Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ferrari não comenta possível chegada de Alonso

A Ferrari preferiu não fazer qualquer tipo de comentário sobre a notícia do "Gazzetta dello Sport", que coloca Fernando Alonso na equipe a partir de 2011.

Segundo a reportagem, o espanhol já assinou um contrato de quatro anos e existe a possibilidade dele chegar antes a Maranello, caso Kimi Raikkonen não faça uma boa temporada em 2009.

"Nós temos dois pilotos assinados até o final de 2010", disse um porta-voz da Ferrari. Tanto o finlandês quanto Felipe Massa possuem contratos por mais dois anos.

Alonso também renovou o seu vínculo com a Renault por mais duas temporadas.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Carro 2009 da Red Bull só ficará pronto em março

O novo carro da Red Bull para a temporada 2009, que será utilizado pelas equipes Red Bull e Toro Rosso só estará pronto em março - mês de estréia da F-1 no circuito australiano de Melbourne.

A informação foi atribuída ao suíço Sebastien Buemi, que este ano foi piloto de testes da Red Bull e é cotado para assumir uma vaga na Toro Rosso em 2009.

Segundo o diário francês L'Équipe que divulgou a informação a equipe de Mark Webber e Sebastian Vettel terá apenas uma sessão de testes com o novo carro antes da prova australiana.

A Toro Rosso também deverá esperar até março para poder contar com o novo bólido. A expectativa era que os times pudessem contar com o carro a partir de meados de fevereiro.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Temporada 2009 da F-1 terá 17 corridas

Após desistências e cancelamentos de contratos, a F-1 tem seu calendário para a temporada 2009 definido. Os tradicionais GPs da França e do Canadá não serão disputados no ano que vem, mas outras novidades fazem parte da lista de etapas.

O novo circuito de Abu Dhabi, que ainda está sendo construído nos Emirados Árabes, encerrará a competição no dia 01 de novembro. A etapa brasileira que finalizava o campeonato foi adiantada e agora recebe a penúltima prova do ano no dia 18 de outubro.

Melbourne na Austrália continua sendo a etapa de abertura da competição com a prova marcada para o dia 29 de março. A corrida chinesa que acontecia no final do ano foi transferida e agora acontecerá em abril, sendo a terceira rodada da competição.

O circuito de Silverstone na Inglaterra está previsto para receber a oitava corrida do ano. Esta será a última vez que a pista acolhe um GP de F-1, já que em 2010, o chefão da categoria Bernie Ecclestone quer a etapa inglesa no circuito de Donington Park.

Confira agora o calendário oficial da temporada 2009 da F-1

29/3 - Austrália
5/4 - Malásia
19/4 - China
26/4 - Bahrain
10/5 - Espanha
24/5 - Mônaco
7/6 - Turquia
21/6 - Inglaterra
12/7 - Alemanha
26/7 - Hungria
23/8 - Europa (Valência)
30/8 - Bélgica
13/9 - Itália
27/9 - Cingapura
4/10 - Japão
18/10 - Brasil
1/11 - Abu Dhabi

Fonte: Amigos da Velocidade
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Theissen rebate críticas feitas ao KERS

3ae977f3.jpeg

Mario Theissen não afina pelo mesmo diapasão relativamente ao coro de críticas que alguns têm feito ao sistema KERS. A BMW foi, como se sabe, a única equipa que votou contra o adiamento da introdução do sistema de recuperação de energia no próximo ano, e desta feita, em declarações à revista alemã 'Spiegel', mostra-se crítico relativamente aos que se opõem à tecnologia:

"o argumento que alguns invocam, não se refere só à falta de competitividade, devido aos problemas que têm tido em desenvolver o sistema, mas também mostra muita relutância em quererem ter um papel importante num cenário mais alargado.", referindo-se à importância que a KERS poderá vir a ter nos carros do dia-a-dia.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Montezemolo não quer mais Mónacos na F1!

3eafb5e4.jpeg

Depois de se ter insurgido violentamente contra o KERS, Luca di Montezemolo voltou à carga contra Bernie Ecclestone, criticando novamente a realização de provas em Valência e Singapura:

"Um Mónaco por ano chega, não precisamos de três. Mónaco tem história, charme e um lugar aparte na Fórmula 1 e deve ser preservado. Mas não precisamos de mais corridas com iates ou prédios modernos à vista. É inaceitável corrermos em sítios onde um acidente como o do Piquet pode acabar com uma corrida. Por isso queremos que as novas corridas sejam em verdadeiros circuitos e não em pobres imitações do Mónaco."

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Nick Heidfeld: "Vão existir mais acidentes em 2009"

13adc8c1.jpeg

Nick Heidfeld, da BMW-Sauber é de opinião que os novos regulamentos da Fórmula 1 para 2009 irão ter como consequência mais acidentes, especialmente devido ao facto dos pilotos não conseguirem ver as extremidades do novo - e enorme - aileron dianteiro dos monolugares:
Nick Heidfeld: "Vão existir mais acidentes em 2009" -

"Não tenho a mais pequena dúvidas que passarão a existir bastantes mais acidentes, sobretudo ao princípio até que nos habituemos ao novo aileron. Uma vez sentado no meu carro não vejo o aileron da frente, pois agora foi alargado até à frente das rodas. É verdade que com esta nova aerodinâmica, os monolugares serão mais fáceis de pilotar, mas no fundo ninguém sabe muito bem o que irá acontecer em termos competitivos.", referiu Heidfeld .
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mika Hakkinen: "Raikkonen vai atacar em 2009"

e4af590c.jpeg

Mika Hakkinen saiu em defesa do seu compatriota Kimi Raikkonen e de Bernie Ecclestone, tecendo grandes elogios a ambos, mas também a Sebastien Vettel.
Mika Hakkinen: "Raikkonen vai atacar em 2009" -

Para o bicampeão finlandês, o actual piloto da Ferrari "não teve um bom ano" mas acredita que em 2009 "ele vai voltar a atacar e a vencer corridas".

