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Heikki Kovalainen pode ser substituto de Felipe Massa
A questão da possível substituição de Felipe Massa no final deste ano continua a fazer correr muita tinta, e apesar de ainda se estar longe de saber se o brasileiro vai mesmo perder o lugar na equipa, foi hoje lançado mais um nome a acrescentar a todos os que já se ouviram: Heikki Kovalainen.
Felipe Massa tem mais algum tempo para colocar dúvidas na cabeça dos responsáveis da Ferrari, mas, julga-se, só com prestações ao nível de 2007, e especialmente 2008, quando esteve a poucas curvas de ser Campeão do Mundo de F1. Poucos acreditam que volte a esse tipo de competitividade, mas a verdade é que, certamente, nem os responsáveis da Ferrari aspiram a tanto...
Os responsáveis da Ferrari já disseram que Sergio Peréz é muito novo (o Autosport sabe que os homens de Maranello não gostam muito do piloto mexicano, sem que se conheçam as razões), Nico Hulkenberg tem um pré contrato assinado, que expira daqui a pouco tempo, e agora é a vez de Heikki Kovalainen, atual piloto da Caterham, que parece ter entrado na lista. De acordo com notícias oriundas da Finlândia, o manager do finlandês foi chamado a Maranello para uma reunião...
Felipe Massa: “Não sei como vai ser o futuro mas os bons resultados ajudarão”
Felipe Massa revelou que desconhece se vai continuar na Ferrari na próxima temporada, mas mostrou-se convencido que os bons resultados até ao fim do ano ajudarão a prolongar o seu contrato: “Não sei como vai ser o meu futuro, mas não tenho dúvida que os bons resultados ajudarão. Só preciso de continuar a trabalhar bem e a conseguir bons resultados, ficando na esperança de ouvir boas notícias. Os resultados são o que importa”, referiu.
Valtteri Bottas: “Estou pronto para ser piloto titular”
Valtteri Bottas admite que está pronto para passar de piloto de reserva para titular da Williams o mais rapidamente possível, e ao que tudo indica, é isso mesmo que vai acontecer.
Bruno Senna não se tem relevado um piloto veloz, para além de ser inconstante e Sir Frank Williams é de opinião que o finlandês é bem melhor piloto que Senna. Por isso vai colocá-lo como titular em 2013, mesmo que perca valores muito relevantes oriundos dos patrocinadores de Senna:
“A minha vida sempre foram as corridas, mas era impossível competir na GP2 Series e ao mesmo tempo realizar as sextas feiras de treinos livres na F1. Se tivesse de escolher novamente, fazia o mesmo, pois concentrar-me unicamente na F1 foi a melhor escolha, pois tenho rodado bastante e ganho muita experiência. Para já não sei como vai ser o próximo ano, mas pelo que já fiz, estou pronto para ser piloto titular. Se me derem essa oportunidade, agarro-a de imediato...”, referiu Bottas.
Flavio Briatore, que obteve títulos de Campeão do Mundo como líder de Fernando Alonso (Renault) e Michael Schumacher (Benetton), é de opinião que o espanhol é melhor que o alemão:
“O Alonso é o melhor piloto de Fórmula 1 dos últimos 20 anos, mas estamos a falar de níveis de pilotagem muito altos e diferenças mínimas.”, referiu em declarações à Sky Sport 24 italiana: “O Fernando comete muito poucos erros, mesmo sob pressão e a sua leitura das corridas é espetacular. Por vezes a equipa cometia erros de estratégia e ele colocava tudo no rumo certo novamente. Para além disso, quando está na frente, em 90 por cento das vezes vence a corrida, mesmo que o seu carro não seja tão competitivo. Ele vive e respira corridas.”, referiu Briatore, que acrescentou a necessidade que a Ferrari tem de melhorar o carro face ao McLaren, para que Alonso possa ser campeão, a era de domínio da Red Bull acabou e destaca também a Sauber alegando que isso prova que “o dinheiro importa muito mas não faz a diferença”, concluiu.
