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World Series by Renault em Barcelona

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Filipe Albuquerque foi nono
Terminou hoje a temporada das World Series by Renault, com Filipe Albuquerque de novo em bom nível na segunda corrida de Barcelona, que foi ganha por Esteban Guerrieri (Ultimate Signature), piloto que se estreou a vencer este ano.

A época terminou bem para a Tech 1 Racing, a equipa de Álvaro Parente o ano passado, já que se tornou a primeira a vencer a competição no que às equipas e pilotos diz respeito por duas vezses na Formula Renault 3.5. O campeão, Giedo Van der Garde, já estava encontrado desde o Estoril.

Quanto ao piloto português, e depois de largar da 10ª posição, fez tudo o que podia para dar mais pontos à Épsilon Euskadi, tarefa cumprida com êxito. Apesar de não ter conseguido repetir o resultado de ontem, onde esteve pouco menos que brilhante, Filipe Albuquerque estava muito satisfeito.

"Só posso estar contente com o que fiz. Consegui colocar em todas as corridas que fiz a equipa nos pontos, algo que não era habitual. Eles ficaram satisfeitos com o meu desempenho e têm consciência que neste momento o carro tem de evoluir muito para poder discutir os lugares da frente", começou por dizer.

Se ontem ainda deu para chegar ao quarto lugar a tarefa hoje foi mais difícil. "Larguei de 10º e mantive-me sempre por esses lugares. Em piso seco o carro não dá para mais. Aliás penso mesmo que fiz um pouco mais do que ele permite. Normalmente só ficamos satisfeitos com os pódios e as vitórias, mas estas corridas em que não temos andamento para ganhar são também importantes e podem dar frutos no futuro. Ontem ainda deu para brilhar, mas hoje no seco o carro não permitia mais", continuou o piloto do A1 Team Portugal.

A finalizar Filipe Albuquerque sente que este dois fins-de-semana em que alinhou nas World Series by Renault foram "importantes para ganhar ritmo. Agora vou melhor preparado para a próxima prova do A1 GP na China, onde espero conseguir um bom resultado".

Agora Filipe Albuquerque centra as atenções na próxima ronda da A1 GP, que decorre no fim-de-semana de 8 e 9 de Novembro na China.

Resultados da 2ª Corrida:
1º Esteban Guerrieri, 26 voltas em 42m34,041s
2º James Walker, a 1,643s
3º Robert Wickens, a 6,939s
...
9º Filipe Albuquerque, 20,068s
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Problemas afastam FC Porto da segunda corrida; Al-Ain triunfa

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A culminar um domingo de azares para o FC Porto e para Tristan Gommendy, o francês não chegou, sequer, a largar para a segunda corrida fruto dos problemas mecânicos que impediram que o monolugar ficasse pronto a tempo para a tarde.

Depois de desistir na primeira corrida, devido a problemas no motor, Tristan Gommendy não viu o seu monolugar ficar arranjado a tempo, o que o impediu de alinhar à partida.

Para a única equipa portuguesa da Superleague Formula, esta acabou por ser uma ronda para esquecer, caindo na classificação geral do campeonato, não conseguindo dar aos adeptos do FC Porto uma alegria no automobilismo.

No que diz respeito à corrida, e como já vem sendo habito, a segunda prova do fim-de-semana acabou por ser muito disputada e mais emocionante do que a primeira. Com a grelha invertida, a 'pole' coube em sorte ao Basileia, que se viu batido por Enrico Toccacelo, do Borussia, logo na primeira curva.

Logo aí deram-se mais alguns incidentes, com Adrian Valles (Liverpool) a dar um toque em Franck Perera (AS Roma), obrigando à desistência do jovem estreante, e a uma ida às boxes por parte de Valles, que viu a sua corrida estragada logo aí.

A corrida assistiu a um domínio quase completo por parte de Toccacelo, que liderou durante 42 dos 44 minutos de prova, num esforço que se veio a provar inglório. Nas ultimas duas voltas, o monolugar amarelo e preto debateu-se com alguns problemas, acabando por cair para a sexto, lugar em que cruzou a meta.

Quem beneficiou com estes problemas foi Paul Meijer, que venceu a sua primeira prova do campeonato, depois da estreia em Zolder, há duas semanas. O AC Milan chegou em segundo e o Galatasaray em terceiro.AS
 

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Campeonato Italiano de GTs em Vallelunga

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Cruz Martins vence primeira corrida

A dupla Cruz Martins/Lietz venceu a primeira corrida de Vallelunga na na jornada decisiva dos GT Italianos. A dupla do Porsche 997 da Autorlando, Francisco Cruz Martins/Richard Lietz, venceu, de forma categórica primeira corrida da jornada dupla de Vallelunga que encerra, este domingo, o campeonato italiano de GT.

Partindo da pole, e relegando o Ferrari, do ex-piloto de Fórmula 1, Alex Caffi para o segundo lugar da grelha, a mais de meio segundo, Richard Lietz arrancou para a primeira prova do fim-de-semana com grande autoridade e confiança, atitude que o jovem Francisco Cruz Martins repetiu, levando o Porsche da Autorlando a cortar a linha da meta em primeiro lugar, com sete segundos de avanço sobre a dupla do Ferrari 430, Moncini/Caffi. Rui Águas, o outro piloto português a competir nos GT italianos, terminou no último lugar do pódio.

