Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Pilotos altos em risco!"

77673d23.jpeg
A dieta feita por Kubica este ano ficou famosa depois de ter sido relevada no Bahrein, quando o polaco efectuou a primeira "pole position" da sua carreira. Por insistência dos seus médicos o piloto da BMW voltou a um regime alimentar normal, estando mesmo assim sete quilos abaixo do peso que tinha no ano passado, admitindo que, "manter o regime alimentar que tinha antes era perigosíssimo, pois já quase nem podia fazer treino físico."

Mas o facto de ser alto e mais pesado que boa parte da concorrência preocupa Kubica bastante, quando se fala do futuro da F1, com a introdução do sistema KERS em 2009: "A GPDA tentou sensibilizar a FIA a aumentar o peso mínimo dos carros, para que continuasse a ser possível ter lastro nos chassis, mas as equipas não o quiseram e, por isso, estou muito preocupado com o meu futuro e o dos pilotos mais pesados."

Passando a explicar em detalhe o problema, o polaco disse-nos que, "actualmente a distribuição de pesos já é a área mais importante para o acerto dos chassis. Mas em 2009, quando vamos perder 50 por cento da carga aerodinâmica, a distribuição de pesos será cinco vezes mais importante do que agora. Se uma equipa conseguir poupar dez quilos no piloto, pode ganhar entre 0,3s e 0,5s por volta, o que é uma enormidade, pois vai colocar esse lastro na frente do chassis e conseguir um acerto muito melhor. Por isso parece-me que as regras vão favorecer os pilotos leves, o que não é justo. Se um piloto veloz tiver 80 quilos e o seu companheiro de equipa pesar apenas 65 quilos, mesmo que o mais pesado seja, de base, meio segundo por volta mais rápido que o "levezinho", será este a conseguir os melhores tempos por volta, pois vai ter 15 quilos de lastro na frente do carro, enquanto o seu companheiro de equipa não terá nada!"

Sendo esta a diferença de peso original entre os dois pilotos da BMW, percebe-se a preocupação de Kubica, que vai mais além: "Vamos também ver as equipas a apostarem nos sistemas KERS mais leves, para poderem jogar com a distribuição de pesos e isso vai ter consequências na fiabilidade dos sistemas. O que também não será bom para a Fórmula 1." AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Finlandês quer regressar às vitórias

e1bb208d.jpeg
Kimi Raikkonen: "Não me lembro de me sentir tão motivado para vencer"

Após duas corridas sem pontuar, Kimi Raikkonen quer regressar às vitórias já no GP de França, oitava prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, a realizar este fim-de-semana em Magny-Cours. O piloto da Ferrari terminou em 9º lugar no Mónaco e foi forçado a abandonar em Montreal, caindo do segundo para o quarto lugar do mundial de pilotos.

Mas para o finlandês, as duas provas pertencem ao passado: "Não gosto de me lembrar dessas coisas. Não levo comigo maus pensamentos, pois isso obriga-me a perder tempo. Afinal, não é possível mudar o que já aconteceu. A única coisa que faço é concentrar-me no próximo GP".

"Não me lembro de me sentir tão motivado para vencer. A equipa preparou o carro para ser muito competitivo em todas as pistas, mas não consegui resultados expressivos nas duas últimas provas", referiu. "Contudo, acho que as coisas serão diferentes em Magny-Cours, se compararmos com os outros circuitos. Foi lá que praticamente iniciei a minha temporada no ano passado e é isso que preciso agora", concluiu.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Gary Anderson analisa GP do Canadá

2ed8aa5e.jpeg

TÉCNICA F1: Ferrari - Carga à frente
A Ferrari não utilizou o nariz especial com buraco no GP do Canadá. Em Montreal é imperioso controlar a separação de fluxo na asa dianteira e, por esta razão, os técnicos italianos optaram por uma solução mais convencional, com uma secção de corda maior nos flaps dianteiros. Se esta separação for bem controlada existirá maior estabilidade da secção traseira na entrada das curvas, o que significa que o tempo de travagem será reduzido e a frente do monolugar começará a aumentar a distância ao solo, permitindo que a separação se reduza. Assim criar-se-á mais carga aerodinâmica e aderência à frente, permitindo que o carro descreva a curva exactamente como o piloto pretende. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Gary Anderson analisa GP do Canadá