Em declarações ao site laola1.at, Hakkinen baseia as suas convicções no facto de já se saber o que correu mal na pretérita temporada, pelo que em 2009 esses erros não se deverão repetir. "Ele sabe o que correu mal e vai impedir que isso se repita [na próxima época]", observou o ex-piloto finlandês, que também manifestou o seu apoio público a Bernie Ecclestone.

"Nas últimas décadas ele foi o único a conseguir levar a Fórmula 1 para a frente. Ele é, de certeza, o homem certo para o lugar", afirmou Hakkinen.

No rol de elogios também a jovem estrela Sebastien Vettel, que muitos dão como uma possíbilidade na Ferrari em 2011, teve o seu quinhão, com o finlandês a dizer que Vettel poderá ser campeão "dentro de uns anos".

"O Vettel tem tudo o que é preciso. Ainda é jovem mas excepcionalmente rápido", começou por dizer, acrescentando que "certamente, nos próximos anos ele vai ser campeão".AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Antevendo o Mundial de Fórmula 1 2009

Nunca, nos últimos 40 anos, os regulamentos técnicos do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 mudaram de forma tão radical como agora, de 2008 para 2009.

Duma assentada mudaram as regras do jogo em áreas fundamentais como os pneus e a aerodinâmica e com a introdução do KERS - novidade absoluta para todas as equipas - o elemento de incerteza para a próxima temporada é maior do que em qualquer outra temporada que tenhamos acompanhado

Luís Vasconcelos

É claro que tanta novidade junta tem levado toda a gente a antever um Campeonato Mundial de Fórmula 1 muito aberto, cheio de oportunidades para as equipas mais pequenas, ou para os construtores que nos últimos anos não foram bem sucedidos. Os mais optimistas apontam mesmo para que muitas equipas consigam chegar aos lugares da frente, pois tudo vai estar em aberto e todas as aspirações serão permitidas.

Sem querer fazer o papel de desmancha-prazeres, permito-me discordar. Até porque depois do Mundial de 2008 ter sido decidido na última curva, de sete pilotos e cinco equipas terem ganho Grandes Prémios e de muitas vezes os 15 primeiros da segunda qualificação terem estado separados por apenas um segundo, parece-me difícil esperar maior abertura ou competitividade na próxima temporada.

Acertar em cheio

É verdade que os regulamentos mudam muito e que as equipas vão ter de acertar em cheio em muita coisa: na melhor forma de tirar partido dos pneus slicks; na melhor forma de racionalizar a aerodinâmica para se ser o mais veloz possível, ao mesmo tempo que se trabalha para criar o máximo de turbulência possível com a asa traseira para não facilitar a vida a quem vem atrás; e, claro, na exploração do KERS, que vai ser um bicho de sete cabeças para fazer funcionar de forma eficaz e totalmente fiável, do início ao fim de um Grande Prémio.

Mas se isso aumenta a incerteza quanto às equipas que serão mais competitivas em 2009, não penso que isso queira necessariamente dizer que vamos ter mais vencedores que em 2008 ou corridas mais disputadas. Essas só para 2010 quando acabarem com os reabastecimentos e a gestão dos pneus por parte dos pilotos passar a ser o elemento fundamental para se chegar aos bons resultados.

Quando os regulamentos mudam de forma radical como agora - e repito que nunca na história recente as regras mudaram tanto duma vez só - corremos sempre o risco duma equipa acertar em cheio no caminho a seguir em todas as áreas em que as coisas foram alteradas e dar uma enorme "banhada" ao resto do pelotão.

Dificilmente teremos duas ou três equipas a acertarem na "mouche" em todas as novidades técnicas e o mais natural é que quem ficar mais próximo do alvo arranque na frente e dificilmente venha a ser alcançado.

Começar bem é fundamental

Na verdade com a eliminação dos testes durante a temporada quem começar mal o Mundial de 2009 bem se pode preparar para uma longa e penosa Via Sacra, pois não vai ter grandes possibilidades de recuperar o terreno perdido baseando-se apenas em testes estáticos na sua fábrica.

Recuperações como a que a Renault protagonizou em 2008 serão complicadíssimas de conseguir e é por isso que os testes da pré-temporada vão mesmo ser decisivos para todos.

Se a nível de tratamento de pneus e de aerodinâmica toda a gente tem experiência suficiente para chegar a Melbourne já com um acerto decente, o KERS poderá funcionar como elemento decisivo, pois não restam dúvidas que trabalhando de forma eficaz e durando a totalidade da corrida, será uma vantagem. Mas se tiver pouca eficácia ou, pior, se não for fiável e as suas falhas levarem à paragem dos carros, como se viu no caso da BMW nos últimos testes, então será melhor optar por não ter esse sistema disponível e correr com um chassis tradicional, pois só terminando corridas é que se marcam pontos.

O que me leva a pensar que as primeiras quatro corridas poderão ser ganhas por carros sem KERS activo, mas o mais certo é o Mundial ser ganho por quem fizer melhor utilização desta tecnologia, pois 80 cavalos são 80 cavalos e mesmo se só estarão disponíveis 6,67s por volta, serão uma arma poderosa em corrida, para se ganhar posições e evitar que outros nos superem.