Numa prova totalmente liderada pelo Porsche 997, o jovem piloto português de 20 anos, Cruz Martins, soma a sua quarta vitória do ano e mantém ainda uma "chance" de vencer o campeonato que se decide este fim-de-semana.

Cruz Martins: "Tivemos mais uma corrida perfeita. O Lietz fez um óptimo turno, liderando com grande à vontade. O meu turno também correu bem, apesar de ter sentido alguma instabilidade com os pneus durante as três primeiras voltas, mas tudo voltou à normalidade e conseguimos conquistar mais uma vitória importante" - acrescentando - "A segunda corrida vai ser muito complicada, principalmente porque vamos arrancar do 10º lugar da grelha, mas vou dar o meu máximo para vencer o campeonato". AS
 

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Saldo positivo para os portugueses

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O saldo dos pilotos portugueses este fim-de-semana em Jerez de la Frontera foi positivo, já que a 'nova' dupla, Lourenço Beirão da Veiga e Ricardo Bravo, em Ferrari 430 GT2 venceram a primeira corrida do programa, ainda que tenham ficado pelo caminho na segunda, com Ricardo Bravo a atrasar-se na corrida pelo título, estando agora na quarta posição, a 17 pontos do vencedor da segunda corrida do programa, Luiz Perez Sala.

Já a dupla Miguel Amaral e M. Angel de Castro, em Porsche 997 RSR, obteve dois segundos lugares, com o piloto português na quinta posição do campeonato, logo atrás de Ricardo Bravo.

Renato del Noce e Pedro Bastos foram sextos na primeira corrida, mas ficaram pelo caminho na segunda. Já António Gellweiller e Carlos Peres (Porsche 997 GT3 Cup), desistiram em ambas.

Armando Zagalo e Mário Silva, em (Ferrari 430 Challenge), alcançaram um 10º e um nono posto, enquanto Ni Amorim e Ronald Severin (Aston Martin N24 GT4, um 11º e 12º.

Classificação 1ª Corrida:

1º Lourenço Beirão da Veiga/Ricardo Bravo (Ferrari 430 GT2), 44m55,164s
2º M. Amaral/M. Angel de Castro (Porsche 997 RSR), a 4,740s
3º J. Mayola/M. Carol (Ferrari 430 GT2), a 45,658s.
10º Armando Zagalo/Mário Silva (Ferrari 430 Challenge), a 2 voltas
11º Ni Amorim/Ronald Severin (Aston MArtin N24 GT4, a 2 voltas
Não terminaram:
Renato del Noce/Pedro Bastos (Porsche 997 RSR)
António Gellweiller/Carlos Peres (Porsche 997 GT3 Cup)

Classificação 2ª Corrida:

1º Manuel Cerqueda/Luiz P. Sala (Ferrari 430 GT2), 45m18.770s
2º M. Amaral/M. Angel de Castro (Porsche 997 RSR), a 7,501s
6º Renato del Noce/Pedro Bastos (Porsche 997 RSR), a 1 volta
9º Armando Zagalo/Mário Silva (Ferrari 430 Challenge), a 1 volta
12º Ni Amorim/Ronald Severin (Aston MArtin N24 GT4, a 4 voltas
Não terminaram:
António Gellweiller/Carlos Peres (Porsche 997 GT3 Cup)
Lourenço Beirão da Veiga/Ricardo Bravo (Ferrari 430 GT2)


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Miguel Ramos foi sexto no FIA GT em Zolder

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Andrea Bertolini e Michael Bartels venceram a penúltima ronda do FIA GT, que decorreu hoje em Zolder, numa corrida em que a dupla luso-brasileira, Alexandre Negrão e Miguel Ramos, foram sextos classificados.

Com este resultado, Bertolini e Bartels reforçaram a liderança na competição, alargando para oito pontos a diferença para Fabrizio Gollin e Mike Hezemans.

Na terceira posição no campeonato surgem Miguel Ramos e Alexandre Negrão, já sem hipóteses de chegarem ao topo da tabela mas ainda com uma palavra a dizer quanto à segunda posição.

Classificação

1. GT1 Bertolini/Bartels Maserati MC 12 2:00:47.551
2. GT1 Hezemans/Gollin Corvette Z06 + 7.152
3. GT1 Wendlinger/Sharp Aston Martin DB9 + 10.179
4. GT1 Simonsen/Peter Aston Martin DB9 + 10.539
5. GT1 Fassler/Deletraz Corvette Z06 + 29.230
6. GT1 Negrao/Ramos Maserati MC 12 + 45.041
7. GT1 Franchi/Vosse Saleen S7 + 45.699
8. GT1 Bobbi/Lamy Maserati MC 12 + 1 volta
9. GT2 Bruni/Vilander Ferrari F430 + 3 voltas
10. GT2 Malucelli/Ruberti Ferrari F430 + 3 voltas
11. GT2 Lieb/Palttala Porsche 911 GT3 RS (997) + 3 voltas
12. GT2 Westbrook/Collard Porsche 911 GT3 RS (997) + 3 voltas
13. GT2 Russo/Perez Companc Ferrari F430 + 4 voltas
14. GT2 Mullen/Sutton Ferrari F430 + 4 voltas
15. GT2 Camathias/Balbiani Ferrari F430 + 4 voltas
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Campeonato GT de Itália em Vallelunga: 2ª Corrida

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Cruz Martins desistiu na segunda corrida

Francisco Cruz Martins terminou hoje a sua participação na temporada deste ano do Campeonato GT de Itália, um campeonato onde participou com um Porsche 997 da Autorlando, que partilhou com Richard Lietz e onde, apesar de ter ganho quatro corridas, acabou por perder o título nesta última jornada, terminando-o em terceiro lugar.

