Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Montezemolo afirma que a derrota deixou um gosto amargo

L_Montezemolo.1.jpg
Em uma carta aberta publicada no site da Ferrari, o presidente da companhia, Luca di Montezemolo, afirmou que a derrota da equipe em Abu Dhabi no último fim de semana deixou um "gosto amargo", mas garantiu que a organização voltará mais forte em 2011.

"Alguns dias depois da grande decepção do resultado da última corrida desta temporada, que ainda é doloroso, quero falar com vocês", escreveu Montezemolo.

"Senti que a meta que perseguimos durante toda a temporada, até mesmo quando os outros haviam nos descartado, estava ainda mais próxima depois da classificação de sábado à tarde".

"Infelizmente, uma avaliação errada do pit wall durante um estágio crucial comprometeu a prova, impedindo a conquista do título. As cinco vitórias maravilhosas de Fernando e a equipe não foram suficientes para atingirmos nossa meta. Essa é a lei dos esportes".

"De qualquer maneira, acho que todos aqueles que trabalharam tão duro durante o ano - técnicos, mecânicos, empregados e pilotos - precisam ser agradecidos por seu comprometimento, dedicação e competência que demonstraram. Eu os agradeci pessoalmente no domingo à noite na pista e ontem na fábrica, mas hoje quero fazê-lo junto com nossos fãs".

"Infelizmente, o final não ficou à altura de uma temporada empolgante, onde fomos os protagonistas indiscutíveis de uma incrível corrida de perseguição, e, consequentemente, o resultado nos deixa com um gosto ainda mais amargo".

"Também quero agradecer de coração todos vocês, que nos encorajaram, estimularam, criticaram e torceram por nós, porém sempre com afeição e paixão, o que caracteriza aqueles que realmente amam a Ferrari. É durante esses momentos, que não são muito fáceis, que você reconhece os verdadeiros fãs como vocês".

Montezemolo disse que o foco da equipe agora é compensar o que aconteceu nesta temporada em 2011 - e declarou que mal pode esperar pela primeira corrida.

"Recebi numerosas mensagens de encorajamento, fortalecendo nosso desejo de reagir. Todos nós queremos voltar à pista imediatamente para dar o troco, mas temos de esperar até o início do próximo campeonato. Enquanto isso, continuaremos trabalhando incansavelmente no monoposto de 2011, porque temos um objetivo: levar um carro vencedor para a pista desde a primeira etapa".

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Whitmarsh: Inovação será vital em 2011

L_Hamilton.1.jpg
O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, declarou que sua equipe já tem algumas idéias inovadoras para 2011, e espera que elas possam proporcionar uma vantagem na batalha pelo título do próximo ano.

A equipe foi a pioneira no duto-F nesta temporada e obteve uma vantagem inicial importante com o dispositivo. Contudo, as rivais Red Bull e Ferrari reverteram a situação quando conseguiram fazer seus difusores alimentados pelos gases de escape funcionar bem mais cedo do que a McLaren.

"Temos algumas idéias em nossas mangas. Vamos ver", disse ele. "Espero que tenhamos uma atitude ligeiramente diferente, temos idéias bastante inovadoras. É uma combinação de coisas".

"Fundamentalmente, você precisa ter um bom carro e algumas soluções criativas, sejam elas difusores alimentados pelos gases de escape ou dutos-F - e espero que tenhamos algumas coisas assim e possamos ser fortes".

A Red Bull vem sendo a referência em termos de performance no último ano e meio, e Whitmarsh acha que a atual campeã será novamente uma competidora formidável na próxima temporada.

"Eles têm grandes recursos. Gostam de dizer 'somos uma equipe pequena', mas os números de sua companhia contrariam isso. Tem boas instalações e um grande orçamento, dois pilotos fortes e são uma força no momento".

"Essa é a natureza da Fórmula 1. Daqui a dez anos, tenho certeza que Ferrari e McLaren estarão lá, mas a Red Bull estará? Creio que será bom se estiver. Ela é boa para a categoria, pode trazer outra dimensão e um desafio. Esta foi uma temporada fantástica".

Ele suspeita que a batalha entre três equipes neste ano contará com a presença de uma quarta no próximo ano, com a Mercedes podendo ganhar terreno.

"Estou certo de que a Ferrari voltará forte no próximo ano, nós planejamos fazer isso e a Mercedes também. Você não deve subestimar a Mercedes. Tenho certeza que eles estão um pouco desapontados com sua temporada, mas, de qualquer maneira, irão se esforçar bastante para se recuperar e fazer o trabalho no próximo ano".

