Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Amortecedores retidos na alfândega cancelam únicos testes da Hispania

hispania-hrt111


A Hispania Racing Team, a última escuderia de Fórmula 1 a apresentar o seu carro para a nova temporada, vai, afinal, falhar este sábado, o último dia de testes, antes do arranque do mundial, na Austrália, tudo porque os amortecedores ficaram retidos na alfândega.

Assim, e à semelhança da temporada passada, em que se estreou na competição, a Hispania vai para o primeiro Grande Prémio da temporada sem qualquer teste com o novo monolugar.

Colin Kolles, chefe da escuderia espanhola, desvalorizou a situação: “Infelizmente não conseguimos os amortecedores. E o resultado é que não poderemos testar amanhã. É a vida, mas vamos conseguir ultrapassar este problema”, afirmou.

Ao menos, Narain Karthikeyan e Vitantonio Liuzzi, a dupla de pilotos para a nova temporada, conseguiram testar os novos pneus da Pirelli durante as primeiras sessões de testes, embora com o carro de 2010.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Hispania Racing falha testes de hoje em Barcelona

63b4aefa.jpeg


presentado ontem ao público em geral, o novo monolugar da Hispania Racing Team (HRT) deveria ter hoje o seu batismo de pista no derradeiro teste da pré-temporada, em Barcelona. No entanto, tal não irá ser possível, já que os amortecedores para o F111 não chegaram a tempo ao traçado catalão, com a equipa a correr o risco de ir para o primeiro grande prémio do ano, na Austrália, sem qualquer quilómetro de testes no novo carro.

"Infelizmente, não conseguimos reaver os amortecedores da alfândega. O resultado disso é que não poderemos testar amanhã [hoje]. É a vida e vamos superar este problema", referiu Colin Kolles, diretor da formação numa nota no site da formação.

A acontecer, será a segunda vez consecutiva que a Hispania Racing chega ao primeiro grande prémio da temporada sem qualquer quilómetro de testes do seu novo monolugar. Ainda assim, a situação este ano é melhor do que no ano passado, pois os seus dois pilotos (Narain Karthikeyan e Vitantonio Liuzzi) já puderam rodar com o chassis de 2010 e ensaiar os novos pneus Pirelli. Além disso, no ano passado, os dois monolugares projetados pela Dallara chegaram ao Bahrein ainda por montar.

Auto Sport
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Chuva estraga último dia de testes em Barcelona

394dea31.jpeg


Quatro equipas ficaram no circuito catalão de Barcelona para um derradeiro dia de testes. No entanto, Ferrari, McLaren, Mercedes e Williams viram o seu programa perturbado pela queda de chuva intensa na região, com os pilotos a preferirem ficar nas boxes na maior parte da manhã.

A chuva intensa que caiu esta manhã impediu que os pilotos cumprissem programas de testes mais alargados, sendo que apenas Lewis Hamilton cumpriu uma volta cronometrada ao circuito de Barcelona, pois tanto Fernando Alonso como Michael Schumacher e Pastor Maldonado não marcaram qualquer tempo ao longo da fase inicial da sessão.

Com condições semelhantes àquelas que obrigaram ao cancelamento da sessão de qualificação para o GP do Japão do ano passado, Hamilton rodou em 1.50,280s na melhor das suas 14 voltas. Schumacher e Alonso contam co cinco voltas cumpridas e Maldonado com três.

Estas condições poderiam ser aproveitadas pela Pirelli e pelas equipas para rodarem com os pneus para chuva forte, mas a intensidade da chuva é tanta que a pista se torna perigosa para os pilotos, que assim evitam rodar a não ser em breves voltas de instalação e verificação de sistemas.

Para a McLaren, esta chuva é também uma má notícia, na medida em que a formação de Woking precisava de acumular mais quilómetros após os problemas de fiabilidade que custaram muito tempo de pista aos seus pilotos.

Tal como já havia anunciado, a Hispania Racing não irá estrear o seu novo F111 na pista de Barcelona hoje, sendo que as condições meteorológicas também não seriam as ideais para o monolugar espanhol acumular quilómetros hoje.

Auto Sport
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Adrian Sutil: "Fazer apenas duas paragens por corrida será impossível"

c2363764.jpeg


O alemão Adrian Sutil está convicto de que as equipas de Fórmula 1 terão de fazer, pelo menos, três paragens nas boxes nos grandes prémios desta temporada, em virtude da elevada degradação dos pneus Pirelli. Esta é a opinião do piloto da Force India depois de ter tentado efetuar uma simulação de corrida nesta semana em Barcelona.

"Tentámos levar a cabo uma estratégia de duas paragens, mas é impossível", referiu o piloto à revista Auto Motor und Sport, afirmando no entanto que "as condições são iguais para todos os pilotos".

