dito Michael Schumacher para o jornal alemão Express.

Sabine Klein, assessora do ex-piloto germânico, confirmou que ele estará junto com Massa na festa anual de final de temporada da Ferrari, em Mugello - Itália.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
"Ainda não caiu a ficha do título", afirma Hamilton

Lewis Hamilton revelou que ainda não teve tempo para realmente perceber que é o atual campeão da F-1.

medium.jpg

Após a corrida em Interlagos, no último domingo, o inglês teve uma semana cheia de compromissos, principalmente, claro, por causa de sua conquista, mas ele afirma que não se acertou com tal sucesso.

"Eu não acho que a ficha já caiu totalmente. Eu só tento abraçá-lo e ser agradecido por isso", disse o piloto da McLaren em evento da Mercedes em Stuttgart, neste sábado.

"Nesta semana, eu tentei aceitar toda a situação, porque isso exigiu demais de mim."

"Eu não saí muito neste ano, me poupando, e agora tudo está pago. Eu só estou muito orgulhodo da nossa conquista", revelou Hamilton.

"Eu ganhei muitos campeonatos em minha carreira, e é uma sensação parecida. É uma grande sensação de sucesso, satisfação. Você trabalha todo o ano para esse momento."

Neste sábado, pela primeira vez, o inglês reviu as últimas três voltas do GP Brasil.

"Para ser honesto, eu não queria ver, porque meu coração estava na minha boca por muito tempo _por isso, eu sabia o que aconteceria."

"Mas ainda é empolgante assistir a isso novamente. Estou certo de que todos ficaram ansiosos, assim como eu no carro", completou o novo campeão.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Hamilton se surpreende com gesto de Alonso

Lewis Hamilton disse ter ficado contente com o gesto de Fernando Alonso, que foi lhe dar os parabéns pela conquista do Mundial, no último domingo, no Brasil.

Os "desafetos" foram rivais ferrenhos em 2007, quando eram companheiros na McLaren. Neste ano, Alonso afirmou que até ajudaria Felipe Massa a levar o título, se pudesse ajudá-lo.

"Isso o faz uma grande pessoa", admitiu Hamilton em evento da Mercedes em Stuttgart.

"Estou muito agradecido e o respeito por esse gesto. Quando voltei à garagem, ele estava ali. Me deu a mão e um abraço e depois felicitou o resto da equipe", explicou.

Hamilton também descartou existir qualquer tipo de problema pessoal com o piloto da Renault: "Nós nos cumprimentamos todas as vezes que nos encontramos na pista. Nós sempre nos respeitamos."

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Otimista, Nelsinho espera ficar entre os seis melhores em 2009

Garantido na Renault para o ano que vem apesar de uma temporada inexpressiva em 2008, o brasileiro Nelsinho Piquet acredita que pode ficar entre os seis melhores em 2009. O companheiro do bicampeão Fernando Alonso espera que o carro da equipe francesa possa ajudar.

"No próximo ano, teremos grandes mudanças na parte mecânica do carro. Então eu penso que poderemos continuar a boa fase", disse o brasileiro de 23 anos, lembrando que o colega espanhol fechou a temporada com três pódios nas últimas quatro corridas.

Nelsinho terminou o Mundial de Pilotos na 12ª posição, enquanto Alonso ficou em quinto lugar. "Ele é muito rápido. Tive que expandir os meus limites", admite o brasileiro. "Mas temos que ser otimistas, creio que há grandes chances de estar regularmente no pódio em 2009", acrescenta.

"Neste ano, minha meta era o top 10, e terminei em 12º. No ano que vem, gostaria de ficar entre os seis primeiros do campeonato", completa Nelsinho, que subiu no pódio somente uma vez em 2008, após ficar em segundo no GP da Alemanha.

"Tive muitos altos e baixos, problemas, mas acho que aprendi bastante', avalia Nelsinho, reiterando a sua dificuldade de adaptação: "Estava muito verde no começo do campeonato", admite. "O carro mudou muito em 2007. É por isso que no começo foi uma grande mudança e nós tivemos que desenvolver muito", explicou.

