Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Tribunal de Modena confirma sabotagem no Ferrari F2007

ede82bba.jpeg
O Tribunal de Modena confirmou que um dos Ferrari F2007 foi mesmo alvo de sabotagem nos dias anteriores ao GP do Mónaco da temporada passada, episódio que levou ao espoletar do famoso caso de espionagem entre McLaren e Ferrari.

De acordo com aquele órgão de justiça, o antigo mecânico da equipa italiana, Nigel Stepney, é tido como o principal suspeito pelo acto de sabotagem perpetrado nos tanques de combustível do monolugar.

Citado pelo jornal espanhol Diario Sport, o tribunal considerou que o pó branco encontrado nos depósitos seria suficiente para provocar a quebra do propulsor do F2007.

Já o advogado de Nigel Stepney, que prometeu revelar o seu lado da história numa biografia (ainda por publicar), referiu que as acusações eram "vagas e sem precisão".

AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Di Grassi na expectativa de um lugar para 2009

744423c0.jpeg
Lucas di Grassi, piloto de testes da Renault, está esperançado na obtenção de um lugar como piloto efectivo na Fórmula 1 em 2009, afirmando que "quer dar um passo em frente na carreira".

Em declarações à Agência Reuters, o jovem piloto brasileiro que estará no nosso país este fim-de-semana para o Renault Roadshow na Avenida da Liberdade, explicou que quer tornar-se um piloto oficial de F1 na próxima temporada.

"O que eu quero é tentar dar um passo em frente na minha carreira e tornar-me piloto oficial na F1", começou por dizer, acrescentando que "há uma grande possibilidade de estar na F1 no próximo ano".

Dando preferência à Renault, sobre a qual ainda nada se sabe quanto aos pilotos para 2009, estando dependente de Fernando Alonso e da continuidade, ou não, de Nelsinho Piquet, o brasileiro indicou que "essa é a primeira opção, já que eles têm investido na minha carreira", referindo, contudo, "que ficaria satisfeito em qualquer outra equipa".

No entanto, o próprio reconhece que este assunto não depende de si, mas sim dos responsáveis da marca francesa: "eles têm a opção de revalidar o meu contrato, pelo que estou à espera de uma decisão para saber se estarei com a Renault ou se poderei negociar com outras equipas".AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
McLaren confirma testes em Portimão

cd1910a9.jpeg

A McLaren confirmou, oficialmente, a sua presença no novo Autódromo Internacional do Algarve em Dezembro.

Confirma-se, assim, a notícia já avançada pelo Autosport, no passado mês de Setembro, que dava conta das intenções da equipa anglo-germânica de marcar presença numa sessão de testes no Algarve. A única diferença é que não será em Novembro, mas sim em Dezembro.

A equipa de Woking é, assim, a primeira a confirmar uma sessão de testes no novo traçado português entre os dias 15 e 17 de Dezembro, a qual também pode vir a contar com a presença de outros conjuntos.

Algumas equipas de Fórmula 1 deverão estar presentes na prova de inauguração do autódromo já no primeiro fim-de-semana de Novembro, para verificar as condições do circuito e avaliar a possibilidade de marcar testes para a pista também em Dezembro.

Ao que se sabe, as equipas irão decidir nessa altura se o AIA passará a ser uma pista habitual para os testes de 2009, ou se poderá, pelo menos, ser uma alternativa às pistas já nomeadas para testes ao longo da época.ASQ​

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Honda também testa no Algrave

899d3f62.jpeg
A Honda Racing também já confirmou a sua presença nos testes do Autódromo Internacional do Algarve, juntando-se, assim, à McLaren.

A equipa nipónica fez saber hoje, ao início da tarde, que será uma das equipas a testar com a McLaren entre os dias 15 e 17 de Dezembro.

Para além destas duas, os rumores sobre a possível presença da Ferrari têm-se adensado, pelo que os próximos dias poderão trazer mais novidades a este respeito.AS

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Ecclestone quer um novo sistema de pontuação

O chefão da F-1, Bernie Ecclestone, acredita que Lewis Hamilton vai ganhar o campeonato mundial de pilotos no próximo final de semana, no GP Brasil que será realizado em Interlagos.

No entanto o detentor dos direitos comerciais da categoria quer mudar a forma da pontuação. Esse ano caso chegue no quinto posto o inglês já se consagra campeão independente da colocação do outro concorrente ao título Felipe Massa.