A elevada degradação dos compostos dos pneus Pirelli tem sido uma das críticas mais ouvidas da parte dos pilotos, que se queixam da rápida perda de eficácia dos pneus.

Por outro lado, se alguns pilotos lamentam a excessiva degradação dos pneus italianos, outros manifestam a sua satisfação pelos novos compostos, como é o caso de Felipe Massa, piloto da Ferrari que em 2010 foi um dos que mais se queixou dos pneus Bridgestone. Com os PIrelli, no entanto, Massa admite estar mais confiante, pois "com um novo jogo de pneus consigo desde logo sentir a aderência dos pneus, o que era diferente com os Bridgestone", como referiu ao jornal O Estado de São Paulo.

Auto Sport
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Robert Kubica operado pela quarta vez

pequena.php


Robert Kubica foi operado este sábado com sucesso ao cotovelo direito. O piloto foi pela quarta vez à mesa de operações, na sequência do acidente num rali em Itália, a 6 de Fevereiro deste ano.

De acordo com os médicos do Hospital de Santa Corona de Pietra Ligure, citados pela agência EFE, a cirurgia correu bem e o piloto da Lótus Renault permanece em recuperação.

Desde o grave acidente, que quase levou à amputação da mão direita, Robert Kubica já realizou três operações, antes da cirurgia deste sábado: uma à mão direita, no dia do acidente; a segunda a um pé, ombro e parte anterior do cotovelo; e a terceira à face posterior do mesmo cotovelo.

"bola"
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Fernando Alonso: "Não se pode começar cada temporada exigindo vencer sempre o Mundial

f2b9a47d.jpeg


Fernando Alonso revelou aos jornalistas, no final dos testes de Barcelona que não se sente obrigado a vencer o título mundial, ainda que seja esse o objetivo traçado pela Ferrari para esta temporada.

Em declarações ao jornal espanhol "Marca", Alonso diz que "Não se pode começar cada temporada exigindo vencer sempre o Mundial. Este é um desporto de alto nível É verdade que venci dois Mundiais, estou na Ferrari, e que o objetivo e nossa grande ambição é vencer o título. Se ganhar, fantástico, se não vence, voltarei a tentar no ano seguinte.", referiu Alonso que adianta ainda não saber exatamente em que ponto está a Ferrari comparativamente às outras equipas, nomeadamente a Red Bull devido aos fatores imprevisíveis como são os novos pneus Pirelli, acrescentando que entre os rivais desta temporada na luta pelo título vão estar: "Os favoritos são os Red Bull, a McLaren, que vai a estar na luta final e a Mercedes, uma equipa que tem melhorado muito.", concluiu.

Auto Sport
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Vettel na Red Bull até 2014





O piloto alemão renovou contrato com a equipa de Fórmula 1.

“O campeão ficará com a Red Bull até ao final de 2014”, noticiou a equipa em comunicado, acentuando que Vettel é “um diplomado” pela escola Red Bull, que apoia o piloto desde 1998.

Vettel tornou-se no mais jovem campeão do mundo de pilotos na história da Fórmula 1, a 14 de Novembro de 2010, no circuito de Yas Marina, Abu Dhabi, com a idade de 23 anos, quatro meses e 11 dias.

Desta forma, as especulações sobre uma possível saída do piloto para outras “escuderias” caem por terra.



sapo desporto

____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
FIA concede licença ao GP de Xangai



A FIA inspeccionou as melhorias realizada no circuito de Xangai e decidiu dar luz verde para a realização do Grande Prémio da China.

De acordo com o jornal Xaigai Daily, esta nova licença irá permitir aos organizadores do GP de Xangai de receber a prova nos próximos três anos.

A renovação feita no circuito passava pela colocação de novo asfalto e por resolver os problemas de afundamento presentes na pista.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Vettel «troca» Red Bull pela tosquia de ovelhas

294x276


Piloto da Red Bull aproveitou o tempo livre até ao GP da Austrália para aprender a tirar lã a uma ovelha numa quinta próxima de Melbourne

Enquanto aguarda pela «luz verde» para o início da defesa do título mundial de Fórmula 1, Sebastien Vettel aproveitou o tempo livre para mostrar os seus dotes de agricultor numa quinta da região de Melbourne, cidade que no próximo fim-de-semana acolherá o Grande Prémio da Austrália, a primeira prova da temporada de Fórmula 1. O mais jovem campeão de sempre foi mesmo fotografado a tirar a lã a uma ovelha.

Vettel, que esteve em grande destaque nos testes de pré-temporada, pode tornar-se em 2011 o sétimo piloto da história da Fórmula 1 a revalidar o título no ano seguinte ao da primeira conquista. Caso vença esta temporada, o piloto da Red Bull junta-se ao restrito grupo de vencedores que conseguiram o bicampeonato na temporada imediatamente a seguir à do primeiro título.