57853ba9.jpeg

TÉCNICA F1: McLaren-Mercedes - Suporte da asa-ponte

A McLaren optou por uma abordagem distinta em relação às outras equipas, quando a FIA exigiu que teria de ser instalado um suporte no centro da asa-ponte com o intuito de reduzir qualquer flexibilidade que pudesse melhorar as características aerodinâmicas. Nunca é bom ter de colocar um apêndice como este na superfície onde o ar é trabalhado, já que tudo é feito para que o fluxo se mantenha "agarrado" à superfície e qualquer interrupção, por mais pequena que seja, pode causar a separação do fluxo. A McLaren optou por usar um suporte em forma de gancho, enquanto todas as outras equipas preferiram um suporte por debaixo, já que não quiseram perturbar o fluxo entre a asa-ponte e o nariz do carro, mas também porque tinham esperanças que, desta forma, a asa ainda flectisse um pouco. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Gary Anderson analisa GP do Canadá

ae03c600.jpeg

TÉCNICA F1: BMW-Sauber - Reduzir a complicação

A asa traseira de menor carga aerodinâmica da BMW é composta por um pacote metódico e organizado, pouco complicado, com apenas uma ligeira redução do ângulo de ataque da secção central, para melhor aproveitar o fluxo de ar oriundo da zona do capot motor. Esta redução do ângulo proporciona uma distribuição de carga idêntica ao longo de toda a asa, reduzindo a tendência para fluxos cruzados. Quanto mais complicado for o perfil alar maiores serão os riscos de fluxos de ar cruzados, tornando tudo muito mais confuso para engenheiros e pilotos, já que o fluxo não é consistente quando existem pequenas mudanças na direcção do vento. Basta olhar para a asa traseira dos Honda para perceber o que quero dizer... AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Gary Anderson analisa GP do Canadá

45703e2f.jpeg

TÉCNICA F1: Toyota - Tampas nas rodas traseiras
As tampas das rodas traseiras da Williams são algo diferentes das utilizadas por outras equipas. Este componente é instalado com o intuito de reduzir o fluxo de ar de arrefecimento dos travões que atravessa e rodeia o exterior das rodas traseiras, mas a Toyota converteu o seu painel de cobertura num dispositivo de extracção, tornando-o muito confuso. Apenas posso admitir que foi projectado para ajudar à consistência da pressão dos pneus traseiros, já que os travões produzem temperaturas excessivas e que, em alguns casos, chegam a ultrapassar 1000º C. Se algum deste ar quente ficar aprisionado dentro da área da jante pode ter efeitos muito adversos na pressão dos pneus durante muitas voltas.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Gary Anderson analisa GP do Canadá

cda58d17.jpeg

TÉCNICA F1: Honda - Falta de eficácia
A Honda tem o carro mais ineficaz aerodinamicamente de todo o "pit lane" já que apenas consegue produzir a carga aerodinâmica de que necessita à custa de muito arrasto o que, ao reduzir a velocidade em linha recta, torna-se um problema em Montreal. O conjunto da asa dianteira tinha agora um novo vão curvado de pequeno formato, o nariz montava as habituais "orelhas de elefante" e a complicada asa traseira demonstrava que a filosofia da equipa é fazer algo de diferente de todos os outros. Neste caso necessitaram de um vão extra em forma de curva para redirigir o fluxo de ar para a traseira do carro, uma clara indicação de que o pacote aerodinâmico dianteiro não está a desempenhar um papel adequado. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Gary Anderson analisa GP do Canadá

d37731de.jpeg

TÉCNICA F1: Williams-Toyota - Múltiplas opções

A Williams trouxe para Montreal diversos conjuntos de asas dianteiras e não sei se foi para demonstrar que estavam bem preparados para qualquer eventualidade, ou estavam apenas algo confusos, mas suspeito que seja este último caso. A asa de secção central mais plana implica uma separação do fluxo mais acentuada em travagem, enquanto a de secção central em forma de colher consegue controlar melhor essa separação. Contudo, a introdução de uma ranhura extra no elemento da secção central destes dois conjuntos de asas, alterou completamente as suas características. Pessoalmente sugiro a adopção da asa em forma de colher, o que tornaria este pacote mais consistente, sendo um bom ponto de partida para trabalhar o resto do carro. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Apresentação GP de França

d5328fe0.jpeg

Os favoritos que se assumam!