"O problema da corrida na semana que vem é que Hamilton não tem com que se incomodar. Tanto ele quanto Massa tiveram oportunidades de vencer algumas corridas, mas não o fizeram pensando no campeonato, por isso eu quero mudar o sistema de pontuação. Não estou criticando o Hamilton, mas ele nem tentou vencer em Valência e Cingapura e isso não é certo," falou Ecclestone.

O britânico irá propor um novo sistema de pontos já no próximo mês na reunião do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A idéia é criar um sistema com medalhas de ouro, prata e bronze, para aqueles que subirem ao pódio. Já o campeonato das equipes manteria o sistema de pontos.

Se o sistema já tivesse sido adotado, Hamilton e Massa chegariam ao Brasil empatados com cinco vitórias para cada lado.

"Não acredito que os pontos signifiquem nada. David Coulthard é o piloto britânico com mais pontos na F-1, só que as pessoas só se lembram das vitórias. Já conseguimos convencer todos que o novo sistema é melhor, todos já entenderam que a mudança é o certo a fazer," falou.

Ecclestone também desvalorizou os comentários negativos que algumas pessoas, entre elas pilotos, haviam dito sobre Hamilton. Para ele tudo não passa de pura inveja.

"Existem alguns pilotos que tem lutado durante muitos anos para tentar algo na F-1 e por isso não gostam de ver Hamilton fazendo sucesso tão rapidamente. É óbvio que ele é um grande piloto. Esse ano ele pode ganhar o título mundial, e em 2007 ele perdeu por apenas um ponto," encerrou.

Fonte: Amigos da Velocidade

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Antes da aposentadoria, Coulthard anda pela ruas de Buenos Aires

Uma semana antes de despedir-se oficialmente da F-1, o piloto David Coulthard fez a alegria de mais de 100 mil argentinos. A bordo do carro da Red Bull, o escocês chegou a mais de 230 km/h ao percorrer a Avenida Nove de Julio, símbolo da capital federal Buenos Aires, ontem.

"É um grande prazer estar de volta à Argentina. Minha primeira pole position foi aqui em 95, por isso tenho um sentimento muito especial pelo país," disse Coulthard. O eletrizante e ensurdecedor barulho dos motores de um F-1 em Buenos Aires acabou com o jejum de 10 anos da última corrida do Grande Prêmio realizada no país.

Aplaudido em massa como um verdadeiro ídolo, o piloto realizou a última demonstração pública antes da despedida oficial na etapa que encerra o circuito de 2008 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com 15 temporadas na carreira, Coulthard anunciou a aposentadoria em julho passado durante o GP da Inglaterra.

Fonte: AAmigos da Velocidade

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Kovalainen avalia ter progredido durante 2008

A temporada 2008 nem acabou e Heikki Kovalainen já fez um balanço dela. Após 17 provas com a McLaren, o finlandês admitiu ter sido difícil acostumar-se ao carro, mas avaliou ter progredido bem.

O ex-piloto da Renault tem uma pole position e uma vitória no currículo, ambas obtidas neste ano _em Silverstone e em Hungaroring, respectivamente.

"Não demorei muito para descobrir onde queria estar com a equipe, mas demorei mais para ficar acostumado ao MP4-23. Às vezes, levava o acerto para a direção errada, mas, durante o ano, encontrei uma direção melhor", disse.

Kovalainen, em entrevista à assessoria de imprensa da equipe, afirmou já estar bem em sessões classificatórias. Mas o piloto reclamou da McLaren ao jornal "Strait Times", pois, segundo ele, tem ido sempre aos treinos oficiais com mais combustível que Lewis Hamilton.

"Estou particularmente satisfeito com meu ritmo de classificação _mesmo na primeira etapa eu estava competitivo. Agora trabalho para melhorar meu conhecimento dos pneus", afirmou.

O finlandês deu status de "boa" à sua temporada e declarou estar preparado para 2009. "Agora entendo como deixar o carro mais veloz e o que preciso fazer para tirar o máximo dele."

Fonte: Tazio

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
McLaren coloca como prioridade título de Hamilton

A McLaren está preparada para perder o Mundial de Construtores para que Lewis Hamilton seja o campeão de 2008 em Interlagos.

Ron Dennis afirmou neste fim de semana ao jornal "Times" que, pela situação, não há como adotar uma tática para beneficiar ambos os campeonatos.