Vettel e Red Bull favoritos para um 2011 «coxo»

Entre os 32 campeões do Mundo, apenas Alberto Ascari (1952 e 1953), Jack Brabham (1959 e 1960), Alain Prost (1985 e 1986), Michael Schumacher (1994 e 1995), Mika Hakkinen (1998 e 1999) e Fernando Alonso (2005 e 2006) conseguiram alcançar o feito.

Se cometer essa proeza, Sebastian Vettel entra igualmente para o grupo dos pilotos que conseguiram conquistar dois títulos seguidos, algo que apenas oito alcançaram até agora.

A Ascari, Brabham, Prost, Schumacher, Hakkinen e Alonso juntam-se, neste capítulo, Juan Manuel Fangio (1954, 1955, 1956 e 1957) e Ayrton Senna (1990 e 1991), que não fazem parte da outra lista, pois antes do bicampeonato já haviam vencido edições anteriores.

A 61.ª edição do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 arranca no próximo domingo em Melbourne, com o Grande Prémio da Austrália, e termina a 27 de Novembro no Brasil.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
GP Austrália: Webber e Button dominam treinos livres



O australiano Mark Webber (Red Bull-Renault) e o britânico Jenson Button (McLaren-Mercedes) fizeram os melhores tempos na primeira e segunda sessões de treinos livres do Grande Prémio da Austrália, que se realiza domingo no circuito de Albert Park, em Melbourne.

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull-Renault), campeão em título, foi o segundo mais rápido na primeira sessão, quedando-se pelo quarto melhor registo na segunda.

A terceira sessão de treinos livres está marcada para sábado, a partir das 3 horas (de Lisboa), seguindo-se a sessão de qualificação às 6 horas.

O Grande Prémio da Austrália realiza-se no domingo, a partir das 7 horas.

Tempos da 1.ª sessão:
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1:26.831
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1:27.158
Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1:27.749
Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1:28.152
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1:28.430
Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes), 1:28.440
Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes), 1:28.483
Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1:28.690
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1:28.725
Vitaly Petrov (RUS/Lotus-Renault), 1:28.765
Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1:28.842
Nick Heidfeld (ALE/Lotus-Renault), 1:28.928
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1:29.314
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1:29.328
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1:29.403
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1:29.468
Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari), 1:29.643
Nico Hülkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1:31.002
Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus), 1:32.428
Jérôme d'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), 1:35.282
Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1:35.289

Tempos da 2.ª sessão:
Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes), 1:25.854
Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes), 1:25.986
Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1:26.001
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1:26.014
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1:26.283
Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1:26.590
Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1:26.789
Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari), 1:27.101
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1:27.280
Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1:27.448
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1:27.525
Vitaly Petrov (RUS/Lotus-Renault), 1:27.528
Nick Heidfeld (ALE/Lotus-Renault), 1:27.536
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1:27.697
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1:28.095
Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1:28.376
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1:28.583
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1:29.386
Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus), 1:30.829
Jarno Trulli (ITA/Team Lotus), 1:30.912
Jérôme d'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), 1:32.106
Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1:32.135

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Vamos lá matar saudades da F1!



Quatro meses depois de Vettel ter sido campeão, a nova temporada arranca finalmente este fim-de-semana na Austrália. Red Bull e Ferrari na frente na bolsa de favoritismos. 19 corridas com estreia da Índia.

Os fãs da F1 tiveram de esperar um pouco mais do que estava previsto, passaram mais de quatro meses desde que Sebastian Vettel se tornou o mais jovem campeão do Mundo de F1 em Abu Dhabi. Mas finalmente vão poder matar saudades das corridas da categoria rainha do desporto automóvel este fim-de-semana, na Austrália, onde arranca o Mundial de 2011 e a 62.ª temporada!

A corrida de Melbourne volta a ser a de abertura depois de, em 2010, ter sido a segunda do calendário, algo que inicialmente não se previa. Isto porque a época, que devia ser a mais longa de sempre - com 20 GP, um dos quais a estreia da Índia, que se realiza no dia 30 de Outubro em Nova Deli, em mais um circuito desenhado por Hermann Tilke - devia ter começado no passado dia 13, no Bahrain. Porém, a prova do Médio Oriente foi cancelada, por razões de segurança, devido à instabilidade política que o país enfrenta.

Um contratempo que levou os adeptos a terem de aguardar, enquanto as equipas agradeceram o adiamento do tiro da partida pois ganharam tempo para preparar a temporada, que promete muito...

Afinal vai juntar em pista cinco campeões do Mundo, número que não era visto na categoria desde 1970, como lembrou o presidente da Federação Internacional do Automóvel, Jean Todt, para quem o Mundial «promete ser muito empolgante». Sebastian Vettel juntou-se aos já coroados Michael Schumacher, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Jenson Button.