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Gutierrez acredita que está pronto para correr

E_Gutierrez.jpg
O campeão da GP3, Esteban Gutierrez, afirmou que se sente pronto para correr no próximo ano se for exigido em sua nova função de piloto reserva da Sauber, após seu segundo teste com a equipe nas sessões para novatos desta semana em Abu Dhabi.

"Estou indo passo a passo", disse Gutierrez. "Primeiramente, foi ótimo passar algum tempo com a equipe neste ano, e foi uma grande vantagem já conhecer a equipe comparado ao teste do ano passado".

"Acho que o principal é que fui consistente. Não cometemos erros ou batemos, isso foi o principal. É claro que foi um teste importante para eu saber o que esperar caso tenha de fazer uma corrida no próximo ano".

"Não tenho certeza se vou fazer, espero que não, porque significaria que alguém estaria machucado, então esperamos que não. Vou apenas continuar focado no que tenho no momento, me divertir e ganhar o máximo de experiência".

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Mallya indica que Force India tem vagas para 2011

Liuzzi_Sutil.jpg
Com pilotos muito bem cotados ainda no mercado, a formação da Force India para a temporada 2011 continua sendo um tópico de discussão.

Adrian Sutil ainda não foi confirmado pela organização baseada em Silverstone para a próxima temporada, enquanto pilotos como Nick Heidfeld, Nico Hulkenberg e Karun Chandhok vêm sendo ligados à sua vaga.

E apesar de Vitantonio Liuzzi ter um contrato para o próximo ano, o proprietário e chefe da equipe, Vijay Mallya, indicou que mais de um lugar está disponível. "Somos a equipe mais atrativa com vagas disponíveis", disse ele à Auto Motor und Sport.

Com a Índia se juntando ao calendário da Fórmula 1, o chefe executivo da categoria, Bernie Ecclestone, acha que o indiano Karun Chandhok é um candidato ideal. Mallya respondeu: "Bem, todos que estão buscando uma vaga querem correr pela Force India. Vamos conversar com a equipe e decidir nas próximas semanas quais serão os nossos novos pilotos", disse ele ao Gulf News Xpress.

Enquanto isso, acredita-se que uma possível vaga ao lado de Robert Kubica na Renault não está mais disponível. "Desde que Vladimir Putin (presidente da Rússia) se tornou fã da Fórmula 1, Petrov tem ainda mais apoio em seu bolso", declarou Heidfeld.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Vaga na Hispania custará milhões a de la Rosa

P_delaRosa.1.jpg
Pedro de la Rosa recebeu um preço de 8 a 10 milhões de euros para uma vaga de titular na Hispania em 2011.

Acreditava-se que o veterano correria na equipe no próximo ano graças ao investimento de Juan Villalonga, enquanto um carro atrativo projetado pela Toyota e uma caixa de câmbio da Williams estavam nos planos. Mas o acordo com a Toyota foi cancelado, não deixando tempo suficiente para a Hispania construir separadamente um novo carro para 2011.

E o proprietário da organização, Jose Ramon Carabante, agora admitiu que a Hispania precisará recorrer novamente a pilotos pagantes. "Pedro quer vir, mas depende muito do apoio. Sem dinheiro, não há lugar para ele. Não podemos ter um luxo assim".

"Ele precisa contribuir com cerca de 8 ou 10 milhões. Conversamos com companhias a fim de tentar atrair patrocinadores, e gostaríamos de ter dois pilotos espanhóis para nossa identidade, e alguém como Pedro pode nos dar alguma direção para 2012", disse Carabante à rádio Cadena Ser.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Empresário de Hulkenberg faz duras críticas à Williams

N_Hulkenberg.3.jpg
O empresário de Nico Hulkenberg criticou a Williams por demorar tanto para dispensar o piloto antes da temporada 2011.

A Auto Motor und Sport da Alemanha relatou que o presidente da organização britânica, Adam Parr, só avisou o alemão e seu empresário Willi Weber que ele não continuaria no próximo ano após a etapa final da temporada em Abu Dhabi no último domingo.

Aparentemente, a decisão foi comunicada tão tarde que Hulkenberg planejava ficar mais tempo no Oriente Médio antes do primeiro teste dos pneus Pirelli nesta semana. A Williams só confirmou na quarta-feira que Rubens Barrichello fará os testes sozinho.