Nelsinho está na Índia, participando de um evento da Renault, que patrocina os Jogos da Comunidade Britânica que serão realizados em Nova Déli em 2010.

Para celebrar a contagem regressiva de 700 dias para os Jogos, a Renault organizou uma apresentação com o carro guiado por Nelsinho e o piloto de testes Lucas Di Grassi nas ruas da capital indiana.

Fonte: UOL Esporte

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Chefe da Ferrari diz que quebrou a TV após o título de Hamilton

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, admitiu que quebrou um aparelho de televisão após ver Lewis Hamilton conquistar o título mundial de Fórmula 1, no último final de semana. O dirigente disse que nunca havia visto um título mundial ser decidido na última curva e que esse desfecho o motivou a agir daquela forma.

"Eu quebrei uma televisão, devo dizer a verdade. Fez um estrondo terrível e assustou minha filha, que estava no quarto ao lado. Felizmente, tínhamos um outro aparelho para assistir a cerimônia do pódio, que gostei muito", comentou.

Montezemolo ainda explicou que ficou surpreso com o final do GP do Brasil. "Eu nunca vi, na história da Fórmula 1, um campeonato mundial ser definido na última curva de uma corrida", disse o presidente em uma entrevista coletiva realizada neste domingo, em Mugello.

"Quando acontecem milagres, geralmente acontecem uma vez só. A repetição é geralmente impossível. E vimos isso com Massa no Brasil", acrescentou Montezemolo, em referência ao título da Ferrari em 2007, com Kimi Räikkönen.

O finlandês foi alvo de elogios do presidente da Ferrari, apesar de ter chegado ao último GP da temporada sem chances de título. Montezemolo elogiou o piloto por sua ajuda na manutenção do título de construtores pela Ferrari.

"Kimi foi um campeão muito importante neste ano. Ele contribuiu para o nosso título de construtores, com pontos fundamentais. Estou feliz com meus pilotos, a melhor dupla do mundo", encerrou.

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Lewis Hamilton: "É preciso ser uma grande pessoa para vir à box da McLaren congratula

587e19b5.jpeg

Lewis Hamilton ficou sensibilizado pelo facto de Fernando Alonso se ter dirigido à box da McLaren no sentido de o congratular a ele e a toda a equipa pela conquista do título mundial.

Depois do difícil ano de 2007, pelos vistos a grandeza de algumas pessoas é felizmente maior que todas as questiúnculas que eventualmente venham a ter em determinado momento.

Num dos mais recentes eventos de comemoração do seu título, o Mercedes-Benz's Stars & Cars, em Stuttgart, Lewis Hamilton não se coibiu de revelar quão bem se tinha sentido pelo facto do piloto espanhol se ter, propositadamente, dirigido a si e à sua equipa para os felicitar. Em declarações ao autosport.com, o piloto inglês elogiou publicamente a atitude de um dos seus grandes rivais de 2007:

"Não me parece que alguma vez tenha havido uma grande querela entre os dois. Sempre nos respeitámos mutuamente e nunca deixámos de ter relações cordiais quando nos víamos nos circuitos.", começou por referir Hamilton, que ficou bastante contente com o facto do piloto espanhol ter ido à box da McLaren após o GP do Brasil cumprimentá-lo a ele e à sua equipa pelo feito alcançado:

"Senti-me muito bem ao vê-lo na box. Ele chegou quando eu estava a festejar com a minha equipa, virei-me e lá estava ele, a dar-me os parabéns, e a toda a equipa. Sempre tive grande respeito por ele, mas é preciso ser-se uma grande pessoa para o fazer depois de tudo o que sucedeu em 2007 e agradeço-lhe por isso.", referiu.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
VÍDEO: ITV despediu-se da F1 em grande

Soube-se em Março que a BBC vai recuperar os direitos televisivos da Fórmula 1, para o Reino Unido, já em 2009, depois da ITV, que ainda tinha mais três anos de contrato com Bernie Ecclestone, ter renunciado a continuar a transmitir os Grandes Prémios, alegando razões comerciais para esta sua decisão.