Depois de vencer a primeira corrida, na segunda, a sorte foi madrasta. Largando do 10º lugar, recuperou quatro posições mas, numa dobragem a um carro mais atrasado, houve uma confusão que terminou num choque entre três carros, com Cruz Martins a receber a pior fatia, ou seja, a desistência. Antes dessa corrida, Cruz Martins assumia que "vai ser muito complicado, mas vou dar o meu melhor para conquistar o título." No final, a realidade foi mais dura que o sonho e deu-lhe razão: "Fica para a próxima."AS
 

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Copa Getz em Jerez de la Frontera

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Dupla vitória de Nuno Vinagre

Nuno Vinagre e a Veloso Motorsport estrearam-se a vencer na Copa Hyundai Getz, na jornada que este fim-de-semana teve como palco o circuito de Jerez de la Frontera, e logo com duas vitórias.

Já David João Rodrigues, não foi além do quarto posto na primeira corrida, enquanto na segunda piorou uma posição, terminando em quinto. Presente, esteve também Salvador Posser d'Andrade, que foi 11º na corrida mais curta e subiu uma posição na mais longa, a de hoje.

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F1 Históricos no Estoril

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Rodrigo Gallego repete título na classe

Rodrigo Gallego voltou a assegurar o título na sua classe nos F1 Históricos e logo na sua prova "caseira", o Estoril, alcançando assim pela quarta vez o ceptro.

A corrida não foi fácil para o piloto português, já que problemas com os pneus do seu March 761/8, obrigaram a um esforço adicional, o que resultou numa bela disputa com Stefano Rosina, que num também March perseguiu o piloto apoiado pelo Sporting Clube de Portugal praticamente até ao final. Para Gallego, a segunda posição da Classe B, atrás do Tyrrell P34-5, atrás de Mauro Pane, e os respectivos pontos amealhados foram os suficientes para assegurar o título pelo terceiro ano consecutivo.

A corrida foi ganha pelo britânico Rowland Kinch, ao volante de um Arrows A4-2, que ainda teve de contar com a oposição inicial de Joaquin Folch, num Williams FW08-5, mas problemas mecânicos obrigaram-no à abandonar à passagem da sexta volta, pelo que Kinch conquistou um triunfo fácil, na frente de Steve Hartley (Arrows A6-4) e de Richard Eyre (Williams FW08-3).

Classificação 1. Rowland Kinch (Arrows A4-2), 17 voltas em 27m20.949s; 2. Steve Hartley (Arrows A6-4), a 18.587s; 3. Richard Eyre (Williams FW08-3), a 42.837s; 4. Mauro Pane (Tyrrell P34-5), a 54.168s; 5. Rodrigo Gallego (March 761/8), a 1m15.730s; 6. Peter Wuensch (Wolf WR1-2), a 1m34.239s; 7. Patrick D'Aubreby (Tyrrell 012-6), a 1m38.471; 8. Peter Meyrick (Hesketh 308), a 1 volta
Pole-position Steve Hartley 1m33.268s
Volta mais rápida Rowland Kinch 1m35.124s, à média de 158.26km/h
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César Campaniço foi quarto

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César Campaniço foi quarto no cômputo das duas corridas que compunham a edição deste ano do ETCC - Campeonato da Europa de Carros de Turismo.

Como habitualmente, as corridas foram muito equilibradas, mas o piloto português tinha um handicap, já que o seu carro estava 40 quilogramas acima do peso mínimo, o que o condicionou fortemente.

Mesmo assim, Campaniço nunca baixou os braços e, logo na primeira corrida, terminou em 5º lugar, arriscando pouco, pois não conseguia passar os seus adversários nas longas rectas.

Na segunda corridas, Campaniço largou da segunda fila da grelha e, logo na primeira travagem, chegou à liderança devido a uma enorme confusão em pista, com toques entre vários carros. Perdeu-a pouico depois já que era mais lento que Nogués, até fazer um pião, caindo para para o décimo lugar. Ainda recuperou até ao sexto, mas acabou na sétima posição final.

O ETCC acabou por ter no campeão dinamarquês Michel Nykjaer o vencedor, fruto do primeiro lugar na primeira corrida e de um segundo na outra. Nogués, que venceu a última prova, foi segundo, graças ao pódio matinal e Richard Goransson foi terceiro. Sem nenhuma subida ao pódio, Campaniço terminou em quarto lugar.

Classificações

1ª Corrida: 1º Michel Nykjaer (Chevrolett Lacetti), 12 voltas em 17m51,594s (média de 170,97 km/h); 2º Richard Goransson (BMW 320si), a 0,190s; 3º Óscar Nogués (Seat Leon), a 11,506s; 4º Kristian Puolsen (BMW 320si), a 14,720s; 5º César Campaniço (BMW 320si), a 15,096s. Classificados 16 pilotos.
2ª Corrida: 1º O. Nogués, 12 voltas em 18m05,232s (média de 168,82 km/h); 2º M. Nykjaer, a 3,313s; 3º R. Goransson, a 6,502s; 4º Franz Engstler (BMW 320si), a 6,814s; 5º Tomas Engstrom (Honda Accord Wuro R), a 17,504s; (...) 7º C. Campaniço, a 18,316s
Campeonato: 1º M. Nykjaer, 18 pontos; 2º O. Nogués, 16; 3º R. Goransson, 14; 4º C. Campaniço, 6; 5º J. Reno Moller, 6
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Campeonato de Portugal de Resistência

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Pedro com Estrela da sorte

Pedro Estrela alcançou a sua primeira vitória à geral no Campeonato de Portugal de Resistência, na primeira corrida e repetiu o triunfo na prova de encerramento do programa do Estoril.