Vencedora dos últimos três Grandes Prémios, a McLaren apresenta-se em Singapura como principal candidata à vitória numa pista onde Lewis Hamilton já venceu e se tem mostrado sempre muito competitivo
Sebastian Vettel chegou a Singapura decidido a esquecer o abandono de Monza e a começar a sua recuperação no Mundial. Tendo caído para a terceira posição, e já a 38 pontos de Alonso, o bicampeão do Mundo está numa situação semelhante à que se encontrava em 2010, e sabe que o único caminho para conseguir o mesmo resultado final de há dois anos, passa por voltar a vencer rapidamente
Até que ponto o abandono em Monza comprometeu as tuas aspirações ao título?
De certeza que não ajudou, mas também não alterou muito a situação que já tínhamos. Acho que depois da corrida de Spa as coisas estavam melhor do que agora, claro, pois não marquei pontos em Monza e os meus rivais ganharam vantagem, mas tudo pode mudar rapidamente e espero que mude já este fim de semana. Este ano temos assistido a diversas mudanças importantes no equilíbrio de forças, as coisas têm mudado quase de corrida para corrida e o importante ...
Fernando Alonso defendeu publicamente a continuidade de Felipe Massa e desvalorizou nomes como Hulkenberg ou Sergio Perez
Fernando Alonso defendeu publicamente o seu companheiro de equipa Felipe Massa, numa altura em que Nico Hulkenberg é cada vez mais falado como provável substituto do brasileiro na Ferrari.
O piloto português António Félix da Costa vai voltar a sentar-se ao volante de um F1 nos dias seguintes ao GP de Abu Dhabi, quando for chamado pela Red Bull para trabalhar no programa de desenvolvimento do RB8, integrado no programa de testes de jovens pilotos
Max Chilton foi hoje confirmado piloto de reserva da Marussia F1, iniciando funções já no GP do Japão. Tal como o Autosport já tinha noticiado, Grahame Chilton, pai do jovem Max, até aqui piloto da GP2 Series, comprou 49 por cento das ações da Marussia, e logicamente um lugar para o seu filho. Resta saber se esta entrada imediata e alguns meses pela frente para ganhar experiência, significará um lugar efetivo em 2013 ou um papel semelhante ao que agora inicia.
De acordo com uma informação da Sky Sports F1, a McLaren poderá tentar ‘resgatar’ Kimi Raikkonen à Lotus, caso Lewis Hamilton decida rumar à Mercedes no final desta época.
De acordo com alguns valores que foram noticiados, a diferença entre o que a McLaren propõe ao piloto inglês e o que se fala ter sido oferecido pela Mercedes, são valores muito diferentes, o que pode resultar na saída do Campeão do mundo de F1 de 2008 da sua equipa de sempre. Se os ganhos desportivos são mais que duvidosos para Hamilton (basta olhar para a competitividade atual da McLaren) economicamente a diferença é muito grande e por isso a McLaren tem de acautelar uma possível saída.
O futuro de Hamilton está portanto no centro de todas as possíveis movimentações do mercado e depois de começar a circular o rumor que o Plano ‘B’ da McLaren era o mexicano Sergio Peréz, agora é a vez de Kimi Raikkonen.
Singapura é considerada a melhor cidade do mundo para se fazer negócios. Entre Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel, Mark Webber e Jenson Button, quem fará o melhor contrato do fim de semana no Tigre Asiático?
O Mundial de Fórmula 1 prossegue este fim de semana com o GP de Singapura, a única corrida noturna do calendário da modalidade, e a mais importante para as equipas e patrocinadores, já que o ambiente que rodeia este evento só tem paralelo no Mónaco.
Em termos desportivos a corrida do circuito de Marina Bay é uma das mais difíceis para carros, pilotos e estrategas, já que a temperatura e humidade que se faz sentir, vai fazer com que só no local seja possível perceber como se vão comportar os monolugares em termos de desgaste de pneus, com a Pirelli a ter optado pelos macios e super macios.
A McLaren venceu os três últimos Grandes Prémios, sempre a partir da pole position, chegando à quinta vitória em 13 corridas. Depois de Monza, resta saber como se vão portar os Ferrari em Singapura. A Red Bull deverá voltar a crescer competitivamente já que em Singapura não existirá o problema das altas velocidades de Spa e Monza. A Lotus esteve forte no Mónaco, Hungria e Valência, o que deixa antever uma boa prestação em Singapura.
Em termos de pilotos, Alonso venceu ali com a Renault em 2008 e Ferrari, 2010. Lewis Hamilton venceu a edição de 2009 com a McLaren e Sebastian Vettel ganhou o ano passado. Esperam-se Temperaturas altas, mais de trinta graus, e há poucas hipóteses de chuva.
