Bridgestone faz balanço dos testes em Portimão
A Bridgestone Motorsport, o fornecedor oficial de pneus do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, completou a sua primeira sessão de testes colectiva em 2009 no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, em que foram usadas duas misturas da especificação de 2009 dos pneus slicks, bem como as actuais especificações de pneus de chuva e de condições extremas.
Estiveram presentes cinco equipas nos quatro dias de testes, e apesar do Algarve ser famoso pelo tradicional bom tempo, a verdade é que as condições atmosféricas acabaram por marcar estes dias, com tempo chuvoso e ventoso, onde não faltaram mesmo alguns períodos de granizo.
Apesar da mistura macia e super macia estarem disponíveis, as equipas utilizaram predominantemente os pneus de chuva e de condições extremas. Para além da chuva, também as temperaturas se revelaram muito mais baixas do que o esperado nas corridas deste ano, o que impediu que se conseguisse um importante conjunto de informações. O circuito é relativamente novo, pelo que o revestimento se revelou muito escorregadio, ainda por cima com a queda de chuva.
Os pneus Bridgestone Potenza Formula One voltarão a estar em acção em Jerez, entre10-13 de Fevereiro, onde está prevista a participação de seis equipas nos testes, e no Bahrain, nas mesmas datas, com a presença de três equipas.
P&R com Tetsuro Kobayashi -Responsável técnico da Bridgestone Motorsport:
Que ilações retiraram destes testes?
"Tratou-se de uma sessão difícil devido às condições atmosféricas e aprendemos que o Algarve nem sempre confirma a sua reputação de bom tempo. A chuva e até o granizo acabaram por impedir o normal desenvolvimento dos trabalhos. Estas condições tornaram ainda mais difíceis o facto de se testar num novo revestimento, com os óleos a saírem do alcatrão, tornando o piso muito escorregadio, mesmo quando tivemos momentos de asfalto seco."
Com a limitação de testes em 2009, como ficou afectado o desenvolvimento antes da época se iniciar?
"Na Bridgestone estamos confiantes de que haverá ainda testes suficientes para as equipas antes da época se iniciar. É evidente que cada dia de testes perdido implica que as equipas não tiveram a possibilidade de experimentar os seus carros novos e continuar a aprender os pneus slicks de forma a que a temporada comece de uma forma segura e regular. Contudo ainda teremos mais testes antes da primeira prova, em Albert Park, na Austrália."
Qual a sua opinião da pista de Portimão?
"A pista portuguesa tem instalações notáveis e é um grande desafio em termos de aprendizagem para equipas e pilotos. O revestimento é muito suave, tal como era de esperar num traçado novo. Neste teste a chuva em nada ajudou em termos de níveis de aderência, pelo que, em termos de informação de granulamento para podermos comparar, isso acabou por ser uma desvantagem." AS