Sem problemas, o piloto do Radical SR3 do Team Vodafone beneficiou da má fortuna dos seus adversários, especialmente o Radical SR8 LM dos irmãos Rodrigo e Francisco Gallego, que teve um problema na electrónica, na fase final da primeira corrida, abandonando, com a dupla a não alinhar na segunda corrida, já que foi impossível reparar a avaria.

Depois, Hugo Pereira e João do Rosário foram vítimas de uma avaria no colector de escape do SR3 o que permitiu a Pedro Estrela passar para a frente, acabando por ganhar.

Na segunda corrida, Hugo Pereira e João do Rosário podiam ter ganho, não fosse um "drive through" por ter passado pela pré-grelha, quando realizava mais uma volta para aquecer os pneus. Assim, Pedro Estrela, liderou a corrida do princípio ao fim.

Classificação

1ª corrida: 1º Pedro Estrela (Radical SR3), 26 voltas em 50m00,940s, à média de 130,43 km/h; 2º António Nogueira (Porsche 911 GT2), a 31,638s; 3º Pedro Pitta/José Monroy (Caterham Academy), a 1 volta; 4º Alberto Grilo/Válter Fernandes (Caterham Academy), a 2 v.; 5º Nuno Carvalho (Caterham Academy), a 2 v.; 6º Isac Chande (Caterham Academy), a 2 v.; 7º Carlos Faria (Caterham Academy), a 2 v.; 8º Monteiro da Costa/Diogo Tavares (Caterham Academy), a 2 v.; 9º Ricardo Kendall/Duarte Lisboa (Caterham Academy), a 2 v.; 10º José Galvão/José Luís Pacheco (Caterham Academy), a 3 v.; 11º André Marques/Nuno Santos (Caterham Academy), a 3 v.; 12º Nuno Miguel Silva (Caterham Academy), a 3 v.; 13º José Carvalho/Luís Lisboa (Caterham Academy), a 3 v.; 14º José Maria Monteiro/João Pacheco (Caterham Academy), a 3 v.; 15º Rodrigo Gallego/Francisco Gallego (Radical SR8 LM), a 4 v.; 16º José Quaresma (Caterham Academy), a 5 v..
Volta mais rápida: R. Gallego/F. Gallego, 1m39,827s, à média de 150,81 km/h.
Pole-position: R. Gallego/F. Gallego, 1m37,464s, à média de 154,46 km/h.

2ª corrida: 1º P. Estrela, 27 voltas em 51m14,969s, à média de 132,19 km/h; 2º Hugo Pereira/João do Rosário (Radical SR3), a 0,681s; 3º A. Nogueira, a 12,205s; 4º P. Pitta/J. Monroy, a 2 voltas; 5º A. Grilo/V. Fernandes, a 2 v.; 6º A. Marques/N. Santos, a 3 v.; 7º C. Faria, a 3 v.; 8º Pedro Marreiros/Tiago Magalhães (Caterham Academy), a 3 v.; 9º J. Carvalho/L. Lisboa, a 3 v.; 10º M. Costa/D. Tavares, a 3 v.; 11º R. Kendall/D. Lisboa, a 3 v.; 12º J.M. Monteiro/J. Pacheco, a 3 v.; 13º J. Galvão/J.L. Pacheco, a 3 v.; 14º Filipe Tomé/Esquível (Caterham Academy), a 4 v.; 15º I. Chande, a 6 v.; 16º N. Carvalho, a 6 v.; 17º J. Quaresma, a 8 v..
Volta mais rápida: H. Pereira/J. Rosário, 1m44,923s, à média de 143,48 km/h.
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Pedro Lamy foi oitavo no FIA GT em Zolder

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Não era certamente este o desfecho desejado por Pedro Lamy neste seu regresso ao Campeonato do Mundo FIA GT. O piloto português terminou a corrida de Zolder, nona e penúltima prova do calendário, no oitavo lugar final. Um resultado que permitiu somar apenas um ponto, quando mais era esperado, mas que afinal foi rapidamente ultrapassado pela felicidade da equipa em conquistar o quarto título consecutivo de construtores.

Lamy dividiu o terceiro Maserati MC 12 da equipa Vitaphone (inscrito sob o nome Vitasystems) com o italiano Matteo Bobbi, campeão do mundo de GT em 2003 e tinha como objectivo ajudar a formação alemã a conquistar o título. Este objectivo acabou por ser alcançado, mas Lamy gostaria de ter contribuído com uma maior fatia no resultado.

"Pessoalmente não foi um bom fim-de-semana. Desde cedo percebemos que o carro não estava nas condições ideais e dentro dessas limitações tentamos fazer o melhor possível. Andei quase sempre nos limites, o máximo que conseguia, mas isso não chegou", começou por afirmar Lamy, acrescentando: "Chegamos a fazer bons tempos, mas os primeiros estavam sempre um bocadinho longe demais."

