Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sérgio Pérez: "Mantenho a mesma opinião acerca do Maldonado"

Na sequência do segundo incidente que protagonizou com Pastor Maldonado, o mexicano Sérgio Pérez mantém a opinião de que o seu rival da Williams tem pilotado com agressividade excessiva.

wri200003814-067-460c.jpg


Após o incidente entre os dois no GP da Grã-Bretanha, Pérez apelou à Federação Internacional do Automóvel (FIA) que tomasse medidas contra Maldonado, com o mexicano a admitir hoje que, embora tenha falado ‘a quente’, mantém a sua opinião.

“Foi um acidente desnecessário. Naquele momento [após a corrida] estava muito zangado e provavelmente disse coisas que preferia não ter dito, mas já está feito pelo que no final de contas mantenho a minha opinião desde a última vez”, afirmou Pérez na conferência de antevisão do GP da Alemanha.

“Temos que atacar na Fórmula 1 atual, mas não se têm assim tantas oportunidades. Assim, se temos uma oportunidade, temos de a agarrar. O Pastor estava a pilotar de forma muito agressiva, mais do que isso, por isso penso que ele agora vai mudar o seu estilo porque é um piloto muito inteligente e rápido. É por isso que ele está na F1”, adiantou, observando ainda que “ele provavelmente já percebeu que perdeu muitos pontos por causa dessa agressividade”.

Quando instado a comentar a afirmação de Maldonado de que não iria mudar o seu estilo, Pérez respondeu que “ele deveria pensar na razão pela qual está a receber tantas reprimendas e penalizações, mas é a ele que cabe decidir e se quiser manter-se assim, respeito a sua posição”.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Michael Schumacher mais um ano na F1?

São várias as pistas que apontam para a possibilidade de Michael Schumacher permanecer mais um ano na Fórmula 1.

9c860dbe.jpg
06374d74-a4ed.jpg


475e16b4-73bb.jpg
f7dd134f-7610.jpg


1f8453c3-0fc1.jpg
193c7f1b-9674.jpg



Michael Schumacher

No que ele considera ser a sua segunda carreira na F1, foi uma única vez ao pódio, classificou-se nos lugares pontuáveis 26 vezes, mas só em sete delas nos cinco primeiros. Ficou oito vezes fora dos pontos e teve doze abandonos. Contudo, a sua forma recente tem vindo a melhorar e apesar de ter somado apenas 23 pontos contra os 75 de Nico Rosberg, a verdade é que ficou de fora em várias ocasiões devido a problemas mecânicos, em corridas que lhe podiam ter dado muitos pontos. Para além disso, obteve uma pole-position no Mónaco que bem lhe poderia ter proporcionado a tão ansiada vitória caso não tivesse sido antecipadamente penalizado.

Sabe-se também que Schumacher tem um opção no seu contrato que lhe pode valer mais um ano na equipa, e em recentes declarações ao Sport Bild foi claro: “Não estou satisfeito porque ainda não alcancei o suficiente na segunda parte da minha carreira”, referiu Schumacher que muito provavelmente vai protelar a sua decisão de modo a que tenha os dados das próximas corridas. Se mantiver a “boa onda” crescente, vai continuar à procura da vitória, que parece ser o que o alemão pretende antes de colocar um ponto final definitivo na sua carreira na F1.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
McLaren na frente no primeiro treino livre na Alemanha

A McLaren colocou os seus dois carros no topo da tabela de tempos do primeiro treino livre para o GP da Alemanha, com Jenson Button a ficar na frente de Lewis Hamilton, numa sessão que ficou marcada pela presença constante de chuva.

wri200003808-247-56e1.jpg


Com diversas evoluções no MP4-27, Button rodou em 1.16,595s na melhor das suas passagens ainda na parte inicial da sessão, acabando por ser quase meio segundo (0,498s) mais rápido do que o seu companheiro de equipa, ao passo que Fernando Alonso colocou o Ferrari na terceira posição, a 0,775s da frente.

A sessão iniciou-se com a ameaça de chuva, levando alguns dos pilotos da frente, como Romain Grosjean (Lotus) a irem para a pista numa fase pouco usual. Contudo, essa ameaça concretizou-se ao cabo de 20 minutos e a chuva começou mesmo a cair no circuito de Hockenheim, alterando os programas que as equipas tinham levado e obrigando os pilotos a cuidados redobrados.

No entanto, os períodos de chuva, embora intermitentes, eram de curta duração, pelo que a pista ia secando entre cada chuvada, proporcionando aos pilotos a possibilidade de rodarem com pneus para pista seca. Foi nestas condições, nos últimos dez minutos, que a pista teve mais atividade, com todas as equipas a tentarem tirar partido do piso seco para fazerem evoluir os seus monolugares e avaliarem as melhorias técnicas.

Hamilton saltou para segundo, na frente de Alonso, enquanto Michael Schumacher (Mercedes), ficou com o quarto melhor tempo e não muito longe do espanhol da Ferrari. Seguiu-se Sérgio Pérez (Sauber), um dos pilotos que teve diversas saídas de pista (sem consequências), ao passo que Nico Hulkenberg (Force India) ficou na sexta posição, na frente de Nico Rosberg (Mercedes) e Felipe Massa (Ferrari). Sebastian Vettel foi 12º, enquanto o seu companheiro de equipa da Red Bull, Mark Webber, foi apenas 20º.

O maior incidente da sessão teve lugar já perto do final, quando Valtteri Bottas (Williams) se despistou na curva Sachs perto do final.