Apesar de Robert Kubica liderar o Mundial de Pilotos, nem o polaco se coloca entre os principais favoritos à conquista do título. Dispondo dum carro menos eficaz que os Ferrari e os McLaren, Robert Kubica tem estado sempre nas primeiras posições e tirando um erro da BMW em Melbourne, tem terminado sempre nos quatro primeiros lugares.

Com tamanha fiabilidade e beneficiando do facto de ser o único entre os pilotos da frente que ainda não errou em corrida, o polaco lidera, depois de ter conquistado a sua primeira vitória em Grandes Prémios na semana passada, no Canadá.

Em Magny-Cours, numa pista onde a eficácia aerodinâmica e a velocidade de ponta são essenciais, a Ferrari deve estar como peixe na água e a McLaren não estará muito longe dos carros vermelhos. Já a BMW deverá voltar a estar por perto dos mais rápidos e se Kubica continuar a não errar, então é possível que o polaco vá novamente ao pódio em França, pois Kovalainen tem estado abaixo das expectativas e dificilmente Hamilton poderá recuperar por completo da penalização de dez lugares que lhe foi imposta depois do erro cometido em Montreal. E se assim for, o polaco poderá manter-se na liderança do Mundial, confirmando-se como a grande revelação de 2008.

Cabe aos pilotos da Ferrari e da McLaren, bem como às suas equipas, assumirem o seu papel de favoritos, deixando de errar nas pistas e nas boxes. AS
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Pista molhada pode ser desafio no GP da França

A chuva pode voltar a ser uma dor de cabeça para os pilotos neste fim de semana, no GP da França.

A exemplo da etapa de Mônaco, a corrida em Magny-Cours tem bastante chances de ser disputada com a pista molhada.

Segundo a previsão do tempo, a sexta-feira de treinos livres será nublada, mas a pista estará seca. Contudo, para o sábado, há 60% de chances de chuva no período da tarde, exatamente no horário previsto para a classificação.

Já no domingo, dia da corrida, a temperatura média na França será de aproximadamente 30ºC, mas pode chover novamente, embora as possibilidades disso acontecer sejam ligeiramente menores do que no sábado.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Nas apostas, Räikkönen é favorito para vencer na França

Por enquanto, as casas de apostas européias apresentam um panoram favorável ao finlandês Kimi Räikkönen, da Ferrari, para o Grande Prêmio da França, oitava etapa da temporada 2008, neste final de semana. Até o momento, o piloto é apontado como o favorito para vencer a prova.

Além disso, o atual campeão mundial também é o melhor cotado para ser o mais veloz nos treinos livres de sexta-feira. E, na briga pela pole position no circuito de Magny-Cours, há um empate com o companheiro de equipe, o brasileiro Felipe Massa.

Nesta semana, o finlandês já declarou estar sedento por vitória, após passar duas corridas em branco, sem um ponto sequer. Com os recentes resultados, Räikkönen caiu para o quarto posto na classificação, sete pontos atrás do líder Robert Kubica, da BMW.

Aliás o polonês é apenas o quarto quando as apostas se referem à prova desse domingo. Para cada euro empregado em Kubica, a pessoa receberia de volta 8 euros em caso de vitória. Já, com Kimi, a relação é de um apostado para 2,20 recebidos.

Massa paga 2,75 euros a quem confia na sua conquista e o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, reembolsa 6,50 aos seus torcedores. Entre os outros brasileiros, as apostas são menores, até pela evidente pouca chance de vitória, já que ambos têm carros pouco competitivos.