Agora resta-nos esperar pelo Grande Prémio da Austrália de 2009 para começarmos a ter uma resposta cabal às múltiplas interrogações que agora se colocam.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Paul di Resta: "Fórmula 1 ainda é possível"

1869d2bd.jpeg

O escocês Paul di Resta revelou que está perto de garantir um lugar na Fórmula 1 em 2009, sendo que a hipótese mais provável é a de vir a integrar uma equipa como piloto de testes.

Isto porque a Force India, formação agora ligada à McLaren-Mercedes e que era a hipótese mais falada, mantém inalterada a sua dupla de pilotos para 2009.

"Estou perto de assinar um acordo. A Fórmula 1 ainda é uma possibilidade", disse o escocês ao jornal Daily Record. No entanto, não são conhecidos mais detalhes, os quais só deverão ser anunciados para lá dos primeiros dias de Janeiro.

Recorde-se que a carreira de di Resta é gerida por Anthony Hamilton, pai do actual campeão do mundo, Lewis Hamilton. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Bernie Ecclestone: "Crise não vai afectar seriamente a Fórmula 1"

4b6c7f90.jpeg

A situação financeira à escala mundial está longe de ser fácil para a maior parte dos construtores automóveis e para as grandes competições automóveis. No entanto, Bernie Ecclestone, o principal responsável pela Fórmula 1, acredita que a crise não irá fazer 'mossa' à modalidade.
Bernie Ecclestone: "Crise não vai afectar seriamente a Fórmula 1" -

A verdade é que foi na Fórmula 1 que se verificou a primeira grande desistência no desporto automóvel a nível internacional, com a chocante retirada da Honda do Mundial de Fórmula 1. Seguiram-se, depois, Subaru e Suzuki no Mundial de Ralis e agora, ao que tudo indica, a Kawasaki no MotoGP. Pelo meio, também a AUDI revelou que iria falhar a American Le Mans Series e a Le Mans Series.

Mas Bernie Ecclestone aproveitou a altura algo conturbada para colocar um pouco de água na fervura, ao afirmar que a F1 continua a ser o principal veículo publicitário para qualquer grande empresa e que a crise mundial não trará grandes dificuldades ao Mundial.

"É evidente que a crise financeira global afecta toda a gente, incluindo a industria automóvel. Mas não vai afectar a Fórmula 1 de forma séria", garantiu o Chefe Executivo da modalidade ao Press, um dos órgãos de comunicação sérvios, país no qual o britânico esteve nestes últimos dias, reconciliando-se com Slavica, a sua esposa.

Demonstrando a sua total confiança no futuro, Ecclestone garante que a próxima temporada vai ser um sucesso a nível de audiências: "Tanto quanto sei, os bilhetes para todas as corridas da próxima época já foram vendidos", afirmou, chegando mesmo a comparar a F1 com as cerimónias de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos, as únicas a conseguirem a competir com a modalidade.

Acrescentou ainda que a publicidade na f1 "é simples: os grandes nomes que querem publicitar em todo o mundo percebem que a F1 é a maneira mais barata de o conseguirem", referindo também os dois "grandes acordos [já efectuados para este ano], um com a LG e outro com a DHL".

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Fernando Alonso terá recusado Ferrari para 2009

f5c4aa91.jpeg

Continua a novela em torno do futuro de Fernando Alonso e o seu possível acordo com a Ferrari. Desta feita, é o jornal espanhol As a garantir que foi o bicampeão do mundo a recusar o convite da Ferrari para 2009, por questões de lealdade à Renault.
Fernando Alonso terá recusado Ferrari para 2009 -

Agora que se tornam cada vez mais insistentes as notícias de que Alonso e a Ferrari vão unir esforços em 2011, o diário espanhol As refere que a equipa italiana teria mesmo tentado recrutar o piloto da Renault no final desta época, de forma a substituir Kimi Raikkonen.

Alonso terá justificado a decisão de se manter na Renault com o facto de o interesse italiano ter surgido muito tarde, mantendo-se fiel à formação francesa, com a qual se sagrou campeão em 2005 e 2006 e com a qual julga poder vir a lutar pelo título novamente já em 2009.

"Em suma, o súbito interesse da equipa italiana chegou demasiado tarde para Fernando [Alonso], que esperou até meados de Novembro por uma chamada da sua futura equipa encarnada. Não chegou e concentrou-se, desde então, em ser campeão com a Renault", lê-se no site do jornal espanhol.

As razões para esta mudança de planos na Ferrari seriam, segundo o As, o medo que a equipa italiana tem do fracasso: "O que se passa neste momento é que a Ferrari tem medo do fracasso. A situação pode piorar para a equipa italiana e para [Luca] di Montezemolo se Alonso os derrota com um Renault (equipa com meios inferiores) em 2009", argumenta o jornal.

Segundo aquele meio de comunicação, a revelação desta informação antes do final do ano teria como objectivo colocar ainda mais pressão sobre Kimi Raikkonen. "O que se tentou no passado dia 28 de Dezembro foi desencadear a saída do Kimi submetendo-o à pressão de fazer um boa temporada, ou seja, lutar pelo título até ao final, ou ir-se embora", continuou o As.

No dia 31 de Dezembro, também a rádio espanhola Cadena Ser adiantou alguns detalhes sobre o tão propalado acordo entre Alonso e a Ferrari. De acordo com a rádio, a chegada de Alonso a Maranello será possibilitada pelo patrocínio do Santander, que vai passar a adornar os monolugares italianos em 2010.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Felipe Massa: "Medalhas são ideia interessante"

295b6fed.jpeg

O brasileiro Felipe Massa apelidou de "interessante" a ideia de Bernie Ecclestone de introduzir medalhas na Fórmula 1 para os três primeiros classificados em cada prova, mas recusa a opinião de que, como vencedor de maior número de GP em 2008, seria mais merecedor do título do que Lewis Hamilton.