1 Jenson Button McLaren-Mercedes 1:16.595 27 Voltas
2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 0.498 22
3 Fernando Alonso Ferrari 0.775 21
4 Michael Schumacher Mercedes 0.787 20
5 Sergio Perez Sauber-Ferrari 0.818 28
6 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1.004 17
7 Nico Rosberg Mercedes 1.320 27
8 Felipe Massa Ferrari 1.400 22
9 Pastor Maldonado Williams-Renault 1.425 20
10 Romain Grosjean Lotus-Renault 1.535 21
11 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1.631 22
12 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 1.744 21
13 Valtteri Bottas Williams-Renault 1.827 28
14 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 2.114 30
15 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 2.236 14
16 Jules Bianchi Force India-Mercedes 2.377 21
17 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 2.444 34
18 Vitaly Petrov Caterham-Renault 3.079 24
19 Heikki Kovalainen Caterham-Renault 3.368 24
20 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 3.527 27
21 Charles Pic Marussia-Cosworth 3.574 20
22 Timo Glock Marussia-Cosworth 3.944 18
23 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 4.543 24
24 Dani Clos HRT-Cosworth 5.145 27


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Vettel, Schumacher e Haug esperam por soluções positivas em Nürburgring

A difícil situação que envolve o traçado de Nürburgring e que culminou na declaração de falência da empresa gestora do traçado no dia de ontem deixou alguns dos principais envolvidos na Fórmula 1 preocupados com o futuro daquelas instalações. Recorde-se que o Nürburgring, cenário histórico do automobilismo, alberga o GP da Alemanha em alternância com o circuito de Hockenheim, onde se encontra aliás o Mundial de F1 este fim de semana.

wri200003551-289-0797.jpg


Dois dos principais pilotos germânicos, Sebastian Vettel e Michael Schuamcher, destacaram ontem a necessidade de se encontrar uma solução para a situação complicada de Nürburgring, lembrando a importância histórica daquele nome para o automobilismo mundial.

“Seria uma grande pena se perdêssemos a corrida de Nürburgring. Espero que recuperem depressa. É uma das corridas mais tradicionais que temos no calendário, pelo que seria uma grande perda. Seria semelhante aos italianos perderem Monza, por exemplo”, referiu ontem Vettel na conferência de imprensa.

Schumacher alinhou pelo mesmo diapasão, explicando que “existe muita história para todos os pilotos alemães que nos liga à corrida de Nürburgring. Apenas esperamos que a situação termine bem e que encontremos soluções para lá voltarmos o mais depressa possível”.

Também Norbert Haug, diretor da Mercedes Motorsport, espera que a situação complicada do traçado germânico se resolva positivamente, destacando que apesar da falência da entidade gestora, a pista vai continuar a funcionar.

“O aluguer da pista [NDR: por parte dos construtores automóveis] tem grande sucesso. Penso que isso vai continuar e que se vão encontrar soluções. O DTM vai decorrer em agosto pelo que o circuito vai continuar. Isso não quer dizer que não vão existir corridas. É obviamente um motivo de preocupação, mas que eu saiba o negócio continua normal”, admitiu.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Salo: "Ferrari precisa de um número dois melhor que Massa"

Ex-piloto sugere Heikki Kovalainen para o lugar

294x276


Mika Salo considera que a Ferrari fazia bem em encontrar um substituto para Felipe Massa já na próxima temporada. O ex-piloto, que passou pela escuderia italiana em 1999, entende que o brasileiro não consegue ser o suporte que Fernando Alonso precisa.

“Acho que a Ferrari precisa de um número dois melhor para apoiar o Alonso. É difícil dizer quem seria uma boa opção. Gostava de imaginar que seria uma boa oportunidade para o Heikki Kovalainen”, afirmou, sugerindo o compatriota que está atualmente na Caterham.

A renovação de Felipe Massa é um dos temas fortes da época na Fórmula 1, pois continua a ser uma incógnita. Mark Webber, que recentemente renovou com a Red Bull, revelou ter sido contactado pela Ferrari, algo que a equipa não confirma, até porque tem dado a entender que o brasileiro pode ficar.

Salo é que não vai nessa. “Eles dizem que seim, mas simplesmente não acredito”, atirou, em declarações à MTV3.

O jornal brasileiro «O Estado de S. Paulo» adianta, citando fontes da equipa, que para ficar na Ferrari, Massa teria de reduzir o seu salário em quatro milhões de euros anuais.

O próprio Massa é que garante não estar preocupado: “Mais de 50 pilotos ligaram para a Ferrari. Todos querem correr aqui, é normal.”

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP da Alemanha - Treinos Livres 2

Pastor Maldonado foi o mais rápido da segunda sessão

Pastor Maldonado ficou com o melhor tempo na segunda sessão de treinos livres para o GP da Alemanha, uma vez mais disputado com a presença constante da chuva, que por vezes caiu com grande intensidade.

wri200003811-279-fbab.jpg


Foi aliás com a pista bastante molhada que a sessão teve início, com os pilotos a adotarem grandes cautelas para não sofrerem despistes naquela fase inicial.

O piloto venezuelano da Williams alcançou o seu melhor tempo, em 1.27,476s, num momento em que a pista estava mais seca, a cerca de meia hora do final do treino, começando a chover novamente pouco depois, o que acabou por impossibilitar novas mexidas nas posições cimeiras.

Nico Rosberg ficou na segunda posição com o seu Mercedes, a apenas 0,088s do Williams, enquanto Sebastian Vettel alcançou a terceira posição com o Red Bull, ficando a 0,426s do mais veloz.

Sérgio Pérez ficou em quarto com o Sauber, mas já quase a um segundo, ficando atrás de si Romain Grosjean (Lotus), que vai perder cinco posições na grelha de partida para a corrida de domingo por ter visto a sua equipa mudar a caixa de velocidades do seu Lotus para este fim de semana.

Nico Hulkenberg (Force India) colocou-se na sexta posição, logo à frente de Daniel Ricciardo (Toro Rosso), ao passo que Jenson Button, que liderou de manhã, foi o oitavo melhor, na frente de Mark Webber (Red Bull) e de Kimi Raikkonen (Lotus), que fechou o top 10.

Quanto a outros pilotos das equipas mais rápidas, Felipe Massa (Ferrari) foi o 12º, enquanto Lewis Hamilton (McLaren) foi o 19º, logo na frente de Fernando Alonso (Ferrari), ao passo que Michael Schumacher (Mercedes) foi o 23º e protagonista do acidente que encerrou praticamente a sessão.

O piloto alemão despistou-se na direita de entrada na secção do Estádio, com o seu carro a guinar para o lado direito da pista e a embater com força na barreira de pneus. A frente e a traseira do seu Mercedes ficaram bastante danificadas, obrigando dessa forma os mecânicos da equipa a mais trabalho para repararem o monolugar. O despiste causou uma situação de bandeiras vermelhas a pouco menos de quatro minutos do final, colocando um ponto final na sessão.

