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Cantinho da Velocidade / WTCC

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GP2 Series no Algarve em 2009

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A derradeira prova do calendário da GP2 do ano que vem terá lugar no novo Autódromo Internacional do Algarve, em data que está ainda por definir.

O novo circuito, que é inaugurado este fim-de-semana com o Mundial de SuperBike, e onde já estão previstos testes de Fórmula 1, tem tido a confirmação da realização de várias provas internacionais no ano que vem, entre as quais a A1GP, Le Mans Series, e o FIA GT. Desta feita, a boa nova chega em forma de "GP2 Series".

Esta notícia significa que no calendário da GP2, pelo menos uma das provas não se realizará em concomitância com a Fórmula 1 ao ocntrário do que sucedeu este ano.

Em declarações ao site oficial da competição, um dos responsáveis da GP2 Series, Bruno Michel referiu que "No Autódromo Internacional do Algarve foi realizado um trabalho tremendo e é uma pista fantástica, que tem tudo o que uma competição de alto nível necessita. Estou bastante ansioso por este evento.", referiu.

Já Paulo Pinheiro, responsável máximo do Autódromo Internacional do Algarve, mostrou-se feliz com este desfecho: "Estou encantado que a GP2 Series tenha escolhido encerrar a época no Algarve. Isso premeia o nosso esforço e dedicação na construção de um circuito que possa receber tão prestigiada categoria. É uma grande honra para nós e tudo faremos para receber condignamente a caravana da GP2 no próximo ano.", referiu.

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Equipas de Resistência testam no Estoril

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O autódromo do Estoril está a ser utilizado pelas principais equipas que, no campeonato Le Mans Series, utilizaram este ano pneus Michelin. Assim, até amanhã, a Peugeot, a Audi, a Oreca, a Lola-Aston Martin, a Pescarolo e a Porsche, esta através de um dos seus clientes habituais, irão procurar desenvolver as escolhas para o campeonato do próximo ano.

Apesar de presente nestes testes, Pedro Lamy não se sentou ao volante do 908 HDI e, na verdade, não irá fazê-lo, embora acompanhe atentamente a evolução da equipa francesa, com que irá continuar a correr em 2009.AS
 

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Portugal WinterSeries FR 2.0 definido

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Tal como já tinha sido anunciado, a Toolpor irá organizar o Portugal WinterSeries FR 2.0, uma mini-temporada com os actuais Fórmula Júnior Renault, entre Novembro e Dezembro. Do programa constam dois fins-de-semana de corridas, um em Jerez de la Frontera e outro na pista do Estoril (que deverá ser confirmado na próxima semana), com um formato de 60 a 120 minutos de treinos livres, 25 minutos de treinos cronometrados e duas corridas de 25 minutos cada.

Mas não há dúvida que, para além da componente meramente competitiva que pretende, sobretudo, atrair pilotos estrangeiros que tenham já terminado a sua época nos monolugares de Fórmula Renault noutros campeonatos europeus e que pretendam não perder o ritmo, o grande aliciante da WinterSeries será o pacote de prémios no valor global superior a 70 mil euros (onde, por exemplo, o primeiro classificado de cada "meeting" receberá 10 mil euros e o a equipa vencedora levará, no final, para casa cinco mil euros).

Para participar e por carro a taxa de inscrição não ultrapassa os cinco mil euros mais IVA, incluindo o alojamento e a alimentação gratuita para duas pessoas da equipa durante duas noites da prova.

Nesta altura, segundo Francisco Gallego da organização, "já estão assegurados praticamente dez carros, quatro da equipa inglesa Fortec, três da Epsilon Sport, dois da Jenzer e algumas dessas equipas poderão ainda trazer mais carros, para além de estarmos também em negociações com outras equipas inglesas, italianas e espanholas".

2009 já tem calendário provisório

Para além do Portugal WinterSeries, o promotor e organizador da Fórmula Júnior tem já também minimamente delineada a época de 2009 da única competição de monolugares que tem lugar no nosso país.

O esquema competitivo não difere muito do modelo deste ano, mantendo-se as duas categorias A e B já existentes. O calendário comporta sete fins-de-semana, distribuído por circuitos como Algarve, Barcelona, Braga, Estoril, Jerez de la Frontera, Valência e Spa-Francorchamps, com corridas a disputar entre Abril e Novembro, mas só terá carácter definitivo quando for oficialmente divulgado a "agenda" da Renault World Séries/Eurocup FR 2.0 e WEC.

O montante global de prémios global ascende aos 250 mil euros

FPM
 

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Gião e Couceiro em bom ritmo em Barcelona

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A chuva foi presença constante no primeiro dia de treinos livres em Barcelona, palco da última jornada do ano do Internacional GT Open, evento onde Manuel Gião e Pedro Couceiro vão discutir o título. Dificilmente as perspectivas poderiam ser mais animadoras nesta luta, pois a dupla nacional assinou o segundo tempo do dia, deixando muito atrás de si os líderes do campeonato, o que pode ser um bom indicador para o resto do fim-de-semana.