A última vez que estiveram em pista cinco campeões - Denny Hulme, Jack Brabham, Graham Hill, John Surtees e Jackie Stewart, que defendia o ceptro -, foi há 41 anos e na ocasião não ganhou nenhum. Só Jochen Rindt (Lotus) a título póstumo.

Em 2011 são candidatos pilotos que já conhecem o sabor da glória. Na linha da frente, após os testes de pré-temporada, estão Red Bull e Ferrari. A escuderia campeã quer manter-se no topo e Vettel, já com a continuidade assegurada até 2014, vai tentar chegar ao bicampeonato. Além de ter de se adaptar a novidades em termos de regulamentos, ele que foi um dos que se queixou do excesso de botões no volante do monolugar e ameaçou até liderar uma greve de pilotos por mais segurança, terá de enfrentar os rivais, entre os quais o companheiro de equipa, Webber. A Ferrari e Alonso querem vingar a derrota de 2010. Sem esquecer a McLaren porque, mesmo com mais dificuldades na pré-época, Hamilton e Button esperam mostrar em Melbourne que os problemas são passado. Na Mercedes, Schumacher insiste não estar velho. Aos 42 anos, acredita que vai lutar pelos lugares cimeiros e quanto a vitórias, diz ser melhor esperar para ver... Isto promete!

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Asas móveis e Kers, as novidades para a nova temporada



Os novos pneus da Pirelli, a introdução de asas móveis e o regresso do sistema KERS prometem aumentar espectáculo nas corridas de F1

A substituição da Bridgestone pela Pirelli como fornecedora de pneus, a introdução de asas móveis accionadas pelos pilotos e o regresso do sistema KERS constituem as grandes novidades técnicas para a temporada de 2011 da Fórmula 1.

As alterações introduzidas no regulamento técnico aparentam ser meros retoques quando comparadas com a revolução prevista para 2013, ano em que todas as equipas serão obrigadas a desenvolver novos motores a partir de uma folha em branco.

Apesar das mudanças nos regulamentos, sempre em nome de uma maior espectacularidade das corridas, é a troca da marca fornecedora de pneus que poderá tornar o Mundial de Fórmula 1 num filme de suspense em 19 capítulos, o número de provas em 2011, excluindo a do Bahrein, que está suspenso.

De acordo com o que foi possível observar nos testes de pré-época, os pneumáticos da marca italiana desgastam-se com muito mais facilidade do que os da Bridgestone, o que vai obrigar os pilotos a parar mais vezes nas “boxes”.

Uma das alterações mais inovadoras é a adopção de uma asa traseira móvel accionada pelos próprios pilotos a partir do habitáculo, que deverá proporcionar 15 km/h adicionais durante as ultrapassagens, mas a sua utilização será limitada.

Apenas poderá ser accionada pelo monolugar que pretende ultrapassar quando estiver a menos de um segundo de distância do carro da frente e nunca nas duas voltas iniciais da corrida, desactivando-se ao primeiro toque no travão.

Menos original é o regresso do KERS, sistema de recuperação de energia cinética, que permite armazenar a energia gerada durante as travagens e oferecer um acréscimo de potência em situações de ultrapassagem.

Além do KERS, em 2011 voltará a ser adoptada a regra dos 107 por cento nas qualificações, segundo a qual um piloto que obtenha um tempo superior àquele valor em relação ao detentor da “pole position” ficará impedido de disputar a corrida.

A verdadeira revolução só vai chegar à Fórmula 1 em 2013, quando os actuais motores atmosféricos de oito cilindros e 2,4 litros forem substituídos pelos mais “verdes” de quatro cilindros e 1,6 litros, sobrealimentados por um turbo, o que obrigará todas as equipas a partir da “estaca zero”.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
GP Austrália: Vettel conquista pole

O alemão Sebastian Vettel, Red Bull, vai ocupar domingo a pole position do Grande Prémio da Austrália em Fórmula 1, primeira prova do mundial de 2011, ao assinar o melhor tempo das qualificações.

Numa sessão realizada este sábado no circuito de Albert Park, em Melbourne, o campeão do Mundo em título superou a concorrência, começando pelo seu companheiro de equipa, o australiano Mark Webber, que sairá do terceiro lugar da grelha depois de superado no último segundo pelo britânico Lewis Hamilton (McLaren).

Ao lado de Webber estará o inglês Jenson Button, ao volante de um McLaren, uma prestação assinalável para a escuderia de Woking, que se mostrou pouco produtiva durante a fase de preparação do mundial.