Agora, na hora de passar testemunho, a equipa da ITV não quis deixar de o fazer em estilo, através de um vídeo que todos os adeptos da Fórmula 1 não deixarão de apreciar:AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Luca di Montezemolo: "Conseguimos salvar Hamilton de uma visita ao psiquiatra"

7285a140.jpeg
Depois de muita tensão acumulada durante as últimas semanas do Mundial de Fórmula 1 de 2008, a entrada em férias libertou muitos espíritos na disciplina, ao ponto de se brincar com o sucedido na última corrida, coisa impensável antes disso.

Desta feita foi a vez de Luca di Montezemolo dizer, brincando, que Lewis Hamilton iria precisar de ajuda profissional caso voltasse a perder o título na última corrida: "Conseguimos salvar Lewis Hamilton de uma visita ao psiquiatra", referiu o italiano, que com esta brincadeira, mostra "bom perder", apesar de ter sido divulgado publicamente que terá partido uma TV quando assistia aos derradeiros momentos do Grande Prémio do Brasil.

AS

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Force India assina parceria com McLaren

A Force India, a partir de 2009, tem tudo para deixar de ser a equipa mais modesta da Fórmula 1. Esta segunda-feira, a escuderia do magnata indiano Vijay Mallya anunciou uma parceria de cinco anos com a McLaren e a Mercedes, num acordo que contempla a utilização de motores da marca alemã, um sistema de câmbio e da nova tecnologia KERS (sistema de recuperação de energia cinética). É possível, ainda, que a McLaren também tenha voz na escolha dos pilotos, o que poderá colocar em causa as permanências do italiano Giancarlo Fisichella e do alemão Adrian Sutil.

"Eles [McLaren] irão recomendar aquilo que consideram ser o melhor para a equipa e eu tenho de decidir. Em primeiro lugar temos de construir um carro. Se não tivermos um, não vale a pena falar em piloto. A prioridade é o carro e só a seguir surge a questão do piloto. Aí, então, vamos conversar", afirmou Vijay Mallya à agência Reuters na fábrica da McLaren, situada nas imediações do autódromo inglês de Silverstone.

Martin Whitmarsh, chefe-executivo da McLaren, deu a entender que a equipa de Ron Dennis poderá ter mesmo um papel importante na escolha dos pilotos. "Nada está excluído nesta parceria", disse o dirigente quando questionado sobre a questão dos pilotos. "Iremos fazer propostas e recomendações para melhorar o rendimento da equipa", acrescentou.

Certo, para já, é a passagem de Simon Roberts da McLaren Applied Technologies para a chefia de operações da Force India.

Vijay Mallya comprou a Spyker no final de 2007 e mudou o nome da equipa para Force India. Na sua primeira temporada, a jovem escuderia não conseguiu pontuar. "Foi um campeonato de aprendizado, mas não estamos interessados apenas em fazer número na Fórmula 1. O anúncio desta parecia e a expansão da nossa fábrica sublinham este pensamento", destacou o milionário indiano.

JR

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Button: «Eu seria campeão com um McLaren»

O britânico Jenson Button, apesar de ter elogiado o compatriota Lewis Hamilton, afirmou que o piloto da McLaren não teria conquistado o título de Pilotos de 2008 se conduzisse um carro pouco competitivo.

"Lewis é um campeão digno, mas ele não teria feito o mesmo trabalho que eu na Honda. Quer dizer, o tipo nunca esteve em um carro fraco. Acho que um piloto aprende muito e melhora quando tenta ser competitivo com um carro pouco rápido. Se eu tivesse o carro dele, certamente teria sido campeão", afirmou Jenson Button, que já foi considerado uma das grandes promessas do automobilismo britânico, ao jornal "The People".

Jenson Button, que na última temporada conduziu o pouco competitivo Honda RA108, concluiu a época com apenas três pontos e na 18.ª posição na classificação de Pilotos.

JR

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Barrichello descarta Indy e diz que pode não correr em 2009

O futuro de Rubens Barrichello ainda é incerto, mas as chances do piloto permanecer na Fórmula 1 são pequenas. Mesmo sem a definição da Honda, o brasileiro descartou uma possível ida para a Fórmula Indy e afirmou que pode não competir em 2009, caso não permaneça na principal categoria do automobilismo.