O inglês tem sete pontos a mais que Felipe Massa, enquanto a McLaren está 11 atrás da Ferrari. A balança da McLaren, segundo o chefe de equipe, não pode estar equilibrada, pois Hamilton não pode arriscar muito, já que uma quebra em São Paulo deixaria sua vida mais difícil.

"A meta principal na categoria é o Mundial de Pilotos, e a segunda é o de Construtores. Administraremos a equipe de acordo com esses objetivos", disse.

"Não balancearemos os dois. Claro, queremos tentar obter o troféu de Construtores, pois determina rendimentos materiais, mas não falamos sobre dinheiro, falamos sobre vitória. Se você for bem-sucedido, inevitavelmente você lucrará."

Dennis ainda defendeu Hamilton das críticas de outros pilotos por manobras como a da largada do GP do Japão. Para o dirigente, o inglês aprendeu: "Lewis está maduro. Primeiro de tudo, ele tem pessoas que lhe dão bons conselhos. Você, no fim da temporada, reflete sobre todas as coisas que você poderia ou deveria ter feito e aprende com isso".

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Para Haug, público brasileiro não irá influenciar na prova

O diretor da equipe McLaren, Norbert Haug, disse que não está muito preocupado com o título do mundial de construtores. Para ele o importante é que o piloto Lewis Hamilton consiga por em prática a vantagem sobre o brasileiro Felipe Massa para levar o título do mundial de pilotos.

"Com a atual competição apenas alguns pilotos podem vencer a etapa do Brasil, inclusive o Heikki, além é claro de Lewis e Felipe. Se não tivermos nenhuma surpresa com o clima, tenho certeza que o Hamilton conseguirá os pontos que a equipe precisa," comentou.

Haug disse que é óbvio o apoio de toda a torcida brasileira para o piloto da casa, no entanto ele considera que o importante em uma corrida decisiva não é só o público, mas também o carro e principalmente o piloto que conseguir evitar acidentes.

"Como Massa corre em casa é esperado que o público o apóie, assim como os ingleses apoiaram Hamilton em Silverstone. Mas o que conta no final é a velocidade, a confiabilidade e o principal evitar acidentes," concluiu.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Kubica diz que sentido da pista de Interlagos causa dores

O polonês Robert Kubica (BMW) falou que o sentido da pista de Interlagos - sede da última etapa da temporada de 2008 no próximo final de semana - causa dores aos pilotos, pois trata-se de um circuito anti-horário, fato que as equipes não estão acostumadas.

"O Brasil é tradicionalmente a última corrida da temporada, e Interlagos é um circuito muito exigente e interessante. Participei de uma corrida em São Paulo pela primeira vez em 2002 e já disputei dois GPs com a BMW. A pista é desgastante devido ao sentido anti-horário, principalmente devido as dores no pescoço," analisou.

Kubica disse que pretende duelar com o ferrarista Kimi Räikkönen na briga pelo terceiro lugar do mundial. O atual campeão tem seis pontos de desvantagem para o polonês, mas vem de dois pódios e pode querer tomar a posição de Kubica.

"Atualmente eu sou o terceiro colocado, com seis pontos de vantagem para o finlandês Kimi Räikkönen e por isso meu objetivo principal é defender minha posição no Brasil," finalizou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Hamilton diz que São Paulo é um bom lugar para comemorar

O líder do mundial de pilotos Lewis Hamilton (McLaren) chega a São Paulo com sete pontos de vantagem para o brasileiro Felipe Massa (Ferrari), mesmo com essa diferença de pontos o inglês sabe que nada está ganho, pois no ano passado o mesmo Hamilton perdeu a mesma diferença no Brasil.

Porém Hamilton disse que não tem nenhum problema com o circuito de Interlagos, pelo contrário o inglês afirmou que gosta muito de correr em São Paulo, cidade que para ele possui uma vida noturna propicia para comemorações como a conquista do título mundial.

"Eu cheguei em Interlagos no ano passado sabendo que poderia ter uma grande festa ou uma grande decepção, infelizmente não consegui alcançar o sucesso que queria, mas sempre há tempo para encerrar uma temporada em São Paulo, um lugar que tem uma atmosfera única, principalmente para comemorações," disse Hamilton.

O piloto confirmou que não vai diminuir seu ritmo de pilotagem que marcou sua carreira. Ele sabe que apenas um quinto lugar basta para ser campeão, mas se tiver a oportunidade de vencer não deixará passar.