Rubens Barrichello, da Honda, daria um lucro de 250 euros a quem acreditar que ele pode ganhar, enquanto Nelsinho Piquet, da Renault, traria 500 euros.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Heidfeld: "Estou no meio de um processo"

Nick Heidfeld acredita que conseguiu superar boa parte das dificuldades que vinha tendo nos treinos oficiais.

Contudo, o alemão da BMW acredita que ainda há mais trabalho a ser feito para que seu desempenho atinja um nível satisfatório.

"Sim, acho que fizemos um bom progresso", disse o piloto.

"Logo depois dos testes [na semana passada, em Barcelona], algumas idéias positivas que tivemos deram certo. Acho que o carro está mais rápido e fácil de guiar", completou.

Entretanto, Heidfeld diz que há um processo a ser completado para que possa finalmente equiparar seu desempenho ao do companheiro, Robert Kubica, que nesta temporada venceu o GP do Canadá e esteve quatro vezes no pódio.

"Infelizmente, acho que isto é mais um processo. Pensei que o resolveríamos mais rápido, mas agora sinto que é um conjunto de pequenas coisas que devem trazer os resultados", afirmou.

Heidfeld deixou escapar uma pontinha de desapontamento com o fato de Kubica ter sido o responsável pela primeira vitória da BMW na F-1.

"A dobradinha foi um grande resultado para a equipe, mas é claro que não dá para ficar satisfeito, pois tive a chance de vencer minha primeira corrida", disse o piloto.

"Se tivessem convertido minha estratégia para apenas uma parada, e Robert fizesse duas, no final, mesmo com o safety car, eu teria tido a sorte de vencer", lamentou.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Na França, Kubica não espera repetir vitória

Robert Kubica acredita ser difícil repetir na França o GP do Canadá, no qual venceu pela primeira vez na F-1 e também deu à BMW a primeira vitória dela.

Para o polonês, líder do campeonato, a equipe alemã foi ajudada pelas condições da pista no treino classificatório em Montréal e ainda está atrás de Ferrari e McLaren.

"Ultimamente, é muito difícil. No Canadá, na classificação, acho que fomos ajudados um pouco pelas condições da pista. O asfalto estava cedendo e as condições estavam completamente diferentes em relação aos treinos livres", disse.

"Consegui fazer uma volta muito rápida e limpa e colocar o carro na primeira fila, mas analisando os treinos livres, Mônaco, Turquia, a diferença é muito grande, então temos de fazer nosso melhor."

A intenção de Kubica em Magny-Cours é marcar muitos pontos, principalmente porque a corrida de Lewis Hamilton, da McLaren, será complicada: "Com a punição de dez posições no grid de Lewis, tentaremos marcar quantos pontos pudermos"

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Pilotos da Fórmula 1 rejeitam sugestão de greve

Os pilotos milionários da Fórmula 1 rejeitaram a sugestão do bicampeão mundial da categoria Fernando Alonso de entrar em greve pelo custo de suas licenças de corrida. O espanhol, diretor da associação de pilotos, disse que os membros da entidade estavam irritados com o aumento das taxas cobradas pela FIA (Associação Internacional de Automobilismo)

"É algo que precisamos ter atenção e eu não sei qual será a solução e qual será o nosso esforço para isso", disse o piloto da Renault.

O Grande Prêmio de Silverstone, será disputado no dia 6 de julho e receberá testes já na próxima semana. O campeão da Ferrari Kimi Raikkonen, um dos maiores salários e taxas da categoria, disse que "nunca vai acontecer de todos os pilotos entrarem em greve".

O piloto da Honda Jenson Button disse que não tinha ouvido falar em greve. "Eu tenho certeza que eles poderiam, mas não acho que os patrocinadores e os contratos permitiriam", afirmou.

O presidente da FIA, Max Mosley, disse em janeiro que o órgão queria recuperar algumas das suas despesas. "Gastamos uma fortuna em segurança e a maior parte disso é para beneficiar os pilotos".

A licença custava em média 1,7 mil euros, no último ano, com mais 456 euros adicionado a cada ponto na competição. Esses valores passaram para 10 mil e 2 mil somados a cada ponto, nesta temporada.