Por seu lado, o espanhol Fernando Alonso, ao volante de um Ferrari, acabou por desiludir, não conseguindo ir além do quinto melhor tempo, o que o leva a partilhar a terceira linha da grelha com o surpreendente russo Vitaly Petrov, ao volante de um Lotus Renault.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Mundial de Fórmula 1 arranca este fim-de-semana

294x276


Sebastian Vettel e a equipa Red Bull partem como os principais favoritos para a conquista do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2011, marcado, para já, pela suspensão do Grande Prémio do Bahrein, que deveria abrir a temporada, a 13 de Março, mas foi adiado devido aos protestos contra a monarquia reinante no país, que colocaram em causa a segurança da prova. A Austrália, mais precisamente o circuito de Albert Park, em Melbourne, passa assim a ser o cenário do arranque do Mundial de Fórmula 1, a 27 de Março.

Apesar da superioridade técnica em relação às rivais Ferrari e McLaren, a Red Bull só assegurou o título para um dos seus pilotos na última corrida de 2010, em Abu Dhabi, para a qual partiu inclusive em situação de desvantagem.

O alemão Sebastian Vettel tornou-se o mais jovem campeão mundial da Fórmula 1 graças à vitória nos Emirados Árabes Unidos e ao mau desempenho do espanhol Fernando Alonso (Ferrari) e do australiano Mark Webber (colega na Red Bull), que o precediam na classificação.

Reforçado pelo estatuto de campeão do Mundo, Vettel, 11 anos mais novo do que Webber, reúne as condições para se assumir como o primeiro piloto da Red Bull, o que obriga o australiano a evidenciar-se desde as primeiras corridas da época.

A Ferrari volta a perfilar-se como a mais forte opositora da Red Bull e na escuderia italiana não existem dúvidas sobre a posição privilegiada de Alonso, campeão mundial em 2005 e 2006 pela Renault, em relação ao colega de equipa, o brasileiro Felipe Massa.

Tal como em 2010, a McLaren surge como a terceira força do pelotão e os britânicos Lewis Hamilton e Jenson Button devem resignar-se a tentar aproveitar os eventuais erros dos pilotos da Red Bull e da Ferrari para poderem intrometer-se na luta pelo título.

A Renault sofreu um duro golpe com o afastamento do polaco Robert Kubica, o seu principal piloto, que sofreu ferimentos graves no braço e mão direitas num violento acidente durante um rali em Itália.

Longe do protagonismo do passado, a Williams dificilmente terá argumentos para lutar pelas vitórias, tal como a Mercedes, apesar de um trunfo chamado Michael Schumacher, o recordista de títulos na Fórmula 1, com sete troféus.

A substituição da Bridgestone pela Pirelli como fornecedora de pneus pode originar algumas alterações no equilíbrio de forças, apesar de a marca italiana fornecer de igual forma todas as equipas.

A 62.ª época da Fórmula 1 apresenta o calendário mais longo da história da categoria rainha do desporto automóvel, com um total de 20 provas, devido à estreia do Grande Prémio da Índia, contando com a corrida no Bahrein.

Calendário e horários das provas (Hora Portuguesa):

GP Austrália (Melbourne) - 27 Março – 07h
GP Malásia (Sepang) - 10 Abril – 09h
GP China (Xangai) - 17 Abril – 08h
GP Turquia (Istambul) - 8 Maio – 13h
GP Espanha (Barcelona) - 22 Maio – 13h
GP Mónaco (Monte Carlo) - 29 Maio – 13h
GP Canadá (Montreal) - 12 Junho – 18h
GP Europa (Valência) - 26 Junho – 13h
GP Grã-Bretanha (Silverstone) - 10 Julho – 13h
GP Alemanha (Nürbürgring) - 24 Julho – 13h
GP Hungria (Budapeste) - 31 Julho – 13h
GP Bélgica (Spa-Francorchamps) - 28 Agosto – 13h
GP Itália (Monza) - 11 Setembro – 13h
GP Singapura - 25 Setembro – 13h
GP Japão (Suzuka) - 9 Outubro – 07h
GP Coreia do Sul (Yeongam) - 16 Outubro – 07h
GP Índia (Nova Deli) - 30 Outubro – ainda por definir
GP Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi) - 13 Novembro – 13h
GP: Brasil (Interlagos) - 27 Novembro – 16h

NOTA: O Grande Prémio do Bahrein, que devia ter aberto a época, foi suspenso por questões de segurança, na sequência das manifestações contra a monarquia reinante no Bahrein.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Sebastian Vettel «esmaga» concorrência; Hispania fora da corrida

294x276


Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) foi hoje o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Austrália, primeira etapa do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2011, que se corre amanhã, no circuito de Melbourne, a partir das 07 horas (hora de Lisboa). O campeão do mundo confirmou todo o favoritismo que lhe era atribuído, conquistando a pole position - sem dificuldades - superando toda a concorrência, começando pelo seu companheiro de equipa, o australiano Mark Webber, que sairá do terceiro lugar da grelha depois de superado no último segundo pelo britânico Lewis Hamilton (McLaren).

