Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Ferrari 'decide' Monza após exame a Massa, Fisichella novamente apontado como substit

b494d967.jpeg



Depois da disputa acesa que teve lugar em Spa-Francorchamps, os adeptos da Fórmula 1 poderão ver reeditada a luta Raikkonen/Fisichella em Monza, mas agora com 'armas' iguais. Como o AutoSport já adiantara após o acidente de Felipe Massa na Hungria, Giancarlo Fisichella foi um dos nomes que mais adeptos teve entre os decisores na Ferrari, mas o surgimento da possibilidade Schumacher, e a posterior imposição de Luca Badoer por parte de Luca di Montezemolo, levaram ao desfecho que todos conhecem.
Ferrari 'decide' Monza após exame a Massa, Fisichella novamente apontado como substituto -

Agora, poucos acreditam que Badoer volte a ser chamado, e depois da prestação de Spa, Fisichella está em alta. Apesar de Vijay Mallya negar a possibilidade e Giancarlo Fisichella dizer que não foi convidado, Ian Philips; Diretor Comercial da Force India revelou que acredita que o piloto italiano deverá ser o escolhido para correr pela Ferrari no GP da Itália, em Monza, dentro de duas semanas.

Em declarações à BBC, Philips referiu que está à espera do telefonema: "Estamos à espera do pedido, que deverá ser feito dentro das próximas 24 horas. Até agora ninguém nos contactou, mas estou certo de que alguém vai ligar a Vijay Mallya e pedir o 'empréstimo' para a Ferrari." Na Force India, o substituto de Fisichella deve ser o piloto de testes Vitantonio Liuzzi.

Pelo lado da Ferrari, oficialmente, o que se sabe é que a Scuderia vai esperar pelo exame que irá ser feito a Felipe Massa em Miami, antes de anunciar os seus planos para o GP de Itália. Nesse exame, os responsáveis da equipa italiana vão ficar a saber com mais precisão o tempo que o brasileiro poderá passar em recuperação, e as decisões só serão tomadas mediante esse facto, e poderão envolver 'mexidas' mais profundas, e, quicá, inesperadas.


AutoSport
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
O dilema da Ferrari

49a89eae.jpeg


As dúvidas acerca do tempo de recuperação de Felipe Massa complicam a vida à Ferrari, que quer confirmar os seus pilotos para 2010 já em Monza. Raikkonen e Alonso têm, por isso, de esperar.
O dilema da Ferrari -

Quando até Martin Withmarsh já fala abertamente do contrato entre Alonso e a Ferrari, bem se pode dizer que a ligação entre o espanhol e a Scuderia é o segredo mais mal guardado do momento. Mas as coisas podem não ser tão lineares como o patrão da McLaren as explicou.

Segundo fontes italianas a Ferrari tem um prazo para confirmar Alonso para 2010 e se o falhar terá de pagar uma pesada indemnização ao piloto de Oviedo. Já com Raikkonen a situação é simples: o finlandês só se manterá na Ferrari se Massa não recuperar a tempo de correr no próximo ano ou se Montezemolo decidir que não quer pagar-lhe 28 milhões de euros para não correr. Isto porque o ex-Campeão do Mundo continua a recusar qualquer solução que passe pelo pagamento de parte do seu salário, mesmo se isso o libertasse para correr com outra equipa no próximo ano.

Pagar e não usar!

Entre pagar a Raikkonen ou a Alonso para não os ter na equipa, a Scuderia parece claramente mais inclinada para prescindir dos serviços do nórdico, mas a falta de garantias de que Massa estará na total posse das suas faculdades em 2010, faz com que a Ferrari hesite em romper já o contrato com o finlandês, mesmo se o tempo começa a esgotar-se para se tomarem decisões.

Confirmar só Alonso em Monza colocaria Massa numa posição complicada, pois estaria em casa, sem saber se pode voltar a correr em 2010 e sem ter a certeza absoluta que a Ferrari iria cumprir o seu contrato, pois será sempre mais barato libertar-se do brasileiro do que de Raikkonen. E também deixaria o finlandês numa posição humilhante, pois ficaria claro que só seria mantido na equipa se Massa não estivesse em condições de voltar a competir.

Daí que a Ferrari esteja seriamente a considerar a hipótese de confirmar o contrato de Alonso sem o anunciar oficialmente, mas correndo o risco da Renault espalhar a noticia rapidamente. Isto porque o prazo para o espanhol informar Briatore das suas intenções para 2010 também termina dentro de duas semanas e se o italiano anunciar a sua dupla de pilotos para o próximo ano sem nela incluir Alonso, fica claro para todos que o bi-campeão do Mundo está a caminho de Maranello.

Luís Vasconcelos
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Stefano Domenicali: "Espero que continuem a escrever que ele se vai embora e que o Ki

924dd567.jpeg




"Espero que continuem a escrever que ele se vai embora e que o Kimi continue a 'responder' com vitórias!" Foi desta forma clara e concisa que Stefano Domenicali se referiu à 'questão' Kimi Raikkonen, que continua a ser apontado como estando fora da Scuderia Ferrari para 2010.