Todavia, Lamy regressa a Portugal com o sentido de dever cumprido, e satisfeito por ter estado de novo presente entre os melhores do mundo desta categoria. "Fiquei muito contente com o convite e por ter realizado esta corrida. A equipa é bastante profissional e o campeonato em si mantém-se bastante interessante e competitivo. Nesse aspecto foi óptimo ter estado presente."

A corrida de Zolder foi ganha pelo Maserati MC 12 numero 1, pilotado por Michael Bartels e Andrea Bertolin, seguido pelo Corvette Z06 de Fabrizio Gollin e Mike Hezemans e o Aston Martin DBR9 de Karl Wendlinger e Ryan Sharp. Com os pontos acumulados juntamente com o segundo Maserati, pilotado pelo português Miguel Ramos e o brasileiro Alexandre Negrão, a Vitaphone conseguiu o seu quarto titulo consecutivo. A ultima corrida da época será nos próximo dia 23 de Novembro, na Argentina.

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FIA GT em Portimão!

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O próximo campeonato FIA GT vai ter uma etapa no Autódromo Internacional do Algarve. A notícia foi confirmada este fim-de-semana, em Zolder, sabendo-se que a prova de Portimão decorrerá em Setembro e irá substituir a jornada inicialmente prevista para Brno, na República Checa.

Este carismático circuito da antiga Europa de Leste perderá assim uma das suas mais emblemáticas provas, a favor da mais recente pista traçada em solo europeu. Porém, não parece ser esta a única prova tradicional do calendário de FIA GT que está em perigo, pois igualmente pairam nuvens negras sobre as jornadas de Monza e de Nogaro, cuja realização está neste momento em perigo por razões financeiras.

No pólo oposto, em 2009 a caravana do FIA GT rumará ao Dubai, para uma jornada que, em princípio, servirá de "teste" para a sua inclusão no Campeonato de 2009. As despesas desta prova serão da responsabilidade do governo local, sobre o qual a actual crise mundial ainda não fez qualquer mossa.AS
 

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Schneider abandona competição no final deste ano

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O alemão Bernd Schneider irá abandonar as competições automóveis no final desta temporada, colocando um ponto final numa carreira repleta de sucessos, em especial ao volante de carros de turismo.

A corrida de DTM em Hockenheim irá marcar, assim, a despedida de Schneider das lides automobilísticas. O alemão manterá, no entanto, a ligação à Mercedes já que passará a ocupar o lugar de embaixador da marca germânica, com a qual se sagrou campeão cinco vezes no DTM.

"Competi durante mais de 30 anos e o meu objectivo sempre foi continuar enquanto me divertisse a pilotar e fosse competitivo. A hora de partir chegou e dá azo a emoções contraditórias", começou por referir o piloto, que também chegou a fazer parte do Mundo da Fórmula 1, ao competir com a Zakspeed e com a Footwork em finais da década de 80.

"Por um lado, sinto-me triste por dizer adeus a muitos amigos que fiz no automobilismo, acima de tudo na AMG, HWA e na Mercedez-Benz", confessou, acrescentando que, "por outro lado, estou ansioso para enfrentar os meus novos desafios", que passarão por representar a marca da estrela e por ser o instrutor e piloto de testes na Academia de Pilotagem da AMG.

Norbert Haug, responsável pela vertente do automobilismo da Mercedes-Benz, enalteceu que a parceria entre Schneider e a Mercedes durou "17 anos - uma das mais longas e bem sucedidas da história do desporto automóvel", acrescentando que a Mercedes "tem muito a agradecer ao Bernd, tendo colocado a sua marca no DTM como nenhum outro piloto".AS
 

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Félix da Costa corre em Inglaterra

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António Félix da Costa, também conhecido como "Formiga", vai permanecer em acção durante o mês de Novembro, tendo confirmado a sua participação na Formula Renault UK Winter Series.

O vice-campeão da F. Renault NEC vai pilotar um monolugar da CR Scuderia, equipa que venceu o Campeonato Britânico de F. Renault este ano, com Adam Christodoulou. Félix da Costa já testou o carro da equipa inglesa, na pista de Rockingham, onde bateu o recorde da pista, tendo considerado a equipa "muito profissional". A CR Scuderia, equipa fundada por Chris Niarchos, também participa no Campeonato FIA GT e nos GT Britânicos.

A época será composta apenas por duas jornadas duplas, uma na pista de Croft, a 1 de Novembro, e a outra uma semana depois, em Rockingham. Apesar de contar andar na frente das corridas, apenas pilotos britânicos poderão marcar pontos.

António Félix da Costa está ainda a terminar os preparativos para assegurar o seu regresso à F. Renault NEC e ao Campeonato Europeu na temporada de 2009, desta vez com o objectivo de se sagrar campeão.AS
 

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Nascar pune severamente equipe de Vickers

Brian Vickers e a equipe do carro #83 receberam multas e punições
pesadas, depois de terem sido descobertas partes do carro fora das
regras numa inspeção no Centro Técnico da NASCAR após Martinsville.

Os comissários descobriram que partes da carenagem exterior de metal
não tinham a espessura mínima de acordo com as regras da Sprint Cup.
Isso permitiu que a equipe reduzisse o peso de cada parte, diminuindo
assim o peso geral do carro.

