Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton é o melhor da sexta-feira na China

O primeiro dia de trabalho no circuito de Xangai, visando ao Grande Prêmio da China de F-1, foi do inglês Lewis Hamilton. O piloto da equipe McLaren dominou os dois treinos livres realizados e fechou a jornada com a marca de 1min35s630.

O segundo mais rápido foi o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, com a marca de 1min36s020 (exatos 0s390 mais lento que Lewis). Os tempos dos dois pilotos foi registrado no 1º treino em Xangai. As sessões ocorreram com pista seca e temperatura em torno dos 26º.

Fernando Alonso, da Renault, conseguiu a terceira melhor volta. O bicampeão foi somente 0s004 mais lento que Felipe Massa. Na sequência, respectivamente, aparecem Kimi Räikkönen e Nelsinho Piquet - também bem próximos do piloto brasileiro.

O polonês Robert Kubica, da equipe BMW, o terceiro competidor em 2008 (além de Massa e Hamilton) que chega à China com chances de título, foi o nono mais rápido desta 6ª-feira. Rubens Barrichello, da Honda, em mais uma jornada ruim, fechou o dia em último lugar.

Tabela - Lewis Hamilton lidera o campeonato com 84 pontos e cinco de vantagem sobre Felipe Massa. Robert Kubica é o terceiro com 72. Apenas o inglês pode deixar Xangai como campeão antecipado. Massa e Kubica só podem adiar a decisão para o GP Brasil (2/11).

Fonte: Amigos da Velocidade

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Veja os tempos do segundo treino livre em Xangai

1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min35s750
2º. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 0s274
3º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 0s344
4º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 0s409
5º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 0s625
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s730
7º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 0s779
8º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 0s792
9º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 0s803
10º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 0s806
11º. Timo Glock (ALE/Toyota), a 0s865
12º. Robert Kubica (POL/BMW), a 1s025
13º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1s047
14º. David Coulthard (ESC/Red Bull), a 1s058
15º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), a 1s175
16º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1s225
17º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1s723
18º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1s867
19º. Jenson Button (ING/Honda), a 2s050
20º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 2s154

Fonte: Tazio

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
FIA anunciou "concurso" para motores "standard"

d1dc3181.jpeg
A FIA irá abrir um concurso para a introdução de motores standard a partir de 2010. Max Mosley remeteu uma carta às equipas referindo que está a considerar a introdução de motores "standard" como um meio de reduzir custos na disciplina.

"A FIA vai abrir hoje um concurso para o fornecimento de motores e transmissões standard, para serem utilizados pelos competidores nos mundiais de Fórmula 1 de 2010, 2011 e 2012. Os requisitos do concurso serão publicados dentre em breve no site oficial da FIA.", lia-se no comunicado.

Recorde-se que na passada semana, no Japão, fontes de alguns Construtores mostraram-se contra esta situação, e houve mesmo quem tenha ameaçado retirar-se do desporto caso esta ideia de Max Mosley vá avante:

"Penso que caso esta situação se confirme terá um grande impacto na Fórmula 1, já que sou da opinião que isso faria com que alguns dos Construtores se retirassem da Fórmula 1.", referiu o CEO da McLaren, Martin Whitmarsh em declarações ao autosport.com.

FIA clarificou questão dos motores "standard"

Entretanto, a FIA apressou-se a referir que os construtores manterão a possibilidade de construir os seus próprios motores. Um porta-voz daquela instituição referiu que "a FIA pretende alterar os regulamentos de modo a solicitar a todos os competidores a utilização de motores "standard". Contudo, as equipas poderão construir os seus próprios motores, pois o fornecedor deverá ceder os desenhos. Caso as equipas optem por construir parte ou a totalidade do motor "standardizado", o fornecedor assistirá a FIA na confirmação que todas peças foram construídas de acordo com os desenhos e em conformidade com a performance pré-determinada.

AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Force India mantém pilotos

793cc41a.jpeg
A Force India assegurou a continuidade de Giancarlo Fisichella e de Adrian Sutil na próxima temporada, pondo cobro aos rumores que davam conta de um possível ingresso na equipa de Paul di Resta.

Numa conferência de imprensa antes dos treinos livres do GP da China, Vijay Mallya afirmou que "deixei bem claro que estou contente com o Adrian e com o Giancarlo e que eles irão continuar em 2009".

Apesar dos esforços para melhorar a competitividade do conjunto indiano, a Force India permanece como a única equipa que ainda não amealhou qualquer ponto neste temporada.