Muito se tem dito e escrito na imprensa, mas como é óbvio, posições oficiais não existem, e quando questionado sobre a possibilidade desta vitória de Kimi Raikkonen na Bélgica poder alterar algo relativamente aos planos da equipa para 2010, Domenicali, naturalmente, defendeu-se: "Nunca ouviram ninguém da equipa pronunciar-se relativamente aos pilotos para 2010. Há muita especulação, e eu espero que continuem a escrever o que têm escrito, porque se a reacção do Kimi for vencer corridas, então estejam à vontade, podem escrevê-lo dia e noite. É importante que todos entendam a situação actual, e não me parece que essa seja uma discussão que pretendamos iniciar agora.", referiu Domenicali

autosport
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Liuzzi substitui Fisichella

A escuderia Force India anunciou que o piloto italiano Vitantonio Liuzzi irá ocupar o lugar deixado vago pelo seu compatriota, Giancarlo Fisichella, para as cinco provas que faltam na temporada de Fórmula 1.

Fisichella vai correr pela Ferrari, ocupando o lugar do piloto brasileiro Felipe Massa, abrindo-se desta forma a oportunidade para Liuzzi, piloto de testes da Force India, de participar no grande circo.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Michael Schumacher pode voltar em 2010

O director desportivo da Ferrari, Stefano Domenicali, veio a público dizer que um possível regresso de Michael Schumacher ao monolugar da escuderia italiana já na próxima temporada, era visto com bons olhos dado que o antigo piloto tem vontade de correr.

“A forma como o Michael respondeu à nossa chamada faz-me acreditar que na sua cabeça ainda há vontade de voltar a ser piloto. Caso contrário, teria pendurado definitivamente o capacete”, disse o dirigente, num entrevista feita à ‘Gazzetta dello Sport’.

Domenicali fala ainda que a FIA podia aumentar o número de carros por equipa para ‘Schumi’ voltar a correr, mas é quase impossível de se realizar, pelo menos no que à próxima temporada diz respeito, “Podia acontecer mas isso seria fazer as novas equipas darem um passo atrás. Mas a Ferrari considera que o terceiro carro seria uma solução positiva que só faria bem à Fórmula 1”.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
"Schumi" não desiste

Stefano Domenicali, "patrão" da gestão desportiva da Ferrari, acredita que Michael Schumacher "quer mesmo voltar à Fórmula 1". E vai mais longe, ao afirmar, em entrevista ao diário desportivo "Gazzetta dello Sport", que "Schumacher e a Ferrari são indivisíveis".
OJOGO
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Prost pode substituir Briatore na Renault, diz revista

A revista alemã "Auto Motor und Sport" revelou que o ex-piloto Alain Prost pode substituir Flavio Briatore no comando da Renault a partir de 2010.

O tetracampeão mundial e ex-proprietário da equipe que levava seu próprio nome teria sido procurado pela montadora francesa para ser o novo chefe da escuderia.

David Richards, ex-chefe da BAR e um dos principais nomes da Prodrive _equipe que tenta ingressar na F-1 desde 2006_ também foi apontado como um dos possíveis substitutos de Briatore.

Ao ser procurado pela imprensa especializada, Prost, que teve equipe própria na categoria entre 1997 e 2001, não confirmou nem desmentiu a informação. Já Richards ainda não se manifestou a respeito do assunto.

Ainda de acordo com a revista alemã, Briatore seria afastado do comando da Renault em função do episódio envolvendo um provável acidente deliberado de Nelsinho Piquet durante o GP de Cingapura de 2008. O dirigente italiano seria um dos mandantes e idealizadores, ao lado de Pat Symonds, um dos dirigentes da equipe.

O julgamento do caso ocorre no próximo dia 21, em Paris, na França.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Brawn se vê perto do título e decreta igualdade entre Rubens e Button

Após a quarta dobradinha da equipe na temporada, Ross Brawn finalmente admitiu que está "em uma boa posição" para vencer o campeonato de Fórmula 1, menos de um ano após a agonia que envolveu a saída da Honda e a montagem de última hora da nova escuderia. E o chefe de Rubens Barrichello assegurou que o brasileiro não terá nenhuma desvantagem em relação ao líder Jenson Button nas últimas corridas.

"Qualquer tentativa de controlar a situação vai acabar em erro. Já dissemos que não vamos dar nenhuma preferência até que seja matematicamente impossível que um deles seja campeão", esclareceu Brawn após a corrida em Monza.

Com a vitória no GP da Itália, Rubinho somou 66 pontos e ampliou a vantagem para Sebastian Vettel na vice-liderança para 12. A diferença para Button ainda é de 14, mas os 40 pontos que ainda estão em disputa fazem até mesmo o próprio Brawn ter cautela: "Ainda tem muita coisa pela frente. Mas foi um ótimo fim de semana".

O mentor da equipe que lidera com folga a classificação dos Construtores avisou ainda que prepara novidades para as próximas corridas: "Temos um grande upgrade para Cingapura, então estamos na posição em que gostaríamos de estar neste momento", comemorou Brawn.

O comandante insistiu que Barrichello e Button devem cooperar entre eles, porque "o time vai continuar forte se todos trabalharem juntos". Sobre a briga pelo título, Brawn disse que espera a iniciativa de Rubinho: "Ele não tem nada a perder, então deverá ser mais agressivo. O Jenson vai pensar mais em somar pontos, o que é natural".

Fonte: UOL Esportes
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Portimão quer F.1

O Autódromo Internacional do Algarve acolhe, a partir de hoje, o Grande Prémio de Portugal de GP2. Para além de ser inédito este campeonato desprender-se da Fórmula 1 (é uma das provas de apoio ao programa do Grande Circo), serve de teste ao circuito de Portimão para trazer de volta a Portugal outra vez a nata do automobilismo nacional.