Mosley havia dito que os principais pilotos da categoria poderão facilmente suportar o aumento. "O fato é, se alguém ganha 30 milhões ou o que alguns deles ganham, (o aumento) não é tão ruim", disse o inglês.

A associação de pilotos espera discutir o tema com o chefe máximo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, neste fim de semana, já que Mosley está afastado após um escândalo sexual.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ferrari está a uma pole de marca histórica

A equipe italiana Ferrari está muito próxima da marca histórica de 200 pole positions. Como não conseguiu o feito no Canadá, agora os pilotos Felipe Massa e Kimi Räikkönen podem ajudar a escuderia de Maranello a conseguir o feito, basta que um dos dois seja o melhor colocado no treino classificatório do próximo sábado.

Os brasileiros também podem comemorar o feito alcançado pela Ferrari. Felipe Massa, é o quarto piloto com mais poles na história da equipe com 12 primeiros lugares, sendo superado só por mitos como Michael Schumacher, Niki Lauda e Alberto Ascari. Já Rubens Barrichello, que correu na equipe italiana de 2000 a 2005, é o sexto melhor, com 11.

Se o retrospecto ajudar a equipe tem boas chances de conseguir a marca já na França. Nos últimos anos, a escuderia de Maranello conseguiu seis pole positions na prova francesa.

Veja a lista dos últimos pole-positions no Gp da França desde 1985.

1985: Keke Rosberg - Williams/Honda
1986: Ayrton Senna - Lotus/Renault
1987: Nigel Mansell - Williams/Honda
1988: Alain Prost - McLaren/Honda
1989: Alain Prost - McLaren/Honda
1990: Nigel Mansell - Ferrari
1991: Riccardo Patrese - Williams/Renault
1992: Nigel Mansell - Williams/Renault
1993: Damon Hill - Williams/Renault
1994: Damon Hill - Williams/Renault
1995: Damon Hill - Williams/Renault
1996: M.Schumacher - Ferrari
1997: M.Schumacher - Ferrari
1998: Mika Häkkinen - McLaren/Mercedes
1999: R.Barrichello - Stewart/Ford
2000: M.Schumacher - Ferrari
2001: Ralf Schumacher - Williams/BMW
2002: J.P.Montoya - Williams/BMW
2003: Ralf Schumacher - Williams/BMW
2004: Fernando Alonso - Renault
2005: Fernando Alonso - Renault
2006: M.Schumacher - Ferrari
2007: Felipe Massa - Ferrari

Fonte: Amigos da Velocidade
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Segunda metade da época vai ser diferente

53891390.jpeg

A Renault garantiu que a segunda metade da temporada de F1 vai ser radicalmente diferente da primeira, onde o espanhol Fernando Alonso não conseguiu mais que nove pontos, estando em 9º lugar na tabela de Pilotos.

Foi o próprio director técnico da equipa, Bob Bell, quem afirmou, em declarações ao site autosport.com, que a Renault tem um agressivo programa de desenvolvimento para o resto da época, salientando as boas performances conseguidas em Montreal, apesar destas não se terem traduzido em resultados.

Estas declarações surgem dias depois de Fernando Alonso ter referido que a equipa deveria reconsiderar concentrar-se na temporada de 2009, se nas próximas duas corridas não surgissem sinais evidentes de progressos no R28. Além disso, o ex-campeão do Mundo de F1 deixou em aberto que poderá mesmo afastar-se da equipa no final do ano, caso não surjam resultados a curto prazo.

A próxima corrida terá lugar em Magny-Cours e Bell admite que, no Grande Prémio "caseiro", a Renault vai introduzir diversas alterações ao monolugar, que testaram com sucesso em Barcelona, ao longo da semana passada. Entre essas alterações, encontram-se desenvolvimentos nas suspensões e um pacote aerodinâmico substancialmente diferente, tanto na frente como na traseira do R28.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
GP de França: Treinos Livres 1

81354534.jpeg
Massa mais rápido

Felipe Massa foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres do GP de França, oitava prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.