Ao lado de Webber estará o inglês Jenson Button, ao volante de um McLaren Mercedes, uma prestação assinalável para a escuderia de Woking, que se mostrou pouco produtiva durante a fase de preparação do mundial.

Por seu lado, o espanhol Fernando Alonso, ao volante de um Ferrari, acabou por desiludir, não conseguindo ir além do quinto melhor tempo, o que o leva a partilhar a terceira linha da grelha com o surpreendente russo Vitaly Petrov, ao volante de um Lotus Renault.

A par da Ferrari, a Mercedes foi outra das grandes desilusões da qualificação em Melbourne. Nico Rosberg ficou com o sétimo melhor tempo, enquanto Michael Schumacher não foi além do 11º lugar, com a equipa alemã a mostrar que ainda tem algum trabalho pela frente.

Atrás de Rosberg, na oitava posição, ficou Felipe Massa (Ferrari), outra das desilusões, seguido Kamui Kobayash, que demonstrou grande competitividade do Sauber-Ferrari, e de Sebastien Buemi, que levou o seu Toro Rosso até ao décimo posto.

Entre as equipas do final da grelha, o cenário em relação ao ano passado acabou por não mudar muito, já que nenhuma das três equipas estreantes no ano passado conseguiu evitar os últimos lugares. A Lotus mantém-se na frente da Virgin, com a Hispania em último, sendo que os seus dois pilotos ficaram de fora da prova, tendo excedido o limite de 107 por cento do autor da volta mais rápida na primeira fase de qualificação.

Grelha para o GP da Austrália:

1.Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): 1min23s529
2. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): 1min24s307
3. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): 1min24s395
4. Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes): 1min24s779
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min24s974
6. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault GP): 1min25s247
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP): 1min25s421
8. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min25s599
9. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari): 1min25s626
10. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso Ferrari): 1min27s066
11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP): 1min25s971
12. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso Ferrari): 1min26s103
13. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): 1min26s108
14. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): 1min26s739
15. Pastor Maldonado (VEN/Williams Cosworth): 1min26s768
16. Adrian Sutil (ALE/Force India Mercedes): 1min31s407
17. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth): sem tempo
18. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault GP): 1min27s239
19. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus Renault): 1min29s254
20. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus Renault): 1min29s342
21. Timo Glock (ALE/Virgin Cosworth): 1min29s858
22. Jérôme d'Ambrosio (BEL/Virgin Cosworth): 1min30s822

Fora da corrida
23. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania Cosworth): 1min32s978
24. Narain Karthikeyan (IND/Hispania Cosworth): 1min34s293

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Sebastian Vettel vence na Austrália



O piloto alemão Sebastian Vettel (Red Bull), campeão do Mundo em título, venceu este domingo o Grande Prémio da Austrália, em Fórmula 1. Lewis Hamilton (McLaren) e Vitaly Petrov (Renault) completaram o pódio.

No circuito de Albert Park, em Melbourne, Vettel confirmou o favoritismo e controlou sempre a corrida. O McLaren de Hamilton revelou não estar à altura do Red Bull do alemão, numa prova onde a maior surpresa foi o russo Vitaly Petrov.

O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) foi quarto classificado. O piloto das Astúrias arrancou mal e por pouco não ficou fora da corrida na primeira volta, depois de quase chocar com Jenson Button e Petrov.

Michael Schumacher (Mercedes) não terminou a prova.

Classificação
1. Sebastian Vettel (Red Bull)
2. Lewis Hamilton (McLaren), a 22,2s
3. Vitaly Petrov (Renault), a 30,5s
4. Fernando Alonso (Ferrari), a 31,7s
5. Mark Webber (Red Bull), a 38,1s
6. Jenson Button (McLaren), a 54,3s
7. Sergio Perez (Sauber), a 65,8s
8. Kamui Kobayashi (Sauber), a 76,8s
9. Felipe Massa (Ferrari), a 85.1s
10. Sebastien Buemi (STR Ferrari), mais uma volta

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
GP Austrália: Resultados



Classificação do GP Austrália:

1. Sebastian Vettel (Alemanha), Red Bull-Renault, 1:29.30,259 horas (média 206,185 km/h)
2. Lewis Hamilton (Grã-Bretanha), McLaren-Mercedes, a 22,297 segundos
3. Vitaly Petrov (Rússia), Lotus-Renault, a 30,560
4. Fernando Alonso (Espanha), Ferrari, a 31,772
5. Mark Webber (Austrália), Red Bull-Renault, a 38,171
6. Jenson Button (Grã-Bretanha), McLaren-Mercedes, a 54,304
7. Sergio Perez (México), Sauber-Ferrari, a 1.05,845
8. Kamui Kobayashi (Japão), Sauber-Ferrari, a 1.16,872
9. Felipe Massa (Brasil), Ferrari, a 1.25,186
10. Sébastien Buemi (Suíça), Toro Rosso-Ferrari, a 1 volta
11. Adrian Sutil (Alemanha), Force India-Mercedes, a 1 volta
12. Paul di Resta (Escócia), Force India-Mercedes, a 1 volta
13. Jaime Alguersuari (Espanha), Toro Rosso-Ferrari, a 1 volta
14. Nick Heidfeld (Alemanha), Lotus-Renault, a 1 volta
15. Jarno Trulli (Itália), Team Lotus, a 2 voltas
16. Jérôme d'Ambrosio (Bélgica), Virgin-Cosworth, a 4 voltas

Os restantes pilotos não se classificaram.

