Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Comentários pós classificação – Marussia – GP da Austrália 2013

F112-pic-espanha-sexta350-300x180.jpg
Jules Bianchi, 19° colocado – 1:48:147s

“As condições estavam muito difíceis na minha primeira classificação, especialmente porque antes disso não tinha tido nenhuma experiência com o carro no molhado. Não nego que estou um pouco desapontado e a até mesmo assustado. Ontem, os treinos livres no seco foram bastante promissores e seria mais fácil para saber onde estamos realmente em termos de performance, mas tentamos fazer o nosso melhor com o que temos. No geral, estou muito feliz com o trabalho que fizemos e com a nossa posição no grid em comparação a nossos rivais, principalmente por termos ficado a frente da Caterham e bem próximo dos carros mais a frente. Espero que tenhamos mais tempo no seco por ser meu minha primeira corrida. Honestamente, não importa as condições meteorológicas de amanhã, este é um momento especial para mim e quero aproveitá-lo ao máximo.”

Max Chilton, 20° colocado – 1:48:909s

“Estou bem satisfeito com nosso resultado se levarmos em consideração as circunstâncias. Não esperava ficar sentado nos boxes durante 30 minutos vendo um rio se formar no circuito enquanto que eu participava da minha primeira classificação na F1. Com a melhora da condição da pista nos minutos finais do Q1, eu sabia que nossa última volta seria muito importante. Estávamos melhorando em todos os setores, o que me tranquilizou, só estou um pouco desapontado por minha última volta ter sido atrapalhada por uma bandeira amarela. Meu foco já está no domingo agora, faça chuva ou faça sol.”

John Booth – Chefe da equipe

“Enfrentar uma classificação como a de hoje foi um grande desafio para nossos dois pilotos novatos na categoria, mas acreditamos neles e hoje, eles nos retribuíram esta confiança. Chilton e Bianchi se comportaram perfeitamente no que deve ter sido uma classificação assustadora e estamos muito satisfeitos com nossa posição no grid. Tenho que admitir que estou desapontado por ter tido uma classificação sob chuva. O carro nos pareceu muito bom em condições secas e esperávamos usar a classificação como barômetro para nossa performance em relação aos rivais. Contudo, isto é F1, estamos felizes com este começo da equipe e esperamos que continue assim pelo resto da temporada.
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Comentários pós classificação – Caterham – GP da Austrália 2013

F1-vandergarde-jerez-2013-teste-primeiro-dia350-300x180.jpg
Giedo van der Garde, 21° colocado – 1:49:519s

“Honestamente, estou desapontado com nossa posição de hoje pois acho que poderíamos ter classificado mais a frente. Fizemos várias mudanças no carro durante o terceiro treino livre e ele estava bem melhor, o que tinha me deixado confiante para a classificação. A demora para começar o treino classificatório não ajudou, mas eu estava calmo e ansioso para entrar na pista. As condições eram as mesmas para todo mundo, a pista estava muito difícil e acabei rodando e batendo, o que me forçou a voltar para os boxes para trocar o asa dianteira. A equipe trabalhou bem e pude voltar rapidamente a pista. No final do Q1, quando mudamos para pneus intermediários, o carro estava ótimo. Na minha última volta, quando estava mais rápido, tive que abortar por causa das bandeiras amarelas. Foi uma pena pois tenho certeza que teríamos ganho algumas posições, mas a vida é assim. Agora temos que trabalhar duro para a corrida. Começando no final do grid, tentaremos evitar as confusões da largada e concentrar para chegarmos no final da corrida. Se estiver chovendo de novo, já saberemos como a pista estará.”

Charles Pic, 22° colocado – 1:50:626s

“Algumas vezes as classificações são como hoje. Obviamente, não estamos onde queríamos, mas tínhamos um bom ritmo durante boa parte do treino, especialmente quando calçamos os pneus intermediários. Isto aconteceu nos últimos cinco minutos de treino, as condições não estavam boas, estava difícil manter o carro na pista devido a grande quantidade de poças d’água, mas quando tudo estava melhorando eu cometi um erro, acabei tocando em uma barreira de pneus e tive que voltar aos boxes. Eu estava mais rápido mas a sorte não estava do nosso lado hoje. Nosso ritmo era similar aos de alguns carros na nossa frente, mas não conseguimos completar nossas voltas rápidas. Para domingo, estamos confiantes que nosso ritmo será bom o suficiente.”
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Comentários pós classificação – McLaren – GP da Austrália 2013

F1-button-australia-2013-treinos-sexta350.jpg
Sergio Perez

“Mesmo se o treino ainda não acabou, foi um dos mais dramáticos da minha carreira, cheio de suspense e reviravoltas. Mas mesmo se esta dificuldade complicou a vida das equipes, conseguimos fazer um ótimo trabalho. Estávamos calmos e focados durante todo o treino, mesmo durante toda a espera e, como resultado, Jenson e eu sempre estivemos com tudo sob controle. Nossa agenda está cheia para amanhã, teremos um espaço muito curto entre classificação e corrida, e isto será difícil para todos, especialmente para os que trabalham nos boxes. Pessoal, agradeço desde já pelo trabalho de vocês, está certo?! Eu acho que os comissários da FIA acertaram em adiar o Q2 e Q3. A condição da pista estava ficando perigosa, em termos de visibilidade e de falta de aderência. Amanhã será um dia difícil para nós, mas nosso objetivo é marcar pontos com os dois carros, pois nosso carro talvez ainda não seja bom o suficiente para lutarmos pela vitória.”

Jenson Button

“Um treino que para e recomeça como o de hoje é difícil para todo mundo. Para os pilotos, significa ter que se preparar repetidamente, seria como pedir a Usain Bolt de se preparar para os 100 metros cinco vezes consecutivas, e anular quatro delas. Isto cria um certo nível de stress e fatiga psicológica em qualquer atleta, mas é ainda pior para os fãs que esperaram o dia inteiro e, para alguns sob chuva, sem nem ao menos ver os carros saírem para a pista. Então, sinto muito por eles, pois os fãs são o que todo esporte tem de mais importante, por isso espero que possamos nos redimir amanhã proporcionando uma ótima corrida. Ainda assim, acredito que a FIA não teve muita escolha. A decisão de adiar o Q2 e Q3 para amanhã foi acertada. Diante disto, o adiamento da fase final da classificação para a manhã de domingo significa que eu não vou ser capaz de ir tomar meu café na praia, que faz parte da minha tradicional rotina pré-corrida daqui de Melbourne. Mas talvez isso não seja uma coisa tão ruim pois vou ser capaz de guardar esta tradição como um “amuleto de sorte”, já que não acho que seremos rápidos o suficiente para vencer a corrida, por isso que minha tradição de “café-com-vitória” permanecerá intacta.”