Sutil esteve perto de o conseguir no Mónaco, mas um despiste de Raikkonen quando este seguia atrás do alemão, levou-o ao abandono.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Flavio Briatore: "Hamilton vai tentar perder o título outra vez"

4f3432e3.jpeg
Flavio Briatore juntou-se ao coro de críticos contra Lewis Hamilton, afirmando que o mais certo é o piloto britânico perder o título outra vez, já que, na sua opinião, Hamilton não aprendeu nada com os erros do ano passado.

Em declarações ao jornal Gazzetta dello Sport, e citado pela Reuters, o responsável da Renault referiu que "na minha opinião, o Hamilton vai tentar perder o título outra vez", gracejando que "ele e a McLaren foram fantásticos no ano passado; perderem os 17 pontos de liderança em duas corridas é material para o Guiness Book".

Para Briatore, com uma situação idêntica nesta temporada e ainda com menos pontos para gerir, Hamilton deverá perder o título para Felipe Massa: "Para mim, o Massa irá ganhar o título". Indo mais longe na sua apreciação, o italiano explicou que "Hamilton não aprendeu nada. Vimos isso no Japão", referindo ainda que a falta de humildade é uma das características do piloto da McLaren.

"Alguém lhe devia dizer que ele é um piloto de Fórmula 1, não um marciano. Ele não é o Muhammad Ali. Ele é um jovem que ainda tem de demonstrar o seu valor", referiu, enfatizando que "os bons pilotos conseguem acumular resultados, o que não é o caso de Hamilton".

Para além disso, Briatore não escondeu a sua preferência pela Ferrari, criticando uma vez mais a McLaren, equipa que a acusou, no ano passado, de ter espiado os segredos dos seus monolugares. "É lógico que apoio a Ferrari, como italiano, como Flavio Briatore, como Renault, devido às relações que temos com a Ferrari. Já a McLaren acusou-nos de espionagem, um disparate sem sentido que nunca existiu e que durou quatro meses", concluiu.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Ecclestone garante que não haverá GP do Canadá

1bda1124.jpeg

Bernie Ecclestone decidiu terminar com as dúvidas e garantir, de uma vez por todas, que o GP do Canadá não se irá disputar em 2009.

Confrontado pelo Autosport.com sobre as declarações de alguns directores de equipas, que haviam referido na China que o Canadá já não teria hipóteses para 2009, Ecclestone explicou que "eles não poderiam saber disso", mas refere, de forma decidida "que estão certos" e que "não se irá disputar em 2009".

Mas o principal responsável pela Fórmula 1 vai mais longe, ao afirmar que não vê muitas hipóteses para o regresso da pista canadiana ao calendário da Fórmula 1 no futuro.

Já sobre o GP de França, cancelado ontem pelos seus organizadores, Ecclestone foi taxativo ao afirmar que "não haverá substitutos. Elas [as equipas] queriam 17 corridas. Então, agora, têm 17 corridas".

A única intervenção que será feita será no sentido de acertar o calendário para preencher alguns espaços em branco.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
B. Ecclestone: "Medida vai ajudar a poupar muito dinheiro"

c134372c.jpeg

O "patrão" da Fórmula 1, Bernie Ecclestone não acredita que apesar da pressão da FIA para a introdução de um motor "standard" que algum Construtor decida abandonar a disciplina.

Apesar de não terem existido, até ao momento, reacções oficiais por parte das várias equipas ao anúncio da FIA relativo à abertura de um concurso para a introdução a partir de 2010 de um motor único, Ecclestone apressou-se em "mandar um recado", ao dizer que os Construtores deviam dar-se por felizes da FIA introduzir medidas que vão reduzir muito os actuais custos da F1:

"Esta medida vai ajudar a poupar-lhes uma enorme quantia de dinheiro pelo que não vejo qualquer motivo para os Construtores saírem da Fórmula 1.", referiu Ecclestone.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Lewis Hamilton: "A minha forma de pilotar trouxe-me até aqui"

a4226989.jpeg

Lewis Hamilton continua imune às críticas feitas pelos outros pilotos, referindo que tais declarações são uma consequência do sucesso que tem vindo a obter na Fórmula 1.

As polémicas manobras do piloto britânico foram um dos pontos em discussão na reunião da manhã dos pilotos de F1, pouco se sabendo, no entanto, do que se terá passado no seu decorrer.