Um desejo assumido pelo administrador do AIA, Paulo Pinheiro. Em declarações à Lusa, revelou que caso a FOM (empresa detentora dos direitos da F1) aceite a candidatura algarvia, o investimento será totalmente "de iniciativa privada", até porque o Governo já disse várias vezes que as corridas não são prioridade para o país.

"A Fórmula 1 tem impactos enormes ao nível da economia em todo o mundo. Por isso é que praticamente todos os países querem a Fórmula 1. No nosso caso, a aposta tem a ver com os 'sponsors'", referiu.

Paulo Pinheiro considera "fácil" arranjar o pacote de patrocínios necessário, assim que estiver assegurada a vinda do Mundial para o AIA. Para isso apela à presença do público, esperando 40 mil pessoas para impressionar os dirigentes.

Para acolher a F1, será necessário pagar à empresa de Bernie Ecclestone uma taxa entre os 15 e os 25 milhões de euros.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Portimão quer F.1

O Autódromo Internacional do Algarve acolhe, a partir de hoje, o Grande Prémio de Portugal de GP2. Para além de ser inédito este campeonato desprender-se da Fórmula 1 (é uma das provas de apoio ao programa do Grande Circo), serve de teste ao circuito de Portimão para trazer de volta a Portugal outra vez a nata do automobilismo nacional.

Um desejo assumido pelo administrador do AIA, Paulo Pinheiro. Em declarações à Lusa, revelou que caso a FOM (empresa detentora dos direitos da F1) aceite a candidatura algarvia, o investimento será totalmente "de iniciativa privada", até porque o Governo já disse várias vezes que as corridas não são prioridade para o país.

"A Fórmula 1 tem impactos enormes ao nível da economia em todo o mundo. Por isso é que praticamente todos os países querem a Fórmula 1. No nosso caso, a aposta tem a ver com os 'sponsors'", referiu.

Paulo Pinheiro considera "fácil" arranjar o pacote de patrocínios necessário, assim que estiver assegurada a vinda do Mundial para o AIA. Para isso apela à presença do público, esperando 40 mil pessoas para impressionar os dirigentes.

Para acolher a F1, será necessário pagar à empresa de Bernie Ecclestone uma taxa entre os 15 e os 25 milhões de euros.
OJOGO
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Hamilton quer triunfo em Singapura

Lewis Hamilton promete atacar o primeiro lugar do pódio no GP Singapura que se disputa no próximo fim-de-semana. A McLaren anunciou ontem que vai introduzir as últimas melhorias no carro antes de se concentrar na preparação dos bólides para a próxima temporada e o inglês, já arredado da disputa do título, pretende, agora, somar o maior número possível de triunfos até ao final da época.

"Recordo-me que a minha corrida de há 1 ano pretendia limitar ao máximo os estragos no carro - estava a correr com um olho no título e não podia correr demasiados riscos. Nessa vez fiquei contente por terminar no pódio mas agora tudo será diferente. Sei que estou fora da corrida ao título de campeão do Mundo e quero atacar com tudo estas quatro corridas que faltam, forçando tantas vitórias quanto puder", garantiu o piloto, de 24 anos, que na última prova se despistou na última volta quando perseguia o atual líder do Mundial, Jenson Button, na luta pelo 2.º lugar do pódio no circuito de Monza.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Prost na calha

Rei morto nem sempre significa rei posto. No caso da equipa de Fórmula 1 da Renault, a saída de Flavio Briatore do comando ainda não significou um novo rei. Mas já há vários nomes falados para a sucessão. A começar pelo de um antigo "príncipe" das pistas, o francês Alain Prost. "São apenas rumores", disse o antigo campeão mundial, citado pelo jornal italiano "La Stampa". No entanto, mostrou-se "honrado" por o seu nome ser falado para o cargo.

Recorde-se que Alain Prost já foi director-desportivo da sua própria equipa, a Prost Grand Prix, antiga Ligier, que comprou a Flavio Briatore, em 1997. Curiosamente, essa compra aconteceu após uma passagem do quatro vezes campeão do mundo pela Renault, onde foi relações públicas. Contudo, o projecto perdeu sustentabilidade financeira e acabou da pior forma, em 2002, com dívidas a rondar os 30 milhões de dólares.

Mas se Prost é o nome mais falado, há outros que têm sido ventilados pela Imprensa especializada. Nomes como o de Olivier Quesnel, outro francês que tem estado à frente do projecto da Citroën no Mundial de ralis e que tem conhecido o sucesso com Sébastien Loeb. Dave Richards, que já passou pela F.1 como director técnico, também surge nas cogitações. Mas as repercussões do escândalo continuam. Ontem mesmo, o "Daily Mirror" dizia que a Federação Internacional do Automóvel já sabia do caso há um ano. Nelson Piquet Sr. teria informado o actual comissário de segurança da F.1. Mas o processo só pôde avançar com um depoimento oficial do piloto brasileiro.