Mas Schumacher não foi o único a ter problemas, pois pouco antes foi Daniel Ricciardo a ficar parado na gravilha devido a despiste.

1 Pastor Maldonado Williams-Renault 1:27.476 14 Voltas
2 Nico Rosberg Mercedes 0.088 24
3 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 0.426 24
4 Sergio Perez Sauber-Ferrari 0.926 26
5 Romain Grosjean Lotus-Renault 0.944 20
6 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1.019 22
7 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 1.037 23
8 Jenson Button McLaren-Mercedes 1.040 16
9 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 1.401 21
10 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 1.851 22
11 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1.888 26
12 Felipe Massa Ferrari 2.243 15
13 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 2.309 24
14 Charles Pic Marussia-Cosworth 2.614 19
15 Timo Glock Marussia-Cosworth 2.744 16
16 Bruno Senna Williams-Renault 2.815 22
17 Heikki Kovalainen Caterham-Renault 2.855 26
18 Paul di Resta Force India-Mercedes 2.961 14
19 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 3.141 16
20 Fernando Alonso Ferrari 3.731 20
21 Vitaly Petrov Caterham-Renault 4.765 22
22 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 4.873 17
23 Michael Schumacher Mercedes 5.301 18
24 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 15.090 8


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
O acidente de Schumacher na segunda sessão de treinos livres

Alemão perdeu o controlo do seu Mercedes, embatendo com algum aparato na barreira de pneus

294x276


A segunda sessão de treinos livres de Fórmula 1 em Hockenheim, onde este fim-de-semana tem lugar o Grande Prémio da Alemanha, terminou de forma prematura devido a acidente de Michael Schumacher.

O piloto alemão perdeu o controlo do seu Mercedes à entrada da zona do estádio e acabou por embater com algum aparato na barreira de pneus.

O despiste causou uma situação de bandeiras vermelhas, colocando um ponto final na sessão, a pouco menos de quatro minutos do final.

O melhor tempo ficou na posse de Pastor Maldonado (Williams), que registou o melhor tempo num momento em que a pista estava mais seca, a cerca de meia hora do final do treino.

Veja o acidente:





2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Mercedes e Ferrari ponderam teste de jovens pilotos em Magny-Cours

A Mercedes e a Ferrari estão a equacionar a realização do treino para jovens pilotos na semana seguinte ao GP de Itália, no circuito francês de Magny Cours.

wri200003814-319-f3f2.jpg


A informação é avançada pelo site Autosport.com, o qual adianta que a hipótese de fazer esse teste em Magny-Cours ao invés do de Yas Marina, em Abu Dhabi, foi levantada pela Mercedes, com a Ferrari a demonstrar-se inclinada para acompanhar a formação germânica.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Rosberg penalizado em cinco lugares na grelha

Piloto da Mercedes mudou caixa de velocidades

294x276


Nico Rosberg vai perder cinco lugares na grelha de partida do Grande Prémio da Alemanha, depois de ter alterado a caixa de velocidades do seu Mercedes, antes dos treinos livres desta sexta-feira.

Esta penalização vem dificultar a sua missão de tentar vencer “em casa”, depois da vitória que já conquistou este ano, na China.

“O que torna tudo mais difícil é que eu tive um problema na caixa de velocidades em Silverstone por isso tivemos de mudar e isso significa que vou perder cinco lugares no domingo. Isto não ajuda nada, ainda por cima no meu próprio Grande Prémio”, lamentou o piloto no final das sessões desta sexta-feira.

Sobre os treinos em si, Rosberg disse que serviram essencialmente para “aprender”. “Estou bem preparado para amanhã [sábado] e domingo. Parece que vamos ter chuva amanhã e piso seco no domingo. Acho que vou numa boa direção e estou satisfeito com o carro. Gosto de pilotar aqui, seja molhado seja seco”, assegurou.

Nico Rosberg ficou a 0.088s de ser o mais rápido na segunda sessão de treinos em Hockenheim, mas acabou por não conseguir bater Pastor Maldonado.


Nico Rosberg é o segundo piloto a ser penalizado com perda de lugares na grelha de partida. Romain Grosjean, da Lotus, também estará cinco lugares atrás do registo conseguido na qualificação por motivos semelhantes.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lotus deve renunciar ao DRS duplo no resto do fim de semana

A Lotus estreia este fim de semana um novo sistema de DRS duplo, inspirado naquele da Mercedes, com Kimi Raikkonen a levar a cabo uma série de testes ao longo dos treinos livres para o GP da Alemanha, mas essa solução não deverá ser utilizada no resto da prova.

54187ab2-9f2e.jpg
c6332817-0a15.jpg


Lotus

Em declarações ao site Autosport.com, Eric Boullier, diretor da formação de Enstone, admite que é arriscado estrear um sistema ainda novo em corrida, esperando para evoluir um pouco mais aquele DRS até o colocar em prova: “Ainda estamos a analisar os dados mas o problema é que quando se constrói um protótipo não se quer ter problemas de fiabilidade em corrida. Não queremos ter problemas na corrida. Se estivermos fortes e conseguirmos terminar com os dois carros nos pontos, queremos jogar pelo seguro. Temos de validar [o sistema] antes de o manter no carro”, afirmou àquele site.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Schumacher e o acidente: "Estava desconcentrado"

Alemão não evitou despiste perto do final da segunda sessão de treinos

294x276


Michael Schumacher admitiu ter culpa no despiste que marcou a segunda sessão de treinos livres em Hocknheim, onde decorre o Grande Prémio da Alemanha. O acidente aconteceu a cerca de três minutos do final da sessão e provocou danos nas asas dianteira e traseira do seu Mercedes.

“Basicamente estava desconcentrado. Tinha estado a falar pelo radio e estava a fazer algumas mudanças no carro e acabei por tocar no corretor”, explicou Schumacher.

O resultado do alemão na segunda sessão de treinos acabou por ser mau, já que não foi além do 23º melhor tempo, nuns treinos que, tal como os primeiros, ficaram marcados pela presença da chuva, algo que também está previsto para a sessão de qualificação no sábado.