"Vou manter minha forma de pilotar, claro que meu objetivo no Brasil é diferente das outras corridas. Sei que não preciso ganhar, mas isso não vai me impedir de se forte o suficiente durante todo o final de semana," contou.

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Ferrari ameaça deixar a Fórmula 1

CASO FIA AVANÇE COM UNIFORMIZAÇÃO DOS MOTORES

A Ferrari, a mítica equipa italiana recordista de vitórias na Fórmula 1, não descarta a possibilidade de deixar a categoria caso a Federação Internacional do Automóvel (FIA) avance com a uniformização dos motores dos carros.

"(A Ferrari) sempre expressou grande preocupação no que se relaciona com projectos de uniformização de motores, que privariam a Fórmula 1 da sua própria razão de ser, baseado na competição e desenvolvimento tecnológico", sustenta a Ferrari em um comunicado.

A "Scuderia" alerta que "caso estes elementos não se mantenham (...), reserva-se no direito de avaliar, em conjunto com os seus parceiros, a oportunidade de continua na F1.

A FIA anunciou esta segunda-feira que o projecto de dotar todas as equipas de F1 com o mesmo motor vai avançar, anunciado a data-limite de 7 de Novembro para a apresentação de propostas dos interessados em tornarem-se fornecedores únicos de propulsores e sistemas de transmissão da F1.

Apesar da ameaça de abandono, a Ferrari assume o "empenho para uma substancial e necessária redução de custos" na modalidade, mas ressalva este objectivo terá que ser atingido por vias diferentes da uniformização.

"Rc"

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Focado na corrida, Massa descarta atos ilícitos por título

Vencer pela segunda vez o GP Brasil de Fórmula 1 e esperar a posição final do inglês Lewis Hamilton. É assim que o brasileiro Felipe Massa está encarando sua participação na prova deste domingo, que define o Mundial de Pilotos e pode dar o título inédito ao piloto da Ferrari.

Precisando de uma vitória e ainda esperando que Hamilton não termine entre os cinco melhores, Massa descarta qualquer possibilidade de jogar sujo para levar a taça. "Isso nunca fez parte do meu pensamento, não é isso que quero", disse o brasileiro, mudando rapidamente o semblante do rosto, então sorridente, para uma postura séria.

A opção vem de encontro à indicação feita por Eddie Jordan, proprietário da finada Jordan, na última semana. Ele afirmou em entrevista ao jornal Daily Express que Hamilton deveria se preparar para evitar uma possível batida de Massa, como na opinião de Jordan aconteceu no GP do Japão.

"As pessoas podem não gostar de mim por dizer isso, mas se Massa tentar tirá-lo do caminho, assim como fez no Japão, Lewis tem de estar preparado", disse Jordan. Ao ser questionado sobre o assunto, o brasileiro foi rápido e decidido. "O Jordan está em casa, não tem mais o que fazer e fica brincando com a imprensa", disparou.

O piloto da Ferrari também evitou falar sobre os vídeos criados por fãs do espanhol Fernando Alonso, que mostram o piloto da Renault tirando Hamilton do GP Brasil, em simulação feita em games de corrida, o que poderia beneficiar o brasileiro na luta contra o inglês. "Não posso responder por ele. Isso não cabe a mim", explicou.

Sobre a corrida deste domingo, Massa repetiu o discurso adotado desde o último final de semana. "Ganhar a corrida é isso que eu quero. O restante não depende de mim", disse o piloto, após doar 1,2 mil livros para uma escola na zona sul de São Paulo.

"Espero uma dobradinha e aí é esperar o Hamilton. Se der para ser campeão, será a realização de um sonho de criança. Se não, tudo bem, a gente busca no próximo ano", reforçou o brasileiro, que ainda encara uma série de eventos com patrocinadores nesta semana, antes de iniciar os trabalhos na pista de Interlagos na sexta-feira.

Fonte: UOL Esporte

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Toyota nega planos de sair da F-1

A Toyota insistiu que está totalmente comprometida com seu futuro na F-1, desmentindo assim as especulações que a equipe sairia da categoria para correr pela Le Mans, descontente com as novas regras de redução de custos propostas recentemente.

Surgiram boatos que a equipe do presidente John Howett não estaria satisfeita com os rumos das negociações sobre o futuro da F-1 e que por isso o time japonês estaria dipsosto a migrar para a Le Mans.

Mesmo a vontade da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) de ter um único motor padrão na categoria - fato condenado pela Toyota - ganhar força a cada dia, a equipe assegurou que continuará na F-1 por muitos anos.