Kubika e Raikkonen em suspenso

Era a novela prevista para o defeso, mas a vingança de Nelson Piquet falou mais alto. Assim, a dança de cadeiras na Fórmula 1 ficou para segundo plano. Robert Kubica (BMW) e Kimi Raikkonen (Ferrari) são os preferidos de muitas escuderias, pelo que, enquanto estes dois pilotos não se decidirem, tudo o resto ficará em suspenso. Robert Kubica terá uma oferta da equipa Renault, o que significa que espera pela resolução do processo para tomar uma decisão. Na segunda-feira reúne-se o Conselho Mundial da FIA e, sendo assim, até lá o piloto polaco mantém a expectativa.
OJOGO
 

Porche_CarreraGT

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2009
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Pat Symons e Renault acusam Piquet Jr. de ser o "pai" da ideia do acidente

O antigo quadro da Renaut Pat Symonds e uma fonte anónima da "escuderia" acusaram Nelson Piquet Jr. de ter sido o primeiro a sugerir um acidente voluntário no Grande Prémio de Singapura de Fórmula 1 de 2008.

"Parece-me que em todas as declarações e todos os relatórios externos que pude ler falta um ponto essencial, a ideia de que o acidente foi inteiramente concebido por Nelson Piquet Jr. Ele foi o primeiro a sugerir-me essa ideia", relata Symonds numa carta endereçada à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e hoje tornada pública.

A Renault F1 chegou à mesma conclusão no âmbito de um inquérito interno levado a cabo pelo seu gabinete de advogados.

Um membro da "escuderia", não identificado, mas apelidado de "o denunciador", dá a sua versão dos acontecimentos num dos documentos.

"Nelson Piquet Jr. procurou Pat Symons após as qualificações, a 27 de Setembro de 2008, e sugeriu a ideia de um acidente deliberado para se redimir da má prestação nas qualificações", refere a alínea "a" da nota.

Nas três alíneas restantes, não sobram dúvidas: "b) O sr. Symons mencionou a ideia ao sr. (Flavio) Briatore. c) A estratégia (da corrida, orquestrada por Symonds) foi conforme ao plano. d) Do conhecimento do denunciador, nenhuma outra pessoa participou no 'plano'".

Piquet Jr. apenas revelou a "batota" após ter sido despedido da Renault, tendo obtido imunidade no processo levado a cabo pela FIA a troco do seu testemunho, pelo que não recebeu qualquer sanção.

A Renault recebeu pena suspensa por dois anos - será banida da Fórmula 1 caso cometa qualquer infracção neste período -,Flávio Briatore foi irradiado da modalidade e Symonds foi suspenso por cinco anos.

Ao provocar voluntariamente um acidente, Piquet Jr. levou à entrada na pista da viatura de segurança, situação aproveitada pelo seu colega de equipa Fernando Alonso para dobrar a maior parte dos concorrentes, que pararam nas "boxes", e vencer a corrida. A FIA considerou que Alonso nada teve a ver com os factos.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
F1: Hamilton sem rivais em Singapura

Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) garantiu hoje a vitória no GP de Singapura, 14ª etapa do Mundial de Fórmula 1, que se correu no circuito de Marina Bay durante a noite. Foi a segunda vitória da temporada e a 11ª da carreira para o campeão em título, que superou o surpreendente Timo Glock (Toyota) e Fernando Alonso (Renault) – o espanhol venceu em Singapura a polémica corrida do ano passado, marcada pelo acidente deliberado de Nélson Piquet Jr.

Depois de conquistar a 'pole position', no sábado, Hamilton não deu hipóteses aos adversários e liderou praticamente toda a corrida, com excepção de algumas voltas durante as segundas paragens para reabastecimentos. Numa pista muito exigente para os travões (terminaram 14 carros), as primeiras voltas mostraram um Nico Rosberg (Williams-Toyota) muito agressivo e a manter a segunda posição, à frente dos dois Red Bull-Renault, com Sebastian Vettel a manter-se à frente de Mark Webber.

Um erro na saída do primeiro reabastecimento (ultrapassou a linha de entrada na pista) ditou o fim das aspirações de Rosberg, obrigado a cumprir uma penalização por 'drive trough' quando o pelotão estava compacto, pois o 'safety car' estava em pista após um acidente entre Adrian Sutil (Force Índia-Mercedes) e Nick Heidfeld (BMW-Sauber). Heidfeld tinha saído da linha de 'boxes' depois de ter sido declassificado por estar abaixo do peso na qualificação, aproveitando a penalização para trocar de motor e caixa de velocidades.

Promovido ao segundo lugar e com os Brawn-Mercedes relativamente atrasados, Vettel estava em condições de relançar a luta pelo título – mas também cometeu um erro, excedendo a velocidade permitida na linha de 'boxes' no segundo reabastecimento. A penalização por 'drive trough' deixou-o no quarto lugar, apenas uma posição (e um ponto) à frente de Jenson Button, que assim viu reduzida a sua vantagem na liderança para 25 pontos em relação ao alemão.

Mas Button terminou um lugar à frente de Rubens Barrichello (sexto), alargando para 15 pontos a vantagem sobre o seu companheiro de equipa na Brawn-Mercedes e segundo colocado no Mundial, quando faltam apenas três corridas para o final do campeonato. Mark Webber (Red Bull-Renault) abandonou a 14 voltas do final, após uma falha nos travões, que provocou também o abandono dos dois Toro Rosso-Ferrari e quase colocava em risco o quinto lugar final de Jenson Button, fortemente aconselhado pela equipa, nas últimas voltas, a não tentar atacar Vettel, limitando-se a fazer o necessário para cruzar a linha de chegada.

Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes) e Robert Kubica (BMW-Sauber) classificaram-se nos últimos lugares pontuáveis.