"Sim, é uma ideia interessante", começou por dizer o piloto da Ferrari ao jornal italiano La Stampa, mostrando-se expectante para o futuro.

"Vamos ver o que acontece. Sei o que querem que eu diga: que com este sistema, agora, eu seria o campeão", acrescentou. "Mas essa é uma falsa conclusão, porque no início da época nós sabíamos qual era o sistema de pontos e essa foi a base sobre a qual nos orientámos", observou ainda Felipe Massa

Recorde-se que o brasileiro venceu seis provas contra cinco de Hamilton, que se sagrou campeão por um ponto de diferença. O sistema de pontos para 2009 mantém-se inalterado.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mark Blundell: "Aposto tudo no título do Raikkonen"

08f4d99b.jpeg

Mark Blundell acredita que o finlandês Kimi Raikkonen não ficou abalado pelas prestações menos bem conseguidas em 2008 e que em 2009 o título vai voltar para as suas mãos.

Mark Blundell: "Aposto tudo no título do Raikkonen" -

Numa entrevista ao site Crash.net, o agora comentador de F1 acredita que Raikkonen vai aparecer ainda mais forte em 2009, no seguimento de um ano menos bom da parte do campeão de 2007.

"Posso vir a estar completamente errado, mas penso que o Kimi Raikkonen vai virar as coisas a seu favor e voltar ainda mais forte", começa por dizer Blundell.

"Vou apostar tudo no título dele - como fiz em 2007. Vamos esperar para ver", reforçou, explicando ainda que ficou surpreendido pela má prestação do finlandês na segunda metade da época 2008.

"Fiquei muito surpreendido porque achava que o Kimi iria continuar na frente depois de ter conseguido o título. Havia muito mais a fazer e ele já não tinha pressão porque tinha cumprido [ao vencer o título antes]. Julgava que ele estaria de novo na luta", explicou o britânico.

"No início da época, ele estava no topo e tudo corria bem. Mas de repente, tudo se desmoronou. Muitas vezes, vimos o Kimi a lutar na qualificação, mas com o desenrolar das corridas, víamo-lo e ao Ferrari a melhorarem e a efectuarem voltas mais rápidas de forma consistente", acrescentou Blundell, para quem essa recuperação ocorreu "demasiado tarde".

"Isso custou-lhe caro. Ele nunca conseguiu pontos suficientes quando importava", concluiu.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Bernie Ecclestone: "Schumacher fez bem em recusar Superbike"

eff6800f.jpeg

Michael Schumacher, que ontem completou 40 anos, descartou qualquer possibilidade de correr nas Superbike, numa decisão que foi aplaudida por Bernie Ecclestone, que é de opinião que o alemão fazia mal em aceitar o convite por ser "muito perigoso":

"É uma excelente notícia saber que Michael se negou a correr nas Superbike. Ele não conseguiria fazê-lo apenas pelo espectáculo e teria de levar tudo muito a sério, o que poderia ser perigoso", referiu homem forte da FOM (Formula One Management) ao jornal "Gulf News".

Curiosamente, antes, Carlo Fiorani, da Honda, referiu à "La Gazzetta dello Sport" que "bastava o alemão pedir" para que a vaga no Mundial fosse sua.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Fórmula 1 - Alonso escapa ileso de acidente de aviação

PILOTO ESTAVA NO QUÉNIA A CONVITE DE BRIATORE



Fernando Alonso, piloto de Fórmula 1, escapou ileso de um acidente de aviação, que ocorreu ontem na pista do aeroporto de Malindi (Quénia).

De acordo com o jornal “Corriere della Serra”, o incidente que envolveu o espanhol, que estava acompanhado da esposa e da cunhada, aconteceu no momento em que o avião privado se preparava para descolar.

Alonso encontrava-se no Quénia, desde 30 de Dezembro, a convite de Flavio Briatore, patrão da Renault."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Jackie Stewart: "O Bernie [Ecclestone] governa e ninguém quer enfrentá-lo"

bf313236.jpeg

Sir Jackie Stewart, uma das figuras mais respeitadas no mundo da Fórmula 1, teceu fortes críticas à liderança de Bernie Ecclestone e às suas mais recentes decisões para a modalidade.
Jackie Stewart: "O Bernie [Ecclestone] governa e ninguém quer enfrentá-lo" -

Para Stewart, o britânico detém demasiado poder sobre o desporto, poder esse que está a tornar o desporto difícil de governar e a atrasá-lo na sua adaptação aos novos tempos e a uma realidade económica distinta da dos últimos anos.

Ainda que reconheça o lugar importante de Ecclestone na promoção da modalidade até chegar aquilo que é hoje, Stewart acredita que o facto de o ter feito faz com que ninguém hoje esteja disposto a enfrentá-lo.

"Ele hoje governa e ninguém aparece para lutar com ele. Ele está tão habituado ao poder total que, se se olhar para a sua estrutura [da Formula One Management) uma pessoa pergunta-se 'Há um sucessor?' e a resposta é não", referiu o antigo piloto e dono de equipa ao jornal The Times.

"O Bernie tem tanto poder e influência que ele consegue sufocar qualquer um que se atreva a sugerir mudanças", acrescentou, referindo que "isso está errado".