O primeiro dia para a Mercedes neste “seu” Grande Prémio acaba por não ser muito positivo, já que Nico Rosberg vai perder cinco lugares na grelha de partida porque mudou a caixa de velocidades no seguimento de um problema em Silverstone.

“Este dia não nos ajudou muito, porque as condições estiveram tão inconsistentes que não deu para tirar grandes conclusões”, lamentou Schumacher.

Ainda assim, o heptacampeão do mundo lembrou que é preciso “fazer o melhor possível” com as condições que há. “Vamos para a qualificação, provavelmente, com o piso molhado e é por isso que faz sentido termos saído para a pista nestas condições. Temos de testar o carro e pôr tudo em ordem, embora possa vir a ser trabalho perdido para domingo”, lembrou, aludindo à previsão de sol em Hockenheim.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Button quer deixar azar para trás: "Não temo a corrida"

Piloto da McLaren confiante para o GP da Alemanha

294x276


Depois de não ter conseguido melhor que um oitavo lugar nas últimas seis corridas da temporada, Jenson Button está convencido que Hockenheim pode ser o ponto de viragem. O primeiro vencedor da época, na Austrália, garante estar “entusiasmado” com o Grande Prémio da Alemanha, que se realiza este fim-de-semana.

“Nas últimas corridas têm surgido algumas dificuldades para mim e para o Hamilton por não estarmos a conseguir ser rápidos o suficiente. Não temo a corrida. Estou entusiasmado com a corrida”, garantiu.

O principal problema de Button tem sido a degradação dos pneus. O inglês não está a conseguir fazer a gestão mais correta e tem sofrido com isso. Mas a equipa está disposta a ajudá-lo. “Temos partes novas e algumas ideias também e acho que vamos melhorar isso. Temos de ser positivos”, afirmou.

Button conseguiu, de resto, o melhor tempo na primeira sessão de treinos e referiu que esse desempenho se deveu, essencialmente, à “confiança nas suas capacidades e no carro”. “Não têm estado a correr bem as coisas para mim, mas tenho de continuar a tentar durante todo o fim-de-semana e esperar por uma boa corrida”, acrescentou.

O inglês assumiu, ainda, que a McLaren tem dificuldades em pistas molhadas, mas está à procura de soluções: “Já tentamos muita coisa e algumas estão a funcionar bem, o que é bom, mas ainda há muito para melhorar.”

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Ferrari preparada para piso seco e molhado, garante Alonso

Piloto "razoavelmente satisfeito" com primeiro dia de treinos em Hockenheim

294x276


Fernando Alonso diz ter ficado “razoavelmente satisfeito” com a prestação nos treinos livres do Grande Prémio da Alemanha, que ficaram marcados pela forte presença e chuva. O espanhol acha que o dia acabou por ser importante para que a Ferrari se prepare convenientemente para a prova.

“Feitas as contas, estou razoavelmente satisfeito com a forma como as coisas correram. Corremos em condições distintas, do piso seco para húmido e depois completamente encharcado. Amanhã [sábado], pelo menos de acordo com as previsões, poderemos ter um cenário semelhante na qualificação. O carro portou-se bem em todas as condições e pudemos ver como funcionam os vários tipos de pneus para cada momento”, analisou Alonso, no final do primeiro dia de treinos em Hockenheim.

Os tempos do espanhol foram bastante distintos nas duas sessões. Depois de ter conseguido a terceira melhor marca no primeiro treino, Alonso não foi além do vigésimo tempo no segundo. Talvez por isso, não faça um balanço ainda mais positivo deste primeiro dia, já que Felipe Massa foi mais regular (8º e 12º).

Alonso espera ainda ter tempo para mais testes na última sessão de treinos, que se realiza este sábado pelas 10 horas. “Temos de testar a profundidade e esperamos consegui-lo amanhã”, revelou.

O diretor técnico da Ferrari, Pat Fry, concordou com o piloto: “Pelo que vimos o carro está mais ou menos bem em termos de equilíbrio, ou seja, no piso seco e no molhado. Alguns dos melhoramentos que introduzimos deram bom resultado, também.”

Fry quer agora repetir o que a Ferrari conseguiu em Silverstone e ser “competitiva” nos dois pisos, pois é esperada chuva para a qualificação e piso seco para a corrida, tal como no último Grande Prémio

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
100 vezes Hamilton: do título na última curva ao "apagão"

Inglês da McLaren realiza corrida nº 100 este domingo em Hockenheim

294x276


Quando no domingo Lewis Hamilton acelerar para começar o Grande Prémio da Alemanha, estará a cumprir um sonho. Será a 100ª corrida da carreira, um número que não é para todos, acima de tudo para quem tem apenas 26 anos.

Aquele que um dia foi o mais jovem piloto de sempre a sagrar-se campeão mundial fala de uma sensação de impotência face à passagem do tempo. “Parece algo irreal”, afirmou o inglês esta sexta-feira.

“Pensar que já vou no meu centésimo Grande Prémio é, claro, muito importante. Passou tudo muito rápido. Quando se está a passar um bom tempo, o tempo voa. E os anos passaram rápido. Este já é o meu sexto ano na Fórmula 1, é uma loucura”, atirou.

Hamilton, um talento precoce que perdeu o título mundial na última prova do ano de estreia e ganhou-o na última curva do segundo ano, já viveu tempos mais felizes.

Os anos de 2007 e 2008 foram, sem dúvida os mais mediáticos da carreira do inglês supersónico, que apareceu como uma lufada de ar fresco, desafiou a hegemonia de Alonso na McLaren por uma época inteira e tentou seguir por si próprio no trilho do sucesso.

Desde o título mundial ganhou em 2008, quando o Brasil já celebrava a vitória de Felipe Massa, Hamilton tem vivido uma espécie de apagão. Quinto em 2009 e 2011 e quarto em 2010, o seu melhor ano deste triénio, Hamilton nunca mais conseguiu vencer mais de três corridas na mesma época.

Este ano tem uma vitória, no Canadá, o seu circuito de eleição. Mas acredita que pode melhorar, enquanto se debate com uma questão existencial: ficar ou não na McLaren que foi sua toda a carreira. Ao contrário das pistas, onde é famoso pela velocidade e agressividade, o inglês quer decidir tudo com calma.