"Não fui tratado assim nos últimos 20 anos", disse Weber, referindo-se ao seu envolvimento de duas décadas na Fórmula 1 desde que Michael Schumacher entrou na categoria no início dos anos 90. "Eu não teria me importado se eles tivessem sido honestos e dissessem 'precisamos de dinheiro, então não podemos manter Nico'. Mas, ao invés disso, estamos no último segundo onde praticamente não temos tempo para buscar outra equipe".

Relatos na Alemanha mencionam Force India e Lotus como possíveis destinos de Hulkenberg, mas a Ferrari e Weber negaram oficialmente qualquer ligação entre o alemão e o cockpit confirmado de Felipe Massa.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Loeb diz que quase dirigiu pela Toro Rosso no GP de Abu Dhabi

F110-Loeb-350.jpg
Sebastien Loeb, o multicampeão mundial de rally, negou as especulações de que poderia tentar iniciar uma carreira na Formula 1. Junto com a negativa dos boatos, Loeb fez uma revelação até então desconhecida ao grande público: Quase esteve perto de participar do Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2009,correndo pela Toro Rosso.

Assim como o finlandês Kimi Raikkonen, campeão de 2007 da F1, abandonou a categoria e ingressou ao WRC, boatos diziam que no ano passado Loeb tinha interesse em uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial.

Mas o francês de 36 anos, em entrevista à CNN, afirmou que é "muito tarde" para pensar em uma mudança para a Formula 1:

"Não penso que isto é algo em potencial para o futuro", disse Loeb, que também revelou a "surpresa" do dia:

"Tudo estava planejado para eu fazer a última corrida da temporada (de 2009) e a FIA não me deu a licença para isso. Agora, tenho 36 anos de idade e quando você vê pilotos de 20 anos entrando na F1, talvez seja um pouco tarde para tentar", finalizou o francês.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Chefe da Hispania quer Valsecchi para correr em 2011

F110-Valsecchi-350.jpg
Davide Valsecchi é um candidato ao cockpit de um dos carros da Hispania em 2011, caso consiga o dinheiro necessário para comprar a vaga.

Junto com Pastor Maldonado e Josef Kral, o italiano de 23 anos foi confortavelmente o mais rápido dos jovens pilotos que testaram pela Hispania em Abu Dhabi, esta semana.

Nenhum dos jovens pilotos, correndo em qualquer um dos carros das três equipes novatas, superou Valsecchi. Jerome d´Ambrosio, Luiz Razia e Rio Haryanto, os três andando em carros da Virgin, Rodolfo Gonzalez e Vladimir Arabadzhiev, ambos testando pela Lotus, nenhum destes cinco pilotos foi mais rápido do que o jovem italiano.

"A Itália deveria ajudá-lo", disse Colin Kolles, chefe da Hispania. "Ele definitivamente fez um grande trabalho, demorou poucas voltas para entender o carro, enquanto alguns de seus colegas não fizeram isto em uma temporada inteira".

Acredita-se que o teste de Maldonado pela Williams e pela Hispania, custou 1 milhão de dólares aos seus patrocinadores. Josef Kral pagou 300 mil dólares para testar a Hispania por um único dia.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Briatore lamenta erro de estratégia que custou título a Alonso

F110-Briatore-350.jpg
Flavio Briatore lamentou o erro de estratégia da Ferrari que custou um possível terceiro título mundial de Fernando Alonso, durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi, realizado no último domingo.

A Ferrari chamou Alonso muito cedo para a troca de pneus, para que o espanhol pudesse superar o australiano Mark Webber. A estratégia acabou fazendo com que Alonso ficasse "preso" atrás do Renault de Vitaly Petrov e do Mercedes de Nico Rosberg. Desta maneira, Sebastian Vettel, o vencedor da corrida, conquistou pontos suficientes para tirar o título de Alonso.

"Para Fernando a corrida deveria ter sido totalmente diferente", disse Briatore, que ainda é empresário de Alonso. "Eles não deveriam se preocupar com Mark Webber, uma vez que Fernando era mais rápido. Talvez eles interpretaram da maneira errada quando Webber acertou o muro. Mark não parou nos pits como parte de uma tática, mas sim porque ele acerou o muro com a roda".

O ex-dirigente ainda teceu críticas contra o traçado de Abu Dhabi, que não proporcionou quase nenhuma ultrapassagem durante o desfecho do campeonato:

"É um escândalo que uma pista que abriga uma corrida crucial, não permita uma única ultrapassagem", finalizou o italiano.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Caçador de talentos nega que Schumacher investiu em Vettel

F110-Vettel-Schumacher-350.jpg
Gerd Noack, presidente do famoso kartódromo de Kerpen, na Alemanha, local onde Michael Schumacher e Sebastian Vettel começaram suas carreiras, negou que o heptacampeão mundial tenha financiado o começo da carreira de Vettel.