"Não existe a possibilidade de eu ir para a Indy. Ou fico na Fórmula 1 ou não corro", decretou o brasileiro, que foi homenageado nesta terça-feira pela revista Racing com um capacete de ouro, alusivo aos seus 270 GPs disputados na categoria.

Descartado pela Toro Rosso, que anunciou testes com o suíço Sébastien Buemi e o japonês Takuma Sato, Barrichello tem sua permanência na F1 diretamente ligada ao desempenho de dois compatriotas no início da próxima semana.

Os novatos Bruno Senna e Lucas Di Grassi testarão com a Honda e, um dos dois, pode herdar a vaga de Barrichello na escuderia inglesa. "Eles vão testar o carro. Se forem bons, ficam com a vaga. Se sobrar um pedaço, eu pego para mim."

Embora ainda não tenha renovado o contrato e tenha como concorrentes os jovens pilotos brasileiros, Barrichello se mostra confiante com a seqüência na categoria.

"Tenho chances reais [de ficar na Fórmula 1]. A melhor chance é a da Honda. Não existe plano B. Meu desejo é continuar correndo, e se tiver que ser vai ser. Se não, aí sim vou pensar no que fazer. Mas estou completamente focado no meu ano na Fórmula 1", explicou.

Barrichello terminou a temporada à frente de seu companheiro de equipe Jenson Button, que deve permanecer na Honda em 2009. Com 11 pontos, o brasileiro foi o 14º colocado no Mundial, enquanto o britânico somou apenas três pontos no GP da Espanha e encerrou o ano em 18º.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Para Irvine, Hamilton deve ignorar ofensas racistas

O ex-piloto Eddie Irvine minimizou as ofensas racistas de torcedores espanhóis dirigidas a Lewis Hamilton através de um site pouco antes do GP do Brasil.

Para o norte-irlandês, os ataques ao piloto da McLaren são uma falta de educação que deveria ser tratada com desprezo.

"O mundo está cheio de pessoas que são racistas e nunca mudaremos isto. Eles podem fazer o que quiserem na internet, desde que não machuquem ninguém fisicamente", disse Irvine.

"Acredito muito que 'paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas nomes nunca me magoarão'. Chamem-me do que quiserem, não me importo, deixa para lá", completou o vice-campeão da temporada de 1999.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Mika Häkkinen gerenciará novos pilotos

O bicampeão Mika Häkkinen anunciou que se tornará um conselheiro para os jovens pilotos. O finlandês juntou-se a Aces Management Group, e irá trabalhar junto com o seu antigo empresário Didier Coton, o diretor do grupo. O papel de Mika será encontrar e gerenciar novos talentos.

"Este é um novo empreendimento extremamente exigente e uma grande responsabilidade. Estou muito satisfeito em por poder continuar a trabalhar tão estreitamente com Didier, que foi e ainda é uma parte importante do meu sucesso profissional", disse Häkkinen.

"Da minha experiência eu aprendi o quão vital é para a carreira de um piloto ter um grupo de profissionais confiáveis em torno dele. Eu não posso esperar para compartilhar o que aprendi com jovens pilotos talentosos e ambiciosos", conclui o finlandês.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Massa define equipe para evento de kart em São Paulo

Após participar da festa da Ferrari no último final de semana, o piloto Felipe Massa já está de volta ao Brasil e tratou de definir nesta segunda-feira a formação de sua equipe para as 500 Milhas da Granja Viana, prova tradicional de kart disputada no final do ano.

Ele revezará o kart com outros seis pilotos, incluindo o seu irmão Eduardo Massa. Além dele, a equipe terá mais Allam Khodair, Xandinho Negrão, Felipe Lapenna, Felipes Apezzatto e Victor Guerin.

O vice-campeão da Fórmula 1 não perdeu tempo no retorno ao país e treinou nessa segunda-feira no kartódromo, sendo um dos mais assediados pelo público. "O kart está para a Fórmula 1 como a pelada está para o futebol. Depois de um ano exaustivo e de enorme pressão, estar aqui é um grande prazer. O kart é uma escola importantíssima e serve para dar uma boa idéia do potencial da molecada", disse.