Com duas sessões marcadas pela chuva, a tarefa dos pilotos portugueses não foi fácil, mormente da parte da tarde, altura em que a chuva caiu mais forte. "As condições foram muito difíceis e durante a sessão da tarde praticamente não rodei, porque quando saí para a pista começou a chover de forma ainda mais forte. De qualquer forma o trabalho que o Manuel fez nessa sessão pareceu-me ter sido muito positivo e penso que temos condições para amanhã estar nos lugares da frente, o que é fundamental, pois com tanta chuva os incidentes deverão surgir e quanto mais na frente tivermos menos spray temos", explicou Pedro Couceiro.

Também Manuel Gião estava satisfeito com a afinação encontrada para o Ferrari 430 GT2. "Na sessão da tarde optámos por experimentar coisas diferentes das da manhã e uma resultaram e outras nem tanto. Penso que conseguimos um bom acerto, sinto o carro muito equilibrado de frente e de traseira, o que abre boas perspectivas para amanhã. Os nossos principais adversários ficaram atrás de nós e os líderes do campeonato ficaram mesmo fora dos 10 mais rápidos do dia, o que pode ser muito bom para nós. Estou optimista e acredito que temos um bom carro para estas condições", disse.

Como normalmente sucede ao sábado, os pilotos terão de enfrentar duas sessões de qualificação, das 9h15 às 9h35 e das 12h10 às 12h30. A primeira corrida, com a duração de uma hora, começa às 15h25 e terá transmissão em diferido na Sport TV3 a partir das 19h30.AS
 

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NASCAR: Jeff Gordon faz a pole no Texas

Jeff Gordon, que ainda não venceu em 2008, vai largar na pole na 8ª
prova válida pelo Chase, a Dickies 500. É a sua quarta pole na
temporada, atingida na 34ª etapa da temporada 2008 da Sprint Cup.

Gordon, quatro vezes campeão na Sprint Cup, marcou 28,652s no treino
classificatório no Texas Motor Speedway. Martin Truex Jr largará ao
seu lado na primeira fila, com um tempo apenas 0,071s superior.

Clint Bowyer larga em 3º, Jamie McMurray em 4º e Dale Earnhardt Jr
completa o Top Five. Os principais candidatos ao título, Jimmie
Johnson e Carl Edwards, partem respectivamente da 7ª e da 16ª posições.

Juan Pablo Montoya e Scott Speed, ex-pilotos da Fórmula 1, ficaram em
26º e 33º no grid. Já Sam Hornish Jr, ex-IndyCar, largará da 21ª
posição do grid.

» Veja abaixo os melhores no grid da prova:
1. Jeff Gordon - Chevrolet, 188.469 mph * (está no Chase)
2. Martin Truex Jr. - Chevrolet, 188.003
3. Clint Bowyer - Chevrolet, 187.859 *
4. Jamie McMurray - Ford, 187.859
5. Dale Earnhardt Jr. - Chevrolet, 187.748 *
6. Matt Kenseth - Ford, 187.428 *
7. Jimmie Johnson - Chevrolet, 187.402 *
8. Tony Stewart - Toyota, 187.246 *
9. Reed Sorenson - Dodge, 187.175
10. Scott Riggs - Chevrolet, 187.136
11. Paul Menard - Chevrolet, 186.883
12. David Reutimann - Toyota, 186.677
13. Brian Vickers - Toyota, 186.664
14. Casey Mears - Chevrolet, 186.632
15. Michael Waltrip - Toyota, 186.554
16. Carl Edwards - Ford, 186.541 *
17. Denny Hamlin - Toyota, 186.509

Fonte: Super SpeedWay
 

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Gommendy irá largar do 15º posto

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Tristan Gommendy, do FC Porto, não foi além do 15º posto nos treinos de qualificação para a corrida da Superleague em Vallelunga, Itália, numa sessão em que Adrian Valles, do Liverpool, conquistou a sua primeira 'pole-position' na categoria.

O piloto do monolugar do FC Porto ficou longe dos lugares cimeiros, obtendo mesmo a sua pior posição de qualificação da temporada, numa altura em que vinha melhorando de performance desde a corrida de Zolder, na Bélgica.

Na frente, a emoção fez-se sentir graças ao duelo entre Valles, do Liverpool, e Robert Doornbos, do AC Milan. Em terceiro ficou Davide Rigon, do Beijing Guoan, logo na frente de Tuka Rocha, que deu ao Flamengo a sua melhor posição à partida nesta temporada.

Enricco Toccacelo (Borussia Dortmund) e Paul Meijer (Al Ain) ficaram sem tempos, o primeiro devido a um despiste no Grupo B da qualificação, e o segundo devido a um acidente na sessão da manhã, que o lesionou numa mão.

1. Liverpool Adrian Valles 1m21.855s
2. AC Milan Robert Doornbos 1m22.115s
3. Beijing Guoan David Rigon 1m23.907s
4. Flamengo Tuka Rocha 1m30.010s
5. Galatasaray Alessandro Pierguidi 1m22.771s
(...)
15. FC Porto Tristan Gommendy 1m24.516s
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Tiago Monteiro: "Estou em negociações mas nada está concluído"

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Na sequência de notícias que surgiram dando como certa a aquisição por parte de Tiago Monteiro da BCN Competicion, equipa da GP2 Series o piloto decidiu divulgar um comunicado onde esclarece essa situação, e corrobora a notícia avançada pelo AutoSport. Está efectivamente envolvido em negociações com vista à aquisição de uma equipa de GP2, mas o negócio não está concluído.