Desde que o piloto da Red Bull assegurou o seu primeiro título mundial, no último domingo, a mídia alemã tem publicado fotos de Vettel, ainda garoto em seus tempos de kart, ao lado de Michael Schumacher.

A foto acabou gerando um "folclore" de que Schumacher teria ajudado financeiramente Vettel quando este começou a correr. Tal boato foi negado hoje por Noack:

"Eu devo esclarecer uma história. Uma vez foi dito que Michael Schumacher não foi apenas um bom amigo, mas também um patrocinador de Vettel. Isto não é verdade. Sim, pedimos uma ajuda a Michael, mas a sua resposta nunca veio. Ele provavelmente estava muito ocupado com a sua própria carreira, para pensar em jovens pilotos".

Noack ainda afirmou que foi difícil financeiramente manter Vettel correndo no início de sua carreira:

"Quando eu lembro do seu primeiro contrato com a Red Bull, dou risada, pois o valor do contrato tinha apenas quatro dígitos", revelou o dirigente.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Pirelli diz que tempos não serão prioridade em primeiro teste

F110-Pirelli-350.jpg
Paul Hembery, diretor da divisão de competições da Pirelli, insistiu que os tempos de voltas não serão prioridade da fábrica italiana, amanhã em Abu Dhabi, no primeiro dia de testes da Formula 1 com os novos pneus.

Todas as doze equipes da Formula 1 participarão dos testes, a maioria delas com os seus pilotos regulares. Será a primeira vez que os novos pneus Pirelli de F1 "calçarão" carros de 2010, tendo em vista que os compostos foram desenvolvidos utilizando o carro de 2009 da Toyota.

Uma vez que as comparações entre os tempos feitos pelos carros com pneus Bridgestone, durante o fim de semana do Grande Prêmio de Abu Dhabi e os testes para novatos, com os tempos a serem estabelecidos com os pneus Pirelli, serão inevitáveis, Hembery afirmou que por enquanto os tempos não serão prioridade para a Pirelli:

"Não é importante, pois a pista muda muito", afirmou o dirigente. "Baseado nos testes para jovens pilotos, vimos tempos 1.5 segundos mais rápidos do que Vettel! Este é um perfeito exemplo de como dias diferentes, tempos diferentes e condições diferentes afetam as coisas".

"Nunca iremos para este primeiro teste pensando em tempos de voltas. Isto não é uma desculpa para o caso de sermos lentos ou rápidos, mas sim porque as coisas ainda são um mistério para nós, honestamente", concluiu o inglês.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Entrevista com Sergio Perez

Desde quando você sonha em dirigir um carro de Formula 1?
F110-Perez-350.jpg
Desde que eu era criança. Eu tinha seis anos quando fui a um kart pela primeira vez com meu pai e meu irmão. Desde então, eu sempre sonhei em chegar à F1 um dia. Toda a minha família esteve envolvida com automobilismo por um longo tempo. Meu pai correu por uns tempos e era empresário do Adrian Fernandez. Meu irmão Antonio também é piloto. Ele acaba de se tornar campeão da NASCAR mexicana. Sempre foi minha meta chegar à F1 e eu sabia que teria de sacrificar muitas coisas. Sabia que deveria deixar meu país e minha família e fazer minha própria vida na Europa. Eu tinha 15 anos quando fui morar em uma pequena vila na Bavária, Não foi fácil.

Como você se sente mentalmente e psicologicamente, um dia após este sonho se tornar realidade?

Me sinto forte em ambos os quesitos. Minha motivação para trabalhar nas duas áreas aumentou. Tenho poucos meses até meu primeiro Grande Prêmio e quero tirar o máximo disso.

Você será o primeiro mexicano a correr na Formula 1 em três décadas. O que isto significa para você?

Eu amo o México e é bom ter todo esse apoio do meu país, principalmente de Carlos Slim Jr, que sempre foi um amigo próximo e grande incentivador. Os mexicanos gostam muito de corridas e da idéia de ter um compatriota na Formula 1 de novo. É um sentimento muito bom e incentivador.

Qual é a grande diferença entre um carro da GP2 e da F1 e o que você aprendeu no primeiro dia?