Até lá, pode sempre recordar as mais mediáticas corridas de Lewis Hamilton, num top realizado pelo Autoportal. E sugerir outras, claro está.


As dez mais mediáticas corridas de Lewis Hamilton:

-GP Austrália (2007): A estreia na Fórmula 1 cumpriu-se com sucesso e provou ao mundo o talento precoce que existia neste piloto inglês. Terminou no terceiro lugar, atrás de Raikkonen (Ferrari) e do companheiro Fernando Alonso, tornando-se o 13º piloto a conseguir um pódio na estreia na categoria.

-GP Mónaco (2007): Começa a polémica relação com Fernando Alonso. Depois de uma corrida chata, em que o espanhol liderou de início a fim com o inglês nas costas, este dá a entender, no final, que a equipa o avisou para não atacar o companheiro. A FIA ilibou a McLaren.

-GP Canadá (2007): Primeira pole-position e primeira vitória para Lewis Hamilton, num circuito onde viria a vencer mais duas vezes e parece desenhado a pensar nas suas características.

-GP Brasil (2007): A grande mágoa da carreira quando deixa escapar o título mundial na última corrida, depois de ter arrancado com quatro pontos de vantagem para Fernando Alonso e oito para Kimi Raikkonen que viria a ser o campeão. Terminou uma corrida muito azarada em sétimo lugar e perdeu o título por um ponto.

-GP Grã-Bretanha (2008): Para muitos é a melhor exibição de sempre de Hamilton na F1. Debaixo de intensa chuva e depois de ter partido no quarto lugar, ganha em casa pela primeira vez e consegue a terceira vitória da época.

-GP Bélgica (2008): Mais polémica. Hamilton vence a corrida, mas é penalizado em 25 segundos por ter cortado uma chicane para ultrapassar Kimi Raikkonen e cai para terceiro lugar, sendo a vitória atribuída a Felipe Massa o seu rival na época.

-GP Brasil (2008): A festa na última curva. Hamilton precisava ser pelo menos quinto para festejar o título mundial e já com o Brasil a celebrar a vitória de Felipe Massa, o inglês ultrapassa Timo Glock (Toyota) e segura o quinto lugar que lhe deu o título, tornando-se o primeiro negro a consegui-lo e, na época, no mais jovem de sempre, recorde posteriormente batido por Sebastian Vettel.

-GP Austrália (2009): No arranque da pior época de sempre, Hamilton é desqualificado depois de terminar no terceiro lugar, por ter prestado informações falsas aos stweards no final da corrida. O inglês pediu publicamente desculpa pelo sucedido.

-GP Turquia (2010): Aproveitando a polémica alheia, Hamilton regressa às vitórias. Webber e Vettel chocaram quando iam na frente num sinal de relação tensa que o inglês também conheceu com Alonso. Desta vez foi só passar ao lado e aproveitar...

-GP Canadá (2012): A última vitória da carreira até ao momento e a única na temporada atual, confirmando a boa forma no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal.


Alguns dos melhores momentos de Hamilton em vídeo:



2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Mark Webber, Nico Rosberg e Romain Grosjean penalizados

Azar para o vencedor do GP da Grã-Bretanha, Mark Webber que vai ser penalizado em cinco posições na grelha de partida do GP da Alemanha, em virtude de ser necessário a troca da caixa de velocidades do seu Red Bull RB8.

148951436-862b.jpg


A equipa detetou esta noite um problema com a caixa, e foi decidido prevenir um possível abandono. Nico Rosberg e Romain Grosjean também vão ser penalizados pelos mesmos motivos. O alemão viu a caixa do seu monolugar trocadas antes do início dos treinos livres e o francês logo após o GP da Grã-Bretanha.

Por curiosidade registe-se o facto das equipas serem proibidas por regulamento de permanecer no circuito entre as duas e as oito da manhã, o que desta feita não sucedeu com os mecânicos da Red Bull. Contudo, a FIA 'dá' quatro exceções por ano, pelo que não existirá qualquer multa ou penalização adicional.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP da Alemanha - Treinos Livres 3

Fernando Alonso destaca-se na terceira sessão de treinos

Fernando Alonso foi o mais rápido do terceiro treino livre para o GP da Alemanha, com o piloto da Ferrari a demonstrar que a formação italiana está em boa forma no traçado de Hockenheim.

wri200003821-333-098c.jpg


Com a pista quase sempre seca – apenas nos minutos finais caiu uma forte chuvada sobre o circuito germânico –, os pilotos aproveitaram ao máximo as condições de piso seco para testarem as novas evoluções dos seus monolugares e as afinações para a corrida de amanhã, para a qual as previsões meteorológicas apontam para pista seca.

Assim, os tempos foram caindo naturalmente, com Lewis Hamilton e Fernando Alonso a mostrarem-se bastante fortes ao longo da sessão, tendo o espanhol passado para o comando da tabela de tempos a menos de dez minutos do final, com uma volta em 1.16,014s, relegando então o piloto da McLaren para o segundo lugar. Pouco depois, começou a cair alguma chuva, o que impossibilitou os pilotos de melhorarem os seus tempos, acabando mesmo por se assistir a um autêntico dilúvio nos dois últimos minutos.

Sérgio Pérez também esteve muito bem, ao ficar com o terceiro melhor tempo com o Sauber, logo à frente do Lotus de Kimi Raikkonen e a dupla da Red Bull, com Mark Webber à frente de Sebastian Vettel.

Pastor Maldonado (Williams), Felipe Massa (Ferrari), Kamui Kobayashi (Sauber) e Bruno Senna (Williams) completaram o lote dos dez melhores da sessão, no qual não apareceram os Mercedes e Jenson Button. Nico Rosberg, Michael Schumacher e Button pareceram dedicar os seus esforços a analisar o ritmo de corrida, de tal forma que o britânico não foi além do último tempo da sessão.

A qualificação tem lugar às 13h00, restando saber se voltará a estar piso molhado como já aconteceu em Silverstone.