Martin Whitmarsh – Chefe da equipe

“A chuva fez com que a seção de classificação de hoje se tornasse inviável, com isso só conseguimos completar o Q1. O Q2 e Q3 acontecerão amanhã as 11 horas, até lá, os carros permanecerão no parc fermé. Começamos o Q1 de hoje com pneus de chuva, mas Jenson logo percebeu que poderíamos usar os intermediários, e logo mostrou que estava certo quando fez a melhor volta daquele momento. Checo seguiu o exemplo e também conseguiu uma volta rápida e sem erros. Esperamos ter um tempo seco amanhã e, obviamente, não conseguimos muitas informações sobre o comportamento do carro no treino de hoje. Veremos o que vai acontecer.”
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Vettel lidera dobradinha da Red Bull no grid em Melbourne

F1-vettel-australia-2013-sabado730.jpg

Sebastian Vettel tirou proveito máximo da pista cada vez mais seca para bater seu companheiro de equipe na Red Bull, Mark Webber, na disputa pela pole position para o GP da Austrália.

O asfalto úmido para os segmentos adiados da classificação aumentaram as esperanças de um grid surpreendente, mas a Q3 foi realizada com pneus slick em um circuito praticamente seco, e o domínio foi da equipe campeã.

Vettel se colocou 1.5s à frente do pelotão com sua volta em 1m27.407s. Webber parecia preparado para bater a marca até que um erro na penúltima curva o deixou 0.420s atrás. Vettel estava baixando ainda mais em sua volta subsequente quando ficou claro que ninguém poderia alcançá-lo.

Lewis Hamilton começou bem na Mercedes com o terceiro lugar, a 0.6s de Vettel. Ele ficou três colocações à frente de seu companheiro Nico Rosberg, apesar de o alemão ter sido o mais veloz quando a pista estava molhada. Ele liderou confortavelmente a Q2.

As Ferraris ficaram entre as Mercedes, com Felipe Massa superando o companheiro Fernando Alonso para garantir o quarto lugar por 0.003s. A quarta fila será preenchida pela dupla da Lotus, Kimi Raikkonen à frente de Romain Grosjean.

Paul di Resta (Force India) chegou a estar em segundo no começo da Q3, quando os intermediários ainda eram a melhor escolha. Porém, ele caiu para nono com os slicks, à frente de Jenson Button (McLaren), o primeiro a sair com os pneus para pista seca na sessão decisiva.

Confira o grid:pos. Nº Piloto Equipe Q1 Q2 Q3 Voltas
1 1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 1:44.657 1:36.745 1:27.407 27
2 2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 1:44.472 1:36.524 1:27.827 26
3 10 Lewis Hamilton Mercedes 1:45.456 1:36.625 1:28.087 29
4 4 Felipe Massa Ferrari 1:44.635 1:36.666 1:28.490 23
5 3 Fernando Alonso Ferrari 1:43.850 1:36.691 1:28.493 26
6 9 Nico Rosberg Mercedes 1:43.380 1:36.194 1:28.523 28
7 7 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 1:45.545 1:37.517 1:28.738 27
8 8 Romain Grosjean Lotus-Renault 1:44.284 1:37.641 1:29.013 25
9 14 Paul di Resta Force India-Mercedes 1:45.601 1:36.901 1:29.305 23
10 5 Jenson Button McLaren-Mercedes 1:44.688 1:36.644 1:30.357 24
11 11 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 1:45.930 1:38.067 19
12 15 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1:47.330 1:38.134 19
13 18 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1:44.871 1:38.778 19
14 19 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 1:46.450 1:39.042 20
15 6 Sergio Perez McLaren-Mercedes 1:44.300 1:39.900 18
16 17 Valtteri Bottas Williams-Renault 1:47.328 1:40.290 19
17 16 Pastor Maldonado Williams-Renault 1:47.614 11
18 12 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1:47.776 10
19 22 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 1:48.147 11
20 23 Max Chilton Marussia-Cosworth 1:48.909 11
21 21 Giedo van der Garde Caterham-Renault 1:49.519 11
22 20 Charles Pic Caterham-Renault 1:50.626 10
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Kimi Raikkonen usa tática para vencer GP da Austrália

F113-Australiapodio.jpg

Um resultado de certa forma surpreendente marcou a etapa de abertura da temporada 2013 da Formula 1, o GP da Austrália. A vitória neste domingo (17/03) ficou com Kimi Raikkonen, a segunda dele nesse retorno à categoria pela Lotus e 20ª na carreira, iniciada em 2001 e interrompida em 2010 e 2011.

O piloto finlandês foi apenas o sétimo no grid, decidido excepcionalmente no domingo pela manhã (pelo horário local). Raikkonen fez duas paradas nos boxes contra três de todos os seus principais adversários, os pilotos da Ferrari e da Red Bull.

Fernando Alonso foi o segundo colocado, 12s451 atrás do vencedor. A diferença entre os dois pilotos praticamente dobrou nas voltas finais, já que o espanhol viu que não teria mais chances. Sebastian Vettel (Red Bull), que largou na pole position e liderou o primeiro trecho da corrida, completou o pódio em terceiro.

Felipe Massa começou bem a temporada e cruzou em quarto. Único brasileiro na pista, o piloto da Ferrari largou na frente de seu companheiro de equipe e só foi superado por ele após a segunda parada de ambos nos boxes, em uma tática bem executada pelo espanhol, que superou de uma só vez Massa e Vettel.

Lewis Hamilton estreou na Mercedes com um quinto lugar. Atrás dele chegou Mark Webber (Red Bull), que fez uma péssima largada de segundo no grid e não conseguiu mais se recuperar. O sétimo foi Adrian Sutil (Force India), outro que fez grande apresentação, apenas dois pit stops e chegou a liderar. Atrás dele ficou Paul di Resta, seu colega de escuderia.

A McLaren foi a grande decepção do fim de semana. O melhor da equipe foi Jenson Button, em nono. Sergio Perez, que fez sua estreia na nova equipe, pressionou fortemente a Lotus de Romain Grosjean em busca do ponto do décimo lugar, mas não conseguiu e cruzou em 11º.

Vettel se manteve em primeiro após a largada, seguido pelas Ferraris de Massa e Alonso (com cada um tendo ganho duas posições), Hamilton, Raikkonen, Rosberg e Webber. O piloto da Lotus ultrapassou o da Mercedes na terceira volta. Já na quinta começaram as paradas nos boxes, inauguradas por Button. Vettel parou na oitava, Massa na nona, Alonso e Raikkonen na décima, Hamilton na 14ª e Rosberg na 15ª. As posições principais se mantiveram.