Classificação do Mundial de pilotos:

1. Sebastian Vettel, Alemanha, 25 pontos
2. Lewis Hamilton, Grã-Bretanha, 18
3. Vitaly Petrov, Rússia, 15
4. Fernando Alonso, Espanha, 12
5. Mark Webber, Austrália, 10
6. Jenson Button, Grã-Bretanha, 8
7. Sergio Perez, México, 6
8. Kamui Kobayashi, Japão, 4
9. Felipe Massa, Brasil, 2
10. Sébastien Buemi, Suíça, 1

Classificação do Mundial de construtores:

1. Red Bull, 35 pontos
2. McLaren, 26
3. Lotus-Renault, 15
4. Ferrari, 14
5. Sauber, 10
6. Toro Rosso, 1

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Vettel: «Ano é longo e podem acontecer muitas coisas»



O vencedor do Grande Prémio da Austrália, Sebastian Vettel (Red Bull-Renault), à frente de Hamilton e Petrov, não escondeu a felicidade pelo triunfo que o coloca como líder mundial: "O dia de ontem [sábado] foi muito bom para nós, o Hamilton fez um ótimo trabalho, mas hoje conseguimos ser melhores".

Na análise da prova, Vettel não esquece a pressão dos adversários: "A corrida não foi fácil, mas consegui sair por uma boa área. Sabia que o Hamilton e o Webber estavam perto, consegui aguentar o ritmo e a estratégia correu bem".

Ainda assim, o piloto alemão não se quer "encostar" logo no início da temporada. "Temos de estar já concentrados nos circuitos seguintes. O ano é longo e podem acontecer muitas coisas".

Vettel teceu ainda comentários aos principais rivais na luta pelo título mundial: "O Hamilton, o Petrov e os pilotos da Ferrari estão muito fortes. A Mercedes não começou bem, mas acredito que farão melhor que o ano passado e continuará tudo muito competitivo".

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Alonso azedo por perder novo duelo com Petrov


O duelo entre Vitaly Petrov e Fernando Alonso no Mundial de F1 continua a ser favorável ao russo, que aumentou o "score" para 2-1 depois de ter ficado em 3.º no GP da Austrália este domingo, à frente do espanhol.

O piloto da Ferrari, que terminou a temporada 2010 a perder para o rival da Renault - em 14 de novembro de 2010 foi 7.º em Abu Dhabi, atrás do russo -, desvalorizou o resultado e chegou mesmo a ser desagradável nas afirmações produzidas no final da corrida em Melbourne, que teve Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) como vencedor e Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) em 2.º.

“Para os jornalistas deve ter sido uma corrida muito interessante devido à disputa com o Petrov, mas estava mais preocupado em olhar para para o retrovisor, pois tinha um rival na luta pelo título atrás de mim. Por isso, fiquei feliz por ter ficado à frente de Webber”, afirmou Alonso, apontando as ações do russo e de Jenson Button (McLaren-Mercedes), que o prejudicaram na largada:

“Perdi pontos para Hamilton e Vettel, mas os pontos que perdi para Petrov não me deixam tão ansioso."

Por seu turno, o russo, apesar da felicidade por ter alcançado o primeiro pódio da carreira, explicou:

"A minha largada não foi má e tentei atacar o Fernando. De seguida, vi Button à frente e pensei: para quê travar? Assi, tentei passar os dois e consegui. Estou muito feliz por subir ao pódio com Vettel e Hamilton."

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Briatore dá por perdida época para Ferrari



O italiano Flavio Briatore, ex-director da Renault, dá por perdida a nova temporada para a Ferrari. O empresário considera que meio segundo de desvantagem para os rivais da Red Bull é uma «eternidade».

«Pode parecer absurdo, mas a Ferrari deveria concentrar-se no monolugar de 2012. A equipa tem os meios e os recursos necessários, mas meio segundo de diferença para os Red Bull é uma eternidade», defendeu Briatore, em declarações ao diário finlandês Turun Sanomat.