Alonso seguro na liderança
Fernando Alonso vai para Singapura com 37 pontos de avanço para Lewis Hamilton, com Kimi Raikkonen a suplantar Mark Webber em Monza, ascendendo ao terceiro lugar do campeonato, um ponto atrás de Hamilton. Sebastian Vettel caiu de segundo para quarto, mas está em cima dos seus adversários, todos eles entre 37 e 39 pontos de Alonso. Neste momento há cinco pilotos separados por 47 pontos.
Fernando Alonso e Felipe Massa posaram hoje junto a um Ferrari F2012 de Lego, à escala real, construído com milhares de peças da empresa dinamarquesa, numa ação de marketing que destaca a parceria da Ferrari com a Lego. Veja as imagens “pixelizadas”.
Calendário provisório do Mundial de F1 2013 revelado
A exemplo do que sucedeu com o WRC, também o calendário do Mundial de F1 de 2013, que terá de ser ratificado pelo Conselho Mundial de 28 de setembro foi divulgado, com a competição a iniciar-se, tal como este ano, na Austrália e a terminar no Brasil, mantendo-se com as mesmas vinte corridas.
Sem surpresas, o GP de Nova Jérsia substitui Valência, o que significa que os norte-americanos terão conseguido o financiamento para a sua prova. Bernie Ecclestone já tinha o GP da Turquia na manga, mas pelos vistos vai continuar de fora uma das melhores pistas atuais para corridas de F1. A competição terá desta feita mais de um mês de férias em agosto, já que o GP da Hungria disputa-se a 28 de julho e a prova bela a 1 de setembro.
Calendário provisório
17 de março Austrália (Melbourne)
24 março Malásia (Sepang)
14 de abril de China (Shanghai)
21 de abril Bahrein (Sakhir)
12 maio Espanha (Barcelona)
26 de maio Mónaco (Monte Carlo)
09 de junho Canadá (Montreal)
16 de junho América (Nova Jérsia) *
30 de junho Grã-Bretanha (Silverstone)
21 de julho na Alemanha (Hockenheim)
28 de julho Hungria (Hungaroring)
01 de setembro Bélgica (Spa)
08 de setembro Itália (Monza)
22 de setembro de Singapura (Marina Bay) *
06 de outubro Japão (Suzuka)
13 de outubro Coreia (Yeongam) *
27 de outubro Índia (Buddh International Circuit)
03 de novembro de Abu Dhabi (Yas Marina)
17 de novembro Estados Unidos (Austin)
24 de novembro Brasil (Interlagos)
Vettel foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres
Sebastian Vettel conseguiu o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres do GP de Singapura. A sessão teve poucas mudanças nas posições cimeiras, com Vettel a estabelecer a sua marca a meio da sessão. Kamui Kobayashi chegou a ter o tempo mais rápido no início.
Apenas os quatro primeiros classificados ficaram separados por menos de um segundo, com as diferenças a acentuarem-se no final da tabela. O mais lento foi o chinês Ma Qing Hua, ex-piloto do A1GP, que ficou a quase 7,5 segundos de Vettel ao volante do HRT.
A segunda sessão não trouxe novidades e foi novamente dominada por Vettel. Desta vez foi Jenson Button quem mais se aproximou, enquanto os Force India estiveram em destaque ao entrarem novamente no top 10.