Aqui fica o comunicado na íntegra:

Em virtude de notícias publicadas ontem, 31 de Outubro de 2008, o piloto esclarece que se encontra envolvido em negociações com vista à aquisição de uma equipa de GP2. Tiago Monteiro gostaria de sublinhar que o negócio não está concluído.

Nesta fase, Tiago confirma que este é um projecto muito estimulante para um piloto, já que o desafio empresarial implica encontrar parceiros e soluções que permitam a construção de uma estrutura competitiva. Tiago mostra-se empenhado por fazer parte deste projecto e espera que a sua experiência no desporto automóvel, contribua para o sucesso do mesmo.

A GP2 é neste momento a principal antecâmara da Fórmula 1 e é um campeonato com crescente popularidade em todo o mundo. Com grande nível de competição e profissionalismo, a GP2 confirmou talentos como Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Timo Glock, Nelsinho Piquet e Heikki Kovalainen. A competição tem enorme visibilidade já que a maioria das provas realiza-se em simultâneo com Grandes Prémios de Fórmula 1, o que permite um contacto directo com a disciplina máxima do desporto automóvel.

Como em qualquer processo negocial, Tiago Monteiro não quer por agora revelar mais pormenores e espera poder divulgar mais detalhes nas próximas semanas.
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Gião e Couceiro com vida complicada em Barcelona

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Manuel Gião e Pedro Couceiro tiveram um dia complicado em Barcelona, com a chuva (e o azar) a dificultar a tarefa dos portugueses, o que se traduziu nos resultados obtidos.

Na primeira sessão de treinos, disputado debaixo de chuva, Couceiro não se sentiu particularmente à vontade e não foi além do 18º posto, o que o penalizou para a primeira corrida do fim-de-semana. Na segunda sessão Gião esteve muito forte e conseguiu a terceira marca, o que abre boas perspectivas para a corrida de amanhã, com a dupla nacional em condições de discutir a vitória.

No entanto, após a primeira corrida, as contas do campeonato complicaram-se, uma vez que logo no arranque Pedro Couceiro foi abalroado por um adversário que, ao regressar à pista depois de uma breve incursão pela relva, acertou no Ferrari 430 GT2 da dupla nacional.

"Fui abalroado por um adversário e fiquei logo fora de prova. A única coisa positiva é que o carro não ficou muito estragado e é recuperável para amanhã. Tivemos azar, mas amanhã vamos atacar porque só nos interessa ficar em primeiro ou segundo para podermos ser campeões", começou por referir Pedro Couceiro, que partiu para a primeira corrida. "Pode ser que o azar que tivemos hoje se transforme em felicidade amanhã. Não temos nada a perder, o terceiro lugar já é nosso, pelo que só podemos melhorar, por isso vamos arriscar. A sessão de treinos foi das mais complicadas da minha carreira e com este equilíbrio ao mínimo deslize perdem-se muitos lugares", acrescentou.

Com este incidente, a dupla nacional viu-se impedida de chegar aos pontos, ficando ainda numa posição difícil em termos de campeonato, precisando amanhã de alguma sorte para chegar ao título. No entanto, o terceiro lugar é já uma certeza, pelo que amanhã a estratégia é atacar, porque o extraordinário resultado final neste campeonato só pode melhorar, como explicou Manuel Gião.

"Vamos fazer tudo para ganhar. Fizemos uma época fantástica, pelo que era muito bom terminar com uma vitória. O título não depende só de nós, mas um triunfo coloca-nos pelo menos perante essa possibilidade se os nossos adversários passarem por dificuldades. Estou um pouco triste, mas vamos acreditar que até ao fim tudo é possível, até porque nas corridas de automóveis as surpresas surgem quando menos se espera, pelo que 'até ao lavar dos cestos é vindima'", explicou.

Campeonato:
1º Lietz/Roda - 159
2º Maceratesi/Montermini - 155 pontos
3º Gião/Couceiro - 143

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Piloto desistiu na primeira prova e foi quarto na segunda

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Félix da Costa esteve em acção na pista de Croft

António Félix da Costa contou com sortes distintas nas duas rondas da Formula Renault UK Winter Series, disputadas hoje na pista de Croft.

Na primeira corrida, o piloto português viu-se obrigado a desistir já com a meta à vista, devido a uma suspensão partida, numa altura em que rodava em quarto na penúltima volta, em mais um momento de grande azar para o jovem.

Na segunda corrida, as coisas correram melhor a Félix da Costa, que partindo de nono logrou chegar ao fim em quarto, obtendo um bom resultado numa competição que e pautada pela grande competitividade.


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Beijing volta a vencer na Superleague

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FCP recupera até 8º
Tristan Gommendy levou o carro do FC Porto à oitava posição na primeira corrida da Superleague Formula em Vallelunga.

Partindo de 15º, o piloto francês teve algumas dificuldades nas voltas iniciais, mas após a troca de pneus o seu carro estava mais competitivo e Gommendy conseguiu fazer mais algumas ultrapassagens, aproveitando também os infortúnios do AS Roma e do Liverpool.