A grande diferença é na frenagem, a força G é enorme e a aderência de um F1 é enorme se comparada com a de um carro da GP2. Outra diferença é a maior quantidade de informações que você tem e de procedimentos que deve tomar. A equipe também é muito maior, com muitos engenheiros pedindo suas sensações sobre o carro. Aprender a trabalhar neste ambiente e ver o que esperam de um piloto tanto dentro quanto fora do carro, foi o que mais aprendi no teste. O fato de eu já ter assinado contrato para o ano que vem, me ajudou muito neste quesito. Eu não tive pressão para fazer um grande tempo de volta, pue me concentrar no aprendizado. O programa de dois dias não tinha como intenção produzir os melhores tempos de volta na pista. De fato, por causa da má sorte com muitas bandeiras vermelhas na pista, eu só pude andar de pneus novos no final do treino.

O que você fará nas férias de inverno?

Treinar muito! Preciso estar na melhor forma possível para a primeira corrida. E ficarei muito tempo com os engenheiros em Hinwill para aprender o máximo possível sobre o C30. Em janeiro vou para a Suíça para ficar o mais perto possível da equipe.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Williams usará KERS diferente em 2011

F110-Head-350.jpg
A Williams usará um KERS (sistema de recuperação de energia cinética) diferente em 2011. O novo aparato será baseado em um sistema de baterias, onde a energia será capturada por uma espécie de "polia".

A tradicional equipe inglesa esteve desenvolvendo a nova peça durante os últimos dois anos. Já havia sido divulgado pela Williams, ainda em setembro, o uso do KERS para a próxima temporada, mas Sam Michael, diretor técnico da equipe, revelou apenas hoje que o sistema será diferente do tradicional, utilizado pelas equipes em 2009.

"Penso que já é de conhecimento que nosso KERS será por um sistema de baterias", afirmou Patrick Head, sócio da Williams. "Não será o mesmo sistema que usamos em 2009. Já andamos com o novo sistema, mas não ainda em um grande prêmio".

"O sistema de polias, pela sua natureza, possui um cilindro de um certo diâmetro. O peso é menor do que o de uma bateria, mas possui equivalente potência e capacidade de armazenamento. As baterias são feitas de várias células pequenas, então podemos fabricá-las largas e planas ou altas e estreitas. Podemos fazê-las de qualquer formato".

"Uma vez que o reabastecimento foi banido da Formula 1, ficou difícil adaptar o sistema de polias em um carro de F1, embora tenhamos participado de vários programas usando este sistema, incluindo o bem sucedido Porsche GT3R híbrido, onde o sistema se encaixou perfeitamente, assim como em vários outros carros esporte", finalizou Head.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Todt afirma que Ferrari foi provocativa no GP da Alemanha

F110-Todt-350.jpg
Jean Todt, atual presidente da FIA e ex-chefe de equipe da Ferrari, afirmou que as ordens de equipe dadas pela equipe italiana, durante o Grande Prêmio da Alemanha de 2010, foram muito "provocativas" para a FIA e que a atitude pedia por uma punição.

A Ferrari foi multada depois da corrida realizada em Hockenheim, onde Felipe Massa recebeu ordens para ceder a sua vitória para o espanhol Fernando Alonso. Os comissários da FIA aplicaram uma multa na equipe de Maranello, mas nenhuma medida de punição esportiva foi tomada.

"Ordens de equipe foram proibidas em 2002", afirmou Todt. "Mas eu me pergunto: Quantas vezes ordens de equipe foram dadas de uma `maneira mais discreta´, desde então?".

"A diferença é que a ordem dada pela Ferrari foi tudo, menos `discreta´. Foi uma provocação diante do regulamento", concluiu o dirigente.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Vettel lidera primeira manhã do teste da Pirelli

S_Vettel.1.jpg
O campeão mundial Sebastian Vettel retornou ao seu lugar familiar no topo da tabela de tempos na primeira manhã de teste dos pneus Pirelli em Abu Dhabi. Ele saltou para a ponta a meia hora do final, superando Felipe Massa, da Ferrari.

O melhor tempo de Vettel, 1m40.861s, ficou a 1.5s de seu tempo da pole para a corrida de domingo. No entanto, o foco das equipes está no entendimento dos pneus, e não na velocidade.

Robert Kubica, da Renault, foi o terceiro, menos de dois décimos atrás e pouco menos de meio segundo à frente de Kamui Kobayashi, da Sauber. O japonês continuará nesta tarde antes de ceder o carro ao novo companheiro de equipe Sergio Perez amanhã à tarde.