Um espectáculo 'a dois'

Conhecido também pelas suas já habituais criticas a Max Mosley, presidente da FIA, Stewart é da opinião que Ecclestone e Mosley estão demasiadamente de acordo, provocando um sentimento geral de desilusão na F1, dizendo que é altura de ambos deixarem os seus lugares.

"Eles não tomaram bem conta da casa e as suas fundações estão construídas apenas na relação de trabalho entre estes dois homens". Para além disso, também julga que é tempo de redistribuir os lucros da F1, a exemplo daquilo que a FOTA e Luca di Montezemolo advogam.

"Nada regressa para o desporto. A distribuição financeira da Fórmula 1 parece ter sido determinada por duas pessoas que a direccionaram no sentido que eles quiseram. (...) As equipas têm todo o seu capital investido, mas não recebem mais do que 50 por cento dos lucros. (...) Como pode uma equipa reinvestir quando têm pouco ou nenhum lucro do preço dos bilhetes?", continuou.

Já a perda das corridas na América do Norte é, para Stewart, "ridículo, uma vez que o mercado norte-americano tem grande peso para as marcas". Também o sistema de medalhas que Ecclestone defende é classificado como "sem sentido" para o escocês.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sebastien Vettel: "Ferrari é o meu objectivo"

2f3c9ac3.jpeg

A par da novela protagonizada por Fernando Alonso e a Ferrari, parece que está para nascer uma outra com Sebastien Vettel e a equipa italiana. Isto porque a cada entrevista que concede, o jovem alemão é constantemente questionado sobre a hipótese de vir um dia a pilotar um dos monolugares de Maranello.
Sebastien Vettel: "Ferrari é o meu objectivo" -

Apesar desse ser um dos seus objectivos para o futuro, Vettel explicou que se sente bem na Red Bull, equipa com a qual irá competir em 2009.

"Não há qualquer problema na passagem da Toro Rosso para a Red Bull. É um passo na continuidade", referiu o jovem piloto ao jornal Welt am Sonntag, que explicou depois o que espera de 2009.

"Todas as equipas vão começar do zero com as novas regras, mas a McLaren e a Ferrari deverão permanecer como as mais rápidas. Na próxima temporada o mais difícil serão as sextas e sábados dos fins-de-semana de GP, porque vão ser a única oportunidade de desenvolvimento do carro", afirmou Vettel.

"Tornas-te dependente dos engenheiros, com quem a comunicação vai ser ainda mais crucial. Temos de trabalhar ainda mais racionalmente e de forma mais precisa do que anteriormente e estabelecer objectivos precisos", precisou o alemão que muitos já comparam a Michael Schumacher. E se o heptacampeão obteve uma fatia significativa do seu sucesso com a Ferrari será que Vettel também o poderia fazer?

"Um piloto só se pode tornar [campeão do mundo] ao volante dos melhores carros. E a Ferrari já mostrou que sabe fazê-los. Eles irão estar sempre nos lugares da frente, porque dispõem de meios completamente diferentes dos nossos. Mas sempre foi o meu objectivo poder pilotar um Ferrari um dia", começou por responder o alemão, frisando que a Red Bull é uma boa escolha para 2009.

"Mas a continuidade também é muito importante e foi por isso que escolhi a Red Bull", lembrou. Termina, contudo, com uma nota humorística. "Além disso, não sei se o Schumacher vai dar uma palavrinha por mim. Espero poder fazer a minha própria sorte", referiu.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
F2009 apresenta-se domingo

6130786f.jpeg

A Ferrari deverá apresentar o seu F2009 no próximo dia onze, domingo, em Maranello, antes de iniciar a tradicional semana promocional em Madonna di Campiglio, na qual os seus pilotos e responsáveis dão sucessivas conferências de imprensa.

Ao longo desses dias um dos pilotos deverá descer a Maranello para fazer a primeira rodagem do novo chassis, mas a verdade é que o F2009 só vai efectuar os seus primeis testes a sério entre 19 e 22 deste mês, muito provavelmente no Autódromo Internacional do Algarve, onde vão também estar a McLaren. Renault, Toyota e Williams, com os seus chassis de 2009, mais a Toro Rosso e, provavelmente, a Red Bull, ainda o chassis de 2008.

Mas a Ferrari, que não obteve resultados conclusivos por circunstâncias várias nos testes que por cá efectuou em Dezembro, pode optar por rodar a solo no Mugello ao longo daqueles quatro dias, o que em pleno Inverno e sem a nova borracha dos slicks depositada no asfalto, é capaz de não ser grande ideia.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Michael Schumacher interessado na Honda é especulação

e12c62df.jpeg

De acordo com uma notícia publicada no site "grandprix.com" Michael Schumacher teria discutido a venda da equipa com Ross Brawn, mas a verdade é que a assessora de imprensa do alemão, Sabine Kehm, negou prontamente esse rumor, garantindo tudo não passar de especulação:
Michael Schumacher interessado na Honda é especulação -

Em declarações ao site F1-Live, foi conclusiva: "Michael e Ross são amigos, isso é a verdade. Mas o único envolvimento dele com a Honda está limitado ao IDM (Campeonato Alemão de Superbike)", referiu Kehm.AQS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ferrari apresenta F2009 pela internet

e7600730.jpeg

Pelos vistos a crise "toca" a todos"! A equipa vencedora do Mundial de Construtores em 2008, a Ferrari, irá realizar uma apresentação "virtual" do seu F2009, monolugar com que Felipe Massa e Kimi Raikkonen irão disputar a próxima temporada da Fórmula 1.
Ferrari apresenta F2009 pela internet -

Não haverá qualquer festa ou apresentação formal. De Maranello, no dia 12 de Janeiro, a Ferrari fará sua apresentação pela internet, e nesse mesmo dia, em Fiorano, Felipe Massa testará pela primeira vez o carro.