1 Fernando Alonso Ferrari 1:16.014 14 Voltas
2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 0.077 21
3 Sergio Perez Sauber-Ferrari 0.188 21
4 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 0.224 27
5 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 0.433 19
6 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 0.461 18
7 Pastor Maldonado Williams-Renault 0.650 18
8 Felipe Massa Ferrari 0.757 15
9 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 0.793 25
10 Bruno Senna Williams-Renault 0.916 23
11 Romain Grosjean Lotus-Renault 0.948 26
12 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1.019 26
13 Paul di Resta Force India-Mercedes 1.134 24
14 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 1.224 25
15 Michael Schumacher Mercedes 1.252 22
16 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1.405 23
17 Nico Rosberg Mercedes 1.477 26
18 Heikki Kovalainen Caterham-Renault 2.352 21
19 Vitaly Petrov Caterham-Renault 2.804 23
20 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 3.764 22
21 Timo Glock Marussia-Cosworth 4.221 22
22 Charles Pic Marussia-Cosworth 4.304 9
23 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 4.727 22
24 Jenson Button McLaren-Mercedes 4.900 25


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Maria de Villota regressou a Espanha para continuar recuperação

Maria de Villota já está de regresso a Espanha para prosseguir a sua recuperação após o violento acidente que sofreu num teste da Marussia há duas semanas no aeródromo de Duxford.

wri200003706-060-669a.jpg


Na sequência desse acidente, a piloto espanhola perdeu o olho direito, além de ter sofrido outras lesões na cabeça, tendo estado no Hospital de Addenbrooke a receber tratamento desde então. Porém, ontem, Maria de Villota recebeu ‘luz verde’ para seguir para Espanha através de um avião medicalizado, numa informação que foi avançada por um comunicado da equipa Marussia.

De Villota foi depois levada para um hospital em Madrid, onde vai prosseguir com a sua recuperação.

“No decurso destas duas últimas semanas, a Maria tem feito progressos significativos. O ambiente mais confortável e familiar, mais o apoio da sua família e amigos, ajudará certamente a começar a próxima fase da sua recuperação. A Marussia F1 Team manteve-se em contacto com a equipa médica no Hospital de Addenbrook desde que a Maria deu entrada e gostaria de expressar a sua gratidão pela atenção e carinho que recebeu lá”, refere o comunicado.



373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP da Alemanha - Qualificação

Fernando Alonso conquista pole position à chuva em Hockenheim


Fernando Alonso conquistou a pole position para o GP da Alemanha, cotando-se como o melhor numa sessão de qualificação bastante complicada devido à chuva forte que se abateu sobre o circuito de Hockenheim.

672ecd51-0be1.jpg
e9a790c5-58d7.jpg


GP da Alemanha

Com a chuva a desempenhar um papel preponderante na sessão de qualificação para o GP da Alemanha, foi Fernando Alonso a alcançar a pole position para a corrida de amanhã, colocando assim pela segunda vez consecutiva um Ferrari na primeira posição da grelha de partida.

O espanhol rodou em 1.40,621s na sua última volta, servindo apenas para confirmar a posição que já detinha à entrada do último minuto, já que os principais rivais não conseguiram melhorar nas suas derradeiras tentativas. Assim, Alonso bateu Sebastian Vettel por 0,405s, com o alemão a ter de se contentar com a segunda posição da grelha de partida.

Mark Webber confirmou o bom resultado de conjunto da Red Bull ao registar o terceiro melhor tempo, ficando a 0,875s do tempo da Alonso. Contudo, o australiano já sabe que vai perder cinco posições na grelha de partida devido à mudança da caixa de velocidades do seu carro.

Dessa forma, será Michael Schumacher (Mercedes) a partir de terceiro, tendo feito o quarto melhor tempo na qualificação, embora tenha ficado a 1,838s da frente. Isto depois de quase ter ficado de fora da qualificação logo na Q1, na qual foi 17º ‘in extremis’.

Nico Hulkenberg (Force India) também esteve em muito boa forma, ficando com a quinta melhor marca da sessão, perfazendo assim três alemães entre os quatro primeiros (descontando Webber). Pastor Maldonado foi o quinto, num bom resultado para a Williams, conseguindo ficar logo à frente dos dois McLaren, desta feita com Jenson Button a ficar à frente de Lewis Hamilton.

Paul di Resta levou o outro Force India ao nono posto, enquanto Kimi Raikkonen não foi além do décimo posto com o Lotus, numa sessão em que na primeira fase mostrou grande competitividade.

E se na primeira fase da qualificação, a chuva chegou apenas nos segundos finais, a segunda fase de qualificação disputou-se já com a pista molhada e piorando progressivamente. Dessa forma, era importante para todos os pilotos fazerem bons tempos nas suas primeiras tentativas com os pneus intermédios, algo que Felipe Massa não conseguiu com o seu Ferrari, bem como Romain Grosjean (Lotus), Nico Rosberg (Mercedes) e os dois Sauber, que tão boa conta de si haviam dado nas sessões de treinos livres.

Massa estragou a melhor oportunidade da segunda fase ao sair de pista (acabando também por atrapalhar o seu companheiro de equipa que seguia atrás de si), não conseguindo depois fazer um tempo que lhe permitisse ir além do 14º posto, um lugar à frente de Grosjean, enquanto Rosberg foi o 17º, o que aliado à penalização de cinco lugares atiram-no para o fundo da grelha para a corrida de amanhã.

Q3
1. Fernando Alonso Ferrari 1.40,621s
2. Sebastian Vettel Red Bull-Renault + 0,405
3. Mark Webber Red Bull-Renault + 1,838*
4. Michael Schumacher Mercedes + 2,880
5. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes + 3,329
6. Pastor Maldonado Williams-Renault + 3,492
7. Jenson Button McLaren-Mercedes + 3,565
8. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 0,875
9. Paul di Resta Force India-Mercedes + 4,268
10. Kimi Raikkonen Lotus-Renault + 5,190

Q2 Tempo limite de passagem à Q3: 1.39,729s
11. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1.39,789s
12. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1.39,933s
13. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1.39,985s
14. Felipe Massa Ferrari 1.40,212s
15. Romain Grosjean Lotus-Renault 1.40,574s*
16. Bruno Senna Williams-Renault 1.40,752s
17. Nico Rosberg Mercedes 1.41,551s*