Davide Rigon conquistou a terceira vitória do ano para o Beijing Guoan. O piloto italiano passou para o primeiro lugar após a troca de pneus, aproveitando o atraso do Liverpool com a sua paragem na boxe. Robert Doornbos e Alessandro Pier Guidi, respectivamente pilotos do AC Milan e do Galatasaray, completaram o pódio, tendo também passado o carro do Liverpool.

Adrian Valles, da equipa inglesa, partiu da pole-position e foi o líder inicial, caindo para quarto com as paragens nas boxes, mas na última volta o carro do Liverpool comeceu a evidenciar problemas de travões e Valles caiu para o nono lugar final.

Classificação: 1º D. Rigon (Beijing Guoan), 45m40,448s; 2º R. Doornbos (AC Milan), a 1,679s; 3º A. Pier Guidi (Galatasaray), a 11,750s; 4º T. Rocha (Flamengo), a 20,839s; 5º R. Dalziel (Glasgow Rangers), a 33,205s; 6º A. Pizzonia (Corinthians), a 34,288s; 7º C. Dolby (Anderlecht), a 35,238s; 8º T. Gommendy (FC Porto), a 35,712s.

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Dragão vence na Superleague Formula


GOMENDY TRIUNFA NA 2.ª CORRIDA EM VALLELUNGA



O FC Porto (com o piloto francês Tristan Gomendy) venceu a segunda corrida da 5.ª ronda da Superleague Formula no circuito italiano de Vallelunga, depois de partir do 11.º lugar da grelha.

Tristan Gomendy ficou em 8.º lugar na primeira corrida do dia, depois de arrancar do 15.º lugar.

No total das duas provas, o piloto francês somou 73 pontos (23+50) e subiu ao 8.º lugar do Mundial.

Declarações de Tristan Gomendy:

Após a primeira corrida:

"O carro está muito rápido. Durante a corrida só ouvia o engenheiro a pedir para puxar mais, mais e mais. Na fase em que tinha a pista limpa estava 1 segundo mais rápido que os carros da frente. O início foi difícil para mim, pois conhecia mal a pista, uma vez que fiz poucas voltas nos treinos e na qualificação"

Após a segunda corrida:

"O carro esteve muito bem durante todo o fim-de-semana. Infelizmente, cometi um erro nos treinos e a lesão (na mão esquerda) que dcaí resultou foi o mais difícil de toda a prova. Não foi fácil, pois apesar de o carro estar veloz, ultrapassar é outra coisa. Foi um dia muito bom para todos e quero agradecer à equipa que fez um trabalho fantástico"


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Carvalho e Freitas no pódio da Supercopa

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Os pilotos portugueses voltaram a estar em destaque na SEAT Leon Supercopa, já que Francisco Carvalho na primeira corrida e Miguel Freitas na segunda, foram ao pódio. "Chico" Carvalho foi segundo posto na primeira corrida, com Miguel Freitas em quarto e Lourenço Beirão da Veiga a cair para sexto com problemas de travões. Vítor Souto conseguiu o melhor resultado da época em sétimo e David Saraiva foi 16º após cumprir um "drive through".

Já hoje, com muita chuva à mistura, Lourenço Beirão da Veiga partiu da pole mas acabou por ser eliminado por Miguel Freitas, que terminou em segundo. O piloto da Oásis Motorsport ainda foi ouvido pelo colégio de comissários no final da corrida. Francisco Carvalho caiu para quarto com o interior do carro todo embaciado, enquanto David Saraiva recuperou até nono, e Vítor Souto não foi além de 18º.

Saraiva acabou por ser o melhor nacional na terceira corrida, em oitavo, enquanto Freitas caiu para décimo e Souto recuperou até 13º. Carvalho abandonou com problemas mecânicos quando estava na frente da corrida. O piloto da Publiracing foi o melhor português classificado no troféu, em sétimo lugar, com Miguel Freitas em oitavo e Beirão da Veiga em nono.AS
 

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Vitória para Nuno Vinagre Copa Getz

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Nuno Vinagre alcançou mais uma vitória na Copa Getz, na sequência de uma corrida em que partiu da pole-position, dominado por completo a prova, terminado com mais de dez segundos de vantagem. Já na segunda corrida, o Hyundai de Vinagre foi abalroado à terceira volta, embora já rodasse com problemas na caixa de velocidades. David João Rodrigues foi sétimo no sábado e quarto no domingo.


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Gião e Couceiro "trabalharam" em benefício da equipa

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Manuel Gião e Pedro Couceiro cederam a vitória aos companheiros de equipa Andrea Montermini e Michele Maceratesi, de forma a que estes lograssem garantir o título de pilotos.

Ainda assim, foi mais uma subida ao pódio e a garantia de uma boa temporada da dupla nacional, que termina em terceiro um campeonato muito difícil e equilibrado, sendo de longe os melhores estreantes e também a formação que mais vezes subiu ao pódio, oito.

A corrida começou debaixo de muita chuva e foi necessária a presença do safety car. Após a saída deste Manuel Gião estava no segundo posto e quando começaram as trocas de pilotos passou para a frente. Optando por parar mais tarde, o piloto português conseguiu garantir uma margem que quando entregou o carro a Pedro Couceiro este estava na frente. Até final a corrida esteve sempre controlada, mas a necessidade de não correr riscos que retirassem o título de pilotos aos companheiros de equipa, obrigaram Couceiro a baixar o ritmo, acabando por ser passado na última volta.