Webber fez seu segundo pit stop já na 19ª volta, duas antes de Alonso, que mudou a tática para ganhar posições. Na 22ª Sutil parou pela primeira vez, quando já ocupava a liderança, seguido por Vettel (que o ultrapassou na pista instantes depois). Massa entrou na 24ª passagem e voltou atrás do alemão e de Alonso, que ficou na frente de ambos.

Na 31ª volta, Hamilton foi sendo ultrapassado e teve que entrar nos pits para a sua segunda parada. Raikkonen, então líder, parou na 35ª, colocando pneus médios que iriam durar até o final. Massa, contrariando o que havia feito antes, antecipou sua terceira parada para a 37ª volta, uma antes de Vettel e três de Alonso. Hamilton precisou fazer um terceiro pit stop na43ª volta.

Sutil liderava a corrida na ocasião. O alemão, no entanto, foi ultrapassado por Raikkonen na 43ª volta e por Alonso na 46ª, um pouco antes de parar pela segunda e última vez, para colocar os pneus supermacios. O alemão estava em quarto, mas o desgaste dos compostos ainda o fez perder posições para Hamilton e Webber. Enquanto isso, Alonso tentava tirar a diferença para Raikkonen, sem sucesso.

A prova teve apenas três abandonos. Pastor Maldonado (Williams) rodou no final da reta dos boxes na 25ª volta, duas antes de Nico Rosberg estacionar sua Mercedes com problemas eletrônicos. Já Daniel Ricciardo deixou sua Toro Rosso nos boxes na 40ª das 58 voltas.

A segunda etapa da F1 acontece no próximo domingo, dia 24 de março, em Sepang (Malásia).

Classificação da prova:pos. Piloto Equipe Distância
1. Kimi Räikkönen Lotus 58 voltas, 1:30:03.225
2. Fernando Alonso Ferrari +12.451
3. Sebastian Vettel Red Bull +22.346
4. Felipe Massa Ferrari +33.577
5. Lewis Hamilton Mercedes +45.561
6. Mark Webber Red Bull +46.800
7. Adrian Sutil Force India +1:05.068
8. Paul di Resta Force India +1:08.449
9. Jenson Button McLaren +1:21.630
10. Romain Grosjean Lotus +1:22.759
11. Sergio Perez McLaren +1:23.367
12. Jean-Eric Vergne Toro Rosso +1:23.857
13. Esteban Gutiérrez Sauber +1 volta
14. Valtteri Bottas Williams +1 volta
15. Jules Bianchi Marussia +1volta
16. Charles Pic Caterham +2 voltas
17. Max Chilton Marussia +2 voltas
18. Giedo van der Garde Caterham +2 voltas
Abandonos
19. Daniel Ricciardo Toro Rosso +19 voltas
20. Nico Rosberg Mercedes +32 voltas
21. Pastor Maldonado Williams +34 voltas
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Raikkonen visa segundo título mundial

Kimi-Raikkonen-Lotus.jpg
No Grande Prêmio da Austrália, neste domingo, Raikkonen bateu Fernando Alonso e Sebastian Vettel com uma surpreendente estratégia de 2 paradas, contra 3 de seus adversários.

“Ganhar um grande prêmio é sempre bom e estamos felizes com a vitória mas nosso objetivo é vencer o campeonato,” falou Kimi. “Apesar da sétima posição da classificação, sempre estive confiante no nosso ritmo de corrida. Fui muito passivo no Q3, e ainda cometi um erro na minha volta rápida,” explicou ele.

Depois de uma boa largada que o colocou na quarta posição já na primeira volta, Raikkonen fez uma parada a menos que seus rivais.

“Eu sabia que o carro estava bom. Estava bem confiante antes da corrida, mas tudo poderia acontecer na largada e na primeira volta. Fui cuidadoso e depois disso, tinha certeza que conseguiria um bom resultado. Desde o começo, nosso plano era fazer duas paradas, é sempre difícil prever o desgaste dos pneus nas primeiras corridas do ano. Acertamos na mosca, a equipe trabalhou muito bem. Seguimos o plano que estabelecemos, e tudo funcionou perfeitamente para nós. Poderia economizar os pneus ou andar mais rápido, se quisesse. Foi uma das vitórias mais fáceis da minha carreira,” completou Kimi.

Kimi Raikkonen conquistou em Melbourne sua segunda vitória pela equipe Lotus. As equipes agora se preparam para o segundo grande prêmio da temporada, que acontece já nesta semana, no circuito de Sepang, na Malásia.
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Alonso e Lauda: Red Bull ainda tem o carro mais rápido

F1-alonso-vettel-australia-2013-corrida-domingo730.jpg

A super crítica imprensa italiana se declarou satisfeita com o resultado da abertura da temporada 2013.

“Todos haviam apostado em uma vitória de (Sebastian) Vettel na Austrália, mas aquele que atacava precisou se defender”, afirmou o diário esportivo Gazzetta dello Sport.

“A Ferrari está competitiva, apenas (Kimi) Raikkonen foi mais rápido. A temporada começou bem”, disse o Corriere dello Sport.

Claramente, apesar da vitória de Raikkonen, a Ferrari ainda considera a Red Bull sua maior rival em 2013. “Vejo a Red Bull e Vettel em particular como nossos maiores rivais”, confirmou o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo.

Porém, Fernando Alonso avisou: “A Red Bull tem claramente o carro mais veloz do pelotão. Eles viram um pouco de degradação dos pneus (em Melbourne), mas isso não significa que não são os mais rápidos”.

Niki Lauda concorda: “Vettel não precisa se preocupar demais. Melbourne foi simplesmente frio demais para eles, enquanto a próxima corrida (Malásia) será quente. A Red Bull voltará a andar na frente”, declarou o austríaco à emissora alemã RTL.
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Interlagos pode perder o GP do Brasil, segundo Castroneves

F1-gp-brasil-2012-carros-reta-principal730.jpg

O GP do Brasil pode estar destinado a sair de Interlagos. O Autódromo José Carlos Pace é considerado talvez o pior circuito da Fórmula 1 em termos de instalações. Agora, surgiram rumores sobre uma troca de local.

“No Brasil, a situação econômica é muito forte”, declarou Helio Castroneves, da Fórmula Indy, cuja categoria correrá nas ruas de São Paulo em maio.

“Eu ouvi agora que a Fórmula 1 pode sair de São Paulo para o sul do Brasil. Obviamente, tudo diz respeito a quanto os promotores estão dispostos a gastar. Acredito que há mais do que apenas interesse”, acrescentou o piloto da Penske.
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Sepang terá duas zonas de DRS em 2013

bf678_f1-sepang-2011-preview-vmm.jpg
A FIA estabeleceu duas zonas de DRS para o Grande Prêmio da Malásia, uma a mais do que em 2012. A detecção para a primeira zona será entra as curvas 12 e 13, com o uso do DRS permitido ao longo da reta oposta. A segunda zona, que terá a detecção na entrada da curva 15, irá do começo ao fim da reta dos boxes.