Nas 22 voltas ao traçado gaulês, o piloto da Ferrari registou o melhor tempo em 1m15,306s, batendo o segundo mais rápido, Lewis Hamilton, por 0,696s.

Heikki Kovalainen foi o terceiro mais rápido da manhã ao rubricar o tempo de 1m16,055, seguido pelo Ferrari de Kimi Raikkonen. O actual comandante da tabela de Pilotos, o polaco Robert Kubica, efectuou o quinto registo, precedido por Fernando Alonso, Jarno Trulli e Sebastian Vettel. A fechar o "top ten", Nick Heidfeld e Timo Glock.

1º Massa - Ferrari 1:15.306 22
2º Hamilton - McLaren-Mercedes 1:16.002 + 0.696 22
3º Kovalainen - McLaren-Mercedes 1:16.055 + 0.749 20
4º Raikkonen - Ferrari 1:16.073 + 0.767 21
5º Kubica - BMW Sauber 1:16.377 + 1.071 19
6º Alonso - Renault 1:16.400 + 1.094 23
7º Trulli - Toyota 1:16.758 + 1.452 32
8º Vettel - Toro Rosso-Ferrari 1:16.838 + 1.532 27
9º Heidfeld - BMW Sauber 1:16.870 + 1.564 21
10º Glock - Toyota 1:16.886 + 1.580 31
11º Piquet - Renault 1:17.063 + 1.757 31
12º Coulthard - Red Bull-Renault 1:17.234 + 1.928 21
13º Webber - Red Bull-Renault 1:17.269 + 1.963 22
14º Rosberg - Williams-Toyota 1:17.394 + 2.088 30
15º Barrichello - Honda 1:17.491 + 2.185 25
16º Bourdais - Toro Rosso-Ferrari 1:17.683 + 2.377 27
17º Nakajima - Williams-Toyota 1:17.696 + 2.390 25
18º Button - Honda 1:17.928 + 2.622 21
19º Fisichella - Force India-Ferrari 1:18.072 + 2.766 27
20º Sutil - Force India-Ferrari 1:18.673 + 3.367 13
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
GP de França - Treinos Livres 2

4bcd015e.jpeg
Alonso no topo

Fernando Alonso foi o piloto mais rápido na 2ª sessão de treinos livres do GP de França, ao efectuar a melhor volta em 1m15,778s. Ainda assim, o melhor tempo do dia foi registado por Felipe Massa durante a manhã.

Felipe Massa que foi segundo nesta sessão, a apenas 0,076s, sendo seguido pelo seu companheiro de equipa Kimi Raikkonen. O quarto tempo mais rápido foi reclamado por Lewis Hamilton, seguido por um surpreendente Sebastian Vettel - oitavo na manhã - e por Robert Kubica. Heikki Kovalainen e Heidfeld fecharam os oito primeiros.

Ao contrário do seu companheiro de equipa, Nelson Piquet não conseguiu dar uma alegria à sua equipa, averbando o nono tempo, seguido de David Coulthard.AS
7c621fa0.jpeg
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Rosberg admite poder abrir mão da classificação

Já punido com a perda de dez posições no grid de largada do GP da França, o alemão Nico Rosberg, da equipe Williams, foi o 11° colocado nos treinos livres desta sexta-feira, em Magny-Cours.

Apesar de ficar satisfeito com o início de trabalhos, o piloto garante que irá focar seus esforços da classificação de olho em uma boa estratégia para a corrida. Com isso, Rosberg admitiu poder abrir mão de um desempenho competitivo em busca da melhor tática.

Vale lembrar que o alemão irá perder dez lugares no grid, devido o incidente na prova passada, no Canadá, quando acertou a traseira de Lewis Hamilton dentro do pitlane.

"Fizemos muitos progressos hoje, o que é satisfatório. Realizamos algumas mudanças no carro, porque tínhamos um pequeno problema com os pneus. Com os ajustes, as coisas começaram a melhorar e fomos fortes de tarde", considerou.