Novo destaque para as posições inferiores do pódio. No final da corrida, o próprio Timo Glock parecia surpreendido com a sua segunda posição, depois de uma corrida sem erros e que deixa boas perspectivas para a equipa Toyota na próxima corrida, a disputar exactamente no Japão. Fernando Alonso conseguiu o seu primeiro pódio na temporada depois de algumas semanas de grande tensão na equipa Renault, que perdeu Flavio Briatore e Pat Symonds e foi penalizada pela FIA devido aos acontecimentos em Singapura 2008. O terceiro lugar é um prémio justo para o esforço da equipa e do piloto – que na conferência de imprensa dedicou o resultado ao irradiado Flavio Briatore.

Última nota para a Ferrari, completamente perdida em Singapura – Raikkonen foi apenas décimo, Fisichella apenas escapou ao último lugar.

Classificação GP Singapura

1. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), 1h56m06,337s
2. Timo Glock (Toyota), a 9,634s
3. Fernando Alonso (Renault), a 16,624s
4. Sebastian Vettel (Red Bull-Renault), a 20,261s
5. Jenson Button (Brawn-Mercedes), a 30,015s
6. Rubens Barrichello (Brawn-Mercedes), a 31,858s
7. Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes), a 36,157s
8. Robert Kubica (BMW-Sauber), a 55,054s
9. Kazuki Nakajima (Williams-Toyota), a 56,054s
10. Kimi Raikkonen (Ferrari), a 58,892s
11. Nico Rosberg (Williams-Toyota), a 59,777s
12. Jarno Trulli (Toyota), a 1m13,009s
13. Giancarlo Fisichella (Ferrari), a 1m19,890s
14. Vitantonio Liuzzi (Force Índia-Mercedes), a 1m33,502s

Classificação Pilotos (após 14 corridas)

1. Jenson Button, 84
2. Rubens Barrichello, 69
3. Sebastian Vettel, 59
4. Mark Webber, 51,5
5. Kimi Raikkonen, 40
6. Lewis Hamilton, 37
7. Nico Rosberg, 30,5
8. Fernando Alonso, 26

Classificação Construtores

1. Brawn-Mercedes, 153
2. Red Bull-Renault, 110,5
3. Ferrari, 62
4. McLaren-Mercedes, 59
5. Toyota, 46,5
6. Williams-Toyota, 30,5
7. Renault, 26
8. BMW-Sauber, 21
AutoPortal
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
F1: Toyota dispensa Timo Glock

Timo Glock (na imagem) não será piloto da Toyota na próxima temporada, confirmou o piloto alemão, depois da notícia ter sido avançada no fim-de-semana pelos jornais alemães “Sport Bild” e “Frankfurter Allgemeine Zeitung”. Glock foi avisado da decisão da equipa durante o fim-de-semana – e respondeu com o segundo lugar no GP de Singapura, o melhor resultado da equipa japonesa em toda a temporada.

A Toyota já tinha decidido que o orçamento da equipa de Fórmula 1 será fortemente reduzido em 2010 e estava em negociações com os seus actuais pilotos, mas a dispensa de Glock não garante a continuidade de Jarno Trulli. A própria continuidade da Toyota parece novamente posta em causa.

Um porta-voz da equipa japonesa confirmou o “divórcio” com o piloto alemão, mas prefeiru adiantar que as duas partes “estão à procura de alternativas para 2010”. Já Timo Glock confirmou estar à procura de alternativas para o futuro: “Tenho várias possibilidades e estou muito confiante. Vamos ver o que acontece esta semana.”

O Mundial de Fórmula 1 prossegue neste fim-de-semana, com o GP do Japão, no circuito de Suzuka. Faltam apenas três corridas para o fim do campeonato, que Jenson Button (Brawn-Mercedes) lidera, com 15 pontos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, Rubens Barrichello. Se ganhar cinco pontos ao piloto brasileiro, o britânico pode comemorar o título já em Suzuka.
AutoPortal
 

FAlonso

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2009
Mensagens
357
Gostos Recebidos
0
F1: Schumacher dá as boas-vindas a Alonso

Michael Schumacher (na imagem) apoiou a decisão da Ferrari em contratar Fernando Alonso a partir da próxima temporada, revelou o heptacampeão mundial de Fórmula 1 e actual conselheiro da equipa italiana. O bicampeão espanhol vai substituir Kimi Raikkonen e fazer equipa com Felipe Massa a partir da próxima temporada, depois de assinar um contrato de três anos (que pode chegar a seis) com a Ferrari.

Alonso já declarou que gostaria de repetir o sucesso de Schumacher, que venceu cinco títulos consecutivos com a Ferrari, depois dos dois conquistados com a Benetton. O piloto alemão revela no seu site pessoal que esteve envolvido desde o início na contratação do espanhol.

“O Fernando na Ferrari, aí está algo de que gosto muito. Estive envolvido nesta decisão desde o início, e sempre gostei da ideia. Estou certo que o Fernando se vai sentir bem entre nós, por isso só posso dizer: bem-vindo, Fernando!”
AutoPortal
l
 
Última edição:

FAlonso

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2009
Mensagens
357
Gostos Recebidos
0
F1: Chuva atrapalhou treinos livres

Chuva a abrir, mais chuva no intervalo, uma ligeira aberta a fechar – foi assim o primeiro dia de treinos para o GP do Japão, 15ª e antepenúltima etapa do Mundial de Fórmula 1, que se corre neste fim-de-semana no circuito de Suzuka. Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes, na imagem) e Adrian Sutil (Force Índia-Mercedes) foram os mais rápidos nas duas sessões de treinos livres disputadas nesta sexta-feira, mas as difíceis condições da pista tornam pouco fiável qualquer análise aos tempos.