À saída, Hamilton cingiu-se a uma pequena declaração, explicando que tudo "está bem", ao mesmo tempo que reconhece a existência de declarações menos abonatórias nos últimos dias em relação ao seu comportamento dentro das pistas.

"Não li nada, mas sei que têm feito alguns comentários. Por mim, tudo bem, Têm direito à sua opinião", começou por referir o líder do Mundial de Pilotos, acrescentando que "é uma pena que todos eles pensem do mesmo modo, mas é pela minha pilotagem que estou aqui e é a razão pela qual lidero o campeonato, pelo que não estou desapontado com a minha pilotagem".

"Eu 'falo' nas pistas. Se os outros querem gastar a sua energia sobre isso, é com eles. Cheguei aqui pelo modo como conduzo", reforçou o piloto britânico, explicando que "se estivesse na Force India, ou nos lugares de trás do pelotão, ninguém diria nada sobre mim".

"Mas toda a gente tem algo a dizer sobre aqueles que vão à frente e têm sucesso, e quer seja positivo, quer seja negativo, não interessa. Desde que eu esteja contente, a equipa está contente e isso é tudo o que interessa", acrescentou Hamilton, que não sente que haja um sentimento contra si no seio do 'paddock'.

"Nem por isso. Olho para os outros campeões do mundo em temporadas anteriores e muitos dos que estiveram na frente passaram por este tipo de situações", concluiu.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Ecclestone quer árbitros na F1

Bernie Ecclestone continua a apresentar propostas para tornar a Fórmula 1 mais competitiva, atirando agora para cima da mesa a hipótese de introduzir a figura de um árbitro na modalidade.

Em declarações à revista Auto Motor und Sport, Ecclestone explicou a sua visão: "O que eu quero é uma espécie de árbitro, que anuncie imediatamente uma penalização, ou, como no futebol, mostre um cartao amarelo", começou por dizer.

"Para algumas faltas é mostrado um cartão vermelho, noutras um amarelo. Assim que se atingir um certo número de cartões amarelos, é-se banido para a corrida seguinte", explicou o britânico, que também vê demasiadas penalizações na F1 actual.

"Temos de ter cuidado para não penalizar a mais pequena coisa, caso contrário os pilotos vão perder a vontade de lutar por posições", observou, referindo-se ainda às recentes polémicas com Hamilton.

"Julgo que, fora do carro ele é um bocado arrogante", começou por dizer, considerando ainda que "ele parece ter uma opinião demasiado boa de si mesmo, o que irrita os outros pilotos". No entanto, diz Ecclestone, o britânico é "bom para o negócio".

Sobre o tema do corte de custos (abordado noutras notícias), o responsável admite que seria "ainda mais radical" no que diz respeito à redução dos testes permitidos: "duas coisas: apenas uma pista para testar e ficar numa pista na segunda-feira a seguir a um grande prémio para testarem".

Já para melhorar o espectaculo, Ecclestone aponta uma qualificação sem limites, "com todos os carros de depósitos vazios e pontos em discussão".AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Lewis Hamilton joga todos os trunfos

b9821e60.jpeg
Ao conseguir, na derradeira tentativa da terceira fase de qualificação, uma volta perfeita, Lewis Hamilton mostrou ao seu principal adversário que está disposto a jogar já com todos os trunfos. Ou seja, em lugar de uma estratégia mais conservadora que visasse controlar o fim-de-semana de Felipe Massa, o actual líder do Mundial optou por ser ele a passar ao ataque.

Esperemos, sinceramente, que esta predisposição não seja o prelúdio da excessiva agressividade e consequentes erros que parecem nortear os finais de campeonato por parte do britânico.

"Correu tudo como o previsto", afirmou Hamilton, "e tanto eu como a equipa estamos muito determinados. A minha primeira tentativa no Q3 não foi muito boa, mas a última volta foi tão perfeita quanto o possível. Este resultado demonstra que estou a lidar bem com a pressão e, também que, apesar de não termos conseguido um bom resultado na última corrida conseguimos, aqui, reverter a situação."

Sem argumentos para combater a superioridade demonstrada pela McLaren-Mercedes na qualificação do GP da China, os Ferrari acabaram por cumprir o seu papel com Raikkonen a alcançar um lugar na primeira fila da grelha (tal como no Japão) e Massa a posicionar-se no lugar imediatamente a seguir (3º) mas já a mais de meio segundo de Hamilton. Isto quer dizer que o brasileiro tem uma estratégia de corrida orientada para uma paragem mais tardia na corrida, cerca de três voltas, o mesmo acontecendo com Kovalainen que foi 5º. Já Hamilton e Raikkonen têm estratégias idênticas.