No entanto a equipe deixou claro que a redução de custos no esporte não deve comprometer o desafio tecnológico que cada equipe deve procurar para manter-se competitiva.

"A Toyota está empenhada em ter sucesso na F-1 a longo prazo e o nosso objetivo na categoria é ganhar. Nós existimos para ganhar e estamos empenhados em fazer isso," dizia um comunicado da equipe.

"No entanto acreditamos que a F-1 dever permanecer um desafio tecnológico. Isto é um ponto importante para nós e não pode mudar. Esperamos que continue assim até 2012," continuava.

A declaração acrescentou que apesar do interesse da escuderia em outros desafios como a Le Mans, nunca foi falado em deixar a F-1.

"A Toyota nunca escondeu seu interesse em estudar novas oportunidades no automobilismo, incluindo a Le Mans. Atualmente, não tomamos nenhuma providencia para qualquer tipo de mudanças," acrescentou o comunicado.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Eventos promocionais abrem a semana do GP Brasil

A primeira parada de Felipe Massa em uma semana lotada de compromissos promocionais antes do GP Brasil de Fórmula 1 foi na manhã desta segunda-feira em uma escola no bairro de Campo Limpo, São Paulo. O piloto da Ferrari participou de um evento com a Unicef para promover a leitura na infância. No ano passado, ele também havia participado de uma campanha da entidade.

Massa discursou para 400 alunos de 1ª a 4ª série da Escola Estadual Dr. Francisco Brasiliense Fusco, além de dar autógrafos para professoras e para algumas crianças "selecionadas" previamente pelo desempenho escolar, quebrando inclusive o protocolo e descendo do palco, onde discursava, para cumprimentar os alunos.

Fora dos escolhidos, o estudante André Carvalho de Oliveira Filho, de 10 anos, lamentou não poder se aproximar mais do ídolo. Ele era o único entre os alunos com um boné da Ferrari na cabeça, mas deixou a escola sem o autógrafo do piloto. "A minha professora disse que a gente não podia falar com ele", revelou, sob a patrulha atenta da educadora.

"Este é um dia muito especial para mim, estou super emocionado", disse o brasileiro, que ainda nesta semana participará de outra série de eventos enquanto tenta se concentrar para a corrida de domingo, em que disputará o título mundial com o britânico Lewis Hamilton, da McLaren.

Além de doar 1.200 livros à escola, o piloto da Ferrari ainda conheceu a sala de leitura Felipe Massa, batizada em sua homenagem dentro da biblioteca do colégio. Em seu discurso, ele bem que tentou incentivar a leitura entre as crianças, mas acabou admitindo que esse não é um de seus hábitos favoritos.

"Não sou muito de ler. O livro que eu mais gostei foi um sobre o Ayrton Senna", revelou Massa. "Quando eu era criança, tinha que ler livros obrigatórios, para aprender aquelas coisas que passam para as crianças nessa idade. Esse ano, tenho lido mais sobre acerto de carro, como deixá-lo mais rápido nas pistas".

O piloto permaneceu pouco mais de 1h30 na escola e deixou rapidamente o local para novos compromissos. "Tenho de me concentrar. Hoje é o dia que tenho mais trabalho, mas vir aqui não custa nada e para mim foi um momento muito especial. Isso me deu mais ânimo para a prova", garantiu Massa ao término do evento.

Fonte: UOL Esporte

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Trulli chega no Brasil focado nos pontos

O piloto Jarno Trulli (Toyota) contou que o resultado da última etapa disputada na China o deixou muito frustrado, mas o italiano falou que agora só pensa em se recuperar no GP Brasil, último da temporada 2008 da F-1, para fechar o ano bem.

"Fiquei muito frustrado por ter saído da etapa da China tão rápido, por isso estou determinado a terminar a etapa do Brasil. Esta tem sido uma de minhas melhores temporadas, apesar de em alguns momentos terem me faltado sorte," disse.

O italiano que soma 30 pontos no mundial de pilotos ao lado do jovem Sebastian Vettel ficou chateado por sua equipe não conseguir mais o quarto lugar entre os construtores, no entanto ele disse que brigará pelos pontos para terminar o campeonato a frente do alemão.