O ciruito internacional de Sepang, desenhado por Hermann Tilke, organizará, neste final de semana,seu 15° Grande Prêmio de F1, tendo estreado como abertura do campeonato de 1999.
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Ferrari admite que troca de túnel de vento afetará desenvolvimento do carro de 2014

Massa-e-Alonso-Australia-2013.jpg
Nikolas Tombazis, projestista chefe da Ferrari, admitiu que a mudança do túnel de vento usado pela equipe, atualmente Maranello está usando o equipamento da Toyota, para o da própria Ferrari, afetará o desenvolvimento do bólido de 2014. Depois de enfrentar problemas com seu equipamento no ano passado, a Ferrari decidiu fechar seu túnel para manutenção, que está programada para acabar em outubro deste ano. Testes aerodinâmicos para o carro de 2014 já estão sendo feitos no túnel da Toyota, mas esses trabalhos estão programados para retornar a Itália uma vez que a manutenção do túnel ferrarista tenha acabado.

“Toda mudança de túnel de vento está associada a algum risco,” falou Tombazis. ” O ideal seria ter acabado o trabalho que estamos fazendo para poder voltar a usar nosso novo túnel de vento, que está inteiramente renovado e no qual confiamos totalmente. A decisão que tomamos, de transferir o trabalho para nosso túnel, assim que este estiver pronto, não é a ideal, mas quanto mais cedo a mudança, melhor,” continuou.

Tombazis sublinhou a importância desta manutenção do túnel de vento, tendo em conta que a equipe sofreu bastante com os problemas apresentados nos carros anteriores (desenvolvidos com um equipamento atrasado em relação aos dos rivais).

“Não é nenhum segredo que estamos realizando uma melhora muito importante. Isto acaba nos colocando em uma situação complicada, mas não podíamos mais adiar. Estamos sofrendo uma pressão extra para que tudo esteja pronto na data esperada e, ainda por cima, temos que usar o equipamento de outra montadora. A tecnologia do nosso túnel tem estado abaixo da dos nossos rivais, e esperamos estar de volta ao mesmo patamar em outubro deste ano,” completou Tombazis.
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Alonso: Lotus não está fora do alcance da Ferrari

F1-alonso-malasia-2013-rosto-quinta730.jpg

A Ferrari é capaz de alcançar tudo o que a Lotus conseguiu no GP da Austrália, avalia Fernando Alonso.

“Creio que o ritmo da Lotus foi muito bom, mas nada que não pudéssemos fazer”, disse o espanhol no paddock de Sepang. “Eles tiveram uma corrida muito limpa, sem tráfego, e uma ótima estratégia, mas o ritmo não foi nada fora do alcance. Aqui, podemos lutar um pouco mais de perto”.

Alonso acredita que o GP da Malásia deste fim de semana será um indicador melhor de progresso do que o Albert Park de Melbourne. “Temos um carro mais ou menos competitivo, na Austrália tudo funcionou bem para nós”, afirmou Alonso. “Mas é verdade que o circuito da Austrália é bastante estranho”.

“Para nós, Sepang é uma certa confirmação. Precisamos confirmar que o carro está tendo uma boa performance após as sensações positivas no inverno e na Austrália. Este é um teste muito real para nós, e subir novamente ao pódio é uma ótima meta”.
autoracing.com

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel venceu GP da Malásia

ng2454574.jpg

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) assumiu, este domingo, a liderança do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 ao vencer o Grande Prémio da Malásia, à frente do seu companheiro de equipa Mark Webber e do britânico Lewis Hamilton (Mercedes).

O tricampeão mundial, que partiu da "pole position", concluiu a prova em 1:38.56,681 horas (a uma média de 188,231 km/hora), deixando Webber a 4,298 e Hamilton a 12,181, e beneficiou do abandono do espanhol Fernando Alonso (Ferrari), depois de ter danificado o seu o monolugar na partida.

Com este triunfo, o 27.º da carreira na Fórmula 1, Vettel assumiu a liderança da classificação de pilotos, ao somar 40 pontos, mais nove do que o finlandês Kimi Raikkonen (Lótus), que não foi além do sétimo lugar. A Red Bull lidera a classificação de construtores ao contabilizar 66 pontos, enquanto Lótus e Ferrari dividem o segundo posto, com 40.

Jn

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Vettel lidera dobradinha da Red Bull no GP da Malásia

F113-podioMalasia.jpg

Domínio da Red Bull no GP da Malásia, a segunda etapa da Formula 1 em 2013. Sebastian Vettel obteve a sua primeira vitória na temporada, e com isso assume também a liderança do campeonato.

Mark Webber completou a dobradinha da equipe, tendo liderado a maior parte da prova. O australiano foi ultrapassado pelo alemão na 46ª das 56 voltas, na manobra que decidiu o resultado final. A disputa rendeu uma animosidade entre os dois colegas no pódio.

As Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg apareceram na sequência e acompanharam de perto os carros da Red Bull ao longo de todo o tempo. Nas voltas finais o inglês foi fortemente pressionado pelo alemão, mas as posições não se alteraram, já que a equipe ordenou via rádio que os carros deveriam ser “trazidos para casa”.

Felipe Massa foi quinto colocado, sem conseguir acompanhar o ritmo dos quatro primeiros. Seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, abandonou na segunda volta ao perder sua asa dianteira, resultado de um toque com Vettel na largada.

As Lotus, assim como ocorreu na Austrália, fizeram uma parada nos boxes a menos do que as principais equipes, três contra quatro. Romain Grosjean chegou na sexta posição, seguido por Kimi Raikkonen. Nico Hulkenberg (Sauber), Sergio Perez (McLaren) e Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) completaram a zona de pontuação.

A prova começou com pista molhada e todos os pilotos com pneus intermediários. Vettel se manteve em primeiro e Alonso pulou para segundo. Ambos se tocaram de leve e o espanhol passou a ser pressionado por Webber, até perder totalmente o bico e parar na área de escape no começo da segunda volta. Massa chegou a cair para sétimo, depois foi para sexto com o abandono do colega. A ordem passou a ser: Vettel, Webber, Hamilton, Button, Rosberg e Massa.

Na terceira volta Rosberg superou Button. Com a pista secando, os pilotos logo na sexta volta começaram a parar para trocar pneus, começando com Vettel e Massa. Webber, Hamilton e Button entraram na oitava e Rosberg na nona. Um fato curioso aconteceu com Hamilton, que parou por engano nos boxes de sua antiga equipe, a McLaren.

Webber, com pneus duros enquanto a maioria dos demais pilotos calçava médios, assumiu a liderança com Vettel logo atrás. O australiano, no entanto, foi o primeiro a fazer o segundo pit stop, logo na 20ª volta. Massa e Grosjean entraram na 21ª, Hamilton, Button e Raikkonen na 22ª, Vettel e Rosberg na 23ª. Massa e Vettel colocaram compostos duros, ao contrário dos demais. Os dois carros da Force India abandonaram nesse período, com problemas nas rodas.

