Niki Lauda: "Schumacher arrependeu-se da decisão de abandonar em 2006"
Niki Lauda acredita que o alemão Michael Schumacher está arrependido por ter deixado a Fórmula 1 em 2006, afirmando que o piloto ainda não perdeu o espírito competitivo.
Niki Lauda: "Schumacher arrependeu-se da decisão de abandonar em 2006" -
Para o ex-piloto austríaco, também ele protagonista de um regresso à modalidade (no qual obteve o seu terceiro título mundial em 1984), Schumacher terminou a sua carreira quando ainda podia ser competitivo, justificando essa sua ideia pelo facto do alemão não ter parado de competir, fosse em duas rodas, fosse em karts.
"Ele não conseguiu desintoxicar-se do espírito competitivo, como vimos com as suas actividades nas motos. Na minha opinião, ele retirou-se no final de 2006 porque já não via um desafio real - e provavelmente arrependeu-se da sua decisão. Agora, tem a oportunidade única de substituir o lesionado [Felipe] Massa e de ajudar a sua antiga equipa e descobrir por si mesmo, o quão competitivo ele ainda é", afirmou Lauda ao site oficial da Fórmula 1.
"É verdade que há alguns obstáculos que ele tem de superar, como o desconhecimento da pista e o facto de não ter podido testar o carro deste ano, mas isso faz parte do desafio e é por isso que ele o está a fazer. E é por isso que todo o mundo vai estar a ver", observou, admitindo que em situação semelhante ele faria a mesma coisa.
"Isso é algo que me interessaria, porque a fome por competição - pela adrenalina - nunca morre. Está no nosso ADN", afirmou o austríaco. "E a situação como está agora, com o Massa lesionado e um cockpit disponível, dá-lhe a oportunidade de saber o quão longe ele está do topo. Essa é uma questão que sempre intriga um piloto de topo, como ele era", acrescentou, fazendo questão de marcar uma distinção entre o seu caso e o de Schumacher.
"Na verdade, venci a segunda corrida após o meu regresso, mas o Michael não está a correr por nenhum campeonato. Eu voltei porque queria vencer. Para o Michael não é nada mais do que experiência interessante. Esqueçam a idade. Ele está em forma, está a levar a cabo um treino rigoroso e mentalmente está à altura do desafio. Vai fazer todos os possíveis para estar em forma em Valência", acrescentou.
autosport