Mesmo assim Massa está confiante para a corrida: "Tive de lutar bastante para conseguir fazer uma boa volta e fiquei com a sensação que os pilotos da McLaren estiveram mais à vontade. A minha derradeira volta não correspondeu às expectativas porque foi difícil conseguir o balanço adequado mas, curiosamente isto só aconteceu no Q3, já que no Q2 esteve tudo bem. Mas como temos sempre uma afinação de corrida melhor do que na qualificação estou convicto que amanhã vou ter um carro bom que me permita ganhar posições logo à partida e fazer uma boa prova."

Renault está consistente

Uma vez mais em bom plano esteve a Renault, com Alonso a conseguir a 4ª posição graças a uma estratégia agressiva, mas mesmo assim com mais peso de combustível no carro que os dois pilotos da linha da frente. Piquet não conseguiu alcançar o Q3 mas ficou num honesto 11º lugar, tendo falhado o seu objectivo por 7 milésimos de segundo, a distância que o separou do 10º posto.

Desta vez a Red Bull conseguiu suplantar a Toro Rosso que, uma vez mais colocou os dois carros na terceira fase, e Webber regressou aos bons lugares em qualificação, foi 6º, enquanto Vettel quedou-se pelo 8º posto e Bourdais pelo 10º.

A posição logo atrás de Webber - que partirá de 16º, pois foi penalizado com 10 posições na grelha devido a ter trocado de motor após o treino livre - foi ocupada por Heidfeld (7º), mas o fim-de-semana não está a correr de feição à BMW já que Kubica, um dos candidatos ao título, não passou do Q2 e o 12º lugar do piloto polaco, para além de uma grande desilusão tocou as raias do escândalo.

Finalmente Trulli foi o único Toyota a conseguir entrar no Q3, mas a equipa japonesa parece ter perdido alguma competitividade nesta derradeira fase do campeonato.AS

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Confira o grid de largada para a corrida em Xangai

1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min36s303
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min36s645
3º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min36s889
4º. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min36s927
5º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min36s930
6º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min37s685
7º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min37s934
8º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min38s885
9º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min37s201 **

10º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min35s722
11º. Robert Kubica (POL/BMW), 1min35s814
12º. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min35s937
13º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min36s079
14º. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min36s210

15º. David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min36s731
16º. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min37s083 *
17º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min36s863
18º. Jenson Button (ING/Honda), 1min37s053
19º. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min37s730
20º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min37s739

* Perdeu dez posições no grid por ter trocado o motor
** Perdeu três posições no grid por ter atrapalhado David Coulthard no Q1

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Alonso volta a se surpreender com 4º lugar, agora na China

Das agências internacionais
Em Xangai (CHN)

No sábado passado, Fernando Alonso saiu do treino oficial para o GP do Japão dizendo-se surpreso com a quarta colocação no grid de largada. No dia seguinte, o espanhol da Renault garantiu a vitória na prova. Neste sábado, o bicampeão mundial repetiu o quarto lugar na largada, agora para a corrida da China, e o discurso foi o mesmo: o de surpresa.

"Ficar em quarto foi uma grata surpresa", comentou Alonso após a qualificação em Xangai. "Eu estava com várias dúvidas antes da classificação. Pela manhã [no terceiro treino livre China], fomos apenas regulares, o que fez desse quarto lugar uma surpresa".

Apesar da empolgação com a boa posição no grid, o espanhol fez questão de manter a cautela no que diz respeito à prova, avisando que dificilmente repetirá as vitórias obtidas em Cingapura e no Japão.

"Aqui não será como nos GPs anteriores, e não acredito que teremos uma luta direta [pelos primeiros lugares]. Tentarei consolidar o quarto posto no Mundial de construtores para ficar à frente da Toyota", analisou o espanhol. "Na largada, na primeira curva, tentarei me aproveitar se acontecer o mesmo que ocorreu em Fuji", comentou, referindo-se à confusão na primeira reta do GP do Japão.

A Renault está em quarto lugar no Mundial de equipes com 66 pontos, 16 à frente da Toyota e 62 atrás da BMW, terceira colocada. No campeonato de pilotos, Alonso é o sétimo, e Nelsinho Piquet, o 12º.

Fonte: UOL Esporte

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Trulli diz que pista o prejudicou na classificação

Jarno Trulli disse que a sessão classificatória em Xangai foi difícil, mas que, ainda assim, esperava um pouco mais do que a nona colocação no grid para o GP da China.