Q1 Tempo limite de passagem à Q2: 1.16,686s
18. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1.16,741s
19. Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1.17,620s
20. Vitaly Petrov Caterham-Renault 1.18,531s
21. Charles Pic Marussia-Cosworth 1.19,220s
22. Timo Glock Marussia-Cosworth 1.19,291s
23. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1.19,912s
24. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1.20,230s

* Penalizados em cinco lugares na grelha de partida


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sérgio Pérez penalizado em cinco posições

Há mais um piloto penalizado na grelha de partida para o GP da Alemanha de amanhã. Sérgio Pérez vai perder cinco posições na grelha de partida para a corrida depois de o Colégio de Comissários Desportivos ter entendido que o piloto mexicano da Sauber obstruiu Kimi Raikkonen e Fernando Alonso na segunda fase da sessão de qualificação.

wri200003821-193-7fa4.jpg


Assim, Pérez, que foi o 12º melhor, cai para 17º da grelha de partida, com os comissários a referirem que o mexicano já havia feito o mesmo por duas vezes nesta temporada. Recorde-se que amanhã também Mark Webber, Romain Grosjean e Nico Rosberg perdem cinco lugares na grelha por penalização, mas estes por substituição na caixa de velocidades dos seus monolugares.



373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Fernando Alonso enaltece dificuldades da qualificação

Embora satisfeito com a pole position alcançada para o GP da Alemanha, Fernando Alonso enalteceu as grandes dificuldades sentidas ao longo da fase final da qualificação, admitindo que as condições estavam no limite do aceitável.

wri200003824-057-5331.jpg


“Penso que as condições estavam muito no limite, na medida em que é igual para todos, mas penso que por vezes é bom verificas as condições do circuito. Na Q3 e penso que a curva 6 não era fácil para ninguém. Havia muito ‘acquaplaning’ e estávamos a 280 ou 290 km/h. Mas tudo correu bem para nós e levantamos um pouco o pé nesses momentos de derrapagem, mas o resto da volta foi limpa”, referiu o piloto no final, lembrando que devido às “surpresas e momento complicados um pouco por toda a pista, não foi divertido pilotar”.

Alonso destacou ainda a estratégia que lhe permitiu ficar na melhor posição em pista, ao ser o último a marcar um tempo e espera ser competitivo na corrida de amanhã: "Tem sido um fim de semana estranho por causa das condições da pista, mas o carro esteve bem tanto em seco, como em molhado, pelo que vamos esperar para ver o que acontece", referiu.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Hamilton admite: "Não consigo perceber o que se passou"

Pela primeira vez este ano, Hamilton foi batido por Jenson Button na qualificação

294x276


Lewis Hamilton (McLaren) admitiu ter ficado confuso por não ter ido além do oitavo melhor tempo na qualificação para o Grande Prémio da Alemanha. Pela primeira vez este ano, Hamilton foi batido por Jenson Button, o seu companheiro de equipa.

Na segunda fase da sessão, Lewis Hamilton tinha sido 0,6 s mais rápido numa altura em que utilizava os pneus intermédios, mas com os pneus de chuva intensa não conseguiu manter o mesmo ritmo, sendo ultrapassado pelo colega de equipa.

“Não consigo perceber o que se passou”, admitiu o piloto britânico. “Tudo parecia bem até que a pista ficou verdadeiramente encharcada e os pneus perderam toda a eficácia e, mesmo quando as condições melhoraram, não conseguimos ser verdadeiramente rápidos”, recordou.

Para a corrida, e tendo em conta que as previsões apontam para a ausência de chuva, Lewis Hamilton acredita que pode recuperar terreno.

“Vai ser uma corrida muito difícil mas quero ir atrás de todos quantos estão à minha frente e, como nesta pista o DRS é muito importante, espero conseguir concretizar muitas ultrapassagens”.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Red Bull investigada por alegada irregularidade técnica

Os Comissários Técnicos do GP da Alemanha estão a investigar a Red Bull por suspeita de infração dos regulamentos técnicos. Num comunicado emanado pelo delegado técnico da FIA, Jo Bauer, é referido que a questão analisada tem a ver com o mapeamento do torque do motor Renault tanto no monolugar de Sebastian Vettel como no de Mark Webber.

148991526-47d9.jpg


A FIA sugere que existem suspeitas que a Red Bull esteja a utilizar um sistema que contorna a interdição, que teve início no começo da atual época, da tecnologia de aproveitamento dos gases de escape para efeitos aerodinâmicos: “Tendo examinado o mapeamento dos motores dos carros 1 e 2, tornou-se aparente que o torque máximo nos dois motores é bastante mais reduzido a médias rotações que em Grandes Prémios anteriores, e por isso, na minha opinião, existe uma infração aos regulamentos.”, referiu Jo Bauer. Um assunto a seguir nas próximas horas ou dias.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Hockenheim promete corrida emotiva no GP da Alemanha de F1

Devido à corrida de Hockenheim se realizar em anos alternados a Pirelli não tem muitos dados sobre este circuito o que coloca um problema adicional às equipas, que não sabem muito bem o que esperar da corrida.

5b3639b9-f36d.jpg
af17d308-8dbc.jpg


GP da Alemanha de F1

Se é verdade que aparentemente esta pista de Hockenheim tem um excelente local para trocas de posição, poucos se esqueceram das dificuldades que Fernando Alonso teve para passar Felipe Massa nesta pista em 2010.

Mas isso foi na era antes do DRS, pelo que, mais logo, espera-se uma corrida com muitas ultrapassagens, mas que poderá reservar algumas surpresas precisamente porque a Pirelli não tem experiência em Hockenheim, e a equipa que melhor trabalhou na afinação durante os treinos livres, sairá vencedora.

85d75265-3791.jpg
1535d887-c598.jpg


A McLaren está desesperada para regressar aos bons resultados, depois de Lewis Hamilton perder 39 pontos para Fernando Alonso em duas corridas, mas a Red Bull, Ferrari e Lotus também estão em Hockenheim para lutar pela vitória. Fernando Alonso sai na frente mas vai ter vida difícil, pois Sebastian Vettel e Mark Webber vão lutar pela primazia dentro da equipa e também, naturalmente, pela vitória. A Lotus procura a sua primeira vitória, embora Romain Grosjean saia mais atrasado devido à penalização. Oportunidade para Kimi Raikkonen? Da Mercedes não se espera muito nesta corrida, mas a verdade é que a lógica, por vezes, é uma batata. A Sauber e a Williams podem brilhar, leia-se chegar ao pódio, mas depende dum “dia sim” dos seus pilotos.