Gary Paffett, pilotando pela McLaren nos dois dias no lugar de Lewis Hamilton e Jenson Button, foi o quinto colocado, seguido por Nico Rosberg (Mercedes), Jaime Alguersuari (Toro Rosso), Rubens Barrichello (Williams), Adrian Sutil (Force India), Timo Glock (Virgin), Heikki Kovalainen (Lotus) e Pastor Maldonado (Hispania).

Considerando que as equipes ainda precisam adaptar seus acertos à nova borracha e quase todas elas se concentraram em andar com níveis intermediários de combustível, os tempos registrados até o momento indicam que o ritmo da Pirelli em volta única será comparável ao da Bridgestone. O teste continuará por três horas e meia nesta tarde.

Tempos desta manhã em Yas Marina:

Pos. Piloto Equipe Tempo Voltas
1. Sebastian Vettel Red Bull 1m40.861s 34
2. Felipe Massa Ferrari 1m40.913s 29
3. Robert Kubica Renault 1m41.032s 25
4. Kamui Kobayashi Sauber 1m41.466s 33
5. Gary Paffett McLaren 1m41.588s 49
6. Nico Rosberg Mercedes 1m41.978s 40
7. Jaime Alguersuari Toro Rosso 1m42.642s 33
8. Rubens Barrichello Williams 1m42.655s 44
9. Adrian Sutil Force India 1m42.859s 20
10. Timo Glock Virgin 1m45.057s 41
11. Heikki Kovalainen Lotus 1m46.201s 42
12. Pastor Maldonado Hispania 1m46.534s 46

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Vettel é tão bom quanto Senna, afirma Ascanelli

S_Vettel.4.jpg
O diretor técnico da Toro Rosso, Giorgio Ascanelli, que supervisionou a primeira vitória de Sebastian Vettel na Fórmula 1 - no GP da Itália de 2008 em Monza - acredita que o alemão tem um nível de habilidade similar ao de Ayrton Senna, de acordo com a revista Autosport.

Ascanelli, que trabalhou com Senna durante os anos gloriosos do brasileiro na McLaren no início dos anos 90, afirmou que sabia que Vettel tinha um talento especial desde o momento em que começou a trabalhar com ele.

"Sou um homem de muita sorte, porque, no começo da minha carreira e agora no final, fui tocado pela perfeição", declarou o italiano. "Eu disse há dois anos atrás que Sebastian Vettel seria campeão mundial e aqui estamos".

"Nunca se sabe quantos campeonatos ele pode vencer. Citando Ron Dennis, vencer um campeonato é relativamente fácil - mas estar consistentemente no topo de sua habilidade é extremamente difícil. Essa é a parte difícil, mas acho que Sebastian tem o desejo de fazê-lo. Ele será um grande competidor por muito tempo".

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Todt: Novas pistas devem permitir ultrapassagens

J_Todt.2.jpg
O presidente da FIA, Jean Todt, afirmou que os novos circuitos terão de provar que proporcionam oportunidades adequadas de ultrapassar, e sugeriu que alterações nas pistas atuais visando melhorar o espetáculo podem estar nos planos.

Seus comentários ocorreram após as dificuldades para ultrapassar no GP de Abu Dhabi, durante o qual os candidatos ao título Fernando Alonso e Mark Webber não conseguiram se livrar do tráfego depois de seus pit-stops. "Precisamos favorecer as ultrapassagens", declarou Todt ao La Stampa. "Foi impossível em Abu Dhabi".

Todt negou que suas reclamações foram motivadas pelo fato de sua ex-equipe Ferrari ter perdido o título porque Alonso não conseguiu o quarto lugar em Yas Marina - apontando que a chance de vitória de Lewis Hamilton também desapareceu quando ele ficou preso atrás de Robert Kubica, que ainda não havia parado.

"Falo como presidente da FIA", disse Todt. "Veja Hamilton: ele tinha pneus novos, teria andado dois segundos mais rápido do que Kubica, e mesmo assim não conseguiu passar. A partir de agora, antes de homologar um circuito, iremos avaliar seu potencial de espetáculo, além de sua segurança".

Ele afirmou que a FIA está preparada para tomar uma atitude rápida em relação ao problema das ultrapassagens. "No dia 23 de novembro, discutiremos o problema das ultrapassagens na comissão", revelou Todt. "É culpa dos carros e das pistas. Criaremos um cartão de relato com a competitividade do circuito, e vamos ver se podemos garantir algumas modificações já em 2012, se possível".