Manuel Gião foi hoje o piloto que fez o arranque e estava com um ritmo impressionante. "Na fase inicial fiquei a segurar o Lietz, mas ele começou a ficar tão para atrás que coloquei o meu ritmo. Estava tão mais rápido que toda a gente, que passei o Maceratesi e fui-me embora. A equipa mandou-me entrar muito cedo, porque penso que se isso não acontecesse teríamos tido uma vantagem maior nessa altura. Mas depois foi necessário pensar na equipa e na fase final o Pedro teve de levantar o pé. Foi pena o que se passou ontem, tanto na qualificação, que nos atrasou, como na corrida, porque se as coisas tivessem corrido bem, penso que poderíamos ter sido campeões e para o ano acredito que podemos lutar de novo pelo título", disse no final, muito satisfeito com o oitavo pódio da temporada.

Também Pedro Couceiro estava muito contente com o resultado da equipa hoje. "Foi uma vitória nossa, mas que por interesses da equipa tivemos de abrir mão. Nós já não podíamos ser campeões depois do incidente de ontem e por isso tínhamos de trabalhar para a equipa. De qualquer das formas foi uma corrida fantástica da nossa parte e só podemos estar contentes por termos sido a equipa que mais vezes foi ao pódio ao longo do ano. Gostava de ter ganho a corrida, mas não podíamos correr riscos. O terceiro lugar é muito bom no ano de estreia no Internacional GT Open e estamos muito satisfeitos com o que fizemos ao longo da temporada ", afirmou por seu lado Pedro Couceiro.

Campeonato:

1º Maceratesi/Montermini - 177 pontos
2º Lietz/Roda - 170
3º Gião/Couceiro - 161
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Campeonato espanhol de Fórmula 3

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Francisco Villar não se deu bem com a chuva

Francisco Villar não teve um fim-de-semana fácil, já que a sua inexperiência em correr à chuva resultou num 14º lugar na primeira corrida, enquanto na segunda não foi além da última posição.

Na primeira corrida, e do 25º lugar foi recuperando até 14º. Na segunda corrida, novamente à chuva, desta feita torrencial, cometeu um erro e caiu para último donde já não saiu.

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ASM com Pedro Lamy em Portimão

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Pedro Lamy vai pilotar o Ferrari 430 GT2 da ASM na última jornada do Campeonato Espanhol de GT, que terá lugar na próxima semana em Portimão.

Lamy, que este ano tem participado pontualmente em corridas de GT (incluindo as 24 Horas de Spa e as 24 Horas de Zolder) vai fazer equipa com o habitual piloto do Ferrari, Ricardo Bravo, com o objectivo de o ajudar a conquistar o título espanhol. Como a prova terá uma duração de duas horas, em vez do habitual esquema de duas corridas de duas horas, a ASM terá mais oportunidades para aproveitar a experiência do piloto da Peugeot em corridas de resistência.

Para o público, esta é uma excelente oportunidade de ver Lamy em acção em território nacional.AS
 

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Bicampeão sem surpresa

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Depois do título na Fórmula Novis by Ford em 2000, e dois no Campeonato Nacional de Montanha em 2006 e 2007, Pedro Salvador conseguiu o seu terceiro título nas rampas (o segundo absoluto) com um triunfo categórico na estreante Rampa Sentir Penafiel, nona e última prova do campeonato.

A jornada organizada pelo ACP foi marcada pelo despiste do Juno SSE de Paulo Ramalho, que saiu de estrada nos treinos livres e tornou mais fácil a tarefa do outro Juno de Salvador. Ramalho, que já "tinha alertado o Director de Prova para a falta de condições do asfalto e a colocação de alguns rails", caiu num precipício que danificou o seu carro para as restantes subidas, terminando apenas em oitavo.

Mas Salvador, como já é habitual, tinha mostrado não precisar de azares alheios para vencer a prova, dominando as subidas oficiais e terminando com mais de 20s de vantagem sobre o Radical SR3 guiado por Joaquim Teixeira. António Barros, num BRC CM-02, terminaria a apenas 0,8s de Teixeira, ambos na frente do Porsche de António Nogueira, que com o quarto lugar confirmou o título da Categoria 1. Para José Artur Teixeira e o Austin Mini esta foi uma tranquila etapa rumo à conquista da Categoria 3.

Salvador: "Ainda vou tentar o título na Resistência"

No ano em que venceu o seu terceiro campeonato na Montanha, Pedro Salvador pretende ainda lutar pela vitória no Campeonato de Portugal de Resistência, onde está logo atrás do líder Pedro Estrela. "Como é óbvio, também quero discutir o título no Estoril" referiu o novo bicampeão absoluto da Montanha. "Esta é uma equipa especial pois a relação com a Comval Racing vai muito além das corridas. Estamos em conjunto a tentar encontrar apoios para correr em 2009 no Campeonato Europeu de Resistência V de V", revelou.