Porém, com as punições dadas a Mark Webber e Nick Heidfeld, o piloto da Toyota largará em sétimo.

O italiano explicou ter ficado satisfeito com o ritmo de seu carro durante os treinos livres, mas culpou a pista pela queda de rendimento.

"Nesta tarde alguma coisa deve ter mudado com a pista. Os pneus estavam escorregando mais e a aderência parecia ser inexistente, então isso foi um pouco estranho", afirmou.

"Para amanhã, veremos. Nosso ritmo para corrida esteve forte durante os treinos livres aqui, mas a previsão do tempo é incerta."

Segundo o site "Weather Channel", existe 40% de chance de chuva forte para o domingo em Xangai.

"Como de costume, nós esperamos por condições quentes, por causa da maneira como lidamos com os pneus", completou Trulli, que terá o companheiro de equipe, Timo Glock, na 13ª posição do grid.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Raikkonen encontra bom acerto e obtém primeira fila

Kimi Raikkonen é um apostador neste fim de semana. Já "jogou" bastante com o acerto na China, mas acertou e obteve a segunda posição de grid.

O finlandês foi superado por Lewis Hamilton neste sábado, mas ficou contente com o jogo de tentativa e erro bem-sucedido.

"Não tem sido o fim de semana mais fácil. Jogamos com o acerto e hoje encontramos um bom, que funcionou bem na classificação", disse.

O atual campeão ficou à frente do companheiro de Ferrari Felipe Massa, terceiro colocado do grid. Para Raikkonen, a escuderia italiana está bem posicionada e não se sabe o que acontecerá no GP da China deste domingo, pois a condição será outra.

"O carro estava bom, a McLaren está rápida, mas veremos amanhã em condição de corrida o que acontecerá. Temos um bom lugar de largada como equipe", afirmou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Desanimado, Kubica culpa equilíbrio do carro

As chances de Robert Kubica ser campeão já eram pequenas antes deste sábado e tornaram-se menores ainda, pois o polonês largará somente em 11º lugar em Xangai, na China.

Abatido, o piloto da BMW, 12 pontos atrás do líder e pole Lewis Hamilton, afirmou que não pôde acelerar adequadamente porque o carro estava sem o equilíbrio ideal.

"Uma classificação decepcionante. Lutei com o equilíbrio do carro durante todo o fim de semana. Fizemos algumas mudanças antes da sessão, mas tiveram efeito negativo", disse.

"O carro estava difícil e não pude acelerar como queria. Espero uma corrida dura, pois não podemos mexer no acerto [por causa das regras]."

Com a punição dada a Mark Webber, Nick Heidfeld largaria na sexta colocação, porém ele também foi punido, por ter atrapalhado David Coulthard no Q1. Por isso, sairá em nono lugar.

Ele lamentou as dificuldades do companheiro, mas gostou do que fez.

"Acho que era o máximo que poderíamos ter conseguido hoje. Estou feliz pela continuidade da minha tendência positiva em classificações", afirmou o alemão.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Coulthard fica irritado com Heidfeld em treino

David Coulthard perdeu a paciência com Nick Heidfeld neste sábado. O escocês acusou o alemão de falta de esportividade por um incidente durante sessão classificatória do GP da China.

O veterano não conseguiu passar do Q1 porque o competidor da BMW fez uma ultrapassagem sobre ele quando começaria sua volta rápida final. Coulthard ficou preso atrás de Heidfeld no giro e saiu do treino logo na primeira fase, o que o irritou.

"Estou extremamente decepcionado com o que Nick Heidfeld fez na última saída do Q1. Todos os carros estavam aglomerados, mas Nick de repente ultrapassou-me por dentro na última curva, na hora em eu começaria minha volta voadora", disse o piloto da Red Bull.

"Era muito improvável ele ir para uma volta melhor com pneus mais duros e estava do lado sujo da pista, então ele não teria feito uma volta mais rápida infiltrando-se por dentro naquele ponto."

"Ele já deveria estar ciente de que estava entre os dez, então, para mim, foi um comportamento muito antiesportivo, já que tudo o que ele fez foi estragar minha última volta voadora _não havia intenção alguma de ele fazer um tempo melhor."

Coulthard largará em 15º lugar após troca de motor de seu companheiro Mark Webber, o sexto colocado no treino, 16º no grid. O australiano lamentou a punição, mas tem esperanças: "Vamos esperar por chuva amanhã".