A primeira sessão foi disputada com chuva fraca e todos os pilotos participaram, mas os principais candidatos ao título ficaram em posições discretas – o melhor foi Rubens Barrichello (Brawn-Mercedes, na nona posição). Destaque para o quarto lugar de Giancarlo Fisichella (Ferrari).

No intervalo, a chuva redobrou de intensidade e alagou a pista, levando a que poucos pilotos arriscassem testar antes dos últimos minutos da sessão. Só Jaime Alguersuari ultrapassou as dez voltas e Kovalainen, Barrichello e Jenson Button nem saíram das 'boxes'. O melhor tempo de Sutil foi cerca de sete segundos mais lento do que o de Kovalainen na sessão matinal.

Massa diz que foi “roubado”

Numa entrevista ao canal televisivo Globo, Felipe Massa disse esta semana que teria ganho o título do ano passado se não tivesse acontecido o escândalo do GP de Singapura – Nélson Piquet Jr bateu propositadamente para favorecer a estratégia de Fernando Alonso, que deu a vitória à Renault. Massa liderava a corrida mas, com a entrada do 'safety car' e as mudanças de estratégia, não conseguiu pontuar. No final da temporada, perdeu o título para Lewis Hamilton por apenas um ponto.

“O que aconteceu foi um roubo – mas olhando para trás não aconteceu nada, o resultado continua igual. Isso não está certo”, disse o piloto brasileiro, que continua a recuperar de um acidente na qualificação para o GP da Hungria e deve voltar à Ferrari no início do próximo campeonato.

No Japão, Hamilton disse ter ficado surpreendido com os comentários de Massa, mas adiantou que não liga muito à opinião do brasileiro. “O que posso dizer é que foi uma época difícil, aconteceram muitas coisas, há muitos 'ses' ao longo da temporada, por isso estou um bocado surpreendido com o que ele disse. Acredito que tivemos uma batalha justa ao longo do ano, não me interessa o que ele diz.”
AutoPortal
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
F1: "Ninguém foi mais castigado do que eu", afirma Piquet Jr

Apesar de não ter recebido qualquer penalização formal pelo seu envolvimento no escândalo de viciação de resultados no GP de Singapura do ano passado, em função da imunidade que lhe foi concedida pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) para denunciar o caso, Nélson Piquet Jr (na imagem) acredita ter sido mais castigado do que os outros envolvidos – Flavio Briatore foi banido da modalidade, o engenheiro Pat Symonds foi suspenso por cinco anos e a Renault desqualificada, neste caso com a pena suspensa por dois anos.

O jovem brasileiro, de 24 anos, nega ter sugerido aos seus “patrões” o acidente deliberado, para favorecer a estratégia de Fernando Alonso (que ganhou a corrida), adianta que não o teria feito se o seu pai, o antigo campeão Nélson Piquet, estivesse por perto, e reconhece, numa entrevista ao jornal britânico “The Times”, que será difícil relançar a sua carreira depois de tudo o que aconteceu. Piquet Jr deu também uma extensa entrevista, neste domingo, ao canal televisivo Globo, conduzida por Reginaldo Leme, onde pede desculpa aos seus fãs brasileiros.

“Algumas pessoas defenderam que eu devia ter sido punido pela FIA mas, na realidade, ninguém foi mais castigado do que eu. Estou no início da minha carreira, ao contrário dos outros que foram punidos no caso. Terei de superar muitos obstáculos, tenho de recomeçar a minha carreira do zero na F1 ou mostrar que mereço [estar] em qualquer categoria em que possa competir”, afirmou Piquet Jr, que poderá tentar prosseguir a sua carreira em provas nos EUA.

“Não tive tempo para pensar”

O piloto nega ter sugerido o acidente no sábado, ao contrário do que foi afirmado por Pat Symonds e por uma testemunha não identificada da própria equipa Renault, reafirmando ter sido confrontado com o plano numa reunião com Briatore e Symonds, pouco tempo antes da corrida de Singapura. “Aconteceu tudo muito depressa, devo confessar que nunca pesei bem as consequências. Estava numa posição difícil naquela altura e a renegociação do meu contrato estava em jogo se eu não aceitasse a estratégia. Fui apanhado de surpresa pelo pedido de dois dos directores da equipa e, afinal, um deles era meu 'manager'.”

“O plano foi decidido poucas horas antes da corrida, não tive tempo para pensar bem. Se a proposta me tivesse sido feita durante os treinos livres, eu teria tido mais tempo para pensar e agir de outra forma. Não acredito que o plano me tivesse sido proposto [se o pai estivesse em Singapura]. Depois disso, ele passou a ir a todas as corridas”, reafirmou.

O piloto brasileiro confirmou que os primeiros contactos com a FIA para denunciar o caso foram feitos durante o GP do Brasil de 2008, negou ter feito chantagem com a Renault (para prolongar o contrato se não revelasse o caso) e defende que apenas denunciou a “conspiração” para que outros pilotos não viessem a passar pelo mesmo.