"Fiquei chateado, pois não conseguimos o quarto lugar no mundial de construtores, mas ainda posso ser o oitavo no campeonato de pilotos e por isso quero pontuar para alcançar meu objetivo," finalizou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Glock diz que não faltará energia para o GP Brasil

O alemão Timo Glock (Toyota) chega ao fim de sua primeira temporada completa na F-1. Mesmo dizendo que está um pouco cansado - depois de 17 provas - o piloto afirmou que tem ainda muita energia para gastar na etapa de encerramento de 2008.

"Esta foi a primeira temporada na Toyota e eu achei muito positiva, por isso quero terminar com um forte resultado no GP do Brasil. Sinto que tenho evoluído este ano, além de me divertir muito. A temporada foi realmente longa, mas ainda tenho muita energia para esta última corrida," falou.

Assim como seu companheiro de equipe, Jarno Trulli, Glock quer apenas pontuar para manter a 10ª posição no mundial de pilotos que tem com os 22 pontos até aqui. Por este motivo o piloto já pensa em fechar o mundial no meio da tabela de classificação.

"Atualmente sou o 10º colocado no mundial de pilotos e se conseguir mais alguns pontos posso manter essa posição, que seria uma boa conquista para mim, já que esta é minha primeira temporada completa," encerrou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Nelsinho mantém boas expectativas para 1º GP em casa

O brasileiro Nelsinho Piquet (Renault) não negou que está muito ansioso para o GP Brasil que acontece neste final de semana em São Paulo. Porém o piloto sabe que pode fazer uma boa prova e não se preocupa com a pressão do público, que para ele será um incentivo a mais.

"Estou ansioso para correr em casa. Sei que terei o apoio do público, dos amigos e de meus familiares, por isso quero que esta corrida sirva de inspiração para que eu possa fazer uma boa prova. Farei o meu melhor e tentarei consegui um bom resultado," falou.

"Claro que quero fazer uma boa corrida, mas não estou me sentido pressionado pelo fato da corrida ser em casa. Estou tentando manter a calma, para usar as sessões de treinos livres para encontrar o melhor acerto. Tenho certeza que termos um grande final de semana," acrescentou.

O piloto afirmou que os pontos conquistados nas últimas etapas têm feito com que ele se sinta mais preparado e forte para a prova em Interlagos. Como seu carro tem evoluído muito nas últimas provas, Nelsinho disse que já se sente melhor em guiar o bólido da Renault.

"Os últimos resultados são animadores, mas estou muito feliz, pois conseguimos manter um bom ritmo. O carro tem melhorado muito recentemente e está mais fácil de pilotá-lo, estou me sentido mais à vontade com ele. Meu objetivo agora é melhorar na classificação e largar bem em Interlagos," encerrou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Alonso diz que Renault não sofrerá com a pressão

O bicampeão Fernando Alonso tem boas recordações da pista de São Paulo. Foi em Interlagos que ele levou os títulos de 2005 e 2006, por este motivo o espanhol sabe que sua equipe chega sem nenhum tipo de pressão já que alcançou seu objetivo de ser a quarta colocada no mundial de construtores.

"Foi em Interlagos que conquistei meus dois títulos mundiais com a Renault em 2005 e 2006, por isso sempre me sinto bem em São Paulo. Este ano conseguimos nosso objetivo de terminar em quarto no mundial de construtores e com o terceiro carro mais veloz. Acredito que não teremos nenhuma pressão sobre nós e depois do que aconteceu em Cingapura e Fuji, tudo pode acontecer," comentou.

As vitórias nas etapas de Cingapura e no Japão foram surpreendentes para todos até para o piloto que considera sua equipe muito melhor agora. Para o espanhol o time francês conseguiu igualar-se a Ferrari neste final de temporada.

"Nossas vitórias em Cingapura e na China foram surpresas maravilhosas e nosso quarto lugar em Xangai mostrou que estamos de volta a boa forma. Claramente fomos os terceiros mais rápidos, mantendo o mesmo ritmo que a Ferrari e isso é muito bom para toda a equipe que espera por um outro bom final de semana," encerrou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Barrichelo esquece carro e destaca Interlagos e fãs

Rubens Barrichello não fez referência alguma ao carro da Honda à assessoria de imprensa da equipe diante do GP Brasil. Preferiu valorizar Interlagos, fãs, amigos e familiares.

A etapa final de 2008 pode ser a última do brasileiro na Honda e até na F-1, já que não tem contrato assinado para 2009 ainda, embora queira muito continuar. O experiente piloto, porém, na prévia da corrida, ignorou tudo isso.

"O GP Brasil sempre foi muito especial para mim e estou realmente satisfeito pelos fãs brasileiros, que terão um fim de semana fantástico, em que os títulos serão decididos", disse.