1ª sessão:
1º Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) 1m50.566
2º Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) 1m50.615
3º Jenson Button (McLaren-Mercedes) 1m51.459
4º Fernando Alonso (Ferrari) 1m51.525
5º Pastor Maldonado (Williams-Renault) 1m51.576
6º Mark Webber (Red Bull-Renault) 1m51.655
7º Nico Hülkenberg (Force India-Mercedes) 1m51.658
8º Paul di Resta (Force India-Mercedes) 1m51.943
9º Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari) 1m52.275
10º Sergio Pérez (Sauber-Ferrari) 1m52.296
11º Bruno Senna (Williams-Renault) 1m52.629
12º Kimi Räikkönen (Lotus-Renault) 1m52.716
13º Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari) 1m52.839
14º Michael Schumacher (Mercedes) 1m52.986
15º Romain Grosjean (Lotus-Renault) 1m53.028
16º Felipe Massa (Ferrari) 1m53.080
17º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso-Ferrari) 1m53.189
18º Nico Rosberg (Mercedes) 1m53.227
19º Timo Glock (Marussia-Cosworth) 1m54.908
20º Heikki Kovalainen (Caterham-Renault) 1m55.091
21º Charles Pic (Marussia-Cosworth) 1m55.335
22º Vitaly Petrov (Caterham-Renault) 1m55.760
23º Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth) 1m56.656
24º Qing Hua Ma (HRT-Cosworth) 1m58.053
2ª sessão:
1º Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) 1m48.340
2º Jenson Button (McLaren-Mercedes) 1m48.651
3º Fernando Alonso (Ferrari) 1m48.896
4º Mark Webber (Red Bull-Renault) 1m48.964
5º Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) 1m49.086
6º Paul di Resta (Force India-Mercedes) 1m49.300
7º Nico Hülkenberg (Force India-Mercedes) 1m49.339
8º Nico Rosberg (Mercedes) 1m49.790
9º Felipe Massa (Ferrari) 1m50.039
10º Romain Grosjean (Lotus-Renault) 1m50.161
11º Michael Schumacher (Mercedes) 1m50.263
12º Kimi Räikkönen (Lotus-Renault) 1m50.345
13º Pastor Maldonado (Williams-Renault) 1m50.636
14º Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari) 1m50.791
15º Sergio Pérez (Sauber-Ferrari) 1m51.122
16º Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari) 1m51.450
17º Bruno Senna (Williams-Renault) 1m51.452
18º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso-Ferrari) 1m52.009
19º Timo Glock (Marussia-Cosworth) 1m52.218
20º Heikki Kovalainen (Caterham-Renault) 1m52.576
21º Charles Pic (Marussia-Cosworth) 1m52.863
22º Vitaly Petrov (Caterham-Renault) 1m52.936
23º Pedro de la Rosa (HRT-Cosworth) 1m54.448
24º Narain Karthikeyan (HRT-Cosworth) 1m54.514
Pedro de la Rosa foi penalizado em cinco posições na grelha de partida do GP de Singapura de F1 devido à mudança da caixa de velocidades no seu HRT F112, mas ao contrário do que é habitual, a grelha não deverá mudar quase nada já que o piloto espanhol parte habitualmente da derradeira linha da grelha.
De acordo com declarações de Paul Hembery, diretor da Pirelli, Robert Kubica poderá regressar à esfera da Fórmula 1 como piloto de testes da Pirelli no próximo ano, já que a marca está à procura dum substituto para Jaime Alguersuari, que deverá regressar à Fórmula 1, provavelmente com a Force India, caso um dos seus pilotos abandone a equipa. Para Hembery, se Kubica recuperar e estiver em condições de guiar um F1, então a marca que dirige terá todo o gosto em oferecer-lhe o lugar.
O ambiente no GP de Singapura só tem paralelo no Mónaco, com a noite a emprestar um décor bem diferente do habitual à Fórmula 1, o que proporciona imagens sensacionais. Veja o melhor do ambiente do GP de Singapura de Fórmula 1.
A questão da eventual saída de Felipe Massa da Ferrari e da sua substituição ganhou um novo capítulo em Singapura quando Fernando Alonso veio defender publicamente a continuidade do brasileiro, aproveitando pelo meio para desvalorizar nomes como Nico Hulkenberg ou Sergio Perez.
Há muito que se sabe que Alonso nunca quis Sergio Peréz como companheiro de equipa, e pelos vistos também não vê com muitos bons olhos Nico Hulkenberg, referindo que na eventualidade da Ferrari não renovar com o brasileiro quem vier terá de ser melhor: “Vejam o que o Felipe já fez na F1 com os nomes que referem...” Segundo se sabe, Massa tem até ao GP da Coreia para convencer os responsáveis da Ferrari em mantê-lo mais um ano e só tem uma forma do fazer, com resultados...
Sebastian Vettel de novo o mais rápido no terceiro treino
Sebastian Vettel mostrou a sua candidatura à pole position para o GP de Singpaura, ao voltar a ser o mais rápido na terceira sessão de treinos livres, com o piloto germânico da Red Bull a confirmar que está bastante competitivo no traçado citadino de Marina Bay.