Classificação: 1º Pedro Salvador (Juno SSE), 05m29,143s; 2º Joaquim Teixeira (Radical SR3), a 20,081s; 3º António Barros (BRC CM-02), a 20,942s; 4º António Nogueira (Porsche 911 GT2), a 22,677s (1º Categ.1); 5º João Portinha (Silver Car), a 25,480s; 6º João Fonseca, (BRC CM-02), a 26,192s; 7º Luis Nóvoa (BRC CM-02), a 27,091s; 8º Paulo Ramalho (Juno SSE), a 29,465s (...) 11º José Artur Teixeira (Austin Mini), a 1m05,799s (1º Categ.3). Classificaram-se 20 pilotos. AS
 

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Barbosa testou em Daytona

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João Barbosa esteve na semana passada no circuito de Daytona para preparar a temporada de 2009 da Grand-Am Rolex Sports Car Series, onde o piloto português vai continuar a pilotar o Riley Mk. XI-Porsche da Brumos Racing.

Barbosa teve como objectivo principal apurar as afinações ideais do Daytona Prototype americano. O piloto português vai regressar à pista esta semana, desta vez já com a especificação de 2009 dos pneus Pirelli.

Depois de um programa duplo em 2009, dividido entre a Grand-Am e a Le Mans Series, João Barbosa pretende voltar a fazer os dois campeonatos. Barbosa continua à procura de um lugar na competição europeia (bem como nas 24 Horas de Le Mans), sendo provável que esta não seja a Rollcentre, pois Martin Short poderá abandonar a competição, devido à falta de resultados na época passada e ao aumento dos custos.

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uarte Félix da Costa corre no PTCC

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Duarte Félix da Costa vai fazer a sua estreia no PTCC, na derradeira prova do Campeonato, que terá lugar no próximo fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve.

Félix da Costa vai pilotar o seu habitual SEAT Leon Supercopa, o mesmo carro que utilizou na SEAT Leon Eurocup, justificando este seu regresso às pistas nacionais como "não querer faltar à estreia do Autódromo. Parece-me uma pista espectacular e estou ansioso por correr lá".

Como não está envolvido em nenhuma luta pelo campeonato, o piloto da Bastos Sport admite "atacar logo desde os treinos livres. O meu único problema serão os pneus Yokohama", aos quais não está habituado, pois o troféu europeu utiliza pneumáticos Pirelli.

Duarte Félix da Costa também revelou ter assinado um contrato com uma empresa de gestão de carreiras, a Sowhat, que espera poder utilizar na continuação da sua carreira internacional.

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NASCAR: Edwards venceu no último domingo a prova do Texas

Carl Edwards teve de apostar na economia de combustível para vencer
sua oitava corrida da temporada 2008 da Nascar Sprint Cup, apesar de
ter dominado a maior parte da Dickies 500, no Texas Motor Speedway.

O piloto da Roush Fenway conquistou vitórias consecutivas graças a uma
estratégia inteligente e a um pé direito leve nas voltas finais.
Edwards havia liderado 199 voltas das primeiras 263, mas na última
bandeira amarela do dia, ele parou para trocar quatro pneus e
reabastecer, enquanto outros trocaram apenas os pneus do lado direito.

Ele caiu para 5º depois disso, e por alguns momentos, parecia que não
conseguiria concluir sua performance dominante com a vitória. No
entanto, Jamie McMurray, que liderava após seu pit-stop para trocar
dois pneus, parou a 13 voltas do final em bandeira verde. Clint Bowyer
e Greg Biffle, que andavam em 2º e 3º, adotaram a mesma estratégia de
McMurray e também pararam, perdendo posições.

Enquanto a prova chegava às últimas dez voltas, a única chance de
vitória de Edwards era tentar chegar até o final sem fazer um novo pit-
stop. Ele tentou ir até a bandeirada sem acelerar tudo, entrando nas
curvas sem frear, apenas mantendo o embalo.

Apesar de andar mais de dois segundos por volta mais lento do que os
carros com combustível e pneus novos, Edwards tinha uma vantagem
significativa para Dale Earnhardt Jr e Jeff Gordon atrás dele, que
também estavam apostando na economia de combustível. Earnhardt ficou
sem combustível a cinco voltas do final, enquanto Gordon levou seu
carro lentamente até a linha de chegada. McMurray, andando em
velocidade máxima, só conseguiu o 3º lugar, mais de 11 segundos atrás
de seu companheiro de equipe.

Com Jimmie Johnson andando longe das primeiras posições durante todo o
dia, após ter dificuldades com a dirigibilidade, a pontuação perfeita
de Edwards permitiu que reduzisse em 77 pontos a liderança do atual
bicampeão no Chase. Johnson só conseguiu um 15º lugar, uma volta atrás
do vencedor. Apesar de melhorar seu carro ao longo da prova, os longos
trechos em bandeira verde não permitiram que ele voltasse à volta do
líder para lutar por uma posição melhor.

Seu companheiro de equipe Gordon se recuperou da perda de uma volta
depois de liderar no começo, tendo largado na pole. Em um dia onde os
carros da Hendrick não acompanharam o ritmo dos pilotos da Roush
Fenway, o 2º posto foi mais do que o quatro vezes campeão teria
conseguido sem sua aposta na economia de combustível.

Juan Pablo Montoya andou entre os dez primeiros durante a maior parte
da prova, mas foi tirado por David Gilliland. A Nascar acabou
obrigando o piloto da Yates a parar devido à pilotagem perigosa, já
que ele não estava sequer na volta do líder quando atingiu Montoya,
retaliando um contato anterior com o colombiano.