Massa tentará o terceiro título na prova, que tem duração estimada em 12 horas, mas sabe que terá uma dura concorrência de Rubens Barrichello. "Enfrentaremos adversários experientes, a exemplo da turma do Rubinho Barrichello e tantas outras especialistas nas 500 Milhas. Uma corrida com duração de 12 horas não permite previsões, mas estamos confiantes no nosso grupo", lembrou.

As 500 Milhas têm largada prevista para às 13h15 deste sábado, e o treino para definição do grid de largada será na sexta-feira. A maior preocupação de Massa está no acerto de chassi e pneus para a prova. "O desgaste dos pneus e do equipamento será maior. A parte física também ganhou importância, mas neste aspecto não estamos preocupados porque todos do time estão muito bem", avaliou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Brasileiros ficam fora dos testes da Toro Rosso; Buemi e Sato disputam vaga

A Toro Rosso anunciou nesta terça-feira que três pilotos participarão dos testes com a equipe na semana que vem, na Catalunha. Os brasileiros Bruno Senna, Lucas di Grassi e Rubens Barrichello, porém, estão fora da lista.

Piloto do time na atual temporada e forte candidato a permanecer em 2009, Sébastien Bourdais será o terceiro e último a dirigir o carro, entre terça e quarta-feira. O primeiro será o japonês Takuma Sato, que em 2008 disputou apenas as quatro primeiras corridas do ano, até sua escuderia, a Super Aguri, abandonar o grid. O asiático testará entre segunda e terça-feira.

Entretanto, quem terá mais chances de comandar o carro será o suíço Sébastien Buemi, que testará nos três dias no circuito de Jerez de La Frontera. Piloto de testes da Red Bull, o europeu tem apenas 20 anos e disputou a última GP2.

Franz Tost, chefe da Toro Rosso, admitiu que o teste deverá definir o substituto de Sebastian Vettel, que está de malas prontas para a Red Bull. "O teste em Jerez, o último da temporada, nos dará a oportunidade de avaliar Buemi e Sato ao mesmo tempo, e os dois são possíveis candidatos para uma vaga em 2009", afirmou Tost.

"Buemi é um candidato óbvio, não apenas por fazer parte da família Red Bull, mas porque ele correu bem na GP2 Series. Quanto ao Sato, ele já provou merecer um lugar na Fórmula 1 e se adaptaria bem ao espírito da Red Bull. Sua recente experiência na F1 agregaria um valor inquestionável para a equipe", completou o chefe da equipe.

Com a confirmação de que Buemi e Sato devem ser os postulantes à segunda vaga, quatro pilotos, dentre eles três brasileiros, vêem remotas suas chances de conseguir um lugar na Toro Rosso. O primeiro deles é o italiano Giorgio Pantano, que já correu na F1 e foi campeão da GP2 2008, embora tenha quase 30 anos.

Os outros são Lucas Di Grassi, Bruno Senna e Rubens Barrichello. Piloto de testes da Renault, Di Grassi testará com a Honda na semana que vem e não estava nos planos da Toro Rosso. Já Bruno Senna, que igualmente testará em Barcelona com a Honda, vê o time italiano como uma segunda opção, agora mais remota, e ainda tem possibilidades de ocupar uma vaga de piloto de testes da McLaren.

Barrichello, por fim, tinha a Toro Rosso como última oportunidade, já que a Honda não mostrou interesse em mantê-lo. Dessa maneira, o anúncio da Toro Rosso nesta terça-feira pode ter colocado fim nas esperanças do veterano.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Nelsinho prevê 'complicações' com Alonso e espera 1ª vitória em 09

Menos de uma semana após ser confirmado pela Renault para 2009, Nelsinho Piquet já projeta um equilíbrio maior com o companheiro de equipe Fernando Alonso. O nivelamento, no entanto, poderia alterar a convivência entre os dois pilotos por acirrar a disputa na escuderia.

A opinião é do próprio Nelsinho, que fez questão de demonstrar bom entrosamento com o bicampeão mundial. "Meu relacionamento com o Alonso é bom. Mas acredito que ano que vem vai ser diferente. Quando os pilotos 'andam juntos' as coisas mudam", declarou, antes do início da premiação da revista Racing.