O chefe dos mecânicos, Kevin Hamlin, e o chefe do carro, Craig
Smokstad, foram suspensos indefinidamente pela NASCAR, e Hamlin também
foi multado em 100 mil dólares. Além disso, Brian Vickers perdeu 150
pontos no campeonato de pilotos, caindo de 15º para 17º na pontuação.
O proprietário do carro, Dietrich Mateschitz, também perdeu 150 pontos.

A equipe declarou que aceita as punições, e já nomeou o diretor de
pesquisa e desenvolvimento, Randy Cox, como substituto de Hamlin na
corrida do próximo fim de semana, no Atlanta Motor Speedway.

Fonte: Super SpeedWay
 

sneto2000

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Nascar, treinos e chuva: Johnson na pole outra vez

Pela terceira vez consecutiva, a quarta vez só no Chase da NASCAR
Sprint Cup e a 10ª vez nesta temporada (30% do total), a chuva
persistente forçou o cancelamento da classificação de uma prova da Cup.

Com o grid definido de acordo com os pontos dos proprietários dos
carros, Jimmie Johnson largará da pole na prova deste domingo, a Pep
Boys Auto 500 no Atlanta Motor Speedway, a 7ª etapa do Chase.

Pela 3ª semana consecutiva, Johnson não apenas tem o melhor lugar do
grid como também terá o primeiro box dos pits - o box mais próximo da
saída dos pits, o que lhe garantirá algumas dezenas de segundos de
vantagem sobre os demais pilotos.

Fonte: Super SpeedWay
 

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Ekstrom obtém 'pole' em prova decisiva

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Mattias Ekstrom, da Audi, conseguiu a 'pole-position' para a corrida de Hockenheim, última prova do DTM, ficando à frente dos dois adversários na luta pelo título.

Com efeito, a luta pelo título promete ser bem acesa, já que Paul di Resta (Mercedes) ficou em segundo, logo na frente de Timo Scheider (Audi), numa qualificação muito disputada.

Atrás da dupla em luta pelo campeonato, ficaram Jamie Green, Bernd Schneider - este último prestes a despedir-se de uma competição que venceu por cinco vezes -. e Bruno Sprengler, num trio de Mercedes que pode vir a ter uma palavra a dizer na luta pelo título.

Já Scheider tem apenas Ekstrom para o auxiliar, ainda que esteja na sua frente. Após os seis primeiros surge uma armada de cinco Audis, composta por Martin Tomczyk, Tom Kristensen, Mike Rockenfeller, Oliver Jarvis e Alexandre Premat.

Ralf Schumacher voltou a não estar bem, não indo além do 16º tempo.

1. Mattias Ekstrom Audi 1m32.244s
2. Paul di Resta Mercedes +0.040s
3. Timo Scheider Audi +0.248s
4. Jamie Green Mercedes +0.371s
5. Bernd Schneider Mercedes +0.436s
6. Bruno Spengler Mercedes +0.525s
7. Martin Tomczyk Audi +0.686s
8. Tom Kristensen Audi +0.761s
9. Mike Rockenfeller Audi +1.334s
10. Oliver Jarvis Audi +1.368s
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Monteiro resiste no 5º lugar no Japão

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Tiago Monteiro conseguiu o quinto lugar na primeira corrida do WTCC em Okayama, numa corrida difícil onde apenas nas voltas finais o piloto da SEAT perdeu um lugar no pódio.

Depois de um bom arranque e de deixar o seu colega Rickard Rydell passar, Monteiro resistiu durante várias voltas aos ataques de Andy Priaulx e Rob Huff. Foi apenas a três voltas do fim que o britânico da BMW lhe roubou o terceiro posto, enquanto Huff passou já no início da derradeira volta.

Rickard Rydell venceu a corrida, garantindo o título de construtores para a SEAT. O piloto sueco conseguiu recuperar terreno a Jörg Müller depois de uma rápida mas aguerrida batalha pela liderança.

James Thompson, que ainda esboçou um ataque a Tiago Monteiro nas curvas finais, acabou posto fora de prova por Yvan Muller, que deixou o sexto posto para Augusto Farfus. O brasileiro, juntamente com Alain Menu e Gabriele Tarquini, havia saido de pista na travagempara a primeira curva.

Tom Coronel garantiu o oitavo lugar em cima da linha de chegada, surpreendendo o melhor Independente, Stefano d'Aste.

Classificação:
1º Rickard Rydell (SEAT Leon TDI) 26m24.554
2º Jörg Müller (BMW 320si) a 5.607
3º Andy Priaulx (BMW 320si) a 6.941
4º Rob Huff (Chevrolet Lacetti) a 10.696
5º Tiago Monteiro (SEAT Leon TDI) a 13.051
6º Augusto Farfus (BMW 320si) a 13.203
7º Yvan Muller (SEAT Leon TDI) a 14.301
8º Tom Coronel (SEAT Leon) a 14.760
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Monteiro em 7º depois de liderar

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Tiago Monteiro não foi além da sétima posição na segunda corrida do WTCC em Okayama, depois de ter liderado a corrida nas voltas iniciais. Um toque do privado Stefano d'Aste levou a uma pequena saída de pista quando o português defendia a quarta posiçao.

O piloto da SEAT não teve a vida facilitada na segunda corrida, onde a pista começou a secar e o carro do português foi perdendo competitividade. Mesmo assim, Monteiro fez um bom arranque e liderou as primeiras três voltas.