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Hakkinen não chamou Schumacher de trágico ex-herói

M_Hakkinen.1.jpg
O autor de uma coluna de jornal atribuída erroneamente a Mika Hakkinen foi demitido.

Nesta semana, o jornal TZ de Munique citou o finlandês descrevendo Michael Schumacher como um "trágico ex-herói" que cometeu "um erro ridículo" na largada do GP de Abu Dhabi. "Na minha opinião, ele está desmanchando seu próprio legado pouco a pouco", teria escrito Hakkinen, que também chamou o alemão de "arrogante demais".

Contudo, o TZ agora divulgou um pedido de desculpas e uma correção, admitindo que a coluna não havia sido autorizada pelo bicampeão Hakkinen.

"As declarações atribuídas ao Sr. Hakkinen, particularmente relacionadas a Michael Schumacher, não eram verdadeiras e não foram autorizadas. Lamentamos isso e pedimos desculpas aos nossos leitores, a Mika Hakkinen e a Michael Schumacher, e, como consequência, não estamos mais trabalhando com o membro da equipe em questão", acrescentou o TZ.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Vettel assina com primeiro patrocinador após título de 2010

S_Vettel.3.jpg
Menos de uma semana depois de vencer o campeonato mundial de 2010, Sebastian Vettel já colheu seu primeiro benefício financeiro.

Relatos na Alemanha afirmam que o alemão assinou um contrato de patrocínio de vários milhões de dólares com a multinacional norte-americana Procter & Gamble a fim de promover o shampoo Head & Shoulders.

O jornal Bild relatou que Vettel, que cuida de seus próprios negócios, está sendo "aconselhado por um advogado e um especialista em finanças", e está "em negociações com outras marcas".

Nesta sexta, ele está testando os pneus Pirelli em Abu Dhabi, e, no domingo, retornará à Heppenheim para celebrações, onde "dezenas de milhares" de pessoas são esperadas para lhe receber em sua cidade natal.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Van der Garde ganha processo contra a Force India

G_vdGarde.jpg
Giedo van der Garde venceu uma longa batalha legal com a Force India.

O piloto holandês buscava um reembolso de 2 milhões de dólares porque, quando a equipe se chamava Spyker em 2007, ele fez apenas 2270 dos 6000 quilômetros de testes prometidos contratualmente. Relatos na mídia revelaram que um tribunal determinou que a Force India precisa pagar 1,865 milhão de dólares a van der Garde.

No entanto, o empresário de van der Garde, Jeroen Schothorst, disse que o veredicto poderá ajudar em suas conversas com a Force India sobre uma vaga de titular em 2011. "Há alguns anos atrás, esse tópico era uma desvantagem, agora poderá ser benéfico para nós", afirmou ele.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Petrov: Gestos de Alonso mostraram falta de educação

Petrov_Alonso.jpg
reação de Fernando Alonso à perda do campeonato mundial de 2010 demonstrou sua falta de educação. Essa é a alegação de Vitaly Petrov, da Renault, a quem Alonso não conseguiu ultrapassar no último domingo em Abu Dhabi.

Depois que os carros cruzaram a linha de chegada, o espanhol colocou sua Ferrari ao lado de Petrov e gesticulou furiosamente ao russo.

"Os gestos só mostraram sua falta de educação", disse Petrov em uma entrevista ao jornal esportivo espanhol Marca. "Eu sempre sigo a regra de que, se você está triste ou desapontado, mantenha isso para si próprio. Eu fiz minha corrida e ele fez a dele. Este é um trabalho, e quero fazer o meu melhor".

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Gostos Recebidos
1
Sebastian Vettel: "Não me vejo na Ferrari ou McLaren"

Sebastian Vettel disse que não se vê na Ferrari ou Mercedes, devido ao seu grande nome, deixando claro que está de corpo e alma na Red Bull. Em declarações à imprensa alemã, o mais jovem piloto a conquistar o título mundial de Fórmula 1 fala sobre as expectativas quanto ao futuro e nega qualquer objectivo de bater os recordes do compatriota Michael Schumacher.

“O Michael disse-me que os momentos mais especiais podem ser vividos, representando a Ferrari ou a Mercedes, porque ambas são passado, presente e, certamente, futuro”.

“Todos os pilotos sonham em pilotar ao serviço da Ferrari ou da Mercedes. No entanto, apenas irei para uma delas, tendo em conta, muitos aspectos. Tudo tem de encaixar na perfeição, porque os mitos não são suficientes para alcançar o sucesso”, disse Vettel.