Curiosamente, a Toyota fará a sua apresentação, exactamente da mesma forma e no mesmo dia. Dia 16 será a vez da McLaren, em Woking, mostrar ao mundo o seu novo McLaren. Renault e Williams estarão no novo circuito de Portimão, a 19 de Janeiro e no dia seguinte será a vez da BMW Sauber.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ferrari e Ross Brawn negoceiam motores

572cb711.jpeg
A Ferrari já confirmou a existência de contactos com vista ao fornecimento de motores italianos para a ex-equipa da Honda.
Ferrari e Ross Brawn negoceiam motores -

A notícia da desistência da Honda da Fórmula 1, colocando a equipa à venda levantava a questão acerca dos motores que a equipa sedeada em Brackley poderia usar caso um comprador fosse encontrado para gerir a formação através da temporada de 2009.

Face a esse problema, Ross Brawn, director técnico da equipa, procurou 'ajuda' na equipa italiana, onde trabalhou cerca de oito anos, com vista à cedência dos motores V8 que a Ferrari irá usar em 2009, dando início a alguns contactos.

"Eles perguntaram-nos se estávamos interessados em fornecer-lhes motores, e nós dissemos que sim", afirmou um porta-voz da equipa de Maranello à agência noticiosa SID. O mesmo responsável garantiu, ainda, que nenhum acordo foi firmado, e que não houve mais desenvolvimentos desde então.

No dia anterior, fora Ross Brawn a admitir que havia perguntado à Ferrari acerca das possibilidades de fornecer motores em 2009.

"A Honda já nos disse que não nos irá fornecer propulsores, pelo que contactei a Ferrari. Ainda não assinámos nada, mas gostei muito do apoio dado pelo presidente Luca di Montezemolo e pelo Stefano Domenicali", começou por dizer o britânico ao Gazzetta dello Sport, não escondendo os laços que ainda os une.

"É quase como se fossemos antigos colegas de escola: eles ainda me vêem como um deles", acrescentou.

Em 2008, a equipa de Maranello cedeu motores à Force India e à Scuderia Toro Rosso, mas com a passagem da primeira para a esfera da McLaren-Mercedes, a Ferrari poderá apoiar outra equipa com os seus motores.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Honda continua à espera de comprador

8210d336.jpeg

A equipa Honda continua à espera de um comprador que assegure a presença da formação de Brackely à partida do Mundial de Fórmula 1 de 2009.
Honda continua à espera de comprador -

Com os dias a correrem e com o prazo dado por Ross Brawn e Nick Fry de ter confirmações aos primeiros dias de 2009 a ser atingido, o director técnico da equipa afirma que ainda nada foi decidido e que a sua prioridade é salvar os empregos dos trabalhadores da companhia.

"O meu objectivo é salvar empregos (...) mas a minha presença não é certamente uma prioridade", referiu o britânico à agência SID, colocando as garantias dos seus empregados acerca do seu próprio emprego.

Quanto às negociações com eventuais compradores, o britânico garante que continuam a bom ritmo e que "são mais do que um", o que o deixa "optimista" quanto à hipótese de estar presente na primeira prova do Mundial de F1.

"Não há pressa, até porque as modificações necessárias no carro para albergar um motor diferente requerem pelo menos seis semanas de trabalho", elucidou Brawn, referindo-se à necessidade de ter outro motor uma vez que a Honda já disse que não terá propulsores disponíveis em 2009.

"É improvável que possamos testar durante o Inverno", explicou, naquilo que tornará a temporada da equipa de Brackley muito mais complicada face ao facto de os testes privados estarem, agora, interditos.

"É por isso que já estudamos um pacote de evoluções para 2010, quando esperamos subir um passo. O próximo carro irá continuar a ser de transição", concluiu.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
McLaren é equipa mais popular da F1

691b18fe.jpeg
A McLaren é a equipa mais popular da Fórmula 1, de acordo com o inquérito global levado a cabo pela ING, publicado este mês na revista F1 Racing.
McLaren é equipa mais popular da F1 -

A equipa britânica surpreende ao superiorizar-se à Ferrari, com 29 por cento dos votos contra os 28 que a equipa italiana obteve neste inquérito.

De salientar que há dois anos atrás, noutro inquérito semelhante, a equipa de Woking não foi além dos 21 por cento, sendo que a chegada de Lewis Hamilton e o recente título conquistado por este último terão ajudado a esta subida. No mesmo inquérito, a Ferrari havia obtido 30 por cento.

Nos dois lugares seguintes, em ex aequo, ficaram a Renault e a Williams, cada uma com seis pontos percentuais.

O director executivo da McLaren, Martin Whitmarsh, congratulou-se com este resultado, dizendo que, "na verdade, para que [o título de Hamilton] fosse alcançado, foi exigido o mesmo nível de empenho e dedicação de cada membro da equipa em Woking, Brixworth e Estugarda".AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ferrari mantém sistema de semáforos nas boxes

7bc56542.jpeg

A Ferrari deverá continuar a usar o seu sistema de luzes durante as paragens nas boxes em 2009, com os elementos da equipa a garantirem que o sistema foi melhorado para evitar os problemas do ano passado.

Os erros do sistema foram responsáveis por duas situações mais complicadas na boxe da equipa italiana em 2008, ambas com Felipe Massa, uma em Valência e a outra, mais grave, em Singapura, na qual o brasileiro recebeu ordem para arrancar antes do reabastecimento estar concluído."