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Kovalainen joga culpa em pneus por quinto lugar

Heikki Kovalainen colocou a culpa no último jogo de pneus por ter sido o quinto colocado no grid quando tinha condições de estar entre os três primeiros em Xangai.

O finlandês comandou a bateria inicial de tentativas do Q3, mas, após pit stop, caiu para quinto.

"O Q1 e o Q2 transcorreram muito bem para mim e comecei o Q3 com otimismo. Mas, infelizmente, em minha última saída, meus pneus não pareceram entregar os níveis de aderência que eu esperava. É uma pena, pois poderia ter obtido uma posição melhor que a quinta", disse.

O desempenho da McLaren, porém, deixou-o animado. Lewis Hamilton é o pole position do GP da China, exatamente à frente das Ferraris.

"Ainda estou muito encorajado pelo que progredimos desde ontem, particularmente com o acerto", afirmou o companheiro do líder do campeonato.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Mais uma vez Nelsinho Piquet apostará na estratégia

Nelsinho Piquet sai na quinta fila do grid de largada do Grande Prêmio da China de Fórmula 1, que acontece neste domingo, dia 19, a partir das 5 horas da manhã, no circuito de Xangai.

O piloto classificou-se em 11º, mas largará em 10ºo devido à perda de dez posições pelo australiano Mark Webber, que teve de trocar de motor. A posição acabou sendo benéfica para Nelsinho, que poderá adotar a estratégia que quiser para a corrida.

"Foi frustrante não ter chegado ao Q3 por apenas 0s007, já que eu queria muito alcançar esse objetivo. A classificação foi complicada, o carro não estava como queríamos e a pista, que eu não conhecia, é realmente difícil de aprender, muito mais do que no Japão".

"Vou trabalhar esta noite com meus engenheiros e acredito que poderei realizar uma forte prova amanhã, principalmente porque poderei colocar qualquer quantidade de combustível e adotar a estratégia que quiser. Farei meu melhor para obter um bom resultado", afirma Nelsinho.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Nick Heidfeld perde três posições no grid de largada

Os comissários desportivos da FIA em Xangai decidiram punir o alemão Nick Heidfeld, da equipe BMW Sauber, com a perda de três posições no grid de largada neste domingo no GP da China. Nick atrapalhou a volta lançada de David Coulthard, Red Bull, durante a Q1.

"Ele deveria saber que já estava entre os dez melhores, mas seu comportamente foi extremamente anti-desportivo. Tudo o que ele conseguiu foi acabar com minha volta veloz. Ele não tinha intenção de andar rápido", declarou um furioso Coulthard.

A decisão levou mais de três horas para ser tomada pelos fiscais de pista. Heidfeld, que seria o sexto na formação de saída, caiu agora para a nona colocação.

"Eu já expressei minha opinião sobre esse incidente", disse Heidfeld sem querer entrar em detalhes. "Agora, eu tentarei fazer o melhor possível nesse domingo largando da 9ª posição", encerrou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Barrichello: "tiramos todo o possível do carro"

Rubens Barrichello, da Honda, largará somente da 13ª posição neste domingo no Grande Prêmio da China de F-1. Mas, o brasileiro ficou satisfeito com a evolução de seu carro e, sobretudo, com a boa volta conquistada no Q2 (2ª parte da classificação).

Naquele momento, Rubens registrou o tempo de 1min36s079. A pole position, conquistada por Lewis Hamilton na China, teve a marca de 1min36s303. Como comparação, na Q2 o piloto mais veloz foi justamente Hamilton com 1min34s947.

"Provavelmente vou minha melhor volta no circuito tirando todo o possível do carro. Não acredito que que conseguirei produzir algo melhor", falou o brasileiro que negocia sua renovação com a Honda e se diz preparado para fazer o que for preciso para isso.

"Estou satisfeito com nossa performance nesse sábado, particularmente depois das dificuldades que enfrentamos nos treinos de sexta-feira. Então acho que podemos ficar muito satisfeitos com nossa posição de grid para a corrida", encerrou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Massa tenta salvar fim de semana para arrastar Mundial até o Brasil

A situação de Felipe Massa, definitivamente, não é das melhores. Vice-líder do Mundial, o piloto da Ferrari pode ver seu principal rival, o britânico Lewis Hamilton, da McLaren, conquistar o título neste domingo, no GP da China.