Antes do GP do Brasil, Nelsinho tomou partido do espanhol ao falar da disputa que houve dentro da McLaren com Lewis Hamilton na última temporada.

"A briga na McLaren era muito forte. Hamilton era o piloto do Ron Dennis e o Alonso fez o papel dele para brigar pelo título. Em 1986, o meu pai fez isso com o [Nigel] Mansell na Willians. Eu não tive nenhuma briga com ele [Alonso] na Renault, mas quando a disputa é pelo titulo a coisa fica mais complicada", declarou há duas semanas.

Estreante na Fórmula 1 em 2008, Nelsinho avalia que sua principal dificuldade em seu primeiro ano foi o desconhecimento dos percursos. "Tive um ano difícil. Aprendi muito e cometi muitos erros. Foi o ano mais difícil da minha carreira", disse o brasileiro que terminou o Mundial de Pilotos na 12ª colocação, com 19 pontos.

Após um início irregular, a Renault cresceu muito de produção na parte final da temporada da Fórmula 1. Alonso pontuou nas últimas seis provas, com duas vitórias e um segundo lugar, desempenhos que lhe renderam o quinto lugar no Mundial, com 61 pontos.

A evolução no final da temporada faz Nelsinho sonhar alto no seu segundo ano na Fórmula 1. "Acho que se o carro continuar evoluindo, vai dar para conquistar a primeira vitória na categoria", afirmou.

Nelsinho foi um dos primeiros pilotos badalados a chegar no evento da revista. Rubens Barrichello e Felipe Massa também compareceram à cerimônia. Presenças aguardadas no evento, Bruno Senna e Lucas Di Grassi não estiveram no local.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Felipe Massa recebe Capacete de Ouro e fala em orgulho brasileiro

Como não poderia ser diferente, Felipe Massa foi a principal atração da 12ª edição do Prêmio Capacete de Ouro, concedido pela revista Racing, nesta terça-feira em São Paulo. O piloto da Ferrari recebeu o troféu principal na categoria Fórmula 1 e tentou explicar o que sentiu quando vibrou após o GP do Brasil, mesmo sabendo que a vitória não foi suficiente para ser campeão mundial.

"Senti orgulho de ser brasileiro. A minha intenção era mostrar o que estava sentindo diante da melhor torcida do mundo", revelou o brasileiro vice-campeão da Fórmula 1, que ficou apenas um ponto atrás do inglês Lewis Hamilton na classificação do Mundial.

Na última curva, uma ultrapassagem sobre o alemão Timo Glock garantiu ao piloto da McLaren o título da Fórmula 1. Massa cruzou a linha de chegada como campeão, mas logo depois viu a taça fugir de suas mãos. Mesmo assim, em respeito à torcida, bateu no peito e comemorou a vitória na última corrida do ano.

O segundo prêmio da categoria Fórmula 1 foi para Rubens Barrichello, que também foi homenageado pelos seus 270 GPs disputados. Nelsinho Piquet, confirmado para o ano que vem na Renault, ficou com o terceiro lugar no Capacete de Ouro.

A 12ª edição do Prêmio Capacete de Ouro premiou ainda outras 12 categorias. Três finalistas com melhor desempenho entre 1º de janeiro e 26 de outubro disputaram a preferência de mais de 50 jornalistas na votação.

Postulantes às vagas restantes na Fórmula 1, Lucas Di Grassi e Bruno Senna foram os destaques na categoria Internacional, que abrangia a GP2. Os dois brasileiros, que testarão com a Honda na próxima semana, não compareceram ao evento.

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Montezemolo critica sistema KERS

c1159ed8.jpeg

Luca di Montezemolo voltou a criticar fortemente a introdução do sistema KERS (sistema recuperador de energia) em 2009, alegando que isso irá aumentar os custos, contrariamente àquilo que a FIA pretende para a modalidade.
Montezemolo critica sistema KERS -

Para além deste ponto, o presidente da FOTA (Associação de Equipas de Fórmula 1) e da Ferrari, refere que tem sérias dúvidas sobre os benefícios que a implementação do KERS na Fórmula 1 trará para os carros de estrada.