Piquet Jr diz também que Flavio Briatore descarregou sobre ele a frustração por não conseguir repetir as vitórias que a Renault alcançou em 2005 e 2006. “Como resultado da pouca competitividade da Renault, Briatore canalizou as suas frustrações para mim. Ele preferiu descarregar em mim durante as duas épocas em que estive na F1. Nunca vi os outros 'rookies' serem levados ao limite como eu. A pressão dos resultados é normal, mas o assédio psicológico é outra história”, concluiu Piquet Jr, que confirmou não ter conhecimento de que Fernando Alonso soubesse do plano que o viria a favorecer.
AutoPortal
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Massa voltou esta segunda-feira aos testes

Felipe Massa, piloto da Ferrari, voltou esta segunda-feira a pilotar um monolugar de Fórmula 1, após o grave acidente que sofreu em Julho, na Hungria. Apesar deste regresso, a escuderia italiana descarta o regresso às pistas do brasileiro até ao início da próxima temporada.

Massa conduziu, numa sessão de testes privada em Itália, a primeira após o acidente que o deixou inconsciente, o F2007 da Ferrari.

A Ferrar não quer precipitar a recuperação do piloto, pretendendo integrá-lo “num processo gradual”, realçando que “falar de um possível regresso pode esperar até ao início de 2010”.

“Correu tudo muito bem. Parece que o que aconteceu em Julho não alterou nada. Não completei muitas voltas devido à chuva mas tudo o que fizemos até agora correu dentro da normalidade. É importante para mim e para a equipa ver que sou o mesmo piloto que era antes do acidente”, refere o piloto, que realizou testes neurológicos na passada sexta-feira, em Paris.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Jenson Button negoceia renovação com a Brawn

Jenson Button, o mais recente Campeão Mundial de Fórmula 1, mostrou-se disponível para negociar a renovação da Brawn, assim que conseguir digerir a loucura inerente à conquista do título mundial.

O britânico está em final de contrato e espera continuar na Brawn, mas agora um aumento substancial no salário, condizente com o seu estatuto de campeão do mundo. Alguma imprensa fala em valores dos 8,5 milhões de euros/ano, contudo, a crise levou à diminuição dos salários nos últimos tempos.

“Na próxima época, quero estar numa equipa que lute por vitórias, tal como aconteceu este ano. E parece-me que a Brawn poderá permitir isso”, afirma Button que, sobre a convicção de Nick Fry, chefe executivo da equipa britânica no que diz respeito à concretização do acordo, declarou: “Espero que sim. Ele quer que eu continue e eu quero continuar. Portanto, é um bom princípio. Aliás, estou convencido de que a ponte pode ser atravessada”.

O novo campeão mundial diz sentir-se bem na equipa, elogiando os restantes elementos da Brawn: “Temos pessoas extraordinariamente talentosas na equipa. Fizemos um grande trabalho este ano e estamos em excelente situação, mas não podemos parar”.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Saiba o novo calendario de 2010 de Formula1

01 2010 FORMULA 1 BAHRAIN GRAND PRIX (Sakhir)* 12 - 14 Mar
02 2010 FORMULA 1 AUSTRALIAN GRAND PRIX (Melbourne)* 25 - 28 Mar
03 2010 FORMULA 1 MALAYSIAN GRAND PRIX (Kuala Lumpur)* 02 - 04 Apr
04 2010 FORMULA 1 CHINESE GRAND PRIX (Shanghai)* 16 - 18 Apr
05 FORMULA 1 GRAN PREMIO DE ESPANA 2010 (Catalunya)* 07 - 09 May
06 FORMULA 1 GRAND PRIX DE MONACO 2010 (Monte Carlo)* 13 - 16 May
07 2010 FORMULA 1 TURKISH GRAND PRIX (Istanbul)* 28 - 30 May
08 FORMULA 1 GRAND PRIX DU CANADA 2010 (Montreal)* 11 - 13 Jun
09 2010 FORMULA 1 GRAND PRIX OF EUROPE (Valencia)* 25 - 27 Jun
10 2010 FORMULA 1 BRITISH GRAND PRIX (Donington Park)* 09 - 11 Jul
11 FORMULA 1 GROSSER PREIS VON DEUTSCHLAND 2010 (Hockenheim)* 23 - 25 Jul
12 FORMULA 1 ING MAGYAR NAGYDIJ 2010 (Budapest)* 30 Jul - 01 Aug
13 2010 FORMULA 1 BELGIAN GRAND PRIX (Spa-Francorchamps)* 27 - 29 Aug
14 FORMULA 1 GRAN PREMIO D'ITALIA 2010 (Monza)* 10 - 12 Sep
15 2010 FORMULA 1 SINGAPORE GRAND PRIX (Singapore)* 24 - 26 Sep
16 2010 FORMULA 1 JAPANESE GRAND PRIX (Suzuka)* 01 - 03 Oct
17 2010 FORMULA 1 KOREAN GRAND PRIX (Korea)* 15 - 17 Oct
18 2010 FORMULA 1 ABU DHABI GRAND PRIX (Yas Marina Circuit)* 29 - 31 Oct
19 FORMULA 1 GRANDE PREMIO DO BRASIL 2010 (Sao Paulo)* 12 - 14 Nov
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
F1: "Dobradinha" da McLaren nos treinos livres

Heikki Kovalainen e Lewis Hamilton foram os mais rápidos na segunda sessão de treinos livres para o GP do Abu Dhabi, última etapa do Mundial de Fórmula 1, mostrando a excelente adaptação da equipa McLaren-Mercedes ao novo e moderno circuito rodeado pelo deserto, que se estreia no calendário. Nos últimos minutos da segunda sessão, parecia que se repetiriam os lugares da sessão anterior, com Hamilton à frente do campeão mundial Jenson Button (Brawn-Mercedes), mas um último esforço com um novo jogo de pneus macios permitiu a Kovalainen liderar a tabela de tempos e a “dobradinha” da equipa britânica.