Para faturar o título por antecipação, Hamilton precisa ampliar sua vantagem de cinco para 11 pontos na China. Dessa maneira, o mínimo necessário seria um terceiro lugar, e, neste caso, Massa não poderia pontuar. A combinação de resultados não é tão improvável, já que o inglês tem a pole e o brasileiro sairá na terceira posição.

Embora a distância entre os dois pilotos já tenha sido maior, o brasileiro tem apenas duas corridas para passar o inglês, e seu carro, em Xangai, está longe de um acerto perfeito, como ele próprio admitiu após o treino oficial de sábado.

Diante do clima desfavorável, Felipe Massa já sabe que precisa fazer uma corrida forte para conseguir levar o Mundial até a etapa do Brasil, que encerra o campeonato no dia 2 de novembro.

"Vou fazer o máximo possível para conseguir um grande resultado. Teremos que atacar para subir posições, e acredito que tenhamos uma boa estratégia de corrida", declarou o brasileiro, que após a sessão qualificatória admitiu um leve desapontamento por largar 'apenas' na terceira colocação, mas demonstrou otimismo para a prova. "Espero que alcancemos um ritmo forte na corrida e que consigamos melhorar o carro, sobretudo nas retas mais longas".

Enquanto Massa sofre neste final de semana para se entender com sua Ferrari, Hamilton tem experimentando um grande desempenho com a McLaren: foi o mais rápido em dois dos treinos livres, cravou a volta mais rápida do final de semana durante a segunda etapa da sessão classificatória e ainda confirmou a esperada pole position.

Ainda assim, o britânico, que pode sagrar-se o campeão mais jovem da F1 aos 24 anos, se diz livre de qualquer pressão. "Nada pairava sobre mim, não tinha nada em mente a não ser fazer minha volta", comentou Hamilton após o treino oficial. Contra ele, porém, pesam os erros cometidos nas duas últimas provas do ano passado, quando tinha o título nas mãos e acabou batido por Kimi Räikkönen, quase um azarão.

A reta final do Mundial de 2007, aliás, também serve de exemplo para o azarão deste ano. Embalado por boas performances no início da atual temporada, o polonês Robert Kubica ainda tem chances matemáticas de desbancar Hamilton e Massa, principalmente depois do segundo lugar obtido no Japão, na semana passada. A 12 pontos do líder, ele precisa de praticamente um milagre para repetir Räikkönen. O mau desempenho no treino oficial em Xangai, no entanto, deixando-o apenas no 11º lugar do grid, pode pôr fim as suas pretensões já neste final de semana.

Fonte: UOL Esporte

crakyman

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 3, 2007
Gostos Recebidos
1
Formula1:GP da China na tv satélite

DOMINGO 19 OUTUBRO
08h00

>TF1-atlantic bird 5ºoeste 12692MHz/LIVRE SECAM
>ITV1-astra2 28,2ºeste 10758MHz/LIVRE 16:9
>ULSTER TV-astra 28,2ºeste 10906MHz/LIVRE 16:9
>SCOTTISH TV-astra2 28,2ºeste 10906MHz/LIVRE 16:9
>RTL GERMANY-astra1 19,2ºeste 12188MHz/LIVRE
>RTL GERMANY-astra1 19,2ºeste 11229MHz/LIVRE PAL
>AL JAZEERA SPORT1-badr+nilesat/LIVRE
>PREMIERE SPORT PORTAL-astra1 19,2ºeste/NAGRA2 16:9
>RAIUNO-hotbird 13ºeste 11766MHz/SECA1
>ORF1-astra1 19,2ºeste 12692MHz/IRDETO1 16:9
>POLSAT TV-hotbird 13ºeste 11158MHz/NAGRA2 16:9
>POLSAT SPORT EXTRA-hotbird 13ºeste 11158MHz/NAGRA2
>SPORTV-hispasat 30ºeste/NAGRA3(zon)+SECA3(meo)
>TELECINCO-tdt+tat Espanha

SM

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Lewis Hamilton à beira do título

5fa4df72.jpeg
Lewis Hamilton deu hoje um passo quase decisivo para a conquista do título Mundial de Fórmula 1, já que venceu o GP da China, na sequência duma corrida onde mostrou claramente a sua superioridade sobre os Ferrari, que nunca estiveram em condições de lutar pela liderança.

Felipe Massa, que rodou a corrida inteira, na terceira posição, atrás de Kimi Raikkonen, teve perto do fim da corrida a possibilidade de passar para a frente do finlandês, e assim impedir que a margem do piloto na McLaren no campeonato ficasse colocada em números, que quase só um milagre permitiria recuperar.