Tom Coronel chegou a ter uma boa vantagem sobre o segundo classificado, mas nas últimas voltas apenas um esforço heróico lhe permitiu segurar o triunfo (o primeiro do ano) à frente de Augusto Farfus, que havia calçado o seu BMW com pneus para piso seco. O privado Sergio Hernandez terminou no terceiro lugar, aproveitando a saída de pista de Andy Priaulx e a manobra falhada do seu colega Stefano d'Aste.

James Thompson também tinha "slicks" no seu Honda Accord e conseguiu recuperar até ao quarto posto final, já bem perto de Hernandez, depois de ter arrancado do 17º lugar da grelha. Rob Huff bateu Yvan Muller pelo quinto lugar mas já não chegou para se manter na luta pelo título. O francês da SEAT ainda não conseguiu garantir a vitória final mesmo após o abandono do seu colega Gabriele Tarquini.

Classificação:<br/>
1º Tom Coronel (SEAT Leon) 26m15.135
2º Augusto Farfus (BMW 320si) a 0.097s
3º Sergio Hernandez (BMW 320si) a 6.426
4º James Thompson (Honda Accord Euro R) a 7.207
5º Rob Huff (Chevrolet Lacetti) a 8.363
6º Yvan Muller (SEAT Leon TDI) a 15.576
7º Tiago Monteiro (SEAT Leon TDI) a 17.992
8º Felix Porteiro (BMW 320si) a 18.692

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NASCAR: Carl Edwards vence em Atlanta

Numa prova até certo ponto tranquila, a 33ª etapa da Nascar Sprint
Cup, disputada nese domingo em Atlanta, terminou com a vitória de Carl
Edwards. Ele superou por 2,685s o líder do campeonato Jimmie Johnson.

Denny Hamlin cruzou a linha de chegada à 0,789s de Johnson.

No total houve 10 bandeiras amarelas, que duraram um total de 43
voltas. Entre os pilotos foram 8 os líderes, com Matt Kenseth tendo
sido quem liderou mais voltas - 128. Quem chegou mais perto dessa
marca foi Edwads, que liderou por 98 voltas.

» Veja abaixo os melhores classificados na prova:
1. Carl Edwards 325 voltas
2. Jimmie Johnson +2.685s
3. Denny Hamlin +3.474s
4. Matt Kenseth +3.981s
5. Kyle Busch +4.623s
6. Kurt Busch +5.329s
7. Jamie McMurray +5.403s
8. David Ragan +5.575s
9. Jeff Gordon +6.076s
10. Greg Biffle +6.920s
11. Dale Earnhardt Jr +7.343s
12. Casey Mears +7.809s
13. Kevin Harvick +8.061s
14. A.J. Allmendinger +8.193s
15. Martin Truex Jr +8.696s

Fonte: Super SpeedWay
 

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Parente testa amanhã com a Racing Engineering

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Álvaro Parente vai voltar a sentar-se num monolugar da GP2 Series amanhã, nos testes oficiais que terão lugar no circuito de Jerez de la Frontera.

O piloto português vai pilotar um dos dois carros da Racing Engineering, equipa que venceu o campeonato este ano com Giorgio Pantano, e que é uma das potenciais equipas de Parente para a temporada de 2009.

Para Parente, este é um regresso à equipa espanhola. O piloto do Porto já guiou para a escuderia de Alfonso de Orléans-Bourbon no Campeonato Espanhol de Fórmula 3, na temporada de 2002, onde terminou classificado na quinta posição, tendo inclusive vencido uma corrida no circuito de Albacete, quando tinha apenas 17 anos de idade.

Ao contrário do que aconteceu em Paul Ricard, onde esteve em pista apenas com "rookies", a Racing Engineering vai testar com pilotos que já possuem experiência de GP2. Álvaro Parente irá estar em pista apenas no primeiro dia, lado a lado com Andreas Zuber. No segundo dia, a equipa espanhola estará em pista com Vitaly Petrov e Luca Filippi.AS
 

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Equipa portuguesa com novo carro para a Le Mans Series

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ASM troca Lola pelo novo Ginetta-Zytek

A Quifel ASM Team confirmou a aquisição do novo Ginetta-Zytek Z09S para substituir o antigo Lola B05/40 de Miguel Pais do Amaral. O empresário português vai continuar a dividir o volante do protótipo com Olivier Pla.

Em relação ao 07S, o Z09S da categoria LMP2 ganhou uma nova asa traseira redesenhada, enquanto o chassis foi alvo de uma "cura de emagrecimento".

A escolha do novo modelo da Zytek Engineering por parte da equipa portuguesa foi motivado pelo "facto deles desenharem e produzirem de forma completa o carro, incluindo chassis, motor, caixa de velocidades, componentes e ainda toda a parte eléctrica". A Quifel-ASM terá uma relação de trabalho mais profunda com a Zytek que outras equipas.

O objectivo de Miguel Pais do Amaral, mentor do projecto e proprietário do carro, é "regressar aos pódios, pois a competitividade deste campeonato exige que a nossa presença seja relevante".

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Speedcar oferece três milhões de dólares em prémios

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A Speedcar Series, que se prepara para a sua segunda edição, irá oferecer três milhões de dólares em prémios, de maneira a tornar a competição ainda mais atractiva para pilotos e equipas.

Na distribuição destes valores, ganham principal destaque os prémios atribuídos aos vencedores - 500 mil dólares para o piloto e para a equipa que se sagrarem campeões da competição.