O novo campeão do mundo acrescentou ainda que: “Mas isso está muito, muito longe. Só penso em defender o meu título com a Red Bull, até porque temos uma coisa que na Formula 1 é a base para o sucesso: as pessoas certas nos lugares certos”, afirmou.

Sebastian Vettel refutou também a ideia de que está na Fórmula 1 para bater os recordes do seu compatriota, Michael Schumacher. “Agora eu sei como é difícil e stressante vencer o título. O Michael repetiu a proeza por sete vezes. Mas eu não estou na F1 para bater os recordes dele e não podem comparar a minha vida e carreira com a dele. Ele é uma lenda, enquanto eu estou apenas no inicio”, concluiu.
"AUTOPORTAL"

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Felipe Massa é o mais rápido da sexta-feira em Abu Dhabi

f110-Massa-350.jpg

Felipe Massa (Ferrari) foi o mais rápido no primeiro dia de testes em Abu Dhabi. A atividade é válida para avaliação dos pneus Pirelli, que irão suprir todas as equipes em 2011.

O brasileiro fez seu melhor tempo em 1m40.170s, tendo percorrido 94 voltas. Sebastian Vettel (Red Bull), que foi o mais veloz da manhã, registrou 1m40.500s, com 77 voltas.

A McLaren, que contou com o reserva Gary Paffett, fez o terceiro melhor tempo. Kamui Kobayashi (Sauber) foi o quarto e Robert Kubica o quinto, com o piloto da Renault tendo enfrentado problemas mecânicos.

Rubens Barrichello (Williams) fez 91 voltas e acabou em sexto. Paul di Resta, reserva da Force India, só foi para a pista à tarde, após solucionado um problema de escapamento visto pela manhã com Adrian Sutil.

A sessão teve bandeira vermelha restando dois minutos para o final, devido a uma falha no pneu traseiro direito de Vettel. A Pirelli promete investigar as causas.

Confira os tempos:

Pos. Piloto Equipe Tempo Voltas
1. Felipe Massa Ferrari 01:40.170 94
2. Sebastian Vettel Red Bull 01:40.500 77
3. Gary Paffett McLaren 01:40.874 94
4. Kamui Kobayashi Sauber 01:40.950 83
5. Robert Kubica Renault 01:41.032 39
6. Rubens Barrichello Williams 01:41.425 91
7. Paul di Resta Force India 01:41.615 20
8. Nico Rosberg Mercedes 01:41.778 81
9. Jaime Alguersuari Toro Rosso 01:42.019 71
10. Adrian Sutil Force India 01:42.859 20
11. Timo Glock Virgin 01:44.124 78
12. Heikki Kovalainen Lotus 01:44.686 88
13. Pastor Maldonado Hispania 01:45.728 83

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Lotus pode correr como Proton 1Malasya em 2011

F110-Lotus-350.jpg
Proton 1Malasya pode ser o novo nome da equipe de Formula 1 de Tony Fernandes, em 2011.

Atualmente, a equipe conhecida como Team Lotus, está em uma disputa judicial pelo nome Lotus, com o Grupo Lotus, que por sua vez, pretende entrar na F1 no ano que vem, em uma parceria com a Renault.

A questão também levanta a confusa possibilidade da existência de duas equipes com o nome Lotus na Formula 1. A situação agora também envolve o governo da Malásia, que é sócio do Grupo Lotus e proprietário da montadora Proton.

O suposto "novo" nome da equipe de Tony Fernandes foi divulgado por um jornal inglês, o "The Advertiser", localizado próximo à sede da equipe Lotus.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Paffet diz que pneu Pirelli não é muito diferente do Bridgestone

F110-Pirelli-350.jpg
Gary Paffet, piloto de testes da Mclaren e atualmente competindo no DTM, afirmou hoje que os novos pneus Pirelli da F1, não são muito diferentes dos antigos Bridgestone, presentes na categoria desde 1997.

"Os pneus parecem funcionar bem e não são muito diferentes dos Bridgestone, então é um bom começo", afirmou o piloto inglês.

Começou hoje no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, o primeiro dia de testes com os novos pneus Pirelli da Formula 1. Todas as equipes e pilotos titulares estão presentes, incluindo o campeão, Sebastian Vettel.

O chefe da Renault, Alan Permane, afirmou que os pneus Pirelli até o momento não sofreram com problemas para atingirem a temperatura ideal, um inconveniente que prejudicou vários pilotos durante a temporada de 2010, principalmente Felipe Massa.