"O futuro parece complicado com este novo regulamento. A introdução do KERS já este ano foi um erro, ainda que sejamos a favor de que a Fórmula 1 seja uma montra tecnológica", começou por dizer Montezemolo à revista Autosprint, referindo ainda que "o sistema de recuperação de energia de competição será diferente do de estrada".

O presidente da FOTA voltou também a atacar as medidas propostas por Max Mosley para a standardização dos motores, apelando ao bom senso, "o geral e o do Conselho Mundial da FIA. É impensável que os grandes construtores aceitem renomear motores construídos por qualquer outra marca".

Referindo-se aos custos do desenvolvimento do sistema KERS, o italiano argumenta que vão ser "proibitivos" e que a "FOTA estudou importantes propostas para reduzir os custos, que vão de encontro aos pedidos do Max Mosley", apontando as novas regras dos motores como exemplo.

"O motor para três grandes prémios por dez milhões de euros representa um corte em metade nos custos comparado com 2008", acrescentando que "em 2011 teremos motores a cinco milhões e, principalmente, a redução dos testes para 15 mil quilómetros".AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Rubens Barrichello: "Ou fico na F1 ou faço ano sabático"

8612a8be.jpeg
Apesar do seu actual companheiro de equipa, Jenson Button, preferir manter Rubens Barrichello a seu lado na Honda, a verdade é que está cada vez mais difícil a manutenção do brasileiro no plantel da Fórmula 1 em 2009.
Rubens Barrichello: "Ou fico na F1 ou faço ano sabático" -

Para já, Rubens Barrichello vai aguardar os resultados dos testes da sua equipa no Circuito da Catalunha, onde esta irá testar vários jovens "lobos": Lucas di Grassi, piloto de testes da Renault em 2008, e Bruno Senna, que lutam por uma vaga na equipa. Para Barrichello é tudo ou nada:

"Tenho duas possibilidades para me manter na F1, mas a mais forte é claramente a Honda. Não existe Plano B. Estou naturalmente ansioso, mas se não puder manter-me na F1, irei realizar um ano sabático, já que está completamente fora de hipóteses rumar à Indycar", referiu, fazendo questão de mostrar que continua empenhado em prolongar a sua carreira na modalidade.

Button "quer" Barrichello

Já o britânico Jenson Button referiu recentemente que prefere a manutenção de Barrichello, alegando que é preferível ter um colega de equipa experiente, uma vez que se vai entrar num ano em que vão existir muitas mudanças no regulamento e é necessário dar indicações precisas para melhorar o comportamento dos monolugares.

"A equipa vai precisar de muito 'feedback' por parte dos pilotos e ao ter um novato no carro, julgo que não consigam ter muitas indicações sobre o seu comportamento", afirmou Button no passado fim-de-semana, salientando, contudo, que "a decisão não é minha".

"Na mesma ocasião, aproveitou para elogiar a pilotagem do brasileiro, referindo que "está a pilotar melhor do que antes", acrescentou.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
fb88eb16.jpeg
A Ferrari já iniciou os testes de preparação para a temporada 2009, fazendo rodar um chassis F2008 híbrido, configurado com muitas das alterações previstas para o próximo ano.
Ferrari inicia testes para 2009 -

O monolugar, apelidado de F2008K, foi estreado na pista de Fiorano, em Itália, tendo cabido a Luca Badoer, piloto de testes da equipa transalpina, a tarefa de efectuar os primeiros quilómetros.

De acordo com fontes próximas da equipa, existem diversas hipóteses de configurações para os testes do chassis, indo desde lastro adicional para simular o peso do KERS até a um possível teste com um sistema já operacional. Neste aspecto, é de grande importância a sua colocação no monolugar, de modo a verificarem de que maneira irá afectar o comportamento do carro com pneus slick.

No capítulo aerodinâmico, o F2008K apresentou-se "despido" das pequenas asas e aletas que povoavam a sua linha ao longo da temporada, equipando ainda os novos pneus slick.

Apesar de pouco se saber ainda, é previsível que o sistema seja testado na próxima semana, em Barcelona, de forma mais séria.AS