O dirigente considera que será difícil encurtar a distância, isto porque embora a Ferrari vá fazer modificações no monolugar, o mesmo também irá ocorrer no veículo da Red Bull.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Hamilton compara rivalidade com Alonso à de Prost e Senna

294x276


Numa altura em que Sebastien Vettel é visto como «o alvo a abater» na Fórmula 1, Lewis Hamilton, mostrando que não esqueceu os conflituosos momentos vividos com Fernando Alonso nos tempos em que faziam dupla na McLaren, decidiu comparar a sua rivalidade com o piloto espanhol, da Ferrari, com a rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost, que fazia manchetes no final da década de oitenta e o inicio da década de noventa.

Em declarações ao jornal britânico «The Guardian», Lewis Hamilton abordou a sua rivalidade com os outros pilotos e, se é Sebastian Vettel que se assume como «o alvo a abater» neste momento, o piloto britânico aponta que é Fernando Alonso o seu grande rival e o Alain Prost na sua carreira.

"Considerarei sempre que o meu maior rival será sempre o Fernando. Por causa da minha história, quando comecei. Vejo-o como o meu Prost, se fossemos o [Alain] e o Ayrton [Senna]. Se me dissessem 'escolhe um piloto' [que gostasse de ser], eu claramente escolheria o Ayrton. E talvez o colocasse como o Prost", é citado no The Guardian.

A rivalidade entre Senna e Prost é considerada como uma das mais mediáticas e conflituosas na história da Fórmula 1. Assim como o relacionamento de Alonso e Hamilton, há quatro anos, quando a agressividade e rapidez de Hamilton, estreante na Fórmula 1, ofuscaram a estrela Alonso, que viu o jovem britânico superá-lo e ficar a um ponto da conquista do Campeonato, que terminou, com a vitória do finlandês Kimi Räikkönen.

Novo Mansell

Quando questionado se não deveria ser Vettel, vencedor da primeira prova da temporada, o seu principal adversário, Hamilton diz que não, que Vettel deve ser visto como o novo Nigel Mansell.

"Se ele continuar com um carro como ele tem agora, então talvez o coloque como minha némesis, mas penso que quando tivermos andamentos iguais veremos corridas a sério. Talvez ele seja o novo Mansell? Não que o classifique como o Mansell", afirmou.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
Schumacher: «Queremos melhorar»



Michael Schumacher habituou-se, durante anos a fio, a lutar pelas vitórias e pelos títulos. Agora ao serviço da Mercedes-GP, o piloto germânico procura entrar nos pontos, depois de ter sido 21.º na ronda inaugural no GP da Austrália.

"Não há dúvida de que queremos fazer melhor do que a corrida inaugural, que foi decepcionante para todos nós. Vemos isto como um desafio. Na equipa estamos otimistas e existe uma atmosfera de luta. Desejamos um fim-de-semana melhor, onde possamos andar pela frente", confessou o piloto alemão.

Schumi deixou ainda palavras de elogio para o traçado de Sepang, onde irá decorrer a segunda ronda do Mundial: "A pista é maravilhosa, pois oferece muitas possibilidades em cada volta. Sempre gostei de correr aqui e estou ansioso para voltar".

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
GP Malásia: Webber domina ensaios livres



O australiano Mark Webber (Red Bull-Renault) dominou as duas primeias sessões de ensaios livres do Grande Prémio da Malásia, segunda etapa do campeonato do mundo de Fórmula 1.

Na primeira sessão, Webber foi cerca de dois segundos mais rápido (1:37.651) que Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) e Michael Schumacher (Mercedes), melhorando o tempo (1:36.876) na segunda sessão mas com registo menos folgado sobre o segundo melhor piloto, Jenson Button (1:36.881).

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
GP Malásia: Vettel na pole na Malásia



Sebastian Vettel, da Red Bull, ocupará amanhã a pole position do Grande Prémio da Malásia, ao conseguir esta manhã o melhor tempo das qualificações no circuito de Sepang.

Vettel bateu por 0,114 segundos o tempo de Lews Hamilto, britânico da McLaren que vai partir da segunda posição. Mark Webber, colega de equipa de Vettel, será terceiro e partilha a segunda linha de arranque com Jensen Button, da McLaren.

Seguem-se o Ferrari de Fernando Alonso, em quinto, e o Lotus Renault de Nick Heidfeld, em sexto, enquanto Felipe Massa (Ferrari) parte da quarta linha de arranque, juntamente com Vitali Petrov (Lotus Renault).

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
GP Malásia: Vettel vence GP da Malásia



O alemão Sebastien Vettel, da equipa Red Bull, venceu esta manhã, em Sepang, o Grande Prémio da Malásia, na segunda corrida da temporada.

O alemão, que já tinha sido o vencedor na qualificação, conseguiu terminar na frente de Jensen Button, em McLaren, segundo classificado. Nick Heifeld, da Lotus Renault, ficou no último lugar do pódio.

A Bola
 
Topo