Hamilton fez sua terceira parada na 31ª volta, uma antes de Webber e Rosberg. Vettel parou na 33ª e Massa na 34ª volta, todos colocando pneus duros. Button, que ficou mais tempo na pista, chegou a liderar mas logo foi ultrapassado por Webber, entrando em seguida. No entanto, uma roda mal apertada em sua McLaren o fez perder muito tempo, e inclusive o fez abandonar nas voltas finais. Pastor Maldonado (Williams) e Daniel Ricciardo (Toro Rosso) também não chegaram ao final.

A esta altura Hamilton aparecia em segundo, mas Vettel o superou na 39ª volta. Massa era quinto, bem atrás de Rosberg. O inglês inclusive inaugurou a quarta rodada de pit stops na 42ª volta. Vettel e Rosberg entraram na 43ª e Webber na 44ª, este colocando compostos duros, enquanto os rivais calçaram médios. Na 45ª volta Rosberg chegou a ultrapassar Hamilton, mas levou o troco e os dois tiveram que manter suas posições até o final.

Massa parou pela quarta vez na 47ª volta. Regressou em oitavo, mas ultrapassou Perez, Raikkonen e Grosjean para se posicionar em quinto. Hulkenberg tomou a oitava posição de Perez, enquanto as Red Bulls duelavam na frente. Após muito pressionar, em uma disputa muito dura, Vettel conseguiu passar para a frente restando 10 voltas para o final, e depois foi aumentando a sua vantagem.

A terceira etapa acontece dentro de três semanas, no dia 14 de abril, em Xangai (China).

Classificação da prova:pos. Piloto Equipe Tempo/Dif.
1. Sebastian Vettel Red Bull 1:38:56.681
2. Mark Webber Red Bull +4.298
3. Lewis Hamilton Mercedes +12.181
4. Nico Rosberg Mercedes +12.640
5. Felipe Massa Ferrari +25.648
6. Romain Grosjean Lotus +35.564
7. Kimi Räikkönen Lotus +48.479
8. Nico Hülkenberg Sauber +53.044
9. Sergio Perez McLaren +1:12.357
10. Jean-Eric Vergne Toro Rosso +1:27.124
11. Valtteri Bottas Williams +1:28.610
12. Esteban Gutiérrez Sauber +1 volta
13. Jules Bianchi Marussia +1 volta
14. Charles Pic Caterham +1 volta
15. Giedo van der Garde Caterham +1 volta
16. Max Chilton Marussia +2 voltas
Abandonos
17. Jenson Button McLaren +3 voltas
18. Daniel Ricciardo Toro Rosso +5 voltas
19. Pastor Maldonado Williams +11 voltas
20. Adrian Sutil Force India +29 voltas
21. Paul di Resta Force India +34 voltas
22. Fernando Alonso Ferrari +55 voltas

Volta mais rápida: Perez, 1min39s199
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Ferrari assume culpa por deixar Alonso na pista com asa danificada

F113-AlonsoMalasia.jpg
Stefano Domenicali confirmou que foi decisão da Ferrari deixar o carro danificado de Fernando Alonso na pista no GP da Malásia, o que causou o abandono dele na segunda volta. O espanhol partiu para cima de Sebastian Vettel na largada, mas tocou na Red Bull e afetou a asa dianteira, que caiu totalmente mais tarde durante disputa com Mark Webber.

A Ferrari esperava que Alonso pudesse se segurar na pista por mais algumas voltas, para poder colocar pneus para pista seca, já que a pista ainda estava molhada na ocasião. “Assumimos um risco que não compensou”, admitiu o chefe da equipe. “Após o toque, a corrida não tinha terminado e eu considerava a situação de que haveria uma transição de molhado para seco. Em condições normais, você viria (para os pits), mas nesta transição você acredita que a asa pode sobreviver. Infelizmente, a asa não suportou”.

“A decisão foi do pitwall”, acrescentou. “Obviamente Fernando pode sentir isso no carro, mas ele não podia ver o dano. Assumimos a responsabilidade como uma equipe. O toque (no carro de Vettel) foi infeliz porque poderíamos ter levado pontos positivos desta corrida. Fernando não está feliz por sair com zero pontos, mas ele está otimista, porque sabe que temos algo pela frente”, concluiu Domenicali.
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Comentários pós corrida – Red Bull – GP da Malásia 2013

F1-vettel-australia-2013-travada-corrida350.jpg
Sebastian Vettel, 1º colocado
Eu errei hoje. Adoraria ter uma boa desculpa, mas não tenho. Consigo entender a frustração de Mark e o fato de a equipe não estar satisfeita com o que fiz hoje; eu devo uma explicação a ele e à toda a equipe. Vou tentar explicar mais tarde. Nós conversamos sobre esta situação e o que faríamos quando acontecesse muitas vezes, e normalmente não acontece, mas ocorreu hoje e eu deveria ter transformado o pedido em ação. Recebi o pedido e o ignorei. Mark e eu estamos acostumados a lutar um contra o outro quando estamos próximos, mas considerando como estão os pneus agora e sem saber quanto tempo eles vão durar, foi um risco extremamente grande ignorar a ordem de ficar em segundo. Poderíamos ter terminado em oitavo ou nono após destruir os pneus naquelas duas voltas; eu me coloquei acima de uma decisão da equipe, o que foi errado. Não tive a intenção de fazer isso e peço desculpas. Não estou feliz por ter vencido, cometi um erro e voltaria atrás se pudesse. Agora, não está nada fácil, e devo desculpas a Mark e à equipe.

Mark Webber, 2º colocado
Acho que Sebastian me respeita e eu o respeito, mas a situação de hoje não foi bem gerenciada. É difícil comentar tudo agora depois da prova; quando estamos correndo no limite e forçando ao máximo, é a pior situação para uma equipe. Tenho certeza que eles sabem que as coisas podem dar errado. Também há um pouco de história nisso; nas últimas 15 voltas, minha mente estava pensando em muitas coisas, mas eu estava satisfeito com minha pilotagem. Tentei isolar o que aconteceu no final e saímos com muitos pontos, mas é claro que não estou satisfeito com o resultado. Isso coloca pressão em algumas pessoas, e, infelizmente, não há como voltar atrás. Sei que as pessoas querem ver emoção pura depois dessas situações, mas precisamos permanecer calmos. Temos três semanas até a próxima etapa, então há tempo para acertarmos as coisas.