Vettel fez a melhor volta da sessão em 1.47,947s, deixando Lewis Hamilton (McLaren) em segundo, a 0,325s, ao passo que o líder do campeonato, Fernando Alonso (Ferrari), foi o terceiro, este já a mais de seis décimos de segundo, sendo o espanhol seguido por Nico Hulkenberg (Force India), Kimi Raikkonen (Lotus) e Felipe Massa (Ferrari).
Paul di Resta (Force India) foi o sétimo, com Nico Rosberg (Mercedes), Bruno Senna (Williams) e Michael Schumacher (Mercedes)a completarem a lista dos dez melhores da sessão.
A sessão desta manhã ficou marcada por alguns acidentes, a começar pelo de Timo Glock (Marussia), mas também Mark Webber (Red Bull), Sergio Perez (Sauber) e Vitaly Petrov (Caterham) não escaparam ilesos deste treino, com o russo a causar mesmo a interrupção prematura da sessão devido a um despiste.
1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 1:47.947 15 Voltas
2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 0.325 15
3 Fernando Alonso Ferrari 0.676 11
4 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 0.912 16
5 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 0.918 17
6 Felipe Massa Ferrari 1.511 13
7 Paul di Resta Force India-Mercedes 1.737 15
8 Nico Rosberg Mercedes 1.752 16
9 Bruno Senna Williams-Renault 1.768 14
10 Michael Schumacher Mercedes 2.034 14
11 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 2.163 12
12 Jenson Button McLaren-Mercedes 2.577 10
13 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 2.717 16
14 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 2.830 15
15 Romain Grosjean Lotus-Renault 2.893 15
16 Pastor Maldonado Williams-Renault 3.065 15
17 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 3.112 17
18 Sergio Perez Sauber-Ferrari 3.325 10
19 Charles Pic Marussia-Cosworth 4.343 16
20 Vitaly Petrov Caterham-Renault 5.834 12
21 Heikki Kovalainen Caterham-Renault 6.379 14
22 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 6.474 14
23 Timo Glock Marussia-Cosworth 6.683 9
24 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 6.928 14
GP de Singapura garante permanência na F1 até 2017
O Grande Prémio de Singapura assegurou a sua permanência no calendário do Mundial de Fórmula 1 para os próximos cinco anos, colocando um ponto final nas dúvidas que chegaram a ser levantadas quanto à continuidade deste evento no futuro.
Desta forma, o circuito de Marina Bay vai continuar a receber os monolugares de F1 até 2017, tendo-se chegado a um acordo entre os organizadores do Grande Prémio e Bernie Ecclestone ao longo dos últimos dias. Embora o valor deste acordo não tenha sido revelado, é de crer que seja mais baixo do que o anterior, o qual rondava os 75 milhões de libras (ou 94 milhões de euros), com o Governo a suportar 60 por cento dessa verba.
Por outro lado, e também por ocasião deste acordo, os organizadores do GP de Singapura admitem que estão a ponderar proceder a alguma alterações no traçado do circuito, de forma não só a melhorar o espectáculo, mas também a reduzir o impacto que este evento tem no quotidiano daquela cidade.
Lewis Hamilton de grande nível assegura pole para o GP de Singapura
Lewis Hamilton alcançou a pole position para o GP da Singapura, contrariando o favoritismo que Sebastian Vettel (Red Bull) granjeou ao longo das três sessões de treinos livres. O piloto britânico efetuou uma volta de grande nível no traçado de Marina Bay, em 1.46,332s, dando desta forma seguimento à boa forma evidenciada nas últimas corridas.
Além de Hamilton, cuja volta foi imbatível, outra das figuras foi Pastor Maldonado (Williams), que conseguiu fazer o segundo melhor tempo na qualificação, surpreendendo toda a gente e colocando-se em posição de disputar o comando na travagem para a primeira curva do Grande Prémio. A diferença entre os dois primeiros foi de quase meio segundo (0,442s).
Na terceira posição ficou Sebastian Vettel, que durante os treinos livres se mostrou bastante forte, mas que na qualificação não teve argumentos para contrariar Hamilton, vendo-se ainda batido por Maldonado. Jenson Button (McLaren) ficou com o quarto melhor tempo da sessão, completando o bom resultado de conjunto da sua equipa, enquanto Fernando Alonso minimizou as dificuldades da Ferrari ao fazer o quinto tempo.