Não é só pelo fato de Interlagos ser no Brasil que Barrichello gosta do autódromo: "Não é especial somente por se minha pista caseira, mas por ter um traçado desafiador e algumas ótimas curvas, como o Laranjinha. Há oportunidades reais de ultrapassagem, pontos como o S do Senna, em particular".

"O principal desafio de Interlagos é encontrar o melhor acerto para a combinação de curvas rápidas e lentas e para o miolo, onde são exigidos altos níveis de aderência. Você também precisa ter total confiança em seu carro e um bom acerto mecânico para lidar com a superfície ondulada."

O 14º colocado no Mundial chega a São Paulo em situação diferente daquela de 2007, quando passou a temporada em branco. Desta vez, tem 11 pontos e um pódio.

"Como sempre, estou ansioso por ter minha família e meus amigos por perto, pelo fim de semana e por correr em frente aos meus fãs", finalizou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Ferrari ameaça sair da Fórmula 1 se motores forem padronizados

A equipe Ferrari ameaçou abandonar a Fórmula 1 se for levada a frente a iniciativa da padronização dos motores dos carros, segundo informou nesta segunda-feira seu Conselho de Administração (CA), após uma reunião.

"O CA da Ferrari confirma seu absoluto compromisso com uma substancial e necessária redução de custos (...), não obstante manifesta a sua preocupação em relação à padronização dos projetos correspondentes ou os motores, o que privaria a Fórmula 1 de sua própria lógica, baseada na concorrência e desenvolvimento tecnológico ", diz uma passagem do comunicado da 'Scuderia'.

"É por isso que a Ferrari explica sua presença contínua desde a primeira edição do Mundial de Fórmula 1 em 1950", seguiu a declaração. Há dez dias, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou a abertura de um convite público para encontrar um fornecedor de motores e transmissões padrão a ser usado na Fórmula 1 após a temporada de 2010.

Segundo a notificação divulgada pela FIA no último dia 17 de outubro, o fornecedor municiaria as equipes da Fórmula 1 durante três temporadas, de 2010 a 2012. O atual contexto econômico obriga a F-1 a reduzir custos nos próximos anos.

A intenção da FIA de equipar todas as equipes com um mesmo motor é uma medida que beneficiaria as pequenas escuderias, mas prejudicaria as mais poderosas, como a Ferrari. Porém, a Federação fez este anúncio sem consultar os participantes do Mundial.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Equipe Red Bull faz exibição em Brasília

As ruas da cidade de Brasília receberam, no dia 11 de Outubro, a visita do carro da equipe Red Bull de Fórmula 1. Pilotado pelo canadense Robert Wickens, 19 anos, o modelo atingiu velocidade de 263,5 km/h no Eixo Monumental, na primeira demonstração de um F-1 em alta velocidade destinada ao público na história do Brasil.

0,,15679079-DP,00.jpg

Muitos fãs acompanharam exibição no circuito de 3,5 quilômetros de extensão montado no coração da Capital Federal, que também contou com dois carros da própria escuderia na categoria brasileira Stock Car, pilotados por Hoover Orsi e Daniel Serra.

"Essa já é minha quarta demonstração nas ruas, mas nunca tinha visto uma massa de gente tão grande e tão entusiasmada. O brasileiro é realmente um apaixonado por velocidade, a gente vê isso muito claro no entusiasmo das pessoas", afirma Wickens.

"Espero logo, logo poder andar de F1 novamente no Brasil, quem sabe, daqui a alguns anos, em um grande prêmio em Interlagos", comenta.

Piloto da Stock , Hoover também falou sobre exibição nas ruas de Brasília. "Não é todo o dia em que temos a oportunidade de acelerar um carro de corrida nas ruas. Junto com um F1, então, nem se fala, é uma chance única. Quem veio certamente não vai esquecer, e quem não veio vai pra sempre se arrepender de não ter vindo".

O paulista Serrinha, filho do ex-campeão Chico Serra, brincou com a diferença de potência entre os carros da Stock Car e os da F-1.

"Apesar do Hoover e eu ficarmos 'devendo' uns 300 cavalos para o Fórmua 1, o carro da Stock Car mostrou que também tem muito apelo para animar o pessoal. Fiz 'zerinhos' até cansar, e acho até que os nossos pneus levantam mais fumaça do que os do Fórmula 1, foi muito legal ver o povão vibrando com as nossas manobras", explica Daniel Serra.