"Estamos contentes até o momento. Obviamente, minha estratégia é muito mais importante do que de costume. Portanto, posso ter que comprometer meu desempenho na qualificação de sábado para prioriza a corrida", concluiu o piloto.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Kubica e Kimi asseguram correr por prazer e não por dinheiro

Em Magny-Cours, local da oitava etapa da temporada 2008 de Fórmula 1, o GP da França, os pilotos admitiram que correm na categoria por gostar de competir e pela diversão, mas não pelo dinheiro.

Os pilotos foram perguntados se acham que são mal pagos quando comparados com outros esportistas, porém o polonês Robert Kubica, da BMW, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, e o finlandês Kimi Räikkönen, da Ferrari, descartaram tal visão.

"Não faço isso pelo dinheiro. Claro que preciso de algo para comer e viver, mas meu modo de encarar as corridas é o mesmo da época do kart", mencionou Kubica, o líder do mundial deste ano. A opinião do polonês foi logo compartilhada por Hamilton.

"Estou feliz com o que consegui. Não estou aqui pelos ganhos, só que colocamos nossa vida em risco e precisamos receber algo em troca", considerou Räikkönen, detentor do título de 2007.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Animado, Alonso fala em pódio se tiver sorte

Um otimista Fernando Alonso foi visto após os treinos de Magny-Cours nesta sexta-feira. Segundo mais veloz do dia, o espanhol acredita até em pódio se puder contar com a sorte.

"Talvez uma possibilidade de pódio não esteja tão distante, mas precisamos de alguma sorte e de ter uma boa classificação amanhã", disse.

Avisa, porém, que o normal é que esteja por pouco fora do pódio. "Em situação normal, estaremos em quarto ou quinto, com Hamilton provavelmente atrás de nós. Precisamos obter pontos e estamos prontos para isso."

A animação hoje é tanta que o piloto da Renault não descarta vencer uma corrida neste ano. Por isso, pretende manter-se focado em 2008, apesar de não saber o que fará no próximo ano.

"No momento, todo meu foco e minha concentração estão neste ano. Não quero acabar a temporada com apenas nove pontos e sem pódios", afirmou.

"Definitivamente, quero estar no pódio neste ano e espero que não seja só uma vez, espero que possamos talvez ter uma chance de vencer uma corrida. No Canadá, estivemos próximos disso. Com um pouco de sorte talvez possamos chegar à vitória. Lutarei por isso."

Fonte: Tazio
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
F1: Ferrari domina qualificação para o GP França

A Ferrari dominou os treinos de qualificação para o Grande Prémio de França de Fórmula 1. O campeão do mundo Kimi Raikkonen obteve a pole-position e Felipe Masse conseguiu fazer o segundo melhor tempo.

Na segunda linha vão partir o Renault de Fernando Alonso e o Toyota de Jarno Trulli. O bólide do espanhol apresentou uma interessante evolução e promete bons resultados para o que falta da temporada.

Lewis Hamilton conseguiu o terceiro melhor tempo, mas devido à penalização sofrida no Canadá terá que partir dez lugares abaixo na grelha de partida.

Esta foi, de resto, uma qualificação terrível para a Mclaren. Kovalainen, o segundo piloto da equipa, terá atrapalhado Mark Webber (Red Bull) na sua volta lançada e foi castigado com a perda de cinco lugares. Vai, por isso, partir na 11ª posição.

Confira a grelha de partida para o GP de França:

1ª fila:
Kimi Raikkonen (Ferrari)
Felipe Massa (Ferrari)

2ª fila:
Fernando Alonso (Renault)
Jarno Trulli (Toyota)

3ª fila:
Robert Kubica (BMW)
Mark Webber (Red Bull)

4ª fila:
David Coulthard (Red Bull)
Timo Glock (Toyota)

5ª fila:
Nelsinho Piquet (Renault)
Nick Heidfeld (BMW)

6ª fila:
Heikki Kovalainen (Mclaren)
Sebastien Vettel (Toro Rosso)

7ª fila:
Lewis Hamilton (Mclaren)
Sebastian Bourdais (Toro Rosso)

8ª fila:
Kazuki Nakajima (Williams)
Jenson Button (Honda)

9ª fila:
Rubens Barrichello (Honda)
Giancarlo Fisichella (Force Índia)

10ª fila:
Adrian Sutil (Force Índia)
Nico Rosberg (BMW)

"MF"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
GP de França - Treinos Livres 3

79d25be1.jpeg
A vez de Piquet

Nelson Piquet Jr foi o mais rápido na derradeira sessão de treinos livres do GP de França, oitava prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, a realizar este fim-de-semana no circuito de Magny-Cours. O brasileiro foi mais rápido 0,009s que o australiano Mark Webber, registando o crono de 1m15,750s.