Christian Horner, chefe da equipe
Antes de falar sobre qualquer coisa, foi uma performance fenomenal da equipe, do carro e dos mecânicos, que fizeram pit-stops incrivelmente rápidos hoje. Nós fizemos nosso melhor tempo na segunda parada de Mark, possivelmente um novo recorde no pitlane. Obviamente, há muito a ser debatido sobre o que ocorreu no final da corrida. Nossa posição após aquele último pit-stop era gerenciar a prova até o final e conservar os nossos pneus, levar os carros até a chegada e marcar o maior número possível de pontos. Infelizmente, os interesses dos pilotos algumas vezes podem entrar em conflito com os da equipe. Sebastian decidiu fazer o que bem entendesse e lutar com Mark, felizmente ultrapassando de maneira limpa e trocando a ordem na bandeirada. É frustrante. A Fórmula 1 é um esporte de equipe e individual, e algumas vezes há um conflito entre o desejo do piloto e o interesse da equipe. O que aconteceu hoje é algo que não deveria ter acontecido. Sebastian pediu desculpas, e vamos discutir isso internamente como equipe.

autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Segundo Marko, Red Bull perdeu o controle da situação

f1-helmut_marko-650-300x198.jpg
Helmut Marko, um dos homens fortes da Red Bull, admitiu que a batalha pela liderança do Grande Prêmio da Malásia, entre Sebastian Vettel e Mark Webber, estava “fora do controle”. Apesar de receber várias ordens do chefe da equipe, Christian Horner, para não atacar Webber e continuar com o plano pré-estabelecido, Vettel desobedeceu e tomou a primeira posição deixando Webber extremamente desapontado e Marko sem saber o que falar.

“A corrida estava difícil por isso falamos para os pilotos para continuarem onde estavam pois não sabíamos como os pneus se comportariam perto do final,” falou Marko. “Mas não tínhamos mais controle sobre eles. Foi Christian que disse que os pilotos precisavam economizar pneus e deviam continuar em suas posições. Vettel estava logo atrás e, de repente, os dois estavam brigando por posições. Nestes momentos, não é possível conversar com pilotos de corrida,” continuou.

Marko falou que a equipe organizará reuniões internas antes do Grande Prêmio da China no próximo mês. A dupla de pilotos está sem se falar desde o ocorrido.

“Vamos conversar com eles pois temos que controlá-los. Não somos como outras equipes que têm um piloto número um. Tratamos os pilotos de maneira igual,” completou Marko.
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Segundo Berger, Vettel usou seu “instinto animal”

F1-berger-italia-2008-sabado730-300x147.jpg
O ex-piloto da F1, Gerhard Berger, disse que Sebastian Vettel fez o que lhe é mais natural, quando ignorou as ordens da equipe e ultrapassou Mark Webber pela vitória do Grande Prêmio da Malásia, chegando a dizer que títulos mundiais não podem ser conquistados sem um pouco de egoísmo. Vettel foi altamente criticado depois da corrida e se desculpou rapidamente com a equipe e com seu companheiro, mas Berger argumentou que ele estava dominado pelo seu “instinto animal”.

“Para ganhar um campeonato mundial três ou quatro vezes, você precisa ser egoísta,” falou Berger. “Esses caras têm um instinto animal enorme. Eles não conseguem escutar a razão e fazem o que o coração manda. Isto faz parte do sucesso de Vettel e ninguém, que seja companheiro ou chefe, conseguirá mudá-lo,” completou Berger.

A vitória no Grande Prêmio da Malásia ajudou Vettel a assumir a ponta do campeonato de pilotos, 9 pontos a frente de Kimi Raikkonen.
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Equipes da Formula 1 deverão ter teste extra em 2014

F112-barcelona-teste-dia36152.jpg

As equipes da Fórmula 1 deverão realizar um teste de pré-temporada extra em 2014 a fim de ter mais tempo de pista com os novos motores V6 turbo.

As equipes vinham pedindo um primeiro teste antecipado, mas apesar de ser impossível adiantar significativamente o primeiro teste, uma proposta visando acrescentar um quarto teste de pré-temporada está sendo apresentada.

“Há o que parece ser uma proposta madura de ter um teste adicional (na pré-temporada), e nós somos completamente favoráveis”, declarou Rob White, diretor de gerenciamento da Renault Sport F1, ao site Autosport. “Eu não sei qual seria o formato ou onde aconteceria, mas assumimos que será uma sessão adicional para todas as equipes e não opcional, já que todos irão querer e precisar dela”.

Havia sugestões de que um teste do motor V6 poderia ser realizado neste ano, mas, de acordo com White, seria tarde demais para marcar uma estréia tão antecipada. Isso se deve ao tempo exigido para finalizar as especificações do projeto e a fabricação dos motores.

“É um debate que agora está mais ou menos encerrado por causa do tempo, já que os carros andarão pela primeira vez no próximo ano”, disse White. “Vamos pegar outubro como exemplo apenas para pensar nas consequências. Se você vai testar em outubro, teria de construir os motores em setembro”.

“A dificuldade é que as peças necessárias para construir esses motores precisarão ser fabricadas, digamos, três meses antes, porque você iria querer que elas fossem peças de corrida. Nós teríamos de decidir exatamente qual seria a especificação delas até maio”.

“Presumivelmente, nós iríamos querer acumular alguma experiência com aquelas peças nas bancadas de teste antes de ir para a pista, portanto elas precisariam existir agora ou muito em breve. Nós ainda estamos projetando partes, e algumas delas ainda não foram feitas. No cronograma atual do projeto, simplesmente não é possível colocar um motor representativo no carro até outubro”.
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Classificação da Fórmula 1

O GP da Austrália teve como vencedor Kimi Raikkonen (Lotus) e Sebastian Vettel (Red Bull) ganhou na Malásia. Restam 17 das 19 provas para o término da temporada 2013.

Coloque nos seus favoritos e venha sempre conferir a classificção atualizada da Formula 1!