Paul di Resta ofereceu um excelente sexto posto na grelha de partida à Force India, sendo seguido por Mark Webber (Red Bull) e por Romain Grosjean (Lotus). O australiano da Red Bull está, no entanto, a ser investigado pelos comissários desportivos por ter hipoteticamente bloqueado outro piloto. Adotando uma estratégia diferente, os dois Mercedes não entraram em pista na Q3, pelo que Nico Rosberg e Michael Schumacher vão partir do nono e décimo lugares, respetivamente.
Na Q2, as principais surpresas pela negativa foram Kimi Raikkonen (Lotus) e Felipe Massa (Ferrari), com estes a não conseguirem garantir um tempo que lhes permitisse disputar a fase decisiva da qualificação. Raikkonen vai largar da 12ª posição, logo à frente de Massa.
Também os Sauber não estiveram bem. Se nas duas últimas corridas, tanto Sergio Perez como Kamui Kobayashi haviam estado muito fortes, desta feita em Singapura as coisas não correram tão bem, já que o mexicano vai partir da 14ª posição e o japonês foi afastado logo na primeira fase de qualificação, partindo assim para a corrida do 18º lugar. À sua frente estará Bruno Senna, que não conseguiu evitar um toque com o seu Williams no muro na Q2, não conseguindo marcar qualquer tempo (17º). Um mau resultado para o brasileiro, tendo em comparação aquilo que Maldonado acabaria depois por fazer na Q3.
Mais para trás, nada de novo, com os dois Caterham na frente dos dois Marussia e dos dois HRT, tendo Pedro de la Rosa ficado na cauda do pelotão, pelo que a sua penalização de cinco lugares pela troca da caixa de velocidades no seu carro tem efeitos praticamente nulos.
Q3
1. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1.46,362s
2. Pastor Maldonado Williams-Renault + 0,442
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault + 0,543
4. Jenson Button McLaren-Mercedes + 0,577
5. Fernando Alonso Ferrari + 0,854
6. Paul di Resta Force India-Mercedes + 0,879
7. Mark Webber Red Bull-Renault + 1,113
8. Romain Grosjean Lotus-Renault + 1,426
9. Michael Schumacher Mercedes Sem tempo
10. Nico Rosberg Mercedes Sem tempo
Q2 Tempo limite de passagem à Q3: 1.47,943s
11. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1.47,975s
12. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1.48,261s
13. Felipe Massa Ferrari 1.48,344s
14. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1.48,505s
15. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1.48,774s
16. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1.48,849s
17. Bruno Senna Williams-Renault Sem tempo
Q1 Tempo limite de passagem à Q2: 1.49,809s
18. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1.49,933s
19. Vitaly Petrov Caterham-Renault 1.50,846s
20. Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1.51,137s
21. Timo Glock Marussia-Cosworth 1.51,370s
22. Charles Pic Marussia-Cosworth 1.51,762s
23. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1.52,372s
24. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1.53,355s
Acidente durante a qualificação obriga à troca da caixa de velocidades
Bruno Senna (Williams) foi penalizado em cinco lugares da grelha de partida depois de ter trocado a caixa de velocidades no seu monolugar.
O equipamento ficou danificado depois de um toque num muro do piloto brasileiro durante a sessão de qualificação, no sábado. Senna raspou naquele local por duas vezes e, à terceira, durante o Q2, acabou mesmo por danificar o carro. A Williams viu-se obrigada a trocar a caixa de velocidades durante a noite.
Com esta troca, Senna cai do 17º para o 22º lugar da grelha de partida. Atrás de si estarão, apenas, os dois carros da HRT.
Segunda vitória do ano para Sebastian Vettel (Red Bull), que beneficiou do abandono de Lewis Hamilton, que comandava a corrida até abandonar com problemas de caixa de velocidades no seu McLaren
Jenson Button, no outro McLaren, foi segundo classificado, e apesar de ter aproveitado as duas entradas do safety-car em pista para se juntar ao “herdeiro” líder da corrida, Vettel, este depressa criava uma margem que lhe permitiu vencer sem grande oposição.
Fernando Alonso, em Ferrari, foi terceiro classificado, diminuindo as perdas com mais um pódio, mantendo-se com um avanço considerável para o segundo classificado do Mundial de F1.
Com estes resultados, Fernando Alonso mantém o comando do Mundial, agora com uma vantagem de 29 pontos para Sebastien Vettel, que se isolou no segundo lugar da competição, tendo agora 16 pontos de avanço para Kimi Raikkonen, que por sua vez tem Lewis Hamilton sete pontos mais atrás.