No entanto, todos os concorrentes irão receber uma verba pré-determinada para cada uma das 12 corridas do campeonato, ao mesmo tempo que também o autor das 'poles' irá receber 10 mil dólares.

Recorde-se que, na sua primeira época, a Speedcar atraiu nomes como Jean Alesi, Johnny Herbert, Heinz Harald Frentzen, Ukyo Katayama, Jacques Villeneuve, Gianni Morbidelli, Uwe Alzen e J.J. Lehto, entre outros.

A competição já contou com uma primeira sessão de testes no Autódromo do Dubai, de modo a perceber de que maneira o novo motor e as novas peças do chassis fizeram evoluir os carros.

Para além disto, a organização está a apostar forte no aumento do espectáculo e no crescimento da competição, com todos os carros a contarem com oito câmaras 'on-board' produzidas pelas Formula One Communications.

Eis o calendário provisório:

05-06 Dezembro Dubai
23-24 Janeiro Sakhir
27-28 Fevereiro Dubai
04-05 Abril Sepang
18-19 Abril Sakhir
24-25 Abril Dubai
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Albuquerque em destaque nos testes do A1GP

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O A1 GP Team Portugal esteve em destaque nos recentes testes da competição em Silverstone, nos quais Filipe Albuquerque conseguiu obter o segundo melhor tempo, demonstrando maior adaptação ao novo monolugar, depois de Zandvoort não ter corrido bem para a equipa lusa.

Albuquerque completou 85 voltas ao traçado mais curto de Silverstone, mostrando-se impressionado com o seu monolugar projectado pela Ferrari. "O teste correu muito bem e saio satisfeito", começou por dizer, lembrando que "o importante era fazer muitas voltas para ficar a conhecer bem o novo carro e isso foi plenamente conseguido e conseguimos fazê-lo com piso seco".

Para Albuquerque, ficou claro que "o A1 GP tem um potencial enorme, curva muito depressa, mais até do que o GP2 antigo, o que demonstra bem a sua competitividade". Na parte da manhã, o português ficou em terceiro, mas na sessão da tarde só foi batido por Neel Jani, da Suíça, mas equipado com pneus de desenvolvimento da Michelin.

"Fiquei a menos de quatro décimas do Neel Jani. Ele utilizou dois jogos de pneus novos, enquanto eu só usei um, para além de que ele esteve a testar umas novas borrachas de desenvolvimento da Michelin, e que usou o push to pass e eu não", referiu, lembrando que nem se preocupou em modificar as afinações do monolugar e que "as duas provas que fiz recentemente das World Series Renault ajudaram a que tivesse com um bom ritmo, que me permitiu até quase não transpirar".

Pedro Matos Chaves, director desportivo da equipa, também esteve presente em Inglaterra, mostrando-se, também ele, muito satisfeito com os progressos efectuados: "Foi um dia típico em Silverstone, sol e frio de manhã e chuva da parte da tarde. O Filipe fez um excelente trabalho, efectuando muitas voltas, que era o importante nesta fase. Rodou com pneus usados e com um jogo de pneus novos, para ver até onde pode ir com os novos em qualificação e para perceber o que duram os usados. Não cometeu erros, que podiam comprometer o teste, pelo que foi um dia 100% positivo", referiu.

O mesmo sentimento era partihado por Luís Vicente, CEO do A1 GP Team Portugal, confessando-se satisfeito "por podermos finalmente iniciar o nosso trabalho de aprendizagem com o novo carro. "O Filipe ficou muito bem impressionado com a rapidez do carro e a sua capacidade de travagem e na verdade conseguiu de imediato um feeling excelente, realizando tempos bem próximos da Suiça que tinha já testado em Silverstone na passada quinta feira", concluiu.

Tempos: 1º Suíça, 46,098s; 2º Portugal (Filipe Albuquerque), 46,415s; 3º França, 47,077s; 4º Brasil, 47,230s; 5º China, 47,269s; 6º Coreia, 47,327s
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Rampa Sentir Penafiel fecha calendário e decide campeonato

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Na sua primeira edição, a Rampa Sentir Penafiel marcará o fecho de contas do Campeonato de Portugal de Montanha. A nona e última prova do calendário é uma organização do ACP e será disputada num troço da EN 319, entre os quilómetros 54 e 49. É aí que Pedro Salvador e Paulo Ramalho vão esgrimir os últimos argumentos da época para decidirem qual dos dois Juno SSE vai levar para casa o título de campeão absoluto.

Salvador recuperou a desvantagem que tinha na primeira metade da época e, com quatro vitórias consecutivas, tratou de se colocar em boa posição (sete pontos de vantagem) para garantir o seu terceiro título na Montanha e o segundo em termos absolutos. Quanto a Ramalho, tentará a derradeira surpresa no final de uma época onde venceu a Rampa de Bragança e provou ser capaz de discutir o título com um dos pilotos mais cotados do panorama nacional.

Na Categoria 1, António Nogueira e António da Cunha chegam a Penafiel separados por cinco pontos, mas ainda não se sabe em que condições estará o BMW M3 deste último depois do aparatoso acidente sofrido na recente Rampa de Guimarães. Já o Mini de José Teixeira deverá confirmar a vitória na Categoria 3.

HORÁRIO

Sábado, 1 Novembro
Treinos oficiais 14h00

Domingo, 2 Novembro
Treinos livres 08h00
Início das subidas de prova 09h00
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