» Veja abaixo os melhores classificados na prova:
1. Carl Edwards - Ford, 334 voltas
2. Jeff Gordon - Chevrolet, 334
3. Jamie McMurray - Ford, 334
4. Clint Bowyer - Chevrolet, 334
5. Greg Biffle - Ford, 334
6. Kyle Busch - Toyota, 334
7. Kevin Harvick - Chevrolet, 334
8. Martin Truex Jr - Chevrolet, 334
9. Matt Kenseth - Ford, 334
10. David Reutimann - Toyota, 334
11. David Ragan - Ford, 334
12. Mark Martin - Chevrolet, 334
13. Jeff Burton - Chevrolet, 333
14. Casey Mears - Chevrolet, 333
15. Jimmie Johnson - Chevrolet, 333

Fonte: Super SpeedWay
 

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António Félix da Costa: "Estou agora melhor preparado para lutar por pódios"

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António Félix da Costa participou este fim-de-semana, no norte de Inglaterra, no circuito inglês de Croft, na primeira das duas jornadas que compõe o mini campeonato Inglês de Inverno de Fórmula Renault 2.0, integrado na equipa CR Scuderia, dando mais um passo na sua preparação para a época da 2009.

Num circuito que ainda não conhecia, e num clima de muito frio e intensa chuva, António não efectuou nunca uma volta limpa conseguindo apenas uma 7ª e uma 9ª posição num pelotão composto por 26 pilotos.

Na primeira corrida, utilizando pneus de chuva, o jovem piloto de Cascais fez umas voltas iniciais, de bom nível e muita garra, que o levaram até à segunda posição. Contudo, na volta 4, um contacto com o 3º classificado levou-o a fazer um pião e a descer ao 6º lugar. Nunca baixando os braços encetou então uma corrida de recuperação que o colocou na 4ª posição. Na última volta, atacado pelo 5º classificado, tem uma ligeira saída de pista que lhe danifica o braço da suspensão, vendo-se forçado a abandonar a corrida.

Na segunda corrida, novamente com pneus de chuva, António Félix da Costa impôs desde o início um ritmo muito vivo que o levou a diversas ultrapassagens e a um 4º lugar final.

"Nesta duas primeira corridas das Winter Series encontrei um grupo de pilotos muito rápidos e experientes, que já conheciam a pista de Croft e habituados a este clima inglês. Tudo se complicou na sessão de qualificação. Muitas bandeiras vermelhas impediram-me de fazer uma volta limpa. Dei, como sempre, o meu máximo. Fiz muitas ultrapassagens e conheci uma equipa nova à qual me adaptei bem. Penso que estou agora mais preparado para lutar por um pódio na segunda jornada que se irá disputar na pista de Rockingham no próximo fim-de-semana. Foi muita coisa num só fim-de-semana. Parabéns aos vencedores, o Henry Surtees e o James Calado, que venceram cada uma das duas corridas. Podem contar com mais luta da minha parte nas próximas corridas", comentou António ao seu site António Félix da Costa .

António Félix da Costa participa, já, no próximo dia 8 de Novembro, na segunda e última jornada da WINTER SERIES inglesa, prosseguindo, depois, um intenso programa de Inverno com vista à sua preparação para a época de 2009.

Antes disso, irá participar num teste com a P ONE, equipa campeã de 2008 das World Series by Renault, a ter lugar no circuito de Paul Ricard no próximo dia 5 de Novembro, prémio atribuído pela conquista do vice-campeonato Norte Europeu de Formula Renault 2.0.


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Chevrolet testou Cruze no Estoril

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A Ray Mallock Ltd veio ao Estoril para testar o Chevrolet Cruze, nova arma da marca americana para o WTCC, que fará a sua estreia na primeira ronda da temporada de 2009, em Curitiba.

A equipa britânica trouxe o protótipo do Cruze e um Lacetti para comparar afinações, com Rob Huff e Alain Menu ao volante. Mais largo que o Lacetti, o Cruze possui também uma nova configuração da suspensão traseira e é também mais pesado em 30 kg. A RML preocupou-se essencialmente em encontrar o balanço ideal para o carro. O principal trabalho da equipa a curto prazo é desenvolver as relações de caixa, a distribuição de peso e os travões.

Alain Menu afirmou que, com as mesmas afinações do Lacetti, o novo carro é mais fácil de conduzir, mas que isso não se traduz necessariamente em velocidade.
 

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Stefano d'Aste não corre em Macau

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Sergio Hernández garantiu antecipadamente o título de campeão no Troféu Yokohama de Independentes, no WTCC. O piloto da Proteam Motorsport ficou sem adversários depois do seu colega de equipa Stefano d'Aste ter anunciado que não iria correr em Macau.

D'Aste decidiu não participar na jornada de encerramento do WTCC como protesto pela penalização que lhe foi imposta pelo sucedido na ronda anterior, em Okayama. O piloto italiano colidiu com Tiago Monteiro na segunda corrida, tendo o colégio de comissários decidido aplicar uma penalização de cinco lugares na grelha de partida em Macau a D'Aste.