Os 10 primeiros colocados pontuam desta maneira em cada corrida:1º 25
2º 18
3º 15
4º 12
5º 10
6º 8
7º 6
8º 4
9º 2
10º 1
F1-vettel-australia-2013-sabado730.jpg

Classificação após duas etapas:

Pilotos:pos Piloto Equipe Pontos
1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 40
2 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 31
3 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 26
4 Lewis Hamilton Mercedes 25
5 Felipe Massa Ferrari 22
6 Fernando Alonso Ferrari 18
7 Nico Rosberg Mercedes 12
8 Romain Grosjean Lotus-Renault 9
9 Adrian Sutil Force India-Mercedes 6
10 Paul di Resta Force India-Mercedes 4
11 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 4
12 Sergio Perez McLaren-Mercedes 2
13 Jenson Button McLaren-Mercedes 2
14 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1
15 Valtteri Bottas Williams-Renault 0
16 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 0
17 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 0
18 Charles Pic Caterham-Renault 0
19 Giedo van der Garde Caterham-Renault 0
20 Max Chilton Marussia-Cosworth 0
21 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 0
22 Pastor Maldonado Williams-Renault 0

Construtores:

Pos Equipe Pontos
1 Red Bull Racing-Renault 66
2 Lotus-Renault 40
3 Ferrari 40
4 Mercedes 37
5 Force India-Mercedes 10
6 Sauber-Ferrari 4
7 McLaren-Mercedes 4
8 STR-Ferrari 1
9 Williams-Renault 0
10 Marussia-Cosworth 0
11 Caterham-Renault 0
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Berger: Pilotos como Vettel, Senna e Schumacher são egoístas nas disputas

gerhard-berger-640.jpg

Gerhard Berger se recusou a acompanhar a onda de críticas sobre Sebastian Vettel no polêmico caso “Multi-21″, no qual ele desrespeitou ordens da Red Bull e ultrapassou seu companheiro de equipe Mark Webber. O ex-piloto austríaco colocou o alemão na galeria de lendas como Ayrton Senna e Michael Schumacher.

“Há pilotos como Senna, Schumacher ou Vettel, que desenvolvem um egoísmo extra na pista”, disse Berger ao jornal alemão Auto Bild. “Situações como a da Malásia trazem seu instinto assassino, onde se pode pensar em uma única coisa: eu quero ganhar a corrida!”

“Em última análise, é isso que faz de você um três, cinco ou sete vezes campeão mundial”, acrescentou o ex-companheiro de Senna, que tem opinião divergente por exemplo do campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, que classificou a atitude de Vettel em Sepang como uma falta de “honra” e “respeito”.

Por outro lado, Berger aconselha Mark Webber a “limpar sua boca, colocar o pé no chão e provar ao mundo que pode bater Sebastian Vettel”. O australiano disparou críticas contra o companheiro logo após o final da prova.

“Caras como Schumacher, Senna e Vettel irão sempre ignorar ordens de equipe, a menos que seja em benefício deles”, concluiu o austríaco.
autoracing.com

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
464
GP China: Primeira ´pole` de Hamilton na Mercedes

hamilton8.jpg

GP China: Primeira ´pole` de Hamilton na Mercedes

Lewis Hamilton vai largar este domingo da ´pole position` para o Grande Prémio da China.

O piloto britânico cumpriu a volta mais rápida ao circuito Internacional de Xangai em 1.34,484 minutos, garantindo a primeira ´pole position` desde que representa a Mercedes.

Hamilton gastou menos 277 milésimos de segundo que o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), que obteve o segundo melhor tempo.

O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) foi o terceiro mais rápido.

Tempos da sessão de qualificação:
1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1:34.484 (média de 207,692 km/h)
2. Kimi Räikkönen (FIN/Lotus-Renault) 1:34.761
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1:34.788
4. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1:34.861
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1:34.933
6. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1:35.364
7. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1:35.998
8. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) 2:05.673
9. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) (sem tempo na Q3)
10. Nico Hülkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) (sem tempo na Q3 e eliminado na Q2)
11. Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes) 1:36.287
12. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1:36.314
13. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1:36.405
14. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1:36.679
15. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1:37.139
16. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1:37.199
17. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1:37.769
18. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1:37.990
19. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1:38.780
20. Max Chilton (GBR/Marussia-Cosworth) 1:39.537
21. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1:39.614
22. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1:39.660

Fonte: A Bola

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Alonso obtém vitória dominante no GP da China

F1-alonso-china-2013-treinos-sexta730.jpg

Uma corrida recheada de estratégias distintas, boas disputas e até alguns toques. Esse foi o GP da China, a terceira etapa da F1 em 2013, que teve Fernando Alonso (Ferrari) como vencedor pela primeira vez no ano.

A segunda posição ficou com Kimi Raikkonen (Lotus), que recebeu a bandeirada 10s100 atrás do espanhol. Lewis Hamilton (Mercedes) completou o pódio, ele que largou na pole position.

Sebastian Vettel (Red Bull) foi quarto, tendo pressionado com força a Mercedes nas voltas finais. O alemão, ao contrário dos três rivais que chegaram na sua frente, terminou a corrida com pneus macios, enquanto que eles começaram com macios e terminaram com médios. O tricampeão ainda é o líder do campeonato.

Jenson Button (McLaren) foi quinto, ele que parou apenas duas vezes nos boxes, sendo que a maioria dos demais pilotos parou três vezes. Felipe Massa (Ferrari) foi sexto, em uma estratégia similar a dos três que acabaram no pódio.

A zona de pontuação foi completada por Daniel Ricciardo (Toro Rosso), Paul di Resta (Force India), Romain Grosjean (Lotus) e Nico Hulkenberg (Sauber). Foram quatro abandonos: Esteban Gutierrez (Sauber) acertou a traseira de Adrian Sutil (Force India) na quinta volta; Mark Webber (Red Bull), que largou dos boxes, perdeu um pneu pela pista na 16ª; e Nico Rosberg (Mercedes) teve problemas mecânicos na 22ª.

Hamilton manteve a liderança na largada, seguido por Alonso, Massa, Raikkonen, Rosberg, Grosjean e Ricciardo. Webber fez seu pit stop logo na primeira volta, para se livrar dos pneus macios. Na quinta, as Ferraris superaram Hamilton e foram para a ponta, e as duas Mercedes foram para os boxes logo em seguida. Alonso e Raikkonen entraram na sexta volta, Massa e Grosjean na sétima.

Com isso, os pilotos que largaram com pneus médios foram para a frente, com Hulkenberg em primeiro. Alonso, no meio do bolo, ultrapassou Jean-Eric Vergne (Toro Rosso), Di Resta e Sergio Perez (McLaren), enquanto Massa, mais atrás, precisou superar Webber e Valtteri Bottas (Williams). Na 14ª volta, Hulkenberg, Vettel e Di Resta foram para os boxes, enquanto a ação corria solta na pista em toques entre Webber e Vergne e outro entre Perez e Raikkonen.

Enquanto as McLarens não paravam, outros carros começaram a fazer seus segundos pit stops já na 19ª volta, mais precisamente Massa e Rosberg, que abandonou em seguida. Alonso tomou a liderança de Button na 21ª passagem, enquanto vettel superava Perez e Hamilton e Raikkonen paravam. Na 23ª, Alonso e Button foram aos pits, sendo seguidos por Perez uma volta depois.

Na ocasião, Vettel assumiu a liderança, seguido por Hulkenberg, Alonso e Button, Massa era oitavo. Na 26ª volta, a Ferrari passou para segundo, enquanto Hamilton foi para quarto na 29ª. Alonso tomou a ponta de Vettel em seguida, enquanto Hulkenberg ia aos boxes. Na 31ª, Raikkonen ultrapassou Button, e Vettel fazia sua segunda parada, uma antes de Di Resta. O tricampeão recuperou na pista uma posição perdida para Massa.