Assim, os dois - agora únicos - contendores na luta pelo título, partem para o Brasil com uma diferença de sete pontos, curiosamente, a mesma diferença com que Kimi Raikkonen partiu (de atraso) para a corrida do Brasil o ano passado...e foi campeão.

Para a história se repetir, seria necessário que Felipe Massa vencesse, e Lewis Hamilton não fosse além da sexta posição. Ficariam empatados em número de pontos, mas a vitória do brasileiro desempataria em número de vitórias, seis contra cinco.

De qualquer forma, isto é pura teoria, porque na prática, o inglês deu na China um autêntico recital de condução sem erros, mostrando clara superioridade sobre os Ferrari, que em nenhuma fase da corrida deram qualquer sinal de poderem recuperar, bem antes pelo contrário. Massa vai para o Brasil ainda com ténues hipóteses, mas agora o número de pessoas que acredita na conquista do título por parte do brasileiro caiu drasticamente.

Fernando Alonso voltou a mostrar o bom momento da Renaul, ao obter a quarta posição, terminando bem perto dos dois Ferrari, e na frente de Nick Heidfeld e Robert Kubica, que com este resultado deixou de ter possibilidades de ser campeão. AS
a907eb1f.jpeg

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Lewis Hamilton: "O título é o meu sonho e da equipa"

fe2d3d83.jpeg
Um ano depois, o campeonato Mundial de Fórmula 1 ruma ao Brasil com Felipe Massa a sete pontos de distância do líder do Mundial, Lewis Hamilton, a mesma distância a que estava Kimi Raikkonen o ano passado. Como se sabe, o finlandês foi campeão.

Contudo, e como o piloto da McLaren bem lembra, a situação não é semelhante à do ano passado, já que desta feita não há equilíbrio nas contas, nem três incógnitas na equação. Só dois pilotos podem almejar a conquista do título, Lewis Hamilton e Felipe Massa

Desta feita, as contas são bem mais fáceis. O piloto inglês será campeão se terminar na quinta posição no Brasil (se Massa ganhar) ou sétimo (se Massa for segundo).

Para o homem da McLaren, que irradiava contentamento, mas também tranquilidade, tudo correu às mil maravilhas e o discurso espelha bem a forma concentrada como encarou esta prova:

"Tivemos Deus do nosso lado e a equipa realizou um trabalho fantástico. O meu monolugar esteve excelente todo o fim-de-semana e eu sinto que devo muito a todos, e não só aos que estiveram presentes no circuito. Um grande obrigado para eles."

"Foi uma boa corrida, pois parti bem, provavelmente a melhor partida do ano. A partir daí aumentei o ritmo, e consegui abrir uma boa vantagem, que foi aumentando a pouco e pouco, e não foi sequer difícil manter a concentração."

"Foi mais um passo no sentido da obtenção do título, que é o meu sonho e o sonho da equipa. Tentei pontuar o mais possível, mas a corrida do Brasil será completamente diferente do não passado, não só porque estou mais competitivo e mais forte que o ano passado."

AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Felipe Massa: "Não foi um dia bom para nós no campeonato de Pilotos"

99e8691f.jpeg
Felipe Massa era no final da corrida um piloto resignado, já que pouco podia ter feito para impedir que Lewis Hamilton dilatasse a diferença no Campeonato.

Queixou-se da "má" relação do seu monolugar com os pneus Bridgestone nesta corrida, o que aliado ao facto do inglês e o seu McLaren terem estado quase perfeitos, tudo redundou ainda em mais atraso nas contas do Mundial, e agora quase só um milagre lhe "dá" o título. Há quem diga que Deus é brasileiro, pelo que agora é uma boa altura para Felipe Massa acreditar nisso...

"Decidimos iniciar a corrida com pneus "soft" e sabíamos que os outros começariam com pneus duros, mas o nosso monolugar funciona com os pneus de um forma diferente. Não tinha aderência com os pneus duros, pelo que não tinha outra opção e foi a decisão certa."

"Não parti bem, e o Lewis realizou uma boa corrida. Tudo fiz para lograr reduzir a diferença, mas não foi possível, nem para mim, nem para o Kimi. Infelizmente, o Lewis teve um monolugar melhor afinado todo o fim-de-semana."

"Após a segunda paragem pelas boxes, tive o meu melhor período, e aí passei o Kimi. Foi uma boa operação para o Mundial de Construtores, num dia nada bom para nós no campeonato de Pilotos." AS