Tanto o piloto como o director de equipa, Valmiro Mattoli, acreditam que a penalização foi excessiva, uma vez que o BMW da Proteam ficou mais danificado e D'Aste foi mesmo obrigado a desistir. O piloto acrescenta que esta penalização tira-lhe efectivamente as hipóteses de lutar pelo título.
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De Ferran Motorsports com Acura LMP1

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Gil de Ferran revelou que vai ter um dos novos Acura ARX02, os primeiros protótipos da marca japonesa para a categoria LMP2.

O piloto brasileiro explicou os seus planos para a próxima temporada, num vídeo em que também recorda as suas experiências no primeiro ano como director da sua própria equipa, a De Ferran Motorsports. De Ferran pilotou o Acura ARX01b juntamente com o ex-piloto da Champ Car, Simon Pagenaud.

American Le Mans Series :: Videos on Demand

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PTCC estreia Autódromo do Algarve em provas de automóveis!

O novo Autódromo Internacional do Algarve é o palco da derradeira jornada do calendário do PTCC-Campeonato de Portugal de Circuitos, com a estreia das competições automóveis no complexo a ser marcada pela luta que cinco pilotos vão travar pelo título absoluto: César Campaniço (BMW 320si), Francisco Carvalho (SEAT Leon Supercopa), João Figueiredo (Peugeot 407 S2000), José Monroy e Patrick Cunha, estes dois últimos, em SEAT Leon Supercopa. Um número que traduz a competitividade da expressão máxima da velocidade nacional e que abre excelentes perspectivas para a prova do próximo fim-de-semana.
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De todos os campeonatos de automobilismo instituídos no país, o PTCC-Campeonato de Portugal de Circuitos é o único que chega à derradeira prova do calendário com cinco pilotos em luta directa pelo título absoluto. E que melhor palco para a atribuição do ceptro, se não o novo Autódromo Internacional do Algarve? Afinal, a pista promete ser aliada dos mais talentosos, com o traçado extremamente técnico a constituir um autêntico desafio para pilotos, mas também técnicos, ou não se tratasse da primeira vez que uma competição automóvel visita o complexo. Motivos mais do que suficientes para que a jornada do próximo fim-de-semana seja encarada com enorme expectativa.

Com seis vitórias nas 14 corridas já disputadas, César Campaniço chega ao Algarve na liderança do campeonato, com 14 pontos de vantagem em relação ao segundo classificado. Uma diferença relativamente confortável, mas com o piloto do BMW 320 a não poder correr o risco de ficar em "branco" em nenhuma das duas corridas, sob risco de ser destronado da liderança. É que não raras têm sido as surpresas este ano, muito por culpa da extrema competitividade de um campeonato que já viu seis pilotos distintos subirem ao lugar mais alto do pódio...

Mas quanto aos que ainda têm legítimas aspirações de destronarem César Campaniço da liderança e com isso chegarem ao ceptro, eles são: Francisco Carvalho, o sempre combativo piloto da Guarda que, aos comandos do SEAT Leon Supercopa, esta época, já venceu duas corridas; o jovem João Figueiredo que, com o Peugeot 407 S2000 tem sido um dos grandes animadores da temporada; bem como José Monroy e Patrick Cunha, estes dois últimos aos comandos de SEAT Leon Supercopa, que apesar de terem hipóteses meramente matemáticas, não devem ser descurados nas contas do campeonato.

O novo Autódromo Internacional do Algarve não vai apenas coroar o campeão absoluto, uma vez que das três categorias em que se divide o Campeonato, as duas mais competitivas estão longe de ter as "contas" terminadas. Na Categoria 1, tudo se vai decidir entre João Figueiredo e César Campaniço, enquanto na Categoria 2 (um feudo dos SEAT Leon Supercopa), apenas dois pontos separam Francisco Carvalho e José Monroy, os dois primeiros, mas Patrick Cunha e António João Silva ainda têm aspirações.

Mas outros nomes há que mesmo não estando envolvidos na luta pelo título prometem animar a jornada do próximo fim-de-semana. São os casos de Vasco Campos (a estrear o Alfa Romeo 156 ex-Luís Barros), o jovem Nuno Torres (em Ford Focus ST-170), Jorge Areal, bem como o regressado Vítor Souto e Duarte Félix da Costa, todos em SEAT Leon Supercopa.

Uma referência, ainda, para a Categoria 3 (a reservada às viaturas menos competitivas) que apesar já ter consagrado Vasco Campos como virtual campeão, promete animar a pista algarvia, tendo como protagonistas Rui Alves e Gonçalo Manahu (os candidatos ao "vice"), para além de Martine Pereira, Pedro Costa e Armindo Martinho.

Uma excelente jornada em perspectiva, no próximo fim-de-semana, no novo Autódromo Internacional do Algarve, com o seguinte horário:

Sexta-feira, 7 de Novembro

10h15 - 10h30 Treino de adaptação
14h45 - 15h10 Treino Livre 1

Sábado, 8 de Novembro

08h50 - 09h10 Treino Livre 2
11h50 - 12h10 Qualificação Cat. 3 e 4
12h15 - 12h35 Qualificação Cat. 1 e 2

Domingo, 9 de Novembro

10h55 - 11h30 Corrida 1 / 11 voltas
16h15 - 16h50 Corrida 2 / 11 voltas

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