Porém, a melhor marca das três sessões de treinos pertence ao seu compatriota Felipe Massa que, na manhã de ontem, registou o tempo de 1m15,306s.

A escassos 0,077s ficou o alemão Sebastian Vettel, seguido de Nico Rosberg, Kimi Raikkonen, Jarno Trulli, Lewis Hamilton e Sebastien Bourdais. Felipe Massa não foi além do 9º tempo, a mais de meio segundo de Piquet Jr.

Fernando Alonso conseguiu em 20 voltas efectuar a marca de 1m16,437s, seguido pelo ex-Renault Heikki Kovalainen e por Robert Kubica.AAS
ceacfdd8.jpeg
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
200º "pole" da Ferrari no GP de França

3a9e6587.jpeg
Raikkonen domina qualificação

Ao conquistar a "pole" position para o GP de França, Kimi Raikkonen deu mais um contributo para o notável palmarés da Ferrari, já que a Scuderia alcançou em Magny-Cours a sua 200º pole-position. E o facto de Felipe Massa ter ficado, também, na primeira fila da grelha fez com que a Scuderia "assinasse" a sua 55ª dobradinha.

A sessão de qualificação do GP de França revelou algumas surpresas, mas foi essencialmente muito competitiva e basta olhar para a classificação no Q3 para perceber que os dez pilotos ficaram separados por um magro segundo.

Desta vez coube a Raikkonen conduzir as operações, com Massa sempre muito perto do seu companheiro de equipa (cerca de 5 centésimos de segundo), mas o piloto brasileiro, segundo o AutoSport apurou em Magny-Cours irá partir com um pouco mais de combustível no seu carro, o suficiente para em condições normais fazer mais uma ou duas voltas do que Raikkonen.

Menos à vontade estiveram os McLaren-Mercedes, com Hamilton a alcançar a 3ª posição, mas que apenas lhe permitirá partir da 6ª fila da grelha ao lado de Heidfeld. O mesmo acontecerá com Rosberg que não ultrapassou a segunda fase da qualificação (15º) e irá partir em último para a corrida. Quanto a Kovalainen (6º nos treinos) poderá ainda perder cinco lugares se o Colégio de Comissários Desportivos decidir que tapou Webber e Nakajima ma primeira qualificação.

Renault e Toyota em grande

Assim sendo caberá a Alonso estar atrás dos Ferrari, lado-a-lado com Trulli, o que demonstra a competitividade em crescendo da Renault (Piquet falhou por pouco a entrada nos dez primeiros) e uma Toyota surpreendentemente forte, dado que Glock conseguiu um excelente 10º lugar.

Já os BMW Sauber estiveram aquém das expectativas e se Heidfeld nem conseguiu passar do Q2, Kubica foi apenas 7º, com os pilotos a queixarem-se de perder demasiado tempo na última chicane.

Em bom plano estiveram os Red Bull-Renault, Webber foi 8º e Coulthard 9º, bem como os Toro Rosso-Ferrari que, pela primeira vez, passaram ambos a primeira fase da qualificação, sendo Vettel ligeiramente mais rápido do que o piloto da "casa", Sebastien Bourdais.

Para amanhã, segundo foi possível saber em Magny-Cours, as estratégias serão muito semelhantes para os Ferrari, McLaren, Alonso e Trulli, com paragens por volta da 18ª volta. Os Red Bull têm um pouco mais de gasolina e devem parar na 23ª volta. Resta apenas uma incógnita e essa diz respeito ao estado do tempo, uma vez que as previsões meteorológicas indicam a possibilidade de fortes trovoadas à hora da corrida.AS
 
Topo