"Podemos confirmar que o nosso plano é usar o sistema de semáforos. Iremos testar as modificações brevemente e ver como podemos progredir a partir daí", referiu um porta-voz da equipa italiana ao Autosport.com.

Em declarações ao jornal italiano La Stampa, Luca Baldisseri referiu que o sistema foi melhorado através de "um programa electrónico que irá impedir o carro de deixar a boxe ainda com a mangueira colocada".AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Teste os seus conhecimentos de F1

97868ab9.jpeg

Acreditamos que é um "barra" em Fórmula 1 e que nada lhe escapa... mas quem sabe, sempre poderá existir um ou outro pormenor, uma ou outra história que não seja do seu conhecimento.
Teste os seus conhecimentos de F1 -

Responda às 15 perguntas deste Quiz e atribua um ponto a cada resposta certa (soluções e explicações mais detalhadas serão publicadas amanhã) e já sabe: se conseguiu 15 pontos é, de facto, um verdadeiro conhecedor da modalidade; entre 10 e 15 o seu "domínio" da F1 é grande mas necessita de reler alguns livros e ver outros tantos vídeos; se alcançar entre 5 e 10 pontos está a necessitar de rever os seus conhecimentos; e, finalmente, de 0 a 5 pontos a Fórmula 1 não é mesmo o seu principal motivo de interesses. Divirta-se!

1. Porque razão Nigel Mansell pouco celebrou a sua vitória no Grande Prémio da Áustria de 1987?

a. Porque não gostava do país e dos seus cidadãos;
b. Porque apesar de ter ganho a corrida perdeu o Mundial nesse dia;
c. Porque bateu com a cabeça num muro, quando era transportado de camião para o pódio;
d. Porque estava com pressa para regressar a casa e conhecer o filho que acabara de nascer.

2. Porque razão foi Gilles Villeneuve desclassificado no final do Grande Prémio dos Estados Unidos (Oeste) de 1982?

a. Porque o seu carro estava abaixo do peso mínimo;
b. Porque a FIA descobriu que o canadiano tinha perdido a sua carta de condução;
c. Porque deu um murro ao vencedor da corrida no pódio;
d. Porque a asa traseira do seu Ferrari infringia as regras.

3. O que fez com que John Watson cortasse a sua famosa barba depois de ter ganho o Grande Prémio da Áustria de 1976?

a. Tinha prometido ao seu patrão, Roger Penske, que cortaria a barba, de que o americano não gostava, se ganhasse uma corrida;
b. Os festejos levaram a alguns exageros e outros pilotos conseguiram imobilizar Watson enquanto os outros cortaram parte da sua barba, forçando-o a completar o serviço na manhã seguinte;
c. A sua namorada incendiou-lhe a barba quando tentava acender-lhe um charuto;
d. Acordando muito confuso, depois duma noite de celebrações, Watson começou a barbear-se sem pensar no que fazia e quando despertou verdadeiramente teve de ir até ao fim, pois já só tinha barba de um lado da cara.

4. O que forçou o avião que transportava a comitiva da Fórmula 1 de Los Angeles para Nova Iorque a fazer uma aterragem forçada em Dallas, no início da temporada de 1976?

a. O comandante foi informado por rádio que Ecclestone não pagara o combustível à saída de Los Angeles;
b. O sistema de ar condicionado sobreaqueceu de forma perigosa devido a uma luta de almofadas que começara na classe económica;
c. As casas de banho deixaram de funcionar depois de alguns pilotos as terem vandalizado a meio duma festa regada com muito champanhe;
d. Ecclestone percebeu que deixara Lauda e Hunt atrás, depois de ambos terem desaparecido do hotel em que todos ficaram com as Misses que os tinham acompanhado no pódio.

5 . O que fez com que Olivier Panis incorresse numa segunda penalização "stop & go" no Grande Prémio da Malásia de 2004?

a. O francês ficou tão zangado com a sua equipa que levantou o punho ao passar frente à sua área de boxe e como deixou de carregar no limitador de velocidade foi apanhado em excesso de velocidade pelos comissários;
b. Continuou a passar pilotos numa zona em que havia bandeiras amarelas, alegadamente por não as conseguir ver;
c. Atropelou alguns mecânicos da Minardi durante a sua primeira penalização;
d. Insultou via rádio o Director de Corrida e como estava em directo na televisão foi ouvido e penalizado de novo.

6. O que ajudou Niki Lauda a superar Andrea de Cesaris no grande Prémio dos Estados Unidos (Oeste) de 1982?

a. O companheiro de equipa de Lauda, que estava a ser dobrado, tapou o italiano facilitando a passagem do austríaco;
b. O Alfa Romeo do italiano tinha um furo lento e de Cesaris não conseguiu fazer o gancho;
c. Os comissários de pista estavam tão surpresos ao ver de Cesaris na frente duma corrida que assumiram que o piloto da Alfa Romeo estava a ser dobrado e mostraram-lhe bandeiras azuis;
d. Liderando pela primeira vez na sua carreira, de Cesaris foi tapado por Boesel e ficou tão furioso que quando o superou mostrou-lhe o punho, esquecendo-se de passar de segunda para terceira velocidade.

7. O que fez com que Jacques Laffite deixasse de falar com Alain Prost, depois de terem sido grandes amigos durante muitos anos?

a. Prost tentou ficar com o lugar de Laffite na Ligier quando foi despedido pela Renault;
b. Prost convenceu a mulher de Laffite a ir viver consigo;
c. Prost troçou publicamente dos seus resultados uma entrevista televisiva;
d. Foi Prost quem provocou o acidente que antecipou o fim da carreira de Laffite.