Fonte: Terra

F1 na Esplanada dos Ministérios em Brasília - DF

Última edição:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Acordo FIA-FOTA para 2009

ea886386.jpeg
A união das equipas de Fórmula 1 não foi quebrada por Max Mosley e numa reunião em Genebra em que teve como interlocutores apenas Luca di Montezemolo e John Howett, o presidente da FIA acabou por ter de aceitar as propostas das equipas.

É que sendo estas unânimes, foi-lhe impossível impor a sua vontade, pois só para os regulamentos de 2010 é que ainda tem mão livre, por necessitar de 18 meses para efectuar alterações sem o acordo da equipas.

Assim, e como já tínhamos avançado na semana passada, a proposta elaborada em Xangai vai mesmo ser seguida. Isto quer dizer que os motores, em 2009, vão ter de durar três corridas, contra as duas deste ano e que os construtores vão ter de disponibilizar 25 motores por um preço de apenas dez milhões de dólares, a pelo menos uma equipa independente.

A esse preço terá de acrescentar-se o valor das caixas de velocidades e dos novos KERS, mas de qualquer maneira equipas como a Force India, Toro Rosso e Red Bull vão poupar 50 por cento no seu orçamento para todo o conjunto traseiro dos seus monolugares, o que representa um ganho considerável.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Ron Dennis motivado para continuar

28ff614b.jpeg
Ron Dennis, chefe de equipa da McLaren-Mercedes, revelou que se sente motivado para continuar aos comandos do conjunto de Woking, explicando que esta temporada lhe trouxe uma motivação redobrada.

O britânico, que ponderou abandonar o cargo no início do ano, afirmou ao jornal The Daily Mail que a decisão de prosseguir com a McLaren lhe renovou o empenho nos comandos da equipa, explicando que a decisão se baseou nos seus valores e nas suas crenças.

"Não havia ninguém em toda a estrutura que me dissesse outra coisa a não ser 'fica'. E, claro, no fim, acabei por ficar", acrescentou, elucidando que, dessa decisão, "surgiu uma motivação redobrada, partilhada por todos os meu colegas, de modo a dar o nosso melhor para fazer desta uma das melhores épocas da história da McLaren".

De qualquer modo, caso Dennis tivesse tomado a decisão de abandonar o seu cargo, já tudo estaria tratado quanto à distribuição das suas responsabilidades por outros elementos da equipa, com o britânico a confessar que essa era a sua ideia no final de 2007, pelo que a sua ideia era facilitar a sua adaptação.

"Acertei com os meus colegas quem iria fazer o quê. Certas coisas que eu fazia foram delegadas noutras pessoas, e mesmo continuando [na McLaren] continuaram delegadas neles ao longo da temporada", acrescenta, observando que "este ano foi bem mais fácil do que os anos anteriores".

Reforçando que a McLaren é parte da sua vida, Dennis garantiu que não faz tenção de equipa. "Não me vou embora. Sou um accionista desta organização. As minhas raízes estão nesta organização. Se me cortarem, eu sangro McLaren", concluiu.

AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Toyota negou planos para abandonar F1

51ba3652.jpeg
Apesar de alguns rumores que circularam nos últimos tempos, fonte da Toyota refere que a equipa japonesa está perfeitamente segura na Fórmula 1, desmistificando assim rumores que apontavam a possibilidade desta se juntar à Peugeot e Audi em Le Mans.

Tudo teve início com a polémica proposta de Max Mosley relativa aos motores standard na F1, a que se juntaram declarações de Tadashi Yamashina, patrão da Toyota, relativamente ao interesse da sua equipa em Le Mans.

Houve realmente algumas ameaças por parte de alguns Construtores, entre os quais a Toyota, mas a verdade é que esta pretende permanecer na F1, pelo menos até 2012, caso as questões regulamentares não se alterem radicalmente. Portanto, não há planos para abandonar a F1, mas...

"A Toyota quer continuar na F1, contudo, a disciplina deve permanecer como um desafio tecnológico, o que é muito importante para a Toyota. Desde que essa situação não se altere, continuaremos na F1, pelo menos até 2012. A Toyota nunca escondeu o seu interesse por novas oportunidades no desporto automóvel, onde se inclui Le Mans, mas actualmente, não há qualquer decisão tomada relativamente a alterações ou incrementos no nosso programa desportivo.", podia ler-se num comunicado da equipa nipónica.AS