Pastor Maldonado, que partiu da primeira linha da grelha teve de abandonar com uma problema hidráulico no seu Williams, depois de ter batalhado pelo terceiro lugar com Fernando Alonso. Paul di Resta manteve-se sempre não muito longe dos homens da frente, assegurando um bom quarto lugar para a Force India, batendo claramente o Mercedes de Nico Rosberg.
A Lotus não esteve muito competitiva, com Kimi Raikkonen e Romain Grosjean a quedarem-se pelo sexto e sétimo lugares. Felipe Massa furou na primeira volta, mas realizou depois uma boa corrida, terminando em oitavo. A entrada do safety car beneficiou alguns pilotos e estragou a corrida a outros, como foi o caso de Mark Webber, que se quedou pela décima posição, batalhando com Daniel Ricciardo. Destaque ainda para Timo Glock, que foi 12º o que atirou a Marussia para a frente da Caterham no Mundial de Construtores.
Classificação
1. Vettel Red Bull-Renault 2h00:26.144
2. Button McLaren-Mercedes + 8.959
3. Alonso Ferrari + 15.227
4. Di Resta Force India-Mercedes + 19.063
5. Rosberg Mercedes + 34.759
6. Raikkonen Lotus-Renault + 35.700
7. Grosjean Lotus-Renault + 36.600
8. Massa Ferrari + 42.800
9. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 45.800
10. Webber Red Bull-Renault + 47.100
11. Perez Sauber-Ferrari + 50.600
12. Glock Marussia-Cosworth + 1 volta
13. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 volta
14. Hulkenberg Force India-Mercedes + 1 volta
15. Pic Marussia-Cosworth + 1 volta
16. Kovalainen Caterham-Renault + 1 volta
17. De la Rosa HRT-Cosworth + 1 volta
18. Senna Williams-Renault + 2 voltas
19. Petrov Caterham-Renault + 2 voltas
Abandonos
Piloto Carro Volta
Vergne Toro Rosso-Ferrari 41
Schumacher Mercedes 41
Maldonado Williams-Renault 41
Karthikeyan HRT-Cosworth 33
Hamilton McLaren-Mercedes 25
A vitória de Sebastian Vettel no Grande Prémio de Singapura, este domingo, permitiu à Red Bull tornar-se a primeira equipa a conseguir bisar em vitórias no circuito de Marina Bay. Desde 2008, ano em que se estreou esta prova no calendário, nenhuma equipa tinha conseguido vencer por mais de uma vez.
Renault, McLaren, Ferrari e Red Bull, por esta ordem, eram as equipas com triunfos. Agora a equipa austríaca bisa.
O triunfo de Vettel, que já tinha ganho no ano passado, permite-lhe ainda igualar Fernando Alonso, com duas vitórias. O espanhol ganhou em 2008, pela Renaul, e 2010, pela Ferrari.
A juntar a isto tudo está o campeonato atual, claro está. Vettel recuperou o segundo lugar, com 165 pontos. Está a 29 pontos de Alonso, que continua líder. Raikkonen mantém o terceiro lugar, com 149 pontos. O grande derrotado da corrida foi Lewis Hamilton, que ficou com os mesmos 142 pontos com que partiu e caiu para o quarto lugar.
Alemão provocou colisão com Jean-Eric Vergne (Toro Rosso)
Michael Schumacher pediu desculpas a Jean-Eric Vergne pelo acidente que acabou com a corrida dos dois no Grande Prémio de Singapura, este domingo. O alemão já tinha terminado abruptamente a corrida do ano transato em Marina Bay, devido a um choque com Sergio Perez. Agora foi com o jovem francês da Toro Rosso.
O heptacampeão do mundo abalroou, completamente, Vergne, pouco depois de o Safety-Car sair de pista pela primeira vez. Mal saíram dos carros, os dois trocaram um cumprimento amigável e, no final, Schumacher explicou o sucedido.
“Depois do Safety-Car parti um pouco cedo de mais. Depois o carro não acelerava e depois foi em frente. Os travões bloquearam e o acidente foi inevitável. Fico triste pelo Jean-Eric e pela sua equipa mas ainda vou ter de perceber o que aconteceu”, afirmou.