Raikkonen fez seu pit stop derradeiro na 34ª das 56 voltas. Na 36ª, Vettel tomou a terceira posição de Hamilton, que foi aos boxes pouco depois, na 37ª. Um pouco antes, Massa e Hulkenberg também pararam pela última vez, enquanto Alonso entrou na 41ª.

O espanhol foi para cima de Vettel e ganhou a liderança definitiva na 43ª volta. Na 44ª, Button foi superado por Raikkonen e Hamilton, e cinco voltas depois fez seu pit stop para colocar pneus macios. O piloto da Red Bull fez o mesmo na 51ª, duas antes de Di Resta. A partir daí, as posições ganharam contornos definitivos.

A quarta etapa da F1 acontece já no próximo final de semana, no dia 21 de abril: o GP do Bahrain.

Classificação da prova:pos. Piloto Equipe Tempo
1. Fernando Alonso Ferrari 1:36:26.945
2. Kimi Räikkönen Lotus +10.168
3. Lewis Hamilton Mercedes +12.322
4. Sebastian Vettel Red Bull +12.525
5. Jenson Button McLaren +35.285
6. Felipe Massa Ferrari +40.827
7. Daniel Ricciardo Toro Rosso +42.691
8. Paul di Resta Force India +51.084
9. Romain Grosjean Lotus +53.423
10. Nico Hülkenberg Sauber +56.598
11. Sergio Perez McLaren +1:03.860
12. Jean-Eric Vergne Toro Rosso +1:12.604
13. Valtteri Bottas Williams +1:33.861
14. Pastor Maldonado Williams +1:35.453
15. Jules Bianchi Marussia +1 volta
16. Charles Pic Caterham +1 volta
17. Max Chilton Marussia +1 volta
18. Giedo van der Garde Caterham +1 volta
Abandonos
19. Nico Rosberg Mercedes +35 voltas
20. Mark Webber Red Bull +41 voltas
21. Adrian Sutil Force India +51 voltas
22. Esteban Gutiérrez Sauber +52 voltas

Volta mais rápida: Vettel, 1min36s808
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1 – Lotus não está preocupada com rumores sobre saída de Raikkonen

f1-kimi-raikkonen.jpg

em 2014. Depois da confusão entre os pilotos da equipe austríaca no GP da Malásia, vários rumores apontam que Raikkonen é o favorito para ser companheiro de Sebastian Vettel caso Webber não renove seu contrato. Com a desconfiança da Red Bull em Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne, oriundos do programa de jovens pilotos da equipe, Dietrich Mateschitz afirmou recentemente que Raikkonen era um candidato forte caso a equipe decida procurar um piloto para a próxima temporada. O proprietário da Lotus, Gerard Lopez, falou que não está muito preocupado com o interesse demonstrado pela Red Bull, e acha que Raikkonen tem razões suficientes para querer continuar na Lotus por mais um ano.

“A decisão de Kimi será baseada em várias coisas e não somente no que a Red Bull dizer, acho que eles têm outras coisas com o que se preocupar pelo momento. Pelo que eu saiba, nossa relação com o Kimi é excelente. Estamos onde queríamos estar e posso garantir que Kimi não é o tipo de cara que assinará qualquer pré-contrato que apareça. Não com qualquer um. Se continuarmos a lhe dar o que ele quer, então não vejo razões para que ele queira ir para outra equipe. Estamos felizes e não vejo razões para substituí-lo,” continuou.

Lopez suspeita que a declaração de Mateschitz sobre o Raikkonen pode ter sido um jogo político para tentar acalmar a situação dentro da Red Bull.

“Eu acho que eles ainda não estão pensando em pilotos para a próxima temporada. Eles têm problemas internos e dizer algo deste tipo pode ter sido uma tática para tentar acalmar os ânimos de alguns. Estamos muito bem e acho que Kimi ficará conosco,” completou Lopez.
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Ecclestone ameaça tirar F1 de São Paulo e levá-la para Santa Catarina

f1-santa-catarina.jpg

De acordo com o jornalista Livio Oricchio, correspondente do Estadão para a Formula 1, a cidade de São Paulo está correndo sérios riscos de perder o GP do Brasil.

Livio Oricchio conversou com o promotor e chefão da F1 Bernie Ecclestone, que disse não sentir disposição das autoridades de São Paulo em fazer as reformas necessárias que atendam às necessidades operacionais da F1.

“O traçado é um dos melhores do mundo, com certeza. Mas a estrutura à disposição do público e das equipes é a pior do calendário. Não é preciso ser como isto aqui (o circuito chinês), mas deve atender às nossas necessidades operacionais,” afirmou Ecclestone.

As equipes dizem que não há espaço para guardar as panelas e os alimentos, e que as reuniões têm de ser feitas dentro dos boxes por causa da ausência de salas, dentre outros problemas. “Nem em pistas de rua, como Mônaco, Melbourne e Montreal, enfrentamos essas dificuldades.”

Ecclestone ameaça não trazer a F1 para São Paulo em 2014 se as reformas não estiverem prontas. Talvez ele tenha se esquecido que o contrato atual inclui a corrida em 2014, a última do atual acordo.

O ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab fez um projeto para reestruturar o autódromo seguindo o padrão de exigência da entidade. E incluiu o valor da obra, estimado em R$ 120 milhões, no orçamento da Prefeitura deste ano.

O atual prefeito, Fernando Haddad, visitou o paddock do Autódromo de Interlagos no domingo do GP do Brasil de 2012, e prometeu manter a Formula 1 no circuito.

“Não vamos perder a Formula 1 em Interlagos. É tradicional, os pilotos gostam, as escuderias gostam, o Bernie gosta e São Paulo ama”, discursou o prefeito naquela oportunidade.

Contudo, para fazer as reformas exigidas, Haddad deseja assinar um contrato mais extenso com a categoria, maior do que o último acordo, com validade de seis anos. “Estamos falando de um contrato para 2022 ou talvez para depois. Se você fizer um contrato de longo prazo, não há nenhuma objeção a fazer as melhorias necessárias. O investimento tem que ser compatível com o prazo do contrato. É uma negociação que vai transcorrer normalmente”, declarou.

Formula 1 em Santa Catarina?
Bernie Ecclestone esteve no final do ano passado em Santa Catarina e confessou ter ficado impressionado com a disposição do governador do Estado, Raimundo Colombo, e um grupo de empresários em levar adiante o projeto de receber a Formula 1 lá.

O autódromo seria concebido (ilustração acima) pelo arquiteto de quase todos os circuitos mais recentes do calendário, o alemão Herman Tilke, na cidade de Penha, no litoral Norte, integrado ao Parque Beto Carrero.
autoracing.com