8. Quem convenceu Ayrton Senna a "ter uma palavrinha" com Eddie Irvine no final do Grande Prémio do Japão de 1993, depois do irlandês se ter desdobrado do brasileiro de forma bastante musculada?

a. Ron Dennis, alegando que o brasileiro tinha de se fazer respeitar pelos pilotos mais jovens;
b. Max Mosley, explicando que a FIA não podia fazer nada face ao comportamento de Irvine, mas que Senna deveria ter uma explicação com o irlandês;
c. Rubens Barrichello, dizendo que Irvine tinha passado todo o fim-de-semana a troçar do Brasil e dos pilotos brasileiros;
d. Gerhard Berger, que insistiu bastante com Senna para que tomasse uma atitude, enquanto continuava a encher-lhe o copo de "schnapps".

9. Como reagiu Jean Alesi ao ser forçado a abandonar o Grande Prémio de Itália de 1995, quando liderava, por se ter partido a caixa de velocidades do seu Ferrari?

a. Chorou um pouco no muro das boxes e depois saltou para o seu Ferrari de estrada rodando a fundo até chegar à sua casa em Avinhão?
b. Saltou para o muro das boxes e deu um murro a Jean Todt, que o substituíra para 1996 por Michael Schumacher;
c. Entrou nas boxes a correr, agarrou num martelo e partiu a frente do seu carro para dar vazão ao sentimento de frustração que o invadiu;
d. Insultou e empurrou os mecânicos, que tentavam tirar o seu carro da zona de boxes para reabastecerem o carro de Berger, que estava a entrar nas boxes.

10. O que fez Gunther Schmidt, patrão da ATS, no Grande Prémio da Argentina de 1981 para espanto de toda a gente nas boxes?

a. Despediu todos os mecânicos, que tinham pedido um aumento de ordenado e fez o resto do fim-de-semana com seis argentinos que trabalhavam numa oficina junto ao circuito;
b. Frustrado com os tempos modestos de Jan Lammers despediu o holandês e tentou ser ele a qualificar-se para a corrida;
c. Convenceu Lammers a arrancar mal o sinal vermelho se acendesse para liderar a corrida por algumas voltas e fazer publicidade à sua marca;
d. Saltou repetidamente sobre uma nova asa anterior de que não gostava até esta ficar totalmente destruída.

11. O que disse Ukyo Katayama quando foi apresentado, numa festa, a um piloto da Força Aérea americana?

a. "Penso que todos os exércitos do Mundo deveria ser banidos porque sem forças armadas não existiriam guerras."
b. "Pode emprestar-me as chaves do seu avião para eu dar uma voltinha?";
c. "Eu também tenho experiência de voo" e mostrou-lhe uma foto do seu Tyrrel a capotar no arranque do Grande Prémio de Portugal de 1996;
d. "Como é que vocês fazem quanto precisam de fazer xixi?"

12. Como reagiu Jacques Laffite quando teve de se apresentar na pista de Dallas para um Warm Up marcado para as sete e meia da manhã?

a. Informou Frank Williams que nem sob a ameaça duma pistola se levantaria tão cedo e chegou à pista apenas a tempo de participar na corrida;
b. Chegou ao circuito ainda de pijama, para chamar a atenção para a hora ridícula a que o treino começava;
c. Foi directamente do casino para o circuito, ainda de "smoking", dormindo, depois, entre o Warm Up e a corrida;
d. Adormeceu enquanto os mecânicos acertavam o carro e bateu no muro das boxes quando foi bruscamente acordado e mandado para a pista.

13. Como passou Gary Anderson, então Chefe de Mecânicos da McLaren, a noite de sexta-feira para Sábado no Grande Prémio do Mónaco de 1979?

a. Sozinho a trabalhar nos três carros da equipa, pois os mecânicos tinham-se despedido em bloco alegando que o irlandês os forçava a trabalhar demais;
b. Na cama com a mulher do dono da equipa até serem apanhados às quatro da manhã;
c. No casino, gastando todo o dinheiro que a equipa tinha levado para pagar o alojamento e as refeições;
d. Na cadeia do Principado, por ter atirado um polícia monegasco para o Mediterrâneo enquanto dava uma volta à pista com mais sete mecânicos num carro de aluguer, às três da manhã

14. O que disse, como despedida, Enzo Ferrari a Niki Lauda quando este abandonava o seu escritório em Maranello depois de lhe ter anunciado que trocava a Ferrari pela Brabham?

a. Disse-lhe que nunca mais na vida ganharia uma corrida porque Ecclestone só queria dinheiro e não se interessava pelos resultados da equipa;
b. Agradeceu a decisão do austríaco pois já tinha contratado Gilles Villeneuve e estava para despedir Reutemann, pois não tinha lugar para os três na equipa;
c. Ficou impávido até o austríaco se levantar e, depois, chamou-o de "judeu!";
d. Riu-se e perguntou a Lauda o que queria almoçar, antes de perceber que o austríaco estava a falar a sério.

15 . O que disse Takuma Sato a Franz Tost quando o líder da Toro Rosso se sentou na sua mesa ao pequeno almoço em Sepang, no início desta temporada?

a. "O meu sonho é pilotar para a tua equipa.";
b. "Acho que a Toro Rosso não deveria ser autorizada a marcar pontos, porque não constrói os seus carros!";
c. "O que é que o senhor faz na Toro Rosso?";
d. "Vocês não têm uma mesa só para a vossa equipa?".
 
Topo