780c5e42-39a9.jpg
6c999ad5-f34e.jpg


Em resumo, com o dia a amanhecer com sol à vista, não será a chuva a equilibrar as coisas, pelo que deverá ser mais uma corrida onde só nas últimas voltas se poderá ter uma boa ideia de quem vai ganhar, pois ao desconhecer-se o comportamento dos Pirelli médios (brancos) e macios (amarelos), tudo pode acontecer.

a64aac4f-4f0a.jpg
19c6684d-c750.jpg


1a2f80c4-02cc.jpg
db66c6fb-8edc.jpg


4832fe98-a473.jpg
ea6737ef-06bb.jpg


f7de9cba-9763.jpg
936b2601-78f7.jpg


71185353-d1a3.jpg
e774d551-34ed.jpg


f152fbf8-a1a8.jpg
373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Red Bull sem penalizações, “in dubio pro reo”

Os Comissários Desportivos da FIA optaram por não sancionar a Red Bull, na sequência duma inspeção que revelou uma alegada violação de regulamentos técnicos, relativos ao mapeamento dos motores. Após análise dos elementos apresentado pela Red Bull, os Comissários decidiram não punir a equipa austríaca, em virtude de não terem conseguido identificar qualquer violação dos regulamentos, deixando no entanto claro que não ficaram convencidos com todos os elementos fornecidos pela Red Bull e pela Renault, ou seja “in dubio pro reo”.

148984973-0208.jpg


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP da Alemanha muito disputado até final

Terceira vitória de Fernando Alonso

Fernando Alonso, em Ferrari, obteve em Hockenheim a sua terceira vitória do ano, dilatando ainda mais a sua liderança do Mundial de Pilotos. Sebastian Vettel (Red Bull) foi segundo, na frente de Jenson Button, depois duma ultrapassagem na penúltima volta que vai dar muito que falar, já que o piloto alemão passou o piloto da McLaren para lá dos limites da pista.

6d29f2a4-c1b0.jpg
58fbc7e3-ebda.jpg


A manobra está sob investigação, pelo que nos próximos minutos deverá haver uma decisão dos Comissários Desportivos. Quarto posto para Kimi Raikkonen (Lotus), longe do trio da frente. Grande quinto posto para Kamui Kobayashi (Sauber), que partiu de 12º, num bom resultado de conjunto da Sauber, já que Sergio Pérez (Sauber), sexto classificado, também ele partiu muito atrasado, neste caso do 17º lugar, terminando nos lugares da frente.

Já o mesmo não sucedeu com o melhor dos Mercedes, o de Michael Schumacher, que foi apenas sétimo, um resultado agridoce para quem partiu do terceiro lugar da grelha. Mark Webber (Red Bull) foi oitavo, muito longe de repetir o resultado de silverstone. A encerrar top 10, Nico Hulkenberg (Force India), que partindo do quarto lugar, não foi feliz na corrida e Nico Rosberg (Mercedes). O único abandono foi o de Lewis Hamilton (McLaren). Depois dum furo na fase inicial da corrida, de ser dobrado pelos primeiros, causar polémica ao desdobrar-se e “fugir” de Vettel, acabou fora da corrida já perto do fim.

No campeonato, Alonso tem agora uma vantagem de 34 pontos sobre Mark Webber, que não foi além da oitava posição na Alemanha. Com o segundo lugar, Vettel é terceiro e dista agora somente dois pontos de Webber. Quem perdeu muito com o abandono de hoje foi Lewis Hamilton, que caiu para quarto atrás de Kimi Raikkonen. Recorde-se que o piloto da McLaren liderava a competição há três corridas atrás.

7303d1cc-c71d.jpg
104989bd-d8b9.jpg


Classificação

1. Alonso Ferrari 1h31:05.862s
2. Vettel Red Bull-Renault + 3.732s
3. Button McLaren-Mercedes + 6.949s
4. Raikkonen Lotus-Renault + 16.409s
5. Kobayashi Sauber-Ferrari + 21.925s
6. Perez Sauber-Ferrari + 27.896s
7. Schumacher Mercedes + 28.960s
8. Webber Red Bull-Renault + 46.900s
9. Hulkenberg Force India-Mercedes + 48.100s
10. Rosberg Mercedes + 48.800s
11. Di Resta Force India-Mercedes + 59.200s
12. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1:11.400s
13. Massa Ferrari + 1:16.800s
14. Vergne Toro Rosso-Ferrari + 1:16.900s
15. Maldonado Williams-Renault + 1 volta
16. Petrov Caterham-Renault + 1 volta
17. Senna Williams-Renault + 1 volta
18. Grosjean Lotus-Renault + 1 volta
19. Kovalainen Caterham-Renault + 2 voltas
20. Pic Marussia-Cosworth + 2 voltas
21. De la Rosa HRT-Cosworth + 3 voltas
22. Glock Marussia-Cosworth + 3 voltas
23. Karthikeyan HRT-Cosworth + 3 voltas
24º Hamilton McLaren-Mercedes 58ª volta


Campeonatos


Pilotos

1. Alonso 154
2. Webber 120
3. Vettel 118
4. Raikkonen 95
5. Hamilton 92
6. Rosberg 76
7. Button 65
8. Grosjean 61
9. Perez 47
10. Kobayashi 31
11. Maldonado 29
12. Schumacher 29
13. Di Resta 27
14. Massa 23
15. Hulkenberg 19
16. Senna 18
17. Vergne 4
18. Ricciardo 2

Construtores

1. Red Bull-Renault 238
2. Ferrari 177
3. McLaren-Mercedes 157
4. Lotus-Renault 156
5. Mercedes 105
6. Sauber-Ferrari 78
7. Williams-Renault 47
8. Force India-Mercedes 46
9. Toro Rosso-Ferrari 6


ddcc20ff-35c5.jpg
373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 
Topo