Sébastien Buemi (Toro Rosso-Ferrari) voltou a mostrar a boa forma das últimas corridas e liderou o treino durante vários minutos, até ser normalmente batido por pilotos mais experientes, acabando na sexta posição, atrás de Button e Sebastian Vettel (Red Bull-Renault), mas ainda à frente de Mark Webber e Rubens Barrichello, nos dois outros carros das equipas que dominaram o Mundial. Maior destaque conseguiu Kamui Kobayashi (Toyota), que terminou na quinta posição da sessão, no segundo Grande Prémio em que substitui o lesionado Timo Glock.

Adrian Sutil voltou a ter problemas de travões no Force Índia-Mercedes, mas acabou no 11º lugar, enquanto Robert Kubica não escapou à última posição depois de ter tido problemas de motor no BMW-Sauber, cumprindo apenas 13 voltas ao circuito.

Esta segunda sessão de treinos livres decorreu ao lusco-fusco, com início às 17 horas locais (13 horas em Portugal continental), a mesma hora da sessão de qualificação (sábado) e da corrida (domingo). O entardecer foi rápido e logo as luzes instaladas no circuito Yas Marina forneciam a única iluminação disponível, suficiente para os pilotos rodarem em segurança.

Classificação (treinos livres)

1. H. Kovalainen (McLaren-Mercedes), 1m41,307s
2. L. Hamilton (McLaren-Mercedes), 1m41,504s
3. J. Button (Brawn-Mercedes), 1m41,541s
4. S. Vettel (Red Bull-Renault), 1m41,591s
5. K. Kobayashi (Toyota), 1m41,636s
6. S. Buemi (Toro Rosso-Ferrari), 1m41,683s
7. M. Webber (Red Bull-Renault), 1m41,684s
8. R. Barrichello (Brawn-Mercedes), 1m41,831s
9. N. Rosberg (Williams-Toyota), 1m41,931s
10. K. Raikkonen (Ferrari), 1m41,987s
11. A. Sutil (Force Índia-Mercedes), 1m42,180s
12. K. Nakajima (Williams-Toyota), 1m42,245s
13. N. Heidfeld (BMW-Sauber), 1m42,278s
14. J. Trulli (Toyota), 1m42,409s
15. V. Liuzzi (Force Índia-Mercedes), 1m42,530s
16. F. Alonso (Renault), 1m42,782s
17. G. Fisichella (Ferrari), 1m42,932s
18. R. Grosjean (Renault), 1m43,021s
19. J. Alguersuari (Toro Rosso-Ferrari), 1m43,022s
20. R. Kubica (BMW-Sauber), 1m43,708s
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Em tom de despedida, Barrichello agradece equipe pelo ano

Tudo indica que Rubens Barrichello será anunciado como piloto da Williams em 2010 já nesta segunda-feira. Depois de sua última corrida pela Brawn GP, neste domingo em Abu Dhabi, o brasileiro elogiou o trabalho da equipe ao longo do ano em tom de despedida.

"Foi realmente uma grande temporada e quero agradecer ao time por me dar um carro que foi muito competitivo este ano e me deu a oportunidade de voltar ao caminho das vitórias. Nós tivemos um grande ano juntos", disse.

Logo na largada, Barrichello tocou o carro de Mark Webber e danificou sua asa dianteira, o que prejudicou seu ritmo de corrida, principalmente nas primeiras voltas.

"Tivemos uma corrida bem competitiva hoje (domingo). A largada foi animada e eu fui para a parte de dentro na curva 1, mas, infelizmente, toquei o Mark, que tirou um pedaço da minha asa diantera. Perdi um pouco de pressão aerodinâmica no começo e fez com que Jenson (Button) me ultrapassasse. Depois me adaptei ao carro saindo de frente e decidi não trocar o bico e forcei o máximo que consegui. Depois do primeiro pit stop eu estava mais rápido que Jenson, mas é muito difícil ultrapassar alguém, ainda mais quando é seu companheiro de equipe, que tem o mesmo carro que você, então não havia nada a ser feito. Ainda assim foi uma corrida competitiva, me diverti e fiquei contente com o quarto lugar", afirmou.


Fonte: Terra
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Fernando Alonso sonha com "cavallino rampante"

O piloto espanhol Fernando Alonso estreou-se hoje em Valência com as cores da "escuderia" italiana de Fórmula 1 Ferrari, desejando concretizar o sonho de ser campeão do Mundo aos comandos de um monolugar do "cavallino rampante".


"É a primeira vez que estou no mundo Ferrari. Estou impressionado e feliz. O ano de 2010 será muito importante para a Ferrari e, juntamente com [o brasileiro] Felipe Massa, espero estar na luta pelo título. Confio no nosso trabalho e que todos os 'ferraristas' possam orgulhar-se do nosso desempenho", declarou.


Alonso, campeão do Mundo em 2005 e 2006 pela Renault, vai terminar a ligação à equipa gaulesa no final de 2009, mas foi autorizado a participar num evento do fabricante transalpino no circuito valenciano, presenciado por cerca de 15 000 fãs.


Felipe Massa, vítima de um acidente grave no Grande Prémio da Hungria, em Junho, também se mostrou "muito contente", manifestando-se crente em poder contribuir para "a melhor equipa e o melhor carro".



lusa
 
Topo